• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES. V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa. ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES. V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa. ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

INSTRUÇÕES

Para a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha de Respostas para as Provas I e II e uma Folha de Resposta destinada à Redação.

1. Caderno de Questões

• Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas:

Prova I: INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FÍSICA E HUMANA — Questões de 01 a 35 Prova Ii: GEOLOGIA INTRODUTÓRIA — Questões de 36 a 70

Prova de REDAÇÃO

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamente comunicada ao fiscal de sala.

• Nas Provas I e II, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples. Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira; F, se a proposição é falsa.

2. Folha de Respostas

• A Folha de Respostas das Provas I e II e a Folha de Resposta da Redação são pré-identificadas. Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTA

PRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS. • Na Folha de Respostas destinada às Provas I e II, a marcação da resposta deve ser feita preenchendo-se o espaço correspondente com caneta esferográfica de TINTA PRETA. Não ultrapasse o espaço reservado para esse fim.

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas é de 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta. LEMBRE-SE:

¾ A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.

¾ A resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e ainda

tem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto.

¾ A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você não

(3)

AO SEGUINTE CURSO:

(4)

PROVA I — INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA FÍSICA E HUMANA

Q

UESTÕES de 01 a 35

I

NSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha de

Respostas:

V, se a proposição é verdadeira;

F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meio

ponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Q

uestão 01

Q

uestão 02

Segundo Frederick Ratzel, a Geografia era considerada uma ciência de síntese, descritiva e empírica, que trabalhava com a observação e a coleta de informações em campo, buscando a relação de causalidade entre os fenômenos, numa perspectiva indutiva, e aceitando a concepção positivista.

Q

uestão 03

O determinismo geográfico deve ser entendido como uma corrente da Geografia que defende a possibilidade de a ação humana vencer as determinações impostas pelo meio natural.

Q

uestão 04

A Geografia possui inúmeros princípios científicos, como por exemplo os da extensão, da analogia, da causalidade e da conexidade, sendo este último introduzido por Jean Tricart, que procura explicar os fatos geográficos de maneira compartimentada com as suas especificidades.

A Geografia é uma ciência social e, ao mesmo tempo, essencialmente nomotética, sobretudo quando se refere à chamada Geografia Sistemática, o que a aproxima muito de outras áreas do conhecimento humano, favorecendo o surgimento de campos intermediários, que se tornaram parte da própria Geografia.

(5)

Q

uestão 07

Em I, a generalização cartográfica é maior em função da escala, pois o mapa está representado em uma escala grande.

Q

uestão 08

Em III, a escala geográfica de abordagem prioriza o detalhamento, em detrimento da generalização cartográfica, pois corresponde ao mapa confeccionado em maior escala.

Q

uestões

07 e 08

Q

uestão 06

Em uma aeronave, que se desloca, em voo direto sobre o Brasil, na faixa oriental, do Rio de Janeiro para Recife, deverá incidir sombra do lado esquerdo do aparelho, possibilitando aos passageiros com assentos do mesmo lado apreciar o Oceano Atlântico.

Em todo o globo terrestre, a sucessão dos dias e das noites decorre do movimento de rotação da Terra, sendo que, nos solstícios de verão, os dias são mais longos à medida em que a latitude diminui, ocorrendo o inverso em relação à duração das noites.

(6)

Q

uestões

09 e 10

Com base nas ilustrações, pode-se afirmar:

Q

uestão 09

I representa uma carta de isoietas da América do Sul, na qual se constata a variação espacial de um importante fator geográfico do clima, que é a temperatura.

Q

uestão 10

Em II, entre os vários aspectos representados no mapa, pode-se constatar a localização das regiões submetidas às condições de aridez severa, associadas às influências de correntes oceânicas frias.

Q

uestão 11

A variação horizontal das temperaturas e das chuvas na Terra advém dos efeitos produzidos pela latitude, enquanto a variação vertical é proporcionada pelos efeitos da altitude.

Q

uestão 12

As regiões da Terra submetidas regularmente às condições anticiclônicas são muito úmidas, porque o ar atmosférico é extremamente instável devido à intensa atividade convectiva.

Q

uestão 13

As regiões do Globo denominadas “temperadas” estão localizadas latitudinalmente acima dos trópicos, possuem as quatro estações do ano bem definidas, e a maior parte de suas terras está localizada no Hemisfério Setentrional.

(7)

A ilustração representa uma célula de baixa pressão, ou seja, de natureza ciclônica, típica do Hemisfério Setentrional, em cujo núcleo o ar é extremamente instável.

Q

uestão 15

O ar atmosférico sobre as cidades está cada vez mais comprometido devido à intensa poluição.

As condições atmosféricas representadas, em I e II, sobre as metrópoles, expressam o comportamento do ar em diferentes períodos do ano, sendo a situação II mais propícia para a ocorrência de inversão térmica.

Q

uestão 16

O chamado efeito de Coriolis provoca um deslocamento na circulação aérea e oceânica, com giros contrários nos hemisférios Setentrional e Meridional, sendo que, nesse último, o deslocamento é para a direita, em função do movimento de rotação da Terra do leste para oeste.

Q

uestão 17

Existem diferenças significativas entre tempo e clima, uma vez que, enquanto o primeiro é efêmero, o segundo é mais duradouro.

(8)

Q

uestão 22

Duas grandezas evidenciam o crescimento da população em um país: a diferença entre o número de nascimentos e o de mortes, e a do número de pessoas que entram e saem, denominadas, respectivamente, de “crescimento demográfico” e “crescimento vegetativo”.

Q

uestão 21

O geógrafo francês Walter Christaller formulou uma importante teoria a respeito do tratamento científico sobre o estudo da população, ao analisar a relação entre a produção de meios de subsistência e a qualidade de vida nas cidades de grande e médio porte.

Q

uestão 18

As terras brasileiras consideradas tipicamente tropicais encontram-se localizadas, latitudinalmente, abaixo do Trópico de Capricórnio e são caracterizadas pela existência de dois períodos climáticos bem distintos: o seco e o chuvoso.

Q

uestão 19

Com base na interpretação do perfil topográfico apresentado, pode-se afirmar:

A face norte possui encostas mais íngremes, com um desnível topográfico de aproximadamente 30 metros, enquanto a face sul, apesar de ter maior desnível topográfico, possui encostas com ângulo de inclinação menor.

Q

uestão 20

O conceito de superpopulação não está diretamente relacionado com a densidade demográfica de um país, pois, a Índia e a Bélgica encontram-se no mesmo patamar em relação a população relativa, entretanto, apenas o primeiro é tido como superpovoado.

(9)

Com base na interpretação dos dados demográficos apresentados no quadro e considerando os conhecimentos sobre população, pode-se afirmar:

Duas entre as três metrópoles mais populosas estão localizadas no Hemisfério Sul, sendo que uma delas absorve mais de 30% do seu efetivo demográfico, enquanto, dos três países mais populosos, um deles situa-se no Hemisfério Ocidental e detém um elevado contingente demográfico na cidade.

Q

uestão 24

A expectativa de vida é um dos principais indicadores das condições de vida de uma população, a exemplo da longevidade atribuída a muitos países africanos.

Q

uestão 25

Nos países desenvolvidos, o crescimento da população economicamente improdutiva advém do aumento do número de indivíduos na faixa etária denominada idosa e das baixas taxas de fecundidade.

Q

uestão 26

A globalização da economia contribuiu para intensificar a transferência de profissionais – executivos e intelectuais – de países subdesenvolvidos para os mais desenvolvidos, motivados pela mudança operada pelas empresas transnacionais nas filiais instaladas em diversos países e pelos novos procedimentos de trabalho com rendas mais atraentes.

Q

uestão 27

O desemprego estrutural ou tecnológico, ligado à incorporação de novas tecnologias, agrava-se, pelo fato de ser, ao mesmo tempo, quantitativo, pois há uma redução numérica dos postos de trabalho, e, qualitativo, pois exclui principalmente a mão de obra menos especializada.

(10)

Q

uestão 32

As desigualdades sociais são menos acentuadas nas áreas urbanas das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, gerando ambientes ecologicamente sustentáveis, sendo que, em determinados locais, as diferenças sociais são extremamente reduzidas.

Q

uestão 33

A hierarquia urbana se processa em diferentes níveis, o que leva a cidade de São Paulo a ser considerada uma grande metrópole regional, funcionando como polo para diversos centros regionais maiores, localizados no seu entorno.

Q

uestão 34

A produção agrícola corresponde ao total produzido em uma determinada área, enquanto a produtividade agrícola é a relação entre a produção e a área, ou seja, quanto foi produzido em determinada área.

Q

uestão 35

O plantation é um sistema agrícola típico dos países desenvolvidos, no qual se utiliza a biotecnologia, sobretudo através dos transgênicos, destinada a um grupo específico de consumidores.

Q

uestão 28

A atual internacionalização da economia atribui novos papéis ao espaço rural e à cidade, sendo que o primeiro, de centro de produção e consumo passou a ser líder do processo de inovação e tecnologia, enquanto a segunda passou a ser unicamente um espaço de moradia e receptora das múltiplas inovações contemporâneas.

Q

uestão 30

As chamadas megacidades não têm o tamanho como qualidade definidora, mas são centros de dinamismo econômico, tecnológico e social em seus países e, em escala global, são, também, espaço da população excluída, que luta para sobreviver.

Q

uestão 29

No mundo capitalista, os lotes urbanos refletem claramente seu caráter de mercadoria, através de um processo de valorização do espaço urbano.

Q

uestão 31

A megalópole, ao contrário do que normalmente se considera, não é uma megametrópole, mas uma conurbação de metrópoles, e, nelas, as áreas rurais estão praticamente ausentes ou restritas a pequenos espaços, nos quais se produzem hortifrutigranjeiros.

(11)

Q

UESTÕES de 36 a 70

I

NSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 36 a 70, marque na coluna correspondente da Folha de

Respostas:

V, se a proposição é verdadeira;

F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meio

ponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

Q

uestão 36

A forma da Terra resulta da ação da gravidade e da força centrífuga.

Q

uestão 38

As trocas que acontecem entre as esferas terrestres podem resultar em mudanças, que são muito lentas e só são importantes ao longo de milhões de anos de atuação.

Q

uestão 37

Os recursos naturais podem ser ilimitados, a depender da taxa de consumo.

Q

uestão 39

Mineral é um corpo sólido com estrutura cristalina característica e sem composição química definida, independentemente da sua origem.

Q

uestão 40

Clivagem e fraturas obedecem a direções preferenciais.

Q

uestão 41

A textura de uma rocha ígnea não depende da profundidade em que ocorreu a cristalização do magma.

Q

uestão 42

Nas rochas hipocristalinas, os cristais se formaram depois da solidificação do vidro.

Q

uestão 43

Rochas piroclásticas e derrames de lavas estão relacionados a processos eruptivos violentos.

Q

uestão 44

O fundo dos oceanos é constituído por rochas basálticas, e a composição média da crosta está representada por rochas de composição granodiorítica.

Q

uestão 45

Segundo o princípio da superposição estratigráfica, em uma sequência de estratos não perturbada, os estratos foram depositados da base para o topo.

(12)

Q

uestão 46

A idade relativa dos estratos não perturbados pode ser determinada, sendo os estratos superiores mais velhos do que aqueles que se encontram em posição inferior.

Q

uestão 47

Loess são acumulações de partículas predominantemente de tamanho “silte”, associadas a

quantidades menores de partículas tamanho areia e argila, vinculadas à atividade eólica.

Q

uestão 48

Estratificações cruzadas podem caracterizar ambientes subaquáticos e subaéreos.

Q

uestão 49

Em uma corrente, o fluxo turbulento resulta do movimento de moléculas de água em diferentes direções e velocidades, ajudando a manter partículas em suspensão.

Q

uestão 50

Em solos transportados, o horizonte C faz parte do solo e do material parental intemperizado.

Q

uestão 51

A diferença de resistência das rochas pode ser vista na paisagem, devido à erosão diferencial.

Q

uestão 52

É possível inferir a composição dos estratos nas encostas de um vale, porque estratos de rochas mais duras estão relacionados a superfícies com inclinação mais suave.

Q

uestão 53

Em condições climáticas diversas, rochas de composição semelhante podem mostrar comportamentos diferentes frente aos processos de meteorização.

Q

uestão 54

A transformação da neve em água corrente, através do degelo, é um exemplo de transformação de energia.

Q

uestão 55

Água subterrânea é a água contida na superfície e em subsuperfície, dentro da rocha e do regolito.

Q

uestão 56

O plano axial de uma dobra passa pelo eixo da dobra e a divide em partes aproximadamente simétricas.

Q

uestão 57

Em um sistema de dobras isoclinais, os lados das dobras são aproximadamente paralelos ao plano axial.

Q

uestão 58

Brechas de falhas são registros do deslocamento de blocos/estratos ao longo de um plano de falha.

(13)

Q

uestão 61

Foco e epicentro estão relacionados, respectivamente, ao ponto onde ocorreu a primeira liberação de energia responsável pelo terremoto e ao ponto, na superfície, verticalmente acima.

Q

uestão 60

Ondas P são compressionais e deformam os materiais por mudança de volume. A litosfera não experimenta expansão termal abaixo das cadeias mesoceânicas.

Q

uestão 63

A astenosfera situa-se mais profundamente abaixo dos oceanos do que abaixo dos continentes.

Q

uestão 62

Taxas elevadas de expansão do fundo oceânico estão associadas à presença de grandes câmaras magmáticas em profundidades mais rasas, abaixo do centro da cadeia mesoceânica.

Q

uestão 64

Os limites das placas litosféricas são locais em que uma grande quantidade de energia interna da Terra é liberada.

Q

UESTÕES de 65 a 67

Q

uestão 65

Mecanismos de movimentação da litosfera sobre a astenosfera.

Q

uestão 66

Uma zona de subducção e um centro de expansão.

Q

uestão 67

Uma placa litosférica que mergulha no manto e correntes de convecção relacionadas a uma zona de expansão.

(14)

Q

uestão 68

Correspondem aos perfis de duas áreas, nas quais estão representados corpos concordantes.

Q

uestão 69

A composição mineralógica do corpo (I) da figura a é, obrigatoriamente, igual à do corpo (II) da figura b.

Q

uestão 70

O corpo (I) da figura a é menos resistente que o corpo (III) da figura b. Quanto às figuras a e b, pode-se afirmar:

(15)

I

NSTRUÇÕES:

— se afastar do tema proposto;

— for apresentada em forma de verso; — for assinada fora do local apropriado;

— apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato; — for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;

— apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redação.

• Escreva sua Redação com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível.

• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.

• O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões. • Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.

• Será atribuída a pontuação ZERO à Redação que

I.

— Quanto ainda há de Jorge Amado na Bahia de hoje? Resposta:

— Muito e pouco. A literatura amadiana é movida por um pensar e reinventar a Bahia. Mestiçagem, sincretismo, é a Bahia de suas páginas. E é uma Bahia real. Jorge Amado não traduz uma Bahia que não existe. Mas existem várias Bahias. E Jorge começou a escrever na primeira metade do século passado. Havia uma necessidade e até uma urgência de mapear e entender o que se via. No entanto, nenhuma cultura é estática. O que se vê também muda. Não existe uma identidade única, nem definitiva, pois se trata de um processo dinâmico. [...]

LEITE, Gildeci. “Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.” MUITO. Revista Semanal do Grupo A Tarde. Salvador, n. 204, p. 8. 26 fev. 2012. Entrevista dada a Eron Rezende, Grupo A Tarde.

II.

O tema da identidade cultural é muito mal resolvido no campo da Antropologia e no campo da Sociologia. A gente tem, às vezes, até uma certa rejeição à maneira como a questão da identidade é colocada. Na Antropologia, nós falamos de identidade de uma maneira sempre relacional, opositiva, chamando atenção para contrastes, chamando atenção para um jogo constante de oposições que ligam grupos entre si, e negamos muito a ideia de que haja uma substância de um grupo social que o caracteriza de uma vez por todas. Não acreditamos, por exemplo, numa coisa como baianidade, como uma essência, como uma coisa já dada: numa coisa como brasilidade, que escape ao jogo das oposições que nós

(16)

fazemos entre nossas características e características outras. Eu não gosto muito de abordar a temática da identidade cultural, porque, em nome da identidade cultural, se fala muita bobagem. [...]

SERRA,Ordep. Identidade e reflexão crítica. In: Carnaval e identidade cultural na Bahia, hoje. Seminários de Carnaval (2.: 1998: Salvador, Ba.) Seminários de Verão II. Folia universitária/Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Salvador, 1999.

PROPOSTA: A partir das ideias contidas nos fragmentos apresentados, produza um texto argumentativo-dissertativo, analisando criticamente a ideia de que

“Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.” OBSERVAÇÕES:

— Discuta a questão da baianidade vinculada à problemática da cultura nacional e à existência, ou não, de uma singularidade.

(17)
(18)

F

ontes das ilustrações Questões 07 e 08

COELHO, M. de A.; TERRA, L. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003, p. 38.

Questões 09 e 10

SCALZARETTO, R. Geografia geral e geopolítica III. São Paulo: Anglo, 1990-1991, p. 105.

Questão 15

LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 323.

Questão 19

______. ______. p. 388.

Questão 23

(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

 Título e subtítulo da parte referenciada, seguidos da expressão "In:" ;  Referência da publicação no todo (com os dados essenciais); Localização da

Na lista de referências indicar entre parênteses, após o título, o nome do(s) tradutor(es), (usar Trad. para artigos em português e Trans. para artigos em inglês) seguida de local

Com base em um quadro conceitual que integra os conceitos de plataformas e capacitações, utilizado na realização do estudo de seis casos, foi possível identificar e

Entretanto um estudo mostrou a discopatia degenerativa lombar em uma menina de 15 anos sem história prévia de doenças na coluna 28 , e segundo Cox 30 , a incidência exata de hérnia

O treinamento de força de 10 semanas aumentou a massa muscular e diminuiu o percentual de gordura em indivíduos com diagnóstico de hérnia de disco lombar..

Projeto: tendo como base a etapa 1: caracterização e conceituação, definir os recortes físico e conceitual dos projetos a fim de configurar proposta de intervenção, a partir

Caso algum membro da Banca de Avalização da BFG não possa, por algum motivo, participar da mesma no período definido para a sua ocorrência, o fato deverá ser

Citação longa: transcrição literal do texto do autor, com mais de 40 palavras. Deve ser digitada num bloco independente, sem aspas. Fonte verdana 10; recuo 1,5 cm,