• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 07 de outubro de 2009.

Presentes os professores doutores: Adilson Pires (Coordenador), Jorge Câmara

(Vice-Coordenador), Patrícia Glioche (Direito Penal), Maurício Mota (Direito

da Cidade), Leonardo Greco (Direito Processual), Carlos Edison (Direito Civil),

Alexandre Assumpção (Coordenador da Graduação) e os representantes

discentes Fabiano Soares Gomes e Daniel Pêcego. O professor Daniel Sarmento

justificou sua ausência. O Diretor da Faculdade de Direito, professor Antonio

Augusto Madureira esteve presente à reunião.

O Diretor da Faculdade de Direito ressaltou a decisão do Conselho

Departamental sobre a criação, quando possível, de novas linhas de pesquisa na

pós-graduação. O professor Leonardo Greco protestou quanto a esta

deliberação do Conselho Departamental, tendo em vista que o Conselho não tem

atribuição para decidir sobre esta questão, e sim somente o Colegiado da

Pós-Graduação. Foi designada uma comissão presidida pelo prof. Adilson para

determinar critérios necessários para criação de novas linhas de pesquisa.

A prof. Patricia Glioche deu ciência ao Colegiado da realização do Seminário em

Homenagem ao prof. João Marcello de Araújo Junior.

I - REQUERIMENTOS

Mestrandos

Direito da Cidade

■ Victor Gonçalves Romeu/09 – Del. 052/07

Solicita autorização do Colegiado para ter como seu orientador no curso de Mestrado, o Professor José Marcos Domingues de Oliveira.

Em anexo: Razões para a indicação e o “de acordo” do Professor. Decisão: HOMOLOGADO

Direito Civil

■ Luiz Vicente da Cruz e Silva/08 – Del. 022/04

Solicita que o GPI – Direito Civil Empresarial seja computado como disciplina eletiva para o seu curso de Mestrado em Direito Civil, como equivalente à disciplina “Relações Empresariais Contemporâneas”, do Professor Alexandre Assumpção.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves. Decisão: DEFERIDO, SENDO CERTO QUE ESTE ASSUNTO NÃO PRECISARIA PASSAR PELO COLEGIADO, POIS O COORDENADOR DA PÓS-GRADUAÇÃO PODE ANALISAR ESTAS SITUAÇÕES.

(2)

■ Leonardo José Campos Melo/08 – Del. 052/07

Solicita autorização para cursar a disciplina “Meios alternativos de solução de conflitos”, computando-a como eletiva para o curso de mestrado, considerando sua relevância para o tema de sua dissertação. Há o “de acordo” do orientador, Professor Carlos Édison e do Professor Humberto Dalla, professor da referida disciplina eletiva.

Observação: O requerimento foi deferido na última reunião do Colegiado, do mês de setembro, porém, tendo em vista, a decisão contrária ao que determina a Deliberação nº 052/07, por decisão do Coordenador do Programa, a matéria será revista na presente reunião do Colegiado.

Decisão: DEFERIDO

Direito Internacional

■ Sérgio Ávila Doria Martins/07 – Del. 022/04

Solicita a concessão de prazo para defesa de sua dissertação até o dia 30 de novembro de 2009, tendo em vista que desde outubro passado, o requerente cursa LLM em análise econômica do direito, “law and economics”, oferecido em consórcio pelas Universidades de Rotterdam (Holanda), Bologna (Itália) e Manchester (Reino Unido), com encerramento em agosto. O mestrando esclarece que os conhecimentos obtidos no LLM são relevantes para o seu projeto de tese, assim como a oportunidade de imersão em sistemas jurídicos diversos, inclusive “common law”, e de pesquisa em bibliotecas estrangeiras.

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora, Professora Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues.

Em anexo: O “de acordo” da Professora orientadora e documentação pertinente. Decisão: DEFERIDO

Doutorandos

Direito da Cidade

■ Delton Ricardo Soares Meirelles/06 – Del. 022/04

Solicita a prorrogação do prazo, por trinta dias, para depósito das versões finais da tese de doutorado, atendendo à recomendação de meu orientador, Professor Leonardo Greco, para modificação substancial de um dos capítulos do meu trabalho.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Leonardo Greco. Decisão: DEFERIDO

Direito Civil

■ Allan Rocha de Souza/06 – Del. 022/04

Solicita o adiamento do prazo de depósito de sua tese, em 120 (cento e vinte) dias, mantido o prazo de defesa em 30.03.2010, esclarecendo que o motivo do pedido foi a necessidade – já superada – de interrupção, em razão de concurso público acadêmico que realizou (UFRRJ – Três Rios) e no qual foi aprovado.

O doutorando esclarece que seu requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora, Professora Heloísa Helena Gomes Barboza.

Decisão: DEFERIDOS 60 (SESSENTA) DIAS, PARA QUE SEJA POSSÍVEL FINALIZAR A DEFESA ATÉ FEVEIRO DE 2010, DATA LIMITE DO CURSO.

(3)

■ Teresa Cristina Gonçalves Pantoja/09 – Del. 052/07

Solicita homologação da indicação do Professor Ricardo César Pereira Lira como seu orientador no curso de Doutorado em Direito Civil.

Decisão: DEVE SER INDICADO OUTRO ORIENTADOR, POIS O PROF. RICARDO LIRA NÃO FAZ PARTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Direito Penal

■ Ana Luiza Barbosa de Sá/09 – Del. 052/07

1) Solicita homologação da indicação do Professor Carlos Eduardo Adriano Japiassú como seu orientador no curso de Doutorado em Direito Penal, com a tese “Controle Racional das Normas de Direito Penal Econômico face à Constituição Federal”.

O requerimento da doutoranda tem o “de acordo” do Professor Carlos Eduardo Adriano Japiassú.

2) Solicita que seja aproveitada a matéria “Teoria da Justiça”, considerando-a como disciplina eletiva já cursada por esta doutoranda, uma vez que seu conteúdo, segundo a mesma, é equivalente à disciplina “Teoria da Justiça” já cursada como disciplina obrigatória quando da realização do mestrado em Direito da Cidade ( cópia do Histórico escolar, em anexo ).

Decisão: HOMOLOGADO

■ Fabiane Verçosa Figueiredo Azevedo/06 – Del. 022/04

Solicita uma prorrogação de 3 (três) meses para a entrega de sua tese de doutorado, por razões que envolvem a elaboração desta (a doutoranda passou uma temporada na Alemanha em 2008, às suas próprias expensas, coletando material doutrinário, legislativo e jurisprudencial versando sobre sete países, para a sua tese) e também por questões profissionais, comprometendo-se a entregá-la até o dia 21 de dezembro de 2009, antes do recesso natalino na Faculdade.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora Carmen Tibúrcio. Em anexo: E-mail da doutoranda explicitando as razões de seu pedido.

Decisão: DEFERIDOS 60 (SESSENTA) DIAS, PARA QUE SEJA POSSÍVEL FINALIZAR A DEFESA ATÉ FEVEIRO DE 2010, DATA LIMITE DO CURSO.

■ Alexandre Fabiano Mendes/08 – Del. 052/07

Solicita transferência de linha de pesquisa, de Direito Penal a Direito da Cidade, segundo as razões expostas na adaptação do projeto de tese que segue em anexo.

O doutorando reitera que a transferência de linha é fundamental para a continuidade da pesquisa que está sendo desenvolvida, sendo certo que a tese a ser elaborada será, caso a solicitação seja atendida, co-orientada pela Professora Rosângela Gomes, mantendo-se a orientação já indicada do Professor Juarez Tavares.

Solicita, ainda, que os créditos das disciplinas já cursadas (Regularização Fundiária e Teorias da Imputabilidade) e em curso nesse semestre (Filosofia e Sistemas do Pensamento Jurídico), Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Tópicos Especiais de Direito da Cidade) sejam contabilizados para fins de atendimento dos requisitos existentes no curso de doutorado.

O requerimento do doutorando tem o “de acordo” do Professor Juarez Tavares e da Professora Rosângela Gomes.

Decisão: TENDO EM VISTA QUE O PROJETO NÃO É EXCLUSIVAMENTE DA LINHA DE DIREITO PENAL E SIM INTERDISCIPLINAR; TENDO EM VISTA QUE HOUVE APROFUNDAMENTO EM UM ANO E SEIS MESES DE PESQUISA, PRINCIPALMENTE QUANTO AO DIRECIONAMENTO DA PESQUISA EMPÍRICA PARA A LINHA DE DIREITO DA CIDADE; TENDO EM VISTA A MELHOR ADEQUAÇÃO DO PROJETO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO; TENDO EM VISTA QUE HOUVE CONCORDÂNCIA DOS ORIENTADORES; TENDO EM VISTA

(4)

QUE HOUVE CONCORDÂNCIA DO REPRESENTANTE DA LINHA; TENDO EM VISTA QUE HÁ PERTINÊNCIA TEMÁTICA E QUE NÃOU HOUVE ALTERAÇÃO NO PRAZO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO, O COLEGIADO DEFERE O REQUERIMENTO, DEVENDO HAVER NOVO REQUERIMENTO QUANTO AO APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS.

Direito Internacional

■ Eduardo A. Klausner/06 – Del. 022/04

Solicita prorrogação do prazo para o depósito de sua tese até o dia 31 de janeiro de 2010, em razão de compromissos profissionais e dificuldades na pesquisa decorrentes da novidade do tema..

O requerimento tem o “de acordo” de sua orientadora Professora Carmen Tibúrcio.

Decisão: PRORROGADO ATÉ 21/12/2009 PARA QUE SEJA POSSÍVEL O TÉRMINO ATÉ FEVEREIRO DE 2010.

II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Daniel Nunes Pêcego/08 - Del. 052/07

O doutorando solicita a consideração por parte do Colegiado de que já cumpriu os requisitos do estágio docente obrigatório (dois semestres), sendo consequentemente dispensado desta atividade no âmbito no PPGD, tendo em vista ser professor universitário desde 2005, tendo lecionado entre 2005 e 2008 na Faculdade de Direito da UERJ; que durante o ano de 2008 e o primeiro semestre de 2009, foi professor na FND da UFRJ, onde lecionou as disciplinas “Introdução ao Estudo do Direito II”, “Filosofia do Direito”, “Introdução à Teoria do Direito”, “Teoria da Argumentação” e “História do Direito”, em diversos turnos e turmas; que tomou posse em agosto de 2009 como professor assistente do curso de Direito da UFRRJ e que como o estágio docente obrigatório tem como finalidade precípua a formação dos pós-graduandos como professores, este objetivo já foi obtido, no caso do requerente.

Observação: De acordo com informação da SR-2, cabe a esse Programa decidir a questão. Decisão: DEFERIDO QUANTO AO ESTÁGIO DOCENTE II, TENDO EM VISTA QUE O CONTRATO FOI ANTERIOR AO INGRESSO NO PROGRAMA, COM ISONOMIA AO CASO DOS PROFESSSORES CONCURSADOS.

ASSIM, O COLEGIADO PASSA A ENTENDER, QUANTO AO ESTÁGIO DOCENTE, DA SEGUINTE MANEIRA:

1) FICA OBRIGADO AO ESTÁGIO DOCENTE O ALUNO

CONTRATADO COMO PROFESSOR SUBSITUTO NA FACULDADE DE DIREITO DA UERJ A PARTIR DA DATA DO INGRESSO NO PROGRAMA, NÃO PODENDO COMPUTAR O TEMPO DE CONTRADO COMO ESTÁGIO DOCENTE; BEM COMO FICA OBRIGADO AO ESTÁGIO DOCENTE O PROFESSOR QUE LECIONA COMO CONTRATADO OU CONCURSADO EM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.

2) FICAM DISPENSADOS DO ESTÁGIO DOCENTE O ALUNO QUE TEVE CONTRATO DE PROFESSOR SUBSTITUTO NA FACULDADE DE DIREITO DA UERJ EM ÉPOCA ANTERIOR AO INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO; BEM COMO O ALUNO QUE FOI APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DA FACULDADE DE DIREITO DA UERJ; BEM COMO O ALUNO QUE MEMBRO DO CORPO PERMANENTE DOCENTE DA FACLUDADE DE DIREITO DA UERJ QUE INGRESSAREM NO CORMPO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO.

(5)

■ Dinter em Direito entre a UERJ e a Faculdade de Direito da Universidade

Federal da Grande Dourados – UFGD.

Decisão: PRÓXIMA REUNIÃO

■ Informação sobre o Catálogo de Potencialidades da UERJ 2009/2010 –

PITT/SR-2, que objetiva unir todos os projetos e especialidades desempenhadas

pelos seus pesquisadores.

Decisão: O COLEGIADO ESTÁ CIENTE

■ Informação da renovação do contrato do Professor Visitante Vicente de Paulo

Barreto, no período de 01.04.10 a 31.03.11.

Decisão: O COLEGIADO ESTÁ CIENTE

■ Informação da contratação da Professora Vera Malaguti de Souza Weglinski

Batista, na qualidade de Professora Visitante, no período de 01.03.10 a 28.02.11.

Decisão: O COLEGIADO ESTÁ CIENTE

■ Aprovação da Resolução s/nº que altera a Resolução nº 01 de 06 de maio de

2009.

Decisão: RETIRAR DE PAUTA

■ Relação Orientador/Orientandos do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da

Faculdade de Direito da UERJ - 2009.

Decisão: O COLEGIADO ESTÁ CIENTE, DEVENDO OS ALUNOS SEREM CIENTIFICADOS QUE ALÉM DA INDICAÇÃO DO NOME DO ORIENTADOR É NECESSÁRIO SOLICITAR A HOMOLOGAÇÃO PELO COLEGIADO, QUANDO, ENTÃO HAVERÁ A CONFIRMAÇÃO DO NOME DO PROFESSOR ORIENTADOR.

■ O professor Jorge Câmara deu informações sobre o encaminhamento do

projeto de Dinter com a UEPB.

III – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE

Por solicitação dos Professores orientadores, encaminho as Bancas de Defesa de Dissertação e Tese para serem homologadas:

Mestrandos

Direito Civil/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Ana Paula Buonomo Machado

Rosângela Maria de Azevedo Gomes (Orientadora/ UERJ)

Maria Teresa Moreira Lima (UERJ)

(6)

Guilherme Magalhães Martins

(UERJ)

Danielle Trejos Vargas (PUC/ RJ)

Rose Melo Venceslau (IBMEC/RJ)

Doutorandos

Direito da Cidade/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Rosângela Maria de Azevedo Gomes (Orientadora/ UERJ)

Ricardo Cesar Pereira Lira (UERJ)

Heloísa Helena Gomes Barboza (UERJ) André Pinto da Rocha Osório

Gondinho (IBMEC) Fabrício Andrade Ferreira

Girardin Pimentel

Rogério Gesta Leal (UNISC)

Guilherme Calmon Nogueira da Gama

(UERJ) Rogério José Bento

Soares do Nascimento (UNESA) NÃO FOI HOMOLOGADO PORQUE O PROFESSOR ANDRÉ PINTO NÃO FAZ PARTE DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Direito Público/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES

SUPLENTES PROFESSORES

DOUTORES

DECISÃO

Ricardo Lobo Torres (Orientador/ UERJ) Adilson Rodrigues Pires

(UERJ)

Alexandre Santos de Aragão (UERJ)

Heleno Taveira Torres (USP) Gustavo do Amaral

Martins

Marco Aurélio Greco (FGV/SP)

Ricardo Lodi Ribeiro (UERJ) Eduardo Ribeiro

Moreira (UFRJ)

HOMOLOGADO

Direito Público/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (Orientador/ UERJ)

Ricardo Lobo Torres (UERJ) Luis Roberto Barroso (UERJ)

Humberto Ávila (UFRS) Fábio Martins de

Andrade

Misabel de Abreu Machado Derzi (UFMG)

Ricardo Lodi Ribeiro (UERJ)

Celso de Albuquerque Silva (UNIRIO)

HOMOLOGADO

Direito Internacional/07 – Del. 022/04

(7)

PROFESSORES DOUTORES

Antonio Celso Alves Pereira (Orientador/UERJ) Adilson Pires Rodrigues (UERJ)

João Eduardo de Alves Pereira (UERJ)

Severino Bezerra Cabral Filho (UFF)

Guilherme Sandoval Góes

Eduardo Ribeiro Moreira (UFRJ)

Gustavo Senechal de Goffredo (UERJ) Lier Pires Ferreira Júnior

(UGF)

HOMOLOGADO

Direito Internacional/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Antonio Celso Alves Pereira (Orientador/UERJ) José Carlos Vaz e Dias (UERJ) Alexandre Ferreira de Assumpção

Alves (UERJ)

Denis Borges Barbosa (PUC - RJ) Cláudio Lins de

Vasconcelos

Diogo Rosenthal Coutinho (USP)

Marcos Juruena Villela Souto (UGF) José Gabriel Assis de

Almeida (UERJ)

HOMOLOGADO

IV – HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito da Cidade/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA

PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Sônia Rabello de Castro (Orientador/UERJ) Heloísa Helena Gomes Barboza (UERJ) Adriana Teixeira de Souza 08/09/2009 “O significado da justa indenização nas desapropriações judiciais de imóveis

urbanos” Vera Lucia Motta Rezende (UFF) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor HOMOLOGADO

Direito Civil/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO

Gustavo José Mendes Tepedino (Orientador/

UERJ)

Heloísa Helena Gomes Barboza (UERJ) Paula Greco Bandeira 16/09/2009 “Contratos aleatórios no direito brasileiro”

Judith Hofmeister Martins Costa (UFRS)

Aprovado. Grau: 10,0 (dez)

(8)

Direito Público/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA

PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Paulo Braga Galvão (Orientador/ UERJ) Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos (UERJ) Marcelo Martins Evaristo da Silva 11/09/2009 “Desenvolvimento judicial da ordem constitucional – Um ensaio sobre seus limites semânticos, substanciais e temporais” Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF) Aprovado. Grau: 9,5 (nove e meio) HOMOLOGADO

Direito Público/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA

PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos (Orientadora/ UERJ) Patrícia Ferreira Baptista (UERJ) Felipe de Melo Fonte 22/09/2009 “A intervenção judicial no âmbito das políticas públicas orientadas à concretização dos direitos

fundamentais” Vanice Regina Lírio do Valle (UNESA/RJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) HOMOLOGADO

Direito Processual/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA

PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Leonardo Greco (Orientador/ UERJ) Aluísio Gonçalves de Castro Mendes (UERJ) Ademar Vidal Neto 15/09/2009 “Limites subjetivos da coisa julgada nas ações coletivas” Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva (UFF) Aprovado. Grau: 9,0 (nove) HOMOLOGADO

(9)

Direito Processual/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA

PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Leonardo Greco (Orientador/ UERJ) Nelson Luiz Pinto (UERJ) Márcio Carvalho Faria 03/08/2009 “Os requisitos sensíveis de admissibilidade dos recursos excepcionais e o papel dos Tribunais Superiores” Flora Strozenberg (UNIRIO) Aprovado. Grau:10,0 (dez) HOMOLOGADO

Doutorandos

Direito Civil/05

ALUNO DATA TÍTULO BANCA

PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Gustavo José Mendes Tepedino (Orientador/ UERJ) Heloísa Helena Gomes Barboza (UERJ) Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho (UERJ)

Luiz Edson Fachin (UFPR) Roberta Mauro Medina Maia 02/09/2009 “Teoria dos Bens: Novas luzes sobre a distinção entre direitos reais e obrigações” Eroulths Cortiano Júnior (UFPR) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor. HOMOLOGADO

V – REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS/DOUTORADO:

■ Indicação de Comissão Especial para revalidação de diplomas.

A Profª Carmen Tibúrcio indicou os nomes dos seguintes Professores como integrantes da Comissão Especial para revalidação de diplomas, para o Processo, abaixo, a ser encaminhado para a SR-2:

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

REQUERENTE Nº do Processo Título da Dissertação ou Tese Membros da Comissão Titulação Decisão Miguel Antonio Silveira Ramos 274/09 “Las uniones “homoafectivas” y Guilherme Calmon Nogueira da Gama Doutor em Direito, pela HOMOLOGADO

(10)

(UERJ) UERJ, desde 2002. Rosângela Maria de Azevedo Gomes (UERJ) Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2001. (DO) sus efectos jurídicos. Fundamento para su reconocimiento y el actual estado de la cuestión en el contexto internacional” Daniela Trejos Vargas (PUC - RJ ) Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2004. Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Doutora em Direito, pela USP, desde 1996. Gustavo Senechal de Goffredo (UERJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2005. Regina Cecere Vianna (DO) 376/09 “El Aprovechamiento, la administración y la conservación de los recursos del mar em los países litorâneos (pesca en los países del Mercosur)”

Lier Pires Ferreira Júnior (UGF) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2007. HOMOLOGADO Gustavo Senechal de Goffredo (UERJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2005.

Lier Pires Ferreira Júnior (UGF) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2007. Victor Paulo Kloeckner Pires (DO) 375/09 “La libre circulación de trabajadores em el proceso de integración ao Mercosur: Consecuencias y perspectivas jurídicas y sociales del fenômeno migratório” Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Doutora em Direito, pela USP, desde 1996. HOMOLOGADO

José Carlos Vaz e Dias (UERJ) Doutor em Direito, pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra, desde 1993. Gustavo Binenbojm (UERJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2006. Carlos Emílio Alvarenga de Freitas (ME) 3435/09 “Environmental Pollution Control Systems: A comparative study between England and Brazil” Marcos Juruena Villela Souto (UGF) Doutor em Direito, pela UGF, desde 2002. HOMOLOGADO

(11)

Gustavo Senechal de Goffredo (UERJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2005. Juarez Estevam Xavier Tavarez (UERJ) Doutor em Direito, pela UFRJ, desde 1981. Eleonora Mesquita Ceia (ME) 1655/09 “O Processo de Ratificação de Tratados internacionais pela Comunidade Européia” Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva (UFF) Doutor em Direito, pela UGF, desde 1998. HOMOLOGADO Professora Rosângela Maria de Azevedo Gomes (UERJ) Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2001. Carlos Edison do Rêgo Nascimento (UERJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2005. José Carlos Mendes Moreira Xavier (ME)

6226/07 “O Direito Autoral na Música – Considerações Gerais e a Exp. no Direito Brasileiro” Fabiana D’Andrea Ramos (UFF) Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2005. HOMOLOGADO Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Doutora em Direito, pela USP, desde 1996. Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues (UERJ) Doutora em Direito, pela University of Virginia, EUA, desde 1998. Letícia Lopes Pinheiro (ME) 1243/05 “Direito e Política do Petróleo” Marcos Vinícius Torres Pereira (UFRJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2008. HOMOLOGADO Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Doutora em Direito, pela USP, desde 1996. Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues (UERJ) Doutora em Direito, pela University of Virginia, EUA, desde 1998. Luciana de Pina dos Santos (ME) 3434/09 “International Oil Trade and the WTO: an unclear relationship” Marcos Vinícius Torres Pereira (UFRJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2008. HOMOLOGADO

(12)

Torres (UERJ) Filosofia, pela UGF, desde 1990. Ricardo Lodi Ribeiro (UERJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2007. Fragoso (DO) obrigação tributária” Eduardo Maneira (UCAM) Doutor em Direito, pela PUC/SP, desde 2006.

José Gabriel Lopes Pires Assis de Almeida (UERJ) Doutor em Direito, pela Universidade de Paris II, Panthéon Assas, desde 1994. Rosângela Maria de Azevedo Gomes (UERJ) Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2001. Daniel Machado Gomes (ME) 293/07 “Pressupostos do casamento no Brasil e em Portugal” Daniela Trejos Vargas (PUC/RJ) Doutora em Direito, pela UERJ, desde 2004. HOMOLOGADO

■ Substituição de um dos membros de Comissão de revalidação.

• Cynthia Emilia Malacarne Ribeiro – Processo nº 3611/04 – substituído o nome da Professora Ana Cristina de Paula Pereira pelo Professor Gustavo Senéchal de Goffredo.

Decisão: HOMOLOGADO

■ Solicitação de revalidação de diploma de Doutorado cursado na Universidad

de Museo Social Argentino.

• Rosângela Martins Alcântara Zagaglia - Processo nº 5478/05, solicitando revalidar o diploma de Doutorado na área de Ciências Jurídicas e Sociais, cursado na Universidad de Museo Social Argentino, Argentina.

• Luiz Felizardo Barroso – Processo nº 4952/06, solicitando revalidar o diploma de Doutorado na área de Direito, cursado na Universidad de Museo Social Argentino, Argentina.

Observação: O Professor Gilberto Bercovici (Coordenador da Área de Direito junto a CAPES), informou que os “títulos” do Museo Social Argentino e os “títulos” expedidos por qualquer curso do Mercosul que não seja presencial não são passíveis de revalidação. Da mesma forma, não são passíveis de revalidação os “títulos” norte-americanos LLM, JSD e SJD.

Decisão: OS DIPLOMAS NÃO PODEM SER ADMITIDOS PARA REVALIDAÇÃO POR ORIENTAÇÃO DA CAPES.

(13)

V – REQUERIMENTOS EXTERNOS:

■ Solicitação para cursar disciplinas.

1) Amanda Pessoa Parente.

Solicita tornar-se aluna ouvinte do curso de Mestrado na linha de pesquisa de Direito Civil, tendo em vista o interesse profundo que sente pelo magistério superior e pela pesquisa jurídica. A requerente é especialista em Direito Público pela Universidade Iguaçu, desde agosto de 2007, professora de Direito Civil, na área de Direito de Família e de Direito Internacional Público e Privado, lecionando na referida Universidade, bem como na EOAB, na sede da OAB de Nova Iguaçu/RJ.

Decisão: INDEFERIDO POR NÃO HAVER PREVISÃO LEGAL

2) Jaciara Diogo Braga.

Solicita a restituição do valor pago para inscrição no processo de seleção para o curso de Mestrado - 2010, tendo em vista que, por motivo de acometimento de problema de saúde (documentação em anexo), foi impossibilitada de comparecer à Universidade, no dia 21 de setembro de 2009, para submeter-se à prova de proficiência acadêmica da linha de pesquisa de Direito Penal.

Em anexo: Atestado e receita médica. Decisão: INDEFERIDO

■ Thiago Almeida de Oliveira/07 – Del. 022/04 – Mestrando em Direito Público.

Solicita prazo de 90 (noventa) dias para requerer o agendamento de sua banca examinadora, por motivos de ordem pessoal.

Esclarece que sua banca examinadora já foi homologada por este órgão e sua dissertação já foi devidamente depositada dentro do prazo previsto pela resolução.

O requerimento tem o “de acordo” de seu orientador, Professor Ricardo Lobo Torres. Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO

■ André Panno Beirão/09 – Del. 052/07 – Doutorando em Direito Internacional.

Requer a reversão da decisão da Faculdade de cancelamento de disciplina eletiva que continha número de alunos inferior a 10 (dez), independentemente de não haver custos à Faculdade e de ser do interesse do Doutorando continuar com a disciplina.

Subsidiariamente, na impossibilidade de provimento do pedido supra, que o Doutorando seja alocado para cumprir seu estágio docente em regime de co-instrutoria em outra disciplina, no mesmo semestre pretendido, para não redundar na possibilidade extrema de ter que aguardar até quatro períodos letivos para cumprir seu estágio docente.

Decisão: DEFERIDO O PEDIDO SUBSIDIÁRIO PARA ESTÁGIO DOCENTE EM DIREITO PÚBLICO.

■ Homologação de Banca de Defesa de Doutorado

Por solicitação do Professor orientador, encaminho as Bancas de Defesa de Dissertação e Tese para serem homologadas:

MARIA THERESA MOREIRA DE LIMA Data: 06.11.2009 - Horário: 9:00 h

Professores:

- Gustavo Mendes Tepedino (Orientador/UERJ) - Ricardo César Pereira Lira (UERJ)

(14)

- Alejandro Bugallo Alvarez (PUC/ RJ) - Francisco dos Santos Amaral Neto (UFRJ) Suplentes:

- Luis Roberto Barroso (UERJ) - Luis Edson Fachin (UFPR)

HELOÍSA HELENA GOMES BARBOZA Data: 06.11.2009 - Horário: 11:00 h

Professores:

- Gustavo Mendes Tepedino (Orientador/UERJ) - Ricardo César Pereira Lira (UERJ)

- Antonio Celso Alves Pereira (UERJ) - Alejandro Bugallo Alvarez (PUC/ RJ) - Francisco dos Santos Amaral Neto (UFRJ) Suplentes:

- Luis Roberto Barroso (UERJ) - Luis Edson Fachin (UFPR) Decisão: HOMOLOGADO

■ Homologação de Defesa de Tese.

Direito Civil/05

ALUNO DATA TÍTULO BANCA

PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Heloísa Helena Gomes Barboza (Orientadora/ UERJ) Gustavo José Mendes Tepedino (UERJ) Guilherme Calmon Nogueira da Gama (UERJ)

Luiz Edson Fachin (UFPR) Gustavo Kloh Müller Neves 06/10/2009 “O direito do promitente comprador como propriedade” Leonardo de Andrade Mattietto (UCAM) Aprovado. Grau: 7,0 (sete). HOMOLOGADO

■ Homologação de Banca de Dissertação.

Direito Processual/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES

PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO

Mauricio Vasconcelos

Aluisio Gonçalves de Castro Mendes (Orientador/UERJ)

Humberto Dalla Bernardina de Pinho

(15)

Leonardo Greco (UERJ) Galvão Filho

Fernando Gama de Miranda Netto (UFF/UCAM

(UERJ) Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva (UFF)

■ Solicitação do representante discente, Fabiano Gomes, ao Colegiado.

Requer o representante discente, considerando o memorando MM/COORD/DIR - 039/2009, que eventual cancelamento de disciplina oferecida no âmbito do Programa de Estágio Docente (PED), em virtude de número insuficiente de alunos, seja necessariamente apreciado pelo PPGDIR-UERJ, seja através da Coordenação de Pós-Graduação, seja através de apreciação direta pelo Colegiado de Pós-Graduação. Tal entendimento justifica-se pelo fato de o referido cancelamento admitir exceções justificadas, pelo PED ter tratamento normativo específico pela Universidade, e por entender que o PED se vincula ao PPGDIR, envolvendo alunos e circunstâncias próprias ao Programa, fugindo, portanto, às atribuições usuais da Coordenação de Graduação, ainda que em exercício de atribuição delegada.

Em anexo: Requerimento ao Colegiado.

Decisão: O COLEGIADO SOLICITA QUE SEJA RECOMENDADO AOS DEPARTAMENTOS QUE PLANEJEM COM ANTECEDÊNCIA O ESTÁGIO DOCENTE PARA EVITAR PROBLEMAS JUNTO À COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO QUE CONCERNE À REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOCENTE NO ÚLTIMO SEMESTRE. O COLEGIADO TAMBÉM SOLICITA À COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO QUE REMETA À COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO AS DISCIPLINAS QUE TEM MENOS DE 10 ALUNOS (ANTES DO CANCELAMENTO EVENTUAL) PARA PROVIDÊNCIAS CABÍBEIS JUNTO AOS DEPARTAMENTOS E EVITAR INSATISFAÇÃO POR PARTE DO CORPO DISCENTE.

Referências

Documentos relacionados

Naturalmente, é preciso conter os desvios significativos que possam ser ditados por comportamentos como resistência às mudanças ou postura comodista em razão das

- Identificar os fatores dificultadores da Certificação ISO 9001:2008 na Escola Estadual Eduardo Ribeiro, a partir da percepção de funcionários administrativos,

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Nesta perspectiva, observamos que, após o ingresso dos novos professores inspetores escolares na rede da Secretaria de Estado de Educação, houve um movimento de

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as