• Nenhum resultado encontrado

Como o professor pode ministrar aulas mais atrativas para os alunos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como o professor pode ministrar aulas mais atrativas para os alunos"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Como o professor

pode ministrar aulas

mais atrativas para

os alunos?

(2)

Introdução 3

Como dar aulas mais atraentes aos alunos? 8 Quais são os desafios do professor hoje? 5 Conclusão 19

(3)
(4)

4

Introdução

A escola era, há um tempo, quase que a única fonte de conhecimento dos alunos. Com a ascensão e democratização dos meios de comunicação e da tecnologia, os estudantes de todas as idades vêm tornando-se bastante informados, com acesso a todos os tipos de dados e de maneira muito mais rápida.

Ainda assim, mantém-se sólida a função do professor como mediador entre o aluno e a busca pelo conhecimento. Dessa forma, o docente não precisa se sentir inseguro com o aumento crescente das informações, nem tampouco inútil. Deve, contudo, atentar-se a um novo modelo de educação, com ajustes que possibilitem maior aproveitamento de seus ensinamentos, viabilizando uma maior conectividade com as demandas crescentes dos jovens.

Há muitas maneiras de atrair os alunos por meio de uma aula dinâmica, interessante, proveitosa, que transmita um conteúdo útil aos alunos e os faça participar de forma mais aprofundada e ativa. Para isso, é preciso desenvolver estratégias que estejam alinhadas com as reais necessidades e expectativas dos estudantes, especialmente os adolescentes.

(5)

Quais são os

desafios do

professor hoje?

(6)

6

Quais são os desafios do professor hoje?

Para criar e ministrar aulas melhores e mais interessantes para os alunos é preciso conhecer os problemas do ensino, bem como as dificuldades e virtudes indispensáveis de um bom professor.

O PROFESSOR E SUAS RESPONSABILIDADES

O professor precisa apontar resultados, ganhar a confiança dos alunos, inovar nas aulas ministradas e estar atualizado em relação às expectativas dos estudantes. Além disso, deve conseguir equilibrar os interesses da escola com suas tarefas como professor, sabendo lidar com dificuldades que podem ser enfrentadas de acordo com características da escola, como: orçamento, interesses políticos, oferta de mão de obra, infraestrutura e materiais disponíveis.

Outra característica importante do professor é saber avaliar o seu próprio desempenho, no sentido de que sejam possíveis futuras modificações que sejam positivas para o processo de aprendizagem. Por isso, as responsabilidades do professor superam em muito a simples função de transmitir conhecimento, uma visão simplista da importância da figura do docente no ambiente escolar.

(7)

7

Quais são os desafios do professor hoje?

O PROFESSOR NA VISÃO DOS ALUNOS

Para os alunos, o bom professor deve incentivar e utilizar os recursos tecnológicos em sua didática, bem como apresentar-se aos alunos com um papel de orientador e tutor, e não somente de alguém que transmite conhecimentos. Com hábitos cada vez mais corridos, os alunos ficam facilmente entediados, desfocados e desmotivados dentro de sala de aula. Assim, é igualmente interessante para um aluno que o professor consiga trabalhar de forma inovadora, propondo atividades mais engajadoras e cujo papel do aluno seja o mais ativo possível.

(8)

Como dar aulas

mais atraentes

(9)

9

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

Aulas mais interativas e dinâmicas, que reforçam as relações entre os alunos e o professor, têm representado necessidades que corroboram com o panorama atual da educação, cujas características envolvem o aumento crescente de informações, sobretudo devido ao incremento e facilitação de acesso aos recursos tecnológicos, que por um lado fornecem dados e informações de maneira muito mais rápida e diversa, porém por outro lado tornam as relações físicas mais distantes e os conteúdos informativos com teor de qualidade questionável. Seguem necessárias, portanto, estratégias e propostas em sala de aula que sejam mais atrativas para os alunos.

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Desenvolver propostas fora e dentro da sala de aula, com utilização de recursos tecnológicos, como explicitado anteriormente, é uma maneira de engajar os alunos nas atividades acadêmicas.

(10)

10

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

Algumas atividades que envolvem essa temática são: o uso do laboratório de informática para ministrar conteúdos e atividades avaliativas, o uso adequado do celular na sala de aula, a disponibilização de wi-fi no ambiente escolar, o uso de gamificação, ou aplicação de elementos e mecânicas de design de jogos no aprendizado, entre outros.

O professor, nesse caso, pode contar com inúmeras possibilidades:

·Compartilhar conteúdos online é uma maneira de manter os alunos em contato com as ferramentas tecnológicas, motivando-os e engajando nas atividades diárias;

·Criar recursos online para compartilhar informações, sugestões e novidades da sala, como blogs, sites e páginas em redes sociais, é também uma alternativa de reforçar as relações entre os alunos e o professor;

·Incentivar o uso de tecnologias para atividades variadas, como: exercícios avaliativos, simulados online, convites de eventos escolares, apresentação de seminários, resumos de textos e livros, desenhos, banners e outros;

(11)

11

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

·Facilitar a comunicação entre o professor e os alunos através de recursos online é também uma maneira de manter os alunos atentos às novidades e mudanças pertinentes à rotina escolar.

Exemplos dessas ferramentas incluem o uso de e-mails e acesso às plataformas privativas da escola para comunicação entre gestores, coordenadores, professores e alunos;

·Uso de videochats, videoaulas, videoconferência ou Skype, por exemplo, podem também ser úteis na realização de encontros ou reuniões com os alunos, seja para orientação em atividades diversas, como debates ou orientações para trabalhos, ou para estreitar relações pessoais entre os alunos e o professor;

·O uso da ferramenta Excel é extremamente importante para compartilhar informações sobre atividades que envolvam a matemática, como criação de gráficos, tabelas, planejamento financeiro e formulação de planilhas.

(12)

12

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

ENTENDA AS NECESSIDADES DA TURMA

Existem características que são específicas de cada turma, como, por exemplo, a idade dos alunos, o tamanho da turma e sua caracterização social. Essas características, além dos fatores individuais de cada aluno, influenciam em muito nas necessidades da turma como um todo e, por isso, devem ser levadas em consideração pelo professor, para uma melhor eficácia de suas propostas e aproveitamento pelos alunos.

Um exemplo fascinante é descrito pela professora Luciana Taegtow, cujo trabalho foi desenvolvido com uma de suas turmas, composta, sobretudo, por alunos de necessidades especiais do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ensino Fundamental Marcos Moog, em Novo Hamburgo (RS). Ela conta que, após ter percebido a necessidade de trabalhar a autoestima com os alunos pré-adolescentes, iniciou uma atividade em 2014

(13)

13

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

com a temática selfie. Inicialmente desenvolveu com seus alunos a parte teórica, que se baseou na explicação teórica do termo e o estudo sobre alguns pintores famosos que faziam autorretratos. Posteriormente, os alunos foram incentivados a fazer seus autorretratos. Os trabalhos individuais foram utilizados para compor um livro digital que continha, também, as experiências dos alunos gravadas em vídeos. Como resultados, Luciana conta que os alunos foram muito mais além do que se esperava, e relata sua vivência a partir da ideia: “a gente tenta trabalhar muito a arte, porque entendemos que em frente a cada computador tem um ser humano que precisa se expressar, e não ser mero espectador”.

Por outro lado, realizar avaliações sobre o desempenho da turma após essas atividades é uma maneira de avaliar o crescimento e o nível de conhecimento dos alunos. Razoavelmente, tão importante quanto avaliar é fazer uma avaliação das avaliações, no sentido de refletir sobre os resultados, bem como de sugerir alternativas que visem aprimorar os resultados considerados ruins pelos alunos através de relatórios de avaliação. Portanto, reserve um tempo para trabalhar com os dados coletados das avaliações, analise-os estatisticamente de forma individual e coletiva, identifique pontos a serem melhorados, trace alternativas e formule estratégias para melhorias.

(14)

14

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

MANTENHA-SE ATUALIZADO SEMPRE

Buscar atualizar-se no sentido de aprimorar técnicas para interligar a disciplina aos acontecimentos gerais recentes é uma maneira de prover maior conhecimento e fornecer um aprendizado mais robusto e interdisciplinar. Por isso, esteja conectado aos acontecimentos diversos, pesquise materiais inovadores no ambiente acadêmico, busque estratégias já validadas por outros profissionais para propor atividades que abranjam áreas inerentes à disciplina ministrada.

(15)

15

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

DÊ AULAS EM NOVOS AMBIENTES

Outra maneira de motivar e manter seus alunos conectados e engajados é a realização de aulas fora do ambiente da sala de aula, principalmente com visões que auxiliem na formação biopsicossocial dos alunos.

Passeios e visitas

Museus, zoológicos, simpósios, viagens, empresas, faculdades, parques, cinema e outros locais podem transmitir conhecimento de forma muito mais dinâmica, proveitosa e eficiente. Essas atividades representam maneira mais lúdica de aprendizado e, além disso, o que for aprendido pode ser discutido entre os alunos, o que viabiliza ainda mais a consolidação do conhecimento.

(16)

16

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

Aulas interativas

Aulas com debates simulando audiências, aulas com teatros, aulas com discussões em grupos, jogos ou quaisquer outras atividades que modifiquem a visão tradicional de alunos sentados individualmente prestando atenção no professor, representam atividades que podem ser consideradas interativas, uma vez que a novidade provoca uma curiosidade que faz por aumentar a atenção e comunicação por parte dos envolvidos.

Após realizar as atividades fora da sala de aula, fique atento sobre as informações que devem ser dadas no sentido de conectar o conhecimento prático obtido com os conteúdos pertinentes à sua disciplina. O aprendizado se torna mais sólido quando o aluno consegue transpor o raciocínio para áreas adjacentes do conhecimento.

(17)

17

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

TENHA O APOIO DA COORDENAÇÃO

Criar mudanças e estratégias nas maneiras de dar aula implica fazer algo novo. Por isso, é importante que o professor tenha a escola como aliada nessa empreitada, para que todos conheçam e se beneficiem dos resultados positivos das aulas atrativas ministradas aos alunos.

Assim, ter o apoio dos gestores é extremamente importante. Por isso, organize-se. Monte um arquivo contendo, na sequência, as avaliações dos alunos, a sua análise dos dados, as propostas de melhorias e o embasamento teórico para essas propostas. Esse planejamento é crucial para a aceitação de suas estratégias uma vez que, ao propor as ferramentas para melhorias e os ajustes à coordenação, terá, junto a si, material que corrobora com seus argumentos e que leva em consideração as características gerais e específicas de sua turma, conferindo às suas propostas maior rigor e confiança.

(18)

18

Como dar aulas mais atraentes aos alunos?

BUSQUE O FEEDBACK POR PARTE DOS ALUNOS

Outra maneira de gerar resultados mais positivos em sala de aula e fazer com que os alunos fiquem mais confiantes e se sintam mais à vontade, mais motivados e mais atraídos à didática do professor é incentivar discussões com a turma que permitam aos alunos expressar suas opiniões, suas ideias e demonstrar seus pontos de vista em relação às mudanças necessárias na didática, no ambiente físico da escola, na infraestrutura, em relação à gestão, aos funcionários e ao funcionamento geral da escola. Inicialmente, essas práticas podem parecer não ter relação com o ensino dentro da sala de aula. Contudo, quando o aluno se sente mais útil, até mesmo o aprendizado é impactado positivamente.

(19)
(20)

20

Conclusão

O ensino na atualidade depende, sobretudo, das qualidades e trabalho desenvolvido pelo professor. O docente, mais que um simples comunicador, deve saber ensinar seus alunos a buscar a informação de forma adequada, papel que o caracteriza mais como um tutor e orientador. Considerando-se a existência de um ambiente cada vez mais tomado pelos recursos tecnológicos, o professor deve ser reorientado no sentido de saber adequar a realidade tecnológica ao ambiente acadêmico, promovendo assim um conhecimento baseado na vivência dos jovens e em seus cotidianos, deixando-os mais instigados, atraídos e reforçando as relações pessoais no dia a dia escolar. O uso das tecnologias em sala de aula é uma estratégia de ensino que possibilita a manutenção da atenção por parte dos alunos, pois de modo geral apresenta ferramentas bastante dinâmicas, interativas e interessantes.

Além disso, promove maior inclusão digital e interesse por parte dos alunos, o que são características essenciais para o ensino.

De modo geral, o professor deve se ater às diversas formas de avaliação dos alunos, ação que é útil por possibilitar feedbacks funcionais e viabilizar ajustes e estratégias de melhorias.

(21)

21

O AppProva é um aplicativo que testa o conhecimento dos alunos através de diversas questões próprias, de edições anteriores do ENEM e vestibulares. Os alunos estudam de uma maneira divertida, interagindo com amigos e acessando facilmente de onde desejarem via Desktop, Android ou iOS. O ambiente lúdico e desafiador favorece o engajamento dos usuários, que ainda recebem um direcionamento para os estudos a partir das respostas dos exercícios realizados na plataforma.

A escola também é beneficiada com o AppProva. A partir das respostas dos alunos na plataforma, um relatório em tempo real é gerado permitindo à escola identificar as maiores dificuldades apresentadas por eles. Além disso, os professores podem montar listas de exercícios, simulados, tarefas e deveres de casa para seus alunos, os quais são automaticamente corrigidos e os resultados disponibilizados. Conheça o AppProva e teste os resultados!

Quer tornar suas aulas

mais atrativas?

Referências

Documentos relacionados

Em esfera conclusiva, em linhas gerais sobre este item, é positiva a iniciativa da nova lei em tornar, em regra, pública condicionada à representação do

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Quando a luz acende, o console está sob a condição de monitoramento, com os medidores de nível principal mostrando o nível do sinal do canal do monitor e o sinal do canal é

22 doença e os factores externos (nomeadamente a sujeição a estímulos infecciosos) deverão interferir na gravidade do fenótipo, num dado momento. No que se refere ao

4 A Constituição Federal traz o objetivo de diminuir as desigualdades sociais (art.3, III, CF) dispõe que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer

Professor Associado Convidado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior A Medicina Centrada na Pessoa (MCP) constitui uma competência nuclear dos médicos

Débitos tributários e condominiais (propter rem) serão sub-rogados no valor da arrematação (art. 908, § 1º, CPC), os quais ficam a cargo dos interessados a pesquisar e

Cascas de banana foram caracterizadas por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier e microscopia eletrônica de varredura, e investigadas como biossorvente de