• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Cool Design

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Cool Design"

Copied!
55
0
0

Texto

(1)
(2)

Relatório de Estágio

Licenciatura em Design de

Equipamento

Andreia Filipa Rodrigues de Sousa Dezembro | 2010

(3)

Relatório de Estagio

Para Obtenção do Grau de Licenciatura

em Design de Equipamento

Andreia Filipa Rodrigues de Sousa Dezembro | 2010

(4)

III

Ficha de Identificação

Aluna: Andreia Filipa Rodrigues de Sousa Número: 8791

Curso: Design de Equipamento

Estabelecimento de Ensino: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda

Entidade Promotora do Estágio: CoolDesign, Lda Morada: Avenida 24 de Julho, 54-B, Lisboa Telefone: 213 962 352

Fax: 213 950 589

Correio Electrónico: info@cooldesign.pt Sitio na Internet: www.cooldesign.pt Horário de Trabalho: 10:30 às 14:00

15:00 às 19:30

Número de Funcionários: Três funcionários Supervisor na Empresa: Norberto Silva Duração do Estágio: 7 Semanas

Início do Estágio: 6 de Setembro de 2010 Conclusão do Estágio: 22 de Outubro de 2010

(5)

Agradecimentos

Este é o momento ideal para agradecer a toda a gente, aos grandes amigos que nos momentos de tristeza, de alegria, de trabalho, de festa e principalmente nos momentos em que essa mesma amizade foi criada, estiveram lá.

É também o momento de agradecer aos professores que tanto nos ensinaram, muitos através de mão firme, outros com sorrisos e outros ainda através de amizade criada ao longo do tempo.

Depois de agradecer a todos eles, agradeço principalmente aos meus pais. À minha mãe que ao longo do último ano suportou uma doença nada piedosa, mas ainda assim arranjou força onde não sabia que a tinha. E ao meu pai, que no seu jeito tímido sempre apoiou as minhas traquinices e aventuras.

Mas, depois de tudo isto, congratulo-me pela oportunidade que tive de entrar no ensino superior, em especial no Instituto Politécnico da Guarda, lugar onde pude conhecer grandes amigos, professores, a academia, a tradição, e de onde recordarei momentos simplesmente inesquecíveis.

(6)

V

Plano de Estágio

Actividades propostas a desenvolver durante o estágio: - Projectos de decoração de interiores;

- Desenvolvimento de peças de mobiliário; - Acompanhamento de clientes;

- Colaboração em actividades de orçamentação; - Colaboração na selecção de matérias-primas.

(7)

Resumo

O presente relatório inclui a descrição dos processos de cada um dos projectos desenvolvidos ao longo do período de estágio. Assim, serão aqui relatadas todas as dificuldades que surgiram, e ainda as experiências obtidas em cada projecto.

Inclui ainda, imagens virtuais, criadas a partir de software, dos espaços e dos equipamentos desenvolvidos durante o estágio. Para além da descrição do próprio estágio, este relatório abrange um pouco do historial da entidade empregadora.

O trabalho desenvolvido incidiu ao nível do projecto na área do comércio e do design de interiores. Relacionei-me directamente com os clientes, assim como com fornecedores.

O documento apresentado está estruturado da seguinte forma, o capítulo I apresenta a caracterização da empresa, onde é mencionado o historial da empresa e a sua localização geográfica. No capítulo II, que se refere ao trabalho desenvolvido durante o estágio, estão inseridos todos os projectos executados. A conclusão apresenta por fim, uma avaliação global do estágio, assim como as situações positivas e negativas do mesmo.

(8)

VII

Objectivos

Os objectivos do estágio passaram pela colaboração no projecto de equipamentos e de ambientes interiores, com utilização de software de desenho assistido por computador.

Outro dos objectivos do estágio foi a interacção com os clientes, com os fornecedores e também com os colegas de trabalho, de modo a compreender a importância do trabalho em equipa.

Através do relacionamento adequado com os clientes, ganhar mais à vontade com estes, conseguindo assim transmitir a minha visão em relação aos projectos.

Absorver o máximo de informação, para assim adquirir maiores competências úteis para a realização dos projectos a desenvolver. A ligação a várias áreas, permitindo incrementar a experiência no relacionamento com o público/cliente/fornecedor.

(9)

Índice

Página

Ficha de Identificação III

Agradecimentos IV

Plano de Estágio V

Resumo VI

Objectivos VII

Índice de Figuras X

Índice de Anexos XII

Capitulo I – Caracterização da Empresa 1

1.1 - A Empresa 2

1.2 - Historial da Empresa 3

1.3 - Localização Geográfica 4

Capitulo II – Trabalho Desenvolvido 5

2.1 - O Estágio 6

2.2 - Apresentação dos Projectos 7

2.2.1 - Projecto A - Villa Benfica 7

2.2.2 - Projecto B - Estante de Escritório 10

2.2.3 - Projecto C – Projectos para Orçamentação 11

(10)

IX

Página

Bibliografia 14

Bibliografia Electrónica 15

(11)

Índice de Figuras

Página

Figura 1 – Fachada da Cool Design 2

Figura 2 – Localização Geográfica 4

Figura 3 – Planta da Casa / Rés-do-Chão 18

Figura 4 – Planta da Casa / 1º piso 19

Figura 5 – Planta da Casa / 2º piso 20

Figura 6 – Planta do Quarto 21

Figura 7 – Vista da Casa de Banho 22

Figura 8 – Quadro Com as Medidas Para Camas de Solteiro 22

Figura 9 – Quadro Com as Distâncias Entre Camas 23

Figura 10 – Vista do ”Closet” 23

Figura 11 – Vista da Varanda 24

Figura 12 – Vista do Lado Direito do Quarto 24

Figura 13 – Vista do Lado Esquerdo do Quarto 25

Figura 14 – Quadro com as Medidas da Banheira 25

Figura 15 – Quadro com as medidas do Lavatório 26

Figura 16 – Pormenor das Cómodas e do Papel de Parede 26

Figura 17 – Estante 28

(12)

XI

Página

Figura 19 – Cotagem da Estante 29

Figura 20 – Mesa com Pés 31

Figura 21 – Mesa com Rodas 31

(13)

Índice de Anexos

Página Anexo 1

Projecto A - Villa Benfica 17

Anexo 2

Projecto B – Estante de Escritório 27

Anexo 3

(14)

1

Capitulo I

Caracterização da Empresa

(15)

1.1 - A Empresa

A Cool Design está situada na cidade de Lisboa, mais propriamente na Avenida 24 de Julho, é uma empresa de decoração e de projectos de design de interiores. Esta empresa é liderada por três sócios, que decidiram dar um passo em frente para tornar qualquer ambiente num lugar confortável, divertido e glamoroso. Em poucas palavras tornam os ambientes mais “cool” e com um design extraordinário, vindo de encontro às necessidades e expectativas do publico alvo.

Norberto Silva e Maria Manuela Correia são os decoradores da empresa e Inês Vaz é a responsável pela contabilidade.

Na figura 1 pode-se observar a fachada das instalações da Cool Design.

Figura 1 – Fachada da Cool Design

(16)

3

1.2 - Historial da Empresa

A Cool Design tem cerca de um ano de vida, mas adquiriu em pouco tempo um grande protagonismo internacional.

Inicialmente foi aberta uma loja em Lisboa, onde começaram apenas por vender artigos de decoração e a realizar alguns projectos de interiores. Depois de alguns meses de desânimo, visto o trabalho não ser tão requisitado e reconhecido como ambicionavam, foi-lhes feito um convite para participarem numa feira em Luanda, a Export Home Angola, e sem nada a perder, partiram em busca de projectos ambiciosos, que os encorajassem a continuar em frente.

A partir dessa mesma feira foram escolhidos por diversas famílias de Luanda para realizarem projectos de interiores, de moradias de grandes dimensões. Assim, voltaram com grande contentamento, agarrando com muito orgulho e ambição a nova oportunidade que lhes surgiu.

Este ano irão participar numa nova feira também em Angola, a Feira Internacional de Angola, onde esperam continuar o óptimo trabalho que têm vindo a desenvolver, assim como adquirir novos clientes. Actualmente a Cool Design tem grandes projectos em Luanda, em Lisboa, e um pouco por todo o país.

(17)

1.3 - Localização Geográfica

A cidade de Lisboa, localizada na margem direita do rio Tejo, é a capital mais ocidental da Europa.

A parte ocidental da cidade é ocupada pelo Parque Florestal de Monsanto, um dos maiores parques urbanos da Europa, com uma área de quase 10 km2.

O centro histórico da cidade é composto por sete colinas, sendo algumas das ruas demasiado estreitas para permitir a passagem de veículos. As sete colinas da cidade de Lisboa são a Colina de São Jorge, também designada de Colina do Castelo; a Colina de São Vicente; a Colina de Sant’Ana; a Colina de Santo André; a Colina das Chagas; a Colina de São Roque e por fim a Colina de Santa Catarina.

Como se pode observar em baixo, a figura dois mostra a localização das instalações da Cool Design.

Figura 2 – Localização Geográfica da Empresa

(18)

5

Capitulo II

(19)

2.1 - O Estágio

No meu entender, o período de tempo do estágio é muito pequeno, pois mesmo chegando no início de alguns projectos de maiores dimensões não chegamos a vê-los concluídos. Para além disso, o tempo de integração na empresa é manifestamente pouco, podendo, por vezes faltar um certo à vontade em determinadas situações.

O estágio com duração de 280 horas, teve início no dia 6 de Setembro de 2010 e prolongou-se até 22 de Outubro do mesmo ano.

Durante o estágio aprendi muito sobre o design de interiores, tendo colaborado em projectos distintos, um dos quais, de maiores dimensões, que teve por base a criação de vários equipamentos a incluir em espaço existente. Para o efeito, foi necessário recorrer a imagens virtuais do ambiente, utilizando software apropriado. Participei também em alguns projectos de menores dimensões, sem que no entanto, ocupassem menor relevância.

A aprendizagem sobre relações profissionais foi imensa, nomeadamente a relação com os clientes, assim como a relação com os fornecedores. Em ambos os casos as experiências foram muito positivas. No entanto, por vezes, o relacionamento com os fornecedores tornou-se algo complicado devido essencialmente ao atraso no cumprimento de prazos e troca do local de entrega de matérias-primas.

Tive também uma experiência enriquecedora, tendo assistido a uma apresentação da nova colecção de tecidos, da estação Outono/Inverno, da Aldeco, um dos nossos fornecedores. Foi fantástico poder ver todos os catálogos das novas colecções em primeira mão, e claro conviver com pessoas do mesmo ramo, ouvir as suas histórias e ganhar conhecimentos e contactos.

No que diz respeito aos projectos, seguidamente apresentados, todos tiveram os seus aspectos positivos e negativos. Apesar do escasso tempo de estágio, colaborei em quatro projectos.

(20)

7

2.2 - Apresentação dos Projectos

Todos os projectos realizados durante o tempo de estágio foram de grande importância, pois com eles tive uma noção mais realista acerca do mercado de trabalho.

2.2.1 - Projecto A - Villa Benfica

O software utilizado neste projecto foi o AutoCad 2D e 3D. No entanto o AutoCad 2D, apenas foi utilizado no início do projecto para a realização de algumas mudanças nas plantas que foram facultadas à Cool Design.

O projecto Villa Benfica destinou-se a Angola, o cliente foi um casal angolano com duas filhas. Este projecto abrange toda a casa, a qual possui três pisos e ainda um anexo com dois pisos, no jardim. Tal como pode ser visto no Anexo 1 – Figuras 3, 4 e 5, trata-se de uma casa de grandes dimensões, e foi por essa mesma razão que não assisti à concretização do projecto.

Dentro deste grande projecto, desenvolvi trabalho na concepção do quarto destinado às duas filhas do casal, de 2 e 4 anos de idade. Como mostra no Anexo 1 – Figura 6, este quarto inclui uma casa de banho, um “closet” e ainda uma varanda fechada.

Quanto à casa de banho, esta estava já projectada, visto que a cliente pretendia que todas as casas de banho da casa fossem iguais. Assim, visto que todas as louças, objectos e materiais foram escolhidos anteriormente, desenhei a casa de banho de acordo com o que já estava decidido. Tal como pode ser visto no Anexo 1 – Figura 7, a casa de banho é composta, para além de outros possíveis objectos supostamente necessários neste espaço, por uma banheira que possui 150 cm de comprimento e 68 cm de largura, uma sanita e um lavatório com 70 cm de altura por 42 cm de largura.

(21)

As distâncias e espaçamentos de todos os equipamentos estão de acordo com os princípios da antropometria, explícitos na bibliografia apresentada. Assim, entre a banheira e a sanita encontra-se um afastamento de 45 cm, entre a banheira e o lavatório um afastamento de 60 cm e por fim a distância entre a sanita e o lavatório é de 80 cm. Estas dimensões, segundo Zelnik e Panero (2002), podem ser consultadas nas Figuras 14 e 15 do Anexo 1.

O “closet” foi o espaço do quarto que exigiu menos trabalho, o roupeiro já estava escolhido, optei apenas por colocar um sofá, assegurando assim um maior conforto e funcionalidade.

Visto este espaço não possuir grandes dimensões, a cliente pretendia que todas as portas do roupeiro possuíssem espelhos. A opinião da cliente estava, de facto, bem fundamentada, pois é um facto que a colocação de espelhos cria um aumento visual à área onde estes se inserem, mas, na minha opinião os espelhos deveriam ser colocados apenas em duas das portas do roupeiro. Isto porque o quarto é destinado a duas crianças, ainda pequenas, diminuindo assim os estilhaços, caso os espelhos se partam. E também porque, deste modo, o efeito desejado pela cliente seria praticamente o mesmo. No Anexo 1 – Figura 10 pode observar-se o espaço destinado ao “closet”, assim como o sofá e ainda o efeito obtido com os espelhos.

Outro dos espaços com elevadas restrições ao projecto foi a varanda. Inicialmente este espaço estava destinado para a brincadeira, ou seja, seria o espaço onde as crianças teriam os seus brinquedos. Mas, umas semanas mais tarde a cliente decidiu incluir outro quarto para esse efeito. Tal como pode ser observado no Anexo 1 – Figura 11, a varanda passou a ser ocupada com uns quantos pufes, pois deixou de ter um objectivo definido.

O quarto em si foi o grande desafio, pois foi nesse espaço que pude pôr mais conhecimentos em prática. O maior problema foi o facto de, o quarto possuir quatro janelas e todas elas na mesma parede. Sugeri então que fossem eliminadas duas

(22)

9

janelas ou mudá-las de sítio, visto a luz natural ser de extrema importância. No entanto, a colocação das camas naquela parede impossibilitaria a abertura de duas das janelas, sendo a hipótese rejeitada pela cliente. Assim, a única solução encontrada para disfarçar as duas janelas em causa, foi a colocação de um tecido especial, designado de tecido blackout.

Quanto ao mobiliário a inserir no quarto, de 19,10 m2, a cliente exigiu apenas que as camas fossem de dossel, dispositivo necessário devido à presença de mosquitos no país alvo do projecto. Assim, no quarto estão inseridas duas camas de dossel, duas mesinhas de cabeceira, duas cómodas, um pequeno baú e um tapete de grandes dimensões, entre outros elementos de decoração. A disposição do quarto pode ser analisada no Anexo 1 – Figuras 12 e 13.

As distâncias entre os equipamentos estão de acordo com os princípios da antropometria, segundo Zelnik e Panero (2002). Assim, a distância entre as camas é de 91,4 cm, e visto que serão adultos a fazer a cama, esta medida está de acordo com as medidas para adultos. Nas Figuras 8 e 9 do Anexo 1, poderão ser analisadas todas essas medidas.

Todas as paredes do quarto são forradas com papel de parede, escolhidos, entre a gama disponível da marca Camengo (especialista em tecidos e papéis de parede para crianças). Tal como pode ser visto no Anexo 1 – Figura 16, a parede onde se encontra a porta de entrada está forrada com papel de diferentes padrões. A parede do lado direito contém papel com motivos infantis e todas as outras paredes contêm papel de tom neutro.

Este projecto foi muito exigente devido ao trabalho de pesquisa efectuado, como as medidas indicadas para cada equipamento, e o afastamento entre eles; a selecção do papel de parede e do próprio mobiliário. Foi também muito exigente, visto ter sido necessária a modelação de cada um dos equipamentos, e a inserção dos mesmos em termos espaciais.

(23)

2.2.2 - Projecto B - Estante de Escritório

Tal como no projecto anteriormente apresentado, também este foi executado a partir do AutoCad 3D. Após modelação do equipamento, foi necessário gerar as respectivas vistas, Anexo 2 – Figura 19, utilizando a vertente 2D do AutoCad e configurando, assim, o desenho de construção.

Neste projecto pretendia-se a criação de imagens virtuais e tridimensionais de uma estante, que seria colocada posteriormente num escritório.

Enunciam-se de seguida alguns requisitos solicitados pela cliente relativamente ao projecto da estante: ocupar toda a parede; possuir bastante arrumação, uma secretária e um lugar para colocar a televisão. Quando o projecto foi pedido, a cliente já tinha consultado anteriormente vários catálogos cedidos pela Cool Design, para assim ter uma ideia mais clara do que pretendia. A cliente seleccionou uma estante, a partir do catálogo, tendo solicitado ainda a modificação da mesma de modo a satisfazer todas as suas necessidades.

As alterações a executar resumiram-se ao aumento do número de prateleiras e a fechar alguns dos compartimentos com portas, de modo a torna-las mais funcionais.

O projecto final ficou do agrado da cliente, e tal como pode ser visto no Anexo 2 – Figura 17, a estante ficou com bastante arrumação e ao mesmo tempo com um visual delicado e simples.

Este projecto não ofereceu muita dificuldade, pois a cliente estava muito decidida em relação ao que desejava. Embora estivesse com alguma pressa na execução do projecto, tudo foi conciliado e correu de forma muito positiva.

(24)

11

2.2.3 - Projecto C – Projectos para Orçamentação

Os projectos que se seguem destinaram-se à solicitação de orçamento, para cada equipamento, a uma fábrica. Assim, foram criadas imagens tridimensionais dos equipamentos, incluindo as respectivas medidas.

Nos seguintes projectos o software utilizado foi o AutoCad 3D e 2D, sendo este último utilizado apenas para a colocação de medidas.

Mesas

Este equipamento foi pedido com duas versões, sendo a primeira uma mesa de apoio com pés, a qual pode ser vista no Anexo 3 – Figura 20, e a segunda uma mesma mesa de apoio mas com rodas, que pode ser vista no Anexo 3 – Figura 21.

Em ambas as versões a mesa é quadrada, tendo como medidas 110 cm de comprimento por 25 cm de altura. Sendo uma mesa de apoio, a sua altura está de acordo com as medidas antropométricas, visto esta ser mais usada enquanto as pessoas se encontram sentadas no sofá.

Em termos de projecto procedeu-se à execução de imagens tridimensionais e posteriormente foram criadas as respectivas vistas cotadas, necessárias à orçamentação.

Camas

Este trabalho foi realizado para um quarto de dois irmãos, ambos rapazes. Uma vez que o quarto possui grandes dimensões, foi decidido projectar duas camas totalmente separadas mas partilhando a mesma cabeceira, seria uma forma original e funcional de remodelar o quarto. Pode ser visto no Anexo 3 – Figura 22, que os equipamentos são totalmente funcionais e com um toque de originalidade.

(25)

Ambas as camas possuem dois gavetões, os quais permitem inserir outro colchão, ganhando assim mais duas camas, o que possibilita a possíveis visitas terem onde dormir durante a estadia. Os gavetões podem também ser usados como locais de arrumação.

As medidas de ambas as camas é de 100 cm de largura por 210 cm de comprimento. Neste projecto foram também levados em conta os princípios da antropometria referidos em projectos anteriores, tendo por base a mesma referência bibliográfica, Panero e Zelnik (2002).

(26)

13

Conclusão

Depois de terminado o estágio senti que tinha aprendido muitas coisas, conjugação de ambientes com os requisitos e necessidades dos cliente, modelação de equipamentos e espaços e ainda no que diz respeito ao relacionamento com as pessoas, em termos profissionais.

Embora não tenha ficado cem por cento satisfeita, essencialmente por não ver o principal projecto em que trabalhei concretizado, senti-me muito bem. Todos os passos dados foram muito importantes, porque assim pude aprender que todos os projectos têm que ser discutidos com o cliente, com vista à sua realização, dentro dos prazos.

Durante o estágio houve aspectos positivos e negativos, os negativos, mas também enriquecedores, foram as dificuldades criadas por alguns fornecedores e a indecisão de clientes. Tive também alguma pena de não ter desenvolvido trabalho em mais projectos de grandes dimensões.

Os aspectos positivos foram, sem dúvida, a percepção adquirida em relação ao funcionamento do mercado de trabalho, bem como o contacto com os clientes e fornecedores.

Apesar das diferenças, todos os projectos tiveram a sua importância no meu enriquecimento curricular e pessoal.

Concluindo, toda a experiência adquirida durante a realização deste estágio foi extremamente positiva, embora curta, mas mesmo assim marcou o fim de uma etapa e o início de outra.

(27)

Bibliografia

Lourenço, Miguel, Dossier da Disciplina de Ergonomia, 2º ano, Curso de Design de Equipamento, ESTG, 2008/2009

Miranda, João, Dossier da Disciplina de Modelação III, 3º ano, Curso de Design de Equipamento, ESTG, 2009/2010.

Panero, Julius; Zelnik, Martin. Dimensionamento Humano Para Espaços Interiores. Editorial Gustavo Gili, SA, Barcelona, 2002.

(28)

15

Bibliografia Electrónica

o www.cooldesign.pt, consultado a 24 de Setembro de 2010.

o http://pt.wikipedia.org/wiki/Lisboa, consultado a 2 de Outubro de 2010. o

http://www.visitlisboa.com/Conteudos/Menu-Principal/Lisboa/Centro-Historico.aspx?lang=pt-PT, consultado a 2 de Outubro de 2010. o

http://www.visitlisboa.com/Conteudos/Menu-Principal/Lisboa/Historia.aspx?lang=pt-PT, consultado a 2 de Outubro de 2010.

(29)
(30)

17

(31)
(32)

19

(33)
(34)

21

(35)

Figura 7 – Imagem da Casa de Banho

Figura 8 – Quadro Com as Medidas Para Camas de Solteiro Fonte – Zelnik e Panero (2002), página 150

(36)

23

Figura 9 – Quadro Com as Distâncias Entre Camas Fonte – Zelnik e Panero (2002), página 151

(37)

Figura 11 – Vista da Varanda

(38)

25

Figura 13 – Vista do Lado Esquerdo do Quarto

Figura 14 – Quadro Com as Medidas da Banheira Fonte – Zelnik e Panero (2002), página 168

(39)

Figura 15 – Quadro Com as Medidas do Lavatório Fonte – Zelnik e Panero (2002), página 165

(40)

27

(41)

Projecto B – Estante de Escritório

Figura 17 – Estante

(42)
(43)
(44)

31

Projecto C – Projectos para Orçamentação

Figura 20 – Mesa com Pés

(45)
(46)

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(47)

3.062

2.512

2.450

1.012

400

829

100

4.656

1.500

2.361

1.100

2.388

1.770

2.720

1.082

2.264

2.170

700

1.935

3.000

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(48)

20.000 29.999 3.700 1.100 12.000 1.300 1.900 8.546 4.540 2.200 2.200 1.000 800 800 800 800 2.484 6.232 2.373 1.100 200 434 2.994 816 2.525 200 575 200 1.637 1.606 2.000 1.100 2.100 1.505 2.075 2.706 900 1.500 1.215 2.230 3.060 1.000 600 1.030 1.300 3.792 4.400 1.000 3.100 2.100 1.900 5.010 1.700 1.200 3.600 1.100 2.200 2.000 1.048 1.200 1.700 2.109 1.000 1.000 550 75 1.500 1.000 3.010 2.668 6.115 600 905 1.195 388 488 975 1.215 909 1.000 1.289 904 796 1.700 29.999 2.800 4.483 2.200 5.917 2.200 2.400 3.902 4.234 21.864 5.310 2.230 7.670 2.109 2.230 2.230 8.220 4.811 1.711 2.700 7.087 1.700 2.080 200 300 305 1.163 1.000 400 2.700 4.483 2.200 3.035 2.200 2.300 1.705 811 3.423 2.882 2.095 3.470 2.500 2.712 1.812 2.818 858 5.330 3.182 1.282 2.068 4.630 4.140 1.296 200 3.619 1.201 1.398 3.990 2.488 5.030 5.543 7.712

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(49)

9.483 4.217 1.700 4.600 29.999 3.902 2.532 1.702 21.864 3.600 1.200 1.200 1.200 1.200 1.100 1.000 2.120 1.000 516 6.483 1.000 6.114 2.456 800 597 300 1.711 2.000 200 793 2.000 2.216 2531.444 1.611 1.781 300 1.500 2.703 904 1.000 2.711 533 2.000 3.699 808 910 2.693 20.000 30.049 4.811 5.482 15.506 2.700 200 880 2.500 4.017 4.300 2.500 2.503 2.334 5.482 1.300 1.163 2.430 1.500 800 3.135 1.924 300 800 600 2.700 4.483 2.200 3.035 2.200 2.300 1.705 811 3.423 2.882 2.095 7.538 3.062 2.512 2.450 1.012 400 829 100 4.656 1.500 2.361 1.100 2.388 1.770 3.780 1.547 870 2.830 882 2.010 4.580 2.720 1.082 2.264 2.170 700 1.935 3.000 5.828 300 5.321 2.402 900 1.921 912 2.287 1.822 2.276 886 1.822 2.830 2.431 1.001 1.972 912 885 2.321 1.822 1.420 1.835 7.989 1.623 2.795 6.906 1.302 650 835

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(50)

2.900 12.600 4.500 4.000 4.023 21.976 4.478 7.073 6.115 8.638 4.396 4.300 29.999 9.345 3.333 4.411 20.050 2.184 591 54 644 591 200 1.690 3.305 1.440 1.000 2.300 620 4.400 620 1.190 2.300 5.879 4.370 2.570 4.670 1.210 1.200 1.040 2.370 128 1.800 1.052 600 1.193 600 2.610 1.810 293 1.228 773 897 4.320 3.780 2.920 742 734 675 620 3.105 3.608 1.877 620 4.010 2.810 4.358 2.970 2.350 276 1.848 2.995

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(51)

20.000 29.999 3.700 1.100 12.000 1.300 1.900 8.546 4.540 2.200 2.200 1.000 800 800 800 800 2.484 6.232 2.373 1.100 200 434 2.994 816 2.525 200 575 200 1.637 1.606 2.000 1.100 2.100 1.505 2.075 2.706 900 1.500 1.215 2.230 3.060 1.000 600 1.030 1.300 3.792 4.400 1.000 3.100 2.100 1.900 5.010 1.700 1.200 3.600 1.100 2.200 2.000 1.048 1.200 1.700 2.109 1.000 1.000 550 75 1.500 1.000 3.010 2.668 6.115 600 905 1.195 388 488 975 1.215 909 1.000 1.289 904 796 1.700 29.999 2.800 4.483 2.200 5.917 2.200 2.400 3.902 4.234 21.864 5.310 2.230 7.670 2.109 2.230 2.230 8.220 4.811 1.711 2.700 7.087 1.700 2.080 200 300 305 1.163 1.000 400 2.700 4.483 2.200 3.035 2.200 2.300 1.705 811 3.423 2.882 2.095 3.470 2.500 2.712 1.812 2.818 858 5.330 3.182 1.282 2.068 4.630 4.140 1.296 200 3.619 1.201 1.398 3.990 2.488 5.030 5.543 7.712

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(52)

9.483 4.217 1.700 4.600 29.999 3.902 2.532 1.702 21.864 3.600 1.200 1.200 1.200 1.200 1.100 1.000 2.120 1.000 516 6.483 1.000 6.114 2.456 800 597 300 1.711 2.000 200 793 2.000 2.216 2531.444 1.611 1.781 300 1.500 2.703 904 1.000 2.711 533 2.000 3.699 808 910 2.693 20.000 30.049 4.811 5.482 15.506 2.700 200 880 2.500 4.017 4.300 2.500 2.503 2.334 5.482 1.300 1.163 2.430 1.500 800 3.135 1.924 300 800 600 2.700 4.483 2.200 3.035 2.200 2.300 1.705 811 3.423 2.882 2.095 7.538 3.062 2.512 2.450 1.012 400 829 100 4.656 1.500 2.361 1.100 2.388 1.770 3.780 1.547 870 2.830 882 2.010 4.580 2.720 1.082 2.264 2.170 700 1.935 3.000 5.828 300 5.321 2.402 900 1.921 912 2.287 1.822 2.276 886 1.822 2.830 2.431 1.001 1.972 912 885 2.321 1.822 1.420 1.835 7.989 1.623 2.795 6.906 1.302 650 835

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(53)

2.900 12.600 4.500 4.000 4.023 21.976 4.478 7.073 6.115 8.638 4.396 4.300 29.999 9.345 3.333 4.411 20.050 2.184 591 54 644 591 200 1.690 3.305 1.440 1.000 2.300 620 4.400 620 1.190 2.300 5.879 4.370 2.570 4.670 1.210 1.200 1.040 2.370 128 1.800 1.052 600 1.193 600 2.610 1.810 293 1.228 773 897 4.320 3.780 2.920 742 734 675 620 3.105 3.608 1.877 620 4.010 2.810 4.358 2.970 2.350 276 1.848 2.995

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(54)

3.062

2.512

2.450

1.012

400

829

100

4.656

1.500

2.361

1.100

2.388

1.770

2.720

1.082

2.264

2.170

700

1.935

3.000

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(55)

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

Referências

Documentos relacionados

Com isso, esta proposta pode atingir um resultado satisfatório de divulgação da cultura científica e abrir portas para que mais iniciativas no sentido de tornar a

O estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a aceitação de doce de leite com café e soro, por meio de teste de aceitação, em relação à aparência, textura, sabor e

Os estudiosos chamam a atenção sobre o quanto é temerário ver a segurança pública como um tema eminentemente penal e enfatizar o direito penal máximo, de

as orientações para a produção de MDA12 com a finalidade de auxiliar professores no desenvolvimento de MDA aos alunos surdos matriculados em cursos de graduação da UFSM que utilizam

Por outro lado, as variáveis que mediam a segurança com que o estudante fazia as avaliações das disciplinas de contabilidade e o quão seguro o mesmo está para utilizar

5) Um acidente radioativo, hoje, pode ocorrer em qualquer lugar do planeta. A informação é muito importante para que possamos conhecer a natureza da radioatividade, a sua presença e

No Capítulo 1, vimos a análise de Erich Auerbach de que nos poemas homéricos existe uma linearidade progressiva da narração mesmo quando há saltos narrativos para

As receitas líquidas médias provenientes das diferentes populações deste estudo foram calculadas pela diferença entre o preço da saca de 60kg de café beneficiado pago ao produtor e