• Nenhum resultado encontrado

Dispositivos de Entradas e Saídas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dispositivos de Entradas e Saídas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA

Introdução

Dispositivos de entrada e saída são equipamentos que permitem a interação do usuário com o sistema, fornecendo ou recebendo informações requisitadas.

Como são inseridas essas informações?

Como o computador nos responde a essas informações processadas?

O modo adotado para a comunicação CPU/MP é o barramento, que define a interligação entre os periféricos.

É através do barramento do sistema que se pode interligar todos os componentes de um sistema de computação e por onde fluem os mesmo tipos de informação, dados, endereços e sinais de controle.

(2)

DISPOSITIVOS EXTERNOS

As operações de E/S são efetuadas por meio de grande variedade de dispositivos externos, que oferecem um meio para troca de dados entre o ambiente externo e o computador.

Um dispositivo externo é conectado ao computador através de uma conexão de um módulo de E/S (figura abaixo). Essa conexão é usada para a transferência de dados, informações de controle e informações de estado entre o módulo de E/S e o dispositivo externo.

(3)

Existem algumas razões para não ligarmos os periféricos diretamente ao barramento do sistema, dentre elas estão:

1. Grande variedade de periféricos. Cada um com sua lógica de operação e, portanto, seria muito difícil dar a um único componente, como o processador, a missão de controlar cada um deles.

2. Outro problema é o fato dos dispositivos externos apresentarem uma taxa de transferência de dados muito menor que aquela estabelecida entre CPU e MEM. Logo, seria inadequado usar o barramento do sistema para fazer uma comunicação direta entre CPU e PERIFÉRICOS.

Um dispositivo externo conectado a um módulo de E/S é denominado “dispositivo periférico” ou simplesmente “periférico”.

(4)

Os dispositivos externos podem ser classificados em três categorias: - Dispositivos voltados para a comunicação com o usuário

- Dispositivos voltados para a comunicação com a máquina

- Dispositivos voltados para a comunicação com dispositivos remotos Dispositivos voltados para a comunicação com o usuário

- terminais de vídeos e impressoras

Dispositivos voltados para a comunicação com a máquina - discos de armazenamentos

Dispositivos voltados para a comunicação com dispositivos remotos - modem e placas de redes

Ao executar uma operação de E/S em um programa, o processador envia um comando para o módulo de E/S apropriado, com um comando solicitando uma operação específica. Para que uma instrução de E/S seja executada, o processador gera um endereço (dizendo qual é o módulo de E/S solicitado) e transmite via barramento este endereço junto com a operação requerida. Os tipos de comandos de E/S são:

CONTROLE

- Determinam a função a ser executada pelo dispositivo.

Ex. enviar dados ao módulo (input ou read), receber dados do módulo (output ou write) e controle do dispositivo (mover cabeçote do disco para determinada posição).

DADOS

- Formam um conjunto de bits a serem enviados para ou recebidos do módulo.

(5)

ESTADO

- Indicam o estado do dispositivo (ready / not-ready), indica se o dispositivo está pronto ou não para efetuar uma transferência de dados.

O BUFFER é uma área de armazenamento temporário

Após esta introdução podemos listar as funções mais importantes de um módulo de E/S, que são:

1. Controle e temporização

2. Comunicação com o processador

3. Comunicação com dispositivos

4. Armazenamento temporário de dados

5. Detecção de erros

As funções de controle e temporização são importantes, pois recursos como barramento e memória são compartilhados para a realização de várias atividades, entre elas E/S de dados.

Portanto, é necessário incluir funções de controle e temporização para controlar o fluxo de dados entre o sistema computacional e o meio externo. Na comunicação do dispositivo com o processador, as seguintes etapas estão envolvidas:

1. O módulo de E/S é questionado sobre seu estado: ok/no-ok 2. O resultado da pergunta é retornado ao processador

3. Se o dispositivo estiver ok, o processador solicita a transferência dos dados enviando um comando para o módulo de E/S.

(6)

5. Os dados são transferidos para o processador. Cada interação entre processador e módulo de E/S envolve uma ou mais arbitração do barramento.

A detecção de erros é responsável por informar ao processador sobre o mau funcionamento do dispositivo (mecânico ou elétrico), como por exemplo: uma falha em uma trilha do disco ou a falta de papel da impressora. Estrutura do módulo de E/S

A quantidade de dispositivos que um módulo pode controlar e a complexidade do mesmo podem variar significativamente.

Conforme podemos ver na figura abaixo os dados transferidos entre o módulo e o computador são armazenados temporariamente em registradores de dados.

Além disso, existem registradores de estado para informar o estado atual do dispositivo.

Cada um dos módulos de E/S possui um endereço distinto para ser referenciado pelo processador.

(7)

Dessa forma, o intuito do módulo de E/S é dar ao processador uma visão simplificada da grande variedade de periféricos.

Existem três técnicas diferentes que podem ser utilizadas durante a realização de operações de E/S, são elas: E/S Programada, E/S dirigida por Interrupção e Acesso Direto à Memória (DMA).

E/S Programada

Neste modo de comunicação o processador, além de executar o programa, possui controle total sobre as operações de E/S.

Este controle inclui desde a detecção do estado do dispositivo, o envio de comandos para o módulo de E/S (leitura ou escrita) e a transferência de dados.

Toda vez que o programa em execução realiza alguma operação de E/S, o processador tem que interromper sua execução para tratar da operação solicitada.

Com isso, a execução do programa fica interrompida até que a operação seja finalizada. Nesse intervalo, o CPU fica testando o estado do módulo de E/S. Como podemos imaginar, ocorrerá um desperdício de processamento, pois o processador é muito mais rápido que o módulo de E/S.

A transferência dos dados acontece entre o módulo de E/S e o processador.

E/S dirigida por Interrupção

Neste modo de comunicação o processador não fica esperando que a operação de E/S seja finalizada para continuar a execução do programa, como acontecia no caso da E/S programada.

(8)

Ao invés disso, ele simplesmente emite um sinal para a controladora (módulo de E/S) com a operação solicitada e continua executando outras instruções do programa. Quando controladora estiver pronta para trocar informações com a CPU ela envia um sinal de interrupção avisando seu estado de “pronto”.

Após este sinal o processador realiza a transferência dos dados como acontecia no modo anterior.

Para a CPU a execução acontece do seguinte modo:

1. Processador envia um sinal de leitura para o módulo de E/S e continua com a execução do programa.

2. Sempre ao final de cada ciclo de execução o processador verifica se existe algum sinal de interrupção de um módulo de E/S pendente.

Se existir, o contexto do programa é salvo e a interrupção é processada, fazendo a leitura dos dados da controladora e armazenando na memória.

3. Recupera o contexto do programa e continua sua execução normal.

Devemos ressaltar que tanto na E/S Programada quanto na dirigida por Interrupção, o processador sempre é o responsável por obter dados da memória principal (operação de saída memória => dispositivo) ou por armazenar dados na memória principal (operação de entrada dispositivo => memória).

Interrupções

É um sinal de um dispositivo que tipicamente resulta em uma troca de contexto, isto é, o processador para de fazer o que está fazendo para atender o dispositivo que pediu a interrupção.

1 - Interrupção de E/S: ocasionada por um controlador de E/S para indicar a conclusão de uma operação ou a ocorrência de erros.

(9)

4. Interrupção de falha de hardware: provocada por falha do hardware, como um erro de paridade em memória ou a queda de energia.

O principal objetivo das interrupções é melhorar o desempenho da CPU (Ex. Leitura de dado em disco).

DMA – Acesso Direto à Memória

Esta técnica é uma opção mais interessante de realizar as operações de E/S pois a transferência de dados entre o módulo de E/S e a memória principal é feita diretamente sem a necessidade de envolver o processador.

Dentre as principais desvantagens dos métodos anteriores podemos citar: 1. A taxa de transferência de E/S é limitada pela velocidade com que o processador pode servir um dispositivo.

2. O processador tem que se ocupar em gerenciar a transferência dos dados. Para evitar estes problemas desenvolveu-se um módulo adicional que está conectado ao barramento do sistema.

Este módulo é chamado de DMA.

Esse controlador é capaz de limitar o processador e transferir dados diretamente de/para a memória através do barramento do sistema.

Assim, podemos verificar que este módulo pode disputar o uso do barramento com a CPU.

As informações trocadas entre o DMA e a CPU quando esta deseja ler ou escrever um conjunto de dados em um periférico pode ser descrita como segue:

(10)

2. Nas linhas de dados é passado o endereço do módulo de E/S correspondente.

3. O endereço de memória para o DMA armazenar ou ler informações também é passado através das linhas de dados.

4. A quantidade de palavras que serão lidas ou escritas também vai pela linha de dados.

Portanto, o gerenciamento da operação de I/O fica a cargo do DMA. Suponha que um programa solicite uma leitura de um arquivo em disco.

O DMA será o responsável por controlar a operação e armazenar os dados lidos do disco direto na memória principal, no endereço transmitido pela CPU durante a solicitação.

Ao finalizar a transferência, o DMA emite um sinal de interrupção ao processador indicando o término da operação.

Nesse instante, o processador busca os dados direto na memória, poupando tempo de acesso à controladora do disco e, consequentemente, melhorando o desempenho do sistema computacional.

Dessa forma, o processador só se envolve no início e no fim da operação. Como o sistema operacional gerencia os dispositivos

O caminho entre o sistema operacional e todo hardware que não está na placa-mãe passa por um programa especial chamado driver.

A função principal do driver é funcionar como tradutor entre os sinais elétricos dos subsistemas de hardware e a linguagem de programação de alto nível do sistema operacional e dos aplicativos.

(11)

Estes bits são armazenados em locais específicos dos dispositivos de armazenamento ou se transformam em pulsos de laser em uma impressora. O funcionamento dos drivers depende do tipo de hardware, mas a maioria dos drivers é executada quando o dispositivo é acionado, eles funcionam de maneira semelhante a qualquer outro processo.

O sistema operacional dá prioridade aos drivers para que o recurso do hardware seja liberado e disponibilizado o mais rápido possível.

Uma razão para que os drivers sejam separados do sistema operacional é para que novas funções sejam adicionadas ao driver (e aos subsistemas de hardware) sem que o sistema operacional seja modificado, recompilado e redistribuído.

O desenvolvimento de novos drivers, geralmente realizado ou pago pelo fabricante do subsistema (em vez do desenvolvedor do sistema operacional) melhora as capacidades de entrada/saída de todo o sistema.

O gerenciamento de entrada/saída está relacionado com o gerenciamento das filas e buffers.

Funções de armazenamento especial pegam esses bits de um dispositivo, talvez um teclado ou uma porta USB, e os distribuem para a CPU em uma taxa lenta o suficiente para que sejam absorvidos.

Esta função é especialmente importante quando muitos processos estão sendo executados e o processador está sobrecarregado.

O sistema operacional diz para o buffer que continue coletando informações de entrada do dispositivo.

Mas os dados não serão enviados para a CPU enquanto o processo que estiver usando a entrada não for suspenso.

(12)

Então, quando o processo de obtenção de dados de entrada estiver ativo de novo, o sistema operacional vai dizer para o buffer que ele pode enviar dados. Este processo permite que um teclado ou um modem interajam com usuários externos ou computadores em alta velocidade, mesmo quando a CPU não pode executar informações de entrada destas fontes.

Gerenciar os recursos do sistema do computador é uma boa parte da função de um sistema operacional e, no caso de sistemas operacionais de tempo real, este pode ser todo o trabalho.

Para outros sistemas operacionais, o objetivo é fornecer, de maneira simples e consistente, poder de processamento para aplicativos e usuários.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O novo sistema (figura 5.7.) integra a fonte Spellman, um novo display digital com programação dos valores de tensão e corrente desejados, o sinal visual do

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados