• Nenhum resultado encontrado

Ecoturismo e sustentabilidade em Derrubadas/RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ecoturismo e sustentabilidade em Derrubadas/RS"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO

SUL – UNIJUI

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

FRANCIELI FERNANDA RIGO DÓRIS KETZER MONTARDO (Orientadora)

ECOTURISMO E SUSTENTABILIDADE EM DERRUBADAS/RS

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, como requisito parcial para a obtenção do titulo de licenciado em geografia.

(2)
(3)

3 ECOTURISMO E SUSTENTABILIDADE EM DERRUBADAS/RS

Francieli Fernanda Rigo1 Dóris Ketzer Montardo 2 RESUMO

O Turismo é uma das atividades mais importantes, o mesmo compreende as atividades que as pessoas realizam durante viagens e lugares diferentes do seu entorno habitual por um determinado período. O presente trabalho aborda esse processo a partir de um estudo de caso, tomando como referência o município de Derrubadas – RS, analisando os principais pontos turísticos e a importância do turismo para o município. Para tanto fez se inicialmente uma revisão bibliográfica onde foram resgatados os fundamentos que contribuíram para o entendimento do turismo e do ecoturismo. Em um segundo momento através de pesquisa de campo realizou-se um levantamento de dados que contribuíram para a compreensão de como é o turismo no município estudado.

PALAVRAS CHAVES: Turismo, ecoturismo, município.

1 Acadêmica do curso de Geografia - Unijui

2 Orientadora, Geóloga, Mestre em Geociências, Área de Concentração em Estratigrafia, na UFRGS -

(4)

4 INTRODUÇÃO

No início deste século a ênfase ao Turismo, na região Noroeste do Estado, assim como em todo o território gaúcho, vem ganhando força e destaque em diferentes fóruns e no desejo das comunidades em ingressar nesta atividade.

A atividade turística não é um fato novo se pensarmos na escala mundial e em nível de Brasil nas áreas/regiões tradicionais que há muito vem atuando no setor, principalmente o turismo sol-praia.

No Rio Grande do Sul temos algumas regiões que já construíram e vêm desenvolvendo, com certa tranquilidade, o seu potencial turístico, o que tem sido objeto de alguns estudos já realizados e por realizar.

Na atualidade o turismo é uma das atividades econômicas mais importantes, e o ecoturismo é um segmento que vem ganhando força no mundo todo. Não temos dúvida que ele seja uma alternativa, mas muitos dos problemas hoje existentes na comunidade regional advêm da falta de planejamento, da fraca participação dos cidadãos no processo decisório, da implantação de modelos inadequados à realidade local, da permanência de estruturas sociais ultrapassadas.

Na maioria dos casos ainda encontra-se, nos encarregados pelas secretarias de turismo ou setores correlatos do turismo, pessoas sem conhecimento algum, sem especialização na área, muitas vezes se tornando um dos entraves para o desenvolvimento desta atividade.

Há falta de recursos, investimentos, para a pesquisa nessa área, o que dificulta uma maior compreensão do fenômeno e a elaboração de propostas para o setor.

Os representantes do poder público municipal buscam recursos para investimentos em infra-estrutura e pouco se preocupam com investimentos em qualificação de profissionais para o setor. Além disso, possuem uma visão imediatista e individualista que dificulta a relação entre os municípios na busca de uma ação regional, e de aproximação com as universidades, que poderiam viabilizar projeto e dar suportes técnicos para o desenvolvimento do setor/áreas do turismo nos municípios ou região.

No Rio Grande do Sul, encontramos vários tipos de oferta turística, dentre as quais o turismo sol-praia, religioso, cultural, de negócios, assim como o ecoturismo.

No município de Derrubadas no Estado do Rio grande do Sul, há um atrativo natural que desperta o interesse dos turistas, o Salto Yucumã, localizado no Parque Estadual do

(5)

5 Turvo, um atrativo regional que, junto com atrativos de outros municípios, compõe a Rota do Yucumã.

A partir destes pressupostos e na perspectiva de conhecer a realidade turística em Derrubadas/RS, é que se pretende desenvolver esse trabalho de pesquisa, investigando as condições do espaço receptor para o desenvolvimento da atividade e seus impactos sócios espaciais.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

O turismo teve início desde as mais antigas civilizações, mas foi no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, que teve maior destaque, como consequência dos aspectos relacionados à produtividade empresarial, ao poder de compra das pessoas.

Desde os tempos primordiais, quando os aristocratas e mais tarde a burguesia viajavam principalmente para contemplar monumentos, estátuas, ruínas e obras de arte dos antigos gregos e romanos, já existiam formas de expressão turística no mundo. Essas viagens acontecem até nos dias de hoje como forma de adquirir cultural.

A organização mundial do turismo (OMT) fundamenta que o turismo compreende as atividades que as pessoas realizam durante viagens e lugares diferentes do seu entorno habitual por um determinado período. O ministério do turismo, através de políticas, como o Plano Nacional de Turismo, vem tendo uma nova visão para conduzir e praticar as atividades turísticas, promovendo a igualdade de oportunidades para as unidades da federação e os diferentes tipos de turismo.

No Brasil há muitos estudos sobre o turismo, que mostram o turismo como uma reunião de fragmentos com hotéis, transportes, agências de viagens, compartimentos desprovidos de interação entre si e com os outros setores da sociedade.

Para Ruschmann (1997) a educação para o turismo ambiental deverá ser devolvida por meio de programas não formais, convidando o “cidadão-turista” a uma participação consciente na proteção do meio ambiente não apenas durante as férias, mas também no cotidiano e no local de permanência permanente.

O turismo representa e movimenta uma grande parte de renda e geração de empregos de diversos países. No Brasil, a atividade turística é promissora, estando nas possibilidades de exploração de seus recursos naturais.

(6)

6 Para desenvolver o turismo é necessário saber quais as principais características, é fundamental compreender o perfil dos turistas que buscam experiências neste segmento, desenvolvendo um papel importante para o processo de fortalecimento da identidade de um território. Conhecer as preferências do turista é elaborar produtos adequados a cada perfil consumidor.

O ecoturismo definido pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) é uma das maneiras que existe de subsistência do patrimônio natural e cultural, incentivando a conservação e a conscientização de preservação do meio ambiente, transformando o bem estar da população.

O Brasil constitui em seu âmbito uma diversidade muito abrangente, não apenas o superficial de plantas, animais, poluição e outros. Em nosso país podemos encontrar um patrimônio paisagístico muito rico, onde cada estado tem sua paisagem caracterizada e única, como exemplos temos: o Rio de Janeiro com o Pão de Açúcar cercado de praias, a Amazônia com sua floresta tropical exuberante, os pampas do Sul, vales, campos, planícies de mato grosso, cavernas e formações geológicas surpreendentes. O verdadeiro capital que o Brasil possui é natural, dele depende sua grandeza, sua historia e seu futuro. Com preservação todos podem usufruir, pois o ecoturismo traz uma alternativa sustentável.

A atividade do ecoturismo é a mais interessante, preserva o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Devemos educar os turistas para a preservação da natureza.

De acordo com as pessoas do Município de Derrubadas – RS que estão envolvidas com o turismo acreditam que o turismo no Brasil começa em cada município. Desenvolver o turismo significa explorar os atrativos de cada região. Em geral todas as cidades possuem características especiais, um charme próprio. Para desenvolver o turismo, é preciso que todos os habitantes do município estejam motivados. A partir das iniciativas da prefeitura, comunidade e empresários locais o turismo vai crescer, melhorando a vida de todos e contribuindo para que o nosso país seja cada vez mais o país do turismo.

2. TURISMO

Nos últimos séculos, um modelo de civilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção de trabalho, além da mecanização da agricultura, que inclui o

(7)

7 uso intenso de agrotóxicos e a urbanização, com o processo de concentração populacional nas cidades. Nesta visão, o turismo moderno é um espelho da revolução industrial, pois adquiriu a racionalidade capitalista de usar os recursos naturais para ter uma renda. O fenômeno turístico deixou de ser uma atividade periférica para se tornar agente na vida cotidiana.

O turismo é uma atividade sofisticada que movimenta bilhões de dólares por ano e atinge centenas de milhões de pessoas. Inúmeros locais transformam-se em complexos turísticos pelas mais variadas razoes: belezas naturais, núcleos históricos ou artísticos, centros comerciais de convenções ou culturais eventos esportivos ligados ao show business, grandes metrópoles ou complexos industriais. (RODRIGUES, 2000,p.62).

Neste século, o turismo teve um crescimento significativo. Segundo dados da EMBRATUR, a receita do turismo internacional representa mais de 7% do comércio mundial de bens e serviços, isso faz com que o turismo ocupe lugar entre os três segmentos mais importantes do comércio mundial, junto com o petróleo e a indústria automobilística.

Com isso o turismo foi se inserindo cada vez mais na indústria cultural e no setor educacional. Entenda-se educação nas sociedades contemporâneas como sendo não apenas a educação formal escolar, religiosa ou familiar, mas o conjunto de formações pessoais e trocas informações.

É necessário entender como o setor turístico foi se alterando, aos poucos o turismo deixou de ser objeto da sociedade para se tornar capaz de fazer sua própria história. Muitas mudanças ocorreram o mundo nas ultimas décadas, modificando as condições de vida de muitos países no nível de cultura ideológica ou Lazer. Pode-se analisar como o capitalismo desenvolvido tem elaborado o turismo nas sociedades contemporâneas.

Deve-se observar como, através da teia do capital, as ciências e a tecnologia, a educação, a cultura, as estratégias de marketing e as novas possibilidades de lazer se unem nesses projetos turísticos. O resultado final, nesses projetos, é a manutenção do meio ambiente, geração de empregos qualificados, troca de conhecimento e riquezas. (RODRIGUES, 2000, p.76). Para a população de países desenvolvidos, o turismo é o lazer mais acessível. É comum operários passearem em locais como campos, montanhas, praias, SPA, entre outros.

O turismo pode ser definido por diferentes fatores, pode ser a partir das características da oferta, em função da motivação do turista.

(8)

8 2.1 TURISMO NO BRASIL

Turismo representa e movimenta uma grande parte da renda e geração de empregos de diversos países.

No Brasil, a atividade turística é promissora, sendo sem dúvida centrada nas possibilidades de exploração de seus recursos naturais, tendo uma faixa litorânea extensa, além dos ecossistemas e tropicalidade do clima, entre outros fatores naturais favoráveis.

Recentemente o Brasil elaborou a mais avançada legislação do mundo para proteger o meio ambiente. A preocupação com o meio ambiente começou em 1981, com a Política Nacional do Meio Ambiente, que discute a ação preventiva de planejamento através dos projetos de Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.

O Brasil possui áreas especificas de proteção da lei que são as unidades de conservação, como: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Reserva Ecológica, Área Especial de Interesse Turístico e Local de Interesse Turístico, Cavernas, entre outros. Essas leis determinam a proteção das áreas e estabelece a exploração turística, viabilizando um contato direto com a natureza chamado “turismo ecológico”.

O Brasil tem uma vasta legislação da proteção ambiental, entretanto os meios de comunicação mostram o abuso a essas normas, infrações e crimes que na maioria das vezes ficam impunes. A prática do turismo tem um poderoso instrumento de conhecimento, divulgação do precioso espaço, protegendo as pressões de diversas atividades ou interesses econômicos. “Só se defende aquilo que se ama e só se ama aquilo que se conhece”. (AULICIANO, PEDROSO, outubro 27, 2010. p. 33).

No Brasil, os recursos da natureza para o turismo talvez nunca termine, são variadas e desconhecidas as potencialidades existentes.

Os recursos ambientais e a exploração turística têm como objetivo o lucro, mas com retorno e qualidade dos serviços prestados com o turista e com o ambiente, incluindo a comunidade humana e local. Para o ser humano sobreviver, necessita da exploração dos recursos ambientais cuidadosamente planejados e lutar pela preservação de certos espaços naturais e pela valorização da comunidade ali existente. O turismo deve contribuir numa atividade direcionada ao homem, enriquecimento cultural do visitante, através do fortalecimento cultural de quem recebe.

(9)

9 Para ter desenvolvimento turístico temos que ter patrimônio ambiental, sendo extremamente frágil a certas explorações e irreversível a certas alterações. Com esses cuidados devemos ter sua utilização para o turismo, indispensável para algumas regiões para o seu desenvolvimento socioeconômico.

3. Caracterização da área estudada – MUNICIPIO DE DERRUBADAS – RS

O Município de Derrubadas, está situado a 498 km de Porto Alegre, na Região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, sua área territorial é de 365,4 km².Ao Norte o município limite-se com a República da Argentina e o Estado de Santa Catarina; ao Sul com o município de Tenente Portela, ao Leste com os municípios de Barra do Guarita e Tenente Portela e ao Oeste com o município de Três Passos.

Figura 1: Mapa do Município de Derrubadas – RS Fonte: Prefeitura Municipal de Derrubadas

De acordo com os historiadores do município, em 1931, o General Flores da Cunha, Interventor do estado, concedeu a seu amigo particular Pedro Garcia o direito de explorar e extrair madeira de lei da zona da serra do Pari, antigo nome de Tenente Portela. Com a instalação do Estado Novo em 1937, o General Flores da Cunha foi deposto, o que resultou no embargo da empresa de Pedro Garcia, causando-lhe sérios prejuízos, abandonado o local com seus homens, deixando grande quantidade de árvores arrancadas.

Os primeiros colonizadores que aqui vieram se instalar por volta de 1939 encontraram aquela grande quantidade de árvores arrancadas no meio de mata, nas proximidades onde hoje se localiza a cidade, imaginando-se tratar de um grande vendaval. Daí, pelo o que aqui encontraram, deram a este lugar o nome de Derrubadas.

A população residente no Município de Derrubadas, segundo o último censo, é de 3190 habitantes, sendo 1892 homens e 1821 mulheres, a população rural é de 2927 habitantes e a urbana é de 786 habitantes.

(10)

10 De acordo com a apostila “História do município de Derrubadas’, afirma-se que a origem do município foi a partir da chegada dos colonos que aqui se instalaram, no ano de 1939. Algumas características sociais e econômicas ainda existem.

Em função da existência do Parque Estadual do Turvo, verifica-se uma rica diversidade de fauna e flora nesta área. As demais áreas do município ainda contam com boa cobertura vegetal (8,57%).

Fazendo fronteira com o vizinho país da Argentina e o Estado de Santa Catarina, pelo Rio Uruguai, Derrubadas conta com o Parque Estadual do Turvo, um verdadeiro paraíso ecológico, com 174,9 km² de mata virgem. No Parque encontramos uma diversidade de fauna e a flora, tais como: onças, capivaras, queixadas, jaguatiricas, antas, cobras e uma grande diversidade de aves. Além da vegetação típica nas proximidades do salto, pode-se observar a existência de árvores nativas das mais variadas espécies.

No rio Uruguai, no interior do Parque do Turvo, na fronteira do Brasil com a Argentina, localiza-se o Salto do Yucumã. É o maior salto longitudinal do mundo, com

(11)

11 1.800 metros de extensão e com quedas de água de até 12 metros de altura. O canal por onde corre a água admite-se que tenha uma profundidade que varia de 90 a 120 metros de profundidade.

A estrutura do salto é formada por um paredão de rochas basálticas, destacando a sua beleza pela extensão de quase 2 quilômetros e dirigindo-se paralelo ao sentido das águas, longitudinalmente.

Para se observar a beleza do salto, precisa-se olhar pelo lado brasileiro, mais precisamente pelo Município de Derrubadas. Percorre-se uma extensão de 16 km dentro da mata virgem. Antes de se chegar ao salto, percorre-se ainda aproximadamente 500 metros de rochas, cobertas de capim e arbustos, onde pode-se encontrar bacias de água parada, oriundas das enchentes ou mesmos das águas da chuva.

Com a tendência que tem se verificado nos últimos anos, de aumentar cada vez mais os investimentos na área do turismo, o Município de Derrubadas poderá tirar ampla vantagem, pois dispõe de um potencial turístico muito grande que é o salto do Yucumã, que é a união de vários municípios da região em torno do objetivo de aproveitar esse grande potencial turístico que é o salto.

4. O TURISMO NO MUNICÍPIO DE DERRUBADAS - RS

O turismo tem grande importância para o Município de Derrubadas/RS, destacando-se em função dos destacando-seguintes acontecimentos/pontos turísticos. Um dos pontos turísticos que encontramos em Derrubadas é o Salto do Yucumã, maior queda d’água longitudinal do mundo, tem também o Parque Estadual do Turvo são mais de 17.491 mil hectares de mata nativa preservada, mas encontramos ainda 58 cachoeiras, belos vales-paisagens, trilhas em meio à mata nativa, potencial para o turismo rural com moinho a roda d’água, propriedades rurais, atividades rurais, alambiques, além de balneários, pesque-pague, café colonial, pousadas. Tem ainda o Centro de Informações Turísticas – Municipal e o Centro do Visitante – Estadual, capazes de dar o suporte de informações e atendimento necessário aos turistas.

(12)

12 Figura 2 : Centro de Visitantes Biólogo Carlos Porto da Silva

Fonte: Dante Meller

No município de Derrubadas a atividade turística se desenvolve basicamente através do ecoturismo, pois ele é a exploração de forma sustentável dos meios naturais. O Parque do Turvo tem mais de 17.000 hectares, é uma área muito extensa que pode ser explorada de forma a não gerar ou gerar o mínimo de impactos ao meio ambiente, principalmente com relação à fauna e à flora, que são esplêndidas neste local. O Salto do Yucumã é explorado somente de maneira sustentável, a única atividade permitida é a observação\contemplação da paisagem.

Já nos pontos turísticos, como por exemplo, o Parque do Turvo que tem grande importância nacional/internacional, anualmente circulam em torno de 20.000 pessoas dos mais diversos lugares do país, do mundo, porém esses turistas não vêem só visitar o Parque, eles visitam outros pontos turísticos citados anteriormente. Os turistas que visitam o município de Derrubadas têm os mais diferentes interesses, alguns a passeio/lazer, curiosidade, outras a pesquisa.

(13)

13 Segundo o Secretário do Turismo de Derrubadas, após a conclusão asfáltica, houve um grande aumento de turistas no município. O mesmo vem passando por um processo de investimentos na área do turismo e, nisso, encontra-se também melhorias na cidade, como destacado pelo secretário. As ruas que ainda não possuíam estão ganhando calçamento, também está sendo realizada a pintura de pórticos, construção de passeios, arborização e jardins, lixeiras personalizadas com os animais existentes no parque como por exemplo a anta, o tateto, a onça pintada, o puma entre outros. “Formamos uma equipe de monitores locais de ecoturismo devidamente treinados e capacitados para acompanhar e orientar excursões e pessoas que contratarem o serviço”, acrescenta o secretário.

De acordo com o IBGE o Município de Derrubadas tem apenas 3.190 habitantes, o comércio é mínimo, mas conta com o incentivo do poder público, para o melhoramento dos estabelecimentos da cidade, desta forma atrai os turistas na compra de produtos da terra, oferecendo seus serviços para bem atender o “cliente\turista” e o desenvolvimento.

Em questões estruturais dentro do Parque, o governo municipal investiu na construção de um centro para visitantes, onde funciona também o setor administrativo do local, uma casa para o guarda municipal e um local de reuniões e palestras. Também abriga um museu com animais empalhados e exposições de fotos.

(14)

14 Figura 3: Museu com animais empalhados.

Fonte: Dante Meller

Nosso município está inserido na Rota do Yucumã, tendo Derrubadas como o município pólo. A Rota do Yucumã localiza-se na região Noroeste Colonial e é formada por 33 municípios das Regiões Celeiro e Planalto Médio, são eles:Ajuricaba, Alecrim, Alegria, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campina das Missões, Campo Novo, Cândido Godói, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Horizontina, Humaitá, Ijuí, Independência, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Candelária, Nova Ramada, Novo Machado, Panambí, Pejuçara, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Redentora, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho, São Valério, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vista Gaúcha.

Inserida numa região de tradição entre campos gerais e as áreas de formação das depressões das encostas do Rio Uruguai, suas características permitem a região apresentar

(15)

15 uma diversidade muito grande de flora e fauna. Seus aspectos culturais, oriundos das diversas etnias que formaram a região, são sua maior herança.

Tradicionalmente agrícola, a região vem apostando em novas formas de desenvolvimento, especialmente na área do turismo, desde 1998, quando foi construído o Consórcio Rota do Yucumã, pessoa jurídica de direito público, que tem como objetivo principal promover a conscientização e a educação para o desenvolvimento do turismo sustentável junto a comunidade local.

O Salto Yucumã está localizado dentro do Parque Estadual do Turvo, primeiro Parque criado no Rio Grande do Sul. O Parque é o ultimo reduto da onça pintada no Estado, abrigando também outros animais ameaçados de extinção como o puma, a anta e o cateto. Mais de duzentas espécies de aves também fizeram do Parque do Turvo a sua morada, como o pica-pau-rei.

Além do Salto do Yucumã, a região possui diversos atrativos, a região ainda apresenta muitos parques, balneários, museus e monumentos. O Roteiro Turístico Caminho do Yucumã leva a uma viagem a região, passando por alguns dos seus melhores atrativos.

Figura 4: Salto do Yucumã Fonte: RKV Turismo.

(16)

16 No município encontra-se a agência de turismo RKV (Rigodanzo, Kuntz e Vasconcellos) uma agência comprometida com seus turistas instalada no ano de 2013, que tem o objetivo de facilitar e resolver todos os problemas dos turistas a fim de que possam realizar suas viagens da maneira mais satisfatória possível. A agência RKV turismo tem uma excelente organização, pessoal especializado e informações disponíveis através de sites pela internet, panfletos, conta com um escritório no centro do município, a mesma proporciona ao cliente todos os elementos para a realização de viagens seguras e bem organizadas. Tendo opções de roteiros turísticos que englobam o Parque do Turvo, Salto Yucumã, turismo rural, ecoturismo, toda a logística necessária ao turista para que o mesmo sinta-se bem atendido no Município.

A empresa surge como alternativa aos turistas que desejam outra opção em turismo além da visitação ao Parque do Turvo e ao Salto Yucumã. Ela possui um roteiro chamado CAMINHOS DE DERRUBADAS, que foi criado pensando-se em resgatar um pouco da história do nosso Município e região, a colonização e a cultura do homem do campo. O passeio inicia-se com o café da manhã na casa da Família Laste, no roteiro a segunda parte é na propriedade da Família Federizzi, pioneiros do Município, atualmente tem uma grande diversificação de produção, incluindo hortifrutigranjeiros, gado leiteiro, grãos, piscicultura, degustação de vinho e explicação aos turistas como é a produção do mesmo, entre outras atividades. O turista tem a oportunidade de degustar frutas da propriedade, vinho colonial produzido na propriedade e adquirir produtos.

(17)

17 Figura 5: Café colonial na residência da Família Laste em Derrubadas.

Fonte: RKV Turismo.

Na sequência visita-se a propriedade da Família Buckner, onde existe no local um moinho colonial, movido a roda d’água, em funcionamento. Além do resgate da colonização, o turista tem tempo para fotos junto à roda d’água, e entende o modo de funcionamento deste tipo de moinho.

(18)

18 Figura 6: Moinho colonial na propriedade da Família Buckner

Fonte: yucuma.com\derrubadasonline

Saindo da propriedade da Família Buckner visita-se a Cachoeira da localidade de Santa Fé, local para fotos, banho, natureza impressionante, numa das mais belas cachoeiras do Município de Derrubadas.

(19)

19 Figura 7: Cascata na localidade de Santa Fé.

Fonte: RKV Turismo.

Em seguida encerrando este passeio faz-se a trilha das três cascatas na propriedade da Família Barasuol, outros pioneiros da região. Durante a trilha, verifica-se o local onde existia no passado um moinho e uma turbina de energia elétrica, a trilha tem duração de aproximadamente 30 minutos e visita-se 3 cachoeiras em sequência, com distância aproximada de 300 metros entre elas. Após a trilha visita-se a sede desta propriedade degusta-se a cachaça de alambique, pode-se adquiri-la e em seguida retorna-se a cidade.

Segundo um dos proprietários da agência de turismo Sr. Edio Reimar Kuntz, está sendo apresentada em primeira mão, mais uma opção de passeio em Derrubadas, visitas guiadas, realizadas pela RKV Turismo para o Porto Garcia, interior do Parque Estadual do Turvo. É a hora de aproveitar esta oportunidade única de conhecer ou reviver uma importante história de Derrubadas. Além disso, a agência está inaugurando um galpão crioulo onde serão realizadas festas tradicionais, com cardápio de castelão na brasa, queijo assado, cupim e saladas diversas, como também apresentações gaúchas.

Atualmente, houve um grande desenvolvimento com relação ao turismo no município, que possui estrutura e é capaz de dar um suporte aos turistas. Hoje o que falta é

(20)

20 um hotel, porém isso pode ser compensado com os dois Balneários, um deles têm em torno de 15 cabanas mobiliadas, com capacidades para até 10 pessoas, e o outro têm uma pousada com 50 lugares, além da hospedagem existem nos Balneários, piscinas, pesque-pague, capaz de bem atender o turista. Existem hotéis bons num raio de 50 km, Tenente Portela e Três Passos, para o turista esta distância não é problema.

A Agência de Turismo Receptivo RKV Turismo, a qual tem opções de roteiros turísticos que englobam o Parque do Turvo, Salto Yucumã, turismo rural, ecoturismo, pacotes, toda a logística necessária ao turista para que o mesmo sinta-se bem atendido no Município.

A natureza do Município de Derrubadas é deslumbrante, cultura rica, atrativos e possibilidades de desenvolver o turismo, mas para isso acontecer é necessário tomar iniciativas, acreditar e trabalhar de forma criativa, assim dando resultados. O turista por definição é um viajante e muito provavelmente um curioso, informação para ele significa chegar, sair, passear e conhecer.

CONCLUSÃO

Após ter realizado este trabalho, ter feito a pesquisa a campo e estudado vários autores bibliográficos sobre o tema, podemos identificar as potencialidades turísticas, compreender o que é ecoturismo, é um segmento do turismo voltado para a contemplação, atividades de lazer, esportivas ou educacionais no meio natural de forma a preservar os patrimônios naturais e culturais do local visitado. Além disso, o ecoturismo é ainda uma forma de despertar a consciência ecológica dos turistas através da interpretação e da interação com o ambiente e a comunidade local, gerando benefícios tanto para o visitante quanto para a comunidade ou local visitado, ou seja, o visitante explora visualmente ou com imagens o meio natural sem danificá-lo. Neste sentido, o público que busca o ecoturismo visa estar em contato direto com a natureza, sair da rotina de estresse do trabalho, satisfazer necessidades de repouso, diversão, recreação, aventura, entre outros prazeres.

Conhecemos as potencialidades do município de Derrubadas, onde encontramos o maior salto longitudinal do mundo, o Salto do Yucumã, o Parque Estadual do Turvo com mais de 17.491,40 mil hectares de mata preservada e também encontramos no Parque uma

(21)

21 enorme biodiversidade de fauna e flora, sem contar as várias cachoeiras, paisagens, vales, trilhas em meio a mata nativa e também potencial para o turismo rural. Ainda temos o Centro de Informações Turísticas que disponibiliza informações e comercializa artesanatos locais em uma de suas salas.

Percebemos que o Município de Derrubadas tem muito para se desenvolver turisticamente e com isso pode mudar muito a vida dos munícipes. O turismo é uma fonte econômica alternativa, implantando atividades que absorvem mão de obra da população, trazendo o consumo e tendo a mostra os produtos da terra, gastronomia e hospedagem, isso faz com que o município cresça e desenvolva seus potenciais.

Sem dúvida, Derrubadas é um município com futuro promissor para o turismo, sua diversidade é grande e ele está encaminhado para garantir um desenvolvimento sustentável, usando e mostrando o que temos de bom.

O envolvimento da comunidade é uma das ações básicas para o desenvolvimento turístico, uma vez que é necessário que ela conheça e valorize o seu patrimônio, pois um dos objetivos em relação ao turista quanto suas visitas, deve estar voltada conscientemente com a natureza em prol de sua preservação.

Portanto, o turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do país e uma das que mais cresce, devido à prática do ecoturismo, o qual poderá contribuir para a conservação da natureza de modo eficaz e gratificante, ainda mais se estiver amparado em certificações ecológicas das empresas e pessoas envolvidas, mas para tanto deve haver participação efetiva da sociedade e formação de profissionais qualificados.

O Brasil possui ainda regiões relevantes de áreas naturais e é o país de maior diversidade do mundo, seu potencial ecoturístico é muito grande, o que tem proporcionado o desenvolvimento desta atividade. Os municípios brasileiros, em sua maioria, possuem atrativos para se tornarem pólos ecoturísticos.

(22)

22 REFERÊNCIAS:

Apostila: História do Município de Derrubadas – RS, disponível na Prefeitura Municipal. AULICIANO, PEDROSO, outubro 27, 2010. p. 33.

Brasil. Ministério do Turismo. Turismo cultural: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – 2. Ed. – Brasília: Ministério do Turismo, 2008, 64 p.

CASTROGIOVANNI, A.C. A geografia do espaço turístico, como construção complexa da comunicação. 2004. 335 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social), Curso de Pós-Graduação de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

Ecoturismo: impactos, potencialidades e possibilidades. Barneri SP: Manole, 2001.

Ecoturismo: uma introdução. Coleção Turismo Contexto, Editora Contexto, São Paulo/SP, 281p.

EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo. Disponível em: <www.embratur.gov.br>.

FENNEL, D. A. Ecoturismo: uma introdução. São Paulo: Ed. Contexto, 2002.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Parque Estadual do Turvo – Plano de Manejo. 2006.

http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/download s_publicacoes/Ecoturismo_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf

JOHANN, Jorge Renato. Introdução ao método científico. 2 ed. Canoas: ULBRA, 1997. LOPES, Fátima Marlise Marroni Rosa; DANETTE, Vera Regina. Memórias de Tenente Portela e Municípios Descendentes. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2006, p.349-414.

(23)

23 MINISTERIO DO TURISMO. Caminhos do futuro. Introdução ao Ecoturismo, Paisagens Naturais Brasileiras, Planejamento do Ecoturismo em áreas protegidas. MTUR/AVT/IAP/USP – 2007.

MENDONÇA, Rita E Neiman, Zysman. Ecoturismo: Discurso, Desejo E Realidade”, Meio Ambiente, Educação E Ecoturismo, São Paulo: Editora Manole, 2002

MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo Cultural – Orientações Básicas. Brasil, 2006. Machado, Álvaro. Ecoturismo: Um Produto Viável: A Experiência Do Rio Grande Do Sul. Rio De Janeiro: Editora: SENAC Nacional, 2005;

NEIMAN, Zysman. Ecoturismo Em Unidades De Conservação Como Estratégia Para A Educação Ambiental.

Perfil do Turista de Aventura e do Ecoturista no Brasil. Ministério do Turismo & ABETA. São Paulo: ABETA, 2010. 96p.

PET – Parque Estadual do Turvo. Disponível em: <www.derrubadas-rs.com.br/turvo1.htm>.

PMD – Prefeitura Municipal de Derrubadas. Disponível em: <www.derrubadas-rs.com. br/>.

RODRIGUES, Adir Balastreri. Turismo e ambiente: reflexões e propostas. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2000.

RUSCHMANN, Dóris Van de Meene Turismo Planejamento Sustentável. São Paulo: Papirus, 1997.

Referências

Documentos relacionados

O Ministério do Turismo aponta como principais segmentos: ecoturismo; turismo de aventura; turismo cultural; turismo ci- nematográfico; turismo de estudos e intercambio;

Embora a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) seja considerada a maior organização empresarial do ramo do Turismo de Aventura e

No calendário, encontramos a seguinte data para lembrarmos o folclore: dia 22 de agosto. E em nossas vidas, com que frequência ele acontece? O folclore carrega consigo

Turismo rural, ecoturismo, turismo cultural, turismo náutico, turismo de aventura e turismo de eventos. A configuração do produto é composta através do perfil do turista

  O Parque Estadual Intervales foi escolhido por estar numa região próxima a cidade de São Paulo, a qual poderíamos ir em um final de semana para o levantamento de

Assim, têm surgido diversos tipos de segmentação do turismo, como o ecoturismo, o turismo de aventura, o turismo rural, o turismo náutico, o turismo social, o turismo de saúde e

Este trabalho, além de conceituar ecoturismo e destacar os seus impactos e benefícios para o desenvolvimento sustentável, apresenta o estudo de caso de uma das UC´s do estado

Parte-se do pressuposto de que a denominação turismo comunitário é derivada de modalidades do turismo, conhecidas pelos termos turismo cultural ou etnoturismo, ecoturismo