• Nenhum resultado encontrado

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

Educação Coordenadora da atividade: Vanessa Coelho dos REIS1 Instituto Federal Catarinense (IFC)

Autoras: Amanda GOULART2; Sandra Maria BAYESTORFF3; Ana Beatriz

HAAG4; Ana Laura TARTER5; Juliana Albuquerque NASCIMENTO6.

Resumo

O presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. O Projeto é executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque. Tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital. Na metodologia do ‘Luz do Saber’ os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras realizam o registro, a cada aula, das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo do/a educando/a. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania.

Palavras-chave: inclusão social; alfabetização de jovens e adultos; inclusão digital.

1 Vanessa Coelho dos Reis, servidora técnico-administrativa.

2 Amanda Goulart, aluna, Licenciatura em Química.

3 Sandra Maria Bayestorff, voluntária da Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã.

4 Ana Beatriz Haag, aluna, Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio.

5 Ana Laura Tarter, aluna, Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio.

(2)

2 Introdução

O presente Projeto de extensão consiste na implantação do ‘Luz do Saber’ no município de Brusque/Santa Catarina, permitindo, simultaneamente, o processo pedagógico de alfabetização e de inclusão digital para jovens, adultos e idosos. O ‘Luz do Saber’ é um software gratuito, construído a partir dos referenciais teóricos de Paulo Freire, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Como recurso didático, o ‘Luz do Saber’ é uma ferramenta que auxilia no processo de alfabetização. Além dessa ferramenta, é necessária a intervenção de facilitadores que contribuam para o desenvolvimento pedagógico e social dos/as educandos/as.

O Luz do Saber é um Projeto executado em parceria entre a Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Brusque e a Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Brusque.

Tendo em vista as desigualdades sociais, por questões étnico-raciais, de classe e gênero, entre outras, a implantação do Projeto Luz do Saber é uma porta de acesso à cidadania e uma forma de atendimento à demanda social de escolarização.

O Projeto tem por objetivo principal a disponibilização de recursos que contribuam para o processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como a sua inclusão digital, por meio do software Luz do Saber. Para isso, são desenvolvidas atividades específicas de escrita e leitura no ambiente virtual, além da estruturação de outras para utilização no ambiente de lápis e papel. Ademais, busca-se sistematizar e difundir uma metodologia crítica de alfabetização, pela qual o/a educando/a também resgate sua oralidade, autoexpressão e desenvolva uma visão mais crítica dos fatos do cotidiano.

Metodologia

O ‘Luz do Saber’ é uma metodologia de alfabetização de jovens e adultos que se baseia em um software livre. Para utilizá-lo é necessário que os/as monitores/as realizem uma formação específica sobre a utilização do software. A formação, promovida pela Casa da União Estrela da Manhã, ocorreu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019 no IFC – Campus Brusque. Torna-se necessária também a criação de um ‘ambiente’ alfabetizador. Esse ambiente é constituído por um computador, onde o software possa ser instalado ou conectado à internet, e uma ‘mesa alfabetizadora’, na qual os/as educandos/as podem exercitar a coordenação motora, conhecer o sistema alfabético, adquirir consciência fonológica, interagir com os diversos gêneros textuais e com os/as participantes do Projeto, realizando trocas e o pensar coletivo (FREIRE, 1987, 1996).

(3)

3

O software é editável. Assim, o/a monitor/a pode elaborar suas atividades, adaptadas ao contexto dos/as educandos/as. Está dividido em seis menus interdependentes, a saber: Começar; Ler; Escrever; Karaokê; Livros; e, Edição. O primeiro menu, por exemplo, é formado por um vídeo interativo que apresenta o funcionamento do computador, por outros vídeos que abordam situações do cotidiano para serem discutidas pelos/as educandos/as, e por atividades que facilitam o processo de alfabetização e de inclusão digital. O software contém, aproximadamente, 60 atividades pedagógicas, que visam estimular os/as educandos/as, por meio de jogos, ao conhecimento das sílabas, dos fonemas e das palavras. Paralelo a alfabetização, o/a educando/a desenvolve as competências necessárias para a inserção na cultura digital.

As aulas intercalam momentos de trabalho individual, em frente ao computador, com atividades no ambiente de lápis e papel, que reforçam o conhecimento adquirido. O processo de aprendizagem é facilitado por monitoras, que acompanham os/as educandos/as em sua trajetória no curso. As monitoras são uma servidora técnico-administrativa, três discentes de cursos técnicos integrados ao ensino médio, uma discente do ensino superior e duas voluntárias da Casa da União.

As aulas iniciaram no dia 03 de abril de 2019 nas dependências do IFC - Campus Brusque. Destinado a pessoas não alfabetizadas ou semialfabetizadas da cidade de Brusque e região, o primeiro encontro contou com um público inicial de oito participantes. A maior parte desse público são usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Brusque. Mas também participam do Projeto familiares de discentes do IFC – Campus Brusque. Os encontros semanais acontecem nas quartas e sextas-feiras, a partir das 14h até às 16h, no laboratório de informática ou em uma sala de aula. O Projeto terá a duração de oito meses.

Na metodologia do projeto Luz do Saber os/as educandos/as constroem seu próprio processo de leitura e escrita. Nessa construção, eles passam por etapas, com avanços e recuos, até se apossarem e dominarem o código linguístico. Se a aprendizagem e o desenvolvimento dos/as educandos/as não podem ser compreendidos como processos estáticos, a avaliação não pode se descolar da riqueza e complexidade que é esse processo. Deste modo, é necessário reconhecer que, na alfabetização, não existe momento específico para avaliar. Assim, a avaliação terá uma função diagnóstica e formativa, sendo realizada em múltiplas e variadas dimensões: brincadeiras, jogos, debates e atividades.

(4)

4

Desenvolvimento e processos avaliativos

A realidade educacional brasileira tem registrado ao longo das décadas indicadores educacionais que demostram um significativo percentual de jovens e adultos não alfabetizados, a despeito das pesquisas que apontam a diminuição da taxa de analfabetismo nos últimos anos (IBGE, 2015; INEP, 2003).

No contexto de enfrentamento da exclusão social, em 2003, o Departamento de Beneficência da Casa da União, que possui como um de seus objetivos institucionais a alfabetização de crianças, jovens e adultos, iniciou o Projeto Luz das Letras, atualmente Luz do Saber.

O Projeto Luz do Saber busca intervir em duas questões sociais da realidade brasileira: o analfabetismo e a exclusão digital. O Projeto facilita o processo pedagógico de leitura e escrita, de forma lúdica. E, também, por meio da interação social com os participantes do Projeto, promove a valorização pessoal, o acesso a direitos de cidadania e permite que os educandos tenham novas chances de ver e interpretar o mundo, modificando-o (FREIRE, 1978, 1987, 1996).

O processo de alfabetização é mediado por servidores e discentes do IFC– Campus Brusque e voluntárias da Casa da União. O IFC é uma Instituição especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, tendo como base a conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas, que objetivam à efetivação de direitos sociais, como o direito à educação. A Casa da União é uma instituição de caráter filantrópico e assistencial, sem fins lucrativos, cuja atuação está centrada na melhoria das condições de vida do ser humano, desenvolvendo o sentimento de fraternidade e de amor ao próximo.

A cada aula, as monitoras realizam o registro das dificuldades e do desenvolvimento dos/as educandos/as. Tais apontamentos são discutidos e analisados semanalmente pela equipe, que também se reúne para planejar as atividades em sala de aula e avaliar o andamento do Projeto. Nessas reuniões, estratégias de trabalho são elaboradas para contemplar a realidade e o perfil dos/as educandos/as.

A participação da Secretaria de Assistência Social e Habitação está relacionada à divulgação do Projeto para a comunidade e à identificação de usuários/as com o perfil da proposta extensionista, para sensibilização e posterior encaminhamento à equipe de coordenação. Além disso, a Secretaria também oferece suporte logístico, como o fornecimento de lanche e a gratuidade no transporte coletivo (para o deslocamento até o IFC

(5)

5

– Campus Brusque), a fim de viabilizar a permanência dos/as educandos/as.

No desenvolvimento do Projeto, os/as discentes e os/as servidores/as terão a oportunidade de atuar diretamente com sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Nesta atuação, se aproximarão da realidade desses sujeitos e da realidade macrossocial brasileira. Poderão refletir e discutir sobre a centralidade da questão social no país e participar do enfrentamento de tais problemáticas a nível local.

Considerações Finais

O Projeto Luz do Saber pode ser considerado uma ferramenta de apoio aos projetos de alfabetização de jovens e adultos, com o objetivo de envolver o/a educando/a, apoiar o/a educador/a e potencializar o processo de aprendizagem. A experiência da Casa da União evidencia que é possível alfabetizar o/a educando/a em oito meses, agregando ainda noções de informática.

Os resultados parciais apontam para o desenvolvimento gradativo dos/as educandos/as. Em relação ao processo de alfabetização, reconhecem e escrevem seus nomes, assim como as vogais e as consoantes do alfabeto. Elaboram e redigem, com mediação, frases curtas. A nível social, existe um senso de identificação e pertencimento entre os/as educandos/as, que facilita a interação dialógica.

O Projeto está na fase inicial de execução. Um dos resultados que esperamos alcançar é que os/as educandos/as ampliem seus conhecimentos acerca da compreensão das palavras e das informações linguísticas. Outrossim, precisamos avançar no estímulo e na proposição de reflexões que sejam direcionadas para as realidades vivenciadas, com o intuito de elevar a autoestima, ampliar os horizontes de planejamento pessoal e promover a educação para a cidadania, para que os/as educandos/as sejam sujeitos ativos na sociedade. Pois, a leitura e a escrita são a chave para a construção de si no mundo.

Referências

FREIRE, Paulo. A alfabetização de adultos: é ela um Quefazer neutro? Educação & Sociedade, Campinas, v. 01, n° 01, 1978.

______. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores. Rio de Janeiro, 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Mapa do analfabetismo no Brasil. Brasília, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Essa diferença de requisitos estabelecidos para cada sexo acontece pautada segundo duas justificativas: a capacidade física e a maternidade. Com a cirurgia de mudança de sexo

ao setor de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, com clones pertencentes ao Instituto Agronômico de Campinas

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed