• Nenhum resultado encontrado

NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO SOBRE REVALIDAÇÃO E RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO SOBRE REVALIDAÇÃO E RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO SOBRE REVALIDAÇÃO E RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR

Educação Coordenadora da atividade: Paula Daniela FERNANDEZ Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) Autoras: Paula Daniela FERNANDEZ; 1Danielle Sales TEIXEIRA2

Resumo

O projeto de extensão tem como objetivo criar uma equipe de orientação sobre revalidação e reconhecimento de diplomas de ensino médio e superior, procurando dar informações sobre a legislação existente sobre validação de títulos, e sobre os mecanismos para realizar os trâmites de homologação dentro dos países do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), fazendo ênfase nas nações que integram a Região Trinacional (Argentina, Brasil e Paraguai). A proposta nasce a partir de uma demanda da comunidade interna e externa da UNILA, e de uma pesquisa exploratória que fizemos no ano 2018 que mostra que mesmo com a existência de acordos internacionais dentro do MERCOSUL que visam facilitar o reconhecimento e revalidação dos diplomas nos países do bloco, na prática a sobreposição de normativas internas podem vir a dificultar esses processos, tornando-se um obstáculo para os indivíduos que possuem o desejo de estudar e trabalhar nas nações do MERCOSUL. Portanto, nosso Núcleo de orientação procura informar e orientar a comunidade sobre a legislação existente sobre reconhecimento e revalidação de diplomas de ensino médio e superior, e sobre os mecanismos para realizar o tramite de homologação. Para atingir nosso objetivo temos um espaço dentro da universidade para atender consultas presencias, mas também disponibilizamos os correios eletrônicos da equipe para responder perguntas e dúvidas. Nesse sentido, já estamos começando a receber perguntas sobre os mecanismos de homologação, podendo concluir, provisoriamente, que: 1) existe um profundo desconhecimento sobre as legislações e acordos MERCOSUR sobre revalidação e reconhecimento de diplomas nas instituições do bloco; 2) o tramite de revalidação é muito caro e gera estresse nas pessoas que iniciam a homologação; e 3) muitos profissionais precisam homologar seus diplomas e não sabem como iniciar os tramites e quais são as alternativas que eles têm na hora de escolher uma instituição para revalidar, precisando de orientação.

1 Paula Daniela Fernandez é docente do curso de Relações Internacionais e Integração.

(2)

2

Palavra-chave: Revalidação de diplomas; Mercosul; Tríplice Fronteira. Introdução

Desde a década de 1990 a transnacionalização educativa há estado crescendo na América Latina em paralelo com o aumento da oferta de cursos de pós-graduação na região. Assim mesmo, a aceleração dos fluxos comerciais, financeiros, de populações e tecnologias, somada às crises cíclicas dos países latino-americanos há estimulado a migração de numerosas pessoas, incluído muitos profissionais. Como consequência dos fatos mencionados, a revalidação de diplomas de ensino médio e superior torna-se então alvo de debates por conta da necessidade de verificação de que os indivíduos de outras localidades possuam a capacidade esperada para o preenchimento dos postos de trabalho e das vagas ofertadas pelas instituições de ensino dos países de destino.

Na América do Sul, o MERCOSUL e seus países membros hão estado dialogando sobre o assunto, visando soluções, assinando acordos e estabelecendo mecanismos que facilitem o exercício professional, o acesso à educação superior e os trâmites de revalidação. Porém, não existe um critério único sobre o reconhecimento e a revalidação de diplomas e cada instituição e/ou país expressa autonomia para manifestar-se sobre a matéria.

Esse problema torna-se ainda mais visível na Universidade Federal da Integração Latino-americana por ser uma instituição bilíngue, localizada na região trinacional (Argentina, Brasil e Paraguai) e integrada por funcionários e estudantes da América latina e o Caribe que, muitas vezes, precisam homologar seus diplomas.

Além disto, existe o fato de que esta universidade possui em sua gênese a destinação de ser um polo onde pretende-se fomentar os processos de integração latino-americana através da educação. Nesse sentido, uma das questões que merecem ser foco de nossa atenção é, novamente, a revalidação de diplomas, principalmente do ensino superior, para que os integrantes da universidade, sejam eles discentes, técnicos ou docentes, tenham maior liberdade para exercerem a função a que dedicaram seus esforços nos diversos países da América Latina. Ademais, para que os estudantes passem a ter maior confiança na universidade e sejam atraídos, é importante que eles tenham a garantia de que seus diplomas serão validados em seus países de origem.

Finalmente é importante mencionar que o custo do tramite de revalidação é alto, demora e gera estresse porque quem solicita a validação está sob pressão da instituição/empresa empregadora o de estudos e, paralelamente, as instituições homologadoras muitas vezes comentem erros -que demoram ainda mais os processos de

(3)

3

validação-, e não garantem que o tramite vai finalizar satisfatoriamente. Ou seja, existe uma dimensão subjetiva e psicosocial do problema que não costuma ser considerado.

Deste modo, pensamos que o tema do reconhecimento e revalidação de diplomas é relevante pelo que resulta importante ter uma equipe dentro da universidade que possa orientar e dar apoio à comunidade externa e interna da UNILA sobre legislações e mecanismos para realizar os tramites e validar os títulos.

Vale destacar que como estamos na Região Trinacional, o projeto visa dar ênfase nas legislações e mecanismos da Argentina, Brasil e Paraguai, mas também brindar orientações sobre outros países da América Latina.

Assim mesmo, nossa proposta de extensão está articulada ao projeto de pesquisa “Integración educativa en el MERCOSUR: el caso de la revalidación y el reconocimiento de títulos universitários”, ligado ao Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Capitais Transnacionais, Estado, classes dominantes e conflitividade na América Latina e Caribe (GIEPTALC), e, no nível de ensino, com a disciplina Processos e Teorias e da Integração (Bacharelado em Relações Internacionais e Integração). Nesse sentido, o projeto procura articular as pesquisas e o ensino com extensão, procurando contribuir a comunidade interna e externa da universidade, e mostra que é sensível aos problemas e demandas sociais.

A partir dos problemas indicados, nosso objetivo principal é criar uma equipe de orientação e apoio sobre revalidação e reconhecimento de diplomas de ensino médio e superior, procurando dar informações à comunidade externa e interna da UNILA sobre a legislação existente sobre reconhecimento e revalidação de títulos, e sobre os mecanismos para realizar o tramite de homologação.

Metodologia

Como já foi mencionado o projeto visa criar um núcleo de orientação sobre revalidação e reconhecimento de diplomas de ensino médio e superior destinado a dar informações à comunidade interna e externa da UNILA, referente a legislação existente e aos mecanismos para realizar o trâmite de homologação. Para atingir nosso objetivo, e como nosso projeto está em desenvolvimento, estamos realizando as seguintes atividades:

a. Relevamento de legislações regionais, nacionais e institucionais sobre revalidação e reconhecimento de diplomas do ensino superior e médio.

b. Estabelecimento de um horário e lugar de consulta e disponibilização de contatos dos membros da equipe para dialogar e dar orientações sobre legislação e mecanismos para revalidar diplomas de ensino médio e superior.

(4)

4

c. Elaboração de materiais de divulgação sobre o Núcleo e os mecanismos de revalidação e reconhecimento baseados nas atividades de extensão, pesquisa e ensino.

d. Realização de conferências e apresentação de debates sobre o fenômeno da transnacionalização educativa, com ênfases no reconhecimento e revalidação de diplomas.

Todas essas atividades estão realizando-se e tem como público alvo a comunidade externa e interna da UNILA.

Desenvolvimento e processos avaliativos

Como o projeto encontra em desenvolvimento, ainda não temos uma avaliação final da proposta. Porém, a partir das atividades realizadas podemos perceber que: 1) tem um profundo desconhecimento sobre as legislações e acordos MERCOSUR sobre revalidação e reconhecimento de diplomas nas instituições do bloco; 2) o tramite de revalidação é muito caro e gera estresse nas pessoas que iniciam a homologação; 3) muitos profissionais precisam homologar seus diplomas e não sabem como iniciar os tramites e quais são as alternativas que eles têm na hora de escolher uma instituição para revalidar, precisando de orientação. Assim, percebemos que existe interesse e preocupação sobre a revalidação de diplomas por parte de comunidade interna e externa da UNILA pelo que estamos começando a ser consultados sobre os mecanismos de homologação, e alguns membros da equipe estamos colaborando com a organização de eventos relacionados a internacionalização educativa e/ou em projetos de pesquisa que nascem, também, a partir de uma demanda interna e externa da universidade. É, por exemplo, o caso do projeto de pesquisa “Integración educativa en el MERCOSUR: el caso de la revalidación y el reconocimiento de títulos universitários”, que se articula com nosso projeto de extensão. Sobre isso, o projeto de pesquisa e extensão envolve estudantes de graduação que estão desenvolvendo pesquisas sobre o tema da revalidação e internacionalização educativa, e uma estudante bolsista que está realizando seu TCC sobre o asssunto.

Como o projeto de extensão também se articula com ensino, a problemática da revalidação de diplomas está sendo trabalhando em sala de aula, por exemplo no caso da disciplina Processos e Teorias e da Integração (Bacharelado em Relações Internacionais e Integração).

Igualmente, vamos participar do 1º Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES), que será realizado entre os dias 4 e 6 de setembro na UNILA, que possui

(5)

5

como objetivo a discussão e reflexão da internacionalização educativa e dessa temática de maneira ampla. Esse evento está sendo organizado em parceria com diversos atores da comunidade acadêmica dos países do Mercosul como a Universidad Nacional del Litoral (Argentina), a Universidad Nacional de Asunción (Paraguai) a Universidad de la República (Uruguai). Nota-se que não estamos ilhados e que a discussão irá reverberar nos países mercosulinos através dos atores que se propõem a discutir a questão não somente da revalidação dos títulos universitários, mas também da internacionalização do ensino superior e cooperações internacionais.

Este projeto vem sendo desenvolvido por diversos agentes, fazendo-se perceber a importância do trabalho em grupo e proatividade. Valoriza-se todos aqueles que tenham vontade de contribuir com este projeto. A interação entre os diversos agentes possibilita o desenvolvimento interpessoal, a nos conecta a diversos outros atores que veem a necessidade de facilitar a vida daqueles que necessitam revalidar os seus diplomas. Os participantes do projeto passam a compreender as Relações Internacionais desde uma ótica em que é possível visualizar a questão em diversos níveis, desde o macro no qual acordos são firmados pelas autoridades competentes dos estados nacionais, até o micro, no momento em que o indivíduo se beneficia, ou não, de determinadas políticas.

Considerações Finais

Como expressamos ao longo do trabalho, nosso projeto está em desenvolvimento pelo que estamos realizando várias atividades para atingir nosso objetivo: relevamento de legislações regionais, nacionais e institucionais sobre revalidação e reconhecimento de diplomas do ensino superior e médio; dar orientações e responder perguntas e dúvidas sobre revalidação de diplomas; elaboração de materiais sobre o tema do projeto; e colaboração em diversas atividades como o CIES.

Assim mesmo, destacamos que nosso projeto de extensão se articula com docência e pesquisa, contribuído com a formação de discentes e respondendo a uma demanda da comunidade interna e externa da UNILA.

Finalmente, fizemos ênfase na dimensão subjetiva e psicossocial do assunto, manifestando que a partir dos projetos em extensão e pesquisa, nota se que as pessoas que precisam revalidar seu título se sentem aflitas por conta das questões burocráticas e orçamentarias, podendo ter sua qualidade de vida influenciada negativamente por conta destas preocupações que muitas vezes não atinge somente ao indivíduo, mas a sua família e pessoas próximas. Auxiliar nestas questões resulta em um ganho coletivo, no qual são

(6)

6

beneficiados os que necessitam da revalidação e aqueles que se preocupam por esta pessoa. Nesse sentido a existência do Núcleo é importante porque contribui a dar apoio e orientações as pessoas.

Referências

ASTARITA, R. (2006). Valor, mercado y mundialización. Buenos Aires: Kaicron. BRICEÑO RUIZ, J. (2013). “Ejes y modelos en la etapa actual de la integración

económica regional en América Latina”, en: Estudios internacionales, Nº 175, PP.

9-39.

DUMÉNIL, Gérard e Levy, Dominique. A crise do neoliberalismo. São Paulo, Boitempo, 2014, pp. 217-277.

KATZ, C. (2006). El rediseño de América Latina. ALCA, MERCOSUR y ALBA.Buenos Aires, Luxemburg.

PEIXOTO BATISTA, J., & PERROTA, D. (2018). El Mercosur en el nuevo

escenario político regional: más allá de la coyuntura. Desafíos, 30(1), pp.

91-134.Doi:http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/desafios/a.5767(Consultado en: febrero de 2018)

PERROTTA, D. (2013). La integración regional como objeto de estudio. De las teorías tradicionales a los enfoques actuales. In: E. LLenderrozas, Relaciones Internacionales: Teorías y Debates. Buenos Aires: Eudeba, pp. 197-252.

SANAHUJA, José Antonio (2009), “Del regionalismo abierto al regionalismo

post-liberal. Crisis y cambio en la integración regional en América Latina”,

In: Anuario de la integración regional de América Latina y el Gran Caribe, v. 7, pp. 12-54. SANAHUJA, J. (2014).“Enfoques diferenciados y marcos comunes en el

regionalismo latinoamericano: Alcance y perspectivas de UNASUR y CELAC”, en: Pensamiento Propio, Vol.19, Nº 39, pp. 75-108

SOLANAS, F. (2014). “El MERCOSUR, la educación superior y la circulación

de profesionales frente al desafío de la globalización”, en: PANAIA, M.

(Comp.), MERCOSUR. La integración regional en tensión: mercado de trabajo y fracturas en el corredor central. Vicente López: La Colmena.

Referências

Documentos relacionados

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Resultado: Ranking de Educação conforme pesquisa do Observatório Social do Brasil.. Ranking- EDUCAÇÃO

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

Percebo que um objetivo esteve sempre presente desde o princípio, sendo notadamente insistente em muitos momentos do desenvolvimento do trabalho, destacável não só porque faz parte

O modelo matemático que representa o comportamento físico do VSA é composto por equações diferenciais ordinárias cujos principais coeficientes representam parâmetros

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

9.394/1996 (Lei de diretrizes e bases da educação) sobre a revalidação de diplomas oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras, e as