• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO CP2 ENEM pptx

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADO CP2 ENEM pptx"

Copied!
108
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)
(5)

Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e

outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento.

Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição direta de hábitats pela ação do homem. As

populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos

As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de a) não apresentarem genes deletérios no seu pool gênico.

b) não possuírem parasitas e predadores naturais presentes no ambiente exótico. c) apresentarem características genéticas para se adaptarem a qualquer clima ou condição ambiental.

d) apresentarem capacidade de consumir toda a variedade de alimentos disponibilizados no ambiente exótico.

e) apresentarem características fisiológicas que lhes conferem maior tamanho corporal que o das espécies nativas.

(6)
(7)

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se

atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua

espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de

vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo,

o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se

aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado

por ela.

A

relação

descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho

do gênero Photinus, é um exemplo de

a) comensalismo. b) inquilismo.

c) protocooperação. d) predatismo.

e) mutualismo.

(8)
(9)

Os

parasitoides

são insetos diminutos, que têm hábitos bastante

peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros animais.

Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e,

por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle

biológico de pragas agrícolas.

O uso desses insetos na agricultura traz

benefícios ambientais, pois diminui

o(a)

a) tempo de produção agrícola.

b) diversidade de insetos-praga.

c) aplicação de inseticidas tóxicos.

d) emprego de fertilizantes agrícolas.

(10)

Quais as diferenças entre predador, parasita, parasitóide?

Predador: mata a presa rapidamente e precisa de mais de uma presa para completar seu próprio ciclo de vida.

Parasita: não mata o hospedeiro e usa um número variado destes para completar seu próprio ciclo de vida. Isto é, se dois piolhos convivem numa mesma galinha, e ambos conseguem completar seu ciclo de vida, matematicamente cada piolho utilizou menos de um hospedeiro. Por outro lado, moscas cujas larvas se alimentam de um

hospedeiro e, após atingirem a fase adulta, atacam outro hospedeiro, estariam usando mais de um hospedeiro para completar seu ciclo de vida.

Parasitóide: mata o hospedeiro lentamente e utilizam, no máximo, um hospedeiro para completar seu próprio ciclo de vida. Como existem casos de vários indivíduos parasitóides atacando o mesmo hospedeiro ao mesmo tempo, podemos dizer que estes individuos estariam usando menos de um hospedeiro para completar seu ciclo.

(11)
(12)

Documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) mostra que há no mundo água suficiente para suprir as necessidades de crescimento do consumo, “mas, não sem uma mudança dramática no uso, gerenciamento e compartilhamento”.

De acordo com o Relatório Mundial da ONU sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015, “é necessário melhorar a gestão da água para garantir o abastecimento da população mundial”, porque “se nada for feito, as reservas hídricas de todo o mundo podem encolher 40% até 2030”.

Para sanar o problema apresentado no texto, uma das soluções mais eficientes e economicamente viáveis é

a) o derretimento das calotas polares.

b) a dessalinização das águas dos oceanos.

c) a despoluição de rios e de outros mananciais dulcícolas.

d) a redução do desperdício no uso doméstico e na agricultura. e) a intensificação do uso dos estoques subterrâneos profundos.

(13)

O lixo de Fortaleza

Cerca de 1,1 milhão de toneladas de resíduos sólidos são coletados anualmente na cidade de Fortaleza, segundo dados da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor). Diariamente a população gera em média 3.100 toneladas de “lixo”, ou seja, produz cerca de 1,3 quilos de resíduos por habitante. A população de Fortaleza, segundo o IBGE, é de 2,4 milhões de habitantes. O Estado, 17 jul. 2012.

O tratamento dos resíduos sólidos depende do conhecimento das pessoas responsáveis pela gestão urbana, do nível de capital necessário para a implementação de projetos com resíduos específicos, bem como o tipo de resíduo gerado. Uma das formas de tratamento consiste em transformar os restos de alimentos, verduras e frutas, ou toda a parte orgânica do lixo, em compostos que possam servir como fertilizante para o solo, contribuindo para a agricultura.

A forma de tratamento escrita acima corresponde a(o)

a) lixão. b) aterro sanitário. c) compostagem. d) incineração. e) recuperação de gás de aterro.

(14)
(15)
(16)

A lavoura arrozeira na planície costeira da região Sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retida no solo.

A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a)

a) aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida.

b) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água.

c) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que a água não seja absorvida.

d) aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la.

e) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la.

(17)
(18)

"(...) Portanto condenam ao Réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o

Tiradentes, Alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas, a que com baraço e pregão seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a Vila Rica,

aonde em lugar mais público dela será pregada, em um poste alto até que o tempo a consuma, e o seu corpo será dividido em quatro quartos, e pregado em postes pelo caminho de Minas no sítio da Varginha e das Cebolas, aonde o Réu teve as suas

infames práticas, e os mais nos sítios de maiores povoações até que o tempo também os consuma; declaram o Réu infame, e seus filhos e netos tendo-os, e os seus bens aplicam para o Fisco e a Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica será

arrasada e salgada, para que nunca mais no chão se edifique e não sendo própria será avaliada e paga a seu dono pelos bens confiscados e no mesmo chão se levantará um padrão pelo qual se conserve em memória a infâmia deste abominável Réu (...)".

A Sentença de Tiradentes

"Ante a divulgação da sentença, a população mostrou-se perturbada, horrorizada até, já que a execução, mesmo não revestida da crueldade que recomendavam as leis da época, era a mais estarrecedora que a cidade do Rio de Janeiro já tinha visto."

(19)

O sarampo é uma doença infecciosa aguda transmitida diretamente de pessoa a pessoa, por meio de secreções nasofaríngeas. Trata-se de uma virose perigosa, que leva a complicações como encefalites, otites, laringites e panencefalite esclerosante subaguda. O estado do Ceará registrou um surto de sarampo após 15 anos sem registros de casos da doença. Até março de 2014, foram confirmados 125 novos casos dessa virose.

Para se evitar ressurgimentos dessa doença, uma medida profilática efetiva é o(a) a) melhoria das condições de habitação.

b) controle por meio de vacinação. c) aplicação de soro específico. d) ingestão de vitamina C.

(20)
(21)
(22)

Pesticidas são contaminantes ambientais altamente tóxicos aos seres vivos e, geralmente, com grande persistência ambiental. A busca por novas formas de eliminação dos pesticidas tem aumentado nos últimos anos, uma vez que as técnicas atuais são economicamente dispendiosas e paliativas. A biorremediação de pesticidas utilizando microrganismos tem se mostrado uma técnica muito promissora para essa finalidade, por apresentar vantagens econômicas e ambientais. Para ser utilizado nesta técnica promissora, um microrganismo deve ser capaz de

a) transferir o contaminante do solo para a água.

b) absorver o contaminante sem alterá-lo quimicamente. c) apresentar alta taxa de mutação ao longo das gerações.

d) estimular o sistema imunológico do homem contra o contaminante.

(23)
(24)
(25)
(26)

Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores.

Esta reação química ocorre no interior da célula durante a

a) formação dos nucleotídeos. b) tradução do RNA mensageiro. c) formação dos triglicerídeos. d) transcrição do DNA.

(27)
(28)
(29)
(30)

A

surdez

é

geneticamente

heterogênea: pode ser causada por

mutações

em

diferentes

genes,

localizados nos autossomos ou no

cromossomo X ou, ainda, por

mutações em genes mitocondriais.

Os heredogramas representam quatro

famílias, em que ocorrem pessoas com

surdez

A(s) família(s) em que o padrão de herança permite afastar a possibilidade de que a surdez tenha herança mitocondrial é(são) apenas

(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)

- Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera dezenas de moléculas de ATP. Contudo em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.

Qual curva representa o perfil de consumo de glicose, para manutenção da

homeostase de uma célula que

inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual de concentração de oxigênio?

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

(37)
(38)
(39)
(40)

O gráfico a seguir representa a variação do índice glicêmico após a ingestão de dois alimentos (mesma quantidade, pela mesma pessoa, mas em momentos diferentes). A linha pontilhada representa o alimento A enquanto a linha contínua, o alimento B.

:

A análise do gráfico nos permite afirmar corretamente que: a) O alimento B não afeta a concentração de glicose na

circulação sanguínea.

b) O alimento A não possui carboidratos em sua composição.

c) O alimento B ajuda a emagrecer, pois estimula a liberação de adrenalina.

d) O alimento A estimula a liberação de mais insulina na circulação sanguínea.

e) O alimento A apresenta maior teor de glicerídeos que o alimento B.

(41)
(42)

tabagismo acentua o risco de inúmeras doenças, por isso parar de fumar é fundamental para a melhoria da qualidade de vida, uma vez que

a) a nicotina presente no cigarro aumenta a capacidade respiratória dificultando a embolia pulmonar.

b) o fumo reduz a oxigenação dos tecidos vascularizados como o tecido epitelial.

c) essa atitude reduz o nível de HDL, diminuindo a possibilidade de infarto. d) o alcatrão, agindo sobre o tecido muscular cardíaco, desacelera os batimentos cardíacos e reduz o risco de infarto.

e) as substâncias presentes no cigarro podem provocar constrição dos vasos sanguíneos.

(43)
(44)
(45)

O suco de repolho pode ser utilizado como indicador ácido-base em diferentes soluções. Para isso, basta misturar um pouco desse suco à solução desejada e comparar a coloração final com a escala indicadora de pH, com valores de 1 a 14, mostrada a seguir.

Utilizando-se o indicador ácido-base e a escala para determinar o pH da saliva humana e do suco gástrico, têm-se, respectivamente, as cores

a) vermelha e vermelha. b) vermelha e azul. c) rosa e roxa. d) roxa e amarela. e) roxa e vermelha.

(46)
(47)
(48)

A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), também conhecida como superbactéria, quando entra no organismo, é capaz de produzir infecções graves. O surto da bactéria está frequentemente relacionado ao uso indiscriminado de antibióticos. A seguir está representado como surgem cepas resistentes.

(49)

Considerando os argumentos neodarwinistas para explicar a multirresistência da KPC aos antibióticos, podemos afirmar que:

a) Bactérias resistentes podem transferir a outras bactérias anéis de DNA por reprodução assexuada, que garantem a variabilidade entre bactérias, conferindo resistência aos antibióticos.

b) A utilização de antibióticos de forma indiscriminada propicia a seleção de bactérias resistentes.

c) O uso de antibióticos provoca alterações no DNA da bactéria, tornando-a cada vez mais resistente.

d) O mecanismo de mutação no código genético das bactérias ocorre para gerar resistência a antibióticos.

e) Na presença de antibióticos, as bactérias sensíveis sofrem mutações e adquirem resistência, que é passada aos descendentes.

(50)
(51)
(52)

A poluição térmica, provocada principalmente pela má utilização da água na refrigeração das turbinas e caldeiras de usinas hidrelétricas e termelétricas, respectivamente, afeta o aspecto físico-químico e biológico dos cursos hídricos. A água empregada na manutenção dessas usinas deveria ser tratada termicamente, promovendo a liberação do calor, para posterior devolução ao meio ambiente. Contudo, ao ser despejada nos lagos e nos rios, sem qualquer controle ou fiscalização, causa sérios danos à vida aquática, pois reduz significativamente o tempo de vida de algumas espécies, afetando seus ciclos de reprodução.

Um dos efeitos nocivos promovidos pela poluição térmica dos corpos hídricos pode ser identificado pelo(a)

a) desenvolvimento excessivo do fitoplâncton, devido à eutrofização do meio aquático.

b) prejuízo à respiração dos seres vivos, devido à redução da pressão parcial de oxigênio na água. c) bloqueio da entrada de raios solares na água, devido ao acúmulo de sedimentos na superfície.

d) desequilíbrio dos organismos desses ecossistemas, devido ao aumento da concentração de dióxido de carbono.

e) desequilíbrio dos organismos desses ecossistemas, devido ao aumento da concentração de dióxido de carbono.

(53)
(54)

Determinado bioma brasileiro apresenta vegetação conhecida por

perder

as folhas

e ficar apenas com galhos esbranquiçados, ao passar por até

nove meses de seca. As plantas podem

acumular água no caule e na raiz

,

além de apresentarem

folhas pequenas

, que em algumas espécies

assumem a forma de

espinhos

.

Qual região fitogeográfica brasileira apresenta plantas com essas

características?

a) Cerrado. b) Pantanal. c) Caatinga. d) Mata Atlântica.

e) Floresta Amazônica.

(55)
(56)
(57)

O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Por causa da quantidade de sedimentos — restos de plantas e outros organismos — misturados à água salgada, o solo dos manguezais tem aparência de lama, mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo lodoso e salgado.

Para viverem em ambiente tão peculiar, as plantas dos manguezais apresentam adaptações, tais como

a) folhas substituídas por espinhos, a fim de reduzir a perda de água para o ambiente. b) folhas grossas, que caem em períodos frios, a fim de reduzir a atividade metabólica. c) caules modificados, que armazenam água, a fim de suprir as plantas em períodos de seca.

d) raízes desenvolvidas, que penetram profundamente no solo, em busca de água.

e) raízes respiratórias ou pneumatóforos, que afloram do solo e absorvem o oxigênio diretamente do ar.

(58)
(59)
(60)

- A palavra 'biotecnologia' surgiu no século XX, quando o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2012(adaptado).

As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam

a) a sequência de DNA codificante de insulina humana. b) a proteína sintetizada por células humanas.

c) um RNA recombinante de insulina humana. d) o RNA mensageiro de insulina humana.

(61)
(62)

Lançado nos Estados Unidos, em 1990, o Projeto Genoma Humano (PGH) teve por objetivo mapear o material genético humano, isto é, identificar todos os genes existentes nos cromossomos de nossas células.

O PGH constatou a presença de, aproximadamente, 25 mil genes, que são capazes de gerar cerca de 100 mil proteínas diferentes, cada uma sendo especialista em uma função, o que contrariou o dogma de que cada gene seria capaz de codificar apenas um tipo de proteína (“um gene, uma proteína”).

A constatação da existência de um número maior de tipos de proteínas do que o número total de genes explica-se pelo fato de que, em diferentes linhagens de células do nosso organismo,

a) o processamento do transcrito primário (pró-RNAm) pode originar diferentes RNAm funcionais. b) a tradução de um mesmo RNAm funcional é feita por diferentes tipos de ribossomos.

c) a transcrição do DNA é catalisada por diferentes tipos de enzimas, formando diferentes tipos de RNA. d) o genoma é o mesmo, mas o código genético é diferente.

e) os íntrons de um mesmo gene são unidos em sequências diferentes, formando diferentes tipos de RNAm.

(63)
(64)
(65)

a) A síndrome de Down se traduz por uma monossomia, um caso de euploidia.

b) O cariótipo representado apresenta dois cromossomos supranuméricas, assim, o indivíduo é tetrassômico.

c) O indivíduo apresenta ao mesmo tempo as síndromes de Down e Klinefelter.

d) O indivíduo é triploide, pois apresenta mais de duas guarnições cromossômicas.

e) O cariótipo revela os cromossomos humanos presentes em um gameta feminino ou masculino.

As mutações cromossômicas são alterações que

afetam o número ou a estrutura dos cromossomos de uma célula. Os cromossomos são estudados durante a metáfase das divisões celulares. O conjunto de

caracteres relativos ao tamanho, à forma e ao número de cromossomos denomina-se cariótipo. Através da análise nos cariótipos, os biólogos

geneticistas detectam anormalidades cromossômicas. Considere cariótipo adiante e assinale a proposição correta

(66)
(67)

O Idiograma é o cariótipo organizado, mostrando os cromossomos da espécie

(68)

Aberrações cromossômicas

Aneuploidias

Síndrome de Down

(69)

Aberrações cromossômicas

Aneuploidias

Síndrome de Klinefelter 47, XXY

(70)

Aberrações cromossômicas

Aneuploidias

Síndrome de Turner 45, X0

(71)

Cinco casais alegavam ser os pais

de um bebê. A confirmação da

paternidade foi obtida pelo exame de

DNA. O resultado do teste está

esquematizado na figura, em que

cada casal apresenta um padrão

com duas bandas de DNA (faixas,

uma para o suposto pai e outra para

a suposta mãe), comparadas à do

bebê.

Que casal pode ser considerado

como pais biológicos do bebê?

(72)
(73)

A imagem a seguir indica os efeitos contaminantes do

mercúrio em sistemas naturais aquáticos.

Considerando uma cadeia alimentar cuja contaminação esteja de acordo com a imagem anterior, os seres vivos com maior risco de complicações seriam os a) produtores b) consumidores primários c) consumidores secundários d) consumidores terciários e) decompositores

(74)
(75)

A hemofilia A, na maioria dos casos, é uma doença caracterizada pela

deficiência ou anormalidade da atividade coagulante. O gene que

condiciona a doença é recessivo e está localizado no cromossomo X, em

região não-homóloga ao cromossomo Y.

Um

casal de gêmeos

foi testado no nascimento quanto a hemofilia A, onde

foi evidenciado que o

menino é saudável e a menina é hemofílica

. Logo,

seus pais devem apresentar genótipos

a) X

h

Y e X

H

X

h

b) X

h

Y e X

h

X

h

c) X

H

Y e X

h

X

h

d) X

H

Y e X

H

X

h

(76)
(77)
(78)

Em áreas degradadas, a queda na população de aves frugívoras de grande porte, capazes de comer frutos com grande porte, parece estar associada a diminuição do tamanho das sementes de certas espécies de plantas da mata atlântica. Pesquisadores estudaram a ecologia do palmito-juçara, uma palmeira, nesse bioma. Populações de

aves pequenas só conseguem comer e disseminar sementes pequenas, o que implica na maior sobrevivência de palmeiras que produzirão frutos e sementes pequenas nos locais degradados. A prevalência de sementes pequenas acaba dificultando o surgimento de novas plantas da espécie.

A maior sobrevivência de indivíduos do palmito-juçara com sementes reduzidas em áreas degradadas da mata atlântica é um processo de

a) seleção artificial ocasionada pela degradação ambiental.

b) seleção natural desencadeada pela mudança ecológica do ecossistema. c) ampliação da variedade morfológica induzida pela evolução da espécie.

d) adaptação anatômica possibilitada pela transmissão de caracteres adquiridos.

(79)
(80)

A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, tem uma bacia de drenagem de cerca de 16 km2 e é altamente urbanizada. Este ponto turístico, que foi um dos palcos das

Olimpíadas de 2016 nas provas de remo, tem sofrido variadas ações antrópicas que causam desequilíbrios, como a descarga de esgotos, o que leva a um aporte constante de grandes quantidades de fósforo, nitrogênio e do elemento tóxico mercúrio em seus sedimentos. Essa situação impede a autodepuração dessa área, sendo necessário dragar o local das raias de competição. Para minimizar o revolvimento dos sedimentos, a retirada do material orgânico acumulado é feita com draga de sucção, procedimento que permite a

a) intensificação da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

b) multiplicação do fitoplâncton nas águas superficiais.

c) proliferação de bactérias decompositoras.

d) redução na mortalidade de peixes.

(81)
(82)
(83)

Sabendo-se que as

enzimas

podem ter sua atividade regulada por

diferentes condições de temperatura e pH, foi realizado um experimento

para testar as condições ótimas para a atividade de uma determinada

enzima. Os resultados estão apresentados no gráfico.

Em relação ao funcionamento da enzima, os resultados obtidos indicam

que o(a)

a) aumento do pH leva a uma atividade maior da enzima.

b) temperatura baixa é o principal inibidor da enzima.

c) ambiente básico reduz a quantidade de enzima necessária na reação.

d) ambiente básico reduz a quantidade de substrato metabolizado pela

enzima.

e)temperatura ótima de funcionamento da enzima é 30

0

C,

independentemente do pH

(84)
(85)
(86)

Concentr. de substrato Concentr. da enzima Temperatura pH 30mg/ml 10mg/ml 00C 30mg/ml 10mg/ml 100C 30mg/ml 10mg/ml 200C 30mg/ml 10mg/ml 300C 30mg/ml 10mg/ml 400C 30mg/ml 10mg/ml 500C

Quais os valores de pH adequados para testar as temperaturas ideais na

ação de uma enzima típica do estômago humano ?

(87)

- Brasil vai testar mosquito "vacinado" contra dengue

Insetos são infectados com bactéria que os torna imunes ao vírus da doença. Mosquitos protegidos devem ser introduzidos no ambiente em 2014

O Brasil começa a dar os primeiros passos em uma ambiciosa estratégia internacional de combate à dengue: a introdução na natureza de exemplares do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, imunes à doença. Em laboratório, cientistas contaminam os embriões do Aedes aegypti com uma variante da bactéria Wolbachia, que é encontrada em cerca de 70% dos insetos na natureza, incluindo moscas-das-frutas e pernilongos “comuns”. No organismo do mosquito, a bactéria impede o desenvolvimento do vírus da dengue, tornando-o imune.

Relativamente à dengue e ao processo de imunização “hereditária” descrito, assinale a proposição correta.

a) A bactéria bloqueia a transmissão do vírus da dengue, mas não exerce efeito sobre a capacidade de reprodução do vetor hospedeiro.

b) O agente etiológico da dengue é um eucarionte presente em 70% dos insetos na natureza; entretanto, esse percentual não é significativo, pois os insetos não revelam grande biodiversidade.

c) A bactéria citada é um patógeno humano que compete com o vírus da dengue, tornando o projeto inseguro.

d) A bactéria citada sofre alteração genética, tornando-se um novo micro-organismo, promovendo aumento da diversidade biológica.

e) Os ovos dos insetos são infectados com a bactéria que bloqueia a multiplicação dos vírus da dengue dentro do inseto, comprometendo a transmissão da doença.

(88)

Conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o

estudo é feito a partir da inoculação do

microorganismo Wolbachia nos Aedes, que, depois, são

liberados no ambiente. Em outras etapas do trabalho,

pesquisadores constataram que o mosquito

"contaminado" pela Wolbachia perde parte da

capacidade de transmitir vírus durante a picada.

Mosquito com bactéria que impede transmissão de vírus será testado

No momento em que o número de casos de dengue no Brasil chega a 322 mil, com alta de 29% em duas semanas, o Ministério da Saúde anunciou a última etapa de testes de um método que pretende reduzir a capacidade de o Aedes aegypti de transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya.

(89)

Orquídeas de flores róseas (Epidendrum denticulatum) vivem em dunas próximas às praias de Marambaia, no Rio de Janeiro, e de Alcobaça, na Bahia. Embora separadas por 900 quilômetros, deveriam gerar sementes se um dia suas células reprodutivas se encontrassem, já que são consideradas orquídeas da mesma espécie. No entanto

nenhum embrião se formou após a polinização entre plantas das duas localidades induzidas por botânicos em São Paulo. Esses grupos de orquídeas parecem seguir seus próprios caminhos evolutivos, embora já sejam idênticos no tamanho, nas flores, nas cores e nas estruturas externas.

De acordo com o texto, o fenômeno que leva indivíduos da espécie Epidendrum denticulatum , do Rio e da Bahia, a serem incapazes de produzir descendentes entre si é a

a) competição b) protoccoperação c) simpatria d) especiação e) simbiose

(90)
(91)
(92)

No esquema a seguir, as setas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 indicam as estruturas de uma célula eucarionte.

Com base no esquema, analise as afirmativas.

a) O complexo de Golgi, indicado pelo número 4, recebe vesículas cheias de proteínas do retículo endoplasmático liso.

b) O número 6 indica a transcrição do código genético, que resulta na síntese de proteínas, com participação de ribossomos e do RNA mensageiro.

c) O retículo endoplasmático liso, indicado pelo número 1, é responsável pela síntese de proteínas.

d) O número 2 indica a mitocôndria, que tem como função a respiração celular.

e) O número 3 indica a membrana plasmática, que é composta por vários fosfolipídios que se organizam em uma dupla camada e também por proteínas.

(93)
(94)

As duas organelas desenhadas são fundamentais para o trabalho celular que ocorre em um vegetal. Sem elas, provavelmente, não existiriam os seres produtores eucarióticos e talvez não existiriam também os animais, fungos e protozoários.

A respeito dessas organelas e das reações químicas que ocorrem no interior delas, pode-se afirmar que

a) a síntese de ATP é exclusiva das mitocôndrias e isso depende dos pigmentos verdes existentes em seu interior.

b) os cloroplastos podem utilizar o gás carbônico proveniente da respiração celular, sendo esta última dependente da luz solar para ocorrer.

c) os cloroplastos sintetizam glicose e liberam o gás oxigênio, e este é proveniente da molécula de gás carbônico fornecido pelas mitocôndrias.

d) as duas organelas apresentam DNA e RNA próprios, que são fundamentais na autoduplicação dessas organelas.

e) as mitocôndrias realizam suas reações durante a noite e os cloroplastos realizam suas atividades somente quando há luz solar.

(95)
(96)

Numa comunidade interagem três populações, constituindo uma cadeia alimentar: produtores, consumidores primários e consumidores secundários. Um fator externo provocou o extermínio da população carnívora no tempo X.

(97)
(98)

Na figura abaixo é mostrado o número de diferentes tipos sanguíneos do sistema ABO, em 200 pessoas analisadas:

Após a análise dos dados, pode-se afirmar que as hemácias de APENAS

a) 90 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutinogênios A e B.

b) 25 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutinina anti-A.

c) 85 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutinogênio A.

d) 80 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutininas anti-A e anti-B.

e) 10 dessas pessoas poderiam ser doadas para um receptor portador de aglutinogênios A e B.

(99)
(100)
(101)

A adubação verde é uma prática utilizada pelos agricultores, em várias regiões do mundo, para recuperar os solos degradados pelo cultivo, melhorar aqueles que são naturalmente pobres ou conservar os que já são produtivos. Consiste no plantio de espécies de plantas, como as leguminosas (soja, feijão, alfafa) tanto em conjunto com outras plantas (plantações consorciadas), como em períodos alternados (rotações de culturas).

As leguminosas são muito utilizadas como adubo verde, pois suas raízes são capazes de se associar a bactérias, que fixam o gás nitrogênio diretamente do ar presente no solo e com ele produzem compostos nitrogenados que, incorporados ao solo, atuam na sua adubação natural.

Além disso, esses compostos nitrogenados são compartilhados com as plantas leguminosas, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento desses vegetais que, em troca, fornecem compostos orgânicos às bactérias.

Sobre a adubação verde, é correto afirmar que

a) o cultivo de leguminosas contamina o solo com substâncias tóxicas produzidas pelas bactérias.

b) a concentração de compostos nitrogenados no solo diminui, devido a atividade das bactérias que vivem associadas às plantas leguminosas.

c) o cultivo de leguminosas aumenta o custo da produção agrícola, pois será preciso comprar adubo nitrogenado para suprir a falta desse elemento químico no solo.

d) as plantas leguminosas aproveitam diretamente o gás nitrogênio do ar, fornecendo-o para as bactérias que fazem fotossíntese e produzem compostos nitrogenados.

e) as bactérias que vivem nas raízes das leguminosas fixam o gás nitrogênio, transformando-o em compostos nitrogenados, os quais podem ser utilizados por essas plantas.

(102)
(103)

A figura a seguir representa um potômetro

usado para verificar a

transpiração

de uma

planta que se encontra num ambiente

quente

e com ventilação

. O potômetro consiste em

dois frascos (I e II) que contêm água e estão

unidos por um tubo, no interior do qual se

encontra uma bolha de ar.

A transpiração da planta será constatada,

quando a bolha de ar

a) permanecer imóvel no centro.

b) deslocar-se em direção a II.

c) oscilar entre I e II.

d) deslocar-se em direção a I.

e) desaparecer

(104)
(105)

A presença de

ovos com envoltório rígido

é mencionada como uma das

principais características que propiciaram a

conquista do ambiente terrestre

aos vertebrados

. Essa característica resultou em sucesso evolutivo, bem

como outra adaptação, identificada como:

a) a total impermeabilidade da casca.

b) o cuidado à prole.

c) a fecundação interna.

d) o controle interno da temperatura.

e) a eliminação de amônia.

(106)

1. Pele impermeável

Ao contrário de animais aquáticos como peixes e anfíbios, os répteis desenvolveram uma pele impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (nas cobras e

lagartos), por placas córneas (nos crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (nas

tartarugas), formando uma carapaça que

protege o animal. A impermeabilização da pele ocorreu graças à intensa produção de uma

molécula protéica chamada de queratina, (forma as penas das aves e os pelos dos mamíferos). Essa adaptação permitiu aos

primeiros vertebrados terrestres evitar a perda de água pela pele, possibilitando a vida nos habitats mais inóspitos, inclusive nos desertos.

2. Pulmões parenquimatosos

A pele impermeável e a quantidade extra de queratina, impediram que

acontecessem trocas gasosas através da epiderme. Para compensar, os

répteis foram os primeiros a desenvolver pulmões

parenquimatosos com maior

superfície relativa interna, o que fez desses pulmões os mais eficientes para a respiração aérea. A entrada e a saída do ar também se tornaram mais eficientes, graças ao auxílio de músculos presentes nas costelas.

(107)

3. Ovo amniota

 

Se reproduzir longe da água foi um grande desafio, mas os répteis

conseguiram resolver essa questão com fecundação interna e o ovo

amniota: esse tipo de ovo possui anexos embrionários, cório, âmnio, alantoide e saco vitelínico, além de uma casca grossa que impede o

dessecamento do embrião. No

entanto, a casca é porosa, permitindo as trocas gasosas entre o embrião e o meio externo.

As aves e mesmo os mamíferos monotremados ainda apresentam esse tipo de ovo em sua reprodução.

4. Excretas nitrogenados menos solúveis em água

O metabolismo de proteínas produz as excretas nitrogenadas, e os ancestrais aquáticos eliminavam amônia, um

composto muito sólido e muito solúvel em água. A vida na terra exigiu um tipo de

excreta que em sua eliminação houvesse a mínima perda de água possível. Nos

répteis e nas aves o produto da excreção nitrogenada é o ácido úrico, eliminado pela cloaca, juntamente com as fezes, na forma de uma pasta semi-sólida. No embrião

esse excreta insolúvel em água pode ser armazenado dentro do ovo até o momento do nascimento. Os mamíferos eliminam uréia.

(108)

Referências

Documentos relacionados

Do Valle Mesquita Efetivo Tide Matemática Doutorado Maria Bernadete Barisson Efetivo Tide Arquitetura Mestrado Maria Luiza Fava Grassiotto Efetivo Tide Arquitetura Doutorado Mario

Para tanto: a) construímos diálogos reconstrutivos (PAES DE PAULA, 2015) entre conceitos específicos de Freire e Habermas que destacam o caráter intersubjetivo da formação

A bactéria Bacillus coagulans 162 foi fermentada em meio de cultivo contendo hidrolisado hemicelulósico do bagaço da cana de açúcar explodido a vapor utilizando xilose e

DARCI ALBERTO GATTO DATA E LOCAL DA DEFESA: SANTA MARIA, 25 DE FEVEREIRO DE 2014 O presente estudo teve como objetivos investigar as propriedades químicas, físicas, mecânicas

Sức chịu tải của nhóm cọc có thể lấy bằng tổng sức chịu tải riêng rẽ của từng cọc nhân với hệ số hữu hiệu η, xác định như

Na IKEA, dispomos de três gamas de iluminação integrada: OMLOPP, STRÖMLINJE e IRSTA. Todas proporcionam iluminação funcional, ambiente e de intensidade regulável. A

Buscando evitar que “velhas atitudes coloniais” emerjam em minha tradução além de me apoiar teórica e eticamente em autorxs e teóricxs ‘terceiro

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá