• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ESTUDO TUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ESTUDO TUTORADO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

69

SEMANA 1

UNIDADE(S) TEMÁTICA(S):

O sujeito e seu lugar no mundo. OBJETO(S) DE CONHECIMENTO:

Diversidade e dinâmica da população mundial e local. HABILIDADE(S):

(EF08GEO3) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Dinâmica demográfica do país, estado e município; o município e suas caracteristicas socioeconomicas, ambientais, políticas e culturais; população por idade e sexo (pirâmide etárias); indicadores sociais.

TEMA: Dinâmica da população mundial

Caro (a) estudante, nessa semana você vai compreender que a população mundial está distribuída de forma irregular pela superfície terrestre, observar tendências de crescimento populacional e analisar os principais fatores relacionados a elas.

POPULAÇÃO MUNDIAL EM NÚMEROS

No ano de 2018, a população mundial contava com aproximadamente 7,6 bilhões de pessoas. Estimati-vas indicam que no ano de 2030 haverá 8,5 bilhões de pessoas habitando a Terra e 9,8 bilhões em 2050. As populações são dinâmicas quanto ao seu crescimento, isto é, apresentam variações ao longo do tempo histórico, o que se deve a uma série de fatores, como as características socioculturais (opção por um número maior ou menor de filhos), os contextos políticos (políticas de planejamento familiar), os meios de produção (sobretudo produção de alimentos), e as condições socioeconômicas. Essas mudanças impactam na taxa de crescimento demográfico, ou seja, no percentual de crescimento da população determinado ao longo de um período, geralmente de um ano, que considera o incremento populacional ocasionado pelo crescimento vegetativo e pelas migrações.

PLANO DE ESTUDO TUTORADO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ANO

PET VOLUME: 02/2021 NOME DA ESCOLA: ESTUDANTE: TURMA:

NÚMERO DE AULAS POR SEMANA:

TURNO:

TOTAL DE SEMANAS:

(2)

O crescimento vegetativo ou natural refere-se à diferença entre as taxas de natalidade e mortalida-de, neste caso desconsidera-se, os dados referentes às migrações. Todos esses fatores dependem do acesso à saúde, educação, moradia, alimentação adequada e da situação econômica e política de um país, além dos aspectos culturais. De forma geral, o número de filhos por mulher e as taxas de mortali-dade – especialmente de crianças menores de 1 ano – têm diminuído no mundo todo, enquanto a expec-tativa de vida tem aumentado. Isso é resultado, entre outros fatores, da melhoria nas condições de vida da população, do aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e do posicionamento de fazer valer seus direitos de decidir a quantidade de filhos que deseja ter. Considerando a diversidade socioeconômica e cultural de cada país e região do planeta, observa-se que a população mundial ainda está crescendo, porém em ritmos diferentes.

Os variados ritmos de crescimento da população das diferentes regiões do planeta podem ser explica-dos a partir de um modelo chamado transição demográfica, que se desenvolve em fases. Até o século XVIII, as taxas de natalidade e mortalidade eram elevadas. A população mundial crescia lentamente, pois havia um equilíbrio entre nascimentos e óbitos. Esse equilíbrio foi interrompido: no fim do século XVIII e início do XIX, as taxas de mortalidade começaram a cair e as taxas de natalidade continuavam elevadas. A população mundial começou a crescer rapidamente. Uma transição, ou seja, uma mudança demográfica mundial teve início. Em determinado momento, o equilíbrio entre natalidade e mortalidade foi retomado, pois o número relativo de nascimentos diminuiu significativamente e o de óbitos se esta-bilizou, ficando muito próximos. A população continua a crescer, mas agora mais lentamente.

Esse processo aconteceu na Europa, na América do Norte e no Japão, ao longo dos dois últimos sé-culos. Essas regiões, mais desenvolvidas economicamente, já completaram a transição demográfica. As demais regiões do planeta ainda estão em processo de transição demográfica cada uma em uma fase. Nos países do hemisfério Sul, em geral, as taxas de natalidade e mortalidade estão diminuindo, ainda que em ritmos diferentes.

PARA SABER MAIS:

Assista ao vídeo: Crescimento da população Mundial. Disponível em: <https://youtu.be/Q_EcJ5m-FOSA>. Acesso em: 12 abr. 2021.

Leia o texto: Número global de migrantes sobe mais do que população mundial. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2019/09/1687312>. Acesso em: 12 abr. 2021.

(3)

71

ATIVIDADES

1. Observe o mapa abaixo:

a) Quais são os países mais populosos do mundo? Em quais continentes eles se encontram?

2. O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade. c) Crescimento natural e aumento da taxa de natalidade. d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

1º China (Ásia), 2º Índia ( Ásia), 3º Estados Unidos ( América do Norte), 4º Indonésia (Ásia), 5º Paquistão (Ásia), 6º Brasil ( América do Sul).

(4)

3. Sabe-se que a população mundial se concentra principalmente nos países subdesenvolvidos, mesmo que haja países desenvolvidos superpopulosos. Sabendo disso, o continente mais populoso em termos absolutos é o (a):

a) Europeu.

c) Oceania. d) Americano.

4. Desde o século XIX, as taxas de mortalidade de vários países da Europa começaram a diminuir. Esse processo só chegou aos países subdesenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial. Essa rápida queda da taxa de mortalidade pode-se afirmar que

a) foi acompanhada na mesma intensidade pela diminuição das taxas de natalidade e de fecun-didade.

c) deu início à estabilização da população mundial que passou a crescer menos desde os anos de 1960.

d) representou mudanças na estrutura etária da população dos países pobres que passaram a ter altas porcentagens de velhos.

5. Observe o gráfico das fases de crescimento populacional e responda:

Disponível em: <https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/img/2015/04/grafico-da-transicao-demografica.jpg>. Acesso em: 12 abr. 2021.

b) Asiático.

(5)

73

b) O que proporciona a desaceleração demográfica vivenciada em países que se encontram na fase 3 no gráfico da transição demográfica?

c) Estudiosos afirmam que o Brasil está vivenciando a quarta fase, na qual ocorre redução nas taxas de natalidade e mortalidade. Quais efeitos disso na faixa etária da população?

Taxa de Natalidade e mortalidade são mantidas baixas - Ocorre o Crescimento Vegetativo, mas é que é menor que da 2ª fase.

Aumento da população idosa e também uma encolhimento da população total, pois as taxas de fecundidade ficam abaixo da necessária para uma reposição da população.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

Analisou-se inclusive a utilização de abordagens de desenvolvimento de software e verificou-se que o TDD é a abordagem mais utilizada (33% dos respondentes) e que, ainda,

A resposta deste sistema é lenta ( O processo de coleta de amostra de água e a posterior análise laboratorial de ppm residual remanescente de cloro livre, requer ½ hora ),

CONCLUSÕES: A classificação do estilo de vida obtido pelo PBE pode ser sensível para identificar alterações em variáveis que assinalam estado de risco para o desenvolvimento

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

Júri de Seleção de trabalhos Ginecologia/ Obstetrícia Hélder Ferreira Luís Guedes Martins Júri de Prémio CO Ginecologia/ Obstetrícia Anabela Branco José Cabral Luísa Vieira

Assim, nesse âmbito, o presente trabalho visa avaliar a biodegradabilidade do lodo de esgoto de descarte de reatores anaeróbios no processo da compostagem, sob aspectos