• Nenhum resultado encontrado

9ª Ed. Unicorp: Universidades Corporativas. Alinhando a educação corporativas às estratégias de negócio. 06 e 07 de dezembro de 2016 São Paulo/SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9ª Ed. Unicorp: Universidades Corporativas. Alinhando a educação corporativas às estratégias de negócio. 06 e 07 de dezembro de 2016 São Paulo/SP"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Alinhando a educação corporativas às estratégias de negócio

9ª Ed. Unicorp: Universidades Corporativas

(2)

PATROCíNIO GOLD PATROCíNIO GOLD PATROCíNIO GOLD

PATROCíNIO SILVER EXPO BRAND

APOIO

PATROCíNIO GOLD

EXPO BRAND PATROCíNIO BRONZE

(3)

A Importância da Implantação de um Projeto de Universidade

Corporativa

No Brasil, atualmente as empresas apostam cada vez mais em estruturas próprias para garantir formação e desenvolvimento de todos os níveis de colaboradores de maneira continua. Além de transmitirem aos seus funcionários seus conceitos e competências necessárias para atingirem os objetivos estratégicos, as companhias também buscam suprir as falhas do sistema educacional brasileiro.

Manter os conhecimentos atualizados é um dos pré-requisitos para manter seu valor no mercado profissional. E muitas empresas ajudam seus colaboradores a cumprir essa tarefa oferecendo treinamento por intermédio de universidades corporativas.

Uma Universidade Corporativa legítima atua como um verdadeiro gestor da educação nas empresas, pois consegue cobrir diferentes pontos dos treinamentos. O método garante e alinha os esforços empreendidos, padroniza os treinamentos para que seja possível medir os resultados entre as diversas escolas, otimiza recursos e reduz a redundância nos treinamentos, mantendo a mesma linguagem. A Universidade Corporativa ajuda a incorporar o conhecimento técnico e cultural da empresa.

É importante o envolvimento das organizações focadas em ações à Educação Corporativa, afinal é fundamental investir no desenvolvimento dos talentos humanos que agregarão diferenciais significativos para o negócio e, consequentemente, terão uma parcela significativa na permanência das empresas no mercado cada vez mais competitivo. Essas universidades são como escolas empresariais voltadas à capacitação profissional, desenvolvimento de lideranças e introdução de temas relevantes que, porém, não estão inseridos no dia a dia do executivo.

Segundo pesquisa realizada pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), a educação corporativa brasileira é realizada principalmente por grandes companhias, o que mostra a necessidade de ampliação pelas MPEs (Micro e Pequenas Empresas).

No ano passado, 55% das empresas ampliaram os recursos das UCs e 22% mantiveram o mesmo patamar. Apenas 23% tiveram reduções causadas por restrições financeiras internas, cenário econômico e mudanças de modelo de gestão.

(4)

A pesquisa destacou que existe uma necessidade de desenvolvimento de redes integradas e de parcerias com universidades. Sobre o faturamento, 57% estão acima de R$ 1 bilhão. Além disso, 70% têm mais de mil colaboradores.

Uma maneira de incentivar este desejo é configurar a Universidade Corporativa como uma instituição de ensino regular, uma faculdade ou universidade. Devem-se criar séries, classes, provas e regulamentos. Os alunos precisam conhecer quais são as metas a serem alcançadas e as regras a serem seguidas. A cada nova etapa vencida, o ideal é reconhecer todo o esforço e os bons resultados conquistados.

Por mais que aprecie e incentive as empresas a criarem suas próprias universidades, é preciso ser realista quanto ao atual cenário brasileiro: muito trabalho ainda precisa ser feito. Tudo depende de estruturação: sem uma organização prévia da própria corporação, nenhuma Universidade Corporativa irá trazer os resultados esperados.

E somado a isso, o mercado de trabalho passa por um período complicado, as empresas optam por ter um quadro de funcionários cada vez mais enxuto. As pessoas precisam desempenhar diversas funções e não têm tempo para refletir. Enfim, falta tempo para planejar uma Universidade Corporativa.

Mais do que oferecer treinamentos, a Universidade Corporativa é uma evolução da cultura de aprendizagem dentro do mercado de trabalho. No Brasil ainda há muito a ser desenvolvido, mas com o empenho dos profissionais de RH vejo que é possível se assim o quiserem.

Objetivo do evento

Este evento tem como objetivo debater os programas de educação corporativa como ferramenta de aperfeiçoamento profissional, e como transformar tais ações em uma vantagem competitiva. Deveremos ter a presença de cerca de 150 participantes, interessados no tema. Os eventos que organizamos contam com a presença de profissionais com alto poder de decisão dentro de suas respectivas empresas. No evento, reuniremos profissionais de RH de grandes empresas, que já possuam ou pretendam implementar algum tipo de projeto de Universidade Corporativa, cursos In Company (customizados ou não), ferramentas de EAD, além de provedores destes tipos de serviço.

(5)

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Primeiro dia: 06 de dezembro

08:30 Credenciamento dos participantes

08:45 Primeira parte - Abertura dos trabalhos e informações

09:00 Início dos Trabalhos

Nome do Moderador

Cargo

09:10 Workshop: a gestão da área de Educação Corporativa. Direcionamentos, desafios e estratégias da construção de uma Universidade Corporativa a partir do inicio

Rita de Cassia Ferraz

Responsável pela Universidade

Abordaremos desafios da implementação, estratégias para suplantá-los, e os beneficios que o resultado final trouxe à empresa.

• Cenário atual da educação corporativa no país, • Os principais desafios das organizações,

• Indicadores de gestão da área de Educação Corporativa

• Definição do escopo dos treinamentos a serem oferecidos pela Educação Corporativa • Engajamento dos stakeholders

• Gestão orçamentária da área de Educação Corporativa

10:30 Educação Corporativa e a visão do negócio - O cenário de crescimento da educação corporativa no país

Silvina Ramal

CEO

• Percepção dobre educação corporativa e a estrutura atual das empresas • Visão do líder sobre seu papel para expansão da area

(6)

10:50 Coffee break e tempo para networking

11:00 Desenvolvimento de um Modelo de E-Learning para expandir a atuação reduzindo custos

Andrea Pereira

Treinamento e Desenvolvimento Senior

• Passo a passo para construção do modelo • Alcançando a abrangência necessária • que funcionou e o que não funcionou

• Otimizando a plataforma para obter o maior retorno possível sobre o investimento em um LMS

• A figura do guardião da academia

• Estratégias para EAD em locais com internet fraca • KPIs e ROI

11:50 Avaliando Riscos e Benefícios na Implantação de um Sistema de Educação Corporativa

Luiz Fernando Benezere

Gerente de Treinamento de Vendas

• Como realizar uma análise do cenário empresarial e identificar os elementos que sinalizam a necessidade de se implementar Sistemas de Educação Corporativa (SEC), • Discuta como avaliar qual o paradigma mais coerente com o momento de sua empresa:

treinamento ou o aprendizado contínuo?

• Saiba quais os benefícios de políticas de educação contínua na formação de competências de seus profissionais e qual o seu papel na construção do diferencial competitivo de sua empresa

• Conheça os desafios na implantação de projetos de Educação Corporativa e quais as soluções encontradas pelas empresas para superá-las

12:40 Intervalo para almoço

13:45 Segunda parte - Abertura dos trabalhos e informações

13:50 Início dos Trabalhos

Nome do Moderador

(7)

14:00 Visão contextualizada das Universidades Corporativas baseadas em e-learning mostrando práticas de sucesso, ações estratégicas e crescimento da modalidade no Brasil e América Latina.

Marcos Resende Vieira

Diretor Executivo

15:00 Educação Corporativa em tempos de crise, o que fazer???

Cleide Oliveira

Diretora Recursos Humanos

Em épocas de crise, muitas empresas redefinem planos e cortam custos. Nesse cenário, manter programas de desenvolvimento de pessoas pode fazer toda a diferença, especialmente em corporações que buscam inovação e soluções para explorar novas

oportunidades. Colaboradores qualificados promovem melhorias em processos e modelos de gestão que podem impactar positivamente os resultados.

• Em um cenário de crise, de que modo as empresas podem investir em educação? • É estratégico investir em educação corporativa mesmo tendo de reduzir custos?

• O momento atual exige inovação e criatividade. Que tendências são essas na educação corporativa?

• Promoção de interação e trabalhos aplicativos • Interação e trabalhos aplicativos

• Blended learning

• Desafios e estratégias de uma indústria que exige atualização contínua • A estratégia por trás do investimento

15:45 Coffee break e tempo para networking

16:00 Games corporativos como ferramenta de capacitação

Nome do Palestrante

Cargo

• Utilização do Game como estratégia de EAD

• Alinhamento dos objetivos com as áreas de Marketing e Vendas • Impacto efetivo da estratégia nos resultados de capacitação

(8)

16:50 Devo implantar uma Universidade Corporativa? as Vantagens e desvantagens da Implantação de um Projeto de Universidade Corporativa

Flávio L. Ponzio

Strategic HR Supervisor

• Quais são os pontos chave sobre as Universidades Corporativas no Brasil e no mundo • e como avaliar sua necessidade de implantação considerando as distintas

• características das empresas

(9)

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Segundo dia: 07 de dezembro

08:30 Credenciamento dos participantes

08:45 Primeira parte - Abertura dos trabalhos e informações

09:00 Início dos Trabalhos

Nome do Moderador

Cargo

09:10 Utilizando a Universidade Corporativa como ferramenta para o planejamento de carreira do funcionário e apoio à expansão

Ana Paula de Souza

Diretora de apoio à operações

Abordaremos, quais mecanismos de retenção de funcionários utilizados através da

aprendizagem, como as empresas podem identificar os novos talentos e as melhores formas para apoiá-los no desenvolvimento profissional bem como atendendo as expectativas da organização quanto ao atendimento de necessidade de mão de obra para expansão • Modelo de atuação da Universidade Habib’s

• Ferramentas de aprendizado • Modelo de planejamento de carreira

09:40 Design Thinking como processo para aumentar a eficácia da educação corporativa.

Helena Fragomeni

(10)

10:30 Identificando o potencial das novas gerações através das ações de aprendizagem organizacional

Soani Vargas

Especialista em E-learning

Abordaremos, quais as expectativas de carreira da geração Y e como as empresas podem identificar os novos talentos e as melhores formas para apoiá-los no desenvolvimento profissional atendendo assim as expectativas da organização quanto a este publico. • Perfil da geração

• A convivência entre diferentes gerações

• Oportunidades de aprendizagem organizacional

10:45 Coffee break e tempo para networking

11:00 Quais são os Critérios de criação de escolas e estruturação da Universidade Corporativa?

Marcelo Couto

Vice President Human Resources

As universidades corporativas se desenvolveram como uma ferramenta essencial para a transmissão de conhecimentos organizacionais e individuais. O sucesso, atualmente, é resultado de uma boa gestão da informação e do conhecimento

• Alinhamento de novas escolas e geração de retorno • Expectativa dos sponsors

• Ações de desenvolvimento ligadas ao negócio • Exemplo da escola de liderança

11:50 Programa de desenvolvimento de líderes vinculado aos objetivos estratégicos da organização

Rodrigo Leite

Desenvolvimento Organizacional

• Necessidades, objetivos e resultados para o negócio;

• Resultados para os colaboradores: mudanças de comportamentos e ações; • Critérios de sucesso;

• Levantamento dos Gaps de Competências; • Construção do Programa

12:50 Intervalo para almoço

(11)

14:00 EAD e Plataformas Online - Desafios e estratégias para desenhar ambientes atrativos, despertar interesse e conseguir adesão dos líderes e colaboradores

Mariana Caripieri

Organizational Development - Talent Management Human

Resources

• Sistemas de educação e aprendizagem relacionados com práticas de EAD • Como criar uma cultura de aprendizagem utilizando plataformas online • Principais problemas e desafios do ensino virtual a aceitação nas empresas • Tendências e aplicações: uso de tecnologia e sistemas de informação • Estratégias para criar adesão e desenhar ambientes atrativos • Compreensão do público alvo e metas de desenvolvimento

13:50 Início dos Trabalhos

Nome do Moderador

Cargo

15:00 Geopolítica - o ambiente de uma companhia de petróleo

Marcelo Simas

Professor e Orientador Didático de Geopolítica

do Petróleo e da Energia e Economia

Aplicação de jogos e atividades vivenciais para desenvolvimento de competências, treinamento comportamental e para promover o engajamento

• Tipos de cursos • Equipe de Professores • Público-alvo

• Comunidade de Geopolítica do Petróleo • Uma nova fase: EaD

(12)

16:30 Características da Universidade Corporativa Setorial na definição de políticas e princípios educacionais; no definição de planos de ação e na adoção de metodologias de ensino-aprendizagem de larga escalabilidade.”

Ana Rosa Bonilauri

Diretora – Gestão de Pessoas e Universidade Corporativa

17:00 A educação corporativa como ação estratégica: case Ernst & Young (EY)

Armando Lourenzo

Diretor de Universidade Corporativa

(13)

CENTRAL DE ATENDIMENTO

PARA COTAS DE PATROCíNIO

Micaelle Brito micaelle.brito@corpbusiness.com.br INSCRIÇÕES Priscila Rocha priscila.rocha@corpbusiness.com.br Mariana Silva mariana.silva@corpbusiness.com.br

Referências

Documentos relacionados

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Dose/diluição: 1 litro do produto para 1.000 litros de água – banho de imersão (repetir a cada 21 dias); 20 ml para 20 litros de água – pulverização (4 a 5 litros

Este trabalho trata da Implementação de uma Associação com fins de gerar emprego e renda para os Associados da Flor de Maracujá - composta na sua maioria pelas esposas

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

No sentido de minimizar este distanciamento da formação com a prática profissional, o pesquisador canadense Brent Davis e seus colaboradores propõem a metodologia de estudo do

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP

Esse vetor exógeno percorre o texto poético, engendrando estruturas e sua própria desarticulação em prol de uma labilidade ampla: tece e destece a trama do poema na medida em que