• Nenhum resultado encontrado

Concurso de bolsa de estudos para descontos nas mensalidades escolares para 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso de bolsa de estudos para descontos nas mensalidades escolares para 2016"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº. 01/2015

Concurso de bolsa de estudos para descontos nas mensalidades

escolares para 2016

O Colégio Objetivo São Sebastião - Centro torna público que será realizado o Processo Seletivo para a Concessão de Descontos nas Mensalidades para os candidatos a vagas para o 2º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio para o ano letivo de 2016, que será regido integralmente conforme dispõe o presente Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O presente Programa é destinado aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais, estaduais e particulares no ano letivo de 2015 e, para os alunos que tenham efetuado o 1º pagamento da antecipação da anuidade de 2016 (convalidação da matrícula de 2016) com vencimentos até 30/11/2015.

1.2. Serão oferecidos descontos nas parcelas da anuidade para os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio de acordo com a média final do processo seletivo.

1.3. As concessões dos descontos serão distribuídas da seguinte maneira: 3 alunos por série, para turmas com quantidade mínima de 20 alunos que irão receber os descontos de acordo com a classificação: 1º lugar: 70%, 2º lugar: 50%, 3º lugar: 30%.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas mediante doação de alimentos não perecíveis, exceto sal e açúcar e deverão ser efetuadas pessoalmente, na Secretaria do Colégio Objetivo São Sebastião – Centro, localizado na Rua Agripino José do Nascimento nº 177, Vila Amélia, São Sebastião-SP, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no período de 20/11/2015 a 04/12/2015.

2.2. O pai ou responsável legal do (a) candidato (a) deverá comparecer na Secretaria do Colégio, portando cópia dos seguintes documentos para realizar a inscrição:

 Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento do candidato;

 Declaração de escolaridade;

 Cédula de Identidade

 CPF dos pais ou responsável legal.

2.3. No momento da inscrição, a família receberá a orientação referente aos critérios do Programa de Descontos do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro e o protocolo da inscrição.

(2)

2.4. A efetivação da inscrição equivale para todos os fins e efeitos de direito, da expressa concordância por parte do responsável pelo candidato, a todas as condições, normas e exigências estabelecidas neste Edital.

2.5. Será nula, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes se o candidato não comprovar que satisfaz a todas as condições estabelecidas neste Edital, irregularidade esta que poderá ser constatada a qualquer tempo.

3. DA PROVA

3.1. As provas serão realizadas nas dependências do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro, na Rua Agripino José do Nascimento nº 177, Vila Amélia, São Sebastião/SP, no dia 12/12/2015, das 9h às 12h30min.

3.2. O Colégio Objetivo São Sebastião - Centro e a comissão julgadora do processo seletivo não se responsabilizarão por quaisquer despesas decorrentes com transporte de candidatos para a realização da prova.

3.3. O Processo Seletivo constituir-se-á de uma Prova Objetiva para todos os candidatos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, elaborada pelo Colégio Objetivo São Sebastião – Centro, referente aos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática constituída, por 25 (vinte e cinco) questões objetivas sobre o conteúdo programático constante do anexo I, sendo avaliada numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.

3.4. Não serão consideradas para fins de pontuação, as questões cuja resposta contiver emendas, rasuras ou mais de uma alternativa assinalada.

3.5. Os candidatos farão uma prova de Redação, valendo de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sobre tema proposto pela Comissão julgadora do processo seletivo do Colégio Objetivo São Sebastião – Centro. O resultado da avaliação do concurso de bolsa, para essas turmas, será a média aritmética da prova objetiva e da redação.

3.6. O candidato deverá comparecer no local designado para a prova com a antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munido dos seguintes documentos: Protocolo de Inscrição, Cédula de Identidade, além de caneta esferográfica de cor azul ou preta, lápis e borracha. 3.7. Os portões de acesso ao prédio serão fechados, às 9 horas.

3.8. Não será permitido ao Candidato fazer a prova fora do horário e do local divulgado, seja qual for o motivo, não havendo segunda chamada ou repetição de provas.

3.9. O não comparecimento ou atraso do Candidato para a realização da Prova implicará, automaticamente, na sua exclusão do Processo Seletivo, independentemente do motivo alegado.

3.10. Não serão permitidos consultas a livros ou anotações de qualquer natureza, bem como, serão proibidos o porte e uso de quaisquer aparelhos eletrônicos, de comunicação de qualquer espécie, máquina de calcular e/ou agenda eletrônica, celulares ou tablets, além do uso de boné, boina, chapéu, gorro, lenço e /ou qualquer outro acessório similar.

(3)

3.11. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo, o Candidato que, durante a realização da prova:

a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para sua realização; b) Infringir, no todo ou em parte, o que foi estabelecido neste Edital; c) Recusar-se a entregar o material de aplicação da prova;

d) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do inspetor de aluno; e) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o material da prova;

f) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento inadequado;

g) Portar telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico de comunicação. 3.12. O candidato deverá assinar a lista de presença, vedada a aposição de rubrica. 3.13. A prova para todos os candidatos terá a duração de 3h30min., compreendendo o período das 9 horas às 12h30min.

3.14. O candidato só poderá ausentar-se do recinto da prova após 01(uma) hora de seu início.

3.15. Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo seletivo no recinto de aplicação das provas, em nenhuma hipótese e/ou qualquer argumento.

4. DOS RECURSOS

4.1. Considerando se tratar de um concurso de bolsa de natureza gratuita, aberto por mera liberalidade pelo Colégio Objetivo São Sebastião - Centro e que visa oportunizar aos

interessados obterem bolsas parciais, cujo processo classificatório requer rapidez na apuração final dos resultados, não serão admitidos recursos relacionados a possíveis inconsistências nas questões das provas aplicadas e, consequentemente, nas respectivas médias aritméticas da prova objetiva e da redação.

5. DOS RESULTADOS

5.1. Os descontos serão concedidos aos candidatos que atingirem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de acertos na prova com porcentagens específicas de acordo com sua classificação: 1º lugar: 70%, 2º lugar: 50% e 3º lugar: 30%.

5.2. Os aprovados farão jus aos descontos para o ano letivo de 2016, nas mensalidades de fevereiro a dezembro/2016, não recaindo na 1ª parcela da mensalidade da anuidade que deverá ser paga de outubro de/2015 a janeiro de 2016, sendo que o referido desconto não poderá ser transferido e não será cumulativo em relação a outros benefícios relacionados à mensalidade concedidos pelo Colégio Objetivo São Sebastião - Centro, inclusive o desconto de irmãos.

5.3. Nos casos de empate na média final, o desempate dar-se-á pela aplicação sucessiva, dos seguintes critérios:

(4)

a) Maior nota na Redação; b) Maior nota em Português; c) Maior nota em Matemática.

5.4. A divulgação dos resultados das provas estarão disponíveis na secretaria do Colégio Objetivo São Sebastião – Centro no dia 16/12/2015.

5.5. Não serão fornecidos quaisquer atestados, certificados e/ou certidões relativas à classificação ou a nota de candidatos, valendo, para tal fim, os resultados divulgados, não cabendo a revisão das provas, sob argumento ou hipótese alguma.

5.6. Será da inteira responsabilidade dos pais ou responsável legal pelo candidato acompanhar o andamento do processo seletivo por meio da divulgação de comunicados pertinentes, afixados na recepção do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro ou pelo site, no endereço www.objetivosscentro.com.br.

6. DA MATRÍCULA

6.1. Os alunos de 2015 do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro, somente participarão do Processo Seletivo, se já fizeram o pagamento da 1ª parcela da mensalidade do

adiantamento da anuidade de 2016 (convalidação da matrícula de 2016), com vencimentos em outubro ou novembro, sendo que o desconto adquirido, não incidirá sobre a 1ª parcela da mensalidade anuidade de 2016. Se o candidato estiver com mensalidades de 2015 em débito no Colégio, as mesmas deverão ser quitadas para realização da matrícula de 2016.

6.2. Os candidatos externos que lograrem êxito no Processo Seletivo deverão matricular-se nos períodos de 17/12/2015 e 18/12/2015 e de 04/01/2016 a 08/01/2016, na Secretaria do Colégio Objetivo São Sebastião – Centro, situado na Rua Agripino José do Nascimento nº 177, Vila Amélia, São Sebastião/SP, das 9h às 20h, não sendo admitida matrícula fora deste prazo.

6.3. Será considerado desistente o candidato, o pai ou responsável legal, que não comparecer ao local, data e hora, estabelecida para a matrícula e efetivá-la.

6.4. Em caso de vagas geradas por desistência, NÃO serão convocados os candidatos classificados na ordem imediatamente subsequente, mesmo que tenham cumprido todas as normas deste Edital.

7. NORMAS GERAIS

7.1. Efetivada a matrícula, fica o aluno (ex-candidato) obrigado a cumprir o Regimento Interno do Colégio, sendo os custos relativos à aquisição de material didático, uniforme, taxas de expediente, atividades extracurriculares de total responsabilidade dos responsáveis pelo aluno, além dos livros didáticos e paradidáticos indicados pelo colégio sem nenhum tipo de desconto.

(5)

7.2. Nenhum pai ou responsável legal pelo candidato poderá alegar o desconhecimento do presente Edital ou de qualquer outra norma e comunicado posterior, regularmente divulgado, que prejudique o Processo Seletivo.

7.3. A interpretação do presente Edital deve ser realizada de forma sistêmica, mediante combinação dos itens previstos para determinada matéria consagrada, prezando pela sua integração e correta aplicação, sendo dirimidos os conflitos e dúvidas pela Comissão julgadora.

7.4. O desconto concedido conforme o presente Edital terá validade para o ano letivo de 2016 e com pagamento da parcela em dia. Caso ocorra o pagamento fora do prazo de vencimento da parcela, 1º dia útil, fica o responsável financeiro pelo aluno, ex-candidato, ciente que o valor da parcela será cobrado integral, acrescido de multas, juros e correção, de acordo com o contrato de prestação de serviços vigente.

7.5. A Comissão do Concurso poderá, em havendo necessidade fundamentada, alterar as datas ou prorrogar os períodos previstos para a realização das provas. Tais informações serão afixadas na recepção do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro ou pelo site, no endereço www.objetivosscentro.com.br. sendo de responsabilidade dos candidatos acompanhá‐las, 7.6. Todos os horários contidos neste Edital deverão ser considerados como horário de Brasília. O candidato deverá atentar‐se, igualmente, à condição de horário de verão, vigente neste período;

7.7. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a providência ou evento que lhe disser respeito, até a data da realização do Concurso, situação a qual os candidatos terão conhecimento via publicações na recepção do Colégio Objetivo São Sebastião - Centro ou pelo site, no endereço

www.objetivosscentro.com.br.

7.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão julgadora do Processo Seletivo, composta pelo Serviço Pedagógico e Direção da Unidade Escolar.

Profª Ms.Odelrides Batista dos Santos Diretora Pedagógica

(6)

(ANEXO I)-

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO PROCESSO SELETIVO DO COLÉGIO OBJETIVO SÃO SEBASTIÃO – CENTRO /2015

ENSINO MÉDIO 1- Português: Gramática

1º EM - Concordância verbal; Concordância nominal; Variações Linguísticas; Crase; Acentuação; Orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas.

2º EM - Morfologia (classes de palavras); Ortografia; Acentuação; Campo semântico. 3º EM - Sintaxe; Período composto por coordenação e subordinação; Pontuação; Vozes verbais.

Redação

1o EM - Narração: Elementos da narrativa. 2º EM - Crônica: Tipos de crônica.

3º EM – Dissertação. 2- Matemática: 1º EM- • Notação Científica • Potênciação e Radiciação • Teorema de Pitágoras • Teorema de Tales

• Fatoração e produtos notáveis • Equações do 1° grau e 2° grau

• Sistemas de equações do 1° e 2° grau com duas incógnitas • Funções polinomiais do 1° e 2° grau

• Comprimento e área da circunferência • Relações métricas na circunferência • Relações metricas no triângulo retângulo • Semelhança de triângulos

• Seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo • Razão e proporções

• Porcentagem

• Áreas de figuras geométricas planas 2º EM-

• Potenciação e Radiciação • Fatoração e produtos notáveis

• Seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo • Relações fundamentais da trigonometria

(7)

• Equações do 1° grau e 2° grau • Funções polinomiais do 1° e 2° grau • Sistema de inequações

• Leis dos senos e cossenos • Progressão aritmética • Progressão geométrica

• Equações e inequações exponenciais • Logaritmos

• Razão e proporções

• Regra de três simples e composta • Porcentagem e Juros 3º EM- • Matrizes • Determinante • Ângulos • Semelhança de triângulos • Análise Combinatória • Probabilidade

• Relações métricas no triângulo retângulo • Prismas • Paralelepípedo e Cubo • Pirâmide • Cilindro • Esfera • Equação da reta • Equação da circunferência • Elipse • Hipérbole e Parábola ENSINO FUNDAMENTAL

(8)

1- Português

2º ANO

3º ANO

Produção de Textos

- COMUNICAR-SE POR MEIO DE DESENHOS; - DIFERENCIAR LETRAS DE NÚMEROS OU SÍMBOLOS;

- AGRUPAR NOMES QUE SE INICIA COM A MESMA LETRA;

- AGRUPAR PALAVRAS CONSIDERANDO O MESMO NÚMERO DE LETRAS;

- ESCREVER O PRÓPRIO NOME POR COMPLETO; - ESCREVER NOMES DE DESENHOS;

- ESCREVER LISTAS TEMÁTICAS;

- COMPLETAR PALAVRAS, COM APOIO DE DESENHOS, CUJA LACUNA INICIAL

CORRESPONDA A SILABA SIMPLES;

- ESCREVER PALAVRAS COM BASE EM UMA LETRA OU SILABA DADA;

- ESCREVER PEQUENAS FRASES COM

PALAVRAS CONHECIDAS OU DO CONTEXTO EM ESTUDO;

- CLASSIFICAR NOMES DE PESSOAS OU OBJETOS, COM BASE NA LETRA INICIAL.

Aspectos Gramaticais

SÍMBOLOS ALFABETO

LETRA DE FORMA E LETRA CURSIVA -ALFABETO: VOGAIS E CONSOANTES; -USO DA LETRA MAIÚSCULA E

MINÚSCULA; -ORDEM ALFABÉTICA; -FRASE; SONS NASAIS -SONS PARECIDOS: B/P – T/D – F/V; -ENCONTROS VOCÁLICOS; -SILABA; -GÊNERO DO SUBSTANTIVO: MASCULINO E FEMININO (COMPANHEIRO E COMPANHEIRA); Produção de Textos Elaboração de:  Textos narrativos  Bilhetes  Receitas  História em quadrinhos  Convites  Reescrita de fábulas Aspectos Gramaticais  Letras do nome  Alfabeto  Ordem alfabética  Vogais e consoantes  Sílaba / separação silábica  Letras maiúsculas e minúsculas  Pontuação Aspectos Ortográficos  Letras C, G e Q  Letras H: H inicial LH, NH, CH  Uso da cedilha

(9)

4º ANO 5º ANO Produção de Textos Elaboração de:  Histórias Narrativas  Poemas  História em quadrinhos  Descrições  Bilhetes  Fábulas  Cartas  Contos populares  Diário Aspectos Gramaticais  Alfabeto / ordem alfabética  Classificação das palavras quanto ao número de sílabas  Pontuação  Paragrafação  Aumentativo e diminutivo  Discurso direto Aspectos Ortográficos  Letra R  Letras C / QU  Letras G / GU  Sons nasais: M e N e til  JE / JI e GE / GI  S e SS entre vogais  Famílias de palavras Produção de Textos Elaboração de:  Textos narrativos  História em quadrinhos  Descrições  Diário  Poemas  Anúncios classificados  Notícias Zac zc Aspectos Gramaticais

 Tonicidade das palavras

 Acentuação  Pontuação  Paragrafação  Substantivos e adjetivos  Artigos  Pronomes  Verbos Aspectos Ortográficos  Letras E ou I no final da palavra  Letras O ou U no final da palavra  El ou ÉU no final da palavra  AM ou ÃO no final da palavra  Flexões verbais  Segmentação das palavras  Letra X

(10)

6º ANO 7º ANO Produção de Textos Elaboração de:  Lendas  Histórias narrativas  Propagandas  Descrições  História em quadrinhos  Jornal Aspectos Gramaticais  Encontros vocálicos  Encontros consonantais  Dígrafos  Pontuação  Acentuação  Preposição  Locução adjetiva  Pronomes  Verbos  Advérbios  Locução adverbial  Concordância Aspectos Ortográficos

 Terminações ISAR, IZAR

 Terminações ESA, EZA

 DEZ, DES no início da

palavra

 Terminações SÃO, ZÃO

 Confrontando: S, Ç, C

 Terminações ICE, ISSE,

ÍCIE

 Letra X

 Formas verbais ÃO / AM

 Confrontando: X, SS, S, C, Ç e SC

 Consoantes mudas

 Traz, para trás, atrás

 Formas verbais terminadas em Ê, ÊM, EEM Produção de Textos Elaboração de:  Textos informativos  Fábulas  Mitos e lendas  Contos  Descrições Aspectos Gramaticais

 Classes de palavras Substantivo,

adjetivo, interjeições, artigos, numerais, pronomes, substantivos concretos e abstratos, verbos de ligação

 Conjugação verbal – modo subjuntivo,

modo indicativo, modo imperativo

 Verbos de ligação

 Frase, oração, período

 Discurso direto e indireto

 Preposições

 Conjunções

 Concordância Verbal e nominal

 Pontuação

(11)

8º ANO 9º ANO Produção de Textos Elaboração de:  Textos informativos  Fábulas  Mitos e lendas  Contos  Descrições  Poesia Aspectos Gramaticais  Sujeito e predicado  Tipos de sujeito

 Oração sem sujeito: verbo impessoal

 Tipos de predicado

 Acentuação

 Objeto direto e indireto

 Emprego do pronome pessoal

 Voz passiva e sintética

 Funções da partícula “se”

 Acentuação

 Crase

 Emprego de há/a/à

 Predicativo do sujeito e predicativo do objeto  Colocação pronominal  Adjunto adverbial Produção de Textos Elaboração de:  Textos informativos  Fábulas  Mitos e lendas  Contos  Descrições  Poesia  Texto dramático  Linguagem jornalística Aspectos Gramaticais  Complemento nominal  Adjunto adnominal  Aposto  Vocativo  Palavras denotativas  Orações coordenadas

 Orações subordinadas substantivas

 Orações subordinadas adjetivas

 Verbos: formas primitivas e derivadas

 Verbos defectivos

(12)

1- Matemática 2ºano

Leitura e escrita de números com unidades e dezena. Construções de dezenas.

Operações de adição e subtração.

Situações problemas com adição e subtração. 3ºano

Leitura e escrita de números até a centena. Operações com cálculos mentais.

Problemas com números naturais, envolvendo adição e subtração.

Problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação e divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

Grandezas e medidas do metro. 4ºano

Sistema de numeração decimal.

As combinações numéricas da adição e subtração ( com recursos e sem recursos). Situações problemas envolvendo as quatro operações.

Reagrupamento na centena e na dezena. O valor posicional, adição e subtração. A construção da Unidade de milhar.

Situações problemas envolvendo as quatro operações. 5º ano

Sistema de numeração decimal a classe dos milhões.

As combinações numéricas da adição e subtração ( com recursos e sem recursos). Adição e subtração com reagrupamento.

Situações problemas envolvendo as quatro operações. Operações com cálculos mentais das quatro operações.

O uso do código com vírgula e o sistema monetário brasileiro. Frações: representação e comparação.

6º ano

Sistema de numeração decimal- a classe dos milhões. Problemas envolvendo as quatro operações.

Números decimais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Frações e classes de equivalência.

Frações próprias, impróprias e aparentes. As quatro operações com frações.

Cálculos de área e perímetro. Porcentagem.

(13)

7º ano

Situações problemas envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação de números naturais.

Sistema de numeração decimal.

Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Operações com números naturais: Potenciação e radiciação.

Expressões numéricas com números naturais. MMC/MDC

Sistema métrico decimal. Números racionais. 8º ano

Adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação de números naturais. Sistema de numeração decimal.

Números inteiros relativos.

Operações com números racionais relativos. Potenciação.

Radiciação.

Equação do 1ºgrau. Inequações do 1ºgrau. 9º ano

Grandeza diretamente e inversamente proporcional: regra de três simples e compostas. Números racionais relativos- dízimas periódicas – frações geratriz.

Fatoração.

Produto Notável/Produtos notáveis – cubo da soma e diferença de 2 termos. Equações do 1ºgrau com duas incógnitas.

Equações e Inequações.

Média Aritmética, ponderada, geométrica e harmônica.

Operações com polinômios: adição, subtração, multiplicação e divisão. Áreas e perímetros.

Referências

Documentos relacionados

Regina Celia Ribeiro Penha Marilia Gabriela Ferber de Andrade Josiane Pereira de Moraes Portes Hugo Francisco Penha Villarroel Débora Lia Perazzoli.

Para isso, pretendemos pensar sobre as pulsões, sobre como se dá esse pulsional, reflectindo também sobre as relações iniciais do bebé com o outro, e culminando no que pode estar

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

Este trabalho de pesquisa tem por objetivo levar à comunidade escolar uma discussão acerca do tema abordado: “A construção da identidade negra dos alunos da Escola Estadual de

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até