• Nenhum resultado encontrado

PARCEIROS PARA A EXCELÊNCIA PAEX

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARCEIROS PARA A EXCELÊNCIA PAEX"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PARCEIROS

PARA A

EXCELÊNCIA

PAEX

(2)
(3)

CONHEÇA AS ESCOLAS ENVOLVIDAS

PÁG 4 - 5

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

PÁG 6 - 17

OS CLIENTES FALAM POR NÓS

PÁG 18 - 19

PARCEIROS

PARA A

EXCELÊNCIA

PAEX

(4)

PORTO BUSINESS SCHOOL

A escola de negócios da Universidade

do Porto. É considerada uma das melhores

business schools internacionais.

Há mais de 25 anos que tem como missão melhorar a qualidade da gestão e promover a mudança nas empresas e outras organizações, através da formação avançada a nível pós-graduado, da investigação aplicada e da consultoria. O seu modelo de governo diferenciador, assente numa parceria ativa entre a Universidade do Porto e 35 grandes empresas, tanto nacionais como internacionais, garante à Porto Business School um alinhamento com as necessidades presentes e futuras dos mercados e o rigor científico e interdisciplinaridade do que ensina e investiga.

Posicionando-se como uma escola global que procura estar na vanguarda da formação em gestão, a Porto Business School desenvolve parcerias com escolas internacionais como a London Business School (Reino Unido), a Rotterdam School of Management - Erasmus University (Holanda), o Instituto de Empresa (Espanha) ou a CKGSB (China).

Presente nos rankings do Financial Times desde 2011, a Porto Business School é considerada uma das melhores business schools internacionais. Em 2013, a Escola alcançou a 59ª posição no ranking mundial na categoria de Custom Executive Education, ocupando no ranking europeu a 32ª (Open Executive Education) e 26ª posições (Customised Executive Education).

A Porto Business School é também a única escola portuguesa presente nos rankings mundiais da America Economia (31ª posição ) e da CNN Expansión (71º posição)”.

Adicionalmente, a excelência e a qualidade da sua formação são reconhecidas a nível internacional como atestam as certificações atribuídas pela Association of MBAs (AMBA) e pela European Foundation for Management Development (EPAS).

(5)

FUNDAÇÃO DOM CABRAL

Uma das melhores escolas de negócios

do mundo, pelo ranking de formação

executiva do Financial Times.

Conexão entre teoria e prática, formação académica com experiência empresarial e a sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos. É assim que há mais de 37 anos a Fundação Dom Cabral desenvolve executivos, gestores públicos, empresários, empresas e organizações de diversos segmentos, em vários países.

A FDC oferece o que há de mais inovador em soluções de formação nacionais e internacionais, sustentadas em parcerias estratégicas e acordos de cooperação com prestigiadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão, troca de experiências e à geração conjunta de conhecimento.

Com a filosofia – trabalhar COM o cliente e não apenas para ele – a FDC respeita a especificidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados.

A FDC tornou-se referência internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e capacitação: recebe anualmente nos seus Programas cerca de 35 mil executivos.

Todo esse conhecimento de alto valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos na sua empresa.

(6)

UM MODELO DE GESTÃO

COM FOCO NOS RESULTADOS

PARA MÉDIAS EMPRESAS

Para que as empresas consigam vencer num

mundo globalizado, com níveis de competitividade crescente,

não basta que disponham dos recursos necessários, sejam eles

humanos, financeiros, materiais ou tecnológicos.

É indispensável o desenvolvimento de competências de gestão

que permitam uma utilização simultaneamente eficiente e

eficaz desses mesmos recursos.

Sabendo que este é um dos principais desafios que se colocam às médias empresas portuguesas, a Porto Business School, em parceria com a Fundação Dom Cabral, desenvolveu o programa Parceiros para a Excelência.

Através do trabalho conjunto dos especialistas destas duas escolas de negócio com os quadros da empresa, da formação em gestão e da troca de experiências é implementado um modelo de gestão sustentável, com foco na melhoria de resultados e no aumento da competitividade. ESPECIALISTAS PORTO BUSINESS SCHOOL E FUNDAÇÃO DOM CABRAL GESTORES DE EMPRESAS MELHORIA DE RESULTADOS E AUMENTO DE COMPETITIVIDADE

(7)

/ Melhoria dos resultados económico-financeiros;

/ (Re)definição da estratégia de gestão da empresa com base num modelo integrado;

/ Definição de indicadores de performance, acompanhamento periódico de metas, de projetos e planos de ação;

/ Redesenho dos processos críticos com maior impacto nos resultados;

Destina-se a empresas que pretendem:

/ Definir uma estratégia clara;

/ Fortalecer o alinhamento de toda a organização;

/ Aumentar o controlo do negócio;

/ Ter acesso a coaching em gestão;

/ Aumentar a formação em gestão dos seus quadros;

/ Implementação de metodologias de gestão em: Marketing e Vendas, Internacionalização, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística;

/ Ampliação dos horizontes a partir do contacto com as melhores práticas de gestão.

/ Desenvolver internamente as competências estratégicas e funcionais que lhes permitam alcançar os resultados pretendidos de uma forma sustentada;

/ Definir e operacionalizar estratégias de

internacionalização e procura de novos mercados.

BENEFÍCIOS

PARCERIA QUE GERA RESULTADOS

DESTINATÁRIOS

(8)
(9)

DESENVOLVIMENTO

DE UM MODELO DE GESTÃO

COM FOCO NOS RESULTADOS

AUMENTO

DE RESULTADOS

FORMAÇÃO

(10)

FATORES DIFERENCIADORES

/ Ciclo virtuoso

/ Intervenção multidisciplinar coordenada

/ Intervenção sustentável

Encontro PAEX Portugal (dez/12)

|

Neste programa utilizamos uma metodologia de intervenção global que além da formação em gestão, inclui tutorias estratégicas e operacionais e networking nacional e internacional.

Trata-se de uma intervenção multidisciplicar coordenada que cria na empresa um ciclo virtuoso levando-a a atingir os patamares de excelência que pretende.

Ao trabalharmos seguindo o modelo “ensinar a fazer”, o conhecimento é assimilado pela empresa sendo, também esta, uma intervenção sustentável.

(11)

DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO

DO PROGRAMA PARCEIROS

PARA A EXCELÊNCIA

TUTORIA ESTRATÉGICA / DESENVOLVIMENTO DO PROJETO EMPRESARIAL TUTORIAS OPERACIONAIS / MARKETING E VENDAS, INTERNACIONALIZAÇÃO, PESSOAS, PROCESSOS, FINANÇAS, OPERAÇÕES E LOGÍSTICA PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL EM GESTÃO NETWORKING NACIONAL E INTERNACIONAL

(12)

Como instrumento de suporte à implementação do projeto empresarial o programa Parceiros para a Excelência inclui um Software de Gestão de Indicadores que

compara as metas de cada indicador com os valores realizados, faz a agregação inteligente dos indicadores permitindo verificar de uma forma fácil a performance em cada momento.

Graficamente e visualmente atrativo este software permite fazer a análise, para as situações críticas, das causas do mau desempenho assim como definir e acompanhar os respetivos planos de ação.

Os nossos especialistas trabalham em conjunto com os quadros da empresa. Da conjugação do saber e da expe-riência em gestão destas 2 Escolas de Negócio, classifi-cadas entre as melhores do mundo pelo Financial Times, com o conhecimento da empresa e do seu negócio são alcançados resultados superiores.

Ao “ensinar a fazer”, são desenvolvidas competências den-tro das empresas, garantindo uma intervenção duradoura e sustentável.

A metodologia central do programa Parceiros para a Excelência é o desenvolvimento, a implementação e o controlo do Projeto Empresarial (Tutoria Estratégica).

TUTORIA ESTRATÉGICA E TUTORIAS OPERACIONAIS

Anualmente, 5 gestores de empresa parceira participam num programa de formação geral em gestão com a duração total de 96 horas, composto por 5 módulos: Estratégia, Gestão de Pessoas, Finanças, Comercialização e Marketing e Operações.

MÓDULO DE ESTRATÉGIA

24h

MÓDULO DE GESTÃO DE PESSOAS

8h MÓDULO DE FINANÇAS 16h • Economia e Conjuntura • Estratégia e Planeamento Estratégico • Internacionalização • Contabilidade e Finanças • Contabilidade de Gestão e Controlo • Gestão de Pessoas MÓDULO DE COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING 16h MÓDULO DE OPERAÇÕES 32h • Comercialização e Marketing

• Negociação • Operações e Gestão de Processos • Logística e Supply Chain Management

• Gestão de Projetos • Visita a Empresas

(13)

A partir desta abordagem são identificadas as áreas e as competências operacionais a desenvolver para alcançar os resultados pretendidos. Por ano, o programa Parceiros para a Excelência prevê a realização de 2 tutorias operacionais em áreas como: Marketing e Vendas, Internacionalização, Pessoas, Finanças, Processos, Operações e Logística.

O Programa Parceiros para a Excelência integra mais de 550 empresas distribuídas pelo Brasil, Paraguai e Portugal. A troca de experiências é incentivada através da partici-pação: nos Encontros da Rede PAEX em Portugal, no En-contro Anual da Rede PAEX em Belo Horizonte no Brasil, nos seminários e nos jantares debate onde gestores e empresários partilham as suas experiências.

São promovidas visitas a empresas role model em determinadas áreas da gestão, assim como encontros bilaterais entre gestores e empresários.

O portal PAEX, de acesso reservado às

empresas Parceiras permite ter acesso a conteúdos de gestão, partilhar ideias e experiências, assim como, pesquisar e entrar facilmente em contacto com outras empresas da Rede.

A newsletter semestral Em Rede, fornece informação regular sobre a Rede de Parceiros para a Excelência, destacando e publicitando as empresas.

(14)

EXEMPLO DE CRONOGRAMA ANUAL DE ATIVIDADES

JANEIRO

Desenvolvimento

do Projeto Empresarial (8h /mês)

MÓDULO DE ESTRATÉGIA (24h) Estratégia e Planeamento Estratégico Economia e Conjuntura

Internacionalização

FEVEREIRO

MARÇO Tutoria Operacional na Área A (4h+4h) Seminário e Encontro de Gestores

ABRIL Tutoria Operacional na Área A (4h+4h) MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS E FINANÇAS (24h)

Gestão de Pessoas Contabilidade e Finanças

Contabilidade e Controlo de Gestão

MAIO Tutoria Operacional na Área A (4h) JUNHO

Implementação e Controlo

do Projeto Empresarial (4h ou 8h /mês)

Seminário e Encontro de Gestores

JULHO MÓDULO COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING (16h)

Comercialização e Marketing Negociação

AGOSTO

SETEMBRO Tutoria Operacional na Área B (4h+4h)

OUTUBRO Tutoria Operacional na Área B (4h+4h) MÓDULO DE OPERAÇÕES (32h)

Gestão de Projetos

Operações e Gestão de Processos Logistica e Supply Chain Management Visita a Empresas

Encontro Anual da REDE PAEX

NOVEMBRO Tutoria Operacional na Área B (4h)

DEZEMBRO Seminário e Encontro de Gestores

DESTINATÁRIOS ATIVIDADE

Grupo Estratégico de Gestão

TUTORIA ESTRATÉGICA Formulação e Implementação do Plano Empresarial (68h ou 96h) TUTORIA OPERACIONAL Desenvolvimento de Áreas / Competências Específicas (20h + 20h)

(15)

JANEIRO

Desenvolvimento

do Projeto Empresarial (8h /mês)

MÓDULO DE ESTRATÉGIA (24h) Estratégia e Planeamento Estratégico Economia e Conjuntura

Internacionalização

FEVEREIRO

MARÇO Tutoria Operacional na Área A (4h+4h) Seminário e Encontro de Gestores

ABRIL Tutoria Operacional na Área A (4h+4h) MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS E FINANÇAS (24h)

Gestão de Pessoas Contabilidade e Finanças

Contabilidade e Controlo de Gestão

MAIO Tutoria Operacional na Área A (4h) JUNHO

Implementação e Controlo

do Projeto Empresarial (4h ou 8h /mês)

Seminário e Encontro de Gestores

JULHO MÓDULO COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING (16h)

Comercialização e Marketing Negociação

AGOSTO

SETEMBRO Tutoria Operacional na Área B (4h+4h)

OUTUBRO Tutoria Operacional na Área B (4h+4h) MÓDULO DE OPERAÇÕES (32h)

Gestão de Projetos Encontro Anual da REDE PAEX

TUTORIA OPERACIONAL

Desenvolvimento de Áreas /

Competências Específicas (20h + 20h)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL EM GESTÃO

Formação em Gestão (96h*5 particip.)

SEMINÁRIOS E INTERCÂMBIO

Formação e Intercâmbio (5 participantes)

(16)

DELIVERABLES

TUTORIA ESTRATÉGICA

TUTORIAS OPERACIONAIS

No prazo estimado de 5 meses a empresa parceira possuirá um Projeto Empresarial, que incluirá a definição:

/ dos Valores;

/ do Negócio, da Missão e da Visão;

/ do seu Posicionamento Estratégico;

/ da linha axial da Visão e dos seus marcos estratégicos;

/ dos Fatores-Chave de Sucesso;

/ do Mapa Estratégico;

/ do Mapa de Objetivos Estratégicos, dos Indicadores, dos Responsáveis e das Metas;

/ de Projetos Estratégicos e Planos de Ação.

Nos meses seguintes, o Tutor de Gestão Estratégica criará o dinamismo e as atividades necessárias à implementação do Projeto Empresarial, desenvolverá a gestão de projetos e um modelo de gestão com foco nos resultados.

No início de cada tutoria operacional selecionada - Marketing e Vendas, Internacionalização, Gestão de Pessoas, Financeira, Gestão de Projetos, Gestão de Processos, Gestão de Operações ou Supply Chain Management – são definidos os objetivos e os deliverables com os Responsáveis da empresa.

Desta forma os deliverables das tutorias operacionais são adaptados às reais necessidades e desafios da empresa e poderão ser, a título de exemplo:

/ a definição do Posicionamento dos produtos/serviços e recomendações dos meios de divulgação e promoção;

/ um modelo de planeamento comercial;

/ um plano de internacionalização;

/ a estruturação da politica de recursos humanos;

/ um sistema de avaliação de desempenho;

/ um modelo de gestão de tesouraria;

/ o desenvolvimento do modelo de custeio;

/ o modelo de gestão de projetos;

/ o mapeamento e redesenho de processos;

/ a implementação de metodologias Lean;

(17)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL EM GESTÃO

NETWORKING NACIONAL E INTERNACIONAL

O programa de formação geral em gestão proporciona aos participantes uma visão global e integrada e um conjunto de conhecimentos e competências em três grandes áreas:

/ Enquadramento e estratégia da atividade empresarial;

/ Competências funcionais nas áreas das finanças, do marketing, das operações e da gestão de pessoas;

/ Competências pessoais de negociação.

Proporcionamos momentos de aprendizagem através da troca de experiências, promovemos a apresentação de casos reais de gestão de empresas nacionais e internacionais assim como de visitas e de encontros bilaterais. Procuramos que as empresas tenham contacto com uma diversidade grande de negócios e de experiências de gestão.

Respondendo aos desafios e às preocupações das empresas procuramos dar-lhes acesso às novas tendências da gestão e à partilha de boas práticas.

Facilitamos contatos que abrem novas oportunidades.

NETWORKING NACIONAL E INTERNACIONAL TUTORIAS OPERACIONAIS TUTORIA ESTRATÉGICA PROGRAMA DE FORMAÇÃO GERAL EM GESTÃO

(18)

OS CLIENTES FALAM POR NÓS

Após um ano de participação no Programa PAEX, cumpre dar um testemunho de clara

satisfação pelos resultados que o mesmo

aportou ao Grupo Torrestir. Para lá da participação dos nossos colaboradores em ações de formação / consultoria de valia inquestionável, o acompanhamento individualizado potenciou a introdução de novas abordagens e

práticas de planeamento e monitorização do desempenho do Grupo, tanto mais

importantes quanto a atual fase de crescimento e o alargamento do espectro de atuação para novas áreas de atividade assim o requerem.

Estou em crer que sob a garantia de excelência decorrente da participação da Porto Business School e da Fundação Dom Cabral, a estrutura do PAEX e as iniciativas a este associadas são indutoras de novas

dinâmicas e de melhorias de práticas de gestão que se podem revelar muito úteis

para Empresas / Grupos similares ao nosso.”

O programa PAEX trouxe para a nossa empresa a frescura de uma visão externa

à organização, alicerçada em sólidos conhecimentos técnicos e numa vasta experiência empresarial internacional.

É uma excelente forma de testarmos o

‘estado de arte’ da organização em temas funcionais e transversais e de traçarmos novos caminhos que nos levarão a patamares de excelência mais elevados.

Permite-nos também ter acesso

a novas realidades empresariais, promovendo a partilha de experiências em áreas de negócio muito diversas e permitindo perceber a forma como se resolvem problemas comuns a todas as organizações, por vezes criando verdadeiras vantagens competitivas e sustentáveis no longo prazo.

No entanto, para tirarmos o sumo que o PAEX pretende oferecer à organização, é absolutamente imprescindível um esforço ‘extra’ das pessoas envolvidas, grande abertura à mudança e a novas ideias, forte capacidade para trabalhar em equipa e de gestão de projetos e apetência por sair da zona de conforto.

É uma viagem que não se faz sem trabalho árduo, mas altamente motivante e entusiasmante para todos aqueles que procuram trilhar novos caminhos.”

Fernando Torres

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Torrestir

João Pedro Azevedo

Presidente do Conselho de Administração do Grupo Soja de Portugal

(19)

A Bluepharma iniciou a sua participação no Programa PAEX ciente da excelência, do rigor e do conhecimento e experiência que estão associados à Porto Business School e à Fundação Dom Cabral e, consequentemente, com a consciência plena do que poderia representar esta parceria ao nível da melhoria das práticas de gestão, do planeamento e monitorização do desempenho da empresa, do envolvimento dos seus colaboradores no delineamento dos seus objetivos estratégicos e do acompanhamento personalizado que o programa desde logo proporcionou. Decorrido um ano desde o início desta colaboração, foram excedidas as

expetativas iniciais, podendo a Bluepharma

orgulhar-se hoje da transformação que se operou em todos os seus processos, sem que se desvirtuasse a sua missão e os seus valores. O maior contributo do programa

PAEX foi, pois, a conciliação da identidade da Bluepharma com a introdução de novos modos de fazer e pensar, que resultaram numa preparação mais sólida para fazer face aos desafios futuros.”

O balanço dos últimos 2 anos de presença da Laborial na Rede PAEX é francamente positivo. 2012 foi o melhor ano de sempre em termos de volume de vendas

internacionais, que passou, nos últimos

dois anos de 22% para 56% do total de vendas da Laborial.

O PAEX operou como um instrumento de

mudança de mentalidades, práticas e métodos na Laborial, tendo contribuído para

uma evolução significativa das pessoas. A Laborial hoje é uma empresa com

ferramentas consolidadas na abordagem aos diferentes mercados e aos desafios mais árduos.”

Paulo Barradas Rebelo

Presidente Executivo da Bluepharma

José Carlos Branco

CEO da Laborial

(20)

PORTO BUSINESS SCHOOL Avenida Fabril do Norte, 425 4460-312 Senhora da Hora, Matosinhos

T: +351 226 153 270 / F: +351 226 100 861 E: geral@pbs.up.pt

Referências

Documentos relacionados

[r]

7 Se o registo provisório por natureza de aquisição de direito ou de constituição de hipoteca voluntária necessariamente postula a ulterior titulação do negócio através

Assunto: Pedido de registo de aquisição provisória por natureza (artigos 2.º, n.º 1, a), 47.º, n.ºs 1 e 4 e 92.º, n.º 1, g) e n.º 4, todos do Código do Registo Predial) de 25%

A tarefa é ir criando, onde for possível, zonas autônomas (autônomas em relação aos mecanismos de comando-e-controle) - estruturadas em rede - onde isso for possível. Isso pode

b) Caneta esferográfica de tinta azul ou preta (recomendado levar mais de uma). Os documentos apresentados deverão estar em perfeitas condições, de forma, a permitir a

Com base em revisão de literatura que trata sobre a elaboração de materiais educativos impressos e em meios eletrônicos sobre o tema (BORGES; FÁBRIS; JANSEN, 1999; LOPES

O anjo da vitória (Breakthrough) me virou para longe desse vestido de mentiras para que eu não focasse nisso.. Eu me virei e vi

Registra o valor das despesas com componentes, peças, acessórios e sobressalentes para aplicação, manutenção e reposição em bens móveis em geral, tais como: cabos,