• Nenhum resultado encontrado

1 REGULAMENTO OPERACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 REGULAMENTO OPERACIONAL"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

CAPÍTULO I ...5 CAPÍTULO II ...5 CAPÍTULO III ...5 CAPÍTULO IV ...6 CAPÍTULO V ...6 CAPÍTULO VI ...7 CAPÍTULO VII ...8 CAPÍTULO VIII ...9 CAPÍTULO IX ...11 CAPÍTULO X ...12 CAPÍTULO XI ...12 CAPÍTULO XII ...14 CAPÍTULO XIV ...14 CAPÍTULO XV ...15 1. REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA 24H ...16

1.1. DEFINIÇÕES ASSISTÊNCIA VEICULAR ...16

1.2. DISPOSIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA 24H ...17

1.2.1. VEÍCULOS CARREGADOS, ACOPLADOS OU IMPEDIDOS DE SEREM REMOVIDOS ...17

1.2.2. REGRAS DE CANCELAMENTO ...17

2. ASSISTÊNCIA 24H PARA SEU VEÍCULO ...17

2.1. VEÍCULOS COBERTOS ...17

2.2. LIMITES DE QUILOMETRAGEM DO SERVIÇO DA ASSISTÊNCIA 24H ...18

2.3. EVENTOS COBERTOS PELA ASSISTÊNCIA 24H ...18

2.3.1. AUTO SOCORRO APÓS PANE ...18

2.3.2. REBOQUE OU RECOLHA APÓS PANE ...18

2.3.3. REBOQUE OU RECOLHA APÓS EVENTO PREVISTO: ACIDENTE/COLISÃO, INCÊNDIO, ROUBO OU FURTO ...18

2.3.4. PANE SECA – FALTA DE COMBUSTÍVEL (GASOLINA, ÁLCOOL, DIESEL E GNV) ...18

2.3.5. TROCA DE PNEUS ...18

2.3.6. ENVIO DE CHAVEIRO ...19

3. ASSISTÊNCIA 24H PARA VOCÊ ...19

3.1. ENVIO DE TÁXI ...19

3.2. MEIO DE TRANSPORTE ALTERNATIVO – MTA. ...19

3.3. HOSPEDAGEM ...19

3.4. MOTORISTA AMIGO ...19

3.5. TRANSPORTE PARA RETIRADA DO VEÍCULO ...20

3.6. REMOÇÃO HOSPITALAR APÓS ACIDENTE ...20

3.7. ENVIO DE ACOMPANHANTE E TRANSMISSÃO DE MENSAGENS EM CASO DE ACIDENTE ...20

3.8. TRASLADO DE CORPO EM CASO DE FALECIMENTO ...20

3.9. REGRESSO ANTECIPADO ...20

4. EXCLUSÕES ASSISTÊNCIA 24H – EVENTOS NÃO COBERTOS POR ESTA ASSISTÊNCIA ...20

5. CONDIÇÕES GERAIS (ASSISTÊNCIA FUNERAL / ACIDENTE DE TRÂNSITO) ...21

5.1. DEFINIÇÕES ...21

5.2. CONDIÇÕES GERAIS ...21

5.3. DOCUMENTAÇÃO ...21

5.4. ATENDIMENTO SOCIAL...22

5.5. TRANSPORTE DE FAMILIAR PARA LIBERAÇÃO DO CORPO ...22

5.6. FUNERAL ...22

5.7. CREMAÇÃO ...22

5.8. SEPULTAMENTO ...22

5.9. TRANSMISSÃO DE MENSAGENS URGENTES ...22

6. EXCLUSÕES GERAIS DO FUNERAL ...22

(4)
(5)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO - PSM

CAPÍTULO I

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1.1. A GRANPRIME ASSOCIADOS, pessoa jurídica, CNPJ 27.662.404/0001-05 com sede na Rua Francisca Melo, nº 128, sala 404, Centro, Nova Iguaçu – RJ, CEP 26210-270, doravante denominada apenas ASSOCIAÇÃO, é uma associação privada sem fi ns lucrativos, com base legal na Constituição Federal em seu artigo 5º, incisos XVII, XVIII, XIX, XX e XXI, bem como no Código Civil, em seu artigo 53 e seguintes, e tem como objetivo a defesa e promoção dos interesses de seus associados, disponibilizando aos associados um rol de benefícios e amparo por meio de assistência mútua ou de prestadores de serviços contratados, com todas as suas atividades fundamentadas pelo princípio do associativismo.

1.2. A assistência mútua é uma forma de cooperação recíproca para alcançar os objetivos comuns de um grupo. Com essa ideologia, a ASSOCIAÇÃO visa disponibilizar PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO e outros benefícios relacionados, assistência e amparo ao associado e a sua família, a partir da divisão das despesas entre todos os associados e através de convênios com terceiros, constituindo o PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO, doravante denominado apenas PSM.

1.3. O presente regulamento estabelece as regras do PSM, razão que torna imprescindível a leitura e compreensão do mesmo pelo associado optar pela opção ao PSM, para melhor usufruir dos benefícios disponibilizados e para cumprimento das presentes regras.

CAPÍTULO II

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO - PSM

2.1. O PSM tem como objetivo primordial conferir proteção e segurança aos veículos dos associados que aderirem ao programa, através do rateio das despesas referentes aos danos materiais eventualmente sofridos, na forma deste regulamento, bem como através da prevenção ativa de acidentes, pela veiculação de material educativo sobre normas de segurança no trânsi-to.

2.2. A opção ao PSM é voluntária e será formalizada pelo associado com a assinatura do termo de opção, no qual o associado declara ter pleno conhecimento de todas as condições dispostas nesse regulamento. Ao aderir voluntariamente ao programa, o associado se compromete a contribuir com as quotas necessárias para as despesas referentes à concessão dos be-nefícios, através do mutualismo, ou seja, repartição proporcional das despesasatravés de rateio.

2.3. Além do benefício de proteção e segurança aos veículos dos associados, objeto do presente regulamento, os asso-ciados podem vir a optar por outros serviços de assistência, que serão disciplinados direta e juntamente com empresas parcei-ras.

CAPÍTULO III

OPÇÃO AO PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO - PSM

3.1. Para optar ao PSM da ASSOCIAÇÃO, o associado deverá: a) Assinar e apresentar termo de opção ao PSM; c) Realizar vistoria prévia no veículo;

d) Proceder à instalação de rastreador, quando aplicável;

e) Proceder à instalação de equipamentoantifurto bloqueador, quando aplicável; f) Apresentar cópia dos seguintes documentos:

f.1) Carteira nacional de habilitação, vigente e regular, do associado; f.2) CRLV do veículo, ou nota fi scal em caso de veículo zero quilômetro; f.3) Contrato social ou estatuto social, caso seja pessoa jurídica; f.4) Comprovante de residência atualizado.

3.2. Poderá ser dispensada a vistoria de veículos zero quilômetro, desde que certifi cado pela concessionária que o veí-culo

(6)

6

R E G U L A M E N T O O P E R AC I O N A L

encontra-se em seu pátio no momento da opção, e condicionado à emissão da nota fi scal não ser superior a 30 dias da data de opção.

3.3. A instalação e manutenção de equipamentos rastreadores, em perfeito estado de funcionamento, é obrigatória quando aplicável qualquer uma das hipóteses a seguir:

a) veículos com valor de Fipe superior a R$ 15.000,00 (quinze mil reais);

3.3.1. A empresa de rastreamento obrigatoriamente será escolhida pela associação. A taxa de monitoramento do veícu-lo é um serviço a ser pago peveícu-lo associado à referida empresa.

3.3.3. O associado ou responsável pelo veículo deverá reparar os possíveis defeitos do veículo que impeçam a instalação do(s) equipamento(s) antifurto ou rastreador, de maneira que não atrapalhem o bom funcionamento desses equipamentos. No período em que o (s) equipamento (s) antifurto ou rastreador não estiverem funcionando perfeitamente, o veículo não estará participando do PSM.

3.4. O veículo poderá estar em atraso com os impostos, taxas e toda a documentação necessária para a sua circulação, com período máximo de 2 anos. Caso contrário, o associado não terá direito aos benefícios oferecidos pela ASSOCIAÇÃO aos quais faz jus em caso de acidentes, tendo em vista que o mesmo não se encontrava apto para transitar em via pública.

3.5. Será permitida a substituição de um veículo cadastrado no PSM, desde que o associado pague a taxa relativa à vistoria no novo veículo, e desde que o veículo não tenha nenhum impedimento quanto a sua aceitação no programa. Este proce-dimento estará condicionado a aprovação expressa da diretoria da ASSOCIAÇÃO.

CAPÍTULO IV

DA ACEITAÇÃO DA OPÇÃO

4.1. O termo de opção ao PSM poderá ser recusado em até 30 (trinta) dias pela Diretoria da ASSOCIAÇÃO, contados a partir da data da vistoria.

4.1.1. A eventual recusa será informada por escrito ao pretendente.

4.2. Na hipótese de recusa, os valores das taxas serão ressarcidos, restando válida a proteção do PSM até a hora e data da informação da recusa.

4.3. A diretoria da ASSOCIAÇÃO se resguarda no direito de indeferir a inclusão de qualquer veículo ao PSM, caso o mesmo se encontre em más condições de conservação ou tenha alterações, modifi cações e acessórios que possam afetar sua segurança, desempenho ou agravamento do risco para a coletividades de associados, bem como quaisquer outros motivos que venham de encontro aos melhores interesses da ASSOCIAÇÃO.

CAPÍTULO V

OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO - PSM

5.1. Os benefícios do PSM relacionados à proteção ao veículo do associado se aplicam aos seguintes eventos: a) Roubo;

b) Furto; c) Colisão; d) Incêndio;

e) Queda de objetos sobre o veículo;

f) Eventos causados pela força da natureza, como por exemplo, alagamento, queda de árvores, chuva de granizo, entre outros;

g) Consultoria mecânica.

5.1.1. A concessão dos benefícios em eventos danosos está condicionada a condução do veículo por condutor regular-mente habilitado.

(7)

5.2. Os danos irreparáveis provenientes de roubo e furto não se confundem com fraudes e apropriação indébita, além de outras práticas delituosas, que não são objeto da proteção.

5.3. Não haverá benefício de danos reparáveis e irreparáveis provenientes de roubo ou furto na hipótese de não ter sido realizada a prévia instalação nos veículos dos equipamentos de rastreador e antifurto, quando obrigatória, conforme dis-posto neste regulamento.

5.4. Serão incluídos nos benefícios os acessórios que fi zerem parte do veículo no momento da inspeção inicial, desde que originais de fábrica e constantes na nota fi scal de compra do veículo.

5.4.1. Os assessórios, tais como equipamentos de som, rodas e pneus, kit gás, DVD, e demais acessórios em geral, não serão ressarcidos, caso sejam atingidos, isoladamente ou não, nos eventos danosos.

5.5. Na hipótese de o evento englobar danos aos pneus, caso estes tenham sido adquiridos em até 06 (seis) meses da data do evento, serão ressarcidos integralmente mediante apresentação de nota fi scal, ou substituídos por outros de mesma especifi cação técnica.

5.6 Todos os eventos descritos no item 5.1 são passíveis de sindicância para apuração da forma e dos fatos ocorridos no evento.

CAPÍTULO VI

SITUAÇÕES NÃO AMPARADAS PELO PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO – PSM

Responsabilidade civil facultativa, danos materiais, pessoais, corporais e morais aos ocupantes do veículo;

I. Eventos danosos decorrentes da inobservância das leis em vigor, como dirigir sem possuir carteira de habilitação, estar com a mesma suspensa ou, ainda, não ter habilitação adequada conforme categoria do veículo, dentre outras previstas na legislação vigente;

II. Negligência na utilização ou manutenção do veículo (itens de segurança, pneus, dentre outras previstas na legislação vigente);

III. Utilizar inadequadamente o veículo com relação a lotações de passageiros, dimensão, peso e acondicionamento de car-ga transportada;

IV. Alterar as características originais do veículo de modo a comprometer a segurança (veículos rebaixados, com molas cortadas, turbinados ou com qualquer outra alteração na estrutura), exceto quando a modifi cação está no documento do veículo e houve aceitação expressa da diretoria;

V. Desgaste natural ou pelo uso, deterioração gradativa e vício próprio, defeito de fabricação, defeito mecânico, de instala-ção elétrica, vibrações, corrosão, ferrugem, umidade e chuva;

VI. Quaisquer atos de hostilidade, tumultos, motins, sabotagem, vandalismo; VII. Atos de autoridade pública salvo para evitar propagação de danos ocorridos;

VIII. Negligência do associado, arrendatário ou cessionário na utilização, bem como na adoção de todos os meios razoáveis para salvá-lo e preservá-lo durante ou após a ocorrência de evento;

IX. Atos praticados em estado de insanidade mental e/ou sob efeito de bebidas alcoólicas e/ou substâncias tóxicas ou entorpecentes;

X. Atos praticados sob suspeita de embriaguez, sempre que o associados e recusar a realizar exames de etilômetro (bafô-metro) ou de sangue;

XI. Danos emergentes;

XII. Lucros cessantes e danos emergentes direta ou indiretamente da paralisação do veículo ou mesmo de terceiro, mesmo sendo em consequência de risco coberto pela proteção do veículo;

XIII. Perdas ou danos ocorridos quando em trânsito por estradas ou caminhos impedidos, inadequados, não abertos ao tráfe-go ou de areias fofas ou movediças;

(8)

8

R E G U L A M E N T O O P E R AC I O N A L

I. Danos sofridos por pessoas transportadas de forma irregular, utilizando-se de meios não apropriados para tal fi m, ou mesmo em local apropriado;

II. Danos ocorridos com o veículo fora do território nacional;

III. Perdas e danos ocorridos durante a participação do veículo em competições, apostas, provas de velocidade, inclusive trei-nos preparatórios;

IV. Multas impostas e despesas de qualquer natureza relativa a ações e processos criminais;

V. As avarias que forem previamente constatadas e relacionadas na inspeção inicial do veículo do associado, nos eventos de danos reparáveis (em caso de danos irreparáveis, tais avarias serão descontadas do valor a ser ressarcido) – observa-se que, em caso de reparo das avarias preexistentes anteriormente à inspeção inicial, o associado deverá solicitar nova ins-peção, contraindo o ônus de pagamento de todas as despesas referentes à nova inspeção;

VI. Reparos de avarias sofridas no veículo cadastrado promovidos sem a autorização da ASSOCIAÇÃO;

VII. Danos causados por guerra, revolução e ocorrências semelhantes, ou seja, contingências que atinjam de forma maciça a população regional ou nacional;

VIII. No caso de veículos equipados com rastreador ou bloqueador, caso o equipamento não esteja em perfeito funcionamento; IX. Radiação de qualquer tipo;

X. Poluição, contaminação e vazamento;

XI. Danos exclusivamente causados a pintura do veículo;

XII. Danos ocorridos exclusivamente ao motor ou parte elétrica do veículo;

XIII. Dano ocorrido quando o associado estiver inadimplente como qualquer das obrigações junto à ASSOCIAÇÃO. XIV. Caso o veículo não estar em dia com os impostos, taxas e toda a documentação necessária para a sua circulação. XV. Este programa não protege perdas, roubos ou furtos de chaves de ignição do veículo.

CAPÍTULO VII

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O RESSARCIMENTO

7.1. É obrigatório a todos os associados, assim que houver ocorrência de qualquer tipo de dano ao veículo, à comunicação formal a ASSOCIAÇÃO, esta deverá ocorrer no prazo máximo de 05 (cinco) dias após o ocorrido quanto for colisão e imediatamente nos casos de roubo e furto, sob pena de recusa do reparo e/ou pagamento do benefício.

7.1. Caso o veículo cadastrado no PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO - PSM venha a sofrer danos, o ressarcimento dos valores correspondentes ou a reposição do bem fi cará condicionada à apresentação dos seguintes documentos:

7.1.1. Em caso de danos reparáveis: a) Boletim de ocorrência;

b) Cópia da Carteira de Habilitação do condutor do veículo;

c) Cópia do CRLV (Certifi cado de Registro e Licenciamento do Veículo); d) Cópia da carteira de identidade e CPF do associado.

e) Demais documentos que possam ser solicitados;

7.1.2. Em caso de danos irreparáveis(em complementação aos documentos supracitados): a) Boletim de Ocorrência original ou cópia autêntica;

b) CRV (Certifi cado de Registro de Veículo) original devidamente preenchido a favor da ASSOCIAÇÃO ou de quem esta indicar, assinado e com fi rma reconhecida por autenticidade;

c) CRLV (Certifi cado de Registro e Licenciamento do Veículo) original;

(9)

e) Chaves do veículo;

f) Certidão negativa de furto e multa do veículo;

g) Cópia do Contrato ou Estatuto Social consolidado, se pessoa jurídica;

h) Nota fi scal de venda da empresa, quando seu objetivo social for indústria, comércio, importação, ex-portação etc. (Prestação de serviço e leasing não necessitam emitir esta nota fi scal).

i) demais documentos que possam ser solicitados; 7.1.3. Em caso de Ressarcimento Integral decorrente de Roubo ou Furto:

a) Todos os documentos exigidos nas cláusulas acima, exceto nota fi scal; b) Extrato do DETRAN (débitos e restrições) constando queixa de roubo/furto; c) Certidão negativa de multas do veículo.

CAPÍTULO VIII

PARÂMETROS DO PROGRAMA DE SOCORRO MÚTUO - PSM

8.1. Para poder usufruir dos benefícios oferecidos pelo PSM da ASSOCIAÇÃO, o associado deverá estar rigorosamente quite com todas as suas obrigações perante a ASSOCIAÇÃO e ao PSM, além de cumprir as demais obrigações estabelecidas nes-te regulamento, no regimento innes-terno e no estatuto social.

8.1.1. Qualquer ressarcimento somente será realizado mediante apresentação de TODOS os documentos requeridos pela ASSOCIAÇÃO.

8.1.2. Caso o Associado faça a opção de aderir ao PSM, em hipótese alguma será admitida a participação do veículo incluso nesta modalidade em outra ASSOCIAÇÃO ou ainda em modalidade similar a esta e, inclusive a participação em seguro particular de casco, sob pena de tornar-se nula a presente proteção.

8.2. Nos casos de danos irreparáveis ou mesmo de danos reparáveis, os materiais remanescentes (peças ou salvado) pertencerão à ASSOCIAÇÃO, que poderá vendê-los para diminuir o valor do rateio para os associados.

8.3. A ASSOCIAÇÃO reserva o direito de contratar investigação especializada (sindicância) a fi m de levantar eventuais irregularidades a respeito da natureza do acidente e eventuais fraudes.

8.3.1. Caso seja contratada, o associado deverá colaborar de todas as formas com a condução da investigação, sob pena de ter seu benefício negado.

8.4. Dano irreparável:

8.4.1. O valor do ressarcimento integral na hipótese de dano irreparável será correspondente ao valor do veículo na tabela Fipe na data da entrega da documentação completa de sinistro, respeitado o limite máximo previsto de R$100.000,00 (cem mil reais).

8.4.2. Haverá ressarcimento integral (danos irreparáveis), via de regra, quando o orçamento para reparação do bem ultrapassar 75% (setenta e cinco por cento) do valor da tabela Fipe.

8.4.2.1. Caberá à Diretoria Executiva a opção de proceder o ressarcimento integral do veículo ou de promover o conser-to do mesmo em caso de danos reparáveis, sempre observando a forma que, aplicada, implique em menor valor a ser rateado e, segurança jurídica para o associado.

8.4.3. Na hipótese de ressarcimento integral (danos irreparáveis, o valor do ressarcimento será reduzido nos seguintes casos:

a) os veículos com a chassi regravado, sofrerão depreciação de 20% (vinte por cento) em relação ao valor forneci-do pela tabela Fipe.

b) os veículos utilizados como Táxi, placa vermelha, produtor rural, locação e frotista, sofrerão uma depreciação de 20% (vinte por cento) em relação ao valor fornecido pela tabela Fipe.

c) os veículos provenientes de Leilão, ou que já tenham sido objeto de ressarcimento integral, sofrerão deprecia-ção

(10)

10

R E G U L A M E N T O O P E R AC I O N A L de 20% (vinte por cento) da Tabela Fipe.

d) caso o veículo esteja sujeito a duas ou mais situações acima, sofrerão a depreciação da soma total de cada alínea aci-ma, podendo chegar a 50% (cinquenta por cento) em relação ao valor fornecido pela tabela Fipe.

8.4.4. O prazo para ressarcimento integral será de 90 (noventa) dias a contar da apresentação de todos os documentos requeridos pela ASSOCIAÇÃO.

8.4.4.1. A contagem do referido prazo será suspensa, ou seja, não contará os dias de espera a partir do momento em que for solicitada documentação complementar no caso de dúvida fundada e justifi cável ou no caso que for instaurado inquérito policial, perícia ou sindicância para apurar as causas do acidente, do furto e/ou do roubo.

8.4.5. Para fazer jus ao ressarcimento integral, o veículo deverá estar livre e desembaraçado de qualquer gravame ou impedimento, seja judicial, administrativo ou qualquer outro. Para ter direito ao ressarcimento, deverá o associado regularizar a situação e apresentar toda a documentação regularizada à ASSOCIAÇÃO.

8.4.6. Caso o veículo seja alienado e haja saldo devedor, a ASSOCIAÇÃO entregará outro bem mediante a transferência da alienação, ou pagará o valor correspondente diretamente ao credor, e, havendo saldo remanescente, será pago ao associado.

8.4.6.1. Caso o débito junto ao credor seja superior ao valor do bem, com base na Tabela Fipe, o pagamento ao credor somente será efetuado mediante o pagamento conjunto por parte do associado de sua parte, liberando o gravame.

8.4.7. Quando o veículo a ser ressarcido fi zer parte do conjunto de bens de um espólio ou massa falida, a indenização será realizada pela ASSOCIAÇÃO do espólio ou da massa, mediante recibo assinado pelo inventariante e/ou síndico legalmente constituídos, respectivamente.

8.4.8. Em caso de ressarcimento integral, a ASSOCIAÇÃO poderá fazê-lo de uma só vez ou parcelado, de acordo com as condições econômicas da ASSOCIAÇÃO e mediante decisão fundamentada da Diretoria Executiva.

8.5. Dano Reparável:

8.5.1. Quando o veículo sofrer danos reparáveis, a indenização será feita com base nos custos das partes, peças e mate-riais a substituir, bem como da mão-de-obra necessária para reparação ou substituição, respeitado o limite máximo previsto de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais), devendo o veículo ser reparado em ofi cina previamente indicada pela ASSOCIAÇÃO.

8.5.2. A reparação dos danos será feita obrigatoriamente com a reposição de peças originais somente para veículos com até 06 (seis) meses de fabricação, a contar da emissão da nota fi scal de venda do veículo zero quilômetro.

8.5.3. A reparação dos danos para veículos com mais de 06 (seis) meses poderá ser feita mediante a substituição das pe-ças danifi cadas pelas similares produzidas no mercado paralelo ou usadas, desde que não comprometam a segurança, a utilização e as características originais do veículo.

8.5.4. Na eventualidade de o associado escolher outra ofi cina que não seja uma das indicadas pela ASSOCIAÇÃO, o valor do conserto total do veículo não poderá ultrapassar o valor do menor dos 03 (três) orçamentos providenciados pelas ofi cinas in-dicadas pela ASSOCIAÇÃO.

8.5.4.1. Sendo o conserto do veículo efetivado em ofi cina sugerida pelo associado e diversa das indicadas, o associado pagará a diferença do valor do conserto, caso haja.

8.5.5. Em nenhuma hipótese a ASSOCIAÇÃO se responsabiliza pela qualidade e prazo de execução dos reparos, sendo estes de exclusiva responsabilidade da ofi cina reparadora.

8.6. Assistência 24 horas:

8.6.1. Quando o veículo cadastrado pelo associado optante sofrer pane elétrica, pane seca (falta de combustível) e em caso de colisões, o associado poderá optar por acionar a assistência 24 horas contratada, no limite máximo de uma vez por evento isolado ao mês, conforme o anexo.

8.6.2. O limite máximo de quilometragem para uso da assistência 24h será de até 1000 quilômetros para cada evento acionado.

8.6.3. Em nenhuma hipótese a ASSOCIAÇÃO se responsabiliza pela qualidade e prazo de execução da assistência. 8.7. Carro Reserva:

(11)

8.7.1. Quando o veículo cadastrado pelo o associado optante estiver envolvido em colisão, roubo/furto e incêndio; e o mesmo estiver em ofi cina, terá direito o associado optante por um veículo reserva, de tipo comum, durante o período de 07 (sete) dias, conforme o anexo.

8.7.2. Este benefício poderá ser utilizado pelo mesmo associado em no máximo 02 (duas) vezes ao ano. Este benefício possui uma carência de 60 (sessenta) dias para início de uso, a partir do momento da opção pelo PSM.

8.7.3. Em nenhuma hipótese a ASSOCIAÇÃO se responsabiliza pela qualidade e prazo de execução da assistência. 8.8. Assistência Residencial:

8.8.1. O associado optante tem direito de requerer uma assistência residencial, para chaveiro, pane hidráulica, elétrica, vidraceiro, limpeza residencial, vigilância, mudança e guarda de moveis, hospedagem, conserto de linha branca e guarda de ani-mais, nos termos do anexo específi co.

8.8.2. Este benefício poderá ser utilizado pelo mesmo associado em no máximo 02 (duas) vezes ao ano. Este benefício possui uma carência de 60 (sessenta) dias para início de uso, a partir do momento da opção pelo PSM.

8.8.3. Em nenhuma hipótese a ASSOCIAÇÃO se responsabiliza pela qualidade e prazo de execução da assistência. 8.8. Danos a Vidros, retrovisores e lanternas:

8.8.1. Quando o veículo cadastrado pelo o associado optante vier a sofrer danos nos vidros, retrovisores e lanternas; terão direito o associado optante por novo vidro, retrovisor ou lanternas nas mesmas características do existente do veículo, conforme o anexo.

8.8.2. Este benefício poderá ser utilizado pelo mesmo associado em no máximo 02 (duas) vezes ao ano. Este benefício possui uma carência de 60 (sessenta) dias para início de uso, a partir do momento da opção pelo PSM.

8.8.3. Para a utilização deste benefício, o associado optante irá participar com 40% (quarenta por cento) do valor do vidro, retrovisor ou lanterna objeto de troca.

8.8.4. Em nenhuma hipótese a ASSOCIAÇÃO se responsabiliza pela qualidade e prazo de execução da assistência.

CAPÍTULO IX

RATEIO DOS PREJUÍZOS NO PSM

9.1. A integralidade das despesas e custos decorrentes dos benefícios concedidos aos associados optantes pelo PSM serão apurados mensalmente e rateados entre todos os associados participantes do PSM no mês de referência, na proporção de suas quotas.

9.1.1 Os valores dos rateios de assistência 24 horas, carro reserva, assistência residencial e danos a vidros, serão tam-bém rateados sendo que cada optante terá uma cota única para fi ns de rateio.

9.2. A repartição dos prejuízos será feita pelo rateio do valor correspondente, entre todos os associados participantes do PSM, obedecendo ao índice de rateio do veículo, de acordo com o estabelecido na tabela de quotas.

9.3. Após a aceitação da opção ao PSM, os associados participantes deverão pagar a taxa administrativa mensal do PSM.

9.3.1. A título de informação, vale ressaltar que a taxa administrativa mensal do PSM aqui referida difere da contribui-ção associativa mensal da ASSOCIAÇÃO que já é de obrigacontribui-ção de cada associado, optante ou não do PSM, conforme previsto na proposta de admissão e no estatuto social. Caso se desligue do PSM, o associado voltará a pagar somente a contribuição asso-ciativa, nos termos do regimento interno da ASSOCIAÇÃO.

9.3.2. Enquanto o associado estiver participando do PSM, este deverá pagar o valor da taxa administrativa do PSM por cada veículo cadastrado, calculado de acordo com o valor do automóvel. A taxa terá como referência o perfi l do veículo de acor-do com os seus respectivos valores de mercaacor-do, tenacor-do em vista o índice da tabela Fipe, conforme tabela de quotas.

9.4. É de inteira responsabilidade do associado o monitoramento do valor do seu veículo, e caso o mesmo aumente ou diminua de preço, o pedido de reenquadramento na tabela de quotas. Em hipótese nenhuma haverá ressarcimento de valores já pagos pelo associado em função disso.

(12)

12

R E G U L A M E N T O O P E R AC I O N A L

como descrito no termo de opção assinado pelo associado, sendo obrigatório ao associado reclamar o recebimento do boleto, caso este não seja recebido até o dia de vencimento, uma vez que é do cuidado de cada associado quitar com os valores em dia.

9.6. Os boletos fi carão disponíveis no website ofi cial da ASSOCIAÇÃO na Internet. Caso o associado não receba o boleto impresso até a data de vencimento, deverá retirá-lo no website ou entrar em contato com a ASSOCIAÇÃO e solicitar a 2º via do mesmo ou o código de barras para pagamento.

CAPÍTULO X

PARTICIPAÇÃO DO ASSOCIADO EM CASO DE ACIONAMENTO DO PSM

10.1. Veículos Particulares:

10.1.1. Veículos Nacionais: Em todas as hipóteses de uso dos benefícios do PSM, o associado responsável pelo veículo danifi cado participará dos custos decorrentes com a importância mínima de 5% (cinco por cento) do valor de seu veículo (tabela Fipe), não podendo este ser inferior a R$ 800,00 (oitocentos reais), além de sua mensalidade devida. Veículos Importados: Em todas as hipóteses de uso dos benefícios do PSM, o associado responsável pelo veículo danifi cado participará dos custos decor-rentes com a importância mínima de 8% (oito por cento) do valor de seu veículo (tabela Fipe), não podendo este ser inferior a R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), além de sua mensalidade devida. Pode ter sua participação majorada, à critério da diretoria, prevalecendo o que foi apresentado no termo de opção.

10.2 Veículos de passeio de uso Aluguel, Táxi, fretamento ou comerciais:

10.2.1. Em todas as hipóteses de uso dos benefícios do PSM, o associado responsável pelo veículo danifi cado participará dos custos decorrentes com a importância mínima de 5% (cinco por cento) do valor de seu veículo (tabela Fipe), não podendo este ser inferior a R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), além de sua mensalidade devida. Pode ter sua participação majorada, à critério da diretoria, prevalecendo o que foi apresentado no termo de opção.

10.3. Veículos Diesel, Vans, Caminhonetes e pertencentes ao Conjunto Específi co:

10.3.1. Em todas as hipóteses de uso dos benefícios do PSM, o associado responsável pelo veículo danifi cado participará dos custos decorrentes com a importância mínima de 5% (cinco por cento) do valor de seu veículo (tabela Fipe), não podendo este ser inferior a R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais), além de sua mensalidade devida. Pode ter sua participação majorada, à critério da diretoria, prevalecendo o que foi apresentado no termo de opção.

10.4 Motocicletas:

10.4.1. Em todas as hipóteses de uso dos benefícios do PSM, o associado responsável pelo veículo danifi cado participará dos custos decorrentes com a importância de: R$ 600,00 (seiscentos reais) para motos com valor não superior à R$ 5.000,00 (cinco mil reais); R$ 840,00 (oitocentos e quarenta reais) para motos com valor entre R$ 5.000,01 (cinco mil reais e um centavo) e R$ 10.000,00 (dez mil reais) / R$ 1.460,00 (um mil, quatrocentos e sessenta reais) para motos com valor entre R$ 10.000,01 (dez mil reais e um centavo) e R$15.000,00 (quinze mil reais) / R$ 1.900,00 (um mil, novecentos reais) para motos com valor entre R$ 15.000,01 (quinze mil reais e um centavo) e R$20.000,00 (vinte mil reais) além de sua mensalidade devida. Pode ter sua participação majorada, à critério da diretoria, prevalecendo o que foi apresentado no termo de opção.

10.5. Os valores aqui dispostos deverão ser pagos diretamente a ASSOCIAÇÃO para início do reparo.

10.6. O ressarcimento ao associado em caso de dano irreparável será feito diretamente ao associado, podendo também ocorrer por meio da reposição do bem por outro da mesma espécie e tipo, conforme acordado entre as partes, sempre deduzin-do o valor de participação deduzin-do associadeduzin-do, conforme cláusulas deste capítulo acima.

CAPÍTULO XI

OBRIGAÇÕES DO ASSOCIADO PARTICIPANTE DO PSM

11.1. São obrigações dos associados participantes do PSM:

a) Agir com lealdade a boa-fé com os demais associados e com a ASSOCIAÇÃO, sempre velando pelo seu regular funcio-namento e sua boa imagem e buscando alcançar os fi ns institucionais, sob pena de ser automaticamente excluído do PSM e do quadro de associados da ASSOCIAÇÃO, sem prejuízo das sanções legais cabíveis.

(13)

pedidas formalmente pela Diretoria Executiva;

c) Pagar em dia os valores das mensalidades devidas, além de contribuir no prazo e na forma estabelecida pela Diretoria Executiva;

d) Manter o veículo em bom estado de conservação;

e) Tomar todas as providências ao seu alcance para proteger o veículo acidentado e evitar o agravamento dos prejuízos, sob pena de ser considerado responsável pelos mesmos;

f) Empenhar todos os esforços para ser ressarcido de prejuízos causados por terceiros, e caso haja o ressarcimento pelo PSM, a colaborar para que a ASSOCIAÇÃO seja ressarcida junto aos terceiros causadores dos prejuízos.

g) Informar imediatamente às autoridades policiais em caso de evento, desaparecimento, roubo ou furto do veículo do associado, sob pena de perda dos benefícios.

h) Dar imediato conhecimento a ASSOCIAÇÃO caso ocorram as condições abaixo, sob pena de perda dos benefícios: h.1) Mudança de endereço, domicílio fi scal, ou qualquer dado pessoal informado no cadastro;

h.2) Alteração na forma de utilização do veículo; h.3) Transferência de propriedade;

h.4) Alteração das características do veículo.

11.2. Na ocorrência de qualquer dos eventos previstos para ressarcimento neste regulamento, o associado deve tomar as seguintes providencias:

a) Acionar a ASSOCIAÇÃO imediatamente;

b) Acionar a polícia militar, para que seja realizada a ocorrência policial, no local e na hora que tenha ocorrido o acidente, roubo ou furto, relatando completa e minuciosamente o fato no BOLETIM DE OCORRÊNCIA, mencionando dia, hora, local, circunstância do acidente, ASSOCIAÇÃO de quem dirigia o veículo, ASSOCIAÇÃO e endereço de testemunhas e providências de ordem policial tomadas.;

c) Não fazer acordos sem comunicar a ASSOCIAÇÃO;

d) Em acidentes com envolvimento de terceiros, identifi cá-los, quando possível, no registro policial juntamente com os dados de duas testemunhas do acidente;

e) No caso de roubo ou furto, se o veículo possuir rastreador ou localizador, acionar a empresa prestadora de ser-viço que deverá tomar as devidas providências para a localização, rastreamento e bloqueio do veículo;

f) Exigir da empresa prestadora de serviço de guincho o Laudo de Vistoria do veículo acidentado, feito no local do acidente, antes do deslocamento do mesmo.

11.2.1. Somente serão ressarcidos os prejuízos em que o boletim de ocorrência for lavrado no local, dia e hora do evento, sem ressalvas.

11.2.2. Para fazer o acionamento do PSM, o associado deverá comparecer pessoalmente ou por representante legalmen-te constituído, na sede da ASSOCIAÇÃO, para lavrar legalmen-termo de Acionamento e Sub-rogação de Direitos, com informações sobre o ocorrido. A diretoria poderá ainda solicitar o comparecimento do associado na sede da ASSOCIAÇÃO para prestar esclarecimentos do ocorrido.

11.2.3. O associado deve aguardar a autorização da ASSOCIAÇÃO para iniciar a reparação de quaisquer danos, sob pena de arcar com os prejuízos sem o benefício do rateio entre associados.

11.2.4. O associado deve sempre observar e ler atentamente o espaço reservado para mensagens no boleto de pagamen-to mensal, como também no website, pois são instrumenpagamen-tos ofi ciais de comunicação da ASSOCIAÇÃO com seus associados. Qual-quer alteração do presente regulamento poderá ser informada aos associados através destes dois instrumentos, e o vincularão a partir do pagamento do boleto, ou da postagem da mensagem no site.

(14)

14

R E G U L A M E N T O O P E R AC I O N A L

CAPÍTULO XII

DA PARTICIPAÇÃO NO CUSTEIO DO REPARO E RESSARCIMENTO

12.1. O não pagamento do boleto mensal na data de vencimento determina a suspensão automática de todos os benefí-cios oferecidos pelo PSM da ASSOCIAÇÃO, a contar do terceiro dia corrido após a data de vencimento.

12.2. Para reativação dos benefícios do PSM, em caso de atraso no pagamento, deverá o associado solicitar um novo boleto de cobrança, acrescido do custo de nova vistoria. Mesmo havendo o pagamento do boleto atrasado fora do prazo de três dias corridos, o associado não estará amparado pelo PSM até que seja feito e pago uma nova vistoria em seu veículo automotor. 12.2.1. O custo da vistoria poderá ser dispensado quando for realizada em um dos pontos autorizados disponibilizados pela ASSOCIAÇÃO.

12.3. Após 07 (sete) dias de atraso no pagamento do boleto bancário, o associado inadimplente poderá ter seu nome encaminhado aos órgãos de proteção ao crédito (tais como SPC e SERASA), podendo ainda o título ser protestado, sem prejuízo da propositura da Ação Judicial competente para recebimento do débito.

12.4. Se o associado atrasar o pagamento do seu boleto bancário por mais de 07 (sete) dias, fi ca a sua reativação condi-cionada a parecer favorável da Diretoria da ASSOCIAÇÃO.

12.5. O não recebimento do boleto, ou a exclusão do associado do PSM ou da ASSOCIAÇÃO, não o exime da responsabili-dade pelo seu pagamento, visto que a cobrança refere-se a rateio relativo ao mês anterior, período em que o associado usufruiu dos benefícios do PSM.

12.6. Será cobrado de todos os integrantes, no ato da opção pelo PSM, uma taxa de cadastro correspondente, a qual não corres-ponde a uma participação mensal nem se confunde com a taxa administrativa mensal.

CAPÍTULO XIII

DA EXCLUSÃO E/OU RETIRADA DO PLANO

13.1. A Diretoria Executiva da ASSOCIAÇÃO poderá proceder ao cancelamento do PSM de qualquer um dos associados, a qualquer tempo, mediante prévia notifi cação, assegurado o direito a ampla defesa e contraditório, caso este aja contra os inte-resses coletivos dos demais associados, ou viole qualquer uma das normas deste programa.

13.2. A retirada do integrante ocorre ao seu requerimento e ela pode acontecer a qualquer tempo, condicionada à quitação de todas as suas obrigações junto à ASSOCIAÇÃO relacionadas ao plano, inclusive os valores devidos até o pedido de sua retirada do plano. O associado deverá encaminhar um requerimento escrito à diretoria da ASSOCIAÇÃO, contendo as seguintes informações: Nome completo, CPF, modelo do veículo, placa, e motivo do desligamento.

13.2.1. O pedido de desligamento do PSM poderá ser realizado em qualquer dia do mês, fi cando clara a responsabilidade pelo pagamento do próximo mês independente do dia em que for realizado o pedido de desligamento, inexistindo cobrança pro-rata.

CAPÍTULO XIV

DA VIGÊNCIA DO PSM E DO PAGAMENTO

14.1. Os benefícios do PSM para veículo do associado cadastrado tem início às 00:00h do primeiro dia útil subsequente a data de realização da vistoria do veículo, desde que realizado o pagamento da taxa de opção.

14.2. Na hipótese em que a instalação do rastreador ou equipamento antifurto bloqueio for obrigatória, os benefícios de furto e roubo somente terão início de vigência após a instalação do respectivo equipamento, a partir da 00:00h do primeiro dia útil subsequente.

DANOS EVENTUAIS CAUSADOS PELO ASSOCIADO

15.1. Esta cobertura tem como característica, o auxílio ao Associado quando estes forem comprovadamente os causadores de danos a outros veículos e seus ocupantes, desde que o Associado esteja protegido pelas leis de transito e regras de circulação vigentes, bem como em comum acordo com este regulamento.

15.2. Este benefício contempla os seguintes valores de auxilio: R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para danos materiais e até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para danos pessoais.

(15)

15.3. Qualquer descumprimento do regulamento e proteções previstas acima, são passiveis de negativa.

15.4. Os valores a serem indenizados aos Associados serão rateados conforme os eventos ocorridos no período determinado, não havendo nenhum recolhimento antecipado de valores salvo da taxa administrativa paga pelo associado para este benefício junto.

15.5 Para o pagamento de ressarcimento ao associado, a ASSOCIAÇÃO deverá ser sub-rogada por ele em todos os direitos e ações sobre os prejuízos que ele por ato, fato ou omissão tenha causado, ou para eles tenha contribuído.

CAPÍTULO XV

DISPOSIÇÕES FINAIS

16.1. Para o pagamento de ressarcimento ao associado, a ASSOCIAÇÃO deverá ser sub-rogada por ele em todos os di-reitos e ações sobre os prejuízos que ele por ato, fato ou omissão tenha causado, ou para eles tenha contribuído.

16.2. Serão consideradas válidas todas as comunicações encaminhadas para o endereço eletrônico (e-mail) ou físico do associa-do, sendo de responsabilidade do associado manter seus dados pessoais atualizados junto à ASSOCIAÇÃO.

16.3. Fica eleito o foro da comarca onde estiver localizada a sede da ASSOCIAÇÃO para dirimir quaisquer dúvidas que surgirem relativas ao PSM, afastando quaisquer outros foros por mais privilegiados que sejam.

16.4 O associado deve zelar que todas as informações prestadas por ele à ASSOCIAÇÃO sejam verdadeiras e, caso fi que comprovada a inveracidade de qualquer informação ou declaração emitida pelo associado, o mesmo será imediatamente excluí-do excluí-do PSM bem como excluí-do quadro social da ASSOCIAÇÃO, nos termos excluí-do Estatuto Social, sem prejuízo das sanções legais.

16.5. A associação poderá, em qualquer momento, optar por uma medida administrativa para melhor atender o asso-ciado e os interesses da coletividade, mesmo que esta medida venha de encontro com alguma regra determinada neste regula-mento.

16.6. O associado, no ato da opção ao PSM, receberá uma cópia do presente regulamento, e declarará tê-lo lido e to-mado conhecimento de todas as suas regras, aceitando suas condições para optar pelo PSM da ASSOCIAÇÃO. Poderá haver mudanças no regulamento de acordo com as alterações que vier ocorrer na associação parceira.

16.7. O presente regulamento entra em vigor na data da Assembleia Geral que o instituiu, revogando todas as disposi-ções anteriores em contrário.

16.8. Os casos omissos no presente regulamento serão analisados pela Diretoria Executiva, sendo a decisão levada ao conhecimento da Assembleia Geral subsequente ao saneamento da omissão, após a ciência e ratifi cação, as decisões terão força normativa e deverão ser aplicadas a todos os casos semelhantes e análogos, no que for aplicável.

(16)
(17)

ASSISTÊNCIA 24 HORAS VEICULAR

(AUTO/UTILITÁRIO, MOTO E CAMINHÃO)

Você pode ter todo suporte para um eventual problema EMERGENCIAL no seu veículo. Providenciaremos o atendimento em caso de: pane seca, pane elétrica, pane mecânica, troca de pneus, chaveiro, acidente/colisão e muito mais. Quando precisar de um atendimento EMERGENCIAL deve ligar no 0800 da Assistência 24h que encontra-se no verso do seu cartão e nossos ana-listas irão fazer o atendimento e providenciar todo o suporte necessário.

IMPORTANTE:

Antes de entrar em contato com a Assistência 24h certifique-se: a. Esteja em dia com o pagamento de sua mensalidade.

b. Esteja de posse do documento obrigatório do veículo (Certificado de Registro e Licenciamento Anual – CRLV, no original) c. Verifique corretamente o endereço do local do evento, bem como os pontos de referência.

1. REGULAMENTO DE ASSISTÊNCIA 24H 1.1. DEFINIÇÕES ASSISTÊNCIA VEICULAR

ACIDENTE: É a ocorrência de qualquer fato danoso, imprevisível, produzido no veículo, tais como: colisão, tombamento,

abalroa-mento, incêndio, capotagem, alagamento ou queda que provoque sua imobilização, tendo ou não resultados em ferimento do Usuário e/ou de seus componentes.

ACOMPANHANTES: São considerados acompanhantes os demais ocupantes do veículo, desde que afetados por acidente,

incên-dio, pane, roubo ou furto do veículo, respeitando sua capacidade legal.

ÂMBITO TERRITORIAL: Os serviços terão extensão para todo o território brasileiro.

ASSOCIADO/USUÁRIO: É a pessoa física ou jurídica, titular e beneficiário do serviço de assistência no ramo de “Veículos”. CADASTRO: É um conjunto de informações relativas aos veículos que terão direito a utilização dos serviços.

CENTRAL DE ASSISTÊNCIA: É a Central de Atendimento 24h que ficará disponível 365 dias por ano e 24h por dia.

EVENTO: Imobilização do veículo em sequência a colisão/acidente, pane, falta de combustível e pneu furado que venha a

impos-sibilitar o mesmo de trafegar por meios próprios, também como roubo/furto.

MANUAL DE ASSISTÊNCIA 24 HORAS

(AUTO/UTILITÁRIO, MOTO E CAMINHÃO)

(18)

18

M A N UA L D O US UÁ R I O

EVENTO PREVISTO: São os eventos que, quando caracterizados, configuram como fato gerador dos serviços disponibilizados

pela Assistência 24h. Sendo eles: acidente/colisão, roubo ou furto e incêndio.

LIMITE: Critério de limitação ou exclusão do direito aos serviços, estabelecido de acordo com a quilometragem inicial ou

máxi-ma, tempo/quantidade máxima de utilização dos serviços ou ainda do valor máximo previsto para a prestação do serviço.

OFICINA REFERENCIADA: Oficina mais próxima ao local do evento, credenciada ou de preferência do usuário/condutor. Para

onde será destinado o veículo em caso de pane.

PANE: Defeito de origem mecânica ou elétrica que impeça a locomoção do veículo por seus próprios meios, bem como os casos

de falta de combustível

PANE REPETITIVA: Repetição de utilização dos serviços de assistência em casos de pane.

PRAZOS / VIGÊNCIAS: O serviço de Assistência será prestado durante a vigência do serviço contratado e a adimplência. PRESTADORES: Pessoas físicas ou jurídicas integrantes dos cadastros e registros em nossa Rede de Prestadores, aptas a

pre-star todos os serviços necessários ao atendimento dos usuários.

RESIDÊNCIA DO USUÁRIO: É o endereço que consta em nossa base de dados.

ROUBO E FURTO: Correspondem, respectivamente, às definições dadas pela Lei Penal Brasileira a esses eventos ocorridos com

o veículo, desde que tenham sido oficialmente comunicados às Autoridades Competentes.

UTILIZAÇÃO POR MÊS: Será considerada utilização por mês o serviço prestado no período entre o dia primeiro e o último dia

de cada mês.

VEÍCULO: Meio de transporte automotor, incluindo automóveis, utilitários, motocicletas, pick-ups, vans e caminhões com até 15

anos de fabricação.

1.2. DISPOSIÇÕES GERAIS DA ASSISTÊNCIA 24H

Os serviços oferecidos são de assistência EMERGENCIAL e não se confundem com um seguro, portanto os serviços de

assistên-cia emergenassistên-cial têm regras próprias e coberturas limitadas. Os serviços em questão somente serão prestados em situações de extrema urgência, que se caracterizem como um dos eventos previstos neste Manual.

Todos os serviços emergenciais previstos neste Manual devem ser previamente solicitados para a Central de Assistência 24h, a fim de que esta autorize e/ou organize a prestação dos mesmos. Os serviços organizados sem autorização prévia ou par-ticipação da Central de Assistência 24h não serão reembolsados ao usuário em hipótese alguma, tampouco quitado a quem tiver feito qualquer pagamento em nome deste.

Apesar dos serviços descritos neste Manual serem de caráter emergencial, a prestação dos mesmos será feita de acordo com a

infraestrutura, regulamentos, legislação e costumes do local do evento, localização, horário, natureza e urgência do atendimento necessário e requerido.

Devido ao caráter emergencial dos serviços prestados ao usuário, a Central de Assistência 24h está desobrigada a pre-star qualquer atendimento aos veículos que já se encontrem em uma oficina ou que já tiveram atendimento prestado dentro do mês (de acordo com os limites de utilização) com a exceção quando houver solicitação prévia por parte do cliente autorizando o apoio logístico.

1.2.1. VEÍCULOS CARREGADOS, ACOPLADOS OU IMPEDIDOS DE SEREM REMOVIDOS

Se o veículo assistido estiver com carga, deverá providenciar previamente a remoção da eventual carga. Em nenhuma hipótese a Assistência 24h se responsabilizará pela remoção e/ou guarda da carga. Em caso de o veículo assistido se tratar de cavalo mecânico com carreta, é de responsabilidade do usuário a desacoplagem do cavalo mecânico da carreta. Caso o prestador dis-ponibilizado pela Assistência 24h chegue no local e a carga ainda estiver impedindo tanto o serviço quanto o veículo, e o cavalo mecânico esteja acoplado a carreta, os custos extras serão repassados ao usuário, sendo Hora Parada - HP, Hora Trabalhada - HT etc.

1.2.2. REGRAS DE CANCELAMENTO

Somente os casos em que as solicitações de atendimento tiverem o pedido de cancelamento dos serviços em até 10 minutos

da solicitação não serão computadas nas regras deste Manual, cabendo ao usuário uma nova solicitação dentro do mês. Cancela-mentos após 10 minutos serão computados como utilização e não haverá direito de uma nova solicitação dentro do mês para o mesmo evento.

2. ASSISTÊNCIA 24H PARA SEU VEÍCULO 2.1. VEÍCULOS COBERTOS

AUTOMÓVEIS: Veículos de passeio e pick-ups leves até 3,5 (três vírgula cinco) toneladas. UTILITÁRIOS: Vans, pick-ups médias e SUVs até 3,5 (três vírgula cinco) toneladas.

(19)

CAMINHÕES: Veículos automotores a partir de 3,5 (três vírgula cinco) toneladas destinado ao transporte de carga.

Obs.: Carretas ou semirreboques serão considerados veículos apartados e terão cobertura de assistência desde que previamente cadastradas.

2.2. LIMITES DE QUILOMETRAGEM DO SERVIÇO DA ASSISTÊNCIA 24H

a. 500 (quinhentos) quilômetros de raio, sendo 500 (quinhentos) quilômetros de ida e 500 (quinhentos) quilômetros de volta do

local do evento totalizando 1.000 (mil) quilômetros.

2.3. EVENTOS COBERTOS PELA ASSISTÊNCIA 24H 2.3.1. AUTO SOCORRO APÓS PANE

Na hipótese de pane (elétrica/mecânica), que impossibilite a locomoção do veículo assistido por meios próprios, será providen-ciado o envio de um mecânico para realizar o paliativo no local, se tecnicamente possível. Caso não seja possível efetuar o conserto, mesmo após envio do mecânico, o veículo assistido será rebocado. Este serviço limita-se apenas a mão de obra do prestador, no momento do atendimento emergencial. Qualquer despesa relativa à reposição de peças será de responsabilidade do usuário. Lembramos que o conserto no local é um paliativo para que o veículo possa rodar, mas não substitui o ingresso deste na oficina.

Limite: Envio de auto socorro (uma utilização por mês).

2.3.2. REBOQUE OU RECOLHA APÓS PANE

Na hipótese de pane (elétrica/mecânica), que impossibilite a locomoção do veículo assistido por meios próprios e na impossibili-dade de resolução do problema no próprio local, o veículo assistido será rebocado até a oficina referenciada pelo usuário dentro do limite contratado.

Caso o evento ocorra fora do horário comercial, final de semana e feriados,

o veículo deverá ser rebocado para a residência do usuário, tendo outra utilização no próximo dia útil, caso o usuário opte pela continuidade do serviço com destino final a oficina. Se não for solicitado neste prazo o usuário perderá o direito da segunda saída.

Nota: Entende-se por raio a distância de ida até o destino escolhido. Caso exceda o raio máximo contratado, o usuário será

responsável pela quilometragem excedente de ida e volta do reboque.

Obs. O usuário é responsável pela remoção de eventual carga transportada no veículo antes da realização do reboque. Em nenhuma hipótese o veículo será removido com a carga.

Limite: Conforme raio máximo contratado (uma utilização por mês).

2.3.3. REBOQUE OU RECOLHA APÓS EVENTO PREVISTO: ACIDENTE/COLISÃO, INCÊNDIO, ROUBO OU FURTO

Na ocorrência de evento previsto (acidente/colisão, incêndio, roubo ou furto), dentro do horário comercial, que impossibilite a locomoção do veículo assistido por meios próprios, a Central de Assistência 24h fornecerá ao usuário o serviço de reboque para que o veículo seja levado até a oficina referenciada localizada até o raio máximo contratado. Caso o evento previsto ocorra fora do horário comercial, o veículo assistido será encaminhado para a base prestadora, com limite de permanência em pátio de até

duas diárias.

Obs. 1 - Não haverá cobertura para utilização de equipamentos especiais para resgate do veículo, tais como: caminhão Munck e Guindaste, entre outros.

Obs. 2 - O usuário é responsável pela remoção de eventual carga transportada no veículo antes da realização do rebo-que. Em nenhuma hipótese o veículo será removido com a carga.

Limite: Conforme raio máximo contratado (uma utilização por mês).

2.3.4. PANE SECA – FALTA DE COMBUSTÍVEL (GASOLINA, ÁLCOOL, DIESEL E GNV)

Na hipótese de impossibilidade de locomoção do veículo assistido por falta de combustível, será providenciado o reboque até o posto de abastecimento mais próximo para que o usuário possa abastecê-lo. A Assistência 24h arcará apenas com o serviço de reboque, ficando a cargo do usuário os gastos com combustível.

Limite: 100 (cem) km de raio (uma utilização por mês).

Obs.: Entende-se por raio a distância do local da ocorrência até o posto de abastecimento mais próximo.

2.3.5. TROCA DE PNEUS

Em caso de dano a um dos pneus do veículo assistido, será enviado um profissional para efetuar a troca do pneu danificado pelo sobressalente (estepe) do veículo. Este serviço só poderá ser feito caso o usuário disponha das ferramentas necessárias para a troca, quais sejam chave de roda e macaco. Na impossibilidade de reparo no local, o veículo será rebocado até a borracharia

(20)

20

M A N UA L D O US UÁ R I O

mais próxima, com o limite de 200 (duzentos) quilômetros totais, sendo 100 (cem) quilômetros de ida e 100 (cem) quilô-metros de volta do local do evento. A Assistência 24h arcará apenas com o serviço de reboque, ficando a cargo do usuário os gastos com despesas com conserto do pneu, câmara, aro, entre outras.

Limite: 100 (cem) km de raio (uma utilização por mês).

Obs.: Entende-se por raio a distância do local da ocorrência até o borracheiro mais próximo em caso de TROCA DE PNEUS.

2.3.6. ENVIO DE CHAVEIRO

a. Se o veículo assistido não puder ser aberto e/ou acionado em razão da perda ou extravio das chaves, seu esquecimento no

interior do veículo ou quebra na fechadura, na ignição ou na tranca de direção, será enviado um chaveiro para as providências necessárias. Fica coberto apenas o envio do chaveiro ao local onde se encontra o veículo assistido.

b. Não estão cobertas confecção da chave do veículo, despesas com peças para troca e conserto de fechadura, ignição, trancas

que se encontrem danificadas e cópias adicionais das chaves.

c. Este serviço está disponível para veículos que utilizem fechaduras e chaves tradicionais ou codificadas quando possível.

Qualquer despesa excedente será de responsabilidade do usuário arcar com o custo diretamente com o prestador.

d. Quando não for possível disponibilizar ou resolver o problema por intermédio do envio de um chaveiro, fica garantido o

rebo-que do veículo para um local à escolha do usuário dentro do limite de 100 km de raio.

Limite: 100 (cem) km de raio limitado (uma utilização por mês).

3. ASSISTÊNCIA 24H PARA VOCÊ 3.1. ENVIO DE TÁXI

Em caso de remoção do veículo assistido por pane ou ainda em caso de acidente/colisão, incêndio, roubo ou furto, a Assistência 24h providenciará o transporte para

retorno do usuário e dos ocupantes até a residência ou outro destino, limitando a 25 (vinte e cinco) quilômetros de raio respeit-ando a capacidade legal do veículo.

Limite: 25 (vinte e cinco) km de raio (uma utilização por mês).

3.2. MEIO DE TRANSPORTE ALTERNATIVO – MTA.

Em caso de evento previsto (acidente/colisão, incêndio, roubo ou furto) a Assistência 24h colocará à disposição do usuário assistido e acompanhantes o Meio de Trans-porte mais adequado para o retorno ao seu domicílio ou continuação de viagem. O Meio de Transporte Alternativo será dito pela central, sendo ônibus, táxi ou aéreo levando em consideração a disponibilidade de prestador, capacidade legal do veículo, custo e tempo. Para continuação da viagem, a distância até o destino deverá ser menor e/ou igual a distância de volta para o domicílio.

Limite: MTA a critério da Assistência 24h limitado até R$ 350,00 (trezentos e cinquenta), (uma utilização por mês).

Obs.: Caso o valor previsto de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) fique superior ao custo de retorno ou continui-dade, a diferença poderá ser paga pelo usuário.

3.3. HOSPEDAGEM

Caso não seja possível fornecer o serviço de Meio de Transporte Alternativo - MTA por indisponibilidade de transporte, os ocu-pantes do veículo assistido terão direito a duas diárias de hotel em rede credenciada, limitado a R$ 500,00 (quinhentos reais) totais. Fica como responsabilidade do assistido todas as despesas não compreendidas no preço da diária como gastos com restaurantes, frigobar, telefone, lavanderia, etc.

Limite: Duas diárias de hotel, limitado a R$ 500,00 (quinhentos reais) totais (uma utilização por mês).

3.4. MOTORISTA AMIGO

Se o usuário assistido não se sentir em condições físicas ou psicológicas de conduzir o veículo assistido para seu retorno à residência e não havendo em sua companhia outra pessoa habilitada em condições de substituí-lo, a Assistência 24h fornecerá um motorista para conduzir o veículo ativo e seu condutor de volta para sua residência, estacionando-o em local indicado pelo condutor. Caso o mesmo não esteja em condições de indicar onde estacionar o veículo e de guardar as chaves do mesmo, o motorista enviado pela Assistência 24h estacionará o veículo em local seguro, próximo à residência do condutor, informando a familiares ou ao porteiro do prédio a localização e entregando as chaves, mediante protocolo. ESTE SERVIÇO PODERÁ SER SOLICITADO TAMBÉM PARA DEIXAR O USUÁRIO MAIS TRANQUILO AO VOLTAR PARA A CASA, RESPEITANDO A LEI SECA. Obs.: A garantia será válida somente se o veículo estiver em condições de trafegar conforme as exigências das normas oficiais de trânsito e se forem apresentados os documentos do veículo ao motorista enviado pela Assistência 24h. Limite: 25 (vinte e cinco) km de raio (duas utilizações por ano).

(21)

3.5. TRANSPORTE PARA RETIRADA DO VEÍCULO

Sendo o veículo assistido localizado pós roubo ou furto, a Assistência coloca à disposição um Táxi para que você ou uma pessoa indicada possa recuperá-lo. Considera-se meio de transporte adequado aquele que a Assistência julgar mais viável, levando em consideração a disponibilidade de acionamento de prestador, tempo e custo.

Limite: Até 25 (vinte e cinco) km de raio (uma utilização por mês).

3.6. REMOÇÃO HOSPITALAR APÓS ACIDENTE

Após prestados os primeiros socorros e estando o usuário assistido em algum estabelecimento de saúde que não tenha profis-sionais capacitados e/ou sem apare-lhagem apropriada para tratar as lesões provenientes do acidente de trânsito em questão, a Assistência 24h arcará e se encarregará de providenciar seu transporte para o hospital mais próximo deste estabelecimento pelo médico local e a equipe da Assistência 24h.

A determinação será baseada exclusivamente por motivos médicos e não por motivos sociais como o fato de você ou sua família desejarem voltar à sua cidade de residência. O serviço é oferecido em todo território nacional, mas só poderá ser feito após a obtenção de vaga no hospital receptor com o nome deste e do emissor e não à Assistência 24h. Antes da liberação do serviço, em todos os casos, os médicos da Assistência farão contato telefônico com o médico responsável pelo paciente no local para de-terminar o tipo de transporte necessário e apropriado, ou seja, um meio que possua aparelhagem e naquele momento específi-co. Isto pode ocorrer em: ambulância UTI, ambulância comum, UTI área, etc. Se o usuário assistido ou sua família decidirem usar qualquer outro meio alternativo para o transporte à revelia da decisão tomada pela equipe médica da Assistência 24h, esta não se responsabi-lizará por custos ou consequências.

O limite financeiro é de até R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais). Para cada caso são feitas cotações com prestadores espe-cializados e disponíveis. Na hipótese do custo do meio de transporte considerado adequado para o caso for superior ao limite imposto, o usuário assistido e/ou familiares devem arcar com os custos integral-mente e posteriormente solicitar o reembolso do valor a que têm direito.

Limite: Até R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) (uma utilização por mês).

3.7. ENVIO DE ACOMPANHANTE E TRANSMISSÃO DE MENSAGENS EM CASO DE ACIDENTE

Após acidente com o veículo e, caso o usuário assistido permanecer hospitalizado por um período superior a 10 (dez) dias, a Assistência 24h garante o meio de transporte mais adequado para que uma pessoa da família ou alguém indicado para tal, resi-dente no país, possa visitá-lo. Esta pessoa terá direito a uma passagem aérea de ida e volta, na classe econômica.

Em caso de acidente, a Assistência 24h poderá, a pedido do cliente, avisar seus parentes, local de trabalho ou médico particu-lar sobre o seu estado de saúde, sua localização, procurando transmitir segurança e tranquilidade, bem como tomar todas as providências necessárias, contatar seu convênio de saúde e direcionar todos os esforços para a pronta solução dos problemas.

Limite: MTA a critério da Assistência 24h (uma utilização por mês).

3.8. TRANSLADO DE CORPO EM CASO DE FALECIMENTO

Em caso de acidente de trânsito ocorrido fora do município do seu domicílio, o usuário assistido que vier a falecer, a Assistên-cia 24h arcará com as despesas de remoção do corpo até o município de seu domicílio, incluindo o tratamento do corpo, se necessário, o fornecimento de urna tipo simples, apropriada para o transporte. Para remoção do corpo será necessária sua liberação pelo órgão competente, cujos trâmites devem ser providenciados por familiares ou terceiros envolvidos.

Limite: Até R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais).

3.9. REGRESSO ANTECIPADO

Em caso de falecimento de parente de primeiro grau, tendo o veículo assistido ingressado na oficina localizada fora do município de residência do usuário, através do serviço de reboque disponibilizado pela Assistência 24 horas em decorrência de acidente ou pane e não podendo ser reparado no prazo de 01 (um) dia útil, a Assis-tência 24 horas organizará a volta antecipada do usuário ao seu local de domicílio desde que haja tempo hábil para participação no funeral.

Limite: MTA a critério da Assistência 24h (uma utilização por mês).

4. EXCLUSÕES ASSISTÊNCIA 24H – EVENTOS NÃO COBERTOS POR ESTA ASSISTÊNCIA

a. Serviços providenciados diretamente pelo usuário ou terceiros sem prévio contato com central de atendimento da Assistência

24h;

b. Ocorrências fora dos âmbitos definidos;

c. Atendimento em decorrência da prática de competições esportivas, provas de velocidade, rachas ou corridas; d. Acidentes produzidos por ingestão intencional de tóxicos, narcóticos ou bebidas alcoólicas;

(22)

22

M A N UA L D O US UÁ R I O

e. Mão de obra para reparação do veículo (exceto nos casos de conserto no local); f. Consertos de pneus;

g. Substituição de peças defeituosas no veículo;

h. Fornecimento de qualquer material destinado à reparação do veículo; i. Fornecimento de combustível;

j. Serviços de assistência para terceiros;

k. Despesas ou prejuízos decorrentes de roubo ou furto de acessórios do veículo, bagagem e objetos do usuário e/ou seus acom-panhantes deixado no veículo no ato da remoção;

l. Serviços que impliquem o rompimento de lacres quando o veículo estiver na Garantia de Fábrica;

m. Atendimento para veículos em trânsito por estradas, trilhas ou caminhos de difícil acesso, impedidos ou não abertos ao

tráfe-go ou de areias fofas ou movediças;

n. Eventos que ocorram em situação de guerra, manifestações populares, atos de terrorismo e sabotagem, greves, enchentes,

interdições de rodovias e/ou outras vias de acesso, detenções por parte de qualquer autoridade por delito não derivado de aci-dente de trânsito e restrições à livre circulação, casos fortuitos e de força maior;

o. Assistências em que o usuário oculte informações necessárias para a prestação do serviço ou descaracterização proposital de

um fato ocorrido;

p. Motocicletas ou Automóveis que estiverem sendo utilizados para prática de atividades “off-road”, trilhas, passeios em dunas,

ou locais de difícil ou impossível acesso para o veículo de reboque, como montanhas, praias, encostas, ou outro local que não possua via pública de acesso;

q. A Assistência 24h estará desobrigada da prestação de serviços nos casos alheios à vontade, tais como: enchentes, greves,

convulsões sociais, atos de vandalismo, interdições de rodovias e/ou de outras vias de acesso, casos de fortuitos ou de força maior;

r. A Assistência 24h estará desobrigada da prestação de serviços quando evidenciado problemas de segurança pública onde

haja risco de vida, depredação do patrimônio, roubo e furto de equipamentos em determinadas regiões.

5. CONDIÇÕES GERAIS (ASSISTÊNCIA FUNERAL / ACIDENTE DE TRÂNSITO) 5.1. DEFINIÇÕES

ABRANGÊNCIA: Território nacional.

COBERTURA: Estará coberto pela Assistência Funeral exclusivamente o motorista em caso de acidente de trânsito fatal

envol-vendo o veículo coberto pela associação e que esteja adimplente.

CARÊNCIA: Não haverá carência para esse serviço.

LIMITE FINANCEIRO: O funeral está limitado a R$ 3.000,00 (três mil reais) por evento.

LIMITE: Atendimento social, funeral, cremação ou sepultamento e transporte familiar. Limitado a uma utilização por ano. PRAZOS E VIGÊNCIAS: O serviço de Assistência Funeral será prestado durante a vigência do serviço contratado junto à

con-tratante.

5.2. CONDIÇÕES GERAIS

A prestação de serviços pela Assistência será providenciada de acordo com a infraestrutura, regulamentos, legislação, costumes, localização e horário do local do evento.

Para ter direito aos serviços a seguir, o responsável ou familiar deverá acionar a Assistência desde o início do sinistro, para que a mesma realize e coordene todos os procedimentos cabíveis. Em nenhuma hipótese deverá a família encomendar diretamente os serviços constantes neste instrumento, sob a pena de arcar com os ônus decorrentes, pelos quais não se responsabilizará a Assistência.

Obs. Não será realizado qualquer reembolso decorrente das despesas comprovadas com os serviços aqui descritos, caso a central 24h não seja acionada.

5.3. DOCUMENTAÇÃO

Após o funeral, fica acordado que o familiar deverá entregar ao prestador as cópias autenticadas das seguintes documentações: certidão de óbito, registro geral e CPF.

(23)

5.4. ATENDIMENTO SOCIAL

Na ocorrência do óbito do usuário, após a liberação do corpo pelos órgãos competentes e de acordo com os eventos cobertos, a família ou responsável deverá entrar em contato com a Central de Atendimento, que após conferir as informações, comunicará a funerária credenciada ou autorizada no município, para que sejam providenciadas as condições necessárias para a execução do funeral. Vide condições no item 5.6. Funeral.

Importante: O acompanhamento de um membro da família será solicitado, caso a legislação local exija.

5.5. TRANSPORTE DE FAMILIAR PARA LIBERAÇÃO DO CORPO

No caso de falecimento do usuário fora de seu município de residência e havendo a necessidade de um membro da família para liberação do corpo, a Assistência 24h fornecerá um meio de transporte mais apropriado, a seu critério. A Assistência 24h também fornecerá hospedagem em hotel, a seu critério, por um período mínimo necessário para a liberação do corpo, desde que não ultrapasse o limite preestabelecido para a prestação dos serviços de funeral. Qualquer importância monetária que ultra-passar este limite será de responsabilidade da família e/ou responsável pelo usuário.

5.6. FUNERAL

Composto pelos seguintes itens, de acordo com o limite de despesas fixado:

a. Urna;

b. Higienização básica e ornamentação do corpo (com flores da estação); c. Coroa de flores da estação;

d. Véu;

e. Paramentos e velas (cavaletes, castiçais e crucifixo (conforme religião) disponibilizados quando necessário e permitido pela família);

f. Carro fúnebre para remoção dentro do município;

g. Registro em cartório, quando autorizado pela legislação local; h. Livro de presença (conforme disponibilidade local);

i. Locação de sala para velório em capelas municipais ou particulares;

j. Taxas de sepultamento em cemitério municipal ou em outro cemitério com valor equivalente ou cremação;

k. Locação de jazigo (por 3 anos) em cemitério municipal ou em outro cemitério com valor equivalente, quando necessário e

disponível na cidade.

Obs.: Todos os itens acima serão disponibilizados conforme infraestrutura local. Não caberá à Assistência 24h a re-sponsabilidade pela falta de itens que não estejam disponíveis ou sejam comercializados em determinadas praças.

5.7. CREMAÇÃO

A Assistência 24h providenciará o traslado do corpo da cidade onde ocorrer o óbito para a cidade mais próxima que exista o serviço de cremação num raio máximo de 100 km (cem quilômetros), e o posterior retorno das cinzas aos familiares.

5.8. SEPULTAMENTO

A Assistência 24h providenciará o sepultamento do corpo em jazigo da família, em cemitério municipal ou outro cemitério, na cidade indicada por esta.

5.9. TRANSMISSÃO DE MENSAGENS URGENTES

Na ocorrência do óbito, de acordo com os eventos previstos, a Assistência 24h poderá transmitir para a família do usuário as-sistido ou pessoas indicadas por esta, mensagens urgentes sobre o acontecimento.

6. EXCLUSÕES GERAIS DO FUNERAL

Não estão cobertos por esta Assistência:

a. Despesas de qualquer natureza, sem autorização prévia da Central de Atendimento, não previstas nestas condições gerais ou

superiores aos limites fixados;

(24)

24

M A N UA L D O US UÁ R I O

c. Reembolso de despesas providenciadas diretamente pela família e autorizadas pela Central de Atendimento após 90 dias da

ocorrência do evento.

d. Sepultamento de membros;

e. Despesas decorrentes de confecção, manutenção e/ou recuperação de jazigos; f. Confecção de lápide;

g. Aquisição de sepultura, jazigo, terreno, cova, carneiro (gaveta nos cemitérios onde se enterram os cadáveres), etc. h. Nos casos em que o registro do assistido não for enviado pelo estipulante para inserção no banco de dados da Assistência

24h.

7. RESUMO DOS LIMITES

(25)
(26)

MANUAL DE UTILIZAÇÃO CARRO RESERVA

DEFINIÇÕES CARRO RESERVA ...26

1. CONDIÇÕES GERAIS ...26

2. CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO ...27

Referências

Documentos relacionados

1.16 Existe comprovativo, mediante registo ou impresso próprio, da prestação de informação aos utentes no acto de pedido ou marcação de consulta, tratamento ou exame, sobre

Ao terminar o curso a@rir um consult=rio e tra@alar como Psicanalista SistêmicoB 6onclu#do curso de Psicanálise Sistêmico, e conse3uentemente todas as suas e<igi"ilidades,

Em relação às amostras analisadas neste trabalho, pode-se verificar que, para a manipulação de medicamentos, com destaque aos antibióticos, se exige um controle de

Como não houve após a passagem presidencial por aqui, nenhuma discussão para construir um arco definitivo, tal qual foi feito em Nova Iorque, o Arco do Triunfo paulistano

Corpo Docente Os docentes do curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Guarujá – FAGU utilizam, em suas atividades didáticas, concepções de ensino que buscam

Contém bastantes elementos de granito de tipo fino e médio, juntamente com um ou outro de quartzo e tégula de tipo fino.. Um ou outro pequeníssimo ponto

Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná1. Listagem de servidores da Universidade Federal do Paraná, vinculados ao

TABELA 1A Resumo da análise de variância dos dados referentes ao diâmetro das lesões (cm) causadas pelos isolados CM02 e CM55 de Glomerella cingulata, CM08 e CML620