• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR

A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SELEÇÃO PÚBLICA DESTINADA À CONCESSÃO DE BOLSAS A TUTORES PRESENCIAIS PARA ATUAÇÃO NO CURSO DE SEGURANCA PÚBLICA E SOCIAL

2015.2 E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

GRADUAÇÃO - Edital nº 4/2015

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ realizará seleção de tutores bolsistas, de nível superior, de acordo com a tabela de bolsas da Lei nº 5805, de 20 de agosto de 2010, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participante de programas da Fundação CECIERJ e do Decreto nº 42.810, de 19 de janeiro de 2011, que regulamenta a concessão de bolsas de estudo e pesquisa à participante de programas da Fundação CECIERJ e dá outras providências, bem como, o que consta nos autos do processo administrativo no E-26/004/0922/2015, para preenchimento de 15 (quinze) vagas e formação de cadastro reserva de 154(cento e cinquenta e quatro) profissionais, para tutores presenciais, do curso de graduação a distância em Segurança Pública e Social, oferecido pelas universidades consorciadas, nas áreas de conhecimento e nos polos regionais, conforme ANEXO I e ANEXO II. Todas as instruções e informações pertinentes a este processo seletivo estão disponíveis no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, htpp://www.cederj.edu.br, e nos polos regionais cujos endereços se encontram no ANEXO II.

I – DA VALIDADE DA SELEÇÃO

Este processo de seleção terá validade de 12 (doze) meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo este prazo ser prorrogado por igual período a critério da Fundação CECIERJ. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Fundação CECIERJ e a validade da presente seleção pública contará a partir da data da publicação do extrato deste resultado no Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro (DOERJ).

II - DA INSCRIÇÃO

1. Da condição para inscrição:

Ter concluído nível superior em área de conhecimento compatível com a área em que pretende atuar, de acordo com o definido no ANEXO I, até a data da inscrição no processo seletivo e possuir acesso à internet.

2. Do período para a inscrição:

As inscrições estarão abertas no período de 02 a 16 de junho de 2015.

3. Da taxa de inscrição:

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

4. Do procedimento para a inscrição:

a)

O candidato fará sua inscrição na secretaria do polo para o qual está se candidatando,

nos dias 02, 03, 09, 10, 11, 12 e 16 de junho, no endereço especificado no ANEXO II e

(2)

Terça-feira a sexta-feira - das 14 horas às 18 horas. Sábado- das 10horas às 15 horas.

b) Na ocasião da inscrição, o candidato deverá entregar, pessoalmente ou por procuração

com firma reconhecida, um envelope lacrado, contendo os documentos abaixo relacionados. A ausência de qualquer um deles acarretará a exclusão do processo seletivo:

- Ficha de Inscrição (ANEXO III) preenchida.

- Currículo acompanhado de cópias de documentos de identificação, CPF, comprovante de residência, diploma ou declaração em papel timbrado emitido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC que comprove a conclusão do curso de nível superior, na área de conhecimento de escolha (consultar a lista de áreas afins no ANEXO I), histórico escolar e demais comprovantes referentes ao currículo, conforme item IV.2.1 (AC).

-Carta de autoapresentação (CA) adequada à vaga para a qual está se candidatando, conforme item IV.2.2.

- Avaliação Acadêmica de Plano de Trabalho de Tutoria (APT), conforme item IV.2.3

- Declaração de próprio punho de não ter tido contrato de trabalho rescindido por justa

causa em nenhuma instituição pública do Estado do Rio de Janeiro e nem ter sido desligado do CEDERJ em atividades anteriores por motivos referentes à insuficiência de atuação.

- Termo de Compromisso (ANEXO IV).

c) O envelope lacrado deve ser identificado, na face externa, com:

- o assunto: “Processo seletivo para tutor presencial 2015.2, - o nome completo do candidato,

- o nome do polo para o qual se candidata,

- o nome da disciplina/grupo para a qual o candidato se inscreveu, - o nome do curso a que pertence a disciplina/ grupo,

- o nome da universidade a que pertence o curso.

d) No ato da entrega do envelope, o candidato deverá apresentar uma cópia da ficha de

inscrição preenchida, onde a secretaria do polo atestará o recebimento da inscrição. Esta cópia deve ser guardada pelo candidato e apresentada sempre que solicitada. Nessa ocasião o candidato deverá, ainda, assinar a lista de registro de inscrição.

e) Cada candidato à vaga de tutor presencial (TP2) poderá se inscrever em apenas 1 (um) polo regional e em 1 (uma) disciplina ou área de conhecimento de um único curso, conforme ANEXO I.O exercício da função de tutor será no polo escolhido pelo

candidato, no ato da inscrição, em regime presencial, em horários a serem definidos junto à Direção de cada pólo.

f) Caberá ao candidato total responsabilidade pelo correto preenchimento da face externa

do envelope e da ficha de inscrição.

g) A inscrição, no presente processo seletivo, implica o conhecimento e a tácita aceitação

das normas e condições estabelecidas neste edital e nos documentos anexos, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, em hipótese alguma.

III – DAS VAGAS

São oferecidas 15 (quinze) vagas e formação de cadastro de reserva de 154 (cento e cinquenta e quatro) profissionais destinados ao atendimento imediato da demanda do ano letivo de 2015, sendo que a ordem de convocação obedecerá rigorosamente a ordem de

(3)

conforme a necessidade apontada pela Universidade coordenadora do curso, podendo a mesma sofrer alterações resultantes de mudanças de matriz, número de alunos matriculados na disciplina ou reorganizações curriculares do curso pretendido. Será respeitada, rigorosamente, a ordem de classificação dos candidatos em cadastro de reserva e vagas imediatas.

IV - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

1. O processo de seleção será conduzido pela Diretoria de Tutoria da Fundação CECIERJ,

pelas Coordenações de Tutoria e pelas Coordenações de áreas das Universidades consorciadas. Caberá às Universidades Consorciadas a coordenação das atividades das comissões de seleção por área, constituídas por docentes das mesmas.

2. A seleção se constitui de: Análise de currículo (AC), Carta de autoapresentação (CA) e Avaliação Acadêmica de Plano de Trabalho de Tutoria (APT). Será atribuída

uma nota na escala de 3 (três) a 10 (dez) pontos para o subitem 2.1 (AC), uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos para o subitem 2.2 (CA) e uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos para o subitem 2.3 (APT).

2.1. Análise de currículo (AC)

Na análise de currículo, serão considerados diplomas de cursos de graduação e pós-graduação (stricto e lato sensu) com reconhecimento devidamente atestado pelo MEC e diretamente relacionados à área/curso/grupo/disciplina escolhida (consultar a lista no ANEXO I). Além dos diplomas, serão consideradas ainda as declarações de conclusão de curso emitidas pelas universidades certificadoras. Na análise de currículo, só serão considerados itens efetivamente comprovados e pertinentes à área de atuação, conforme área/curso/grupo/disciplina escolhida e critérios de pontuação, computado o valor do título mais alto do candidato. Serão também valorizados outros itens relevantes para o exercício da função, conforme os critérios listados no quadro a seguir.

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO:

ITENS AVALIADOS PONTUAÇÃO OBSERVAÇÕES

Graduação (formação mínima) 3,0

Não tem caráter somatório. Vale a pontuação do maior

grau de formação.

Especialização (ou mestrando) 3,5

Mestrado (ou doutorando) 3,75

Doutorado 4,0

Experiência como tutor em Educação

a Distância Máximo 2,0

0,5 por semestre, não computada a sobreposição de período

Formação em EaD (ter concluído

curso sobre EaD ) 1,0

Curso com carga horária total de, no mínimo, 30 horas

Não tem caráter somatório. Vale uma única pontuação.

Experiência em EAD

Máximo 1,0

0,25/semestre, não

computada a sobreposição de período

Trabalhos relevantes ou ter realizado iniciação científica na área, segundo projeto Pedagógico do Curso

2,0 Não tem caráter somatório.

(4)

b) A não comprovação da conclusão de curso superior em uma das áreas listadas no ANEXO I implica desclassificação automática do candidato. A comprovação deverá ser realizada mediante cópia do diploma ou declaração em papel timbrado da universidade e histórico escolar do curso.

c) Não será aceita a entrega de documentos depois de encerrado o período de inscrições.

d) Uma vez formalizada a inscrição, não será permitida a troca de disciplina/área/curso.

2.2. Carta de autoapresentação (CA): Classificatória

A carta de autoapresentação do candidato (máximo de 3 laudas, fonte Arial tamanho 12, espaço duplo) deverá constituir-se de um texto dissertativo, no qual sejam destacados aspectos relevantes à vaga para qual está se candidatando, a saber:

a. motivação/expectativas ao se candidatar à vaga – máximo 2,0 pontos;

b. autoavaliação do currículo e produção técnico/didático/científica, fazendo uma ligação coerente entre todos os passos acadêmicos. - máximo 2,0 pontos;

c. autoavaliação da experiência em Educação a Distância – máximo 2,0 pontos;

d. grau de prioridade atribuída pelo candidato à atuação na vaga para a qual se propõe, considerando a inserção da tutoria no conjunto dos demais compromissos profissionais que tem no momento e incluindo a disponibilidade de carga horária para atuação no polo regional - máximo 2,0 pontos;

e. clareza na exposição das ideias, a adequação da linguagem e a correção gramatical –

máximo 2,0 pontos.

2.2. Avaliação Acadêmica de Plano de Trabalho de Tutoria (APT): Classificatória

Nesta terceira etapa, Avaliação Acadêmica de Plano de Trabalho de Tutoria, intenciona-se avaliar se o candidato possui as competências necessárias para articular seu conhecimento acadêmico, já legitimado por sua titulação, às necessidades impostas pelo processo de tutoria, dentro da área de conhecimento do curso pleiteado.

Assim, no Plano de Trabalho deverá constar uma proposta de atuação na vaga, considerando a área de atuação a ser ocupada.

O plano deverá incluir:

- a importância atribuída ao papel social da EaD e outros aspectos julgados como relevantes no contexto - máximo 3,0 pontos,

- duas sugestões de atividades, voltadas aos alunos da graduação, sobre temas da disciplina/área em que o candidato irá atuar, incluindo objetivos, procedimentos, resultados esperados e estabelecendo formas de articulação e integração entre todos os atores que exercem a docência na Educação a Distância (tutores a distância, tutores presenciais e professores) - máximo 7,0

pontos.

2.3 . Da continuidade de concessão da Bolsa de Tutoria.

Buscando consolidar as competências necessárias à função de tutor no Consórcio CEDERJ, além das etapas constantes do processo de seleção, o candidato assume o compromisso de participar do Programa de Capacitação, conforme disposto no item VIII

(5)

do tutor enquanto bolsista no Consórcio. Soma-se a todo este processo, o fato de que os tutores-bolsistas são avaliados ao final de cada ano, para que suas bolsas possam ser renovadas ou não.

V – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

1. As Universidades e coordenações de curso analisarão os diferentes quesitos do processo de seleção considerando o Projeto Pedagógico de cada Curso e as especificidades contidas no mesmo, quanto ao perfil de tutor desejado.

2. A nota final de classificação será a média aritmética das notas obtidas na análise de

currículo, na carta de autoapresentação e na avaliação acadêmica de plano de trabalho de tutoria (AC+CA+APT)/3).

3. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).

4. Ocorrendo igualdade de nota final de classificação, o desempate será definido, considerando-se os critérios, na seguinte ordem:

• Maior idade.

• Maior tempo de experiência como tutor em EaD;

• Maior nota na Avaliação Acadêmica do Plano de trabalho de Tutoria; • Maior nota na Carta de autoapresentação;

• Maior nota na Análise do currículo;

Observação: Todos os tutores aprovados passam a compor o cadastro de reserva de tutores do Consórcio.

VI - DO RESULTADO

1- Publicação- Os candidatos deverão verificar o resultado final deste processo seletivo, exclusivamente, no endereço http://www.cederj.edu.br, no dia 07 de

julho de 2015, a partir das 17h. Não haverá comunicação do resultado por

qualquer outra via, exceto pela publicação do extrato do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

2- Recurso administrativo- Eventual recurso aos resultados divulgados deverá ser única e exclusivamente submetido à Fundação CECIERJ. Para tal, o candidato deverá entregar nos dias 08 e 09 de julho de 2015, na Diretoria de Tutoria do CEDERJ, na Rua da Ajuda, nº 5, 16º andar, sala 11, das 10 às 16 horas, o formulário de recurso administrativo que será disponibilizado no site da Fundação CECIERJ no dia 07 de julho de 2015.

Caberá à Banca Avaliadora de cada curso o julgamento do recurso, cujo resultado será divulgado no dia 16 de julho de 2015, no site da Fundação CECIERJ, a partir das 17 horas.

3- Após a divulgação do resultado final, publicado no site da Fundação CECIERJ no dia 16 de julho de 2015, os tutores APROVADOS deverão encaminhar para a Diretoria de Tutoria do Consórcio CEDERJ, através do e-mail

documentostutor@cecierj.edu.br, cópias digitalizadas e legíveis dos

documentos abaixo relacionados, de forma a agilizar o cadastramento e efetivação da convocação, colocando no assunto do e-mail seu nome e

(6)

sobrenomes. O não envio destes documentos poderá prejudicar a implantação da bolsa:

• CPF;

• documento de Identidade;

• certificado ou diploma da última titulação; • comprovante de residência;

• telefone e e-mail para contato.

VII– DA OUTORGA DA BOLSA DE TUTOR

A Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ convocará, no dia 16 de julho de 2015, através de lista publicada no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ (http://www.cederj.edu.br), os candidatos selecionados para outorga de bolsa, de acordo com as necessidades da Fundação CECIERJ, obedecendo estritamente à ordem de classificação.

1. É vedada a acumulação da bolsa de tutoria de que trata este edital com qualquer outra concedida no âmbito da Lei nº 5.805/2010, ressalvada a hipótese prevista no artigo 3º, parágrafo 6º, do Decreto no 42.810/11.

2. Não poderá assumir a função o candidato aprovado neste processo seletivo que seja aluno com matrícula ativa em cursos do Consórcio CEDERJ.

3. Não será permitido, ao candidato que já atua como tutor do Consórcio

CEDERJ, participar do processo seletivo com o propósito de garantir vinculação em mais de um polo. Caso seja aprovado na seleção, deverá optar pelo polo de sua preferência, comunicando imediatamente ao CEDERJ quando da divulgação do resultado final.

4. Para os candidatos que já atuam no sistema, a carga horária total não deverá exceder àquela recomendada pela Fundação CECIERJ.

5. A não participação do candidato convocado nas capacitações obrigatórias elencadas no item VIII poderá implicar desistência da vaga e, consequente, desligamento do Consórcio, devendo a Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ convocar o próximo candidato da lista, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

6. A bolsa terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por até 4 (quatro) vezes, dependendo da necessidade da Fundação CECIERJ e da avaliação de desempenho do então bolsista, conforme consta no termo de outorga.

7. Para o tutor presencial o valor mensal da bolsa (TP2) equivale a R$ 275,00 por mês para 2 horas semanais (cerca de 8 horas mensais), podendo variar até 5 vezes em função do número de alunos e/ou disciplinas, de acordo com as necessidades da Fundação CECIERj, conforme artigo 3º, parágrafo 6º, do Decreto no 42.810/11.

8. A carga horária do tutor presencial poderá ser reduzida a qualquer tempo, considerando o número de alunos e as especificidades do período e/ou curso ou necessidades da Diretoria de Tutoria da Fundação CECIERJ.

VIII - DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES

Os candidatos CONVOCADOS de acordo com o disposto no item VII deverão,

obrigatoriamente, participar do Programa de Capacitação de Tutores, sendo sua participação e aprovação definidoras da continuidade da bolsa de tutoria. Tal

(7)

julho de 2015, em local a ser informado quando da publicação da lista dos

selecionados, exclusivamente, no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (http://www.cederj.edu.br);

2. Capacitação em Conteúdo e no material didático, realizada pelas universidades responsáveis pelos diversos cursos e em datas a serem divulgadas na Capacitação Inicial de Tutores.

3. Curso on-line na plataforma Moodle/CEDERJ.

4. Curso on-line Formação em EaD com Ênfase na Tutoria CEDERJ.

IX – DAS ATRIBUIÇÕES DOS TUTORES PRESENCIAIS:

• Participar das atividades de capacitação e de avaliação dos tutores propostas pela Diretoria Adjunta de Tutoria, pela Coordenação de Tutoria e pelos coordenadores de disciplinas (no mínimo 3 atividades por período letivo). Isto envolverá deslocamentos para outras cidades (para um polo diferente do de sua atuação ou para a universidade responsável pela disciplina), podendo haver necessidade de pernoite. • Conhecer o projeto didático pedagógico do curso e o material didático das disciplinas

sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da disciplina.

• Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações das disciplinas sob sua responsabilidade e ajudar os estudantes a se manterem atualizados.

• Conhecer a estrutura de funcionamento do polo regional onde atua.

• Estar presente no polo, no horário previsto para atendimento e orientação dos discentes, realizados aos sábados e/ou em dias de semana (3a à 6a feira) à noite, seguindo escala feita pelo diretor de polo.

• Trabalhar o material didático com o aluno, individualmente ou em grupo, visando orientá-lo para a construção de uma metodologia própria e autônoma de estudo. • Familiarizar o aluno com o hábito da pesquisa bibliográfica (sugerida ou não no

material didático), no sentido do aprofundamento e atualização dos conteúdos das disciplinas.

• Orientar o aluno, através da prática, para a metodologia da educação a distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia de aprendizagem.

• Orientar o aluno, individualmente ou em grupo, visando à complementação dos seus estudos.

• Orientar os alunos nas aulas de laboratório, aulas práticas ou trabalhos em grupo, realizados aos sábados e estabelecidos pela coordenação de disciplina.

• Cadastrar, na plataforma, a freqüência dos alunos nas sessões de tutoria.

• Produzir relatório mensal de desenvolvimento de conteúdo da disciplina, a ser enviado para o coordenador da disciplina, assim como a folha de freqüência semanal dos alunos e suas principais dúvidas, a ser entregue ao tutor coordenador ou ao diretor de polo.

• Conhecer as ferramentas de apoio oferecidas para as disciplinas em que atua, orientando os estudantes para o uso dessas ferramentas.

• Incentivar os estudantes a participarem das atividades oferecidas pelas disciplinas em que atuam, tanto as presenciais quanto as oferecidas na plataforma.

• Assistir o estudante, individualmente ou em grupo, visando orientá-lo para a construção de uma metodologia própria de estudo.

• Discutir e esclarecer as dúvidas de conteúdo.

• Participar da aplicação das avaliações presenciais realizadas em finais de semana pré-determinados, seguindo escala feita pelo diretor de polo, em número proporcional à sua carga horária total.

(8)

• Participar da confecção do gabarito de correção das avaliações, quando solicitado pelo coordenador de disciplina.

• Corrigir as Avaliações a Distância (ADs).

• Manter-se em comunicação permanente com o coordenador da disciplina, bem como com o tutor coordenador e a direção do polo, informando-os sobre o andamento da disciplina.

• Realizar as orientações de monografias ou trabalho de conclusão de curso, quando previstas na grade curricular do curso, preferencialmente online, e de acordo com as suas disponibilidades e de seus orientandos.

• Avaliar as monografias ou trabalhos de conclusão de curso, quando previstas na grade curricular do curso.

• Apresentar um relatório anual de atividades à Comissão de Bolsas da Fundação CECIERJ, dois meses antes do término de vigência da bolsa, visando à avaliação para renovação da mesma.

X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo, ou posteriormente, eliminarão o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição. 2. Será excluído da seleção, o candidato que concorrer para os seguintes itens:

• deixar de observar as disposições deste edital.

• deixar de assinar a lista de registro de inscrição quando da entrega dos documentos no polo.

• deixar de entregar os documentos comprobatórios exigidos no item II.4.b, do processo de seleção.

• preencher com dados incorretos ou inverídicos a ficha de inscrição. 3. Todas as convocações, resultados e avisos referentes ao processo seletivo serão

divulgados exclusivamente no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, www.cederj.edu.br.

4. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial e eletrônico (e-mail) durante o processo de seleção, não se responsabilizando a Fundação CECIERJ por eventuais prejuízos que possam sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

5. Os itens destas instruções poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será comunicada no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br).

6. A aprovação do candidato na seleção não implicará na obrigatoriedade da outorga da bolsa, cabendo à administração da Fundação CECIERJ o direito de aproveitar os candidatos de acordo com as suas necessidades e possibilidades, na estrita observância da ordem classificatória.

7. Não haverá nenhuma comunicação individual do resultado do processo seletivo, cabendo a cada candidato acompanhar os resultados no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br).

(9)

CEDERJ, no que tange à realização da seleção.

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2015

Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky

CRONOGRAMA

DATA ATIVIDADE

02 a 16 de junho de 2015 Inscrições nos polos regionais 07 de julho de 2015 Divulgação dos resultados 08 e 09 de julho de 2015

Período para solicitação de recurso 16 de julho de 2015 Divulgação dos resultados da solicitação

de recurso e da lista final dos candidatos selecionados

18 de julho de 2015 Capacitação Inicial de Tutores

(O local e horário serão divulgados, no site da Fundação CECIERJ. Tal participação é obrigatória)

ANEXO I – Disciplina, Ementa, perfil e vagas ANEXO II – Endereço dos Polos Regionais ANEXO III – Ficha de Inscrição

Referências

Documentos relacionados

A Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Fundação Cecierj, no uso de suas atribuições, faz saber

Luiz comentou que estávamos bem de frente para o início da crista em direção ao Pão de Açúcar, o que nos fez subir encosta acima, aumentando

(2004), a utilização do consórcio de culturas anuais (arroz, milho, soja ou sorgo) com forrageiras, principalmente as do gênero Urochloa (sin.: Brachiaria), pode ser preconizada

unidades léxicas formadas por más de dos palabras gráficas en su límite inferior, cuyo límite superior se sitúa en el nivel de la oración compuesta. Dichas unidades se

No ano de 2012, a FAPESP comemorou o seu cinquentenário com diversas atividades acadêmicas especiais, o processo de produção de dois livros que serão lançados em 2013; a edição

Marcus Vinicius Romano Athila, Presidente, Maely Peçanha Fávero Retto, Vice-Presidente, Robson Roney Bernardo, Tesoureiro, Denise Costa Ribeiro, Fabiana Sousa

Para a análise desse perfil de investimentos foram considerados os auxílios a pesquisa regulares, os projetos temáticos e os auxílios associados aos programas Apoio a

As durações das operações (tempos operatórios) indicam-se sobre os arcos correspondentes; são, neste caso, os valores dos arcos. Considere-se então o problema de