• Nenhum resultado encontrado

MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE,"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

COORDENAÇÃO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS EDITAL

PREGÃO ELETRÔNICO N.º 04 /2014 PROCESSO Nº. 55000.000837/2013-73 MODALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO

TIPO DE LICITAÇÃO: MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE DATA DA SESSÃO: 08 / 04 /2014

HORÁRIO: 10h – Horário de Brasília LOCAL:www.comprasnet.gov.br

A União, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Pregoeiro e sua Equipe de Apoio, designados pela Portaria n.º 15, de 14 de fevereiro de 2014, publicada no Boletim de Serviço nº 30, de 14 de fevereiro de 2014, torna público para conhecimento dos interessados que na data, horário e local acima indicados fará realizar licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE, conforme descrito neste Edital e seus Anexos.

O procedimento licitatório que dele resultar obedecerá, integralmente, ao disposto na Lei Complementar nº. 123, de 14 de dezembro de 2006, Lei nº. 10.520 de 17 de julho de 2002, Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, Decreto nº. 5.450 de 31 de maio de 2005, Instrução Normativa nº. 02 - MPOG, de 11 de outubro de 2010 e alterações posteriores, Instrução Normativa nº. 02 MPOG, de 30 de abril de 2008 e alterações posteriores; Instrução Normativa N° 03 -MPOG, de 16 de Dezembro de 2011 e às normas da Lei nº. 8.666 de 21 de junho de 1993 e suas alterações posteriores, bem como as condições previstas neste Edital e seus Anexos.

1 - DO OBJETO

1.1 - Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de natureza continuada de locação de veículos de pequeno e médio porte para transporte terrestre de servidores, autoridades e pequenas cargas, sem motorista, sem combustível e com seguro para atender às necessidades dos servidores lotados nas Delegacias Federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e nos escritórios fundiários do Terra Legal, em deslocamentos em todo o Território Nacional, de acordo com o especificado no Termo de Referência, Anexo I deste Edital.

2 – DA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO

2.1 – Poderão participar desta licitação empresas que estejam regularmente estabelecidas, e que estejam previamente credenciadas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, e perante o provedor do sistema eletrônico no sítiowww.comprasnet.gov.brdo Ministério do Planejamento, Orçamento e Administração e que atendam a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital e seus Anexos.

2.1.1 – Para ter acesso ao sistema eletrônico, os interessados em participar deste Pregão deverão dispor de chave de identificação e senha pessoal, obtidas junto ao provedor do sistema, onde também deverão informar-se a respeito do seu funcionamento e regulamento e receber instruções detalhadas para sua correta utilização.

(2)

de cadastramento dos órgãos ou entidades integrantes do SISG - Sistema de Serviços Gerais. 2.2 – As licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas;

2.3 – Participarão deste Pregão, os interessados que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constante deste Edital e seus Anexos.

2.4 – Não será admitida nesta licitação a participação de empresas:

2.4.1 – Concordatárias ou em processo de falência, de recuperação judicial ou recuperação extrajudicial, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

2.4.2 – Que estejam com o direito de licitar e contratar com a Administração Pública suspenso, ou que por esta tenha sido declarada inidônea;

2.4.3 – Empresa que tenha sido declarada inidônea para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade;

2.4.4 – Que estejam reunidas em consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição;

2.4.5 – Empresas estrangeiras que não possuem sede, filial ou representação comercial que atuem comercialmente no Brasil;

2.4.6 – Sociedades Cooperativas, considerando a vedação contida no Termo de Conciliação Judicial firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a União, e a proibição do 4º da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 02/2008, de 30 de abril de 2008.

2.5 – Como requisito para participação neste Pregão, a licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que está ciente e concorda com as condições contidas no Edital e seus anexos e que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos neste Edital.

2.5.1 – A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e à proposta sujeitará a licitante às sanções previstas neste Edital.

3 – DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

3.1 - O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico (art. 13 inciso I do Decreto nº. 5.450/2005), no sítio:www.comprasnet.gov.br.

3.2 - O credenciamento da Licitante dependerá de registro cadastral atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF.

3.3 - O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal da licitante ou seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão na forma Eletrônica (§ 6º do Art. 3º do Decreto 5.450/2005). 3.4 - O uso da senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, promotor da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros (§ 5º, Art.3º do Decreto 5.450/2005).

(3)

4.1 – A licitante deverá encaminhar a proposta por meio do sistema eletrônico até a data e horário marcados para abertura da sessão, quando, então, encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

4.1.1 – Até a abertura da sessão, a licitante poderá retirar ou substituir a proposta anteriormente registrada;

4.1.2 – Após o registro da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro;

4.1.3 – O registro da proposta de preço pela licitante implica, de forma irrevogável e irretratável, nas seguintes declarações:

I – ciência e compromisso de que cumpre plenamente os termos do Edital e seus Anexos, especialmente nos aspectos de habilitação e exeqüibilidade da proposta de preços;

II – ciência e compromisso de que os preços contidos na proposta apresentada incluem todos os custos e despesas, tais como e sem se limitar a: custos diretos e indiretos, tributos incidentes, encargos sociais e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste Edital e seus Anexos;

III – ciência e aceitação integral das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

4.2 – O licitante deverá consignar na forma expressa do sistema eletrônico, o valor global da proposta, já considerados e inclusos todos os tributos, fretes, tarifas e demais despesas decorrentes da execução do objeto.

4.3 – A participação no Pregão dar-se-á por meio da digitação da senha privativa do licitante e subsequente encaminhamento da proposta de preços, no valor global sendo lançado no sistema, conforme sistemática do Registro de Preços, o valor unitário, a partir da publicação do Edital, exclusivamente por meio do sistema eletrônico (inciso VI do art. 13º do Decreto nº 5.450/2005).

5 – DAS RESPONSABILIDADES DA LICITANTE

5.1 – A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances (inciso III, Art. 13, Decreto nº. 5.450/2005);

5.2 – Incumbirá à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão (inciso IV, Art. 13º Decreto 5.450/2005).

5.3 – Como requisito para a participação no Pregão, a licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o pleno conhecimento e atendimento das exigências de habilitação previstas no Edital (§ 2º, do art. 21, do Decreto nº. 5.450/2005).

5.4 – O licitante também deverá declarar, sob pena de inabilitação, que não emprega menores de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, nem menores de dezesseis anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

5.5 – O licitante enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte deverá declarar, em campo próprio do Sistema, que atende aos requisitos do Art. 3º da Lei Complementar nº. 123/2006, para fazer jus aos benefícios previstos nessa lei.

(4)

5.6 – A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à conformidade da proposta ou ao enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte sujeitará o licitante às sanções previstas neste Edital.

5.7 – Qualquer elemento que possa identificar o licitante importa desclassificação da proposta, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

6 - DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA

6.1 - A partir do horário previsto no preâmbulo deste Edital e em conformidade com o subitem 4.3, terá início à sessão pública do Pregão Eletrônico nº. 04/2014, com a divulgação dos preços, de acordo com o Decreto nº. 5.450/2005.

7 – DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

7.1 - Classificadas as propostas, o pregoeiro dará início à fase competitividade, quando então os licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

7.2 – No que se refere aos lances, o licitante será imediatamente informado do seu recebimento e do valor consignado no registro.

7.3 - Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observados o horário fixado para abertura da sessão e as regras estabelecidas no Edital.

7.4 – O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo sistema.

7.5 - Não serão aceitos dois ou mais lances iguais, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro.

7.6 - Durante a sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada à identificação do licitante.

7.7 - A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão do pregoeiro.

7.8 - O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até trinta minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

7.9 - No caso de desconexão do Pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, o sistema eletrônico permanecerá acessível aos licitantes e os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízos dos atos realizados.

7.9.1 - Quando a desconexão persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão na forma eletrônica poderá ser suspensa e será reiniciada somente após comunicação aos participantes.

8 – DA NEGOCIAÇÃO

8.1 – Encerrada a etapa de lances, o pregoeiro poderá encaminhar contraproposta diretamente à licitante que tenha apresentado o lance mais vantajoso, ou convocada, para que seja obtida melhor proposta, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação, não se admitindo negociar condições diferentes das previstas neste Edital.

8.2 – A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

(5)

9 – DA PROPOSTA DE PREÇOS

9.1 – A Proposta contendo a planilha e especificações detalhadas do objeto ofertado deverá ser formulada e apresentada pela empresa detentora do menor lance, ou licitante convocada, no prazo máximo de até 03 (três) horas, após a comunicação feita pelo Pregoeiro via chat, transmitindo-a via sistema (proposta virtual), nos formatos, preferencialmente, *.doc. (Word 97), ou *.xls (Excel 97) ou *.pdf (Adobe Acrobat 7.0) ou *Org (BrOffice.org 3.2) (formatos dos programas habilitados ao Pregoeiro para análise das propostas), bem como a documentação relativa à habilitação, descrita no item 11 deste Edital deverá ser encaminhada por meio eletrônico por meio do e-mail institucional pregao.licitacao@mda.gov.br, ou por meio do fax nº (61) 2020-0515, devendo, posteriormente, entregar ao Pregoeiro, no endereço indicado no Edital, a proposta original assinada, juntamente com toda a documentação de habilitação original ou cópia autenticada, no prazo máximo de até 03 (três) dias úteis.

9.2 – A Proposta de Preços deverá ser elaborada de acordo com a Planilha de Formação de Preços, do Termo de Referência, Anexo I deste Edital, observando-se as seguintes disposições: 9.2.1 – prazo de validade da proposta não inferior a 60 (sessenta) dias, a contar da abertura do Pregão;

9.2.2 – preço unitário e preço total para todos os itens, em moeda corrente nacional (R$), com até duas casas decimais, expressa em algarismos e por extenso, com a descrição detalhada dos serviços e a quantidade solicitada;

9.3 - Obrigatoriamente, deverá constar da proposta comercial da licitante: I – Razão Social, endereço social completo, telefone/fax, número do CNPJ;

II – Identificação completa do responsável legal da licitante subscritor da proposta; III – Assinatura do responsável legal da licitante indicado na proposta.

9.4 – Recebida à proposta de preços, poderá o pregoeiro encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta à licitante para que seja obtida melhor proposta, observado o critério de julgamento, sendo vedado à negociação em condições diferentes das previstas no presente edital. 9.4.1 – Verificada a existência de itens da planilha de custos e formação de preços com valores manifestamente superiores aos praticados no mercado e sinalizados no orçamento estimado, o pregoeiro deverá negociar com a licitante vencedora ou convocada do certame novas bases condizentes com os custos de mercado.

9.4.2 – Existindo recusa da licitante em adequar os valores dos itens que estejam com preços manifestamente inexeqüíveis de acordo com os praticados no mercado aos patamares fixados no orçamento estimado, o pregoeiro poderá solicitar esclarecimentos ou diligência sobre a composição dos preços propostos, para que a licitante demonstre a compatibilidade dos preços dos itens da proposta com os preços praticados no mercado.

9.4.3 – Subsidiado pela manifestação da unidade responsável pela pesquisa de mercado, o pregoeiro prosseguirá a análise da proposta de preços.

9.5 - Poderão ser acordados pequenos acertos para equalizar valores totais com os unitários, evitando-se valores com mais de 2 (duas) casas decimais.

9.6 - O Pregoeiro, caso entenda pertinente, poderá realizar diligências para sanar pequenos vícios.

9.7 - A Proposta de preço deverá conter necessariamente a apresentação da Planilha de Preços da proposta, modelo que consta no Anexo I do Termo de Referência deste Edital;

(6)

9.8 - Na formulação das propostas a contratada deverá incluir todos os custos legais, contratuais e convencionais necessários à prestação dos serviços.

9.9 – Se houver indícios de inexeqüibilidade da proposta de preço, ou em caso da necessidade de esclarecimentos complementares, poderão ser efetuadas diligências, na forma do parágrafo 3º do artigo 43 da Lei nº. 8.666, de 1993, a exemplo das enumeradas no parágrafo 3º do artigo 29 da IN SLTI/MPOG nº. 2, de 2008;

9.10 – Quando o licitante apresentar preço final inferior a 30% (trinta por cento) da média dos preços ofertados para o mesmo item, e a inexeqüibilidade da proposta não for flagrante e evidente pela análise da planilha de custos, não sendo possível a sua imediata desclassificação, será obrigatória a realização de diligências para aferir a legalidade e exeqüibilidade da proposta.

9.11 – Qualquer licitante, em sede de recurso, poderá requerer que se realizem diligências para aferir a exeqüibilidade e a legalidade das propostas, devendo apresentar as provas ou os indícios que fundamentam a suspeita.

10 – DO JULGAMENTO E ACEITABILIDADE DAS PROPOSTAS

10.1 – Para efeito de julgamento da presente licitação, será considerada vencedora a proposta que apresentar o MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE (representado pelo somatório de todos os itens da Planilha de Formação de Preços, anexa a este Edital) e atender a todos os requisitos do presente Edital e de seus Anexos.

10.2 – Encerrada a etapa de lances e concluída a negociação, o pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar, ou convocada, quanto à compatibilidade do preço em relação ao valor estimado para aquisição e sua exeqüibilidade, e verificará a habilitação da licitante conforme disposições deste Edital.

10.3 – Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista neste Edital, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido, nem preços ou vantagens baseadas nas propostas dos demais licitantes.

10.4 – Será rejeitada a proposta que apresentar valores irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços de mercado acrescidos dos respectivos encargos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade da licitante, para os quais ela renuncie à parcela ou totalidade da remuneração.

10.5 – Também serão desclassificadas:

a) as propostas que não atendam às exigências deste Edital e seus anexos; b) as propostas com valor global superior ao estimado pelo MDA;

c) as propostas com valores unitários manifestamente inexeqüíveis de acordo com os praticados no mercado em que não forem obtidas novas bases condizentes com os custos de mercado estimados pelo MDA ou não forem demonstradas a adequação dos preços dos itens aos valores de mercado.

d) As propostas com valores unitários superiores aos valores máximos aceitáveis pela Administração, de acordo com os preços praticados no mercado.

10.6 – O Pregoeiro poderá solicitar parecer de técnicos pertencentes ao quadro de pessoal do MDA, ou ainda, de pessoas físicas ou jurídicas estranhas a ele, para orientar sua decisão.

10.7 – Se a proposta não for aceitável ou, ainda, se a licitante não atender às exigências de habilitação, o Pregoeiro examinará a proposta subseqüente e, assim, sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda a este Edital e seus Anexos.

(7)

10.8 – Erros no preenchimento da planilha não são motivos suficientes para a desclassificação da proposta, quando a Planilha puder ser ajustada sem a necessidade de majoração do preço ofertado, e desde que se comprove que este é suficiente para arcar com os custos da contratação.

11 – DA HABILITAÇÃO

11.1 – Para habilitação dos licitantes, será exigida, exclusivamente, a documentação relativa: I – habilitação jurídica

II – à qualificação técnica

III – à qualificação econômico-financeira; IV – à regularidade fiscal e trabalhista;

V – cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal.

11.1.1 – A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso consistirá em: I – cédula de identidade;

II – registro comercial, no caso de empresa individual;

III – ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

IV – inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

V – decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

11.1.2 – A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso consistirá em:

I – prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);

II – prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

III – prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

IV – prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.(Redação dada pela Lei nº. 8.883, de 1994).

V – Certidão Negativa de Débitos Trabalhista – CNDT, em cumprimento ao disposto na Lei nº. 12.440 de 7 de julho de 2011.

11.1.3 – A documentação relativa à qualificação técnica consistirá em:

11.1.1 - As licitantes interessadas deverão apresentar, no mínimo, 1 (um) atestado ou declaração de capacidade técnica, expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove que a licitante tenha fornecido satisfatoriamente serviços compatíveis em características, quantidades e prazos com o objeto do Termo de Referência;

(8)

as seguintes informações: identificação da pessoa jurídica e do responsável pela emissão do atestado; identificação da licitante; descrição clara dos serviços prestados.

11.1.3 - Entende-se por serviço similar e compatível para fins de comprovação de qualificação técnica da empresa, o seguinte:

a) Apresentação de atestado de serviços prestados, expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado, de que tenha atendido, no mínimo, com a quantidade total de veículos informada no item 3.3 para cada Região, no período mínimo de 6 (seis) meses;

b) não será permitido o somatório de atestados para o alcance do atendimento da quantidade mínima de veículos e período de 6 (seis) meses de que trata o item anterior, devido às peculiaridades do objeto licitado.

11.1.4 - A exigência acima se justifica pelo expressivo volume de recursos envolvidos na aquisição e pela necessidade de garantir ao Poder Público Federal a aptidão e experiência do futuro fornecedor em executar e entregar os quantitativos dos serviços nos prazos e condições estabelecidas. Cabe ressaltar que a exigência encontra amparo no artigo 30 da Lei nº 8.666/93 e no Acórdão nº 1432/2010 – Plenário – Tribunal de Contas da União – TCU.

11.1.4 – A documentação relativa à qualificação econômico-financeira será aferida:

11.1.4.1 – balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao último exercício social, comprovando índices de Liquidez Geral – LG, Liquidez Corrente – LC, e Solvência Geral – SG superiores a 1 (um);

11.1.4.2 – Capital Circulante Líquido ou Capital de Giro (Ativo Circulante - Passivo Circulante) de, no mínimo, 16,66% (dezesseis inteiros e sessenta e seis centésimos por cento) do valor estimado da contratação, tendo por base o balanço patrimonial e as demonstrações contábeis do último exercício social;

11.1.4.3 – Comprovação de patrimônio líquido de 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, por meio da apresentação do balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, apresentados na forma da lei, vedada a substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais, quando encerrados há mais de 3 (três) meses da data da apresentação da proposta;

11.1.4.4 – Declaração do licitante, acompanhada da relação de compromissos assumidos, conforme modelo constante do Anexo VIII, de que um doze avos dos contratos firmados com a Administração Pública e/ou com a iniciativa privada vigentes na data apresentação da proposta não é superior ao patrimônio líquido do licitante que poderá ser atualizado na forma descrita na alínea “c”, observados os seguintes requisitos:

1. a declaração deve ser acompanhada da Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, relativa ao último exercício social; e

2. caso a diferença entre a declaração e a receita bruta discriminada na Demonstração do Resultado do Exercício – DRE apresentada seja superior a 10% (dez por cento), para mais ou para menos, o licitante deverá apresentar justificativas; e

11.1.4.5 – Certidão negativa de feitos sobre falência, recuperação judicial ou recuperação extrajudicial, expedida pelo distribuidor da sede do licitante;

11.1.4.6 – Caso as empresas não comprovem a boa situação financeira nos moldes estabelecidos no item anterior, essas deverão comprovar o capital mínimo de 10% do montante da sua Proposta Comercial, de acordo com os §§ 2º e 3º do art. 31 da Lei nº. 8.666/93.

(9)

habilitação jurídica) poderá ser comprovada por meio de prévia e regular inscrição cadastral no SICAF, desde que os documentos comprobatórios estejam validados e atualizados;

11.2.1 – A regularidade trabalhista, não sendo abrangida pelo SICAF, deverá ser comprovada mediante apresentação de Certidão Negativa de Débitos Trabalhista – CNDT, conforme subitem 11.1.2-V;

11.3 – O envio das declarações de inexistência de fato superveniente, de que a empresa não emprega menor e de elaboração independente de proposta, será de forma virtual, ou seja, o fornecedor, no momento da elaboração e envio de proposta, também enviará as referidas declarações, as quais somente serão visualizadas pelo pregoeiro na fase de habilitação, quando também poderão ser alteradas ou reenviadas pelos fornecedores, por solicitação do pregoeiro, não havendo mais a necessidade do envio desses documentos por meio de fax. (Instrução Normativa nº. 02, SLTI/MPOG de 16 de setembro de 2009).

12 – DO TRATAMENTO FAVORECIDO E DIFERENCIADO ÀS MICROEMPRESAS OU EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

12.1 – Em caso de ocorrência de participação de licitante que detenha a condição de microempresa ou de empresa de pequeno porte nos termos da Lei Complementar nº. 123/2006 e no Decreto nº. 6.204/2007 serão adotados os seguintes procedimentos:

12.1.1 – Será assegurado, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte, entendendo-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada;

12.1.2 – Para efeito do disposto no subitem acima, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

I – a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;

II – não ocorrendo à contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do inciso anterior, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese do subitem 12.1.1, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

12.1.2.1 – o disposto neste item somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte;

12.1.3 – Na hipótese da não-contratação nos termos previstos no subitem 12.1.1, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame;

12.1.4 – a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.

12.1.4.1 – A convocação será feita automaticamente pelo sistema eletrônico à microempresa ou empresa de pequeno porte que tenha declarado a condição de ME ou EPP e que aufere os benefícios da Lei Complementar nº. 123/2006 e no Decreto nº. 6.204/2007.

12.2 – As microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

12.2.1 – Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for

(10)

declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas, com efeito, de certidão negativa.

12.2.2 – A não-regularização da documentação, no prazo previsto no subitem anterior, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

12.4 – Disposições Gerais da Habilitação

12.4.1 – Durante a fase de habilitação será verificada a existência de registro impeditivo de contratação da(s) empresa(s) convocada(s), nos seguintes cadastros (Acórdão 1793/2011TCU -Plenário):

12.4.1.1 – Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas, disponível no sítio Portal Transparência da Controladoria-Geral da União – CGU,www.portaldatransparencia.gov.br; 12.4.1.2 – Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa, disponível no Portal do Conselho Nacional da Justiça – CNJ,www.cnj.jus.br.

12.4.1.3 – Caso seja verificado registro de qualquer da(s) empresa(s) nos cadastros acima, a licitante será inabilitada do certame.

12.4.2 – A empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país deverá apresentar também o decreto de autorização ou o ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

12.4.3 – Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original ou em cópia autenticada por cartório competente ou publicação em Órgão da imprensa oficial ou em cópias simples, desde que acompanhadas dos originais, para conferência pelo Pregoeiro.

12.4.4 – Não serão aceitos “protocolos de entrega” ou “solicitação de documento” em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos.

12.4.5 – Serão inabilitadas as empresas que não atenderem às disposições contidas neste Edital e seus Anexos.

12.4.6 – Os documentos exigidos para habilitação que não estejam contemplados no SICAF, inclusive quando houver a necessidade de envio de anexos ou outros documentos deverão ser enviados via fax (0xx61). 2020-0515 ou e-mail pregao.licitacao@mda.gov.br (scaneados), no prazo definido no subitem 9.1 ou outro, caso o Pregoeiro entenda necessário, após solicitação pelo sistema eletrônico.

13 – DOS ESCLARECIMENTOS E DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

13.1 - Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para a abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá também impugnar o ato convocatório do Pregão, por escrito, protocolado o original, mediante recebimento da 2ª (segunda) via, no Setor de Protocolo, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, endereço: Edifício Palácio do Desenvolvimento, Setor Bancário Norte-SBN, Quadra 01, Bloco “D”, 7º Andar, Brasília-DF, no horário das 9h30 às 17h30, de segunda-feira a sexta-feira; ou, também, por meio eletrônico via internet, no endereço pregao.licitacao@mda.gov.br, no horário das 9h30min às 17h30min, de segunda-feira a sexta-feira.

13.1.1 - Não serão reconhecidas as impugnações interpostas, enviadas por fax e vencidos os respectivos prazos legais;

(11)

13.1.2 - Caberá ao Pregoeiro, auxiliado pelo setor responsável pela elaboração do Edital, decidir sobre a impugnação, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contados a partir da data/hora do recebimento do mesmo;

13.1.3 - Acolhida à impugnação contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

13.2 – Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro, até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, no endereçopregao.licitacao@mda.gov.br, das 9h30min às 17h30min, de segunda-feira à sexta-feira.

14 – DOS RECURSOS/VISTAS AO PROCESSO

14.1 - Declarado o vencedor qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de três dias para apresentar as razões de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo apresentarem contra-razões, em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

14.2 – O pregoeiro fará juízo de admissibilidade da intenção de recorrer manifestada no sistema, aceitando-a ou, motivadamente, rejeitando-a, em campo próprio do sistema eletrônico.

14.3 - A falta de manifestação imediata e motivada da licitante importará na desistência do direito de recurso e adjudicação do objeto pelo Pregoeiro ao vencedor.

14.4 - O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

14.5 - Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados na Coordenação de Licitações e Contratos - CLC, no SBN – Qd. 01 – Bl. “D”, Ed. Palácio do Desenvolvimento, Setor Bancário Norte, 2º andar – Sala 207, em Brasília – DF, nos dias úteis, no horário de 9h30m as 11h30m e das 14h30m as 17h30m.

14.5.1 – As vistas aos autos e/ou cópias deverão ser solicitadas via formulário fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, a qual será submetida à autorização da autoridade do Ministério;

14.5.2 – Após a devida autorização de vistas ao processo será agendada, junto ao requerente, data e hora para disponibilização do processo a qual também será designado servidor responsável para acompanhamento;

14.5.3 – Caso seja solicitado cópia de quaisquer partes dos autos, também será necessário à devida formalização via formulário fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, a qual será submetida à autorização da autoridade do Ministério, e se for o caso o devido pagamento dos custos das cópias;

14.5.4 – Em casos especiais e devidamente justificado os referidos pedidos de vistas e/ou cópias poderão ser solicitados a manuscrito, onde também deverá ser autorizado pela autoridade do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

(12)

15.1 - Constatado o atendimento das exigências estabelecidas no Edital e decididos os recursos, quando houver, o objeto deste Pregão será adjudicado à licitante vencedora, sujeito à homologação pelo Secretário-Executivo do MDA.

16 – DAS ATRIBUIÇÕES DO PREGOEIRO

16.1 – Cabem ao Pregoeiro às atribuições dispostas no art. 11 do Decreto nº. 5.450/2005.

16.2 – É facultado ao Pregoeiro ou à autoridade superior, em qualquer fase deste Pregão, promover diligências destinadas a esclarecer ou completar a instrução do processo, vedada à inclusão posterior de informação ou de documentos que deveriam constar originariamente da proposta ou da documentação.

16.3 – No julgamento da habilitação e das propostas, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e a sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de classificação e habilitação.

17 – DO INSTRUMENTO CONTRATUAL

17.1 – Após os trâmites internos do processo deste Pregão, o licitante vencedor será convocado para assinatura do Contrato, dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

17.1.1 - Poderá ser acrescentada ao Contrato a ser assinado qualquer vantagem apresentada pelo licitante vencedor em sua proposta, desde que seja pertinente e compatível com os termos deste Edital.

17.1.2. - O licitante convocado deve apresentar, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contado da data da assinatura do Contrato ou do recebimento da nota de empenho, comprovante de prestação de garantia no valor e nas condições descritas na Minuta do Contrato, Anexo III deste Edital.

17.1.3 - A garantia, inclusive na modalidade seguro-garantia, poderá ser executada para fins de ressarcimento, indenização e pagamento de multas contratuais de qualquer natureza.

17.2 - O prazo para a assinatura do Contrato poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pelo licitante vencedor durante o seu transcurso, desde que ocorra motivo justificado e aceito pelo MDA.

17.3 - Por ocasião da assinatura do Contrato, verificar-se-á por meio do SICAF e de outros meios se o licitante vencedor mantém as condições de habilitação.

17.4 - Quando o licitante convocado não assinar o Contrato no prazo e nas condições estabelecidos, será convocado outro licitante para assinar o Contrato, após negociações e verificação da adequação da proposta e das condições de habilitação, obedecida à ordem de classificação e sem prejuízo das sanções previstas neste Edital e seus Anexos.

17.5 – O MDA poderá acrescentar ou suprimir até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do Contrato, mantidas as mesmas condições estipuladas, sem que caiba a licitante vencedora qualquer recusa ou reclamação, conforme dispõe o parágrafo primeiro do Art. 65 da Lei nº. 8.666/93.

18 – SERVIÇOS A SEREM REALIZADOS

18.1 – A descrição dos serviços a serem realizados deverá obedecer ao disposto no item 3 e 4 do Termo de Referência – Anexo I do presente Edital.

(13)

19 – DO PREÇO

19.1 – Os preços inerentes à execução dos serviços serão os apresentados na proposta da licitante vencedora, que constarão no Contrato a ser celebrado, e incluirão todas as despesas legais ou adicionais.

20 – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

20.1 – A Contratada comprometer-se-á a cumprir as obrigações relacionadas no item 9 e 10 do Termo de Referência - Anexo I deste Edital.

21 – DAS OBRIGAÇÕES DO MDA

21.1 – O MDA comprometer-se-á a cumprir as obrigações relacionadas no item 11 do Termo de Referência - Anexo I deste Edital.

22 – DA FORMA DE PAGAMENTO

22.1 – As condições do pagamento referentes à execução dos serviços objeto desta licitação estão dispostas no item 12 do Termo de Referência – Anexo I deste Edital.

23 – DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

23.1 – Comete infração administrativa, nos termos da Lei nº. 10.520, de 2002, o licitante/adjudicatário que:

23.1.1 – não assinar o termo de contrato, quando convocado dentro do prazo de validade da proposta;

23.1.2 – apresentar documentação falsa;

23.1.3 – deixar de entregar os documentos exigidos no certame; 23.1.4 – ensejar o retardamento da execução do objeto;

23.1.5 – não mantiver a proposta;

23.1.6 – comportar-se de modo inidôneo; 23.1.7 – cometer fraude fiscal.

23.2 – O licitante/adjudicatário que cometer qualquer das infrações discriminadas no subitem anterior ficará sujeito, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, às seguintes sanções: 23.2.1 – Multa de 3% (três por cento) sobre o valor estimado do(s) item(s) prejudicados(s) pela conduta do licitante;

23.2.2 – Impedimento de licitar e de contratar com a União e descredenciamento no SICAF, pelo prazo de até cinco anos;

23.3 – A penalidade de multa pode ser aplicada cumulativamente com a sanção de impedimento. 23.4 – A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa ao licitante/adjudicatário, observando-se o procedimento previsto na Lei nº. 8.666, de 1993, e subsidiariamente na Lei nº. 9.784, de 1999.

(14)

23.5 – A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Administração, observado o princípio da proporcionalidade.

23.6 – As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

23.7 – As sanções por atos praticados no decorrer da contratação estão previstas no item 17 Termo de Referência, Anexo I deste Edital.

24 – DA FISCALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO

24.1 – A fiscalização e gerenciamento do Contrato decorrente da presente Licitação, deverão ser feitas em conformidade com o estipulado no item 8 do Termo de Referência, Anexo I deste Edital. 25 – PRAZO DE VIGÊNCIA CONTRATUAL

25.1 - A vigência do contrato será de 12 (doze) meses a contar da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado nos termos do artigo 57, inciso II, da Lei 8.666/93 por iguais e sucessivos períodos, limitado a 60 (sessenta) meses, mediante Termo Aditivo, e pela manifestação expressa das partes, pela sua prorrogação.

25.2 – Nas eventuais prorrogações contratuais, os custos não renováveis já pagos ou amortizados no primeiro ano da contratação deverão ser eliminados como condição para a renovação.

26 – DAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO E ENTREGA DOS SERVIÇOS

26.1 – As condições de execução e entrega dos serviços estão dispostas no item 4 e 5 do Termo de Referência, Anexo I deste Edital.

27 – DA PRESTAÇÃO DA GARANTIA

27.1 – A prestação da garantia se dará em conformidade com as disposições do item 13 do Termo de Referência, Anexo I deste Edital.

28 – DA DESPESA E DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

28.1 – Para a contratação, objeto do presente Edital, estima-se um montante de R$ 4.422.821,80 (quatro milhões quatrocentos e vinte e dois mil, oitocentos e vinte e um reais e oitenta centavos):

28.2 - As despesas decorrentes da execução dos serviços, objeto da contratação, correrão à conta dos recursos orçamentários, consignados na Lei Orçamentária deste exercício para o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

FONTE:

PROGRAMA DE TRABALHO: NATUREZA DE DESPESA: NOTA DE EMPENHO: VALOR:

29 – DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

(15)

promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada à inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública. 29.2 – Fica assegurado ao MDA o direito de, no interesse da Administração, revogar, a qualquer tempo, no todo ou em parte, a presente licitação, dando ciência aos participantes, na forma da legislação vigente.

29.3 – Os licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e o MDA não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

29.4 – Os licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

29.5 – Após apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

29.6 – Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

29.7 – Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente no MDA.

29.8 – O desatendimento de exigências formais não essenciais, não importará no afastamento do licitante, desde que seja possível a aferição das suas qualificações e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública de pregão.

29.9 – As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro Contrato.

29.10 – Os casos omissos serão resolvidos pelo Pregoeiro, com observância das disposições constantes da Lei nº. 10.520/2002, do Decreto nº. 5.450/2005 e de forma subsidiária da Lei nº. 8.666/93.

29.11 – Quaisquer informações complementares sobre o presente Edital e seus Anexos poderão ser obtidas junto à Coordenação de Licitações e Contratos – CLC, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA via telefone: (61) 2020-0676, de 9h30min as 11h30min e de 14h30min as 17h30min, de segunda-feira a sexta-feira.

29.11.1 – As dúvidas a serem dirimidas por telefone serão somente aquelas de ordem estritamente informal.

29.12 – Nenhuma indenização será devida às licitantes pela elaboração e/ou apresentação de quaisquer documentos relativos a esta licitação;

29.13 – Cópias do Pregão Eletrônico e dos seus Anexos serão disponibilizados no portal do COMPRASNET:www.comprasnet.gov.br, gratuitamente.

29.14 – A homologação do resultado desta licitação não implicará em direito à contratação.

29.15 – Caso os prazos definidos neste Edital não estejam expressamente indicados na proposta, estes serão considerados como aceitos para efeito do julgamento deste Pregão.

(16)

30.1 – O foro competente para dirimir questões oriundas do presente Edital será o da Justiça Federal, Seção Judiciária do Distrito Federal, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

31 – DOS ANEXOS

31.1 – Fazem parte integrante deste Edital, para todos os efeitos, os seguintes Anexos: ANEXO I DO EDITAL – Termo de Referência;

ANEXO I DO TERMO DE REFERÊNCIA - Planilha de Custos e Formação de Preços Serviço Relacionados a Prestação de Serviços de Transporte Terrestre de Pessoas e Pequenas Cargas, com Franquia.

ANEXO II DO TERMO DE REFERÊNCIA - Composição do Preço do Quilômetro/Veiculo/Tipo ANEXO III DO TERMO DE REFERÊNCIA - Especificação para Identificação dos Veículos de Serviços Comuns (Instrução Normativa Nº 3, de 15 de Maio de 2008)

ANEXO II DO EDITAL – Modelo de Declaração ANEXO II DO EDITAL - Minuta de Contrato

Brasília/DF, 26 de março de 2014.

______________________________ Fabíola Viana Falcão

Setor de Licitações – CLC/MDA ______________________________

Ronil Carlos da Silva Júnior Coordenador de Licitações e Contratos

____________________________________ Vânia Sueli Debrassi Francato Coordenadora-Geral de Administração e

(17)

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO

COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS GERAIS

ANEXO I DO EDITAL

TERMO DE REFERÊNCIA

1 - OBJETO:

Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de natureza continuada de

locação de veículos de pequeno e médio porte para transporte terrestre de servidores, autoridades e

pequenas cargas, sem motorista, sem combustível e com seguro para atender às necessidades dos

servidores lotados nas Delegacias Federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e nos escritórios

fundiários do Terra Legal, em deslocamentos em todo o Território Nacional, de acordo com o

especificado neste Termo de Referência.

2 - JUSTIFICATIVA

2.1. A contratação em pauta se justifica pela necessidade de substituição da frota de veículos do

Ministério do Desenvolvimento Agrário nas suas delegacias federais. No início de 2012 o serviço de

transporte da SPOA (CASG/CGARH) realizou um balanço dos gastos com manutenção da frota no

exercício de 2011 (contrato com a empresa Ticket Car). Percebeu-se que o gasto com manutenção foi de

53% do contrato, acima até do gasto com combustível. Foi observado ainda que os veículos com mais de

4 anos de fabricação foram os maiores responsáveis por esse elevado percentual, sobretudo as pick-ups do

tipo Ford Ranger e Nissan Frontier.

2.2. Muito embora as Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário do Ministério do

Desenvolvimento Agrário possuam 78 (setenta e oito) veículos oficiais, estes, em sua grande maioria,

apresentam-se em condições inadequadas à execução dos serviços, devido ao estado de conservação, ano

de fabricação e quantidade insuficiente para suprir a demanda advinda das Unidades estaduais do MDA,

bem como para o transporte a outros órgãos da Administração Pública, empresas privadas e outros

destinos que se fizerem necessários. Além disso, os representantes das Delegacias com frequência

demandam a troca desses veículos, haja vista a parada para conserto comprometer o andamento dos seus

trabalhos.

2.3. Diante do exposto, a Coordenação de Administração e Serviços Gerais motivou-se a optar pela

abertura de processo licitatório com vistas a contratação do objeto em questão a fim de propiciar melhor

produtividade dos servidores e agilidade nos deslocamentos necessários a suas funções no MDA, sendo a

prestação do serviço caracterizada como atividade acessória, instrumental ou complementar,

compreendida no artigo primeiro do Decreto n° 2.271 de 7 de julho de 1.997, bem como no artigo sétimo

da Instrução Normativa n° 2 de 30 de abril de 2008, publicada pela Secretaria de Logística e Tecnologia

da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como as determinações

constantes da Instrução Normativa N.º 03 de 15 de maio de 2008 editada pela SLTI/MPOG.

2.4. Dentre as vantagens de se optar pela locação dos veículos ao invés de sua aquisição estão a

transferência do ônus com envio, troca de pneus, revisões periódicas, manutenções eventuais por

acidentes, depreciação, DPVAT e licenciamento obrigatório para a empresa contratada; eliminação do

chamado custo da “máquina administrativa” necessária para gerenciar a frota própria do MDA, que

(18)

existiria caso os veículos fossem comprados ao invés de locados, que envolvem os custos com mão de

obra de servidores e terceirizados, papel, impressões, envio de documentos por Correios, energia elétrica,

dentre outros; possibilidade de rápida substituição do veículo em caso de manutenção ou sinistro;

substituição por veículos novos a cada dois anos e ausência de necessidade de controle patrimonial e

providências de desfazimento após o término da vida útil do veículo.

2.5. Ressalta-se que o veículo do tipo Pick-up foi incluído neste Termo de Referência em razão das

fiscalizações ocorridas em localidades que possuem estradas de difícil acesso com relação à qualidade da

estrada, situação em que a utilização de veículos de pequeno porte se torna inviável.

2.6. Em atendimento ao disposto na Instrução Normativa nº 1/SLTI/MPOG, de 19 de janeiro de 2010, a

contratada deverá adotar as seguintes práticas de sustentabilidade ambiental na execução dos serviços:

2.6.1. Respeitar as Normas Brasileiras – NBR publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

sobre resíduos sólidos;

2.6.2. Prever a destinação ambiental adequada das baterias usadas ou inservíveis, segundo disposto na

Resolução CONAMA nº 257, de 30 de junho de 1999;

2.6.3. Efetivar práticas de sustentabilidade ambiental, quando da execução dos serviços, utilizando

produtos biodegradáveis, atóxicos, conforme ABNT NBR 15448-1 e 15448-2 economizando energia, gás,

água, assim como separar seletivamente os resíduos oriundos da prestação dos serviços;

2.6.4. A Contratada deverá providenciar o recolhimento e o adequado descarte dos pneus usados ou

inservíveis originários da contratação, recolhendo-os aos pontos de coleta ou centrais de armazenamentos

mantidos pelo respectivo fabricante ou importador, ou entregando-os ao estabelecimento que houver

realizado a troca do pneu usado por um novo, para fins de sua destinação final ambientalmente adequada,

conforme artigos 1° e 9° da Resolução CONAMA n° 416, de 30/09/2009, e legislação correlata;

2.6.5. Só será admitida a oferta de veículo automotor que atenda aos limites máximos de ruídos fixados

nas Resoluções CONAMA n° 1, de 11/02/1993, e n° 272, de 14/09/2000, e legislação correlata;

2.6.6. Só será admitida a oferta de veículo automotor que atenda aos limites máximos de emissão de

poluentes provenientes do escapamento fixados no âmbito do Programa de Controle da Poluição do Ar

por Veículos Automotores – PROCONVE, conforme Resoluções CONAMA n° 18, de 06/05/1986, e n°

315, de 29/10/2002, e legislação correlata;

2.7. Quanto à legalidade da contratação informa-se que:

2.7.1. O Decreto n° 2.271, de 7 de julho de 1997 que Dispõe sobre a contratação de serviços pela

Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, preconiza em seu art. 1

o

que:

"Art. 1

o

- no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e

fundacional poderão ser objeto de execução indireta as atividades materiais acessórias,

instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem área de competência legal do

órgão ou entidade."

2.7.2. Indo além, o parágrafo 1

o

daquele artigo primeiro estabelece, de antemão, as atividades que,

preferencialmente, deverão ser objeto de contratação, ao mesmo tempo em que, por meio do parágrafo 2

o

limita o poder discricionário do Administrador, a saber:

"§ 1

o

As atividades de conservação, limpeza, segurança, vigilância, transportes,

informática, copeiragem, recepção, reprografia, telecomunicações e manutenção de prédios,

equipamentos e instalações serão, de preferência, objeto de execução indireta.”

(19)

2.7.3. Deve-se considerar ainda, que todas as atividades previstas neste planejamento são efetivamente

acessórias e complementares às atividades do MDA, atendendo assim ao disposto no art. 7

o

da Instrução

Normativa n° 2 de 30 de abril de 2008, publicada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação

do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

3 – DA NATUREZA DOS SERVIÇOS

3.1. As características dos serviços demandados pela Administração neste termo de referência

demonstram que os serviços podem ser classificados como serviços comuns, uma vez que são facilmente

comparáveis entre si e podem ser oferecidos por diversas empresas atuantes no mercado de aluguel de

veículos e transporte de passageiros, não necessitando de especificações minuciosas ou peculiares.

3.2. Por outro lado, os serviços tratados neste termo de referência caracterizam-se como de natureza

continuada, pois são essenciais para o desenvolvimento de diversas atividades deste Ministério. A

execução da política pública a cargo do MDA resta fortemente prejudicada caso seus servidores e demais

funcionários não possam contar com o serviço de transporte como ferramenta de trabalho, mesmo que por

pouco tempo.

4 – ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

4.1. A Contratada deverá prestar o atendimento das demandas de locação de veículos para o transporte de

Autoridades, Servidores, Terceirizados e Colaboradores do quadro das Delegacias Federais do

Desenvolvimento Agrário e dos escritórios do Terra Legal utilizando para tanto veículos próprios ou

subcontratados bi-combustíveis (flex), no caso dos veículos da Categoria I, e movidos a óleo diesel

(categoria II) com utilização de etanol/álcool desde que economicamente viáveis, em atendimento às metas

de sustentabilidade, com as seguintes características:

4.1.1. Categoria I: Veículo sem motorista, do tipo popular, com potência de, no mínimo, 1.600 (mil e

seiscentas) cilindradas, cor branca, 4 (quatro) portas, ar condicionado e capacidade para 4 (quatro)

passageiros, a ser utilizado no transporte de agentes públicos em serviço;

4.1.2. Categoria II: Veículo sem motorista, tipo pick-up, tração 4x4, com potência mínima de 160 cv, 4

(quatro) portas, ar condicionado, carroceria com capacidade mínima de 900 litros, capacidade para 4

(quatro) passageiros, a ser utilizado exclusivamente no transporte de agentes públicos em localidades do

Território Nacional que forem definidas pelo MDA, como de difícil acesso em função da qualidade da

estrada.

4.1.3. Os veículos das categorias I e II deverão manter as características padrões de fábrica, não sendo

permitido o uso de qualquer letreiro, marca ou logotipo que identifique a empresa, exceto quando solicitado

pela Administração;

4.1.5. Os veículos deverão possuir adesivos nas portas laterais, em conformidade com a legislação que

dispõe sobre a utilização de veículos oficiais pela administração pública, conforme modelo constante no

Anexo V.

4.2. Os veículos recém alugados deverão estar em perfeito estado de conservação e ter, no máximo, 2 (dois)

anos de fabricação.

4.2.1. A substituição dos veículos de que trata o item 3.2 deverá ser providenciada antes que estes

completem 3 (três) anos de fabricação, ou seja, um veículo fabricado em 2013 poderá ser utilizado até 31

de dezembro de 2015.

4.3. Visando o aumento da competitividade e uma melhor prestação de serviços, os contratos de aluguel

(20)

contratada atuará na(s) região(ões) definida(s) na tabela a seguir:

4.4. A contratação de uma empresa para uma das regiões não impede que esta mesma empresa concorra

para prestar os serviços nas outras regiões.

5 – DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

5.1. A CONTRATADA iniciará os serviços objeto deste contrato em até 30 (trinta) dias corridos,

contados da assinatura docontrato.

5.2. Os serviços a serem realizados serão de natureza contínua, prestados diariamente com os veículos das

Categorias I e II para o transporte de Servidores, Autoridades e pequenas cargas da seguinte forma:

5.2.1. Para os serviços de cada categoria, a CONTRATADA deverá disponibilizar, com exclusividade,

os veículos descritos no item 4.1, de propriedade da empresa, para o deslocamento de agentes públicos

que estejam a serviço das Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário.

Popular 4x4 AL 3 0 3 BA 3 0 3 CE 2 0 2 PB 2 0 2 PE 2 0 2 PI 3 0 3 RN 1 0 1 SE 1 0 1 Total 17 0 17 AC 1 0 1 AM 2 1 3 AP 2 0 2 MA 3 0 3 PA 1 0 1 RO 2 0 2 RR 2 0 2 Total 13 1 14 GO 0 0 0 MS 2 0 2 MT 0 0 0 TO 2 0 2 Total 4 0 4 ES 2 0 2 MG 3 0 3 PR 1 0 1 RJ 2 0 2 RS 1 0 1 SC 1 0 1 SP 1 0 1 Total 11 0 11 Total Geral 45 1 46 3 (Centro-Oeste + TO)       4 (Sul + Sudeste)            

Região Estados Veículos Total

1 (Nordeste – MA)             2 (Norte -TO + MA)            

(21)

5.2.3. Os veículos deverão estar diariamente à disposição do Ministério, em período integral (24 horas),

inclusive nos finais de semana e feriados, onde serão vistoriadas e verificadas periodicamente por servidor

do MDA as condições de limpeza e conservação.

5.2.4. Durante o período de serviço caberá ao MDA a guarda dos respectivos veículos.

5.2.5. A guarda poderá ser feita em estacionamentos próprios da DFDA/Terra Legal ou estacionamentos

privados.

5.2.6. Os itinerários serão definidos pela Administração, de acordo com as necessidades de serviço.

5.2.7. A contratada deverá apresentar relação dos veículos, 02 (dois) dias úteis antes do previsto para o

início da locação, onde deverá constar: marca, modelo, placa, renavam, ano de fabricação, quilometragem e

tipo de combustível.

5.2.8. Os veículos disponibilizados para locação deverão atender às especificações contidas neste

instrumento, em perfeitas condições de utilização, conservação, trafegabilidade, funcionamento e

segurança, obedecendo a todas as exigências estabelecidas pelas legislações de trânsito e ambiental,

regulamentadas pelo DENATRAN.

5.2.9.A contratada disponibilizará os veículos conforme a marca e especificações discriminadas em sua

proposta.

5.2.10. A CONTRATADA deverá apresentar os veículos ao MDA no dia e horário marcados para o início

das atividades.

5.2.11. A CONTRATADA responsabilizar-se-á pela manutenção preventiva e corretiva dos veículos,

entendendo-se como preventiva aquela constante do plano de manutenção do fabricante (descrita no manual

do veículo) e corretiva aquela destinada ao reparo de defeitos que ocorrem de maneira aleatória, durante os

intervalos entre as manutenções preventivas;

5.2.12. Serão consideradas como manutenção preventiva, além das indicadas pelo fabricante,

obrigatoriamente: as trocas de óleo de motor, de câmbio, fluido de freio, fluido aditivo de radiador, pastilhas

de freio, correias do alternador e de distribuição, filtros de óleo, combustível e ar, amortecedores dianteiros

e traseiros, e outros necessários ao perfeito funcionamento do veículo.

5.2.13. Após cada manutenção preventiva e corretiva, a CONTRATADA deverá efetuar a lavagem completa

do veículo.

5.2.14. A CONTRATADA deverá proceder ao rodízio de pneus a cada revisão preventiva, bem como à

verificação do balanceamento do conjunto roda – pneus, e conferência do alinhamento da direção.

5.2.15. Os pneus deverão ser substituídos quando apresentarem risco, ou quando a profundidade dos sulcos

da banda de rodagem estiver próximo de 3 mm, sendo que a identificação deste item é feita pela TWI

(Thread Wear Indicators).

5.2.16. Os serviços a que se referem os parágrafos anteriores serão sempre executados pela CONTRATADA

em sua sede ou em empresa por ela determinada.

5.2.17. A CONTRATADA deverá substituir, no prazo máximo definido em notificação feita pela

Administração, os veículos que estejam indisponíveis, seja em razão de sinistros, avarias, revisão, reparos

mecânicos, má conservação ou más condições de segurança, ou por quaisquer outras razões, bem como nos

casos em que os veículos sejam caracterizados como inadequados para a locação, assim considerados os

(22)

veículos que divergirem ou não se enquadrarem nas especificações contidas neste edital.

5.2.18. As substituições deverão ocorrer nas dependências do MDA, podendo, em situações excepcionais,

mediante autorização expressa do gestor deste contrato, ocorrer nas dependências da CONTRATADA.

5.2.19. Não havendo substituição do veículo, por qualquer motivo, no prazo previsto, fica resguardado ao

MDA o direito de utilizar-se de outros meios, sendo, neste caso, a locação considerada como não realizada

e a empresa será penalizada de acordo com a legislação vigente.

5.2.20. A CONTRATADA deverá efetuar o pagamento das multas decorrentes de infrações de trânsito

cometidas na condução dos veículos locados e solicitar o reembolso dos valores junto ao MDA.

5.2.21. Antes de realizar o pagamento, a CONTRATADA deverá aguardar a conclusão dos processos

referentes aos recursos previstos pela legislação.

5.2.22. A CONTRATADA deverá encaminhar ao MDA, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, as

notificações emitidas pelos órgãos de trânsito, de modo a permitir a identificação dos condutores infratores,

bem como resguardar o direito, por parte dos condutores, de interpor recursos.

5.2.23. Nos casos em que o MDA não for notificado dentro do prazo supracitado, a CONTRATADA se

responsabilizará integralmente pelo pagamento das importâncias referentes a multas, taxas e/ou despesas,

inclusive com guincho e estadias, decorrentes de infrações.

5.2.24. Ao MDA não caberá qualquer ônus pela rejeição de serviços ou fornecimentos considerados

inadequados pelo gestor.

5.2.25. Será de responsabilidade da contratada a mensuração e envio ao MDA das quilometragens

rodadas pelos veículos mensalmente; contudo esta quilometragem será confrontada com a quilometragem

apresentada pelas Unidades envolvidas na utilização dos veículos, para fins de faturamento.

6 – ESTIMATIVA PARA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

6.1. Para os serviços a serem executados na Região 1, deverá ser considerada a estimativa mensal de

utilização de 21.000 Km (vinte e um mil quilômetros), com franquia de 17.000 Km (dezessete mil

quilômetros).

6.2. Para os serviços a serem executados na Região 2, deverá ser considerada a seguinte estimativa

mensal de utilização:

6.2.1. Para os veículos da categoria I, deverá ser considerada a estimativa mensal de utilização de

56.400 (cinquenta e seis mil e quatrocentos quilômetros), com franquia de 45.000 Km (quarenta e cinco

mil quilômetros).

6.2.2. Para o veículo da categoria II, que será utilizado no estado de Amazonas, deverá ser considerada a

estimativa mensal de utilização de 4350 Km (quatro mil trezentos e cinquenta quilômetros), com

franquia de 3.500 km (três mil e quinhentos quilômetros).

6.3. Para os serviços a serem executados na Região 3, deverá ser considerada a estimativa mensal de

utilização de 11.300 (onze mil e trezentos quilômetros), com franquia de 9.000 Km (nove mil

quilômetros).

6.4. Para os serviços a serem executados na Região 4, deverá ser considerada a estimativa mensal de

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Parágrafo quarto - As empresas abrangidas pela presente Convenção Coletiva de Trabalho no tocante a jornada Laboral dos empregados inclusive os que trabalham em

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

A prática do aleitamento materno está distante do preconizado pelo MS, através do Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, onde o aleitamento materno deve ser exclusivo

O Patrimônio Histórico, concebido aqui como uma relação entre memória social (CARLAN, 2008, p.82) e soma dos bens culturais, agrega conjuntos de informações,