• Nenhum resultado encontrado

Apresentação do Manual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação do Manual"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)
(2)

Apresentação do Manual

Você agora é estudante da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, e queremos parabe-nizá-lo pelo ingresso em uma universidade pública espe-cializada na área da saúde, gratuita e com compromisso social. Comemoramos com você este momento especial, início de uma nova etapa em sua vida.

Aqui, você dará continuidade à sua formação aca-dêmica como futuro profissional e, sobretudo, como cida-dão. Seu aprendizado começa com a leitura deste manual, no qual encontrará as principais orientações para apro-veitar ao máximo tudo o que a UFCSPA tem a oferecer.

São informações sobre a estrutura administrativa e universitária (órgãos deliberativos, administração su-perior, pró-reitorias, comissões de graduação, departa-mentos administrativos e acadêmicos, coordenações, biblioteca, DERCA, entre outros) e sobre os seus direitos e deveres, que você deve conhecer desde o início de sua vida acadêmica.

O manual também contém informações sobre a ma-triz curricular dos cursos de graduação, os programas de bolsas, o programa de assistência estudantil, as ativida-des complementares, os telefones e os principais sites de interesse acadêmico relacionados à Universidade.

A Pró-Reitoria de Graduação deseja que você apro-veite cada momento da vida universitária: as atividades teóricas e práticas das disciplinas, os laboratórios, o Distrito Docente-Assistencial, as atividades de pesquisa e extensão e também o convívio social e cultural que aqui é oferecido.

Seja bem-vindo!

Porto Alegre, fevereiro de 2014. Maria Terezinha Antunes Pró-Reitora de Graduação

A UFCSPA

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), instituída pela Lei nº 11.641 de 11 de janeiro de 2008, é uma Instituição Federal de Ensino Superior sucessora da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA).

Foi criada com o nome de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre em atendimento uma solicita-ção da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em 08 de dezembro de 1953 e teve suas atividades didáticas iniciadas a 22 de março de 1961.

Desde a sua criação, o seu desenvolvimen-to esteve associado à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, atual hospital de en-sino, onde os professores atuam em atividades de ensino, pesquisa e assistência.

A UFCSPA possui ainda um Distrito Docente Assistencial (DDA), geograficamente definido para suas atividades práticas, numa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição, onde ocorrem atividades que promovem a integração entre o ensino-assistência-extensão. Nesta proposta a Universidade participa ativamente dos serviços de saúde da cidade buscando na for-mação acadêmica a interação com a sociedade, de modo que o ensino esteja articulado às demandas in-dividuais e coletivas da população, atuando de forma longitudinal e integral, beneficiando a população, os profissionais e os próprios acadêmicos.

O território de abrangência do DDA da UFCSPA é definido como sendo a zona Norte/Eixo Baltazar, que conta atualmente com 11 Estratégia de Saúde da Família (ESF) e 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na busca de um processo de ensino-aprendiza-gem cada vez mais qualificado a Universidade man-tém parceiras, também, com outros locais de práti-cas acadêmipráti-cas, tais como: Instituto de Cardiologia (ICFUC), Hospital de Pronto Socorro (HPS), Hospital Presidente Vargas (HPV), além de clínicas, empresas, restaurantes, clubes esportivos, entre outros.

Os cursos da universidade têm se destacado com um alto índice de desempenho em todas as avaliações a que são submetidos. Atualmente a UFCSPA ofere-ce 11 cursos de Bacharelado: Biomedicina Integral, Biomedicina Noturno, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão em Saúde, Nutrição, Medicina e Psicologia, além de 3 cursos de tecnologia: Gastronomia, Tecnologia em Alimentos e Toxicologia Analítica.

A importância no ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre pode ser avaliada também pelos seus 51 programas de Residência Médica, 13 Cursos de Especialização “lato sensu ” e 5 progra-mas de pós-graduação “stricto sensu” reconhecidos pela Capes.

Esta é a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, uma instituição de ensino superior qualificada em Ciências da Saúde, com um passado de tradição, um presente de realizações e um futuro com ambição de desenvolvimento.

(3)

A REITORIA

A Administração Superior da Universidade com-preende os Conselhos Superiores, a Reitoria e a Vice-Reitoria.

A Reitora, Professora Miriam da Costa Oliveira, administra e conduz a Universidade. Nos seus im-pedimentos, ela é substituída pelo Professor Luis Henrique Telles da Rosa, Vice-Reitor.

A Reitoria da Universidade conta com órgãos exe-cutivos de sua política, que são as Pró-Reitorias. As atividades de cada uma delas estão expressas na sua denominação e seus responsáveis são indi-cados pela Reitora.

Reitora

Miriam da Costa Oliveira

Vice-Reitor

Luis Henrique Telles da Rosa

Pró-Reitora de Graduação

Maria Terezinha Antunes

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Rodrigo Della Méa Plentz

Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários

Deisi Cristina Gollo Marques Vidor

Pró-Reitora de Administração

Roseane Alfama Inhaquites

Pró-Reitora de Planejamento

Liane Nanci Rotta

OS COORDENADORES E

VICE-COORDENADORES DOS

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Curso de Biomedicina Integral

Coordenadora: Ângela de Mattos Dutra

Curso de Biomedicina Noturno

Coordenadora: Elizabeth de Carvalho Castro Vice-Coordenadora: Simone Schneider Amaral

Curso de Enfermagem

Coordenadora: Simone Travi Canabarro

Vice-coordenadora: Ana Paula Scheffer Schell da Silva

Curso de Farmácia

Coordenadora: Maria Beatriz da Fonte Kohek Vice-Coordenadora: Kellen Cristhinia Borges de Souza

Curso de Física Médica

Coordenador: Márcio Gabriel dos Santos Vice-Coordenador: Bruno Hochhegger

Curso de Fisioterapia

Coordenadora: Janice Luisa Lukrafka Tartari Vice-Coordenadora: Mariane Borba Monteiro

Curso de Fonoaudiologia

Coordenadora: Andrea Wander Bonamigo Vice-Coordenadora: Sheila Tamanini de Almeida

Curso de Gestão em Saúde

Coordenador: Marcelo Schenk de Azambuja

Curso de Gastronomia

Coordenadora: Valdeni Terezinha Zani

Vice-Coordenadora: Isabel Cristina Kasper Machado

Curso de Medicina

Coordenador: João Carlos Goldani Vice-Coordenador: Newton Roesch Aerts

Curso de Nutrição

Coordenadora: Cláudia Dornelles Scheider Vice-Coordenadora: Caroline Buss

Curso de Psicologia

Coordenadora: Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira Vice-Coordenadora: Adriana Jung Serafini

Curso de Tecnologia em Alimentos

Coordenadora: Carolina Pereira Kechinski

Curso de Toxicologia Analítica

Coordenadora: Eliane Dallegrave

Vice-Coordenadora: Sandra Manoela Dias Macedo

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

(CONSUN)

É o órgão de maior poder decisório em relação aos assuntos administrativos, didáticos, científicos e disci-plinares. Há 01 representante discente e 01 suplente de cada curso de graduação, além de representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos. Existe uma agenda mensal de reuniões do CONSUN, distribuída no início do ano.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA

E EXTENSÃO (CONSEPE)

É o órgão que supervisiona e orienta o ensino, a pesquisa e a extensão. Há 01 representante discente e 01 suplente de cada curso de graduação, que também conta com representação dos servidores docentes e técnico-administrativos. Há reuniões mensais do CONSEPE com agendamento distribuído no início do ano.

(4)

COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

(COMGRAD)

A comissão de graduação é responsável pela su-pervisão das atividades pedagógicas dos Cursos de Graduação.

A COMGRAD é a responsável pela organização do currículo e pode reformulá-lo sempre que necessário. Além disso, é quem analisa as equivalências de discipli-nas, propõe horários e o número de vagas em disciplinas e turmas e orienta os alunos em assuntos relacionados com o seu curso. Cada curso de graduação possui sua própria COMGRAD.

COORDENADOR DE CURSO

O Coordenador de Curso é o responsável pela administração e coordenação das atividades didático-pedagógicas do Curso, pela orientação dos discentes nos aspectos acadêmicos e pedagógicos, pelo acompa-nhamento do desempenho dos docentes no Curso, dentre outras atribuições definidas no Regimento Geral.

DEPARTAMENTO ACADÊMICO

É a unidade da estrutura universitária para efeito de organização administrativa, didático-científica e de distribuição de pessoal, congregando professores de áreas de conhecimento afins, com objetivos comuns de ensino, pesquisa e extensão. São 14 os departamentos da Universidade, conforme o anexo I.

CURRÍCULO

O currículo dos cursos da Universidade é seriado – os alunos matriculam-se na série e não em disciplinas.

Os cursos de Biomedicina (Integral), Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Psicologia são anuais e os cursos de Biomedicina (Noturno), Farmácia, Gastronomia e Toxicologia Analítica são semestrais. Uma vez feita a matrícula anual ou se-mestral, conforme a modalidade do curso, o aluno auto-maticamente assume a realização de todas as disciplinas correspondentes a ela.

Todas as disciplinas são obrigatórias, com exceção das Disciplinas Eletivas e das Atividades dos Programas de Desenvolvimento de Conhecimento Integrado (PDCIs), em que o aluno pode optar pela sua realização e pelo aproveitamento como Atividade Complementar.

DISCIPLINAS

Disciplinas Obrigatórias – São disciplinas

fixadas no currículo de cada curso, tidas como im-prescindíveis à formação que a Universidade visa proporcionar.

Disciplinas Optativas – São disciplinas, de

livre escolha do aluno, oferecidas pelo curso. Não são preestabelecidas, mas a respectiva série/se-mestre em que deverão ser cursadas compõem a matriz curricular. As disciplinas optativas comple-mentam a formação profissional, numa determina-da área ou subárea de conhecimento, permitindo maior flexibilização curricular. As disciplinas opta-tivas não podem ser aproveitadas como Atividades Complementares, pois integram a grade curricular.

Disciplinas Eletivas – São disciplinas de livre

escolha do aluno que não integram a matriz cur-ricular e são oferecidas para todos os cursos da Universidade. Objetivam o enriquecimento cultural, o aprofundamento e/ou a atualização de conheci-mentos específicos que complementam a forma-ção acadêmica em determinada área do saber. As disciplinas eletivas podem ser utilizadas para inte-gralização do número total de horas de Atividades Complementares, obedecendo-se o exposto na Resolução nº 2 de 08 de julho de 2010.

Atividades do Programa de Desenvolvimento de Conhecimento Integrado (PDCI) – São

ativida-des oferecidas pela UFCSPA que não integram a matriz curricular, sendo de livre escolha do aluno, a partir de um elenco oferecido para os cursos da Universidade. Representam um conjunto de estu-dos, conteúdos teóricos e/ou práticos oferecidos por professores de diferentes áreas de conheci-mento e/ou departaconheci-mentos. Objetivam integrar conhecimentos de diferentes áreas do saber. As atividades do PDCI podem ser utilizadas para inte-gralização do número total de horas de Atividades Complementares.

ESTÁGIOS

Os estágios têm a finalidade de proporcionar a complementação da formação universitária e constam de atividades de prática pré-profissional.

Estágio curricular obrigatório é o estágio fixado no currículo do curso, com regulamento próprio, necessário para a integralização curricular e exigido pela legislação educacional em vigor.

(5)

Estágio curricular não obrigatório é aquele desen-volvido como atividade opcional pelo aluno e que não faz parte do currículo fixado para o curso. É computado como Atividade Complementar.

Ambos os estágios só poderão ser desenvolvidos em instituições conveniadas com a UFCSPA.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

São atividades que não fazem parte das disciplinas curriculares obrigatórias, relacionadas com a área de conhecimento do curso por meio de estudos e práticas educativas. Devem ser realizadas concomitantemente ao curso em que o aluno está regularmente matriculado.

As Atividades Complementares visam contemplar o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo aluno regularmente matriculado, através de estudos e práticas educativas.

A normatização das Atividades Complementares está definida pela Resolução nº 091/2012, de 31 de agos-to de 2012, disponível no site da UFCSPA em http://www. ufcspa.edu.br/ufcspa/normasedocs/docs/010b.pdf.

PROGRAMA DE TUTORIA

O Programa de Tutoria visa o acompanhamento e a orientação sistemática a grupos de alunos dos cursos de graduação em todas as séries, por professores tuto-res, com vistas a auxiliar na identificação de possíveis dificuldades, necessidades, demandas e perspectivas da formação profissional, bem como na promoção de práticas educativas que favoreçam a formação integral do aluno, contemplando seu desenvolvimento intelectual e psicossocial. Cada curso estabelece o cronograma de atividades da Tutoria. Este programa é coordenado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP). Se cumprida a frequência mínima obrigatória, a Tutoria pode ser uti-lizada para integralização do número total de horas de Atividades Complementares, obedecendo-se o exposto na Resolução nº 091 de 31 de agosto de 2012.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O Calendário Acadêmico estabelece as datas das atividades acadêmicas e os prazos de todo o período leti-vo. Estes deverão ser cumpridos rigorosamente, sob pena de indeferimento do pedido por estar fora de prazo. Você poderá acessar o Calendário no site da UFCSPA, no link www.ufcspa.edu.br/index.php/calendario-academico.

MATRÍCULA

A matrícula é obrigatória e deve ser realizada pelo Portal do Aluno ao término de cada série ou semestre.

Quando aprovado em todas as disciplinas, o alu-no realiza a matrícula na série ou alu-no semestre seguinte. Caso o aluno apresente dependência em mais de duas disciplinas, a matrícula será realizada na mesma sé-rie ou semestre. Se houver a dependência em até duas disciplinas, o aluno poderá realizar matrícula na série ou semestre seguinte, desde que não haja colisões de horá-rio. Neste caso o aluno será excluído das disciplinas da série posterior, dando preferência ao cumprimento das dependências, conforme normas regimentais (Artigo 62 do Regimento Geral).

A data de matrícula é definida previamente no Calendário Acadêmico da Universidade e deverá ser realizada pelo próprio aluno ou por terceiros mediante procuração específica. Não realizar a matrícula nas datas indicadas significa abandono do curso, e o aluno é au-tomaticamente desligado da Universidade (Artigo 64 do Regimento Geral).

Nenhum tipo de documentação ou informação será fornecido a terceiros sem procuração.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

O trancamento de matrícula pode ser solicitado por alunos regularmente matriculados que desejam interrom-per o curso por um determinado interrom-período, após o primeiro ano de ingresso no curso. A solicitação para o trancamen-to deve ser encaminhada à Coordenação do Curso por meio do Protocolo, nos prazos definidos no Calendário Acadêmico. O período máximo de trancamento não pode exceder a um ano letivo. Para reingressar no curso, no ano letivo subsequente, o aluno deve requerer a sua read-missão junto à Secretaria Geral (DERCA).

CANCELAMENTO DA MATRÍCULA

O cancelamento de matrícula, voluntário ou com-pulsório, é a cessação total do vínculo do aluno com a Universidade. O cancelamento voluntário ocorre por soli-citação do aluno e em função de transferência para outra instituição de ensino superior.

O cancelamento compulsório ocorre: a) por motivos disciplinares;

b) quando ultrapassado o prazo máximo neces-sário para a integralização curricular estabelecido no Projeto Político-Pedagógico do Curso e nas regras de jubilamento estabelecidas pela Resolução 050/2013 do CONSEPE;

(6)

c) pela não renovação da matrícula nos prazos es-tabelecidos no calendário acadêmico;

d) em caso de reprovação em todas as disciplinas da série na qual o aluno está matriculado;

e) por matrícula simultânea em cursos de gradu-ação da UFCSPA e/ou em outra instituição pública de ensino superior.

DISPENSA DE DISCIPLINAS

A dispensa de disciplinas poderá ocorrer quando houver equivalência de carga horária e conteúdo progra-mático de no mínimo 80% entre as disciplinas cursadas pelo aluno e as disciplinas do currículo do Curso da UFCSPA a serem dispensadas. O aluno deverá solicitar a dispensa de disciplina por equivalência à Coordenação do Curso, mediante apresentação do histórico escolar, do conteúdo programático da disciplina cursada em ou-tra instituição e do comprovante de pagamento, junto ao Protocolo da Universidade. O pedido deve ser feito nos prazos definidos no Calendário Acadêmico.

FREQUÊNCIA

A frequência é obrigatória em todas as atividades curriculares (teóricas e práticas) propostas nos planos de ensino. Mesmo que o aluno obtenha boas notas no decor-rer de uma disciplina, ele será automaticamente reprova-do se não tiver o mínimo de 75% de presença nas aulas e atividades programadas pelo professor. Para atividades de estágio curricular obrigatório e internato, a frequência deverá ser integral (100%). Esse dispositivo vale para todo o ensino superior no Brasil.

Em nenhuma hipótese existe a possibilidade de abono de faltas. A justificativa para faltas por motivo de doença ou outros não poderá exceder o limite máximo de faltas previsto no Regimento Geral da UFCSPA, ou seja, 25%. Há duas situações previstas em lei nas quais o alu-no pode ausentar-se das aulas, desde que realize exercí-cios domiciliares prescritos pelos professores: alunas em licença gestante, a partir do 8º mês de gestação e alunos acometidos por doenças que impeçam o seu desloca-mento até a Universidade. Em ambos os casos, a dispen-sa mediante exercícios domiciliares deve ser solicitada ao Coordenador do Curso, com apresentação de atestado médico, por meio do Protocolo. Mesmo se concedida a dispensa, o aluno não ficará liberado da realização de provas e exames.

NOTAS

A nota final para aprovação deve ser igual ou supe-rior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas da Universidade. Aluno que obtiver notas parciais cuja média final for maior ou igual a 7,0 (sete) nas disciplinas estará dispen-sado de realizar o exame final. Em disciplinas com nota final inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro), o aluno obrigatoriamente fará o exame.

Para ser aprovado após o exame final, o aluno pre-cisa ter:

a) nota no exame igual ou superior a 4,0 (quatro); b) (média final x 6) (exame final x 4) / 10 ≥ 6,0 (seis). Se a nota do exame for inferior a 4,0 ou a nota cal-culada no item b for inferior a 6,0 o aluno está reprovado na disciplina (Artigo 76 do Regimento Geral).

O aluno que perdeu uma prova poderá solicitar a realização posterior da mesma, desde que encaminhe este pedido em até 5 dias úteis após o dia da prova. A solicitação deve ser protocolada juntamente com a do-cumentação que justifique a ausência do aluno no dia da prova. Fica a critério da Universidade aceitar ou não a justificativa do aluno.

O aluno poderá solicitar revisão da nota atribuída em provas parciais ou no exame final em até 2 dias úteis após a sua divulgação. A solicitação deve ser encaminha-da ao Coordenador do Curso por meio do Protocolo.

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

É o cumprimento da carga horária total das discipli-nas/estágios/atividades previstas no Projeto Pedagógico do Curso e fixadas no currículo. O aluno poderá colar grau (receber diploma) após a integralização do currículo do seu curso, desde que respeitado o prazo máximo de per-manência definido no Projeto Pedagógico e na Resolução 050/2013 do CONSEPE e discriminada no anexo III na grade curricular de cada curso.

ATESTADOS E HISTÓRICOS

A solicitação destes documentos é feita diretamente na Secretaria Geral (DERCA), observados os prazos usu-ais. O prazo mínimo para a entrega de documentos é de 2 dias úteis, mas pode ser maior conforme o tipo de do-cumento solicitado. Portanto, previna-se não deixando a solicitação para a última hora.

(7)

SERVIÇO MILITAR

Os alunos, durante o Curso de Graduação, em ida-de ida-de prestar o Serviço Militar, dos cursos ida-de Medicina e Farmácia, têm direito de solicitar o adiamento de sua incorporação até o fim do curso. Para isto, logo depois da primeira matrícula devem fazer o seguinte:

a) preencher a Ficha de Apresentação Anual (FIAP) na Secretaria Geral (DERCA);

b) apresentar a FIAP à Junta de Serviço Militar para solicitar o adiamento e lá retornar anualmente para renová-la.

As informações relativas ao Serviço Militar podem ser obtidas na Secretaria Geral (DERCA).

DEPARTAMENTO DE REGISTRO E

CONTROLE ACADÊMICO (DERCA)

O DERCA, subordinado à Pró-Reitoria de Graduação, planeja, coordena e gerencia dados da vida acadêmica, desde a primeira matrícula até a colação de grau. Este departamento controla e registra as informa-ções relativas aos cursos de graduação, como currículos, horários, vagas das disciplinas, entre outros.

A Secretaria Geral é um órgão administrativo pertencente ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico e é encarregada do fornecimento de atestados, certificados, históricos escolares, crachás e diplomas; da realização de matrículas; das inscrições para programas acadêmicos, monitorias, iniciação à docência, estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios, entre outros.

A Secretaria Geral está localizada no térreo do prédio principal da universidade e funciona para atender os alunos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30. Contatos pelo e-mail derca@ufcspa.edu.br e telefones (51) 3303-8731 / 8732.

Anexo ao Derca existe a Secretaria de Ensino, que está localizada no Hospital Santa Clara, que faz parte do Complexo Hospitalar da Santa Casa. A Secretaria de Ensino foi criada para intermediar o trabalho dos do-centes que atuam na área das Ciências da Saúde, em específico, no Curso de Medicina e que orientam os es-tágios obrigatórios e optativos do Internato. A Secretaria de Ensino atua diretamente com os Departamentos de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Puericultura e Ginecologia e Obstetrícia. Seu horário de atendimento é das 07h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira. Contatos pelo telefone (51) 3214-8181.

SECRETARIA DE EXTENSÃO

A Secretaria de Extensão é um setor de apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, que atende a comunidade interna e externa, oferece infor-mações sobre os eventos de extensão desenvolvidos na UFCSPA, acompanha e auxilia no processo de divulgação destes eventos e orienta a comunidade na organização de ações de extensão.

A Secretaria de Extensão funciona no segundo an-dar do prédio principal, sala 217, das 8h às 18h. Contatos pelo e-mail extensão@ufcspa.edu.br e telefone (51) 3303-8749.

SECRETARIA DOS CURSOS

DE GRADUAÇÃO

A Secretaria dos Cursos de Graduação é respon-sável pelo atendimento de demandas individuais, re-lacionada ao curso, e que necessitam de orientação do Coordenador de Curso.

Cada secretaria é responsável pelo acompanha-mento das atividades relacionadas ao curso, pelo forneci-mento de cartas de apresentação, por informações sobre estágios curriculares e convênios, atestado de frequên-cia, entre outros. Cada secretário realiza os atendimentos na sala destinada ao funcionamento do curso. As salas estão localizadas no 6º andar do prédio principal, com exceção do Curso de Toxicologia Analítica, que tem sua sede no 2º andar do prédio 2. Contatos pelo e-mail do curso (nomedocurso@ufcspa.edu.br) e pelos telefones disponíveis na lista de ramais na página institucional e no final deste Manual.

PORTAL DO ALUNO

O Portal do Aluno é um portal de serviços acadêmi-cos vinculado ao Sistema de Informações para o Ensino (SIE), gerenciado pelo DERCA e NTI.

O Portal permite que os alunos matriculados efe-tuem a rematrícula on line em disciplinas obrigatórias e estágios e tenham acesso a grade horária de disciplinas, alteração de dados pesoais, relatório das disciplinas as quais estão matriculados, entre outros.

O acesso ao portal se dá através do link localizado na página institucional da Universidade. Para o 1º acesso, o usuário solicitado é o “Número de matrícula”, e a se-nha, a data de nascimento (ddmmaaaa). Por segurança, recomenda-se alterar a senha após efetuar o 1º acesso no portal.

(8)

NÚCLEO DE APOIO

PSICOPEDAGÓGICO (NAP)

Ligado à Pró-Reitoria de Graduação, é composto por servidores docentes e técnicos. O NAP atua espe-cialmente na atenção e suporte aos discentes e docentes no que tange as questões do ensino-aprendizagem e tem como objetivos:

• promover a saúde e o bem-estar do corpo dis-cente e dodis-cente por meio de ações educativas no contexto institucional;

• contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, integrando a formação acadêmica com a realidade social e o mundo do trabalho;

• estimular e colaborar para o desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para a convivência da comunidade acadêmica com a diversidade biopsicosso-cial e cultural.

O serviço funciona dentro da instituição e con-ta com uma psicóloga clínica, em tempo integral, para atendimento de demandas imediatas, aconselhamentos e encaminhamentos de necessidades da comunidade estudantil e docentes da UFCSPA. Contatos pelo e-mail nap@ufcspa.edu.br, telefone (51) 3303-8791, sala 218 da UFCSPA.

DIRETÓRIO CENTRAL DOS

ESTUDANTES (DCE)

É o órgão de representação discente da universida-de conduzido pelos alunos. O DCE congrega os Centros Acadêmicos dos cursos. Contatos pelo e-mail dce@ufcs-pa.edu.br, telefone (51) 3303-8816, sala 104 da UFCSPA.

CENTRO ACADÊMICO

É o órgão de representação discente, conduzido pelos próprios alunos que elegem seus coordenadores. Cada curso possui seu próprio Centro Acadêmico.

PROGRAMAS DE BOLSAS

ACADÊMICAS

Os alunos da graduação podem concorrer a bolsas na Universidade por meio de programas institucionais. Os programas de extensão, iniciação à docência e iniciação científica são programas que visam incentivar a partici-pação de alunos em programas para a qualificação das atividades de ensino e extensão universitária e para a des-coberta de novos talentos na pesquisa.

As informações sobre estes programas podem ser obtidas na Secretaria ou no site institucional (www.ufcspa.edu.br).

PROGRAMA DE INICIAÇÃO

À DOCÊNCIA

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência tem como objetivo proporcionar a realização de atividades ligadas a projetos que estimulem o desenvolvimento de metodologias inovadoras que contribuam com a melhoria do ensino na graduação através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas. O processo seletivo ocorre anualmente, por meio de edital próprio. Informações pelo e-mail: cpid@ufcspa.edu.br.

PROGRAMA DE INICIAÇÃO

CIENTÍFICA E PROGRAMA

DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA

E INOVAÇÃO

A iniciação científica (IC) e a iniciação tecnológica e inovação (ITI) têm como finalidade despertar vocação e incentivar talentos potenciais entre estudantes de gra-duação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa ou de tecnologia e inovação, orientados por pesquisador qualificado. A seleção dos alunos bolsistas é feita anualmente por meio de edital próprio.

PROGRAMA DE MOBILIDADE

ACADÊMICA

O Programa de Mobilidade Acadêmica proporciona aos discentes de graduação a oportunidade de desenvolve-rem parte de sua formação em outras Instituições se Ensino Superior (IES) do país e do exterior. Do mesmo modo, pos-sibilita que estudantes de outras IES desenvolvam parte da formação acadêmica na UFCSPA.

Para participar dos programas, o aluno deverá apre-sentar excelência acadêmica e ficar atento às informações e períodos de inscrição divulgados pelo site da Universidade. Contatos pelo e-mail mobilidadeacademica@ufcspa.edu.br

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA

ESTUDANTIL

O programa de assistência estudantil visa promo-ver a manutenção e a permanência de alunos carentes na Universidade até o término da graduação.

O processo de seleção é anual, sendo prioridade o atendimento ao aluno carente e oriundo de escola pública.

(9)

São oferecidas as seguintes modalidades de apoio: au-xílio-permanência, bolsa-transporte, bolsa-alimentação e bolsa-moradia.

Maiores informações poderão ser encontradas no link www.ufcspa.edu.br/index.php/assistencia-estudantil.

PROGRAMA DE LÍNGUAS

ESTRANGEIRAS

O Programa de Línguas Estrangeiras (PLE) tem por objetivo promover os idiomas e a cultura estrangeira, contribuindo para a educação linguística na universidade e para ações de humanização da saúde. Para tanto, de-senvolve ações de pesquisa e de ensino, com disciplinas obrigatórias na graduação e cursos de formação na mo-dalidade extensão em língua italiana, francesa e inglesa.

PROGRAMA CULTURAL

A UFCSPA desenvolve um Programa Cultural que envolve música, literatura, artes, entre outras manifesta-ções culturais. A programação poderá ser acompanhada pelo link www.ufcspa.edu.br/index.php/agenda-cultural.

PROGRAMA DE ATIVIDADE

FÍSICA DA UFCSPA

O Programa Atividade Física e Saúde da UFCSPA tem como objetivo integrar discentes, docentes, técnico-administrativos e comunidade externa em um projeto que visa a saúde, o bem-estar, a atividade física e a qualidade de vida. As ações desenvolvidas atualmente são: locação de quadras para prática de atividade física pelos alunos; Grupo de Ginástica Postural e Grupo de Caminhada Orientada.

DIREITOS E DEVERES

Os direitos e deveres dos alunos estão dispostos no Regulamento Disciplinar Discente, aprovado pelo CONSUN em 12 de setembro de 2013. O documento está disponível no site da UFCSPA em http://www.ufcspa.edu. br/index.php/regulamento-disciplinar-discente.

OUTORGA DE GRAU E FORMATURA

É o ato solene pelo qual a Instituição de Ensino atribui publicamente o título de graduado ao aluno que concluiu o curso. As normas para Colação de Grau estão disponíveis no site da UFCSPA em http://www.ufcspa. edu.br/index.php/colacao-de-grau.

BIBLIOTECA

A Biblioteca Professor Paulo Lacerda de Azevedo foi criada em 1962, registrada sob o nº 19.945 no Instituto Nacional do Livro. Em uma área de 762 m2, oferece um acervo de 32.100 exemplares, com 12.487 títulos entre livros, e-books, teses dissertações, normas técnicas e recursos multimídia na área da saúde.

Dispõe de 46 terminais de computadores na biblio-teca e 25 terminais na Sala de Pesquisas online (Sala 618), no 6º andar da Instituição, totalizando 71 terminais, com recursos de internet e intranet, onde o corpo docente e o discente interagem como apoio às disciplinas.

Estende aos alunos de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos-administrativos e pesquisadores, acesso ao Portal de Periódicos da Capes, possibilitan-do o acesso a periódicos nacionais e internacionais com texto completo, bases de dados, além de livros, obras de referência, dentre outros recursos.

Presta serviços de comutação bibliográfica, ca-pacitação de usuários, visitas orientadas e orientação a normalização de trabalhos.

A Biblioteca possui armários guarda-volumes des-tinados exclusivamente a seus usuários.

Consultas ao acervo, renovações, reservas e ou-tras informações, podem ser feitas através do endereço: http://www.ufcspa.edu.br/biblioteca.

O horário da Biblioteca é de segundas a sextas-feiras das 7h30min às 21h45min e aos sábados das 8h às 14h. Contatos pelo e-mail biblio@ufcspa.edu.br e telefo-ne (51) 3303-8735.

INTERNET

A UFCSPA possui um endereço na Internet (www. ufcspa.edu.br) que dá acesso a sua página virtual, um “espaço” na rede que contém uma série de informações sobre a Universidade. A Universidade utiliza, também, um espaço na Intranet, uma rede direcionada aos alunos, professores e técnico-administrativos da Universidade.

A página traz informações relacionadas à gradua-ção, extensão, assistência estudantil, entre outras.

Para utilizar os recursos de informática na Universidade, os alunos precisam obter cadastramento no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Esse ca-dastro proporciona o direito de uso dos computadores, da rede interna, da Internet e do correio eletrônico (e-mail).

Todo usuário da rede deve responsabilizar-se pela sua identidade eletrônica, senha, credenciais de auten-ticação, autorização ou outro dispositivo de segurança, negando-se a revelá-la a terceiros. Deve-se estar ciente de que o código de acesso à rede é pessoal e

(10)

intrans-ferível e também proceder de forma responsável, tro-cando-o periodicamente e escolhendo códigos de difícil decodificação.

O uso do e-mail institucional é muito importante, pois diversas informações acadêmicas e institucionais são enviadas exclusivamente para este endereço.

ARMÁRIOS GUARDA-VOLUMES

A Universidade disponibiliza armários guarda-volu-mes para utilização exclusiva de alunos matriculados da 1ª à 3ª série dos Cursos de Graduação. Para ter direito ao uso regular dos mesmos cada aluno deverá providenciar a assinatura de um termo de compromisso geral de utili-zação disponível na portaria localizada no subsolo. A dis-tribuição dos armários é diária, e o interessado deverá re-tirar a chave junto ao funcionário responsável pela guarda das chaves, mediante a apresentação de documento de identificação com foto. As chaves são distribuídas em or-dem numérica consecutiva, não sendo permitida a reser-va de armários e diariamente, após utilização, o usuário deverá providenciar a devolução da chave ao local onde a retirou.

AMBIENTE MOODLE

O “Moodle” ou “Sala de Aula Virtual” é um sistema gerenciador de aprendizagem, via Internet, que possibi-lita o desenvolvimento de atividades, o esclarecimento de dúvidas, a discussão de temas relevantes referentes a cada disciplina e outros mais. Neste ambiente, o aluno encontra diversas ferramentas disponíveis, entre elas: lista, fórum, chat, agenda, blog, wiki, referências on line e outros. O acesso se dá através do endereço http://moo-dle.ufcspa.edu.br/.

CONTROLE DE ACESSO

Para entrar nas dependências da Universidade, o aluno deverá portar seu crachá individualizado e ter regis-tro junto ao Setor de Informática. Além disso, no hall de entrada, que dá acesso ao prédio principal, é necessário fazer a identificação no sistema de controle biométrico, que verifica suas impressões digitais e registra entra-da e saíentra-da. Essas identificações são importantes para a segurança da Universidade e da própria comunidade acadêmica.

ANEXO I – Departamentos

Acadêmicos

1. Departamento de Ciências Básicas da Saúde

Chefe: Mônica Fernandes Rosa de Lima Vice-chefe: Marilene Porawski Garrido

2. Departamento de Ciências Básicas da Saúde II

Chefe: Helena Maria Tannhauser Barros Vice-chefe: Maria Ismênia Zulian Lionzo

3. Departamento de Clínica Cirúrgica

Chefe: Paulo Roberto Ott Fontes Vice-chefe: Newton Roesch Aerts

4. Departamento de Clínica Médica

Chefe: Paulo José Zimermann Teixeira Vice-chefe: Carolina Garcia Soares Leães

5. Departamento de Educação e Informação em Saúde

Chefe: Sílvio César Cazella

Vice-chefe: Cleidilene Ramos Magalhães

6. Departamento de Enfermagem

Chefe: Adriana Aparecida Paz Vice-chefe: Ana Amélia Antunes Lima

7. Departamento de Fisioterapia

Chefe: Marcelo Faria Silva

Vice-chefe: Aline de Souza Pagnussat

8. Departamento de Fonoaudiologia

Chefe: Fabiana de Oliveira Vice-chefe: Letícia Pacheco Ribas

9. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia

Chefe: Mirela Foresti Jiménez Vice-chefe: Patrícia El Beitune

10. Departamento de Métodos Diagnósticos

Chefe: Sheila Bünecker Lecke Vice-chefe: Cristine Souza Goebel

11. Departamento de Nutrição

Chefe: Catarina Bertaso Andreatta Gottschall Vice-chefe: Carolina Pereira Kechinski

12. Departamento de Patologia e Medicina legal

Chefe: Josenel Maria Barcelos Marçal Vice-chefe: Adriana Vial Roehe

13. Departamento de Pediatria

Chefe: Gilberto Bueno Fischer Vice-chefe: Tânia Maria Rohde Maia

14. Departamento de Psicologia

Chefe: Clarissa de Antoni

Vice-chefe: Daniela Centenaro Levandowski

15. Departamento de Saúde Coletiva

Chefe: Gisele Alsina Nader Bastos

(11)

ANEXO II – Regimento

Geral da UFCSPA

TÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO E DO REGIME

DIDÁTICO-CIENTÍFICO

CAPÍTULO I

DO ENSINO

Art. 50. A Universidade ministra cursos de gradua-ção e pós-graduagradua-ção.

Art. 51. Os cursos de graduação são abertos aos portadores de certificado ou diploma de conclusão de estudos do ensino médio.

Art. 52. Os cursos de pós-graduação stricto sensu, especialização e aperfeiçoamento, são abertos a portado-res de diplomas de graduação ou equivalente, nos termos da legislação vigente.

CAPÍTULO II

DO ENSINO DE GRADUAÇÃO

SeçãO I

DA eSTRUTURA DOS CURSOS

Art. 53. O currículo dos cursos de graduação é integrado por disciplinas presenciais e/ou à distância, atividades complementares e estágios curriculares com a seriação estabelecida, cargas horárias respectivas, dura-ção total e prazos de integralizadura-ção.

Parágrafo único. A integralização curricular é feita através do sistema seriado.

Art. 54. Entende-se por disciplina um conjunto homogêneo e delimitado de conhecimentos ou técnicas correspondentes a um programa de estudos e atividades, que se desenvolvem em determinado número de horas/ aula, distribuídas ao longo do ano letivo.

Parágrafo único. Carga horária de uma disciplina é a soma total de horas destinadas às atividades didá-ticas, integradas no plano da disciplina, desenvolvidas sob a supervisão de professor regente, em aulas teóricas, teórico-práticas e/ou práticas, inclusive fora do âmbito da Universidade.

SeçãO II

DO RegIMe eSCOLAR

Art. 55. O ano letivo regular, independente do ano civil, abrange no mínimo 200 dias, distribuídos em dois períodos letivos regulares.

Parágrafo único. O período letivo terá a duração ne-cessária para que se completem os dias letivos previstos, bem como para o integral cumprimento do conteúdo e carga horária estabelecidos nos programas das discipli-nas nele ministradas.

Art. 56. As atividades da Universidade são defini-das anualmente em calendário acadêmico, aprovado pelo CONSEPE, do qual constarão, pelo menos, o início e encer-ramento dos períodos de matrícula e dos períodos letivos.

SeçãO III

DO PROCeSSO SeLeTIVO

Art. 57. Os processos seletivos, em quaisquer mo-dalidades, como forma de acesso de alunos, fazem-se na forma da legislação vigente e respectivos Editais.

Parágrafo único. As normas do Edital do pro-cesso seletivo serão estabelecidas pelo Pró-Reitor de Graduação.

Art. 58. A classificação obtida é válida para a matrí-cula no período para o qual se realiza o concurso.

Parágrafo único. No caso de desistência formal ou não comparecimento de candidato classificado em processo seletivo à matrícula inicial, no prazo fixado pela Universidade, é facultado o preenchimento da vaga gera-da, observada a ordem de classificação dos candidatos, desde que a matrícula ocorra nos primeiros 20 dias do início das aulas.

SeçãO IV

DA MATRíCULA, DO TRANCAMeNTO e

DO CANCeLAMeNTO De MATRíCULA

Art. 59. A matrícula realiza-se em prazos estabele-cidos no Edital do processo seletivo e calendário acadê-mico, mediante documentação exigida no Edital.

Art. 60. A matrícula é anual e renovada em prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Parágrafo único. Ressalvado o disposto no art. 63, a não renovação da matrícula implica abandono do curso e desvinculação automática do aluno da Universidade.

Art. 61. A matrícula é efetivada pelo aluno ou seu representante legal.

Art. 62. A matrícula é feita por série, admitindo-se a dependência em até duas disciplinas, observada a com-patibilidade de horários.

(12)

§ 1º Ocorrendo reprovação na disciplina em depen-dência, é vedada a matrícula na série subsequente, sendo o aluno obrigado a matricular-se nesta mesma disciplina. § 2º É vedada a matrícula nos estágios curriculares quando houver dependência.

Art. 63. É concedido o trancamento de matrícula, interrompendo temporariamente os estudos, por até um (01) ano letivo, para fins da manutenção do vínculo aca-dêmico do aluno à Universidade e seu direito à renovação de matrícula.

§ 1º O trancamento é concedido se requerido em época hábil, de acordo com o calendário acadêmico.

§ 2º A readmissão só poderá ocorrer no período le-tivo subsequente ao período de trancamento de matrícula.

§ 3º É vedado o trancamento de matrícula no ano em que ocorrer:

I – o ingresso por processo seletivo;

II – a transferência proveniente de outra instituição, excetuada a transferência ex officio;

III – reprovação do aluno no ano letivo em referência. § 4º É vedado o trancamento de matrícula por dois anos consecutivos.

Art. 64. Cancelamento de matrícula é a cessação total dos vínculos do aluno com a Universidade.

§ 1º O cancelamento voluntário de matrícula ocorrerá:

I – por transferência para outra instituição de ensino superior;

II – por expressa manifestação de vontade. § 2º O cancelamento de matrícula por ato adminis-trativo compulsório ocorrerá:

I – em decorrência de motivos disciplinares; II – quando ultrapassado o prazo máximo neces-sário para a integralização curricular estabelecido no Projeto Pedagógico do curso;

III – quando não renovada a matrícula no prazo es-tabelecido no calendário acadêmico;

IV – em caso de reprovação em todas as disciplinas da série na qual o aluno está matriculado;

V – se verificada matrícula simultânea em curso de graduação da UFCSPA e de outra instituição pública de ensino superior.

SeçãO V

DA TRANSFeRêNCIA e DO

APROVeITAMeNTO De eSTUDOS

Art. 65. A transferência de aluno de outra institui-ção de ensino superior, nacional ou estrangeira, poderá ser efetuada para curso de graduação correspondente ao de origem.

§ 1º A transferência será feita por meio de processo seletivo de ingresso a ser divulgado em edital público.

§ 2º A transferência ex-officio se dará na forma da lei.

Art. 66. O aluno transferido estará sujeito às adap-tações curriculares que se fizerem necessárias, após aná-lise dos estudos realizados com aprovação no curso de origem, feita pela Comissão de Graduação.

§ 1º O aproveitamento e as adaptações curriculares obedecerão normas estabelecidas pelo CONSEPE.

§ 2º Para aproveitamento integral de disciplina é necessária a equivalência de no mínimo 80% em carga horária e conteúdo.

Art. 67. Para a integralização do curso exige-se carga horária total não inferior à prevista na Universidade. Art. 68. Os alunos transferidos e em adaptação curricular deverão obrigatoriamente cursar as disciplinas das séries anteriores ao seu ingresso, antes ou concomi-tantemente às disciplinas da série de ingresso, observada a compatibilidade de horários.

Art. 69. A Universidade poderá conceder aos alunos matriculados em curso de graduação, transferência para outra instituição de ensino superior, nacional ou estran-geira, mediante requerimento do interessado.

§ 1º Não é concedida a transferência para o último ano do curso pretendido.

§ 2º Não é concedida a transferência a aluno que se encontre respondendo a inquérito administrativo ou cumprindo penalidade disciplinar.

SeçãO VI

DO PLANejAMeNTO DO eNSINO e

DA AVALIAçãO DO APReNDIzADO

Art. 70. A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento.

Art. 71. Integram o currículo dos cursos de gradua-ção as disciplinas obrigatórias e eletivas, os estágios e as atividades complementares necessários à integralização curricular.

Art. 72. O ensino de cada disciplina será minis-trado de acordo com seu plano de ensino, submetido, a cada período letivo, ao Departamento e à Comissão de Graduação, conforme o Projeto Pedagógico do curso.

§ 1º O plano de ensino de cada disciplina deverá in-cluir, além da ementa, carga horária, objetivos, conteúdo programático, na forma de unidades ou sequências, me-todologia de ensino, forma das experiências de aprendi-zagem, critérios da avaliação do desempenho acadêmico, bibliografia básica e complementar.

(13)

§ 2º O plano de ensino de cada disciplina deve ser disponibilizado aos alunos no início de cada período letivo.

§ 3º Cada disciplina será coordenada por um profes-sor regente, responsável administrativo pela disciplina. Art. 73. A frequência às aulas e demais atividades escolares, permitida apenas aos matriculados, é obriga-tória, vedado o abono de faltas, salvo o previsto em lei e o disposto no artigo 115 deste Regimento.

§ 1º Independente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o aluno que não ob-tenha frequência de, no mínimo, 75% das aulas e demais atividades programadas.

§ 2º A verificação e registro de frequência é de res-ponsabilidade do professor regente.

Art. 74. O aproveitamento escolar é avaliado por meio de acompanhamento contínuo do aluno e dos re-sultados por ele obtidos nos exercícios acadêmicos e no exame final.

Parágrafo único. As avaliações na disciplina, em número mínimo de três, visam à avaliação progressiva do aproveitamento do aluno e constam de provas escritas, orais, práticas e outras formas de verificação, exceto va-loração e pontuação da frequência, previstas no plano de ensino da disciplina.

Art. 75. A cada avaliação de aproveitamento é atri-buída uma nota, expressa em grau numérico de zero a dez.

§ 1º Ao aluno que deixar de comparecer à avaliação, na data fixada, poderá ser concedida segunda oportuni-dade, requerida no prazo de cinco dias úteis após a data da avaliação, se comprovado motivo justo.

§ 2º Ressalvado o disposto no Parágrafo 1º, atribui-se nota zero ao aluno que deixar de submeteratribui-se à avalia-ção prevista, na data fixada, bem como àquele que utilizar meio fraudulento na avaliação.

§ 3º Poderá ser concedida revisão de nota atribuída, quando requerida pelo aluno no prazo de dois dias úteis de sua divulgação.

Art. 76. É considerado aprovado na disciplina o aluno que:

I – tendo frequência igual ou superior a 75% das atividades programadas, alcance média igual ou superior a 7,0 (sete);

II – tendo a frequência igual ou superior a 75% das aulas dadas, alcance, após o exame final, média igual ou superior a 6,0 (seis), resultado da aplicação da fórmula:

Média final após o exame = (Média da disciplina × 6) + (Nota do exame final × 4) 10

§ 1º Fará o exame final o aluno que tiver obtido a frequência igual ou superior a 75% e média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro).

§ 2º As médias são apuradas até a segunda decimal, sem arredondamento.

§ 3º É reprovado na disciplina o aluno que não atin-gir os resultados estabelecidos nos incisos I e II do caput deste artigo.

SeçãO VII

DOS eSTágIOS

Art. 77. Os estágios supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situ-ações reais de trabalho, sem vínculo empregatício, obe-decida a legislação e normas vigentes.

Art. 78. Os estágios são coordenados pela Comissão de Estágio de cada curso.

Parágrafo único. Observadas as normas deste Regimento, os estágios obedecerão a regulamentos pró-prios, elaborados pelas Comissões de Estágio.

(14)

ANEXO III – MATRIZ CURRICULAR DOS

CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA

CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA INTEGRAL*

Integralização: mínima: 04 anos; máxima: 07 anos Regime: Seriado anual

Turno: Integral

Autorização: Portaria MEC 3.865, de 27/12/02 Reconhecimento: Portaria SESU 97, de 08/02/08

Primeira Série Carga Horária

Anatomia Básica I 60 Biofísica Celular 60 Biossegurança 60 Citologia 60 Informática I 45 Introdução à Biomedicina 30

Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa I 30

Química Geral e Fisicoquímica 75

Sociologia e Antropologia da Saúde 30

Anatomia Básica II 60

Deontologia Biomédica 15

Ecologia aplicada à Biomedicina 30

Embriologia 60

Histologia 75

História das Ciências da Saúde 30

Parasitologia e Micologia 45

Química Orgânica 75

Saúde Pública 60

Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa II 30

Neuroanatomia Fundamental 30

Optativa I (LIBRAS) 30

Segunda Série Carga Horária

Bioestatística 60 Biologia Molecular 60 Bioquímica 75 Epidemiologia 60 Fisiologia I 60 Metodologias Bioanalíticas 45 Metodologia do Ensino 60 Micologia Clínica 30 Parasitologia Clínica 60 Redação Acadêmica 30 Bioquímica 75

Educação e Comunicação em Saúde 30

Física das Radiações 45

Fisiologia II 60

Imunologia 60

Informática II 60

Metodologia Científica 60

Microbiologia e Virologia 90

Morfologia e Fisiologia Comparada 60

Optativa II 30

Terceira Série Carga Horária

Bioética 30 Farmacologia 90 Fisiologia III 60 Genética e Evolução 90 Gerenciamento de Laboratório 45 Hematologia 75

(15)

Imunologia Clínica 30

Patologia 75

Radiologia 60

Banco de Sangue (Hemoterapia) 60

Bioquímica Clínica 45

Biotecnologia 60

Bromatologia 60

Citologia Clínica e Líquidos Corporais 45

Controle de Qualidade Laboratorial 45

Microbiologia Clínica 60

Toxicologia 90

Optativa III 30

Quarta Série Carga Horária

Estágio Obrigatório 1.925

Atividades Complementares Obrigatórias 250

Carga Horária Total do Curso 5.325

*Matriz curricular de 2014

CURSO DE BACHARELADO EM BIOMEDICINA NOTURNO*

Integralização: mínima: 05 anos; máxima: 09 anos Regime: Seriado semestral

Turno: Noturno **

Autorização: Resolução do CONSUN nº 041 de 25/10/2011

Primeira Série – 1º semestre Carga Horária

Anatomia Básica I 60

Neuroanatomia Fundamental 30

Biossegurança 60

Citologia 60

História das Ciências da Saúde 30

Introdução à Biomedicina 30

Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa I 30

Química Geral e Fisicoquímica 75

Primeira Série – 2º semestre Carga Horária

Anatomia Básica II 60

Biofísica Celular 60

Ecologia aplicada à Biomedicina 30

Embriologia 60

Histologia 75

Química Orgânica 75

Segunda Série – 1º semestre Carga Horária

Bioestatística 60

Bioquímica I 75

Fisiologia Humana Geral I 60

Informática I 45

Parasitologia e Micologia 45

Redação Acadêmica 30

Saúde Pública 60

Sociologia e Antropologia da Saúde 30

Segunda Série – 2º semestre Carga Horária

Biologia Molecular 60

Bioquímica II 75

Fisiologia Humana Geral II 60

Epidemiologia 60

Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa II 30

Metodologia Científica 60

Micologia Clínica 30

Optativa I (LIBRAS) 30

Terceira Série – 1º semestre Carga Horária

(16)

Fisiologia Humana Geral III 60

Informática II 60

Parasitologia Clínica 60

Patologia 75

Metodologia do Ensino 60

Terceira Série – 2º semestre Carga Horária

Morfologia e Fisiologia Comparada 60

Física das Radiações 45

Hematologia 75

Imunologia 60

Metodologias Bioanalíticas 45

Microbiologia e Virologia 90

Optativa II 30

Quarta Série – 1º semestre Carga Horária

Banco de Sangue (Hemoterapia) 60

Bioquímica Clínica 45 Bromatologia 60 Deontologia Biomédica 15 Farmacologia 90 Microbiologia Clínica 60 Radiologia 60 Bioética 30

Quarta Série – 2º semestre Carga Horária

Biotecnologia 60

Citologia Clínica e Líquidos Corporais 45

Controle de Qualidade Laboratorial 45

Educação e Comunicação em Saúde 30

Gerenciamento de Laboratório 45

Imunologia Clínica 30

Toxicologia 90

Optativa III 30

Quinta Série – 1° semestre Carga Horária

Estágio Curricular I 500

Trabalho de Conclusão de Curso I 400

Quinta Série – 2° semestre Carga Horária

Estágio Curricular II 500

Trabalho de Conclusão de Curso II 525

Atividades Complementares Obrigatórias 250

Carga Horária Total do Curso 5.325

* Matriz curricular de 2014

** Os cursos noturnos poderão incluir atividades diurnas, inclusive aos sábados.

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM*

Integralização: mínima: 04 anos; máxima: 07 anos Regime: Seriado Anual

Turno: Integral

Autorização: Decisão da Congregação nº 15/2008, de 03/09/2008 Reconhecimento: Portaria SESU 297, de 09/07/13

Primeira Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Humanidades Indivíduo, Sociedade, Saúde

História das Ciências da Saúde 30

Ética e Bioética 30

Informação em Saúde I 30

Redação Acadêmica 30

Bases biológicas para o

cuidado de enfermagem Fundamentos Biológicos I

Bioquímica 45

Anatomia 60

Histologia e Embriologia 40

(17)

Instrumentalização para o cuidado de enfermagem

Desenvolvimento da Enfermagem

e Bases Legais Enfermagem e Atualidade 60

Saúde Coletiva Políticas Públicas 40

Saúde Comunitária 60

Vivência Integradora I 15

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Humanidades Educação em Saúde I

Pesquisa em Saúde I 30

Nutrição e Saúde 30

Sociologia e Antropologia da Saúde 30

Filosofia da Ciência 30

Bases biológicas para o

cuidado de enfermagem Fundamentos Biológicos II

Fisiologia I 60

Histologia e Embriologia 40

Patologia Geral 30

Bioquímica 45

Biologia Molecular e Genética 60

Anatomia 60

Instrumentalização para o cuidado de enfermagem

Fundamentos de

Enfermagem I Cuidado Humano I (Práticas de Biossegurança) 90

Saúde Coletiva Epidemiologia 45

Vivência Integradora II 15

Segunda Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Humanidades Educação em Saúde II

Educação para a Saúde I 30

Pesquisa em Saúde II 30

Informação em Saúde II 45

Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa I 30 Bases biológicas para o

cuidado de enfermagem Fundamentos Biológicos III

Imunologia e Imunopatologia 30

Microbiologia Aplicada à Enfermagem 60

Parasitologia e Micologia 45

Fisiologia II 30

Patologia Específica 30

Instrumentalização para o

cuidado de enfermagem Fundamentos de Enfermagem II

Cuidado Humano II (semiologia e semiotécnica) 120

Bioestatística Básica 45

Primeiros Socorros 30

Vivência Integradora III 15

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Humanidades Educação em Saúde III

Psicologia Aplicada à Enfermagem 40

Educação para a Saúde II 30

Pesquisa em Saúde III 30

Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa II 30 Bases Biológicas para o

cuidado de enfermagem Fundamentos Biológicos IV Bases de Fisiopatologia Aplicada à EnfermagemFarmacologia Geral 4030 Instrumentalização para o

cuidado de enfermagem Fundamentos de Enfermagem III

Atenção de Enfermagem no Ciclo Gravídico-Puerperal 120 Atenção de Enfermagem à Criança e ao Adolescente 120 Atenção de Enfermagem ao Adulto (Mulher/Homem/Idoso) 120

Bioestatística I 40

Vivência Integradora IV 15

Terceira Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Humanidades Educação em Saúde IV Pesquisa em Saúde IV 30

Bases biológicas para o

(18)

Instrumentalização para o cuidado de enfermagem

Enfermagem

Clínico-Cirúrgica Atenção de Enfermagem Clínico-Cirúrgica à Criança/Adolescente e ao Adulto (Mulher/Homem/Idoso) 240 Saúde Mental Atenção de Enfermagem na Saúde Mental I 90

Saúde Coletiva Vigilância Epidemiológica 45

Gestão em Saúde Gerenciamento Aplicado à Enfermagem I 120

Vivência Integradora V 15

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Humanidades Educação em Saúde V Pesquisa em Saúde V 30

Bases biológicas para o

cuidado de enfermagem Fundamentos Biológicos VI Farmacologia de Sistemas II 30 Instrumentalização para o

cuidado de enfermagem

Saúde Mental Atenção de Enfermagem na Saúde Mental II 90 Enfermagem na

urgência, emergên-cia e intensivismo

Enfermagem na Urgência, Emergência e Intensivismo na Atenção à Criança/

Adoles-cente e ao Adulto (Mulher/Homem/Idoso) 240 Gestão em Saúde Gerenciamento Aplicado à Enfermagem II 200

Vivência Integradora VI 15

Quarta Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Humanidades Educação em Saúde VI Pesquisa em Saúde VI 30

Instrumentalização para o cuidado de enfermagem

Fundamentos de

Enfermagem IV Primeiros Socorros: avançado 30

Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado I 495

Vivência Integradora VII 20

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Humanidades Educação em Saúde VII Pesquisa em Saúde VII 30

Instrumentalização para o

cuidado de enfermagem Estágio Supervisionado II Estágio Supervisionado II 510

Vivência Integradora VIII 20

Atividades Complementares Obrigatórias (Optativa – LIBRAS) 30

Atividades Complementares Obrigatórias 210

Carga Horária Total do Curso 4.785

*Matriz curricular de 2014

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA*

Integralização: mínima: 11 semestres; máxima: 20 semestres Regime: Seriado Semestral

Turno: Noturno **

Autorização: Resolução do CONSUN nº 16 de 06/07/2009

Primeira Série – 1º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Saúde Pública Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa I 6030 Ciências Biológicas e da Saúde

Biossegurança 45

Anatomia Geral 60

Neuranatomia Fundamental 30

Citologia 60

Ciências Exatas e Farmacêuticas Introdução a Ciências FarmacêuticasQuímica Geral e Inorgânica 3075

Matemática 45

Primeira Série – 2º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

(19)

Ciências Biológicas e da Saúde Histologia e EmbriologiaBiofísica 7560

Botânica 60

Ciências Exatas e Farmacêuticas

Química Geral Experimental 60

Química Orgânica I 60

Fisicoquímica 60

Física 30

Práticas em Atividades Farmacêuticas I 60 Segunda Série – 3º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Redação Acadêmica 30

Ciências Biológicas e da Saúde

Bioquímica I 75

Fisiologia I 60

Informática em Saúde 30

Bioestatística 45

Ciências Exatas e Farmacêuticas Química Orgânica IIQuímica Analítica 6075

Assistência Farmacêutica 30

Segunda Série – 4º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais História das Ciências da Saúde 30

Ciências Biológicas e da Saúde

Bioquímica II 45

Fisiologia II 60

Biologia Molecular 60

Epidemiologia 30

Ciências Exatas e Farmacêuticas

Síntese Orgânica 60

Análise Instrumental 90

Farmacognosia 60

Prática em Atividades Farmacêuticas II 60 Terceira Série – 5º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Bioética 30

Ciências Biológicas e da Saúde

Farmacologia I 75

Patologia 45

Genética 60

Bromatologia 60

Ciências Exatas e Farmacêuticas Química Farmacêutica IFarmacotécnica I 6060 Deontologia e Legislação Farmacêutica 30 Terceira Série – 6º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Filosofia da Ciência 30

Ciências Biológicas e da Saúde

Farmacologia II 75

Parasitologia 45

Micologia 30

Imunologia 75

Ciências Exatas e Farmacêuticas Química Farmacêutica IIFarmacotécnica II 6060 Prática em Atividades Farmacêuticas III 60 Quarta Série – 7º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Psicologia 30

Ciências Biológicas e da Saúde Bioquímica IIIMicrobiologia 6090

Hematologia 75

Ciências Exatas e Farmacêuticas

Farmácia Hospitalar 30

Atenção Farmacêutica 30

Farmacotécnica Homeopática 45

(20)

Quarta Série – 8º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Metodologia Cientifica 30

Ciências Biológicas e da Saúde BiotecnologiaEnzimologia 6030

Citologia Clínica e Líquidos Corporais 45 Ciências Exatas e Farmacêuticas

Modelagem Molecular 75

Operações Unitárias 60

Tecnologia Farmacêutica I 60

Garantia e Controle de Qualidade 60

Prática em Atividades Farmacêuticas IV 60 Quinta Série – 9º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Educação e Comunicação em Saúde 30

Ciências Biológicas e da Saúde Toxicologia 90

Ciências Exatas e Farmacêuticas

Cosmetologia 60

Controle de Qualidade em Análises Clínicas 30

Fitomedicamentos 30

Economia e Administração de Empresa Farmacêutica 30

Tecnologia Farmacêutica II 60

Trabalho de Conclusão de Curso 30

Quinta Série – 10º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Exatas e Farmacêuticas Estágio I 360

Sexta Série – 11º semestre

Eixo Disciplina Carga Horária

Ciências Exatas e Farmacêuticas Estágio II 440

Atividades Complementares Obrigatórias 240

Disciplinas Optativas Obrigatórias (Optativa – LIBRAS) 30

Disciplinas Optativas Obrigatórias 110

Carga Horária Total do Curso 5.140

* Matriz curricular de 2014

** Os cursos noturnos poderão incluir atividades diurnas, inclusive aos sábados.

CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA MÉDICA *

Integralização: mínima: 04 anos e meio; máxima: 08 anos Regime: Seriado Anual

Turno: Integral

Autorização: Resolução do CONSUN nº 28 de 10/10/2013

Primeira Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais

Básico

Redação Acadêmica 30

Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa I 30

Ciências Biológicas e da Saúde AnatomiaBiofísica 6060

Ciências Exatas Cálculo e Geometria Analítica I 90

Ciências da Física Médica Específico Introdução à Física Médica 30

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais

Básico

História da Saúde 30

Leitura e Interpretação Textual em Língua Inglesa II 30

epidemiologia 30

Ciências Biológicas e da Saúde Bioquímica 60

Ciências exatas

Cálculo e geometria Analítica II 90

Física I 60

Laboratório I 30

(21)

Segunda Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais

Básico

Educação e Saúde 30

Acessibilidade 30

Ciências Biológicas e da Saúde Fisiologia 60

Ciências Exatas

Física II 60

Laboratório II 30

Cálculo Numérico Computacional 60

Equações Diferenciais 90

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais

Básico Bioética 30 Ciências Exatas Bioestatística 30 Matemática Aplicada 90 Física III 60 Laboratório III 30

Ciências Exatas Avançado Física ModernaMecânica Clássica 6060

Terceira Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais

Básico

Biossegurança 30

Metodologia Científica 30

Gestão em Saúde 30

Ciências Exatas Física IVLaboratório IV 6030

Ciências Exatas Avançado Física QuânticaTermodinâmica 6060

Ciências da Física Médica Específico Física das Radiações não Ionizantes 60

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências Exatas Avançado Mecânica EstatísticaEletromagnetismo 6060

Ciências da Física Médica Específico

Laboratório V 30

Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes 60 Ética e Exercício Profissional em Física Médica 30

Proteção Radiológica 60

Pratica Profissional I 60

Quarta Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Básico Sociologia da Saúde 30

Ciências Exatas Avançado

Física Nuclear 60

Estado Sólido 60

Análise de Sinais I 30

Ciências da Física Médica Específico

Diagnóstico por Imagem 60

Medicina Nuclear 60

Pratica Profissional II 60

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências Humanas e Sociais Básico Empreendedorismo 30

Ciências Exatas Avançado Análise de Sinais II 60

Ciências da Física Médica Específico

Radioterapia 60

Processamento de Imagem 60

Dosimetria 60

Pratica Profissional III 60

Projeto de TCC em Física Médica 30

Quinta Série

Eixo Núcleo Disciplina Carga Horária

Ciências da Física Médica Específico Trabalho de Conclusão do CursoEstágio Curricular Obrigatório 36030

Disciplinas Optativas Obrigatórias (Optativa – LIBRAS) 30

Disciplinas Optativas Obrigatórias 30

Atividades Complementares Obrigatórias 150

Carga Horária Total do Curso 3.420

Referências

Documentos relacionados

As habilidades mais técnicas se encontram nos estudos em ambiente digital, e o desenvolvimento das soft skills acontecem nos encontros online ao vivo e em grupo, essas

ICBS E72-FAL01 1 Histologia e Embriologia (B) Adjunto-A DE Graduação em Ciências Biológicas, Ciências da Saúde ou áreas afins, e Doutorado em Ciências Morfológicas ou

Resolução (será considerado apenas o que estiver dentro deste espaço). A noção de cidadania gerada pela visão liberal a partir do século XVIII foi uma resposta do Estado às

- Orientação quanto à montagem dos relatórios semanais e de final de semestre. O desempenho enfoca o manejo, a participação, a postura profissional, assiduidade, pontualidade

Entretanto, a partir da década de 1970, a emergência de diversos movimentos sociais e de reforma dos sistemas de saúde (medicina preventiva, medicina

A situação atual da reforma em Portugal demonstra que o internamento continua consumindo a maioria dos recursos, em torno de 83%; há a necessidade de um

Por isso, a UNISUAM forma Nutricionistas capacitados a planejar, executar e avaliar ações e atividades de atenção alimentar e nutricional que envolva seu principal objeto de

a) As formas de violência doméstica e familiar contra a mulher estão taxativamente previstas no art. 7º da Lei nº 11.340/2006, não sendo objeto de medidas protetivas de urgência