• Nenhum resultado encontrado

l^dw GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO 0034/2QÍ4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "l^dw GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO 0034/2QÍ4"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VEREADOR - , ( ^V Í2

MARA MuNICIPAL DE

Nc*to Í8& FORTALEZA

l^dW • GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO NETO

Pra nossa gente ser feliz!

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N° 72014

0 0 3 4 / 2 Q Í 4

Estabelece normas de adequação de espaços voltados ao consumidor para atender as pessoas com deficiência, os obesos e as gestantes.

A CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA APROVA:

Art. 1°. Ficam obrigados à instalação de espaços adequados à locomoção de pessoas com deficiência, gestantes e obesos em suas áreas de circulação e nos acessos aos caixas, os seguintes estabelecimentos comerciais ou de serviços, bem como outros assemelhados:

I - supermercados;

I I - hipermercados;

I I I - lojas de conveniência;

IV -padarias;

V - farmácias.

§ 1° As praças de alimentação existentes em shopping center estão também obrigadas a cumprir às determinações desta Lei.

§ 2° Os espaços adequados à locomoção das pessoas apontadas no caput devem observar a largura igual ou superior a 1,20 m (um metro e vinte centímetros), nas áreas de circulação em geral e nos acessos aos caixas. DEPT0, L E G I S L A T I V O

R E C E B I D O

(2)

^.y CAMARÁ MUNICIPAL DE

Eulóeiio Nrfn wí^ií FORTALEZA

•-wivryi\fn TCw

GABINETE D0 VEREAOOR EUL

^

GIO NETO

Pra nossa gente ser feliz!

0 0 3 4 / 2 0 1 4

§ 3° Os acessos com a largura indicada no § 1° deverão estar disponíveis, pelo menos, na proporção de 10% (dez por cento) dos caixas existentes em cada estabelecimento.

Art. 2°. As infrações ao disposto nesta Lei sujeitarão os estabelecimentos à multa de R$ 2'.000,00 (dois mil reais) a R$ 20.000,00 (vinte mil reais), de acordo com a,sua capacidade económica e com a gravidade da transgressão cometida, sem prejuízo da aplicação cumulativa das demais sanções previstas na legislação pertinente.

§ 1° A multa a que se refere o caput será aplicada em dobro, em caso de reincidência.

§ 2° O valor da multa de que trata o caput deste artigo será atualizado anualmente pela variação do índice de Preços ao Consumidor Amplo

-IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Art. 3°. Os estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços referidos nesta Lei deverão se adequar a seus preceitos no prazo de 120 (cento e vinte) dias contados a partir de sua publicação, providenciando as instalações necessárias.

Art. 4°. As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentarias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 5°. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

DEPARTAMENTO LEGISLTIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA, Em (j^/ de tí^c/t^/-Vt7 de 2014.

EULOGlOIVETO

(3)

VEREADOR v « T &*** MUN'CIPAL °E

Eulóaio Neto FORTALEZA

^* ""

GABINETDO VEREADOR EULÓGIO NETO

Pra nossa gente ser feliz!

JUSTIFICATIVA

0 0 3 4 / 2 Cl 4

Este projeto de lei nasceu da necessidade de se evitar o constrangimento de cidadãos que encontram dificuldade de locomoção nas áreas comuns e de acesso aos caixas para o pagamento das despesas, em supermercados, .hipermercados, lojas de conveniências, praças de alimentação e estabelecimentos assemelhados.

As pessoas com necessidades especiais, como os usuários de cadeiras de rodas, ficam impossibilitadas de se locomover nos acessos aos caixas, que têm, comumente, largura de 70 cm, (setenta centímetros). Ao se levar em conta que uma cadeira de rodas possui, em média, 80 cm (oitenta centímetros) de largura, podendo chegar a 90 cm (noventa centímetros), então é necessário espaço não inferior a 1,20 m (um metro e vinte centímetros) para que usuários delas possam transitar sem dificuldade entre os caixas, considerando-se, ainda, o espaço lateral ocupado pelas mãos e braços do usuário.

As gestantes carecem do máximo de cuidados, devendo se proteger de impactos e de situações de pressão na barriga.

Ademais, as pessoas obesas, encontram nos referidos estabelecimentos muita dificuldade de locomoção e sofrem até mesmo o constrangimento de ficarem literalmente comprimidas e presas entre dois caixas. Nessas ocasiões, é solicitado que dêem a volta por detrás dos caixas.

Dificuldades semelhantes enfrentam as pessoas com necessidades especiais, nesses mesmos estabelecimentos.

Por esses motivos,, esta propositura tem por objetivo permitir que todas as pessoas nas condições apontadas, ao se locomoverem nas áreas de circulação dos mencionados estabelecimentos, inclusive nos caixas, onde pagam suas despesas, na qualidade de consumidores que exercem efetivamente, não se sintam constrangidas nem enfrentem dificuldades.

i;*vi FORTALEZA

(4)

Eulógio Nto

CÂMARA MUNICIPAL DE

ORTALEZA

Unidos 8ora0s fortes! GABINETDE °° VEREADOR EULÓGIO NETO Pra nossa gente ser feliz!

Com efeito, esta proposição visa garantir não apenas conforto aos consumidores que recorrem aos estabelecimentos referidos, mas também a redução do tempo de espera nas filas do caixa, na medida em quê seus preceitos originarão maior celeridade nas compras e nos pagamentos.

A situação apontada é bastante comum e deve, portanto, ser enfrentada, no sentido de procurar dar solução aos problemas dela decorrentes.

Esta propositura trata da proteção e integração social das pessoas com deficiência, bem como de gestantes e obesos, matérias nas quais é facultado ao Estado legislar, por força do inciso XIV do art. 24 da Constituição Federal, que trata especificamente da competência concorrente para tratar dos direitos das pessoas com deficiência, e do § 1° do artigo 25, que trata da competência residual, além do art. 30, I e II, que conferem aos Municípios competência para, respectivamente, legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal no que couber.

No mérito, a propositura encontra fundamento no chamado Poder de Polícia assim definido pelo art. ,78 do Código Tributário Nacional:

"Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades económicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos".

Sobre o tema, ensina Hely Lopes Meirelles: "Compete ao Município a polícia administrativa das alividades urbanas em geral, para a ordenação da vida da cidade. Esse policiamento se estende a todas as atividades e estabelecimentos urbanos, desde a sua localização até a instalação e funcionamento (...) Para esse policiamento deve o Município indicar o proceder do administrado, regulamentar a fiscalização e cobrar as taxas estabelecidas por lei. Nessa regulamentação se inclui a fixação de horário do comércio em geral e. das diversificações para certas atividades ou

; - C I P 608 l 0-460

Rud Di Thomn-jun BulcAo, 830 - Ptitriuliito Ribeiro - Furi Gabinete 22 Kone. (85) 3444.8355 ;' 892.20! l !

corri - S i t e . w w w . (ju l o i j K j f i e l u . c o m bi CAMARÁ MUNICIIM ai

, -* FORTALEZA

(5)

VEREADOR _ - f — ), CÂMARA MUNICIPAL DE

ioNeto tsS FORTALEZA

. ^"^S^T GABINETE DO VEREADOR EULÓGIO

Pra nossa gente ser feliz!

0 0 3 4 / 2 : 1 4

estabelecimentos, bem como o modo de apresentação das mercadorias, utilidades e serviços oíerecidos ao público".

Esta proposição está sendo apresentada como um Projeto de Lei Complementar, uma vez que se refere a edificações especiais para comércio e serviços, matéria abordada no Capítulo XXII do Código de Obras e Posturas do Município.

Insta registrar que as pessoas com deficiência pertencem a uma classe de sujeitos especiais para os quais o ordenamento jurídico prevê proteção especial.

Todavia, as gestantes e os obesos, pela condição especial apresentada pelos seus organismos, também tem limitações físicas que exigem um maior espaço nas áreas de circulação e de acesso aos caixas de determinados estabelecimentos comerciais e de serviços, a fim de que possam se locomover com maior conforto.

DEPARTAMENTO LEGISLTIVO DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA, Em de de 2014.

EULOGTONEJO

VEREADOR LÍDER DO PSC

CAMARÁ Muniam HE

Referências

Documentos relacionados

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de

objetivou-se com esse estudo, avaliar o efeito de níveis de farelo de girassol no concentrado em substituição ao farelo de soja sobre o consumo, digestibilidade