• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO Nº DE MARÇO DE 2021 INÍCIO DAS AULAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO Nº DE MARÇO DE 2021 INÍCIO DAS AULAS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO Nº 55 - 26 DE MARÇO DE 2021

INÍCIO DAS AULAS

No dia 5 de março, iniciou a oitava turma do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR FACCAT. É com muita satisfação que desejamos a todos um ótimo 2021 e um agradável começo às atividades acadêmicas.

(2)

AULA INAUGURAL

No dia 20 de março de 2021, o Mestrado em Desenvolvimento Regional da FACCAT em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPG-MSBC) da Universidade Lasalle realizou sua Aula Inaugural intitulada “MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO: REALIDADE E PERSPECTIVA”. Para discutir a respeito, o evento contou com a Profa. Dra. Rosemary Vieira, a qual vem atuando como Professora Associada do Depto. de Geografia, Instituto de Geociências, da Universidade Federal Fluminense – UFF do Rio de Janeiro.

Inicialmente, o destaque reflexivo foi evidenciado a partir de temas como “aquecimento global, mudança climática e crise climática”, os quais, apesar de terem diferentes definições, são considerados erroneamente sinônimos por muitas pessoas, especialmente na era

(3)

INFORMATIVO Nº 55 - 26 DE MARÇO DE 2021

Na mesma linha, algumas evidencias demonstram que o Planeta Terra vem sofrendo graves alterações como os registros de que em 2020, este fora o ano mais quente se comparado com 2019. Enquanto isso, o ano de 2016 foi o ano mais quente comparado com a média do período 1951-1980. Como prova disso, a pesquisadora destacou ainda que os últimos seis anos foram os mais quentes nos últimos 140 anos.

Com o crescimento médio de CO2 sendo cada vez mais constatado na superfície do mar, isso causa desequilíbrios ambientais, registrados por meio de alterações climáticas (furações, chuvas excessivas e mudanças nos hábitos alimentares dos animais, dentre outros preocupantes exemplos, como a verificação de grama na Antarctica).

O alerta deixado pela pesquisadora revela que o ser humano, ao mesmo tempo que se vale dos recursos naturais, não se sensibiliza frente a tudo que acontece, buscando em muitos casos, refrescar-se com o ar condicionado. Enquanto isso, os animais e plantas não se valem dessa benesse e sofrem muito mais do que os próprios causadores de todas essas alterações: a sociedade.

A palestra pode ser acessada pelo canal da Faccat no seguinte

(4)

A ex-docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Dirce Maria Antunes Suerte-garay, recebeu o título acadêmico de Professora Emérita na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A distinção é fruto de um trabalho impecável e por uma trajetória de vida que muito contribuiu para o crescimento da Geografia gaúcha, brasileira e internacional, onde se destacou nos estudos de Geografia Física, Geomorfologia, na contribuição sobre a Arenização e metodologias e epistemologias da Geografia. O título foi concedido no dia 19 de março.

FACCAT PARABENIZA PROFESSORA DIRCE

SUERTEGARAY

(5)

INFORMATIVO Nº 55 – 26 DE MARÇO DE 2021

Vinculada ao curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da FACCAT, entre os anos de 2013-2016, a Instituição, por meio do PPG, parabeniza a docente. “O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara felicita nossa ex-professora e externa sua gratidão por ter compartilhado conosco seu conhecimento e amizade com nossos discentes e docentes”, enfatiza o vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, e coordenador do Mestrado, Roberto Tadeu Ramos Morais.

(6)

ANÁLISE SOBRE A VENDA DA CORSAN

Em recente matéria publicada pelo Jornal Repercussão, o Prof. Carlos Paiva avaliou a decisão de venda da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN.

“A decisão é extremamente complexa e delicada. O problema do saneamento e da qualidade da água que chega às residências é um problema extremamente grave e um dos gargalos no processo de desenvolvimento e inclusão social no Brasil”.

“Os investimentos em saneamento são caríssimos, o período de maturação destes investimentos é muito longo (em geral, são maiores do que a gestão de um prefeito ou governador) e as consequências sobre a saúde da população não são facilmente observáveis”, afirma o professor.

A matéria completa está disponível em:

https://www.jornalrepercussao.com.br/dia-a-dia/venda-da- corsan-e-confirmada-por-leite-empresa-sera-ofertada-na-bolsa-de-valores

(7)

INFORMATIVO Nº 55 - 26 DE MARÇO DE 2021

PUBLICAÇÕES

Foi aprovado para publicação o artigo “Fragmentos de Memórias: Mulheres trabalhadoras na área de Imigração Alemã (Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, Final do Século XIX)”, na Revista História e Cultura (UNESP). O estudo é de autoria do Prof. Dr. Daniel Gevehr e a Profª. Marlise Meyrer.

Já na Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional – RBDR foi aprovado o artigo, “A importância do cooperativismo de crédito para o agronegócio e o desenvolvimento regional: o caso da Primacredi”, de autoria do Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais.

(8)

CONVITE PARA BANCAS

Depois de muito estudo, pesquisa, troca de informações, análises, chegou a hora de apresentar os resultados. Os alunos do PPGDR, da turma de 2019, se preparam para defender suas Dissertações.

As apresentações são abertas ao público com a participação de professores de outras Instituições, além da participação de docentes de outros países. Confira a escala de apresentação:

Mestrando Diogo da Silva Corrêa

Dissertação: Eficácia do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Taquara/RS na formulação e controle das Políticas Públicas Infantojuvenis

Banca

Profa. Dra. Aleteia Hummes Thaines (orientadora) Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr (co-orientador) Prof. Dr. Carlos Fernando Jung (FACCAT)

Prof. Dr. Edileny Tomé da Mata (Universidad Pablo de Olavide e Universidad Internacional de Andalucía– Espanha)

Informações: 26 de março, às 13h

(9)

INFORMATIVO Nº 55 - 26 DE MARÇO DE 2021

Mestrando Jober Keitel

Dissertação: As repercussões das Políticas Públicas referentes ao Sistema Univeridade

Aberta Do Brasil (UAB) no Polo de

Sapiranga/RS – Licenciaturas Banca

Prof. Marcos Paulo Dhein Griebeler (Orientador) Prof. Dr. Daniel Gevehr (FACCAT)

Prof. Dr. Mario Riedl (FACCAT) Profª. Drª. Enise Barth (UFFS)

Informações: 31 de março, às 9h30min Acesso:meet.google.com/qjk-bunc-sby

Mestranda Mônica Juliana Facio

Dissertação: O papel das políticas públicas educacionais no enfrentamento à violência de gênero: nascem as Meninas Cidadãs

Banca

Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr (orientador) Profa. Dra. Aleteia Hummes Thaines (FACCAT) Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan (FACCAT) Profa. Dra. Gláucia de Oliveira Assis (UDESC) Informações: 08 de abril, às 14h

(10)

Mestrando Ramão Edonil Dauinheimer de Carvalho

Dissertação: A cultura popular como vetor de transformação social: a formação de profissionais na Escola de Samba Império do Sol

Banca

Prof. Dr. Daniel Luciano Gevehr (orientador)

Profa. Dra. Dilani Silveira Bassan (co-orientadora) Profa. Dra. Aleteia Hummes Thaines (FACCAT) Profa. Dra. Magna Lima Magalhães (FEEVALE) Informações: 09 de abril, às 14h

(11)

INFORMATIVO Nº 55 - 26 DE MARÇO DE 2021

PLANEJAMENTO PPGDR

O PPGDR está desenvolvendo seu planejamento estratégico (PE) 2021-2025. O comitê que está elaborando o PE é constituído pelos professores Roberto Morais (coordenador do Programa), Dilani Bassan, Marcos Paulo D. Griebeler e Daniel Luciano Gevehr.

O estudo se propõe a realizar o alinhamento e reposicionamento do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional a partir da redefinição de sua nova identidade organizacional e análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

(12)

EVENTOS

A mesa 63 do EGAL – Encuentro de Geografias de America Latina, de título ‘Produção do espaço e o crescimento da desigualdade’ tem chamada aberta até 1º de abril de 2021. Mais informações através do link:

http://www.egal2021.ar/sitioweb/web1/index.php

No dia 5 de abril, às 10h30min, ocorrerá a aula magna “Urbanismo de plataforma e lugares híbridos em cidades africanas” (Platform urbanism and hybrid places in African cities), proferida pela Profa. Dra. Nancy Odendaal (University of Cape Town).

(13)

INFORMATIVO Nº 55 - 26 DE MARÇO DE 2021

LINKS INTERESSANTES

Caso você tenha alguma contribuição para nosso informativo, envie um e-mail para

marcosdhein@faccat.br, andressasantos@faccat.br ou

mestradodr@faccat.br. Desejamos a todos uma ótima leitura e até o informativo 56 do Mestrado em

Desenvolvimento Regional. Atenciosamente,

Prof. Dr. Marcos Paulo Dhein Griebeler – Professor do

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR FACCAT

Prof. Dr. Roberto Morais – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR FACCAT

Andressa Soares dos Santos – Assistente do Mestrado em Desenvolvimento Regional da FACCAT

www.fee.rs.gov.br www.anprotec.org.br www.badesul.com.br www.brde.com.br www.bndes.gov.br www.observadr.org.br/portal http://www.redeteg.org wp.ufpel.edu.br/observatoriosocial www.mi.gov.br/desenvolvimento-regional repositorio.ipea.gov.br www.finep.gov.br www.portalinovacao.mct.gov.br www.abdi.com.br www.fnq.org.br www.ipea.gov.br http://portal.iphan.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar a proposta curricular do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública, oferecido

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de