• Nenhum resultado encontrado

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

www.colegioanglodecampinas.com.br QUESTÃO 1

Logo depois, transferiu-se para o trapiche [local destinado à guarda de mercadorias para importação ou exportação] o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades, as mais variadas, desde os 9 aos 16 anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações. . .

(AMADO, Jorge. O trapiche. Capitães de Areia. São Paulo: Livraria Martins Ed., 1937. Adaptado.) (FATEC 2010) Assinale a alternativa em que o verbo destacado tem como sujeito aquele apresentado entre colchetes.

a) Logo depois transferiu-se para o trapiche o depósito dos objetos... [os objetos]

b) ... o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. [o depósito dos objetos] c) Estranhas coisas entraram então para o trapiche. [estranhas coisas]

d) ... indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando... [o casarão]

e) ... com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações. . . [as embarcações] QUESTÃO 2

Considere a tira e analise as afirmações.

I. A resposta esperada pela menina era “a rua”.

II. Na frase de Mafalda, no segundo quadrinho, Miguelito é o sujeito da oração.

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Língua Portuguesa / 2º ano do Ensino Médio

Professora Carla

Data: _______ / janeiro / 2017.

Aluno(a): ________________________________________________________________

_________________________________

Um novo com a

(2)

www.colegioanglodecampinas.com.br

III. Em português, o sujeito de uma oração pode ser inexistente, como em “Choveram reclamações na empresa por causa do apagão na Internet.”

IV. A resposta de Miguelito seria compatível com a pergunta: Ao prefeito cabe que responsabilidade? Pela leitura das afirmações, conclui-se que

a) nenhuma delas está correta. d) apenas III e IV estão corretas. b) apenas I e III estão corretas. e) todas elas estão corretas. c) apenas II e III estão corretas.

QUESTÃO 3

Reduza a marcha para viver melhor

Plugados, conectados, acelerados. Assim vivemos esses dias modernos. Assumimos muitos compromissos esperamos realizá-los em tempo recorde. Fazemos horas extras na empresa, checamos nossos e-mails a cada instante e somos constantemente acompanhados pela incômoda sensação de que não vamos conseguir cumprir tudo o que temos agendado.

Em resumo: são muitos deveres e pouco repouso. Além disso, muita gente confunde agenda lotada com sucesso profissional e competência. Isso não passa de um equívoco. Pequenas pausas são fundamentais e ajudam a reencontrar nossa identidade, que foi perdida no meio dessa correria sem fim.

Em contrapartida, quantas vezes, ao desacelerar um pouco, atingimos um silêncio interior tão grande que chega a incomodar? Segundo a psicóloga Patrícia Gebrim, autora do livro Enquanto Escorre

o Tempo (Editora Pensamento Cultrix), isso acontece porque as pessoas que estão sempre com a cabeça

nas atividades tornaram-se meras cumpridoras de papéis, perdendo assim a sua essência. Elas correm tanto que se esquecem de quem são e passam a se identificar com que compram, fazem ou com o trabalho. Portanto, é preciso utilizar momentos de sossego para dar um passo para trás e redescobrir quem somos. "Caso contrário, boicotaremos qualquer tentativa de melhorar a qualidade de vida", pontua a psicóloga.

Adaptado de: Angela Tessicini. Revista Vida Natural. Ano III. Edição 43 – novembro/2010.

Quando se escreve um texto, de qualquer gênero, elege-se elementos que possam lhe dar unidade estrutural e também para atender ao meio em que ele circula. Em relação a isso, assinale o que for correto.

01) O uso do chamado sujeito não expresso (o tradicional sujeito oculto) é constante no primeiro parágrafo do texto, sem alterar a clareza das ideias expostas.

02) A escolha de sujeito expresso ou não expresso se dá por razões textuais, necessárias para o fluir da informação.

04) O pronome complemento em "esperamos realizá-los em tempo recorde", que se refere a compromissos, foi usado em concordância aos padrões da escrita com maior formalidade.

08) O uso do possessivo sua, em "perdendo assim a sua essência", deixa o leitor sem saber a que palavra ele se refere.

Soma: ______________

QUESTÃO 4

Segurança

O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança.

Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados.

Mas os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.

Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no portão de entrada. Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês.

(3)

www.colegioanglodecampinas.com.br

Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar.

Mas os assaltos continuaram.

Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, e o fio de alta tensão, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do perímetro, não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. Além do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle das saídas. Para sair, só com um exame demorado do crachá e com autorização expressa da guarda, que não queria conversa nem aceitava suborno.

Mas os assaltos continuaram.

Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos.

E ninguém pode sair.

Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua.

Mas surgiu outro problema.

As tentativas de fuga. E há motins constantes de condôminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade. A guarda tem sido obrigada a agir com energia.

(VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, 97-99) O recurso da indeterminação do sujeito, conforme preconiza a gramática normativa, pode ser encontrado em

a) “Havia as belas casas, os jardins,”

b) “Só entravam no condomínio os proprietários…” c) “Decidiram eletrificar os muros”

d) “Quem tocasse no fi o de alta tensão…”

e) “Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio…” QUESTÃO 5

Assinale a opção em que a oração não tem sujeito: a) Acabe-se de vez com o nepotismo!

b) Inaugurar-se-á aqui nova escola profissional. c) Teria acontecido algum fato imprevisto?

d) Deu agorinha uma hora e meia no relógio da igreja. e) Maior ofensa não poderia haver.

QUESTÃO 6

(Marck-SP) "Do Pantanal, corra até Bonito, onde um mundo de águas cristalinas faz tudo parecer um imenso aquário." ("O Estado de São Paulo") Assinale a alternativa que apresenta a correta classificação dos verbos do período acima quanto à sua predicação. a) intransitivo - transitivo direto - de ligação b) transitivo indireto - transitivo direto - de ligação

c) intransitivo - transitivo direto - transitivo direto d) transitivo indireto - transitivo direto - transitivo direto e) intransitivo - intransitivo - intransitivo

QUESTÃO 7

(4)

www.colegioanglodecampinas.com.br Elas já querem mais festa

Observe a função sintática da expressão “o carnaval”, no primeiro quadrinho, e de “adiamentos”, no segundo. As palavras grifadas desempenham essas mesmas funções sintáticas, respectivamente, em:

a) Não temos mais desculpas. / Quando é a Páscoa?

b) Vamos enfrentar a realidade. / Não temos mais desculpas. c) Vamos festejar a Páscoa. / Basta de preocupações.

d) Chega de reclamações. / Quando é o Carnaval? e) Aproxima-se o Natal. / Basta de reclamações.

(5)

www.colegioanglodecampinas.com.br

QUESTÃO 01 – C

QUESTÃO 02 – A

QUESTÃO 03 – SOMA = 7 (01, 02 e 04)

QUESTÃO 04 – C

QUESTÃO 05 – E

QUESTÃO 06 – A

QUESTÃO 07 –

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

2º ANO / Professora Carla - Data: ______ / _____ / 2017.

(6)

Referências

Documentos relacionados