• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO ABC NA UNIDADE CENTRO DA SICREDI CENTRO LESTE PARA UMA GESTÃO MAIS EFICIENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRUTURAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO ABC NA UNIDADE CENTRO DA SICREDI CENTRO LESTE PARA UMA GESTÃO MAIS EFICIENTE"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ESTRUTURAÇÃO DO MÉTODO DE

CUSTEIO ABC NA UNIDADE CENTRO DA

SICREDI CENTRO LESTE PARA UMA

GESTÃO MAIS EFICIENTE

Daniel Weirich Doki (ULBRA )

danieldw80@hotmail.com

Adriana Porto (ULBRA )

adrianaporto2005@gmail.com

Gilmar Luiz Colombelli (ULBRA )

gcolombelli@via-rs.net

Claudia de Freitas Michelin (ULBRA )

cmichelin30@terra.com.br

Marlon Soliman (UFSM )

marlonsoliman@gmail.com

O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC, é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos que os outros métodos de custeio não levam em consideração. AA idéia básica do ABC é tomar os custos das várias atividades da empresa e entender seu comportamento, encontrando bases que representem as relações entre os produtos e essas atividades. A presente pesquisa vem demonstrar que a principal finalidade do Método de Custeio ABC é apropriar os custos às atividades executadas pela empresa e, então, apropriar de forma justa aos produtos as atividades segundo o uso que cada produto ou serviço faz dessas atividades. Para atingir as finalidades que se propõe, foi utilizado como método de trabalho pesquisa exploratória e descritiva, identificando as etapas do ABC que primeiramente foi realizado o mapeamento das atividades, detalhando ao máximo o conjunto de tarefas necessárias para a produção de bens ou serviços. Seguido da alocação dos custos às atividades por ordem de prioridade, ou seja, por rastreamento conhecido como direcionador de custos que é a relação da causa e efeito entre a ocorrência da atividade e a geração do custo e por último o rateio. Como resultado verificou-se que o ABC identificou de forma direta quais atividades consomem mais recursos, e também os custos de cada atividade de cada departamento e pode contribuir para a definição de metas de vendas dos produtos e serviços baseados na sua lucratividade, bem como serve de subsídio para elaboração de ações para a eliminação ou redução das atividades desnecessárias e que não agregam valor ao produto ou serviços.

(2)

1 Palavras-chaves: gestão de custos, custeio ABC, direcionadores

(3)

2 1. Introdução

Frente a forte concorrência entre as instituições financeiras em conquistar novos clientes, oferecer melhores produtos e serviços e com valores cada vez mais próximos, entende-se a necessidade de uma gestão dos custos mais eficiente a fim de viabilizar tal concorrência e possibilitar um melhor resultado.

Para que isto seja possível, se faz necessário uma ferramenta que proporcione uma avaliação mais precisa dos custos das atividades e processos, favorecendo a sua redução. Para atender essa necessidade é que foi desenvolvido um novo sistema de custeio denominado ABC (Activity

Based Costing).

Pelo fato do método de custeio ABC não se limitar apenas ao custeio de produtos e serviços, mas ser uma poderosa ferramenta a ser utilizada na gestão de custos, auxiliando para fins gerenciais e estratégicos, trazendo uma visão mais clara dos custos e da lucratividade de maneira a melhorar a eficiência das atividades é que foi utilizado este método de custeio.

Portanto, o presente trabalho realizado na Unidade Centro da Sicredi Centro Leste, que teve como problema de pesquisa “Como estruturar o método de Custeio ABC na Unidade Centro da Sicredi Centro Leste RS para uma gestão de custos mais eficiente?” estruturou novas ferramentas para possibilitar essa gestão de custos mais eficiente, atingindo desta forma o objetivo principal deste trabalho.

Para que se atingir os objetivos propostos, esta prática de pesquisa contém informações sobre contabilidade de custos e explanações sobre suas terminologias, a classificação dos custos, os principais métodos de custeio, com ênfase no custeio ABC, inclusive para as empresas prestadoras de serviços e ainda algumas informações sobre cooperativismo de crédito.

2. Referencial teórico

2.1. Contabilidade de custos

Segundo Leone (2000) a contabilidade de custos pode ser conceituada como o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de

distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento.

Para Martins (2008) a contabilidade de custos tem duas funções relevantes: o auxílio ao controle, fornecendo dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão, e ajuda às tomadas de decisões.

Através destes conceitos, percebe-se que a contabilidade de custos se tornou uma ferramenta importante no auxilio de tomadas de decisões e planejamento das operações, clarificando o entendimento dos objetivos da contabilidade de custos.

(4)

3 2.2. Custeio ABC

O Custeio Baseado em Atividades, mais conhecido com ABC (Activity-Based Costing) é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos (MARTINS, 2008).

O ABC pode ser aplicado, também, aos custos diretos, principalmente à mão de obra direta, porém, neste caso, não haverá diferenças significativas em relação aos chamados “sistemas tradicionais”, pois a diferença fundamental está no tratamento dado aos custos indiretos.

Segundo Ching (2001) o ABC é um método de rastrear os custos de um negócio ou departamento para as atividades realizadas e de verificar como estas atividades estão relacionadas para a

geração de receitas e consumo dos recursos.

Num contexto de imprecisão dos métodos de custeio tradicionais, o custeio baseado em atividade surgiu num novo cenário de mercado global competitivo, com a proposta não só de minimizar as distorções surgidas na alocação dos custos indiretos de fabricação, como também na perspectiva de assinalar as “causas” que levam ao surgimento dos custos. Servir de instrumento para que os gestores possam a qualquer tempo, avaliar atividades que agregam ou não valor, estão entre algumas das funcionalidades deste método de custeio.

O método ABC apresenta algumas características inovadoras em relação aos custeios conhecidos. É um método que possibilita avaliar com acurácia as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial, quanto de serviços), utilizando direcionadores para atribuir os gastos indiretos de forma mais realista aos produtos e serviços.

2.2.1. Fases do custeio por atividades

A metodologia ABC pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, quer seja indústria, prestadores de serviços ou empresa comercial. Também pode ser aplicada em departamentos ou divisões específicas (JUNIOR, 2005).

Segundo Reis e Teixeira (2004) uma vez identificadas às atividades relevantes, seus

direcionadores de recursos e respectivos custos, o próximo passo é custear os serviços prestados. Para tanto se faz necessário o levantamento da qualidade e quantidade de ocorrência dos

direcionadores de atividades por período e por serviço. As fases para sua utilização encontram-se a seguir:

 Efetuar o mapeamento dos principais processos existentes na organização;

 Identificar as principais atividades existentes em cada processo;

 Levantar os custos e os recursos associados a cada atividade (custo/atividade);

 Identificar as atividades que não agregam valor ao produto;

 Identificar os direcionadores de custos, que são os parâmetros para a adequada apropriação.

(5)

4 2.2.2. Identificação e mapeamento das atividades

Podem ser identificadas por departamentos, (centro de custos) auxiliares ou produtivas. A

organização deve ser modelada em atividades, que, encadeadas, formam os processos. Essa visão de processo é uma importante diferença entre o ABC e os métodos tradicionais, pois facilita o apoio a ações de melhoria da empresa (BORNIA, 2002).

A Identificação das atividades relevantes que são desenvolvidas por cada departamento envolvido na realização dos serviços é o primeiro passo necessário para a proposição do sistema de custeio ABC, onde o nível de detalhamento vai determinar a qualidade do modelo e, consequentemente, a adequabilidade das informações para os objetivos pretendidos. Quanto mais detalhadas forem as atividades, mais facilmente o gerente pode detectar possíveis melhorias, e as estimativas dos custos e desperdícios do sistema tornam-se mais acuradas (BORNIA, 2002).

2.2.3. Alocação dos custos às atividades

A alocação dos custos deve representar o consumo dos insumos pelas atividades da melhor maneira possível, os custos a serem distribuídos são os custos indiretos, já que os custos diretos não apresentam dificuldade para serem alocados aos produtos (BORNIA, 2002).

Considerando que a atividade é mais detalhada do que o centro de custos, muitos custos diretos em relação aos centros são indiretos em relação às atividades. O caso mais típico é o salário: um funcionário usualmente está lotado em um centro de custo, mas executa várias atividades. Assim, na distribuição desse custo para as atividades, devemos estimar a parcela do tempo do

funcionário dedicada a cada atividade (BORNIA, 2002).

Após a identificação das atividades é preciso determinar para cada custo indireto ocorrido um direcionador para que através desses direcionadores os custos indiretos possam ser transferidos para as atividades. Deve ser feita uma verificação sobre a relação de cada custo com o

departamento (a atividade) que foi incorrido para a escolha do direcionador mais adequado a ser adotado.

2.2.4 Identificação dos direcionadores de custos (cost-drivers)

Para custear as atividades que compõem os processos utilizam-se os direcionadores de custos, que são os fatores que fazem com que as atividades sejam realizadas (COGAN, 1994).

Segundo Cogan (1994) para a seleção de um direcionador de custos, três fatores são levados em conta: a facilidade na obtenção dos dados necessários para o direcionador de custos escolhido (custo de medição); a correlação entre o consumo da atividade e o consumo real (grau de

correlação); e a influência que um determinado direcionador terá no comportamento das pessoas (efeito comportamental).

(6)

5 Esta pesquisa caracteriza-se quanto à abordagem como quantitativa e qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória e descritiva e quanto ao método da pesquisa um estudo de caso.

Quantitativa, pois visa analisar os custos e despesas da empresa, e qualitativa sendo aquela que responde a questões muito particulares, entende o fenômeno específico em profundidade e trabalha com significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes (Minayo, 1994). Caracteriza-se como exploratória, que conforme Gil (2010), objetiva proporcionar maior familiaridade com o problema e descritiva, têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno.

Quanto ao método foi um estudo de caso, que consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou pouco objetivos, de maneira que permita seu conhecimento detalhado (GIL, 2010).

Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa documental, conforme Yin (2003), a coleta de dados dispõe de várias técnicas, que nas pesquisas sociais, as mais utilizadas são a observação, os documentos e os registros, a entrevista e a dinâmica de grupo. Também foi utilizada entrevista semi-estruturada, nesta abordagem o pesquisador fica livre para exercitar sua iniciativa no acompanhamento da resposta a uma pergunta (HAIR, 2005), possibilitando ainda realizar perguntas relacionadas que não foram previamente imaginadas e que não estavam

originalmente incluídas. Essa abordagem pode resultar no surgimento de informações inesperadas e esclarecedoras, melhorando as descobertas.

3.1. Sujeitos da pesquisa

Num primeiro momento a realização da pesquisa, foi através de documentos e registros contábeis. Após, os sujeitos da pesquisa foram o Gerente Administrativo Financeiro (GAF) da Unidade de Atendimento onde será realizado o trabalho, e o Gerente Regional Administrativo Financeiro (GRAF) da Cooperativa Sicredi Centro Leste RS.

3.2. Definição e caracterização das variáveis

A criação das variáveis norteia e categoriza a coleta e análise dos dados, com a finalidade de não “fugir” do foco da pesquisa e dos objetivos propostos (LAKATOS; MARCONI, 2000).

Portanto, as variáveis da presente pesquisa estão relacionadas na tabela 1, que são os Custos, Direcionadores de Custos, Atividades e Direcionadores de Atividade.

(7)

6

VARIÁVEIS DESCRIÇÃO DAS VARIÁVEIS

Custos/Recursos São os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Direcionadores de

Custos/Recursos

É o fato que determina as ocorrências das atividades. Demonstra a relação entre recursos gastos e as atividades.

Atividades

Pode ser definida como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, tendo como objetivo a produção de produtos ou prestação de serviços.

Direcionadores de

Atividades Indica a relação entre atividades e os produtos e serviços.

Fonte: Martins (2008)

3.3. Técnicas de instrumentos de coleta de dados

Lakatos e Marconi (2000) definem que a coleta de dados é a etapa da pesquisa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados previstos.

Para a realização deste trabalho, realizou-se a pesquisa em documentos e registros contábeis. A coleta de dados através de documentação e registros em arquivos é estável, discreta, exata e tem ampla cobertura (Yin, 2005). Posteriormente foram entrevistados os sujeitos mencionados item 3.1, com o intuito de aprofundar e melhorar a qualidade das informações obtidas na pesquisa em documento.

3.4. Tratamento, análise e interpretação dos dados

A análise da pesquisa consiste na organização dos dados de forma que o pesquisador consiga tomar decisões e tirar conclusões a partir deles, desta forma, utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo. Conforme Gil (2010) a análise e interpretação é um processo que nos estudos de caso se dá simultaneamente à sua coleta. A rigor, a análise de inicia com a primeira entrevista, a primeira observação e a primeira leitura de um documento.

4. Análise e interpretação dos dados

Neste capítulo são apresentados os resultados obtidos na coleta de dados, bem como a sua interpretação. Utilizaram-se, para a análise dos dados coletados as variáveis custos/recursos, direcionadores de custos/recursos, atividades e direcionadores de atividades.

(8)

7 Para melhor compreensão deste estudo e principalmente para que fosse realizado o correto rateio dos custos, a Unidade de Atendimento Centro de Cachoeira do Sul, foi dividida em 03 (três) departamentos (Pessoa Física Urbano – PF Urbano, Pessoa Física Rural – PF Rural e Pessoa Jurídica – PJ), pois segundo Ching (2001) “o ABC é um método de rastrear os custos de um negócio ou departamento para as atividades realizadas e de verificar como estas atividades estão relacionadas para a geração de receitas e consumo dos recursos”.

Após o rateio dos custos para os 03 (três) departamentos, cada departamento foi subdivido em produtos e serviços que cada departamento possui, são eles: cartões, consórcio, depósito a prazo, poupança, fundos de investimentos, capital social, crédito geral, crédito rural, previdência, seguro ramo elementares e seguro ramo vida, apenas com uma exceção no departamento PJ que não possui o produto cartão.

Importante ressaltar que todos os valores utilizados neste estudo baseiam-se nos valores consolidados do ano de 2011 (período de 01/01/2011 à 31/12/2011).

4.2. Determinação das atividades

Segundo Martins (2008) uma atividade é uma combinação de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros para se produzirem bens ou serviços. É composta por um conjunto de tarefas necessárias ao seu desempenho. E são elas necessárias para a concretização de um processo, que é uma cadeia de atividades correlatas, inter-relacionadas.

Com base neste conceito, determinam-se as atividades que consumirão os recursos: PF Urbano, PF Rural e PJ.

4.2.1. Apuração dos custos diretos

Para o rateio dos custos diretos, foram realizados os seguintes métodos:

 Custos com Captação: refere-se à pagamentos aos associados nos produtos de Depósitos a Prazo, Poupança e Fundos de Investimentos, portanto o direcionador de custo utilizado foi o percentual de receita com captação de cada departamento, aplicando-se esse percentual ao custo total obteve-se o percentual por departamento;

 Descontos Op. Crédito Geral: refere-se a descontos concedidos à associados para pagamentos antecipados, quitação ou renegociações. O direcionador utilizado foi o percentual da média anual de empréstimos concedidos por departamento;

 Salários, Benefícios, Encargos Sociais e Treinamento e formação Profissional: foram identificados os funcionários que estão diretamente ligados ao departamento, somado-se os valores percebidos pelos mesmos e calculado o percentual que esta soma representa do total de cada custo. Importante frisar também que essas mesmas contas aparecerão no

(9)

8 rateio dos custos indiretos, uma vez que existem funcionários de setores administrativos e que são comuns a todos os departamentos;

 Obrigações por Empréstimos/Repasses e Descontos Op. Crédito Rural: esses dois custos incidem apenas no departamento PF Rural, pois trata-se de linhas de empréstimos oriundos de BNDES e BRDE, aplicáveis diretamente ao público rural. Da mesma forma os descontos concedidos nas operações de crédito rural, já está propriamente dito que este custo refere-se a esse departamento.

4.2.2. Definição dos direcionadores de recursos e apuração dos custos indiretos

Os direcionadores elencados abaixo foram calculados da seguinte forma: o direcionador “% Hora de mão-de-obra” foi a soma dos percentuais coletados através da entrevista com GAF (Gerente Administrativo Financeiro da empresa em questão), e o % de mão-de-obra dos funcionários do rateio da Sureg (Superintendência Regional da Cooperativa); o direcionador “% Área ocupada” foi utilizada a planta baixa da empresa para calcular o % em metros quadrados utilizados por departamento mais os metros quadrados que são comum a todos os departamentos que foram divididos pelo números de funcionários de cada departamento; o direcionador “% Volume de produtos e serviços” foi feita a soma das médias dos volumes consolidado de todos os produtos e serviços e posteriormente dividido pela soma da médias dos volumes por departamento.

4.2.3. Apuração dos custos totais e apuração das sobras

A Tabela 2, com base nos dados coletados e os devidos tratamentos em relação à alocação dos custos através dos direcionadores de custos, apresenta em valor e percentual a receita e o custo total da empresa por departamento, bem como a sobra ou prejuízo do período de 01/01/2011 à 31/12/2011.

Pode-se analisar que o departamento PF Urbano produz 24,05% da receita total da empresa e consome 26,35% do total dos custos, o departamento PF Rural produz 44,18% da receita total e consome 42,59% dos custos e o departamento PJ produz 31,77% da receita total e consome 31,06% dos custos. A ordem de lucratividade dos departamentos é: PF Rural com 49,89%, PJ com 34,33% e em terceiro o departamento PF Urbano com 15,79%.

(10)

9

Valor % Valor % Valor %

RECEITA TOTAL 4.546.841,80 24,05% 8.353.229,94 44,18% 6.007.760,67 31,77% Custos Diretos 1.688.947,71 25,63% 2.827.771,27 42,91% 2.073.126,16 31,46% Custos Indiretos 2.208.232,06 26,92% 3.472.353,14 42,33% 2.521.780,44 30,74% CUSTO TOTAL 3.897.179,77 26,35% 6.300.124,41 42,59% 4.594.906,60 31,06% SOBRA/PREJUÍZO 649.662,03 15,79% 2.053.105,54 49,89% 1.412.854,07 34,33% PF URBANO PF RURAL PJ Fonte: os autores.

De um total de R$ 18.907.832,41 de receitas, conforme a tabela 3, verificou-se que 44,18% são provenientes do departamento PF Rural, 31,77% do departamento PJ e 24,05% do departamento PF Urbano. Destas atividades, o departamento PF Rural foi o que mais utilizou os esforços, sendo 42,59% dos custos, seguido pelo departamento PJ com 31,06% e o departamento PF Urbano com 26,35% dos custos do período analisado.

Tabela 3. Análise vertical e horizontal

Valor AV Valor AV AH Valor AV AH Valor AV AH

RECEITA TOTAL 18.907.832,41 100% 4.546.841,80 100% 24,05% 8.353.229,94 100% 44,18% 6.007.760,67 100% 31,77% CUSTO TOTAL 14.792.210,78 78,23% 3.897.179,77 85,71% 26,35% 6.300.124,41 75,42% 42,59% 4.594.906,60 76,48% 31,06% RESULTADO 4.115.621,63 21,77% 649.662,03 14,29% 15,79% 2.053.105,54 24,58% 49,89% 1.412.854,07 23,52% 34,33%

TOTAL PF URBANO PF RURAL PJ

Fo nte: os autores.

Em se tratando de rentabilidade líquida, pode-se verificar que o PF Rural obteve o melhor desempenho entre os departamentos analisados, gerando um resultado líquido de 24,58%, superior aos 23,52% do PJ e 14,29% do PF Urbano. Embora a rentabilidade do PF Rural e PJ estejam muito próximas, verificou-se também que a geração de recursos da PF Rural é 39% superior em relação ao departamento PJ, e ainda, os custos também cresceram em índices

proporcionais, flutuando em torno de 37% em relação a PJ. Quanto ao desempenho em relação ao resultado verificou-se a relevância e a importância do departamento PF Rural na empresa, onde quase 50% do saldo positivo é resultante deste departamento, contra 34,33% da PJ e apenas 15,79% do PF Urbano.

Analisou-se também o percentual de participação nos custos e nas receitas dos produtos e serviços de cada departamento. Utilizando o mesmo formato da tabela 2, as tabelas 4, 5 e 6 apresentam para cada produto/serviço os custos diretos, custos indiretos, custo total (direto + indireto), a receita total desta forma chegamos a sobra ou prejuízo em valor e em percentual por produto/serviço. Importante frisar que a soma dos percentuais das tabelas 3, 4 e 5 é 100%, ou seja, não foi totalizado no departamento e sim para todos os departamentos, uma vez que já temos a informação por departamento na tabela 2, portanto neste caso o que se quis mostrar é a

(11)

10 Tabela 4 - Resultado PF urbano

Valor % Valor % Valor %

Cartões 139.338,19 182.184,42 321.522,61 2,20% 375.125,31 2,00% 53.602,71 1,30% Consórcio 8.782,53 11.401,54 20.184,07 0,10% 23.476,25 0,10% 3.292,18 0,08% Depósito a prazo 9.289,21 12.138,38 21.427,60 0,10% 24.993,44 0,10% 3.565,84 0,09% Poupança 2.533,42 3.382,84 5.916,26 0,00% 6.965,41 0,00% 1.049,15 0,03% Fundos de Inv. 4.897,95 6.437,57 11.335,52 0,10% 13.255,23 0,10% 1.919,71 0,05% Capital Social 2.533,42 3.385,99 5.919,41 0,00% 6.971,90 0,00% 1.052,48 0,03% Crédito Geral 1.466.344,41 1.917.099,66 3.383.444,07 22,90% 3.951.814,72 20,90% 568.370,65 13,81% Previdência 3.377,90 4.494,82 7.872,72 0,10% 9.255,03 0,00% 1.382,31 0,03% Seguro R. Elem. 42.223,69 55.119,90 97.343,59 0,70% 113.494,16 0,60% 16.150,57 0,39% Seguro R. Vida 9.627,00 12.586,92 22.213,92 0,20% 21.490,35 0,10% -723,58 -0,02% PF URBANO

Produtos Serviços Custos Diretos Custos Indiretos CUSTO TOTAL RECEITA TOTAL SOBRA/PREJUÍZO

Fo nte: os autores

Da tabela 4, pode-se constatar que o produto “Crédito Geral” é o que mais contribui para o resultado do departamento com o percentual de 13,81%, sendo que os demais produtos e serviços somam apenas 1,99% de participação e que o produto “Seguro Ramo Vida” apresenta um leve prejuízo de -0,02%.

Tabela 5 - Resultado PF rural

Valor % Valor % Valor %

Cartões 44.293,72 54.390,34 98.684,06 0,70% 130.843,55 0,70% 32.159,49 0,78% Consórcio 12.389,86 15.214,09 27.603,96 0,20% 36.599,62 0,20% 8.995,67 0,22% Depósito a prazo 4.272,00 5.245,79 9.517,79 0,10% 12.619,48 0,10% 3.101,69 0,08% Poupança 561,33 689,29 1.250,62 0,00% 1.658,18 0,00% 407,56 0,01% Capital Social 6.919,77 8.497,11 15.416,87 0,10% 20.440,97 0,10% 5.024,10 0,12% Crédito Geral 1.437.123,46 1.764.711,39 3.201.834,85 21,60% 4.245.259,46 22,50% 1.043.424,61 25,35% Crédito Rural 1.184.628,66 1.454.661,17 2.639.289,83 17,80% 3.499.390,39 18,50% 860.100,56 20,90% Seguro R. Elem. 127.743,49 156.862,23 284.605,71 1,90% 377.353,97 2,00% 92.748,26 2,25% Seguro R. Vida 9.838,98 12.081,75 21.920,73 0,10% 29.064,33 0,20% 7.143,60 0,17% PF RURAL

Produtos Serviços Custos Diretos Custos Indiretos CUSTO TOTAL RECEITA TOTAL SOBRA/PREJUÍZO

(12)

11 Já na tabela 5, pode-se constatar que são dois produtos que se destacam no resultado do

departamento, o Crédito Geral e o Crédito Rural, que somados contribuem com 46,25% no resultado e os demais produtos e serviços somam apenas 3,63% de participação.

Tabela 6. Resultado PJ

Valor % Valor % Valor %

Consórcio 5.752,04 6.996,87 12.748,91 0,10% 16.668,98 0,10% 3.920,07 0,10% Depósito a prazo 11.226,75 13.656,38 24.883,13 0,20% 32.534,26 0,20% 7.651,13 0,19% Poupança 715,8 870,71 1.586,50 0,00% 2.074,33 0,00% 487,82 0,01% Fundos de Inv. 12.537,98 15.251,38 27.789,36 0,20% 36.334,11 0,20% 8.544,75 0,21% Capital Social 2.765,23 3.363,67 6.128,90 0,00% 8.013,43 0,00% 1.884,53 0,05% Crédito Geral 1.947.828,84 2.369.366,98 4.317.195,82 29,20% 5.644.658,64 29,90% 1.327.462,82 32,25% Crédito Rural 61.551,47 74.872,10 136.423,57 0,90% 178.371,45 0,90% 41.947,88 1,02% Seguro R. Elem. 25.466,32 30.977,60 56.443,91 0,40% 73.799,44 0,40% 17.355,52 0,42% Seguro R. Vida 5.281,72 6.424,76 11.706,49 0,10% 15.306,03 0,10% 3.599,54 0,09% PJ

Produtos Serviços Custos Diretos Custos Indiretos CUSTO TOTAL RECEITA TOTAL SOBRA/PREJUÍZO

Fonte: os autores

E na tabela 6, constata-se que novamente o produto que mais contribui para o resultado é o produto Crédito Geral com 32,25% de participação sendo que os demais produtos e serviços somam apenas 2,07% de participação.

A Tabela 7 a seguir traz um resumo dos percentuais de participação no resultado dos

produtos/serviços nos respectivos departamentos. Através desta tabela podemos constatar que o produto com melhor lucratividade é sem dúvida o crédito geral com 71,42%, seguido do crédito rural com 21,92%, em terceiro vem o seguro ramo elementares com 3,07% e em quarto, cartões com 2,08%. Os produtos que menos contribuem para o resultado são, previdência com 0,0%, seguido da poupança com 0,05% e em terceiro o capital social com 0,19%

Analisando por departamento, os produtos/serviços que mais contribuem com o resultado são os mesmos, como o crédito geral em primeiro lugar no departamento PJ com 32,25%, depois crédito geral e crédito rural no departamento PR Rural com 25,35% e 20,90% respectivamente. Neste estudo o único percentual negativo foi no serviço Seguro Ramo Vida no departamento PF Urbano com -0,02%.

(13)

12 Cartões 1,30% 0,78% 2,08% Consórcio 0,08% 0,22% 0,10% 0,39% Depósito a prazo 0,09% 0,08% 0,19% 0,35% Poupança 0,03% 0,01% 0,01% 0,05% Fundos de Inv. 0,05% 0,21% 0,25% Capital Social 0,03% 0,12% 0,05% 0,19% Crédito Geral 13,81% 25,35% 32,25% 71,42% Crédito Rural 20,90% 1,02% 21,92% Previdência 0,03% 0,03% Seguro R. Elem. 0,39% 2,25% 0,42% 3,07% Seguro R. Vida -0,02% 0,17% 0,09% 0,24%

Produtos Serviços PF Urbano PF Rural PJ TOTAL

Fonte: os autores

O somatório dos percentuais de participação no resultado por departamento em ordem de lucratividade ficou: o departamento PF Rural com 49,89%, em segundo o departamento PJ com 34,33% e por último o departamento PF Urbano com 15,79%.

5. Conclusões e recomendações

Com o incessante aumento da concorrência entre as instituições financeiras em atrair e fidelizar novos clientes, onde a qualidade nos produtos e serviços não pode mais ser oferecido como diferencial e que os valores cobrados estão muito próximos, sem muita margem, uma das alternativas da empresa é fazer uma boa gestão dos seus custos.

Para poder tornar possível o alcance do objetivo principal deste trabalho em propor novas ferramentas e análises de forma a contribuir para uma gestão de custos mais eficiente, foram realizadas pesquisas nos métodos de custeio, sendo em profundidade no método de custeio ABC e culminando no capítulo 4 (quatro) através da análise e interpretação dos dados coletados aplicando os conhecimentos adquiridos com o método de custeio ABC.

Através das tabelas analisadas verificou-se que o objetivo principal deste trabalho foi alcançado com êxito, permitindo análises mais detalhadas por produtos e serviços e por departamento, contribuindo substancialmente como forma de suporte para a tomada de decisão no momento de determinar as metas de vendas.

Pode-se concluir também que todos os departamentos trabalham com boa lucratividade, sendo o departamento PF Rural responsável por praticamente 50% do resultado da empresa, seguido do departamento PJ com pouco mais de 34% e PF Urbano com pouco mais de 15%. Analisando a rentabilidade por departamento verificou-se que o PF Rural gerou um resultado líquido de 24,58%, superior aos 23,52% do PJ e 14,29% do PF Urbano, e embora a rentabilidade do PF Rural e do PJ estejam muito próximas, a geração de receitas da PF Rural é 39% superior ao departamento PJ.

(14)

13 Em todos os departamentos os produtos que mais contribuíram para o resultado foram o Crédito Geral com 71,42% e Crédito Rural com 21,92% somados, ambos são responsáveis por 93,34% pelo resultado da empresa.

Recomenda-se que, juntamente com o GRAF (gerente regional administrativo financeiro) e o GAF (gerente administrativo financeiro) da unidade em estudo, que seja feita uma análise mais detalhada em cada um dos centros de custos, levando em consideração os direcionadores de atividades e direcionadores de custos, para viabilizar um planejamento a médio e longo prazo, a fim de otimizar os processos, reduzindo as atividades desnecessárias, e desta forma reduzir os custos gradativamente.

Importante salientar que a ferramenta desenvolvida deverá estar sempre evoluindo, identificado novos fatores de melhoria ou de correção que iram contribuir com redução de processos e/ou custos.

REFERÊNCIAS

BORNIA, Antonio Cezar. Análise Gerencial de Custos em Empresas Modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CHING, Hong Yuh. Gestão Baseada em Custeio por Atividade – Activity Based Managemente. São Paulo: Atlas, 2001.

COGAN, Samuel. Activity-Based Costing (ABC): A poderosa estratégia empresarial. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1994.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010. HAIR, Jr. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre, 2005. JUNIOR, José Hernandez Perez. Gestão Estratégica de Custos. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2005. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LEONE, George S. G. Custos: planejamento, implantação e controle. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2008

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 23. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

(15)

14 REIS, Juliana Gondim; TEIXEIRA, Flavia Roberta B. O método de custeio ABC aplicado às

empresas prestadoras de serviço: um estudo de caso em um escritório de contabilidade. In XI

Congresso Brasileiro de Custos. Julho 2004. Porto Seguro, BA.

SOUZA, Alceu; CLEMENTE, Ademir. Gestão de Custos: aplicações operacionais e

estratégicas. São Paulo: Atlas, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

En este caso, el ventilador debe estar instalado lo más posible en la plomada del insertable para que el calor que sube influya en el termostato; En cada estancia, deberá haber

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No