• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

(2)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Fundada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi ampliou sua oferta de cursos em diferentes áreas durante a década de 80. Credenciada como universidade na década de 90, inaugurou seu segundo câmpus, localizado na região da Mooca, para oferta concentrada de cursos na área da Saúde. Nas duas primeiras décadas do novo milênio, a Universidade continuou sua trajetória de expansão com o lançamento de novos câmpus – Morumbi, Vale do Anhangabaú, Paulista 1 e Paulista 2 – e polos de educação a distância em diversas regiões.

Ao longo de sua história, a Anhembi Morumbi tornou-se reconhecida pela oferta de cursos inéditos como: Gastronomia, Aviação Civil, Design Digital, Quiropraxia, entre outros.

Em 2005, torna-se uma universidade internacionalizada ao integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, dinamizando ainda mais o binômio “criatividade e inovação” que sempre esteve presente na Anhembi Morumbi. Com a internacionalização, passou a oferecer aos estudantes a oportunidade de formação e atuação mundial por meio de programas exclusivos de intercâmbio para complemento de suas matrizes curriculares, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Situada em São Paulo, a Anhembi Morumbi conta, atualmente, com mais de 36 mil estudantes em Cursos Superiores de Tecnologia, de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, além de Pós-graduação Stricto Sensu e cursos de Extensão.

A Universidade tem como missão “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos”. Sua visão é: “Consolidar a posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atua, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores modelam nossas ações, potencializando ainda mais resultados sempre voltados à educação e à excelência acadêmica, assegurando a perenidade de nossa Instituição, que valoriza o Respeito à Diversidade, o Trabalho em Equipe, a Inovação, o Foco em Resultado, a Responsabilidade Corporativa, o Compromisso Social, a Ética, Transparência e a Paixão.

ESCOLA DE NEGÓCIOS

Em 2006, iniciou-se na Universidade Anhembi Morumbi a concepção do projeto que veio a dar origem à criação das Escolas. Naturalmente, os cursos já estavam agrupados por áreas de conhecimentos afins, e o projeto de implantação das Escolas, entre 2009 e 2010, formalizou uma prática já existente. Ao estimular a sinergia entre os cursos afins, novas matrizes curriculares foram concebidas e implantadas neste mesmo período.

Neste sentido, a Missão da Escola de Negócios, criada no segundo semestre de 2009, é garantir oportunidade de alto desempenho para todos os alunos, implementando sistemas de aprendizagem que privilegiem o trabalho cooperativo, o uso de estudos de casos e os projetos, tendo como alicerces a internacionalidade e a inovação, promovendo a realização e o sucesso profissional do corpo discente e dos egressos, e colaborando para o desenvolvimento do País.

(3)

SOBRE O CURSO

A Escola oferece cursos presenciais de bacharelado em Administração, Comércio Internacional, Marketing e Relações Internacionais; cursos superiores de tecnologia em Marketing, Finanças, Comércio Exterior e Recursos Humanos. Além disso, oferece cursos na modalidade EAD de bacharelado em Administração; cursos superiores de tecnologia em Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Financeira, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Comércio Exterior. Adicionalmente, oferece os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais: MBA em gestão de Negócios, MBA em Marketing e Vendas e MBA em Recursos Humanos e na modalidade EAD os cursos de especialização em Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos e Portfólios, Gestão de Marketing, e Gestão da Tecnologia da Informação. Todos têm como finalidade desenvolver competências (saber agir), habilidades (saber fazer e conhecer) e atitudes (saber ser). A Escola espera que seu aluno seja capaz de efetivar ações e práticas inovadoras, demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

A matriz curricular dos cursos da Escola é composta por unidades de conteúdo que buscam o aprendizado por meio de competências em que o conhecimento transcende a informação. A formação compreensiva e ampla a respeito das complexidades humana e empresarial é possibilitada por meio de características inter e multidisciplinares das unidades de conteúdo, reforçada pela sinergia entre as unidades; de maneira que o aluno de qualquer dos cursos componentes da Escola desenvolva um conjunto de habilidades em perfeita consonância com o perfil desejado do egresso.

Em decorrência da maior estabilidade da economia brasileira nos últimos anos, alinhada à intensa movimentação dos mercados doméstico e internacional, alavancada tanto pela evolução tecnológica das últimas décadas, particularmente no que se refere às comunicações, quanto pelo processo de “globalização”, é possível observar um dinamismo acelerado no mundo dos negócios, ocasionando demandas crescentes por profissionais qualificados na área de Recursos Humanos.

Mudanças no contexto organizacional, como a globalização e o aumento da concorrência e da velocidade de inovação, determinaram um novo nível de exigência das empresas e das pessoas que nela trabalham. Neste ambiente em constante transformação, as pessoas passam a ser fonte de vantagem competitiva para a empresa, visto que elas desempenham um papel fundamental no atendimento a novas demandas do negócio, na implementação de novas estratégias e na geração de inovações; e, para poder atender às necessidades do negócio, precisam estar em constante desenvolvimento. Desta forma, as estratégias, políticas e processos de gestão de pessoas na organização têm ganhado importância e, atualmente, em um número crescente de empresas, a área de Recursos Humanos participa ativamente do planejamento estratégico da organização.

Isso significa que, para gerir as pessoas com sucesso, a empresa precisa ter competência para atrair, selecionar, desenvolver e reter seus talentos. Parte integrante da tarefa de desenvolver consiste no treinamento que objetiva capacitar o funcionário, propiciando o desenvolvimento de novas

competências, para o atingimento dos objetivos corporativos. Assim, a educação corporativa passa a ser valorizada como instrumento de desenvolvimento e, também, como forma de reter as pessoas na empresa.

Essa necessidade ganhou impulso com as perspectivas positivas sobre a economia brasileira, inclusive de um ponto de vista mundial. Esse movimento é acompanhado, naturalmente, pelo investimento em projetos de crescimento e novos projetos, e a admissão e qualificação de profissionais é inerente a esse movimento, o que, por sua vez, exigirá profissionais habilitados para gerenciar estrategicamente os recursos humanos das empresas.

No cenário do ensino superior na cidade de São Paulo, na área de graduação tecnológica em Recursos Humanos, o curso da Universidade Anhembi Morumbi tem como principais concorrentes os cursos da Universidade Paulista (UNIP), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SENAC, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), entre outras instituições de menor porte.

O que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhembi Morumbi de suas concorrentes, além de disciplinas e programas que privilegiam a , visando capacitar o egresso para atuar em um mercado globalizado, é um currículo que contempla o , a e a , favorecendo a atuação do profissional em diversas áreas e organizações, como empresas públicas e privadas, empresas do setor financeiro (bancos, corretoras, etc.), empresas do terceiro setor, institutos de pesquisa, entidades governamentais, instituições de ensino, entre outras. Deve-se ressaltar também que a formação desse profissional possibilita sua atuação como gestor e empreendedor, apto a exercer essas funções em negócios próprios. Vale destacar que a estrutura docente do curso está comprometida com a formação dos seus alunos.

diferencia

internacionalidade empreendedorismo inovação interdisciplinaridade

(4)

OBJETIVOS DO CURSO

GERAIS

• Desenvolver a competência empreendedora nos alunos, tornando-os aptos a conceber projetos de criação de empresas, unidades de negócio, produtos ou serviços;

ESPECÍFICOS

• Aprimorar a competência de gestão, permitindo a compreensão e o inter-relacionamento das diversas funções gerenciais;

• Colaborar para a compreensão mais ampla da área de gestão de pessoas, em suas diferentes especificidades, subsistemas e aspectos comportamentais individuais e organizacionais, aumentando a visão sistêmica de negócio;

PÚBLICO-ALVO

Desenvolver no aluno o potencial de planejar e gerenciar os diferentes subsistemas de gestão de pessoas – recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras, entre outros, sempre em sintonia com a estratégia empresarial. Além de capacitar competências específicas relacionadas à motivação, liderança, negociação, conflitos, poder, cultura e clima organizacionais, além de programas de qualidade de vida no trabalho.

• Ampliar a fluência digital do aluno em mídia de ensino a distância, crescentemente exigida em programas de educação corporativa nas empresas.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos é direcionado a todos os que pretendem atuar ou já atuam na área de Recursos Humanos.

O presente curso tem como foco o profissional que objetiva aprimorar a visão integrada da gestão de recursos humanos no contexto estratégico organizacional.

Em um contexto de complexidade e competitividade dos mercados, em que atuam as organizações, é de fundamental importância uma gestão eficaz e eficiente dos recursos humanos.

A área de Recursos Humanos, hoje, é considerada uma área estratégia da organização e busca profissionais com competências essenciais, técnicas e humanas que possam contribuir nos processos de gestão de pessoas.

(5)

MATRIZ CURRICULAR (GRADE 2013)

PERÍODO DISCIPLINA 80 80 40 CH

CARGA HORÁRIA TOTAL: 2.040

o

3

o

1

o

2

PERÍODO DISCIPLINA 40 80 80 80 80 CH 40

o

4

PERÍODO DISCIPLINA CH 80 480 Atividades Complementares 120 40 80 80 PERÍODO DISCIPLINA 80 80 40 CH 480 40 80 80 Rotinas de Pessoal

Gestão Integrada de Treinamento e Competências

Educação Corporativa

Estratégias de Captação de Pessoas e Sistemas de Recompensa

Avaliação de Desempenho e Planejamento de Carreira

Sociedade, Direito e Cidadania Negociação 40 40 40 40 40 40 80 Modelos de Administração Comportamento Organizacional Comunicação e Expressão Comunicação Empresarial Gestão de Marketing Raciocínio Lógico Projeto Integrado I 80 480 Gestão de Pessoas Métodos Quantitativos Empreendedorismo Contabilidade e Custos Economia

Legislação Trabalhista e Previdenciária

Projeto Integrado II 80

480

Gestão da Produção e Logística Estratégias Mercadológicas Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional Gestão Financeira

Gestão Estratégica de Pessoas Optativa I

Projeto Integrado III 80

Relações do Trabalho e Qualidade de Vida Optativa II

Projeto Integrado IV 80

40 40

(6)

o

DISCIPLINAS – 1 SEMESTRE

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO – 80h

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 80h

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 40h

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 80h

GESTÃO DE MARKETING – 80h

o

DISCIPLINAS – 2 SEMESTRE

GESTÃO DE PESSOAS – 80h

MÉTODOS QUANTITATIVOS – 80h

RACIOCÍNIO LÓGICO – 40h

Apresenta e discute a evolução dos modelos de administração desde os tradicionais até os contemporâneos em uma perspectiva histórica, explorando os conceitos, fundamentos e visões de cada um. Explora as possibilidades de aplicação de cada um dos modelos nas práticas empresariais atuais, destacando sua adequação às características do negócio.

Aborda o comportamento humano nas organizações, sob três perspectivas: do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional. Abrange os conceitos de comportamento organizacional, motivação, grupos e equipes de trabalho, comunicação, liderança, poder e política, conflitos e negociação, cultura organizacional, mudança organizacional e resistência à mudança.

Trata do processo da comunicação e funções da linguagem. Discute gêneros textuais e tipos textuais como ferramentas para produção de textos, além de fatores de textualidade. Aborda também variações linguísticas, hipertexto e aspectos de leitura e produção de textos.

Trata da oralidade e a prática de apresentação. Discute a teoria da comunicação humana, seus elementos, efetividade e eficácia, obstáculos e tipologia da comunicação. Aborda ainda a gestão da comunicação nas organizações; aspectos da comunicação interna, características da comunicação institucional e comunicação mercadológica.

Apresenta o processo de planejamento, implantação e gestão de marketing, abordando o conceito e o papel do marketing nas organizações, as questões referentes à segmentação, posicionamento e colocação no mercado, além do composto do marketing. É enfatizada a manutenção e o crescimento em mercados correntes e a abertura de novos mercados.

A disciplina trata de lógica e argumentação, dedução e indução, falácias, distintas concepções de lógica: fundamentos e relevância. Explora ainda silogismo aristotélico, lógica proposicional: sintaxe e semântica, lógica de predicados de primeira ordem, e técnicas de dedução.

Articula as disciplinas por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Analisa os modelos de organização uma empresa.

PROJETO INTEGRADO I – 80h

Discute os principais pressupostos teóricos que fundamentam as políticas e práticas da gestão de pessoas nas organizações e os impactos da sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. São discutidos o planejamento e o processo de movimentação de pessoas,

desenvolvimento humano e organizacional, carreira, desempenho e remuneração, entre outros

Resgata os conceitos básicos de matemática e estatística. Fornece ferramentas que permitem a extração de informações de um conjunto de dados em forma de medidas, tabelas e gráficos, bem como a simulação de fenômenos a partir de modelos quantitativos, além de conclusões sobre uma população a partir de dados amostrais.

(7)

EMPREENDEDORISMO – 40h

CONTABILIDADE E CUSTOS – 80h

ECONOMIA – 80h

o

DISCIPLINAS – 3 SEMESTRE

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA – 80h

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS – 80h

GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL – 40h

GESTÃO FINANCEIRA – 80h

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA – 40h

A disciplina trata do ambiente econômico e o empreendedorismo, bem como resgata a história do empreendedorismo. Caracteriza o perfil empreendedor e discute conceitos fundamentais do empreendedorismo. Discute criatividade e seleção de ideias, identificação e aproveitamento de oportunidades.

Apresenta os conceitos e procedimentos fundamentais adotados pela Contabilidade, necessários à elaboração dos demonstrativos financeiros básicos (balanço patrimonial e demonstração do resultado), bem como discute as relações de custo-volume-lucro, alavancagem e formação de preços.

A disciplina trata dos fundamentos da teoria econômica, envolvendo a micro e a macro economia. Discute os principais problemas econômicos que afetam a sociedade e as organizações. Trata das intervenções governamentais que levam ao crescimento e desenvolvimento econômico.

PROJETO INTEGRADO II – 80h

Abrange a legislação social e trabalhista que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, seus princípios, normas e instituições. Analisa relação de emprego, estabilidade, contrato de trabalho e sua extinção, remuneração e salário, duração do trabalho, FGTS, 13º salário, repouso semanal remunerado, férias, entre outros. Discute ainda questões essenciais do direito previdenciário.

Articula as disciplinas por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Dedica-se ao estudo do processo de fusão com foco na gestão de pessoas e suas interfaces.

Aborda a evolução da administração da produção, a localização e layout de planta e decisões de nível operacional tais como: planejamento de produção, arranjo físico e fluxo de produtos, qualidade e gestão de cadeia global de fornecedores, operações de entrega, sistemas de transporte, armazenagem, manuseio e acondicionamento do produto.

Discute os principais pressupostos teóricos que fundamentam as políticas e práticas da gestão de pessoas nas organizações e os impactos da sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. São discutidos: planejamento estratégico de pessoas, gestão do conhecimento, gestão por competências, avaliação e performance. Além de retenção de talentos, mudança organizacional e outros.

Trata das teorias e ferramentas para a geração, compartilhamento, internalização e recriação do conhecimento sob a ótica da gestão organizacional, visando à inovação e à criação de vantagem competitiva no ambiente da empresa, em cadeias produtivas ou redes e em parcerias estratégicas. Também inclui os princípios e práticas das organizações que aprendem, assim como considera o aspecto tecnológico.

Aborda os conceitos fundamentais de finanças e suas aplicações práticas, bem como os principais instrumentos de gestão e mensuração da saúde financeira das empresas, fornecendo insumos importantes para a tomada de decisões, projetos de investimento e fontes de financiamento.

(8)

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS – 80h

PROJETO INTEGRADO III – 40h

OPTATIVA I – 40h

Estuda as etapas de elaboração e a implantação de um plano estratégico de marketing. Tem como ponto de partida o atendimento e satisfação das necessidades dos clientes, passando pela análise do mercado e dos concorrentes, a fim de determinar os produtos a serem ofertados e as estratégias de atuação. Fornece instrumentos para avaliar e analisar os resultados alcançados pelo marketing da empresa.

Articula as disciplinas por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Dedica-se ao planejamento para abertura de um negócio.

Incluída Libras no rol de opções

ROTINAS DE PESSOAL – 80h

o

DISCIPLINAS – 4 SEMESTRE

GESTÃO INTEGRADA DE TREINAMENTO E COMPETÊNCIAS – 40h

EDUCAÇÃO CORPORATIVA – 40h

ESTRATÉGIAS DE CAPTAÇÃO DE PESSOAS E SISTEMAS DE RECOMPENSA – 40h

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E PLANEJAMENTO DE CARREIRA – 40h

SOCIEDADE DIREITO E CIDADANIA – 40h

Aborda o referencial jurídico-legal que permeia as atividades diárias do departamento de pessoal no que compete a diversas rotinas, tais como contratação de empregados/estagiários, controle e concessão de férias, rescisão de contrato de trabalho, salário família, salário maternidade, controle de frequência, procedimentos de fiscalização e recolhimentos, entre outros.

Fornece as metodologias e ferramentas para levantamento das necessidades de treinamento, definição e gestão do currículo de cursos, contratação de fornecedores, planejamento da infraestrutura, implementação e acompanhamento do curso, avaliação do aluno, avaliação do curso, aprimoramento e atualização do curso, gestão do sistema de controle e implantação das políticas de treinamento.

A disciplina volta-se para a compreensão de programas de educação corporativa, discutindo o significado da expressão universidade corporativa, seus objetivos, surgimento, características e propósitos. Discute casos, nacionais e internacionais que ilustram essa prática.

Aborda os conceitos de recrutamento e seleção de pessoas, modalidades e técnicas e as formas de avaliar os resultados destes processos, descrevendo técnicas e tendências. Trata também dos conceitos de remuneração e de incentivos, descrevendo os componentes da remuneração total de forma a montar, a partir da descrição e análise de cargos, um plano de cargos e salários compatível.

Trata dos conceitos básicos de avaliação de desempenho e planejamento de carreira. Discute o planejamento das ações de trabalho, modelos e instrumentos que darão subsídios à implantação desse subsistema de Recursos Humanos no ambiente corporativo.

A disciplina discute sociedade e comunicação, indivíduo e alteridade, Estado, sociedade, direito e cidadania. Aborda os direitos fundamentais e debruça-se sobre tópicos de Direito do Consumidor, e de Direito Trabalhista.

NEGOCIAÇÃO – 40h

A disciplina aborda os conceitos básicos de negociação debruçando-se no processo de planejamento da negociação. Discute a questão ética, conflitos, estilos e estratégias de negociação em um contexto globalizado.

(9)

RELAÇÕES DO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA – 40h

PROJETO INTEGRADO IV – 80h

OPTATIVA II – 40h

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 120h

Compreende as relações no ambiente de trabalho identificando os fatores que influenciam a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Discute o papel da gestão de pessoas no processo de melhoria da produtividade e na implantação de projetos de QVT.

Articula as disciplinas por meio de um plano interdisciplinar unificado. Aprimora a visão sistêmica e o inter-relacionamento entre as várias áreas de saber na busca de soluções estratégicas. Volta-se para o desenvolvimento de um projeto baseado na coleta e análise de dados de segmentos específicos que demonstrem potencialidades e riscos associados à gestão de recursos humanos.

Incluída Libras no rol de opções

Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa. Intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso.

(10)

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange também aspectos de frequência.

A Universidade adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância, a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolve a avaliação de aprendizagem em duas etapas: N1 e N2. A N1 consiste em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do semestre que permitem avaliar o estudante continuamente. A N2 consiste em uma prova presencial individual. A nota final do estudante (NF) é obtida a partir da média entre N1 e N2. É considerado aprovado o estudante que atingir média igual ou superior a 6,0 (seis). Nos cursos e disciplinas na modalidade a distância, a N2 corresponde a 60% da nota final.

O estudante tem direito a realizar prova de segunda chamada no caso de ter perdido a oportunidade de cumprir a prova na data estipulada, ou para fins de melhoria de nota. Se, eventualmente, for reprovado o estudante deverá cumprir novamente a disciplina em regime de dependência.

(11)

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda infraestrutura que a Universidade oferece. São seis câmpus com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de academias de ginástica.

• Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

• Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca

• Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 – Centro

• Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi

• Paulista 1 – Av. Paulista, 2.000 – Bela Vista

• Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ANHEMBI MORUMBI PARA VOCÊ

CÂMPUS

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

Profa. Msc. Sylvia Ignacio da Costa

DIREÇÃO DA ESCOLA DE NEGÓCIOS

Prof. Dr. Paolo Tommasini

Possui graduação e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na Harvard University. Participou de cursos de capacitação na área de qualidade da gestão junto à Fundação Pitágoras e à Fundação Nacional da Qualidade. Atuou como diretor Industrial de empresa têxtil e de confecção, como pesquisador na Universidade de São Paulo e como diretor acadêmico da Faculdade Prudente de Moraes onde atuou na gestão educacional e estratégica da instituição. Lecionou na área de métodos quantitativos (cálculo, estatística, engenharia econômica, pesquisa operacional e teoria da decisão) aplicados à administração e finanças na graduação e no MBA executivo. Realizou pesquisas na área de matemática aplicada a finanças, administração e economia. Como consultor, atua na "Radar Estratégico" nas áreas quantitativa e de sistemas de excelência em gestão. Atualmente, ocupa o cargo de diretor acadêmico da Escola de Negócios e Direito da Universidade Anhembi Morumbi

Graduada em Economia, em 1978 e em Administração de Empresas, em 1979 pela Faculdade de Ciências Econômicas do Estado de São Paulo (UNIFECAP – Centro Universitário Álvares Penteado). Mestre em Administração pelo Centro Universitário Alvares Penteado, em 2002. É professora nos cursos de graduação da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi. Possui experiência na área de Administração e atua principalmente com os temas de administração e gestão de pessoas. Desde 2012, é coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhembi Morumbi.

A coordenadora tem vinte e seis anos de experiência profissional em organizações internacionais, atuando na área administrativa. Consultora em treinamentos empresariais. Tem doze anos de . Leciona disciplinas das áreas de Administração e de Recursos Humanos dos cursos de graduação da Escola de Negócios da Universidade Anhembi Morumbi.

(12)

Referências

Documentos relacionados

Outros trabalhos que consubstanciam melhorias ao projecto (além dos já mencionados) e que foram sendo decididos de acordo com o avançar da execução da empreitada, são os trabalhos

 O jogo se inicia com cada jogador passando, ao mesmo tempo, uma carta (sempre virada para baixo) ao jogador à sua direita.. Ao professor: estabelecer, de comum acordo, o tempo

ÍNDICE A Universidade Aberta 5 Enquadramento do curso 10 Objetivos do curso 11 Competências a adquirir 12 Módulos, objetivos e conteúdos 13 Públicos-alvo do curso 28

Antes de atravessar uma rua sem semáforo, devo olhar bem para ver se vêm carros.. Já tenho idade para andar no banco da frente

• Que a delegação seja também solicitada pela secretária, que não aceite simplesmente a postura de esperar que ele se lembre de delegar algo. Exemplo: percebendo a sua falta de

Firmado em 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o

Os objetivos deste estudo foram: 1) comparar o percentual de gordura corporal, estimado pela mensuração de pregas cutâne- as, com quatro indicadores antropométricos (índice de

O presente trabalho apresenta uma variação do algoritmo de Hill Climbing utilizado em [Barros, 2012] para gerar soluções para o problema de clusterização de