• Nenhum resultado encontrado

ANAIS REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS IMPACTOS DOS PRÊMIOS DA QUALIDADE SOBRE O DESEMPENHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANAIS REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS IMPACTOS DOS PRÊMIOS DA QUALIDADE SOBRE O DESEMPENHO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE OS IMPACTOS DOS PRÊMIOS DA QUALIDADE SOBRE O DESEMPENHO

HEDER BASSAN ( hb@unemat.br , hederbassan@bol.com.br ) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

ROBERTO ANTONIO MARTINS ( ram@dep.ufscar.br ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR

Resumo

Devido à grande disponibilidade de trabalhos de pesquisa que busca investigar o impacto da adoção do modelo de prêmios da qualidade sobre desempenho, proporciona o desenvolvimento deste trabalho que tem como objetivo discutir por meio de uma Revisão Sistemática da literatura, como os estudos que relacionam prêmios da qualidade e desempenho foram estruturados e quais os resultados alcançados. Para tanto, foi realizado uma busca na Web of Knowledge coma as expressões (quality award and performance) a qual resultou uma lista de 151 trabalhos a serem analisados. Os resultados apontam que a maioria dos estudos apresenta uma relação positiva entre prêmios da qualidade e desempenho.

Palavras-Chave: Prêmio da Qualidade, TQM, Gestão da Qualidade, Desempenho, Revisão Sistemática da Literatura

1 Introdução

A Gestão da Qualidade representa um dos temas de pesquisa mais importantes na gestão de operações. Destaca-se o aumento do nível de interesse sobre o tema em muitos setores da economia, tais como manufatura, serviços, saúde, educação e governo. Acredita-se que a Gestão da Qualidade é um objetivo aplamente aceito pelas organizações, pois suas práticas são fundamentais e essenciais para a gestão eficaz e competitividade (DEAN E BOWEN, 1994).

Inicialmente as pesquisas em Gestão da Qualidade criaram instumentos capazes de medir suas práticas e construções de desempenho. Estas construções estão presentes nos quadros utilizados para os prêmios nacionais da qualidade, como o Prêmio da Qualidade Malcolm Baldrige nos EUA e o Prêmio Europeu de Qualidade (SOUSA e VOSS, 2002). Usando essas construções, vários estudos examinaram a relação direta ou indireta das práticas de Gestão da Qualidade no desempenho. Uma grande parte da literatura destaca as implicações positivas de práticas de gestão da qualidade sobre o desempenho (Flynn et al., 1995; Anderson et al., 1995; Choi e Eboch, 1998; Das et al., 2000; Ahire e Dreyfus, 2000; Cua et al., 2001; Douglas e Judge, 2001; Ho et al., 2001; Kaynak, 2003; Shah e Ward, 2003).

Devido à disponibilidade de um grande número de trabalhos de pesquisa que busca investigar o impacto da adoção de prêmios da qualidade no desempenho proporcionam um ambiente ideal para a ampliação da teoria por meio de uma revisão sistemática da literatura. No entanto, este trabalho se limita a analisar somente os trabalhos que utilizaram prêmios da qualidade como proxy de implementação efetiva da gestão da qualidade e relacionaram este

(2)

fato com o desempenho. Desta forma, a questão de pesquisa para este trabalho é: Qual é o impacto da adoção do modelo de Prêmios da Qualidade no desempenho?

De acordo com Tranfield et al (2003), a revisão sistemática da literatura é um processo que é realizado para fornecer um mapa do corpo de conhecimento em uma área específica. Dessa forma este trabalho utiliza uma adaptação do modelo utilizado por Tranfield et al (2003) e Leite (2012) para poder produzir uma solida base de conhecimento sobre o tema prêmios da qualidade e desempenho.

Este trabalho está organizado da seguinte forma. O próximo tópico apresenta uma descrição sobre Prêmios da Qualidade. Em seguida o método aplicado para a revisão sistemática é apresentado. Por fim, apresenta-se a análise darevisão sistemática e as conclusões.

2 Prêmios da Qualidade

Desde a criação do Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA), os prêmios da qualidade vêm crescendo de forma significativa e difundindo o conceito de excelência de gestão por meio de seus modelos que possuem conceitos fundamentais de gestão e buscam sempre a melhoria da qualidade, aprendizado e maior competitividade a curto e longo prazo.

De acordo com Miguel (2005), os prêmios são modelos cujos objetivos principais são promover, reconhecer e comunicar as melhores práticas. Eles, geralmente, consistem de um quadro de referência em que estão embutidos valores e princípios fundamentais de excelência. Esses princípios são a base para construir a estrutura composta por critérios de avaliação.

Biazzo e Bernardi (2003) afirmam que os prêmios de qualidade nacional e internacional foram criados para incentivar o desenvolvimento de conceitos inovadores de gestão da qualidade e são baseados em sistemas de referência considerados modelos de excelência para a gestão da qualidade total.

Numa pesquisa realizada em janeiro de 2010 por Musli Mohammed e Robin Mann, a pedido do National Institute of Standards and Technology (NIST), foram identificados 84 países que possuem National Quality Awards (NQAs). Em alguns países como Índia, Malásia, Polônia, Suécia, Japão e outros existem mais de um NQA (NIST, 2010). A Figura 1 apresenta a distribuição dos países que possuem NQA para cada continente.

África: 5%

Ásia: 33%

Europa: 40% América: 18%

Oceania: 4%

Figura 1: Distribuição por continente dos países que possuem Prêmios Nacionais da Qualidade

(3)

De acordo com Vokurka et al. (2000), Miguel (2005), Calingo (2002), Hui e Chuan (2002), Tan (2002), Mavroidis et. Al (2007), Grigg e Mann (2008), Corredor e Goñi (2010), a maioria desses prêmios foi instituída a partir da criação do MBNQA no fim da década de 1980. Durante os últimos vinte anos, os prêmios que se destacaram foram: Deming Prize – DP (Prêmio Deming, realizado no Japão), Malcolm Baldrige National Quality Award – MBNQA (Prêmio Nacional da Qualidade Malcolm Baldrige, realizado nos Estados Unidos) e European

Quality Award – EQA (Prêmio da Qualidade Europeu, realizado na Europa), cujos modelos

são base para a maioria dos NQAs.

Conforme NIST (2010), existem 96 NQAs. Também apontam que a maioria desses prêmios (75%) foi desenvolvida a partir do MBNQA, EQA e DP e o restante possui um modelo original ou sua origem não foi identificada pelo estudo. Estes fatos podem ser observados na Figura 2. 25% 43% 7% 16% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35% 40% 45% 50%

Figura 2: NQAs utilizados como modelo.

Fonte: Adaptado de NIST, 2010 (http://www.baldrige.nist.gov/Publications.htm).

Na Figuna 2, a categoria original representa os NQAs que não utilizaram nenhum outro prêmio como referência para seu desenvolvimento. Já a categoria “Não Identificado” representa o percentual dos NQAs qual não foi possível identificar se a sua origem é original ou se foi baseada em um outro prêmio.

No entanto, o período de maior intensidade do estabelecimento de prêmios nacionais da qualidade ocorreu em meados da década de 90 do século XX. Diante do crescimento acentuado dos prêmios nacionais da qualidade, surge a oportunidade de pesquisa no que tange à comparação entre esses prêmios e, pela ânsia por respostas, vários estudos foram realizados, como o de Vokurka et al. (2000), Miguel (2005), Calingo (2002), Hui e Chuan (2002), Tan (2002), Mavroidis, Agoritsas e Toliopoulou (2007), Grigg e Mann (2008), Corredor e Goñi (2010). Embora os resultados dessas pesquisas sejam semelhantes, neste estudo a ênfase se faz sobre o trabalho de Miguel (2005), uma vez que o referido autor realiza uma pesquisa com um número significativo de prêmios, um total de 36 prêmios nacionais da qualidade.

(4)

2 Método da Pesquisa

O método utilizado nesta pesquisa é uma revisão sistemática da literatura adaptado de Tranfield et al. (2003) e Leite (2012), o que pode ser observado no Quadro 1.

Fases Passos

Definir 1. Identificação da necessidade de uma revisão da literatura

2. Desenvolvimento de um protocolo da revisão da literatura

Coletar e Selecionar 3. Identificação dos documentos

4. Seleção de documentos importantes

Analisar 5. Categorização de documentos

6. Extração de dados

Resultado 7. Descoberta de documentos

Quadro 1: Fases da revisão sistemática da literatura. Fonte: Leite (2012).

O Quadro 2 apresenta o protocolo que foi utilizado neste artigo para a seleção dos trabalhos.

Palavras – chave Grupo 1 – Prêmios da Qualidade; Premio da Qualidade.

Grupo 2 – Desempenho.

Operador Boleano OR entre as palavras chaves, AND entre os grupos

Base de Dados 21 revistas importantes

Critério de Exclusão

- Artigos sobre setor público, ONGs ou outras instituições sem fins lucrativos;

- Os trabalhos que não incluem as palavras-chave de cada grupo no resumo;

- Trabalhos que relacionam Prêmios da Qualidade com outros Prêmios da Qualidade;

- Pesquisas realizadas em somente uma empresa.

Idioma Inglês

Tipo de publicação Artigos

Período Todos os anos

Quadro 2: Protocolo da Revisão da Literatura.

Fonte: Adaptado de Leite (2012).

A base de dados utilizada para aplicar o protocolo do Quadro 2 foi a Web Of

Knowledge. Um total de 151 artigos foi recuperado em fevereiro de 2013. Após a leitura dos

resumos e aplicação dos critérios de exclusão 27 artigos foram selecionadas para serem analisados. A Figura 1 mostra a distribuição por ano de publicação dos artigos analisados e o numero total de papéis que foram identificados utilizando os critérios de pesquisa.

Para esta pesquisa não foi aplicado um limite de tempo, no entanto, pode-se observar na Figura 1 que os primeiros estudos sobre o tema em questão surgiram a partir de 1994. Uma possível explicação para este fato é de que o prêmio nacional da qualidade Norte-Americano e o Prêmio Nacional da Qualidade Europeu, que são considerados como uns dos principais prêmios da Qualidade no mundo surgiram no final da década de 1980 e início da década de 1990.

(5)

-1 1 3 5 7 9 11 13 15 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006 2008 2010 2012

Trabalhos Identificados Trabalhos Selecionados

n ú m er o d e tr ab al h o s

Figura 3: Distribuição dos trabalhos identificados Fonte: Adaptado de Leite (2012)

Dos 124 trabalhos que foram removidos pelos critérios de exclusão, 55% estão relacionados ao fato de não ter uma palavra-chave de cada grupo no resumo, 32% estão relacionados ao fato de que o trabalho é sobre setor público, ONGs ou outras instituições sem fins lucrativos, os trabalhos restantes foram eliminados pelos demais critérios de exclusão.

O método de análise deste trabalho é adaptado de Leite (2012), desta forma o conjunto de trabalhos selecionados é analisado em três categorias:

1 – veículos de publicação; 2 – método de pesquisa; 3 – trabalhos principais. 3 Resultados e Discussão

Nesta seção os resultados são apresentados, assim como uma análise dos principais achados.

3.1 Veículos de publicação

O total dos trabalhos identificados foram pubicados em 52 revistas, no entanto, os trabalhos que permanceram após a aplicação dos critérios de exclusão foram publicados em 16 revistas. A Figura 4 apresenta a distribuição dos artigos selecionados por periódico.

Como pode ser observado na Figura 2, quase 60% dos trabalhos foram publicados em cinco periódicos. São Eles:

- Total Quality Management & Business Excellence; - Journal of Operations Management;

- Management Science;

- International Journal of Operations & Production Management; e - Total Quality Management.

(6)

6 3 3 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 0 1 2 3 4 5 6 7

Figura 4: Distribuição dos trabalhos por revista

Destas cinco revistas a mais importante com seis trabalhos publicados é a Total

Quality Management & Business Excellence que é uma revista internacional Canadense que

tem por objetivo principal estimular o pensamento em todos os aspectos da Gestão da Qualidade Total e destina-se a comunidade acadêmica e profissionais que atuam nesta área. A revista apresenta estudos acadêmicos, assim como, trabalhos de consultoria com rigor científico, incluindo cultura e qualidade, estratégia e qualidade, sistemas de qualidade, ferramentas e técnicas de gestão da qualidade total, principalmente na indústria transformadora e no setor de serviços.

A missão do Journal of Operations Management (JOM) é publicar trabalhos que impactam de forma significativa a teoria e prática sobre o tema gestão de operações. Destinado ao público que deseja estar a par do estado da arte em gestão de operações o JOM geralmente publica trabalhos com características de estudo de caso, pesquisas amostrais, experimentos de laboratórios, análise econométrica, modelagem entre outros.

A Management Science é uma revista acadêmica que publica trabalhos científicos sobre a prática da gestão. Em seu escopo encontra-se trabalhos que relacionam a gestão com a estratégia, inovação, empreendendorismo, tecnologia da informação, bem como trabalhos da áreas funcionais das organizações como contabilidade, finanças, marketing e operações.

A revista International Journal of Operations & Production Management (IJOPM) segue na mesma linha do JOM e publica trabalhos sobre o tema gestão de operações.

Por fim a revista Total Quality Management publicou trabalhos até 2002 e foi continuada pela revista Total Quality Management & Business Excellence.

3.2 Método de pesquisa utilizado nos trabalhos

Os autores dos trabalhos selecionados utilizaram três métodos de pesquisas distintos para operacionalizar seus trabalhos, que podem ser observados na Figura 5.

(7)

15 10 2 0 2 4 6 8 10 12 14 16 Pesquisa Quantitativa (testes estatísticos) Pesquisa Quantitativa (Survey) Estudos de Caso

Figura 4: Método de pesquisa utilizados nos trabalhos

Os testes estatísticos foram utilizados pela maioria dos autores e se classificam como: Abordagem de comparação pareada utilizado por Boulter (2013), test-t e test de Wicoxon utilizado por Zhang e Xia (2013), Casado e Legaz (2010), Hendricks e Singhal (2001a), Hendricks e Singhal (2001b), Adams et al (1999), Przasnyki e Tai (1999) Hendricks e Singhal (1997), Hendricks e Singhal (1996), análise multivariada utilizado por York e Miree (2004), análise de regressão múltipla e correlação utilizadas por Chung et al (2008), Cheah (2007) e Przasnyski e Tai (2002), Anderson et al (1998). A maioria destes trabalhos consistiu em analisar empresas vencedoras ou participantes de Prêmios Nacionais da Qualidade ou Prêmios Estaduais e compará-las com as demais empresas do setor, em um período anterior a obtenção do prêmio e um período posterior a obtenção do prêmio. O desempenho foi medido por meio de indicadores financeiros tradicionais como vendas, lucro, retorno sobre o ativo, retorno das ações para o acionista, endividamento entre outros. Todos os 15 trabalhos deste grupo apresentaram como resultado uma relação positiva entre Prêmio da Qualidade e Desempenho superior. Nos trabalhos de Zhang e Xia (2013) e York e Miree (2004) as empresas apresentaram um desempenho superior em relação as demais empresas do setor tanto no período após obterem o prêmio quanto no período anterior, este fato pode indicar que empresas melhores estruturadas e com melhores resultados estão mais propensas a participarem de Programas de TQM.

Outro método identificado foi o survey. Neste grupo destaca-se os trabalhos de Link e Scott (2012), Pipan et al (2011), Moon et al (2011), Sun (2011), Garengo (2009), Prajogo e Hong (2008), Eriksson et al (2003), Kuratko et al (2001), Meyer e Collier (2001), Wilson e Collier (2000). A maioria destes estudos tem como características a análise do desempenho e relação dos critérios de excelência dos Prêmio da Qualidade. Um resultado comum aponta para o critério liderança como influenciador direto e indireto dos outros critérios de excelência e também do resultado global das organizações analisadas.

Por fim, encontram-se apenas dois trabalhos que utilizaram estudos de caso como método de pesquisa, estes são os trabalhos de Prajogo e McDermott (2005) e Prajogo (2005).

(8)

Estes trabalhos consistem em relacionar o nível de sucesso na implementação da TQM com a cultura organizacional.

É evidente que a grande maioria dos trabalhos que relacionam prêmios da qualidade e desempenho são de forma quantitativa. Uma possível explicação para este ocorrido é o fato da possível dificuldade de acesso aos dados de empresas tão específicas.

3.3 Trabalhos Principais

Nesta seção serão apresentados os principais trabalhos sobre o tema, o Quadro 3 apresenta a quantidade de citação para cada autor do estudo.

Nº Autores Revista Nº de Citações

1 Hendricks e Singhal (1997) Management Science 202

2 Hendricks e Singhal (2001) a Journal of Operations Management 115

3 Hendricks e Singhal (1996) Management Science 111

4 Hendricks e Singhal (2001) b Management Science 90

5 Wilson e Collier (2000) Decision Sciences 82

6 Meyer e Collier (2001) Journal of Operations Management 60

7 York e Miree (2004) Journal of Operations Management 29

8 Prajogo e McDermott (2005) International Journal of Operations & Production Management 27

9 Adams et al (1999) Omega-International Journal of Management Science 20

10 Anderson et al (1998) Transportation Research Part E-Logistics and Transportation

Review 18

11 Prajogo (2005) International Journal of Service Industry Management 16

12 Kuratko et al (2001) Journal of Small Business Management 13

13 Prajogo e Hong (2008) Technovation 10

14 Przasnyski e Tai (2002) Total Quality Management 8

15 Przasnyki e Tai (1999) Total Quality Management 8

16 Garengo (2009) Total Quality Management & Business Excellence 5

17 Chung et al (2008) Total Quality Management & Business Excellence 4

18 Eriksson et al (2003) Total Quality Management & Business Excellence 3

19 Boulter (2013) International Journal of Operations & Production Management 0

20 Zhang e Xia (2013) Production and Operations Management 0

21 Link e Scott (2012) Science and Public Policy 0

22 Chong et al (2012) Journal of Business Economics and Management 0

23 Pipan et al (2011) African Journal of Business Management 0

24 Moon et al (2011) Total Quality Management & Business Excellence 0

25 Sun (2011) Total Quality Management & Business Excellence 0

26 Casado e Legaz (2010) TQM Magazine 0

27 Cheah (2007) Total Quality Management & Business Excellence 0

Quadro 3: Relação de autores

A seguir serão apresentados os estudos de Hendricks e Singhal (1996), (1997), (2001a) e (2001b), Wilson e Collier (2000), Meyer e Collier (2001) e York e Miree (2004), pois eles representam mais de 80% do total das citações.

Hendricks e Singhal (1996) analisaram as vencedoras do MBNQA observando o impacto que o anúncio das vencedoras ocasionou no valor das ações. O resultado sugere que

(9)

no dia do anúncio do Prêmio o valor das ações das vencedoras teve um comportamento favorável anormal.

Hendricks e Singhal (1997) realizaram um trabalho que parte da hipótese de que a implantação efetiva de programas de Gestão pela Qualidade Total melhora o desempenho das organizações. Para tanto, empresas vencedoras de prêmios da qualidade são usadas como

proxy para a implementação efetiva dos programas de TQM, quando são comparadas por

meio de testes estatísticos com uma amostra de empresas do mesmo setor econômico num período de 10 anos (6 anos antes e três anos após a obtenção do prêmio). Como medidas de desempenho foram utilizadas a receita operacional, o aumento de vendas, controle de custos, crescimento de empregos e ativos. De maneira geral, os testes estatísticos apresentam evidências de que as empresas que ganharam prêmios de qualidade possuem níveis de desempenho superiores às demais empresas do mesmo setor econômico.

Hendricks e Singhal (2001a) utilizam uma amostra de vencedores de prêmio de qualidade para testar empiricamente hipóteses que relacionam mudanças na renda operacional associado à implantação eficaz da Gestão da Qualidade Total para várias características da empresa. As características analisadas são o tamanho da empresa, o grau de intensidade de capital, o grau de diversificação, o calendário de execução TQM, e a maturidade do programa. Os resultados indicam que as características organizacionais moderam os benefícios da implantação do TQM.

Hendricks e Singhal (2001b) focalizaram a contribuição da gestão da qualidade para a maximização da riqueza dos acionistas de empresas de capital aberto, por meio do acompanhamento da evolução, no longo prazo, do valor de mercado dessas empresas comparativamente a um grupo de controle. Os resultados mostram a inexistência de diferenças significativas no crescimento do valor das empresas no período de implantação do TQM; já no período pós-implementação as empresas vencedoras de prêmios apresentam um desempenho superior em relação ao grupo de controle.

York e Miree (2004) colocam em discussão uma questão polêmica: as empresas obtêm melhores resultados devido à adoção da Gestão da Qualidade, ou empresas que possuem melhores resultados estão mais propensas a adotarem a Gestão da Qualidade? O estudo examinou a relação entre o TQM e o desempenho financeiro, utilizando-se de uma amostra de vencedoras do Malcolm Baldrige National Quality Award e de prêmios estaduais obtidos nos Estados Unidos. Os resultados evidenciaram que ambas as vencedoras do MBNQA e dos prêmios estaduais tinham um melhor desempenho financeiro do que seus pares fossem antes de ganhar o prêmio como também depois.

Wilson e Collier (2000) estudaram os diversos critérios que formavam o modelo do

Malcolm Baldrige National Quality Award. Os resultados apontaram que os critérios Gestão

de Processos e Informação e Análise influenciaram de forma positiva do desempenho financeiro. Os demais critérios não influenciaram o desempenho financeiro diretamente, mas sim de forma indireta por meio de seu efeito sobre Gestão de Processos e Informação e Analise.

4 Conclusão

Pode-se dizer que os estudos que buscaram relacionar os prêmios da qualidade com desempenho são recentes, isso pode ser explicado pelo fato de que os principais prêmios foram introduzidos no final da década de 1980 e inicio da década de 1990.

(10)

Os resultados demonstram que os principais autores são Hendricks e Singhal, pois os seus artigos foram seminais e apresentaram rigor científico o que garantiu um número elevado de citações de seus trabalhos por outros autores. Outra evidencia importante é o fato de que a pesquisa de forma quantitativa predomina neste tema.

Este estudo da relação entre Prêmios da Qualidade e desempenho por meio de uma revisão sistemática da literatura é um esforço para ampliar a teoria sobre a temática, assim como fornecer motivação para novos estudos. No geral, os resultados revelam uma correlação positiva entre diversas práticas de Gestão da Qualidade e desempenho da empresa. De certa forma a apresentação desses estudos e do resultado poder fornecer um impulso para os profissionais a adotarem práticas de Gestão da Qualidade em suas organizações.

Este resultado positivo deve ser analisado com cautela, pois, os estudos aqui apresentados também possuem limitações, como o tamanho da amostra, a quantidade de países analisados conjuntamente, o método de coleta e análise dos dados entre outros.

Como uma possibilidade de estudos futuro, seria interessante a replicação do estudo de York e Miree (2004) com a utilização de indicadores de desempenho financeiros de valor e utilizar mais de um país. Um estudo nesta formatação avançaria nos indicadores de desempenho, assim como eliminaria o efeito pais na análise.

Referências

AHIRE, S.L., DREYFUS, P. The impact of design management and process management on quality: an empirical examination. Journal of Operations Management. v. 18, p. 549-575, 2000.

ANDERSON, J.C., RUNGTUSANATHAM, M., SCHROEDER, R.G., DEVARAJ, S. A path analytic model of a theory of quality management underlying the Deming Management Method: preliminary empirical findings. Decision Sciences. v. 26, p. 637-658, 1995.

ANDERSON, R.D; JERMAN, R.E; CRUM, M.R. Quality management influences on logistics performance. Transportation Research Part E-Logistics and Transportation Review. v. 34, n. 2, 1998, p. 137-148.

BIAZZO, S.; BERNARDI, G. Organisational self-assessment options A classification and a conceptual map for SMEs. International Journal of Quality & Reliability Management, v. 20, n. 8, p. 881-900, 2003.

BOULTER, L; BENDELL, T; DAHLGAARD, J. Total quality beyond North America: A comparative analysis of the performance of European Excellence Award winners. International Journal of Operations & Production Management. v. 33, n. 2, 2013, p. 197-215.

CALLINGO, L.M.R. National quality and business excellence awards: mapping the field and prospects for Asia. In. The quest for global competitiveness through national quality and business excellence awards. Asia Productivity Organization, Tokyo. p. 3-18. 2002.

CASADO, P.C.; LEGAZ, S. G. Quallity awards and performance: is there a relationship? The TQM Journal. v. 22, n. 5, p. 529-538, 2010.

Cheah, J.E.T. Baldrige Award announcement and long memory in shareholder wealth. Total Quality Management & Business Excellence. v. 18, n. 1-2, 2007, p. 209-218.

(11)

CHOI, T.Y., EBOCH, K. The TQM paradox: relations among TQM practices, plant performance, and customer satisfaction. Journal of Operations Management. v. 17, p. 59-75, 1998.

CHONG, A.Y; LIN, B; OOI, K; THE, P. Does TQM support innovation performance in Malaysia's manufacturing industry? Journal of Business Economics and Management. v.13, n. 2, 2012, p. 366.

CHUNG, Y.C; TIEN, S.W; HSIEH, C.H; TSAI, C.H. A study of the business value of Total Quality Management. Total Quality Management & Business Excellence. v. 19, n. 4, 2008, p. 367-379.

CUA, K.O., MCKONE, K.E., SCHROEDER, R.G. Relationships between implementation of TQM, JIT, and TPM and manufacturing performance. Journal of Operations Management. v. 19, p. 675-694, 2001.

DAS, A., HANDFIELD, R.B., CALANTONE, R.J., GHOSH, S. A contingent view of quality management the impact of international competition on quality. Decision Sciences. v. 31, p. 649-690, 2000.

DEAN, J.W., BOWEN, D.E. Management theory and total quality: improving research and practice through theory development. Academy of Management Review. v. 19, n. 3, p. 393-418, 1994.

DOUGLAS, T.J.; JUDGE JR., W.Q. Total quality management implementation and competitive advantage: the role of structural control and exploration. The Academy of Management Journal. v. 44, n. 1, 2001. p. 158-169.

ERIKSSON, H; JOHANSSON, F; WIKLUND, H. Effects of in-company quality awards on organizational performance. Total Quality Management & Business Excellence. v. 14, n. 2, 2003, p. 235-242.

FLYNN, B.B., SCHROEDER, R.G., SAKAKIBARA, S. The impact of quality management practices on performance and competitive advantage. Decision Sciences. v. 26, p. 659-691, 1995.

GARENGO, P. A performance measurement system for SMEs taking part in Quality Award Programmes. Total Quality Management & Business Excellence. v. 20, n. 1, 2009, p. 91-105.

GRIGG, N.; MANN, R. Rewarding Excellence: An international study into business excellence award processes. Quality Management Journal. v. 15, n. 3, p. 26-40, jul. 2008. HENDRICKS, K.B.; SINGHAL, V.R. Quality awards and the market value of the firm: An empirical investigation. Management Science. v. 42, n. 3, 1996. p. 415

HENDRICKS, K.B.; SINGHAL, V.R. Does implementing an effective TQM program actually improve operating performance? Empirical evidence from firms that have won quality awards. Management Science. v. 43, n. 9, p. 1258-1274, set. 1997.

HENDRICKS, K.B.; SINGHAL, V.R. The long-run stock price performance of firms with effective TQM programs. Management Science. v. 47, n. 3, 2001a. p. 359-368.

HENDRICKS, K.B.; SINGHAL, V.R. Firm characteristics, total quality management, and financial performance. Journal of Operations Management. v. 19, n. 3, 2001b, p. 269-285.

(12)

HO, D.C.K., DUFFY, V.G., SHIH, H.M. Total quality management: an empirical test for mediation effect. International Journal of Production Research. v.39, 2001. p.529–548. HUI, K.H. & CHUAN, T.K. Nine approaches to organizational excellence. Journal of Organizational Excellence. v. 21, n. 1, p. 53-65, nov. 2002.

KURATKO, D.F; GOODALE, J.C; Hornsby, J.S. Quality practices for a competitive advantage in smaller firms. Journal of Small Business Management. v. 39, n. 4, 2001, p. 293-311.

LEITE, L. R. Systematic Literature Review on Performance Measurement and Sustainabiliity. 33rd Annual International Conference of the American Society for Engineering Management, 2012, Virginia Beach. Proceedings of the 33rd Annual International Conference of the American Society for Engineering Management, 2012.

LINK, A.N; SCOTT, J.T. On the social value of quality: An economic evaluation of the Baldrige Performance Excellence Program. Science and Public Policy. v. 39, n. 5, 2012, p. 680-689.

MAVROIDIS, V; AGORITSAS, C; TOLIOPOULOU, S. A comparative analysis and review of national quality awards in Europe. The TQM Magazine. v. 19, n. 5, p. 454-467, 2007. Meyer, S.M; Collier, D.A. An empirical test of the causal relationships in the Baldrige Health Care Pilot Criteria. Journal of Operations Management. v. 19, n. 4, 2001, p. 403-425. MIGUEL, P.A.C. A comparison of quality and business excellence programs in the world. Revista de Ciência & Tecnologia. v. 13, n. 25/26, p. 35-46, 2005.

NATIONAL INSTITUTE OF STANDARDS AND TECHNOLOGY’S (NIST). Baldrige National Quality Program, Criteria for performance excellence. 2010.

Moon, J.Y; Lee, S.C; Yong-Seung, P; Suh, Y.H. A study on the causal relationships in the Korean National Quality Award model. Total Quality Management & Business Excellence. v. 22, n. 7, 2011, p. 705-726.

KAYNAK, H. The relationship between total quality management practices and their effects on firm performance. Journal of Operations Management. v. 21, 2003. p. 405-435.

PIPAN, K.K; GOMISCEK, B; KLJAJIC, M; JESENKO, M. An empirical study on comparing total quality management (TQM) items of national quality award applicants in Slovenia. African Journal of Business Management. v. 5, n. 33, 2011, p. 12829-12840. PRZASNYSKI, Z.H; TAI, L.S. Stock market reaction to Malcolm Baldridge National Quality Award announcements: does quality pay? Total Quality Management. v. 10, n. 3, 1999, p. 391-400.

PRZASNYSKI, Z.H; TAI, L.S. Stock performance of Malcolm Baldrige National Quality Award winning companies. Total Quality Management. v. 13, n. 4, 2002, p. 475-488.

PRAJOGO, D.I; MCDERMOTT, C.M. The relationship between total quality management practices and organizational culture. International Journal of Operations & Production Management. v. 25, n.11, 2005, p. 1101-1122.

PRAJOGO, D.I. The comparative analysis of TQM practices and quality performance between manufacturing and service firms. International Journal of Service Industry Management. v. 16, n. 3-4, 2005, p. 217-228.

(13)

PRAJOGO, D.I; HONG, S.W. The effect of TQM on performance in R&D environments: Aperspective from South Korean firms. Technovation. v. 28, n. 12, 2008, p. 855-863.

SHAH, R., WARD, P.T. Lean manufacturing: context, practice bundles, and performance. Journal of Operations Management. v. 21, 2003. p.129-149.

SOUSA, R., VOSS, C.A. Quality management re-visited: a reflective review and agenda for future research. Journal of Operations Management. v. 20, p. 91-109, 2002.

Sun, H.Y. A systems research on quality management under the MBNQA framework. Total Quality Management & Business Excellence. v. 22, n. 11, 2011, p. 1195-1211.

TAN, K.C. A compartative study of 16 natinoal quality awards. The TQM Magazine. v. 14, n. 3, p. 165-171, 2002.

TRANFIELD, D., DAVID, D., PALMINDER, S. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management. v. 14, 2003, p. 207-222.

VOKURKA, R. et al. Comparative Analysis of National and Regional Quality Awards. Quality Progress. v. 33, n. 8, p. 41-49, ago. 2000.

WILSON, D.D.; COLLIER, D.A. An empirical investigation of the Malcolm Baldrige National Quality Award causal model. Decision Sciences. v. 31, n. 2, 2000, p. 361-390. YORK, K.M.; MIREE, C.E. Causation or covariation: an empirical re-examination of the link between TQM and financial performance. Journal of Operations Management. v. 22, n. 3, p. 291-311, jun. 2004.

ZHANG, G.P; XIA, Y.S. Does Quality Still Pay? A Reexamination of the Relationship Between Effective Quality Management and Firm Performance. Production and Operations Management. v. 22, n. 1, 2013, p. 120-136.

Referências

Documentos relacionados

A reinserção, nesta perspectiva, convoca um papel mais activo da sociedade e, nesta medida, é preferível, enquanto conceito que encerra um programa de acção para a

All these elements were organized into three meta-themes — self or the teacher’s ethical professional identity, the internal environment of the school district, and

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

com a vulnerabilidade para a ocorrência ou manifestação de alterações na cognição. Esta realidade ganha vida com o número cada vez mais expressivo destas