• Nenhum resultado encontrado

PRORROGAÇÃO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES PARA O INQUÉRITO DE SAÚDE (C4) NA REGIÃO DOS PIRINEUS, RIDE DF 23 DE SETEMBRO DE 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRORROGAÇÃO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES PARA O INQUÉRITO DE SAÚDE (C4) NA REGIÃO DOS PIRINEUS, RIDE DF 23 DE SETEMBRO DE 2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 Universidade de Brasília

Faculdade de Ciências da Saúde

PRORROGAÇÃO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE ENTREVISTADORES PARA O INQUÉRITO DE SAÚDE (C4) NA REGIÃO DOS PIRINEUS, RIDE – DF

23 DE SETEMBRO DE 2015 1. Antecedentes:

O Departamento de Saúde Coletiva (DSC), da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (NESC/UFG) e o Ministério da Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (MS/ICICT/FIOCRUZ) estão desenvolvendo o projeto: “Ambiente e Saúde na Região dos Pirineus, Entorno do Distrito Federal – Uma abordagem multidisciplinar das condições de vida e de saúde em pequenos territórios”. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) por meio de diversos convênios e apoiado pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, pela Universidade Estadual de Goiás, campus Pirenópolis, e pelos Polos UAB/UnB Anápolis e Alexânia.

O projeto consiste na descrição e estudo das associações entre as características físicas e sociais do ambiente e as condições de saúde da população na Região dos Pirineus do Entorno do Distrito Federal (RIDE-DF), compreendendo os municípios de Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho, Corumbá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo e Pirenópolis. Além de caracterizar os ambientes físico e social o projeto inclui, como um de seus componentes, a execução de um inquérito de saúde domiciliar de base populacional que permita avaliar e monitorar as condições de saúde e o desempenho do sistema de saúde nos municípios antes mencionados. A pesquisa já foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. O inquérito já foi realizado nos municípios do Entorno Sul, nas Regiões Administrativas do Paranoá e Itapoã do Distrito Federal e nos municípios da Região do Entorno Norte da RIDE-DF.

Estão previstas aproximadamente 900 entrevistas na Região dos Pirineus a serem executadas por quatro equipes constituídas por um Coordenador Geral, um Coordenador de Campo, quatro (04) Supervisores de Campo e dezesseis (16) entrevistadores. A coleta de dados nos municípios da Região dos Pirineus terá início no mês de outubro de 2015 com duração prevista de seis a oito meses.

(2)

2 O Projeto conta atualmente com número limitado de bolsas tipo ATP/B/Nível Médio do CNPq para estudantes. Serão constituídas quatro equipes de campo, cada uma composta por um supervisor de campo e quatro estudantes bolsistas.

2. Do Objeto do Edital

Divulgar os requisitos e promover a inscrição de alunos de graduação interessados em participar da seleção de entrevistadores que comporão as equipes de coleta de dados nos municípios da Região dos Pirineus.

3. Do público-alvo e número de vagas da Seleção:

3.1. Público-alvo: Estudantes de graduação e/ou de especialização de

qualquer curso de Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC,

públicas ou privadas, com sede nas cidades de Anápolis, Alexânia, Pirenópolis ou outras pertencentes aos municípios da Região dos Pirineus da RIDE-DF, de preferência residentes nos municípios de Anápolis, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho, Corumbá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo ou Pirenópolis.

3.2. Número de Vagas: 18 (16 efetivos e 2 suplentes)

4. Dos critérios de inscrição dos estudantes no processo de seleção:

Ser estudante de graduação e/ou especialização de qualquer curso regularmente matriculado, em qualquer semestre, em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, de preferência residente nos municípios de Anápolis, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho, Corumbá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo ou Pirenópolis.

4.1. Período e locais de inscrição:

4.1.1.Período de inscrição: 23 a 30 de setembro de 2015 (as inscrições realizadas prévias à prorrogação do edital, no período de 10 a 22 de setembro são válidas não sendo necessário repetir a inscrição).

4.1.2. Locais de Inscrições: (I) UAB Polo de Anápolis

Endereço: Av. São Francisco, nº 880 - Bairro Jundiaí. CEP 75.110-810 - Anápolis-GO. Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h. Detalhes de localização e endereço em: http://www.ead.unb.br/index.php/polos/112

(II) UEG Campus Pirenópolis

Endereço: Av. Benjamim Constant Qd. 58 Lt. 02 CEP:72980-000 - Pirenópolis-GO. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 22h. Detalhes de localização e endereço em: http://www.pirenopolis.ueg.br

(3)

3 Endereço: Rodovia GO 139 - Km 2 - Fazenda Cachoeira CEP 72.930-000 Polo Universitário de Apoio Presencial Cora Coralina - Alexânia-GO.

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Detalhes de localização e endereço em: http://www.ead.unb.br/index.php/polos/110

(IV) Secretaria do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) - Universidade de Brasília (UnB).

Endereço: Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Campus Universitário Darcy Ribeiro.

Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, 9h às 18h.

4.1.3. Não serão consideradas as inscrições feitas em locais e horários diferentes aos estipulados neste edital.

4.2. Documentação exigida (obs: os originais servirão para checagem e serão devolvidos no ato da inscrição):

a. Cópia e original da Carteira de Identidade b. Cópia e original do CPF

c. comprovante de residência (por exemplo, conta de telefone, luz, água, faturas de cartão de crédito ou outras)

d. Formulário de inscrição devidamente preenchido conforme modelo do ANEXO I.

e. Cópia e original do Histórico Escolar da graduação atualizado da Instituição de Ensino Superior, contendo nome do curso de graduação, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), à exceção dos alunos que estão cursando o primeiro semestre. Em caso de ser aluno de curso de especialização, além do histórico escolar da graduação, adicionar o histórico escolar do curso em andamento.

f. Cópia e Original do Histórico Escolar do Ensino Médio para os alunos que estão cursando o primeiro semestre na Instituição de Ensino Superior.

g. Grade horária do período letivo em curso.

h. Declaração da Instituição de Ensino Superior em que conste que o candidato esta matriculado.

i. Declaração de que não é servidor público / não ter vínculos empregatício e que não recebe qualquer outra modalidade de bolsa (do CNPq, da CAPES ou de outra Agência de fomento) em formulário próprio, segundo modelo do ANEXO II.

j. Declaração de disponibilidade de carga horária mínima de 16 horas semanais, pelo período de vigência do projeto, incluindo sábados, domingos, feriados, recessos e férias em formulário próprio, segundo modelo do ANEXO II.

k. Declaração de disponibilidade para deslocamento para outros municípios da Região dos Pirineus (fora do município de residência) para trabalho de campo em formulário próprio, segundo modelo do ANEXO II.

Observação: Somente participarão do processo seletivo os inscritos com a

(4)

4

5. Dos requisitos para ocupação das vagas:

a. Apresentar disponibilidade de carga horária mínima de 16 horas semanais, pelo período de vigência do projeto, incluindo os sábados, domingos, feriados, recessos e férias.

b. Apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 3,5 à exceção dos alunos que estão cursando o primeiro semestre na IES.

c. Apresentar bom rendimento acadêmico no ensino médio, comprovado por Histórico Escolar, para os alunos que estão cursando o primeiro semestre na IES.

d. Não ser servidor público ou ter outro vínculo empregatício e não receber qualquer outra modalidade de bolsa (do CNPq, da CAPES ou de outra Agência de fomento).

e. Ser residente de preferência nos municípios de Anápolis, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho, Corumbá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo ou Pirenópolis.

f. Apresentar disponibilidade para deslocamento para outros municípios da Região dos Pirineus (fora do município de residência) para trabalho de campo.

6. Do processo seletivo:

O processo seletivo irá se dar em três etapas:

1ª Etapa – dia 30 de setembro de 2015: De caráter eliminatório e

classificatório por meio de instrumento avaliativo no qual se considerara pontuações para os requisitos definidos para ocupação das vagas e rendimento acadêmico. Será organizada uma ordem de classificação geral. Os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, pela média aritmética das notas obtidas no processo de seleção. Obedecendo à ordem de classificação geral, serão convocados (via correio eletrônico e/ou telefone indicando o horário e local), para a segunda etapa, os primeiros 20 candidatos classificados.

2ª Etapa – dias 1º e 2 de outubro de 2015: Consiste em entrevista a ser

realizada em Anápolis, na UAB Polo Anápolis, Av. São Francisco, nº 880 - Bairro Jundiaí, e horário a ser divulgado por correio eletrônico e/ou telefone após a 1ª etapa. Serão selecionados 18 candidatos, 16 efetivos e 02 suplentes. Os resultados da segunda etapa serão divulgados no dia 05 de

outubro, por meio de correio eletrônico e nos sites da UAB/UnB e UEG

Pirenópolis.

3ª Etapa – dia 09 e 10 de outubro 2015: Os 18 candidatos, 16 efetivos e 02

suplentes, conforme as classificações nas etapas anteriores irão participar do treinamento de entrevistadores nos dias 09 e 10 de outubro de 2015, das 9:00 às 17:00 horas, em local a ser definido e divulgado após a 2ª etapa. Quem não participar estará automaticamente desligado do processo de seleção.

7. Da vigência, cancelamento e valores das bolsas:

(5)

5 7.2: Cancelamento: A bolsa concedida poderá ser cancelada a qualquer momento, por solicitação do bolsista, por descumprimento do previsto na proposta de execução do projeto ou vínculo empregatício.

7.3: Valor da bolsa ATP/B/Nível Médio: R$ 400,00 / mês.

7.4. Será concedida uma ajuda de custo para transporte e alimentação durante o trabalho de campo.

8. Da divulgação do edital:

Este edital pode ser acessado, na íntegra, no sítio eletrônico da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Pirenópolis – www.pirenopolis.ueg.br e no sítio eletrônico da DEGD/DEG/UnB – www.ead.unb.br. Cópias impressas poderão ser acessadas nas Secretarias de Saúde dos municípios participantes do projeto.

(6)

6 ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DO ESTUDANTE – INQUERITO DE SAUDE REGIÃO DOS PIRINEUS – RIDE DF / UnB

NOME COMPLETO:

Data de Nascimento: Dia/mês/ano .../.../...

Estado Civil: ( ) Solteiro(a) ( ) Divorciado(a) ( ) Casado(a) ( )Desquitado (a) ( ) Viúvo(a) Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

Nacionalidade(país) :... Natural: Estado:... Cidade:... Nome do cônjuge: ... Nome da Mãe... Nome do Pai... CPF... RG...Data de Emissão.../.../...

Endereço de residência do participante (completo):

... ... CEP ...Município: ... UF Logradouro: ...Número... Complemento:... Telefone Residencial:... Celular 1 : ... ...Celular 2: ... E-mail: ... Curso de Graduação e Especialização (se pertinente):

... Instituição de Ensino Superior

Ano de Ingresso no Curso

... Semestre em que se encontra matriculado:

(7)

7

ANEXO II

TERMO DE COMPROMISSO DO ESTUDANTE

O II

Eu, ____________________________________________________________, aluno do curso _________________________________, candidato(a) à bolsa ATP/B/Nível Médio do Inquérito de Saúde da Região dos Pirineus, firmo o presente documento.

1. DECLARO que não sou servidor público ou tenho outro vínculo empregatício e DECLARO não receber bolsa ou auxílio de custo de outro programa CAPES, CNPq ou outra agência de fomento nacional ou de organismo nacional ou internacional;

2. DECLARO ter disponibilidade de carga horária mínima de 16 horas

semanais, pelo período de vigência do projeto, incluindo sábados, domingos, feriados, recessos e férias.

3. DECLARO ter disponibilidade para deslocamento para outros municípios da Região dos Pirineus (fora do município de residência) para trabalho de campo. 4. DECLARO ainda, estar ciente de que, caso selecionado(a) para recebimento da bolsa, a infração a qualquer dos itens deste Termo de Compromisso implica no cancelamento dos benefícios. Infração à declaração de vínculo empregatício com o serviço público ou ser beneficiário de outra bolsa / auxílio de custo de outro programa acarreta a obrigação de restituir à Instituição toda importância recebida indevidamente em valores reajustados conforme legislação vigente. 5. DECLARO ter interesse em fazer parte de equipe de pesquisa para a execução de inquérito de saúde de base domiciliar na Região dos Pirineus da RIDE-DF e integrar a equipe de entrevistadores, entre outras atividades.

Local e Data:

Referências

Documentos relacionados

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

A nível da engenharia dos tecidos será abordada uma visão geral dos diferentes tipos de células estaminais dentárias, como as células estaminais da polpa dentária, de

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

In summary this study showed that SRSD instruction, with or without transcription training, resulted in improvements on measures directly related to the program (i.e.,

Este trecho mostra claramente que a repressão ao abuso, tornada concreta por análise casuística do juiz, em atenção justamente à finalidade social do direito, à boa-fé e aos