• Nenhum resultado encontrado

Agroenergia em destaque no cenário estadual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agroenergia em destaque no cenário estadual"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Embrapa Clima Temperado

Ano 14, nº 643

03/11 a 07/11/2008

O evento, que visa difundir as políticas nacional e regional de agroenergia, em prol da produção tanto de biocombustíveis quanto de etanol, é fruto de uma parceria entre Embrapa Clima Temperado, Emater/ RS/Ascar, Fepagro e Fiergs/IEL. O Simpósio Esta-dual de Agroenergia e a 2ª Reunião Técnica de Pesquisa em Agroenergia acontece em Porto Alegre, no Salão de Convenções da FIERGS, de 4 a 6 de novembro.

Durante o evento os

Agroenergia em destaque no cenário estadual

participantes vão conhecer o portifólio de projetos em agroenergia da Embrapa , além de poderem ouvir palestras e debater aspectos relacionados ao potencial das culturas agrícolas para a produção de etanol e outros biocombustíveis, além de discussões em torno de cenários prospectivos para a cadeia produtiva do biodiesel no RS e de palestras sobre o panorama dos biocombustíveis no Brasil e no mundo.

A sustentabilidade am-biental e a inovação também serão temas abordados no evento, através de diversas palestras, entre elas alguns temas de destaque são: florestas agroenergéticas, polímeros verdes, potencial de microalgas para produção de biocombustíveis, mecanização da lavoura canavieira, perspectivas para produção de etanol lignocelulósico e do biogás no RS.

A abertura do evento, que acontece às 10h, no dia 4, terça, contará com as presenças do presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, do presidente da Fiergs, Paulo Tigre, e do secretário de

Embrapa Sul acontece em Passo Fundo

A Embrapa Trigo, de Passo Fundo, será, de segunda-feira, dia 3, a sábado da próxima semana, 8, sede do XXVIII Encontro de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE Sul - 2008, encontro esportivo

anual que reúne empregados das Unidades do Sul do Brasil, da Embrapa. Futebol de salão, futebol-sete e vôlei são algumas das modalidades a serem disputadas. Estarão marcando presença nesta

edição do Embrapa Sul empregados lotados nas sete unidades no Sul do país: Embrapa Florestas (Colombo/PR), Embrapa Soja (Londrina/PR), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), Embrapa

Trigo (Passo Fundo/RS), Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS), Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) e Embrapa Uva e Vinho

(Bento Gonçalves/RS).

Ciência e Tecnologia do RS, Artur Lorentz. Os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel já confirmaram participação e farão as palestras de encerramento do evento, no dia 6, quinta, onde falarão sobre “Políticas públicas para biocombustíveis” e “Biocombustíveis e mais alimentos”, respectivamente.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do site www.cpact.embrapa.br e custam R$ 50,00 (estudantes) e R$ 100,00 (profissionais). A programação encontra-se disponível na home page da Embrapa Clima Temperado.

Ministros já confirmaram

presença no evento

(2)

2

Aconteceu em Brasília, nos dias 28 e 29 de outubro, o Seminário Nacional sobre Estrutura Institucional das Empresas de Pesquisa Agropecuária, realizado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf). O evento abordou vários temas, entre eles a estrutura jurídica e os modelos institucionais de gestão das instituições de pesquisa.

Participaram do evento dirigentes sindicais, empregados, membros da diretoria e presidência da empresa, além do ex-presidente do Sinpaf, Alípio Correia Filho e do presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos. Também foram palestrantes os deputados federais Paulo Piau (PMDB-MG), Fernando Melo AC) e Geraldo Magela (PT-DF).

Durante o evento, o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, que participou das atividades matinais do dia 29, afirmou o compromisso da Embrapa e do Governo de promover mudanças que visem a reconfiguração da organização da empresa sem ferir os objetivos que justificaram sua criação. “Nossa proposta é discutir o processo de inovação institucional dentro do que a legislação permite. Para isso será criado um grupo de trabalho interministerial com a participação de representantes da Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério do Planejamento”, salientou.

Ele disse que para subsidiar as discussões desse grupo, foi criado internamente um outro grupo de trabalho que elaborou uma proposta com as estratégias de ação e realizou levantamento das dificuldades dos atuais modelos institucionais.

Segundo a Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa, o calendário do grupo de trabalho interministerial prevê a elaboração de minuta de proposta de reconfiguração da organização e gestão da empresa até o dia 11 de novembro, a realização de workshop para a validação da proposta

Modelo institucional da Embrapa é discutido em Brasília

até o dia 12 de dezembro e a negociação com o Governo Federal em 2009.

Essa demanda foi indicada como prioridade da atual Diretoria da Embrapa e consta dentre as diretrizes e estratégias da V Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE). A idéia é que com um novo modelo se adquira agilidade e flexibilidade administrativa, financeira e negocial, com autonomia para associação com o setor empresarial privado e estatal no país e

no exterior. “Trabalhamos com três agendas: estratégica, sócio-ambiental e comercial. A agenda estratégica tem como papel o fornecimento de informações privilegiadas que subsidiam as ações da Presidência da República no exterior e em relação a situação das rodovias nacionais. A agenda sócio-ambiental consiste na realização pesquisas e atividades que contribuam com a segurança alimentar do país e com a sustentabilidade ambiental. Por fim, Crestana falou sobre a agenda comercial, que estabelece as negociações com as grandes empresas. “A lei de Inovação estabelece benefícios que podemos utilizar e esse é o caminho que desejamos trilhar. A inovação tecnológica que o Brasil demanda exigirá amplo aporte de recursos”, explicou Crestana.

Dallari destacou a importância da Embrapa como empresa pública

Os participantes do Seminário Nacional Estrutura Institucional das Em-presas de Pesquisa Agropecuária delibe-raram pela realização de uma campanha nacional de mobilização contra o PLS 222/08 e pela valorização da Embrapa e demais empresas de pesquisa e desen-volvimento agropecuário. A campanha tornará pública a posição contrária dos trabalhadores a qualquer forma de priva-tização das instituições públicas de pes-quisa e desenvolvimento tecnológico, divulgando-a de forma ampla para a so-ciedade.

Como parte da campanha, as

seções sindicais desenvolverão atividades de conscientização dos novos contrata-dos sobre a importância da Embrapa e da pesquisa agropecuária para o Brasil e o mundo e o trabalho na empresa como um projeto de vida. Junto com a CUT, o Sinpaf mobilizará trabalhadores de ou-tras categorias, por meio de parceria com outras entidades sindicais, inclusive as do setor da agricultura familiar, e movimen-tos sociais, especialmente os que atuam na preservação ambiental. A campanha buscará o apoio de representantes de en-tidades sociais e científicas e personali-dades públicas.

Sinpaf luta contra privatização da Embrapa

Sabedoria histórica

Durante o evento, os participantes contaram ainda com a apresentação do

jurista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Dalmo Dallari. Ele defendeu a manutenção da Embrapa

como empresa pública, rebatendo o projeto de lei do senador Delcídio Amaral que propõe a transformação da

configuração jurídica da empresa em sociedade de economia mista. Dallari deu uma aula de direito administrativo, explicando os conceitos

de empresa pública e sociedade de economia mista e realizou um estudo

jurídico da proposta do senador. Fez ainda um breve histórico político da situação do Brasil e ao final justificou

sua posição fundamentando os riscos que a sociedade poderá sofrer com a perda de um “patrimônio de todos os brasileiros e de toda a humanidade.”

(3)

3

Falando francamente Estamos na Feira do Livro

No dia 28 de outubro realizou-se a eleição do Comitê Local

de Publicações (CP) da Embrapa Clima Temperado, gestão 2008/2010. Da apuração

constatou-se que o CP será composto pelos seguintes membros: Ariano Martins de

Magalhães Júnior: 22 votos; José Carlos Leite Reis: 19

votos; Ana Paula Schneid Afonso: 18 votos; Giovani

Theisen: 17 votos; Luis Antônio Suita de Castro: 16

votos; Flávio Luiz Carpena Carvalho: 14 votos; Márcia Vizzotto: 13 votos e Beatriz Marti Emygdio:12 votos.

A produção técnico-científica da nossa equipe tem sido expressiva, em quantidade e qualidade. São vários títulos e formatos que vão desde resumos em eventos até artigos em periódicos nacionais, internacionais e livros.

Esta produção reflete uma parte dos resultados dos trabalhos de pesquisa e contribui para a melhoria dos sistemas de produção e das atividades ligadas ao setor.

Mesmo com todas as ações de transferência de tecnologia e a utilização das diversas mídias disponíveis para divulgarmos nossos trabalhos e resultados é importante a ampliação deste leque e a busca de novas oportunidades.

A Feira do Livro de Pelotas é mais uma destas oportunidades e permite um maior envolvimento com o público urbano. É importante que se enfatize a necessidade de uma

maior integração e interação entre os setores rural e urbano como uma forma de valorizar as ações e as atividades desenvolvidas pelo setor rural.

É salutar que as pessoas e, principalmente, as crianças da cidade tenham noção de como e onde são produzidos os alimentos que chegam nas suas casas e aprendam a valorizar as questões ligadas ao meio rural e às questões ambientais como uma segurança de qualidade para suas vidas no futuro.

Estamos mais uma vez

participando da 36º FEIRA DO LIVRO DE PELOTAS, que acontece de 31 de outubro a 16 de novembro, com um estande próprio e apresentando um pouco do nosso trabalho às pessoas da cidade.

Estamos organizando um espaço especial e esperamos a participação de todos. Além de prestigiar nossa participação é uma bela oportunidade de visitar a feira e curtir um belo fim de tarde com os amigos.

Waldyr Stumpf Junior Chefe-Geral

Foto: Gustavo Vara (PMP)

Público reunido na abertura oficial da 36º Feira do Livro, na sexta, 28/10, no palco de shows da Praça Cel. Pedro Osório Conheça os objetivos do Comitê - O CP tem por finalidade

proceder a avaliação técnica de conteúdo e a análise das informações das obras escritas

Cômite Local de Publicações tem novos membros

pelos pesquisadores da Unidade. Após a realização da análise, o CP propõe ao autor ou editor técnico: sugestões que foram considerada

pertinentes para a melhoria da obra; adequação da obra à linha de produto editorial da Embrapa;

que seja consultado o comitê de propriedade intelectual da Embrapa sobre eventual restrição

na divulgação da obra proposta. Finalmente, após corrigido, e se estiver de acordo com as normas, o CP aprovará a obra para

publicação. Além disso, os dados da obra devem ser encaminhados para seu registro no cadastro geral

de publicações da Embrapa.

Zabaleta, Joseane e Raul foram responsáveis pelas atividades relacionadas à eleição do CP

(4)

4

Unidade sedia a segunda etapa do

Seminário de Acompanhamento de Projetos

Aconteceu na sede da Embrapa Clima Temperado, a segunda etapa do Seminário de Acompanhamento de Projetos. Na sexta, 24 de outubro, três pesquisadores da Unidade apresentaram os resultados dos projetos em desenvolvimento na Unidade.

O pesquisador Roberto Pedroso de Oliveira, apresentou o projeto “Diversificação da citricultura gaúcha e tecnologias para a otimização da produção de mudas certificadas”. Segundo os dados apresentados, há sete anos a Embrapa Clima Temperado vem trabalhando com a introdução de material genético indexado de cultivares consagradas no mercado internacional, a partir do programa de certificação uruguaio e, mais recentemente, com a diversificação de porta-enxertos para citros. O objetivo é dar continuidade ao programa de introdução de cultivares e de otimização da produção de mudas certificadas adequadas às condições climáticas do Rio Grande do Sul. Para tanto, estão em execução ações de pesquisa relacionadas à: introdução e avaliação de novas cultivares; otimização da produção de borbulhas; otimização da germinação do porta-enxerto Trifoliata; substratos alternativos para produção de mudas; nutrição de mudas; porta-enxertos alternativos ao Trifoliata; estimativa do custo de produção de mudas certificadas de citros produzidas no RS e, finalmente, validação e difusão das tecnologias desenvolvidas.

Depois, o pesquisador Antonio Luiz Oliveira Heberlê apresentou os resultados de dois projetos, sendo um deles o “Potencial de um programa de televisão interativo para a Região Sul do Rio Grande do Sul” e o outro “Processo de

informação e comunicação para o intercâmbio na cadeia de frutas de Clima Temperado”. No primeiro trabalho, ele mostrou o que foi feito para identificar as possibilidades de abrir um novo canal de comunicação com a população interessada nas questões que envolvem os resultados de pesquisa, regionalmente. O programa Agrociência, que está no ar com mais de dez edições, é resultante das ações deste projeto. No outro projeto, sobre intercâmbio, a pesquisa está cadastrando técnicos, por meio de questionários, que estão sendo preenchidos pelos técnicos da área de fruticultura da região Sul. Os acessos são feitos em formulário on-line, dentro do “site” da Unidade, para que se conheça o perfil desses profissionais. A maior dificuldade encontrada nesse projeto até agora foi de ajustar as plataformas dos sistemas de dados para que as informações fornecidas possam ser processadas internamente, o que está em processo final de ajustes.

Por fim, a pesquisadora Beatriz Marti Emygdio apresentou o projeto intitulado “Validação de

cultivares pré-comerciais de milho para região de Clima Temperado”. O desenvolvimento deste projeto de pesquisa contempla três planos de ação. Já foram realizadas atividades em Santa Catarina e no Sul do Paraná, avaliando o rendimento médio dos grãos de híbridos experimentais de milho em unidades demonstrativas e de observação, durante a safra 2007/08. A segunda e terceira atividades estão sendo feitas no RS em solos hidromórficos e não hidromórficos. Estas, também mediram o rendimento médio dos grãos, mas apenas no Rio Grande do Sul, durante a safra 2007/08. De acordo com a pesquisadora, o maior problema enfrentado nas lavouras de milho, na Sede da Unidade, foi o ataque de animais silvestres, como caturritas e capivaras, que destruiram as plantações.

A terceira e última etapa do Seminário de Acompanhamento de Projetos acontece no dia 14 de

novembro, das 8:30 ao 12:00, na Sede da Unidade.

(5)

5

Expediente: o informativo interno Linha Aberta é editado semanalmente pela Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso. Chefe-Geral: Waldyr Stumpf Jr., Chefe Administração: José Vianna Fº, Chefe ACN: João Carlos Costa Gomes, Chefe P&D: Clenio Pillon. Edição: Christiane Congro Bertoldi e Sadi Sapper; diagramação: Larissa Carvalho e Manoela Soares (estagiárias) ; circulação: Equipe da ACE. Redação: Christiane Congro Bertoldi (Mtb-SC 00825/9), Sadi Sapper (MTB/RS 5376) e Manoela Soares (estagiária). Colaboração: Carmem Pauletto (ACE/ETB) e Eliz Regina Rickes (ACE/ECC). Fotos: Ana Luiza Viegas e Manoela Soares. Fone: (53) 3275-8113. E-mail: imprensa@cpact.embrapa.br

Aniversários:

03/11 - GLAUCIA NACHTIGAL 04/11 - VANDERLEI CAETANO 04/11 - CARMEM CHEMELLO 04/11 - MARIA DO CARMO RASEIRA 05/11 - CLÁUDIO DIOMAR DA LUZ 07/11 - AQUILES DE MOURA

07/11 - OSCAR CASTRO 09/11 - NATÉRCIA PINHEIRO

Agrociência

O Programa Agrociência da próxima terça, 04/11, discutirá o tema “A Eco-nomia do seguimento agrícola” com a presença do pesquisador João Car-los Madail. O Agrociência vai ao ar todas as terças-feiras, às 19h:30min, pelos canais 10 da Viacabo e 15 da

NET.

Embrapa será citada em novela da Globo

Caminho das Índias, novela de Glória Perez, só estréia em janeiro, mas a Globo já encomendou ao autor Benedito Ruy Barbosa o folhetim das 21 horas que a substituirá. “Será uma trama contemporânea, rural e urbana”, explica o autor. Entre os temas

abordados, Barbosa quer dar ênfase ao trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Quero falar do trabalho do Brasil na produção agrícola, dos pesquisadores que trabalham para melhorar nossas sementes e rebanhos. Ninguém lembra da existência desses heróis anônimos.” Há seis meses, o autor pesquisa sobre o assunto e diz querer visitar o sul de Minas, o interior paulista e Goiás. As locações devem ficar no Rio e entre Minas e Goiás.

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo Foram concluídos na

sexta, 31 de outubro, as atividades da auditoria que vinha sendo desenvolvida na Embrapa Clima Temperado, desde o dia 21 de outubro. Os trabalhos consistiram em avaliar a situação da Unidade em relação a gestão dos processos administrativos. Os auditores da Embrapa Sede, Osley Brito, Jairo Rufino e Aline de Souza falaram do bom trabalho que conseguiram desenvolver em Pelotas.

“A Unidade vem cumprindo seus procedimentos de rotina e no contexto de Embrapa atende a todos os padrões estabelecidos”, disse Osley. Ele explica que foi feita uma amostragem dos setores durante esse período, para reconhecimento da comprovação das metas técnicas.

De acordo com a auditora Aline, o trabalho dentro da Unidade fluiu bem. “As pessoas são solícitas, agradáveis. Durante esses dias desenvolvemos um

verdadeiro trabalho em equipe”, considerou.

Rufino falou sobre o uso do cartão de pagamento do Governo Federal que, segundo ele, está sendo introduzido na Embrapa. “Aproveitamos a oportunidade para explicar sua finalidade e formas de uso. Rassaltamos a importância de levar em consideração a normatização do uso do cartão, especialmente relacionado ao pagamento de despesas em caráter de excepcionalidade”, disse

Trabalho de auditores é concluído com sucesso

Rufino.

De acordo com o Chefe-Adjunto de Administração da Unidade, José Dias Vianna Filho, o resultado desta avaliação foi positivo. “A auditoria fez algumas recomendações, com relação aos processos de gestão, mas tudo dentro das nossas expectativas”, afirmou Vianna.

No dia 31, pela amanhã, houve uma reunião dos auditores com a chefia para a entrega do relatório final. Chefes e auditores reforçam a importância do trabalho em equipe

Referências

Documentos relacionados

EXPERIMENTANDO E DESCOBRINDO: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA PARA DESPERTAR ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO PARA AS DIMENSÕES DA ÓPTICA COMO DISCIPLINA E CAMPO DE PESQUISA..

Mas como diz Hutcheon 2011, certos detalhes, como personagens, descrições, lugares etc., de um texto qualquer, adaptado para o cinema, televisão ou teatro, é preciso que o

Para isso, será importante que cada estudante estipule um cronograma de atividades com suas enfermeiras supervisoras a fim de vivenciarem, ao longo do período de estágio, a

Durante este estágio, passei a maior parte do tempo no internamento do serviço mas também estive algumas noites no serviço de urgências, para além das consultas externas

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Over time, more and more proactive actions have been created based around legitimation drivers, like the Green Company Program which im- plement Integrated Management Systems at