• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Prova difícil. Os temas escolhidos foram complexos, exigindo do candidato bom preparo relacionado não só com os conteúdos da Geografia como também de atualidade – nada que não tenha sido avaliado durante as aulas normais e nas revisões –. Seguindo os parâmetros da Geografia Atual, as questões versaram sobre vários temas de geografia, mas quase todos dando o enfoque relacionado aos problemas ambientais.

Alguns temas se voltaram para interpretações demográficas e aspectos geopolíticos.

Apenas uma crítica em relação aos mapas do estado do Paraná, tecnicamente mal elaborados, o que dificultou a interpretação.

Para todas as questões sugerimos respostas que não seriam necessariamente as únicas possíveis, mas ideias que poderiam ter sido desenvolvidas.

Professores de Geografia do Curso Positivo.

Comentário:

O candidato deveria mencionar os aspectos positivos, como a redução dos preços dos manufaturados, assim como maior facilidade de acesso à aquisição de bens e serviços como celulares, computadores, eletrodomésticos, automóveis, etc. Criação de novos postos de trabalho como telemarketing e processos de terceirização de mão de obra.

Divulgação de fatos instantaneamente através da Internet e das redes sociais como as revoltas que deram origem à queda de ditadores em alguns países árabes.

Seria importante mencionar os aspectos negativos como a exclusão digital, social, além da exploração da mão de obra, mostrando o contraste entre a criação de novos postos de trabalho ao mesmo tempo em que os salários são reduzidos, assim como as garantias trabalhistas.

Poderia ser ainda mencionada a pulverização das culturas locais com a introdução dos modelos globalizados das transnacionais da alimentação, do cinema e da televisão. Como exemplo, a multiplicação das cadeias de fast food, a divulgação das bandas através dos shows transmitidos pelos canais de televisão e adoção de modelos de vida baseados em músicos jovens de bandas, além de atores e atrizes globais.

A globalização atual desencadeou uma onda consumista alarmante, com sérias consequências para os recursos naturais.

(2)

Comentário:

O candidato poderia escrever definindo primeiramente o que é uma bacia hidrográfica e seus principais componentes. Depois seria importante avaliar os aspectos como assoreamento, contaminação das águas e a dinâmica intensa das inter-relações entre os rios a fauna, a flora e até mesmo as condições de transporte, irrigação e umidade atmosférica.

Comentário:

O candidato deveria mencionar aspectos demográficos comprovados no Censo de 2010, como a expectativa de vida maior, redução do número de jovens, que consequentemente significa maior número de mulheres. Além disso, o boom da construção civil tem estimulado a saída de homens de pequenos centros urbanos para os centros maiores em busca de postos de trabalho com melhores remunerações.

Comentário:

Fundamental seria definir que o “Estado é a nação politicamente organizada”. Após esta definição o candidato deveria mencionar as restrições dos curdos que não têm seus direitos civis reconhecidos pelo

(3)

Comentário:

Seria importante definir o que é a paisagem natural (que difere da paisagem geográfica) e mencionar elementos como a formação vegetal, o sistema hidrográfico, com o clima e os seres vivos.

Comentário:

O candidato deveria identificar o que é flexibilidade, internacionalização e terceirização. Ou seja, a flexibilidade através da produção de peças simples que são vestidas em quaisquer ocasiões (modelo básico), em todos os grandes centros urbanos.

Outro aspecto importante a ser mencionado seria a terceirização da produção com a utilização de mão de obra barata e não qualificada de microempresas situadas em países subdesenvolvidos.

Comentário:

O candidato deveria mencionar que a Federação é constituída de estados-membros de um país, que gozam de autonomia interna, variando em maior ou menor autonomia de acordo com a constituição do país.

A Constituição Brasileira, em seu artigo primeiro, define como princípio fundamental:

Art. 1º - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito.

Portanto, seria importante mencionar que a separação dos estados não é permitida e a autonomia dos estados brasileiros é inferior àquela verificada nos Estados Unidos.

(4)

Comentário:

O candidato deveria mencionar que uma região metropolitana é constituída por uma metrópole que polariza um conjunto de municípios situados ao seu redor por apresentar variedade de serviços.

Qualquer região metropolitana poderia ser avaliada. É de se imaginar que a maioria dos candidatos deve ter optado pela Região Metropolitana de Curitiba – RMC, onde se verificam problemas de mobilidade urbana, coleta e destinação de resíduos sólidos e efluentes, transporte coletivo, etc.

Quaisquer destes aspectos poderiam ser desenvolvidos, como na mobilidade urbana as calçadas, ciclo vias, etc. Quanto aos resíduos sólidos e os efluentes, poderiam ser mencionadas as dificuldades em definir locais para os aterros sanitários, o tratamento dos efluentes, etc.

Quanto ao transporte coletivo, poderia ser mencionadas a defasagem e saturação do sistema.

Comentário:

Seria fundamental o candidato relacionar o consumismo e os recursos naturais, justificando que quanto maior for o consumismo, maior serão as necessidades de utilização de recursos naturais. Até poderia ser exemplificado pelo consumismo estadunidense da seguinte maneira: se todos os seres humanos consumissem tanto quanto os cidadãos estadunidenses, seriam necessários 5,4 planetas.

(5)

Comentário:

a) Deveria ser apontado o crescimento de praticamente 100% da expansão da agricultura canavieira no país.

b) A maior expansão se verificou no centro-sul do país.

c) Entre as implicações sociais e ambientais dessa expansão poderia ser mencionada a mecanização da atividade, ocasionando o desemprego de milhares de cortadores de cana e colaborando com o êxodo rural. Outro aspecto que poderia ser apontado é a eventual ocupação das áreas de cultivo de cana reduzindo o cultivo de culturas alimentares, além de ser atividade de monocultura que desgasta o solo e a utilização de defensivos agrícolas podendo contaminar o subsolo.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Para evitar danos ao equipamento, não gire a antena abaixo da linha imaginária de 180° em relação à base do equipamento.. TP400 WirelessHART TM - Manual de Instrução, Operação

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

[r]

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A redução da rugosidade, tal como o aumento do declive, tem um efeito negativo sobre a infiltração, pois não só aumenta a velocidade de escoamento como, ao diminuir a área

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae