• Nenhum resultado encontrado

A Cidade e a prática pedagógica de Célestin Freinet: Roteiro de aula passeio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Cidade e a prática pedagógica de Célestin Freinet: Roteiro de aula passeio."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Cidade e a prática pedagógica de Célestin Freinet: Roteiro de aula

passeio

.

Nathalia Santos Brustelo, Ana Flávia Sousa Gonçalves; Claudemira Azevedo Ito. Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNESP, Curso de Geografia, Bolsa Núcleo de Ensino, ito@fct.unesp.br

Eixo 1 - Inclui as áreas de: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Política e Economia

Resumo

Neste trabalho pretende-se integrar as praticas pedagógicas de CelestinFreinet no ambiente urbano. Para a realização deste roteiro, foram contemplados os lugares históricos de Presidente Prudente. Lugares em que as crianças provavelmente visualizam no seu cotidiano, e muitas vezes não conhecem a sua importância e não reconhecem o papel que desempenham atualmente em novas funções urbanas. Um roteiro simples, que tenta apresentar o básico de uma cidade que se desconhece.Com essa noção de pertencimento, é possível despertar nas crianças a importância da preservação do patrimônio histórico de sua cidade uma vez que ali são identificadas suas historia de vida e de suas famílias.

Palavras Chave:Célestin Freinet, educação,

Abstract:

This paper aims to integrate the pedagogical practices of Celestin Freinet in the urban environment. To carry out this script, the historical places of PresidentePrudente were contemplated. Places where children probably visualize in their daily lives, and often do not know their importance and do not recognize the role they currently play in new urban functions. A simple script, which tries to present the basics of a city that is not known. With this notion of belonging, it is possible to awaken in children the importance of preserving the heritage of their city since there are identified their life history and their families.

Keywords:Education, Célestin Freinet

Introdução

É comum que pessoas nascidas e criadas na Cidade de Presidente Prudente, não terem ao longo da vida escolar aulas sobre a história da Cidade. Alguns conseguem esta aproximação com a história do municio durante a vida universitária.

Sendo assim, é comum não ter a consciência da importância dos espaços históricos da cidade, o que fica bastante evidente quando são proferidos comentários positivos em relação a reformas e demolição de monumentos históricos que descaracterizam a Cidade. Devido a esse desconhecimento, é comum a população prudentina passar pelas ruínas das plataformas de embarque da Estação Ferroviária na Vila Marcondes, sem pensarem que um dia, foi ali a concentração dos fluxos de pessoas e mercadoria de toda a região da Alta Sorocabana.

Objetivos

O objetivo principal é valorizar os espaços urbanos a partir do resgate da paisagem urbana, pois a partir desta ação podemos verificar, como os diversos agentes sociais, se materializaram, transformando e reformulando o espaço urbano. Assim, reforça a ideia de paisagem revela a obra coletiva, a cidade produzida pela sociedade e, portanto, contemplando todas as dimensões humanas. Em termos de objetivo pedagógico é organizar um roteiro de visita dos principais pontos históricos de Presidente Prudente, segundo a metdologia de CélestinFreinet. Partindo disso, a escolha do roteiro foi trabalhar o patrimônio histórico da cidade a partir da sua origem. Para isso foram selecionados lugares como a Estação Ferroviária, o Centro Cultural Matarazzo, a Praça Monsenhor Sarrion com destaque para as edificações da Igreja Matriz, do antigo Fórum municipal, a Escola Adolpho Arruda Melo, a Prefeitura Municipal e a fonte da Praça 9 de Julho. Para finalizar o roteiro temos o Museu Municipal.

(2)

Material e Métodos

O publico escolhido foram alunos de 1º e 5º ano do ensino fundamental I. A escolha desses lugares de visitação levou em conta além do valor histórico das edificações, a facilidade de acesso para esses espaços, a possibilidade de se trabalhar com um maior número possível lugares além da segurança das crianças para a realização do trajeto. Tanto a antiga estação rodoviária, como o Centro Cultural Matarazzo tem espaços fechados. Este é o caso também da Praça Monsenhor Sarrion, que apesar de ser um lugar movimentado já que se encontra no coração do centro de Presidente Prudente é rodeado pelos edifícios contemplados nesse roteiro não necessitando da realização de travessias de ruas. O Museu Municipal conta com espaços para as crianças circularem com mais tranquilidade no final do roteiro, assim como bancos e área verde e banheiros possibilitando maior conforto para os visitantes.

Resultados e Discussão

O roteiro

O roteiro começa próximo a linha férrea da cidade entre o Centro Cultura Matarazzo e a antiga Estação Ferroviária, hoje prédio onde funciona o PROCON da cidade.

A escolha deste lugar ocorre pela relação da cidade com a estrada férrea. Presidente Prudente surge a partir da chegada dos trilhos da linha Sorocabana e aquele espaço foi o lugar das primeiras ocupações da cidade.

Nesse ponto é possível visualizar a estrada de ferro e falar um pouco do surgimento da cidade e seu processo ocupacional com os estudantes. Andando por esse caminho é possível visualizar a antiga plataforma de embarque e o prédio da antiga estação ferroviária.

O local da estação era onde funcionava o posto telegráfico da Sorocabana na cidade. O atual edifício é o resultado de uma segunda construção da década de 1940.

Nos anos 30 é inaugurado o primeiro edifício com a função de ser a Estação Ferroviária. Na década seguinte, é novamente construída uma nova estação ferroviária, resultado de uma década favorável na economia prudentina. Esse edifício sofreu diversas alterações com o passar dos anos e com a sua refuncionalização como sede do PROCON na Cidade e da Associação de Artesãos.

CENTRO CULTURAL MATARAZZO

Em seguida, o roteiro prossegue a pé para o Centro Cultural Matarazzo. Durante o caminho é possível passar pelos trilhos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, reforçando para as crianças a historia do surgimento da Cidade pela estação de ferro e a sua importância para a colonização da região e a economia do Estado de São Paulo e do Brasil.

O Centro Cultural Matarazzo data de 1940. Era a Fábrica do grupo Matarazzo, onde era processamento o algodão produzido na região de Presidente Prudente, ou seja representa no espaço urbano a mudança do café para algodão do principal produto da região.

Segundo Hirao (2015) o Centro cultural é testemunha da arquitetura industrial e ferroviária do Estado de São Paulo.

No inicio dos anos 2000 o lugar passa por uma reforma e refuncionalização, sendo agora Centro Cultural da Cidade, para onde foi deslocada a Biblioteca Municipal. Ali também são realizadas diversas atividades como exibição de filmes, exposição de obras, oferta de cursos pela prefeitura como: Pintura, informática e dança. No local também foi instalado pela Prefeitura o Teatro Municipal seguindo as características da construção do Matarazzo onde são realizados concertos de musica, peças de teatro, apresentações de dança e música.

Além da importância histórica do espaço para o município, a idéia de se levar os estudantes ali é mostrar um exemplo de valorização do patrimônio histórico da cidade e da refuncionalização para estes tipos de espaços.

PRAÇA MONSENHOR SARRION

Como a atividade pretende realizar essa atividade em escolas, contamos com isso que hajam ônibus fretados para o deslocamento das crianças. Com isso, seguimos para a Praça Monsenhor Sarrion no centro de Presidente Prudente.

A Praça Monsenhor Sarrion e a Praça 9 de Julho representam simbolicamente o coração da Cidade. Elas se situam no centro de Presidente Prudente, uma defronte a outra. É comum a população de Presidente Prudente se referir às duas Praças no singular “Praça”, reconhecendo como um único espaço de sociabilidade. É utilizada por dezenas de pontos de ônibus, pois é o principal eixo das empresas que realizam o transporte coletivo da Cidade. Muitos usuários do transporte público usam

(3)

a “Praça” como ponto de integração de uma linha para outra, como se fosso um terminal de ônibus, sem se dar conta da importância histórica e arquitetônica do lugar.

A escolha da “Praça” se dá uma vez que nela que se encontra um conjunto de importantes edifícios para a historia da cidade como a catedral de Presidente Prudente, A ETEC Arruda Melo, o antigo Fórum, A prefeitura Municipal, além da Praça 9 de julho que segue para o Calçadão de Presidente Prudente.

Diferente o Centro Cultural Matarazzo e da antiga estação ferroviária em que não ocorre a passagem quando se visita o centro da cidade, a praça deve ser conhecida pelos alunos e esses edifícios não lhes são estranhos. A idéia aqui é mostrar a importância deles para a história da cidade.

A praça faz parte do traçado original da cidade feita pelos engenheiros da Sorocabana. E é nela onde é construída a primeira capela da cidade que viria anos seguintes ser substituída pela Catedral São Sebastião.

CATEDRAL SÃO SEBASTIÃO

A Catedral de Presidente Prudente, a Catedral de São Sebastião, teve a sua construção finalizada em 25 de janeiro em 1942. A obra teve participação ativa do Monsenhor Sarrion, que dá nome a Praça, que ao chegar à Cidade se deparou com uma simples Capela de madeira, que naquele momento não representava a pujança econômica da Cidade. É iniciada, então, pelo religioso a arrecadação de recursos para a construção da Igreja, com a realização de quermesses e doações das famílias.

A construção é típica do movimento artístico Artdeco que tem como características as linhas retas e desenhos geográficos. Este estilo é bastante comum nas áreas do centro de Presidente Prudente que foi o núcleo inicial de povoamento da Cidade. O interior da Catedral é madeira entalhada, as janelas apresentam vitrais que foram trazidos da França. Além disso, a Catedral conta com pinturas ainda sem datação muito clara que foram refeitas na década de 1990.

FÓRUM

O Fórum de Presidente Prudente teve o inicio de sua construção em 1935, e sua inauguração ocorreu em 1944, em consequência pela falta de verbas vindas do Governo do Estado de São Paulo. A construção do Fórum representa a chegada da Comarca centralizando atividades na Cidade, ou seja é uma marco importante na história do Município. O prédio foi construído obedecendo a um projeto padronizado para todos os Fóruns da época. É necessário apresentá-lo para os alunos uma vez que é um dos poucos que mantem as características originais no centro da Cidade.

ESCOLA TECNICA ARRUDA MELO

A atual escola técnica Arruda Melo é uma das mais antigas escolas da Cidade. O terreno foi doado pelo Coronel Goulart e a sua construção se iniciou em 1945 e foi inaugurado em 5 de julho de 1950, seu nome é em homenagem ao antigo diretor da Escola. A sua construção foi bastante comemorada, pois atendia á uma antiga demanda da população da região.

Era uma escola estadual de ensino médio e fundamental até anos atrás quando é transformada em sede de Escola Técnica pelo Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, além de aulas da ETEC, a escola também é utilizada pelo Cursinho Popular Rosa Luxemburgo, mantido pela Unesp, e teve salas cedidas para a FCT-Unesp durante as reformas de salas de aulas.

PREFEITURA MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, hoje tem sua sede no segundo edifício construído para essa finalidade, o antigo Paço Municipal que se encontrava no mesmo terreno.

A atual construção é da década de 1960 e apresenta características da arquitetura modernista. Entretanto, verifica-se que a sua construção não obedeceu ao projeto inicial, faltando algumas características como protetores solares nas janelas. A prefeitura Municipal é um exemplo a ser demonstrado, de como o patrimônio arquitetônico da cidade pode ser descaracterizado e mau cuidado. Nas janelas foram instalados filmes de proteção solar e aparelhos de ar condicionado proporcionando uma imagem de descuido com a manutenção.

O antigo espelho d’água foi transformado em estacionamento e a criação de um teatro, acabaram por impor a descaracterização de toda a obra.

(4)

A idéia de incluir a Prefeitura nesse roteiro, além de exemplificar a falta de cuidados com o patrimônio arquitetônico, também serve para abrir as discussões sobre os planos de mudança da sede da Prefeitura, e consequentemente a nova função a do prédio atual.

PRAÇA 9 DE JULHO

A Praça 9 de julho situa-se em frente a praça Monsenhor Sarrion e ao lado da Prefeitura e do Fórum. Ela foi recentemente reformada e, é bastante conhecida e querida pela população prudentina.

Assim como a Praça Monsenhor Sarrion ela estava no traçado original da cidade. Sofreu algumas modificações ao longo dos anos como a retirada do coreto e a substituição da primeira fonte, algumas reformas que reduziram a sua arborização e mais recendente a retirada alguns pontos de ônibus da Cidade e a instalação de cabine da Polícia Militar.

Durante a sua reforma a preservação das pedras portuguesas de seu calçamento foi bastante polemica, pois se tratava de um bem tombado.

A fonte é um marco da Praça e chama bastante atenção quando é ligada. Ali foram realizados os primeiros calçamentos da cidade além de outras benfeitorias como a instalação de galerias de águas pluviais e o fornecimento de energia elétrica.

Era bastante usada para passeio nos primeiros anos da Cidade, ou seja, era importante espaço de socialização da população. Foi incluída neste roteiro com a intenção de ensinar as crianças que o patrimônio histórico deve levar em consideração uma series de fatores, dentre eles a importância não apenas no valor material, mas também afetivo da população com determinados edifícios, praticas ou que fazem parte de sua memória afetiva.

MUSEU MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE

O Museu foi escolhido para a finalização do roteiro, pois trata-se de um bem tombado pela Prefeitura. Era o antigo Matadouro Municipal de Presidente Prudente o prédio data de 1927.

Trata-se de um projeto eclético com linhas simples que visava cumprir a sua função de matadouro. Esta construção representa também um ciclo econômico da Região e do Município: A pecuária. Dessa forma, a instalação do Matadouro Municipal ajudou a fortalecer a atividade de criação

de gado na região, assim como direcionou a construção das chamadas “estradas boiadeiras” que se transformariam em importantes vias de circulação na Cidade.

Em 1975 foi instalado o Museu no antigo prédio do Matadouro, e ainda foram 2 anexos. Hoje, o Museu encontra-se em um lugar privilegiado da Cidade, próximo à importantes avenidas, grandes lojas de varejo e atacado, alem do maior shopping center da região.

É importante que o cidadão prudentino e as crianças reconheçam este lugar, pois passou por diferentes usos, de periferia da cidade, com atividade poluidora e indesejável pela vizinhança, hoje, com a valorização imobiliária, aumento do tráfico de veículos, este patrimônio que vem sendo bastante ameaçado para o alargamento das vias publicas.

A visita ao Museu também é importante para conhecer e apresentar aos alunos objetos de diferentes idades, que representam momentos da Cidade. Por exemplo, ali é possível ver objetos da linha férrea, do trato do algodão e café, assim como utilidades domésticas, móveis e máquinas que representam a evolução técnica vivida pela sociedade no último século. Podem ser vistos alguns objetos antigos da Cidade como projetores de cinema, louças e um espaço reservado à Revolução de 1932, fato dá nome a uma das praças visitadas: 9 de julho.

Alem disso, tem-se a coleção de objetos do Monsenhor Sarrion, o primeiro sino da primeira capela da Cidade e objetos relacionados ao trato de gado e antigas fotos da Cidade.

Do lado de fora do Museu ainda é possível para as crianças alguns momentos de descanso, uso de banheiros e espaços para lancharem, finalizando assim o roteiro.

Conclusões

Ao se pensar no ambiente urbano, as modificações ocorrem de maneira cada vez mais rápida e intensa, revelando a forma que o espaço é produzido e modificado.Com isso se faz necessário o estudo de resgate da paisagem, afirma Carlos (2004).

No ensino de geografia nas escolas são trabalhadas as principais categorias de analise do saber geográfico, como o espaço, o território, o lugar, região e paisagem. No estudo das mudanças na paisagem da cidade ao longo dos anos pode-se trazer para o debate os agentes que produzem aquele espaço, não apenas no processo de substituição de determinadas edificações, mas também, nas modificações do próprio meio natural.

(5)

Os processos que levaram a sua criação, os primeiros habitantes, a historia daquela comunidade pode ser identificada em determinados espaços construídos que representam a materialização desses processos, e que com o passar do tempo ganham significados na memória coletiva daqueles que vivem aquele espaço.

É na memória urbana que muitos cidadãos percebem a sua historia de vida e é nela que se criam símbolos, fazendo-os se reconhecerem na Cidade.

“A memória é, pois, imprescindível na medida em que esclarece sobre o vinculo entre a sucessão de gerações e o tempo histórico que os acompanha. Sem isso, a população urbana não tem condições de compreender a historia de sua cidade, como o seu espaço urbano foi produzido pelos homens através dos tempos, nem a origem dos processos que a caracterizou. Enfim, sem memória não se pode se situar na própria cidade, pois perde-se o elo afetivo que propicia a relação habitante cidade, impossibilitando ao morador se reconhecer enquanto cidadão de direitos e deveres e sujeito da historia.” (Oría, 2012)

Com essa noção de pertencimento, é possível despertar nas crianças a importância da

preservação do patrimônio histórico de sua cidade uma vez que ali são identificadas suas historia de vida e de suas famílias. Além disso, muito dos conteúdos ali expostos provavelmente surgirão nos anos seguintes quando forem trabalhados dinâmicas e processos mais gerais do território ou historia brasileira trazendo esses movimentos para o seu cotidiano e despertando nesses estudantes o sentimento de pertencimento e reconhecimento dos conteúdos de Historia e Geografia.

Agradecimentos

Núcleo de Ensino da FCT-Unesp- Prograd. ____________________

BITENCOURT, C (ORG). O saber histórico na sala de aula. Editora contexto 2012.

FIORIN, E. HIRAO, H. Cidades do interior Paulista: patriminio urbano e arquitetonico. Cultura Acadêmica 2015.

HIRAO, H, NOGUEIRA, G.G. A inserção da arquitetura

moderna paulista no centro histórico de Presidente Prudente: o paço municipal. Colloquium Humanarum, Presidente

Prudente, v. 11, n. 2, p.19-25, mai/ago 2014. DOI: 10.5747/ch.2014.v11.n2.h154.

Site da câmara de Presidente Prudente:

http://camarapprudente.sp.gov.br/historia/hist_oeste/cidades/ppru dente/historia.html. Acesso em agosto de 2015

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

• "Informações necessárias sobre o sistema operacional" no Guia de resolução de problemas dos servidores HP ProLiant, localizado no CD da documentação ou no site da HP

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Tais restrições, sendo convencionais, operam efeitos entre o loteador e os que vão construir no bairro, enquanto não colidentes com a legislação urbanística ordenadora da cidade e

Os sistemas de ajustagem devem começar a ser considerados desde a fase de projeto conceitual de uma máquina-ferramenta de ultraprecisão, simultaneamente com os princípios de

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários