• Nenhum resultado encontrado

Destaques da semana. TIM & OpenFiber, na Itália. Agenda cheia até o final do ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Destaques da semana. TIM & OpenFiber, na Itália. Agenda cheia até o final do ano"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Destaques da semana

TIM & OpenFiber, na Itália

O noticiário internacional destacou ontem, 26 de novembro, a possibilidade de fusão entre o segmento de atacado da TIM na Itália, que deve ser objeto de separação estrutural, com a OpenFiber, operadora exclusivamente de atacado, criada recentemente, que tem a CDP (Cassa Depositi e Prestiti) e a ENEL (energia elétrica) como acionistas controladores. A ideia é criar uma operadora de rede neutra, com abrangência nacional para acelerar o desenvolvimento da banda larga e incentivar a competição no varejo.

Em algum momento, o Brasil também terá que buscar alternativas para racionalizar investimentos, evitando duplicidade e falta de coordenação, na corrida para dotar o país de uma estrutura robusta de redes de fibra óptica, requerida pela economia digital. Entretanto, preservar a competição é absolutamente essencial para o desenvolvimento das telecomunicações. Incentivos à racionalização de investimentos não podem ser motivo para a re-monopolização das telecomunicações.

(2)

Alguns temas importantes terão desenvolvimento na Anatel ainda em 2018:

PGMU: uma vez aprovado pelo Executivo, o PGMU será objeto de atenção da

Anatel para definir as regras de implantação. O ponto crítico é como direcionar

investimentos resultantes da troca de obrigações de forma

concorrencialmente neutra.

PGMC: a implantação do mercado de atacado de aluguel de dutos entra na

fase final. A Anatel já publicou a tabela de referência de preços e resta agora colocar as ofertas no sistema. Para testar a efetividade do PGMC, é importante que, de início, sejam ofertados dutos em regiões onde há demanda certa e imediata. Os grandes centros urbanos seriam ideais para o início exitoso da implantação.

Consulta Pública 28/2018 - postes - tomada de subsídios para atualização da

Resolução sobre compartilhamento de postes: esse é um tema difícil, mas crítico para a preservação do ambiente competitivo.

Consultas Públicas 29 e 43 / 2018 - uso de espectro nas faixas de 2,5 a 3,5 GHz: espectro é sempre um tema importantíssimo para as telecomunicações.

O assunto está em estudo e os leilões devem ocorrer em 2020. Pelas características das faixas, os leilões não devem priorizar obrigações significativas de cobertura.

Consulta Pública 38/2018 - outorgas e licenciamentos: mais uma

oportunidade para reduzir encargos regulatórios e custos que não agregam valor para o cliente de telecomunicações.

Qualidade, fiscalização e serviços ao cliente: esses temas estão sob

atenção da Anatel, que tem uma ótima oportunidade para aperfeiçoar regulamentos, alinhá-los às melhores práticas internacionais, reduzir custos improdutivos e melhorar a efetividade da sua atuação. Evoluir do modelo atual, apoiado só em indicadores técnicos, para algo mais próximo da experiência do cliente é o caminho.

PLC 79: se e quando aprovado, exigirá a atuação da Anatel em múltiplos

aspectos de implementação. Alguns certamente já estão em elaboração, mas muitas providências só poderão ser tomadas depois de aprovado. A contratação de consultorias para a avaliação econômica da troca de obrigações é um exemplo.

Conselho Diretor da Anatel: Moisés Moreira deve ser sabatinado essa

(3)

De Kassab para equipe de transição:

“A Telebras não pode ser privatizada pois é essencial para o desenvolvimento social. As receitas com serviços do novo satélite e com serviços prestados a órgãos públicos, serão suficientes para equilibrar as contas da empresa”.

Sem telecom, não há indústria 4.0

Para o executivo da CenturyLink e Presidente do Conselho da TelComp, Luiz Henrique Barbosa da Silva, a Anatel precisa fomentar medidas que incrementem o compartilhamento no País.

Brasil e Chile assinam acordo de livre comércio

Entre os compromissos está a eliminação da cobrança de roaming internacional para dados e telefonia móvel entre os dois países.

Prestar serviços de roaming não é trivial e tem custos que podem ser expressivos. Ainda não está claro como esse acordo será implementado. Na Europa, a discussão sobre cobrança de roaming levou anos. Aqui, para surpresa das operadoras, foi resolvido numa visita de 4 horas do presidente Temer ao Chile.

(4)

Angola Cables e ETICE assinam termo de cooperação

tecnológica

A Angola Cables e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE) assinaram um termo de cooperação tecnológica, pelo qual a ETICE terá acesso aos dois cabos submarinos (SACS e Monet) e ao datacenter Tier III, previsto para entrar em operação no fim desse ano na Praia do Futuro, em Fortaleza.

A country manager da Angola Cables, Regina Sá Menezes, acredita em uma melhora significativa no desempenho e no impacto nas telecomunicações do Estado do Ceará.

Segundo o presidente da ETICE, Adalberto Albuquerque, o acordo permitirá que o Estado se posicione como um “hub digital”, fortalecendo a estratégia de aumentar a infraestrutura de conectividade internacional e cooperando para expandir a conexão de banda larga de qualidade no Ceará. Confira a matéria na íntegra.

O Painel TelComp é uma compilação de informações obtidas em diversas fontes consideradas confiáveis e, sempre que possível, referenciadas no texto. A TelComp não assume responsabilidade pela acurácia

das informações contidas nas matérias publicadas.

TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399

(5)

painel@telcomp.org.br

Referências

Documentos relacionados

 FR  Abaisser le levier et appuyer sur le bouton pour lancer le détartrage  DE  Drücken Sie den Hebel herunter, um die Entkalkung zu starten  IT  Abbassare la leva

A Superintendente de Gestão de Pessoas da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pela Portaria nº.. 172, de 09

a) Radiação mais eficiente da energia electromagnética. Para que uma antena radie energia com boa eficiência é necessário que as suas dimensões físicas sejam da ordem

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

III - requisite-se ao Secretário de Educação do Município do Recife que comunique à 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital com atuação na Defesa da

1. Ligue o projector e seleccione “Sem fios” do menu de entrada do projector. A mensagem “Um momemto…” será apresentada no ecrã. Após um curto período, aparecerá