• Nenhum resultado encontrado

EDITORIAL DESTAQUE NEWSLETTER 24.ABRIL 13

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITORIAL DESTAQUE NEWSLETTER 24.ABRIL 13"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DESTAQUE

2

2

2

ª

ª

ª

E

E

E

l

l

l

i

i

i

m

m

m

i

i

i

n

n

n

a

a

a

t

t

t

ó

ó

ó

r

r

r

i

i

i

a

a

a

d

d

d

a

a

a

5

5

5

ª

ª

ª

E

E

E

d

d

d

i

i

ç

i

ç

ç

ã

ã

ã

o

o

o

d

d

d

o

o

o

C

C

C

o

o

o

n

n

n

c

c

c

u

u

u

r

r

r

s

s

s

o

o

o

d

d

d

e

e

e

L

L

L

e

e

e

i

i

t

i

t

t

u

u

u

r

r

r

a

a

a

e

e

e

m

m

m

V

V

V

o

o

o

z

z

z

A

A

A

l

l

l

t

t

t

a

a

a

O

O

O

u

u

u

v

v

v

i

i

i

r

r

r

L

L

L

e

e

e

r

r

r

Q

Q

Q

u

u

u

e

e

e

P

P

P

r

r

r

a

a

a

z

z

z

e

e

e

r

r

r

!

!

!

No dia 03 de abril teve lugar no

auditório de Oiã a 2ª eliminatória da 5ª edição do Concurso de Leitura em Voz Alta "Ouvir Ler...Que Prazer". Uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

A 2ª eliminatótia foi composta por uma prova escrita e pela leitura de um excerto do livro selecionado para esta eliminatória. Nesta eliminatória são apurados os cinco alunos mais pontuados de cada ciclo de ensino, que irão estar presentes na final.

EDITORIAL

Em abril comemora-se a 23 o Dia Mundial do Livro, trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.

Para assinalar esta efeméride a Biblioteca Municipal em colaboração com a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, leva a efeito o projeto “LER PARA CRESCER – CRESCER A LER”, que consiste na oferta aos recém-nascidos do concelho, do pack - Crescer a Ler, com informações relativas à importância do livro e da leitura no desenvolvimento do bebé. O nosso destaque vai para a 2ª eliminatória da 5ª edição de Concurso de Leitura em Voz Alta, na qual participaram cerca de 60 alunos, que tinham sido apurados na eliminatória anterior. Nesta NB distinguimos a nossa rubrica EM MARÇO ACONTECEU… onde damos a conhecer, em imagens, os diferentes momentos, de algumas das várias atividades que decorreram no mês passado.

Por último, como sempre, apresentamos as nossas sugestões literárias, onde destacamos a biografia de Marcelo Rebelo de Sousa, escrita por Vitor Matos, que já vai na sua segunda edição.

(2)

ACONTECE NA BIBLIOTECA…

PROJETO

LER PARA CRESCER – CRESCER A LER

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, pelo oitavo ano consecutivo, leva a efeito o projeto “Ler para Crescer - Crescer a Ler”. O projeto consiste na oferta de um pack de leitura, constituído por uma mochila, com um livro “O Ganso Gastão” e um guia para os pais com conselhos de incentivo à leitura. Destina-se a todos os bebés nascidos entre os meses de março de 2012 a fevereiro de 2013, no concelho de Oliveira do Bairro.

O objetivo deste projeto é desenvolver o gosto pelo livro e a leitura em contexto familiar, proporcionando momentos de encontro e de afeto entre pais e filhos. Valorizar o contacto com o livro desde o nascimento, facilitar o desenvolvimento de competências que favoreçam o sucesso da aprendizagem na escola.

As crianças que contactam com livros desde cedo e ouvem histórias com assiduidade adquirem uma linguagem mais rica, tanto no que respeita à expressão como à compreensão. Organização | Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro Destinatários | Bebés e Pais

Local | Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro Data | 23 de abril

Horário | 17h00

ATELIÊ “SÁBADOS A LER”

O LIVRO DAS CORES E DAS FORMAS

Na sua grande casa, o rato Chester e o seu amigo, o gato Max, descobrem formas de todos os tipos e tamanhos – quadrados, triângulos, círculos e muitas outras.

Chester e Max combinam cores e formas….

Vem ter com eles e a partir destas formas cria outras figuras.

Organização | Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro / Polo de Leitura do Troviscal

Destinatários | Crianças dos 3 aos 5 anos Local | Polo de Leitura do Troviscal Data | 27 de abril

Horário | 10h00 às 11h00 N.º Máximo | 10 crianças

Inscrições obrigatórias na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro ou no Polo de Leitura do Troviscal até ao dia 26 de abril.

(3)

EM MARÇO ACONTECEU…

NO POLO DE LEITURA DO TROVISCAL ATELIÊ “A CAÇA AOS OVOS DE PÁSCOA”

PROJETO COMBUSTÕES CULTURAIS MITOLENDAS DA PRIMAVERA

Realizada a 18 de Março esta ação teve como desígnio dar a conhecer mitos e lendas sobre a primavera. Partindo da leitura de uma lenda sul americana e do mito grego, de Démeter e Persófone, fundamentou-se o diálogo sobre a primavera, a poesia e a importância do conhecimento experiencial. Por outras palavras, a importância da vida enquanto ressurreição, todos os dias experimentada.

(4)

SEMANA DA POESIA DE 11 A 21 DE MARÇO “PEQUENOS POETAS POEMAS GIGANTES”

As imagens das várias atividades que este ano promovemos na SEMANA DA POESIA que decorreu de 11 a 21 de março.

(5)

AS NOSSAS

SUGESTÕES…

BRADFORD, Barbara Taylor

UMA CARTA INESPERADA

Alfragide: ASA, 2012

Justine Nolan é uma mulher de sucesso com uma carreira artística fulgurante. Mas as memórias que guarda com mais carinho remontam à sua infância, um tempo que recorda como mágico. De visita a casa da mãe, Justine abre inadvertidamente uma carta que vai mudar tudo o que ela julgava saber sobre a sua família e até sobre si própria.

As revelações são tão chocantes que a jovem pede a ajuda e o conforto de Richard, o seu irmão gémeo. Juntos, resolvem descobrir a verdade custe o que custar. Mas para o fazer, ela terá de viajar até Istambul - a vibrante e sedutora cidade onde se cruzam Ocidente e Oriente. É um lugar com os seus próprios segredos e cujo magnetismo aproxima Justine de um homem fascinante que parece saber mais do que aquilo que está disposto a revelar.

E quando os enigmas ocultos durante décadas pareciam finalmente deslinda-dos, Justine recebe um revelador livro de memórias. No coração deste diário reside a sua verdadeira identidade. Esta é a sua grande oportunidade de sarar as feridas de traições do passado e de abraçar um novo amor e uma nova vida.

MATOS, Vítor

MARCELO REBELO DE SOUSA

Lisboa: Esfera dos Livros, 2012 Marcelo Rebelo de Sousa define-se como um professor universitário, figura presente na política nacional dos últimos 40 anos, a sua passagem real pelos cargos políticos nunca se fez de glória. Foi líder do PSD durante 1091 dias mas, nunca chegou a primeiro-ministro. Hoje, não exerce cargos políticos, não lidera, mas tem mais poder que muitos ministros e deputa-dos da nação. Ele condiciona, influencia e manobra, tem poder efetivo e gosta de o exercer. Tudo porque há 12 anos invade a casa dos portugue-ses com o seu comentário televisivo – conspiração e manipulação acusam os adversários – de onde salta, com facilidade surpreendente, leveza para os críticos, da política ou da economia para temas como o futebol. Marcelo é um «entertainer».

Numa viagem ao longo de 64 anos, o autor conta-nos a história da família, da sua infância, desde que Marcello Caetano conduziu a sua mãe à maternidade. Marcelo viajou pelo país salazarista com o pai Baltazar, subsecretário de Estado, governador-geral de Moçambique e futuro ministro. Esteve na fundação do Expresso com Francisco Pinto Balsemão. Foi um dos primeiros militantes do PPD. Hoje tem o número três no cartão do partido. Mas esta obra original traz-nos também a visão do homem profunda-mente católico, divertido e excêntrico, que alimenta a pequena intriga e a

grande conspiração, sobre o qual se construíram algumas lendas, algumas delas verdadeiras como a que dorme o mínimo, faz diretas a corrigir exames, dita dois textos em simultâneo, ou que escreve com as duas mãos ao mesmo tempo... A sua mãe, Maria das Neves, com quem tinha uma relação profunda, criou-o para altos desígnios. Em Janeiro de 2016 há eleições presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa, um racionalista puro, calculista e com aversão ao risco espera um sinal da Providência divina para se decidir a avançar…

VARELA, Raquel, coord.

QUEM PAGA O ESTADO SOCIAL EM PORTUGAL?

Lisboa: Bertrand, 2012

«Este livro prova com números e

factos que os trabalhadores portugueses contribuem para o Estado social o necessário para pagar a sua saúde, educação, bem-estar e infraestruturas.»

Os diversos artigos dos autores deste livro documentam o percurso que acompanhou a consolidação do Estado Social e a importância das contribui-ções dos cidadãos ao longo de déca-das indicando que a solidariedade social é imperativa.

Também se destacam as constantes ameaças das políticas neoliberais à consolidação do Estado Social sobretudo a partir da década de 80 em todo o mundo, e que se aprofundaram ainda mais a partir da atual crise que eclodiu em 2008.

Um estudo que tenta analisar alguns dos principais equívocos associados às análises economicistas justificativas do fim do Estado Social tantas vezes evocadas como se se tratassem de uma força invencível da Natureza - o Estado-providência teria fim à vista por não ser financeiramente sustentável, por provocar monstruosos défices orçamentais, estagnação económica, crescimento da dívida pública, etc. (...) Este discurso neoliberal cria uma cortina de fumo sobre a realidade que importa aclarar.

WILDES, Emma

UM ERRO INCONFESSÁVEL

Lisboa: Planeta, 2012

Madeline May, a jovem viúva Lady Bewer, encontra-se num terrível dilema. Vítima de chantagem que se transforma em homicídio, torna-se claro que só um homem a pode ajudar: Luke Daudet, o mal-afamado visconde Altea, que está habituado a lidar com homens de reputação duvidosa e que ela despreza com todas as suas forças

Como conhecedor de mulheres bonitas, Luke reconhece a atracção física que Madeline exerce sobre ele e o perigo que representa.

Desde o momento em que se conheceram - e após uma inesque-cível noite de paixão -, que sabe que é diferente. E quando recebe o fatídica pedido que lhe enviou, apercebe-se de que não conseguirá manter-se afastado…

(6)

DVD

BENIOFF, David

A GUERRA DOS TRONOS

[S.l.]: Home Box Office, 2012 Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga. Entre eles estão o anão Tyrion, a ovelha negra do clã Lannister; John Snow, um bastardo de Eddard Stark que, ao ser rejeitado pela madrasta, decide juntar-se à Patrulha da Noite. E ainda a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert Baratheon, que pretende ressuscitar os dragões do passado e, com eles, recuperar o trono, custe o que custar.

CARAVELA, Nuno

O BANDO DAS CAVERNAS: NA MAIOR HÁ MAIS DE DEZ MIL ANOS

Amadora: Booksmile, 2012

Este livro, vindo dos confins do tempo, está cheio de aventuras e de gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre. Eles são o Bando das Cavernas!

Vais divertir-te com as suas peripécias, enquanto eles viajam no mamute escolar, têm uma aula louca com o professor Pi, jogam futebol da Pré-História e vivem uma aventura alucinante no Vale dos Rochedos, com pinturas rupestres e vespas-falcão à mistura.

Ah! E não percas o concerto rock da Idade da Pedra, no fim de ano espetacular do grupo!

CORDEROY, Tracey

SÓ MAIS UMA!

Estoril: Minutos de Leitura, 2012 Para as crianças que querem sempre mais uma história!

A Mamã Coelho lê ao Pequeno Coelho as suas histórias preferidas ao deitar. Mas ele quer sempre mais uma. Depois vem o Pai, o Avô e a Avó, mas ele quer sempre mais histórias, em vez de dormir. É então que uma noite tem uma grande ideia. Ele iria fazer ele próprio uma história muito, muito grande, quase sem fim. Seria a maior e a melhor história do mundo inteiro!

CORDEROY, Tracey

O TOBIAS É MEU!

Estoril: Minutos de Leitura, 2012 Quando a Lia apareceu para brincar, o Bebé Urso não quis partilhar o seu peluche preferido. Felizmente, a Mamã Urso sabia muito bem o que fazer… O livro perfeito para ensinar os mais pequenos a partilhar!

Um livro com textura para tocar e sentir.

PICHON, Liz

O MUNDO FANTÁSTICO DE TOM GATES

Amadora: Booksmile, 2012

Tom Gates é mestre em arranjar desculpas para não fazer os trabalhos de casa. Atacado por cães, água derramada nos cadernos ou por ter sido atingido por raios, são apenas alguns dos argumentos bem divertidos que Tom arranja para tentar enganar os pais. Sem contar com o tempo gasto a chatear a irmã Adélia. Os livros escolares de Tom estão sempre cheios de rabiscos, balões com desenhos e pensamentos. Depois de conseguir a nota máxima pelo trabalho escrito nas férias “Acampar é uma seca”, as notas de Tom começam a piorar de dia para dia. É uma pena, pois Tom está desesperado para impressionar Amy Porter, a rapariga inteligente que se senta ao lado dele na sala de aula. DVD CHARTIER, Pierre-Alain O PRINCIPEZINHO [S.l.]: Sony Pictures, 2012 OPLANETA DO TEMPO

Principezinho vive pacificamente no asteroide B612 com a sua querida rosa e o seu fiel amigo Zorro. Mas um terrível perigo ameaça as estrelas: Principezinho parte então numa viagem para salvar as estrelas e os seus habitantes da maldade do seu pior inimigo.

OPLANETA DO PÁSSARO DE FOGO

Principezinho e o seu inseparável amigo Zorro viajam de novo para o universo à procura de um planeta que necessite de salvação. Uma viagem que os vai conduz ao fabuloso Pássaro de Fogo!

(7)

ESPAÇOS MULTIFUNCIONAIS // Receção / Atendimento // Secção Infanto-Juvenil // Secção de Adultos // Sala de Exposições // Sala Polivalente SERVIÇOS DISPONÍVEIS

// Consulta local de documentos

// Visionamento de Dvd’s, Vídeos e Cd-Rom’s // Disponibilização de PC’s com acesso à Internet e ao

Catálogo Bibliográfico

// Empréstimo domiciliário // Empréstimo interbibliotecas

// Reservas e renovações de documentos

// Apoio e orientação bibliográfica / Serviço de referência // Acolhimento e orientação de visitas de estudo // Digitalização e reprografia

// Auto Formação e Aprendizagem // Informação à comunidade - SIC

// Livraria Municipal – aquisição de publicações

municipais

ATIVIDADES CULTURAIS DESENVOLVIDAS

// Exposições // Espetáculos e Ateliers // Colóquios, Debates e Reuniões // Lançamento de Livros

REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO

Integra a Biblioteca Municipal, os Polos de Leitura de Bustos, Mamarrosa, Oiã, Palhaça e Troviscal e as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e do IPSB – Instituto de Promoção Social de Bustos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

// BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO BAIRRO

Av. Dr. Abílio Pereira Pinto 3770-201 Oliveira do Bairro T. 234 740 330 F. 234 740 332 E. bmolb@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 14h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h30 – 13h00

// POLO DE LEITURA DE BUSTOS

Largo da Igreja Velha 3770-018 Bustos T. 234 758 054 E. bmolb.polobustos@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 14h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h30 – 13h00

// POLO DE LEITURA DA MAMARROSA

Rua Prof. Jaime de Oliveira, n.º 6 3770-033 Mamarrosa T. 234 757 118 E. bmolb.polomamarrosa@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 14h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h30 – 12h30

// POLO DE LEITURA DE OIÃ

Rua Tuna Oianense, 24 3770-059 Oiã T. 234 286 719 Tm. 939951072 E. bmolb.polooia@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 15h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h30 – 13h00

// POLO DE LEITURA DA PALHAÇA

Centro Escolar da Palhaça Rua da Escola 3770-354 Palhaça T. 234 756 141 E. bmolb.polopalhaca@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda: 15h00 – 19h00 Terça a sexta-feira: 10h30 – 12h30 / 14h00 – 19h00 Sábado: 10h00 – 13h00

// POLO DE LEITURA DO TROVISCAL

Centro Cultural do Troviscal Rua Jaime Pato

3770-410 Troviscal T. 234 757 000 F. 234 757 001 E. bmolb.poloptroviscal@cm-olb.pt HORÁRIO Segunda a sexta-feira: 10h00 – 12h30 / 14h30 – 19h00

Referências

Documentos relacionados

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu

Foi realizado um estudo retrospectivo de 400 casos de ferimento perfurante ocular admitidos na Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Na União Europeia não estão regulamentados, de momento, os critérios homogéneos para a eliminação de resíduos químicos. Aqueles produtos químicos, que resultam em resíduos

Para conseguir entender esta situação, faz-se necessária o entendimento da trajetória da política externa dos Estados Unidos durante o governo Bush (2001-2009), no qual