• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE EDITAL 002/2018-DCBS - UNIFAP, 11 de setembro de 2018

O Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS), da Universidade Federal do Amapá UNIFAP), torna público e convoca os discentes dos cursos de graduação deste Departamento, a participar do processo de seleção para o programa de bolsa monitoria, com base no disposto no Regimento da UNIFAP, artigos 211 a 214, na Resolução CONSU n. 028, de 13/10/1994, e demais regras institucionais aplicáveis, que se rege pelas normas contidas neste Edital.

1. OBJETIVOS DO PROGRAMA BOLSA MONITORIA

1.1. A Monitoria nos Cursos de Graduação no Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS) tem como objetivo ampliar a formação acadêmica do aluno, possibilitando-lhe atuar de forma mais intensa e direta numa determinada disciplina, sob orientação docente. Assim, o programa visa incentivar a participação do aluno nas atividades da Universidade e despertá-lo para a docência, a pesquisa e a extensão, sob orientação docente, oportunizando sua capacitação didática e científica, bem como possibilitar integração dos segmentos na Universidade.

2. DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS ENTRE OS CURSOS DE GRADUAÇÃO

2.1. Ao todo, são disponibilizadas três (01) bolsa(s) de monitoria, distribuídas entre os cursos de graduação da UNIFAP conforme quadro abaixo:

CURSOS GRAU Vagas

1 Farmácia Bacharelado 1

2.2. Cada Colegiado de curso definirá as disciplinas para as quais as respectivas bolsas serão disponibilizadas.

2.3. As disciplinas disponíveis e suas respectivas quantidades de vagas para o programa de bolsa monitoria estão distribuídas, conforme quadro abaixo:

CURSOS DISCIPLINAS (professor) Vagas

Farmácia Química Geral e Inorgânica 1

3. DO VALOR E VIGÊNCIA DA BOLSA NO PROGRAMA BOLSA MONITORIA

3.1. O valor do auxílio financeiro ao estudante será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, a ser pago através de depósito bancário na conta informada pelo aluno.

3.2. A bolsa concedida terá a duração de um semestre letivo, havendo possibilidade de renovação.

4. DOS CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA MONITORIA 4.1. O candidato selecionado para o Programa Bolsa monitoria deverá atender aos seguintes critérios: 4.1.1. Estar regularmente matriculado e cursando um dos cursos de graduação da UNIFAP, observadas as exigências deste Edital;

4.1.2. Apresentar Rendimento escolar comprovadamente satisfatório, com aprovação na disciplina para a qual a monitoria é ofertada, com média igual ou superior a 7,0 (sete) pontos;

4.1.3. Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para desenvolver as atividades de monitoria; 4.1.4. Não receber nenhuma outra bolsa concedida pela UNIFAP ou outro órgão de fomento;

4.1.5. Entregar todos os documentos exigidos por este edital.

(2)

5.1. As inscrições serão realizadas nas coordenações dos respectivos cursos vinculados ao Departamento Ciências Biológicas e da Saúde.

5.2. As inscrições poderão ser realizadas nos dias úteis no período de 11 até 18 de Setembro de 2018, das 08h30min às 11:30h e 14h30min às 17:30h.

5.3. O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, os documentos relacionados a seguir: 5.3.1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido, conforme Anexo I deste Edital;

5.3.2. Histórico escolar atualizado, no qual conste a aprovação na disciplina para a qual pretende concorrer com média igual ou superior a sete pontos (7,0);

5.3.3. Atestado de matrícula atualizado;

5.3.4. Cópia do documento de identidade, com foto, e do CPF; 5.3.6. Declaração, conforme Anexo II deste edital.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 O processo seletivo para monitoria constará das seguintes provas: 6.1.1 Prova Didática (eliminatória e classificatória);

6.1.2 Análise do histórico escolar do candidato (classificatório).

6.2 O processo seletivo será executado pelo Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde juntamente com os cursos vinculados ao Departamento.

6.3 Em hipótese alguma haverá segunda chamada para as provas e o não cumprimento das regras previstas neste Edital implicará em eliminação do candidato.

6.4 Só farão as provas os candidatos que atenderem a todas as normas deste Edital.

6.5 A Nota Final (NF) dos candidatos será composta pela soma da Nota Final da Prova Didática (NFPD) e da Nota da Análise do Histórico Escolar (NAHE):

7. DA PROVA DIDÁTICA

7.1. A prova didática tem como objetivo avaliar a capacidade de planejamento de aula, de transposição didática de conteúdos e saberes, de comunicação e síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria.

7.2. A prova didática consistirá em uma aula proferida para o nível de graduação, no tempo mínimo de 30 e máximo 40 minutos, versando o conteúdo do tema (conformeAnexo Vdeste Edital) sorteado com pelo menos 24h (vinte e quatro horas) de antecedência de sua realização. O candidato que não cumprir o tempo estipulado será eliminado.

7.3. O Plano de Aula será um critério avaliativo (conforme Anexo IV) e deverá ser entregue pelo candidato junto à banca examinadora no momento inicial de sua apresentação na Prova Didática.

7.4. O modelo de Plano de Aula consta no Anexo VI.

7.4. Poderão ser utilizados quaisquer recursos didáticos compatíveis, cabendo ao candidato providenciar, por seus próprios meios, a obtenção, instalação e utilização do equipamento necessário.

7.5. Na avaliação da prova didática, cada membro da Banca Examinadora atribuirá ao candidato nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez), conforme os critérios estabelecidos no Anexo IVdeste Edital.

7.6. A nota final da prova didática será a média aritmética das notas atribuídas ao candidato por cada um dos examinadores, calculada até a segunda casa decimal, sem arredondamento.

7.7. Será eliminado o candidato que obtiver média inferior a 7,0 (sete) pontos inteiros.

7.8. O candidato que não comparecer no horário indicado para a prova, bem como para o sorteio da ordem de apresentação será eliminado.

7.9. O local e horário do sorteio da ordem de apresentação e da aplicação da prova didática será divulgado no endereço www.unifap.br.

(3)

8. DA ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR

8.1. A Nota da Análise do Histórico Escolar (NAHE) será composta por fórmula que considera o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) do aluno e a Média Aritmética das Notas Finais (MANF) das disciplinas que são requisito para a monitoria desejada.

8.2. A NAHE será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

NAHE = Nota da Análise do Histórico Escolar

IRA = Índice de Rendimento Acadêmico (0 a 10)

MANF = Média Aritmética das Notas Finais das disciplinas que são requisito para a monitoria desejada.

9. CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1. Os critérios de desempate utilizados serão os seguintes: 9.1.1. A maior nota na análise curricular;

9.1.2. A maior nota na prova Didática; 9.1.3. O candidato de maior idade.

10. DO CRONOGRAMA DA SELEÇÃO

10.1. A seleção ocorrerá seguindo o cronograma abaixo:

ITENS ATIVIDADES DATAS PREVISTAS

1 Período de solicitação de inscrição e Avaliação do histórico 11 a 18 de setembro 2 Publicação do resultado da primeira fase 19 de setembro

3 Sorteio do tema da prova didática 20 de setembro

4 Segunda Fase - Aplicação da prova didática 21 de setembro 5 Publicação do resultado da segunda fase 24 de setembro

6 Interposição de recurso 25 de setembro

7 Publicação do resultado final 26 de setembro

10.2. Este cronograma está sujeito à alterações.

10.3. As informações sobre horário e locais de realizações das etapas do Processo Seletivo serão divulgadas no endereço eletrônico www.unifap.br.

10.4. O resultado final da seleção do programa bolsa monitoria será divulgado no site da UNIFAP (www.unifap.br) no departamento de Ciências Biológicas e da Saúde e nas Coordenações de Cursos. 10.5. O acompanhamento de avisos e comunicados referentes ao Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

11. DAS BANCAS

11.1. A seleção será realizada por Banca Examinadora composta, no mínimo, por 02 (dois) e, no máximo, 03(três) docentes. As bancas serão indicadas pelo respectivo Colegiado de Curso.

11.2. Compete à banca examinadora:

11.2.1. Realizar todas as etapas descritas neste Edital e de acordo com todas as normas do mesmo.

11.2.2. Preencher adequadamente todos os documentos relativos à Seleção devidamente assinados e encaminhá-los junto com o resultado à Direção do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS), responsável pela organização geral do certame, até um dia após o término do trabalho.

11.3. Caberá à Direção do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS) a divulgação do resultado do respectivo processo, ficando vedada a Banca Examinadora quaisquer manifestações aos candidatos sobre o mesmo.

(4)

12. DO INGRESSO NO PROGRAMA BOLSA MONITORIA

12.1. Para ingressar no Programa Bolsa Monitoria, os acadêmicos classificados deverão assinar termo de compromisso na respectiva coordenação de curso, no período de 27 a 28 de setembro de 2018, das 09h às 11h30min e15h às 17h30min, sob pena de perda da vaga.

12.2. Após o encerramento do período estabelecido para assinatura do termo de compromisso, serão realizadas convocações de outros alunos selecionados, tantas quantas forem necessárias para preencher as vagas em razão da inobservância do prazo estabelecido;

12.3. É de exclusiva responsabilidade do acadêmico acompanhar as convocações, que serão publicadas no endereço eletrônico www.unifap.br, e no mural da respectiva coordenação.

13. DA DESCLASSIFICAÇÃO E DESLIGAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

13.1. Serão desclassificados ou desligados do programa de monitoria os candidatos ou bolsistas, a qualquer tempo, que:

13.1.1. Apresentarem informações falsas, sem prejuízo de outras sanções administrativas e judiciais pertinentes.

13.1.2. Descumprirem o Termo de Compromisso firmado com a Instituição, bem como aqueles avaliados negativamente pelo respectivo professor orientador.

13.1.3. Solicitarem espontaneamente seu desligamento junto à coordenação de seu curso.

14. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE MONITOR 14.1 Constituem-se atribuições do Estudante-Monitor:

I. auxiliar os docentes em tarefas didáticas, compatíveis com o seu grau de conhecimento relacionadas a: a) assistência aos estudantes dos cursos de graduação para resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas;

b) preparação de atividades teóricas e/ou práticas compatíveis com seu grau de conhecimento e experiência e;

c) elaboração de material didático complementar.

II. zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas;

III. participar no apoio ao desenvolvimento de atividades institucionais como semana de curso, semana de calouro, feira de profissões, ou outros eventos promovidos pelas Coordenações de Curso ou Departamentos Acadêmicos; e

IV. elaborar bimestralmente o relatório de atividades desenvolvidas.

15. DO COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR

15.1 O professor orientador deverá ser docente efetivo da UNIFAP e orientar o bolsista objetivando estimular o interesse pela carreira docente.

15.2 São atribuições básicas do professor orientador, sem prejuízo dos compromissos a serem firmados no momento da assinatura do Termo de Compromisso:

a) orientar o monitor no desempenho das atividades programadas;

b) orientar/capacitar o monitor no uso de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades propostas;

c) promover o aprofundamento dos conhecimentos do monitor quanto aos conteúdos da disciplina; d) promover reuniões e/ou seminários para troca de experiências entre monitor, professor e alunos; e) avaliar, de forma contínua, o desempenho do monitor por intermédio de critérios previamente estabelecidos, e que sejam do conhecimento do monitor;

f) acompanhar o desempenho do monitor nas disciplinas de seu curso, a fim de identificar possíveis interferências das atividades de monitoria no comprometimento de seu processo de aprendizagem como um todo.

(5)

16. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1. O programa de monitoria não tem caráter de estágio nem de vínculo empregatício com a UNIFAP, podendo, no entanto, ser computado como atividade complementar.

16.2. Ao preencher o Formulário de Inscrição, o candidato declara-se ciente e de acordo com as normas do presente edital, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pelo Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS), ressalvado o direito de recurso.

16.3. Do resultado parcial do processo seletivo, o candidato que desejar interpor recurso disporá de um dia para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação, no horário das 8 às 18 horas, em horário de expediente, encaminhando o Formulário de Recurso (ANEXO III) diretamente à Diretoria do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS).

16.5. A classificação dos candidatos em lista de seleção, para além do número de vagas disponibilizadas para cada disciplina, produz somente expectativa de direito. Para poderem efetivar-se no programa de monitoria, os acadêmicos selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso que definirá as formas de execução, fiscalização e avaliação do programa.

16.6. Os casos omissos e situações não previstas neste edital serão decididos pelo Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (DCBS).

Publique-se.

Macapá-AP, 11 de setembro de 2018.

Profa. Dra. Raquel Rodrigues do Amaral Diretora do DCBS – Portaria nº 1891/2017

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

EDITAL 002/2018 - PROGRAMA BOLSA MONITORIA- DCBS

ANEXO I

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

MONITORIA PRETENDIDA: COM BOLSA ( )

1. DADOS PESSOAIS E ACADÊMICOS DO CANDIDATO A MONITOR

NOME DO CANDIDATO (A): ______________________________________________________ RG: ______________________ ÓRGÃO EXPEDIDOR: _________________________________ CPF: _____________________DATA DE NASCIMENTO: ___/___/______

ENDEREÇO: _______________________________________________________Nº: ______________ BAIRRO: ____________________ CIDADE: ___________________ CEP.: ___________________ TELEFONE RESIDENCIAL: ____________________CELULAR: ______________

__ E-MAIL: _____________________________________________________________________________ BANCO: _________________________________ AGÊNCIA: ___________________ CONTA: _________________________________ OPERAÇÃO: _________________ DEPARTAMENTO: _______________________ CURSO1: _____________________ TURNO: _________________________________ SEMESTRE: __________________

2. DADOS REFERENTES À MONITORIA PRETENDIDA

DISCIPLINA / LABORATÓRIO: ___________________________________________ SEMESTRE: __________________ TURNO: _________________________________ CURSO1: _____________________________ DEPARTAMENTO: _____________ PROFESSOR RESPONSÁVEL PELA DISCIPLINA: __________________________ MÉDIA FINAL OBTIDA NA DISCIPLINA: _________________________________ HORÁRIO DISPONÍVEL PARA A MONITORIA2: ______________________________

¹Especificar a modalidade (bacharelado e licenciatura) e a habilitação, caso haja.

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

EDITAL 002/2018 - PROGRAMA BOLSA MONITORIA- DCBS

ANEXO II

DECLARAÇÃO

Declaro que concordo com as condições estabelecidas no EDITAL 002/2018-DCBS - UNIFAP e que disponho de 20 (vinte) horas semanais para o exercício da monitoria, estando ciente de que as atividades de Monitoria não geram vínculo empregatício com a UNIFAP e que a bolsa de monitoria não pode ser acumulada à outra bolsa de natureza acadêmica (exceto o Auxílio Alimentação e o transporte).

NOME DO CANDIDATO: _____________________________________________________

Macapá, _____/_____/_______ ___________________________________ (ASSINATURA DO CANDIDATO)

NOME DO RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO DA INSCRIÇÃO:

______________________________________________________________________

Macapá, _____/_____/_______ ___________________________________ (ASSINATURA DO RESPONSÁVEL)

Documentos Anexados (o responsável pelo recebimento da inscrição deverá assinalar com um x a conferência dos documentos):

cópia do documento de identidade ( ) cópia do CPF ( )histórico escolar, comprovando ter concluído a disciplina para a qual irá se inscrever, com aproveitamento igual ou superior a 7,0 ( ) atestado de matrícula ( ).

...

(destacar – comprovante do candidato) COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DA UNIFAP

NOME DO

CANDIDATO:____________________________________________________________

RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO/RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS:

_________________________________________________________________ (NOME)

__________________________________________

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

EDITAL 002/2018 - PROGRAMA BOLSA MONITORIA- DCBS

ANEXO III

FORMULÁRIO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

Fases/Provas (especificar): ________________________________________________

Nome*:_______________________________________________________________

Nº de inscrição*: _____________ CPF*: ________________ Classificação: ________

Endereço:_____________________________________________________________

Fone fixo: _____________ Telefone celular: _____________ Outro Contato: _______

Questionamento Fundamentado*:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

* Preenchimento obrigatório

Macapá, _______ de ___________________ de 2018.

Assinatura do candidato: _________________________________________________

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

EDITAL 002/2018 - PROGRAMA BOLSA MONITORIA- DCBS

ANEXO IV

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

PROVA DIDÁTICA

Disciplina:

Tema sorteado:

Candidato:

Avaliador:

Duração da prova:

CRITÉRIOS

NOTAS

01 - Precisão e clareza entre os elementos do Plano de Aula

(0-10)

02 - Coerência entre o planejamento e a execução da aula

(0-10)

03 - Utilização e citação no desenvolvimento da aula de

referencial teórico adequado ao tema (0-10)

04 - Linguagem apropriada ao gênero textual formal (0-10)

05 - Capacidade de análise e síntese (0-10)

06 - Domínio e segurança na exposição e desenvolvimento do

conteúdo (0-10)

07 - Utilização de exemplos reforçadores do conteúdo

explorado (0-10)

08 - Aula ministrada com introdução, desenvolvimento e

conclusão de forma articulada com a temática explorada (0-10)

TOTAL

OBSERVAÇÃO: Dividir a somatória dos pontos por 08 (oito).

ASSINATURA DO AVALIADOR:

________________________________________

DATA: ____/____/ 2018.

(10)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

EDITAL 002/2018 - PROGRAMA BOLSA MONITORIA- DCBS

ANEXO V

LISTA DOS TEMAS PARA A PROVA DIDÁTICA COM

A SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

CURSO: FARMÁCIA

Disciplina: Química Geral e Inorgânica.

Ementa:

Estrutura Eletrônica; Tabela Periódica; Ligações Químicas; Funções Inorgânicas; Reações Químicas; Soluções; Noções de Termodinâmica; Cinética Química.

Bibliografia:

John B. Russell.; Química Geral – V1, 2 ed.; Editora Makron Books, são Paulo, 1994.

Brady. James E. e Humiston, Gerard E.; Química Geral – V1, 2 ed.; Editora LTC, Rio de Janeiro, 1995.

Brady. James E. e Humiston, Gerard E.; Química Geral – V1 1 ed.; Editora LTC, Rio de Janeiro, 1996.

MAHAN, BH e MYERS, R.J. Química, um curso universitário, Trad. da 4 ed. Americana, Ed. Edgard Blucher, 1993.

Maia, Daltamir Justino.; Química Geral – Fundamentos, 1 ed.; Editora Prentice Hall Brasil, Rio de Janeiro, 2007.

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

EDITAL 002/2018 - PROGRAMA BOLSA MONITORIA- DCBS

ANEXO VI

PLANO DE AULA

I. Dados de Identificação: Instituição de Ensino Superior: Acadêmico (Monitor): Disciplina: Data: II. Tema: III. Objetivos: Objetivo geral: Objetivos específicos: IV. Conteúdo: V. Recursos didáticos: VI. Metodologia: VII. Bibliografia:

Referências

Documentos relacionados

Uma vez o script em ZPL2 pronto, utilizamos uma função de escrita na porta da impressora para enviar os comandos contidos no componente TMemo para a impressora instalada na

Codificação de Operandos em Micro-Instruções DCC001 - 2011-2 19 Operando nos 16 bits menos significativos = 2 Sinal Adicional coloca Operando no Barramento Bit 23 indica se

O ACeS Algarve I – Central, integrada da ARS Algarve, cumpre a sua missão através do desempenho das 25 unidades funcionais distribuídas pelos 5 Centros de Saúde que

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Coffee, tea or chocolate, croissant or baguette, cheese, ham, homemade jam, fresh cheese dip, honey, butter.. 1 Petrópolis toast, 2 sponge

Algumas vezes não é possível encontrar um valor exato para uma integral impró- pria, mas podemos saber se ela é convergente ou divergente usando outras integrais conhecidas.

As metodologias CVFEM são assim chamadas por utilizarem os balanços de conservação no volume elementar, semelhante a formulação tradicional de volumes finitos, e por absorverem