• Nenhum resultado encontrado

MESA ADAPTÁVEL PARA USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESA ADAPTÁVEL PARA USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MESA ADAPTÁVEL PARA USUÁRIOS DE CADEIRA DE RODAS

Roberto Stremel [Aluno] 1, Eduardo Scabio D’Amico [Aluno] 2, Francisco Gödke [Professor

orientador] 3

1

Engenharia Mecânica. 2

Técnico Integrado em Mecânica. 3

DAMEC (Departamento Acadêmico de Mecânica) Campus Sede (Curitiba)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças

eduardo.damico@gmail.com, roberto_stremel@yahoo.com.br, godke@utfpr.edu.br

Resumo - O desenvolvimento de tecnologias assistivas, projetadas com materiais de baixo custo, é um meio de

possibilitar às pessoas com deficiência o acesso aos benefícios proporcionados pelo uso dessas tecnologias. As mesas adaptáveis para usuários de cadeiras de rodas são produtos que possibilitam a realização de atividades cotidianas, tais como, alimentação, estudo e lazer. O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de mesa, confeccionada em PVC, e adaptável para cadeirantes.

Para o seu desenvolvimento foi realizada uma pesquisa de mercado com o intuito de se conhecer os principais modelos de mesas utilizados por usuários de cadeiras de rodas e suas principais características construtivas. Na sequencia, foi identificada, por intermédio da Escola de Integração e Recuperação da Criança Excepcional (ERCE), localizada na região metropolitana de Curitiba, e que atende alunos com deficiências neuromotoras, uma pessoa com deficiência que pudesse ser beneficiado com o projeto em questão. Assim, com a ajuda de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais desta instituição, foram levantadas, além das dimensões mínimas para a adaptação da mesa ao aluno selecionado, algumas características importantes que deveriam contemplar o projeto: leveza, segurança estrutural e fácil assepsia.

Palavras-chave: Tecnologia assistiva, Mesas adaptáveis, PVC, Cadeira de rodas.

Abstract- The development of assistive technologies, designed with low cost materials, is a means of enabling

people with disabilities the access the benefits provided by the use of these technologies. The adaptable tables for users of wheelchairs are products that allow performing everyday activities such as eating, study and leisure. This work intends to present a proposal for a table, made of PVC, and adaptable for wheelchair users.

For its development was conducted a market research in order to know the main models of tables used for wheelchairs users and their main constructive characteristics. In sequence, was identified through the School of Integration and Rehabilitaion of Exeptional Children (ERCE), located in the metropolitan region of Curitiba, which serves students with neuromotor disabilities, a disabled person who could be benefited with the project in question. So, with the help of physical and occupational therapists of that institution, were obtained, beyond to the minimum dimensions for adapting the table to the selected student, some important features that should include the project: lightness, structural safety and easy asepsis.

Keywords: Assistive technology, Adaptable tables, PVC, Wheelchair.

(2)

A tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que tem como um dos seus objetivos, o desenvolvimento, a baixo custo, de equipamentos e dispositivos destinados à reabilitação e/ou melhora de qualidade de vida das pessoas com deficiência. No entanto, são poucos os produtos disponibilizados no mercado que atendem de forma “customizada”, as suas diferentes necessidades.

Este é o caso das mesas reguláveis oferecidas para usuários de cadeira de rodas. Embora proporcionem a adaptação para diferentes tamanhos de cadeiras, o usuário não pode alterar as suas dimensões laterais para melhor adequá-las as suas necessidades. Além disso, o custo ainda é um fator que impossibilita que pessoas de baixa renda tenham acesso a esse equipamento.

Assim, o objetivo do presente estudo foi propor a confecção de uma mesa destinada a usuários de cadeiras de rodas, em material de baixo custo e facilmente encontrado no mercado, cuja fabricação envolvesse baixa mecanização. Desta forma, a sua reprodução passa a ser viabilizada na própria residência do usuário e de forma “customizada”, ou seja, as suas dimensões podem ser adequadas às reais necessidades de seu usuário.

Mesas comerciais. As mesas comerciais adaptáveis, principalmente para cadeirantes, têm seus preços no mercado nacional variando entre R$225,00 e R$300,00 dependendo dos opcionais oferecidos e dos materiais usados na sua fabricação. Os modelos encontrados apresentam em média regulagens de altura entre 60 cm e 90 cm, a fim de se adaptarem a cadeiras de diferentes tamanhos.

Em termos construtivos, os materiais empregados na maioria dos casos é o aço, sob a forma tubular com seção quadrada, retangular ou circular para a estrutura e madeira do tipo MDF (em placa de fibra de média densidade) com revestimento em fórmica. Nas figuras 1a e 1b, são apresentados alguns modelos mais comuns destinados a cadeirantes. O modelo (1a) é estrutural tubular circular com a estrutura de regulagem de altura tubular quadrada, com o tampo em MDF. O modelo (1b) é estrutural tubular quadrada com o tampo também em MDF.

(a) (b)

Figura 1- Mesa em estrutura tubular circular (1a) [1]. Mesa em estrutura tubular quadrada (1b) [2]. MATERIAIS E MÉTODOS

Inicialmente, a partir da definição do aluno a ser beneficiado com o desenvolvimento da mesa e por intermédio dos profissionais de saúde da ERCE, foram determinados os principais requisitos de projeto: permitir assepsia, ser leve e resistente a nível estrutural. Também foi possível determinar as suas dimensões estruturais em termos de largura e profundidade, referenciadas em função da cadeira utilizada pelo aluno (fig. 2a) e também a

(3)

largura mínima e altura que deveria ficar o tampo, definidas em função das medidas antropométricas da criança (fig. 2b).

(a) (b)

Figura 2 – Cadeira de rodas e seu usuário (2a). Medidas antropométricas do usuário (2b).

Desta forma, foram determinadas as medidas mínimas para o tampo: medida frontal de 35cm (referenciado pela largura dos ombros), profundidade de 45cm (referenciada pelo comprimento dos braços) e ser posicionado a uma altura de 60cm (em função do ponto de acomodação dos braços). No entanto, em específico para a determinação dessa última medida, é necessário também considerar a altura do apoio dos pés até o solo, que corresponde a 13cm [3]. Assim, a medida final do solo até o ponto de acomodação dos braços ficou em 73cm. Nesta etapa, também foi solicitado por um dos terapeutas ocupacionais que a medida frontal do tampo ficasse em 75cm e a profundidade em 70cm em função de serem desenvolvidas algumas atividades terapêuticas com o aluno.

Em relação à estrutura, sua altura deveria corresponder ao ponto de acomodação dos braços 73cm, com largura mínima de 73cm (referenciada pela largura da cadeira) e profundidade mínima de 53cm (a fim de permitir o encaixe da mesa no tronco do usuário). E ainda, com a intenção de que a mesma estrutura também pudesse ser utilizada por outros alunos de maiores estaturas, foi incorporado nesse projeto à possibilidade de regulagem de altura do tampo.

Após serem estabelecidas as dimensões da mesa, procurou-se determinar a matéria prima a ser utilizada na confecção de sua estrutura. Devido as suas boas qualidades

mecânicas1, além do baixo custo, baixa mecanização envolvida em sua montagem e

padronização de suas conexões, o PVC (poli cloreto de vinila) de 32 mm e de 40 mm utilizado na rede hidráulica residencial, foi o material escolhido para a construção da mesa. Além disso, é facilmente encontrado no mercado e passa a permitir sua fácil assepsia. Em relação ao tampo, o material escolhido foi o MDF 6 mm com revestimento em fórmica.

A partir destas informações, foram esboçadas concepções estruturais e definido o projeto do protótipo em software de CAD (computer-aided design). Na versão final, foram determinados furos nos pés da mesa, a fim de permitir as diferentes regulagens de altura, assim como o recorte do tampo, a fim de encaixar adequadamente no tronco do usuário. A figura 3 apresenta o projeto dimensional em CAD e o protótipo construído.

1

Os alunos de Engenharia Mecânica, João Vítor Luz Hoeflich e Everson Silvano Braciak realizaram, em 2011, ensaios mecânicos no PVC, cujos resultados podem ser encontrados em: http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/assistiva/.

(4)

(a) (b) Figura 3 – Projeto da mesa (3a). Protótipo desenvolvido (3b) RESULTADOS

Em relação à estrutura, o protótipo apresentou bom comportamento mecânico, pois possui uma boa rigidez estrutural, mesmo quando o tampo é posicionado em sua altura máxima. Além disso, o equipamento ficou com peso de 7 kg, relativamente leve comparado com os produtos de mercado que possuem peso médio de 15 kg. Em função do posicionamento dos furos de regulagem de altura, dispostos a cada dois centímetros, é possível efetuar até 14 regulagens de altura. Por fim, em função das padronizações das conexões e facilidades de montagem, a mesa pode ser construída de forma “customizada”, ou seja, observada a permanência das distâncias entre as travessas que garantem a estruturação da mesa, sua estrutura pode ser construída com diferentes larguras e profundidades.

DISCUSSÃO

O protótipo desenvolvido apresenta características importantes em se tratando de uma mesa adaptável para cadeirantes, tais como leveza sem perder a rigidez, facilidade de assepsia devido aos materiais empregados e possibilidade de ajustes. Em função de suas dimensões máximas, baixo peso e ser desmontável (já que não foi usado adesivo para fixação das conexões) é possível que a mesa seja facilmente transportada, seja no próprio ambiente onde é utilizada ou em outros ambientes que não somente a escola e/ou residência.

A sua construção foi facilitada e rápida, pois a realização do corte no tampo pode ser facilmente executada por um marceneiro e as outras operações de corte do PVC passam a ser realizadas com a utilização de uma serra comum para metais. Assim, no tocante ao processo de fabricação, há uma substancial economia de energia elétrica e ferramental específico, já que a mecanização envolvida é baixíssima. Neste contexto, é maximizada a produção no próprio local de consumo, evitando a necessidade de toda uma logística no transporte do equipamento até o usuário final. Por outro lado, o fato de não ter sido usado adesivo para garantir a fixação das uniões, permite que o mesmo equipamento possa ser alterado visando atender futuras solicitações clínicas. Por fim, pensando em termos ambientais, sobras de PVC

(5)

oriundos da construção civil podem ser recicladas em prol de famílias carentes que não tem acesso a uma mesa comercial.

Em relação ao seu custo final, cujo preço médio ficou em R$89,20, o equipamento mostrou-se economicamente viável, sem contar o fato de poder ser amplamente “customizado”, ou seja, pode ser construído de acordo com as diferentes necessidades e características físicas do usuário.

CONCLUSÃO

Mesmo o PVC sendo derivado do petróleo, recurso não renovável, seu emprego na confecção da mesa permite o desenvolvimento de tecnologias sociais de forma minimizada.

O protótipo criado faz parte de um projeto em desenvolvimento. A próxima etapa envolverá observações de seu comportamento, quando em utilização pelo aluno da ERCE.

Posteriormente, após comprovada sua eficácia, será elaborado seu manual de confecção para ser disponibilizado, gratuitamente, a toda comunidade interessada em sua reprodução. Vale salientar que o foco do estudo é o uso da mesa por usuários de cadeira de rodas, mas a mesma pode ser facilmente ajustada para o uso com cadeiras convencionais, cadeiras posturais, etc.

Espera-se, desta forma, com o término do projeto, disponibilizar a toda sociedade, inclusive às pessoas menos favorecidas economicamente uma nova alternativa de mesa adaptável para cadeira de rodas, mostrando assim ser possível o desenvolvimento de tecnologias assistivas acessíveis, seja do ponto de vista econômico e/ou construtivo.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos em especial aos profissionais de saúde da ERCE, pela disposição em prontamente contribuir na definição dimensional da mesa, assim como, na disponibilidade em testar o protótipo desenvolvido. E ainda, ao Setor de Marcenaria da UTFPR e a própria universidade por ter contribuido com a doação de todos os materiais envolvidos na construção do protótipo.

REFERÊNCIAS

[1] VANZETTI. Catálogo virtual de produtos. Disponível em:

http://catalogo.vanzetti.com.br/index.php/mesa-escolar/. Acesso em: 14 de set. 2012. [2] PLANETBRINK. Mesa escolar adaptada para cadeirante. Disponível em:

http://www.planetbrink.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1021. Acesso em: 14 de set. 2012.

[3] CADEIRA DE RODAS. Medidas de cadeira de rodas. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

Também foram realizados ensaios de absorção de água para os três laminados e analisada a influência da absorção de água nas propriedades mecânicas em flexão do laminado

A taxa do INR ideal para os paci- entes com disfunção ventricular e insuficiência cardíaca também não foi estimada por meio de estudos prospectivos e randomizados, e a taxa

2.1.6.3 Os objetos devem estar organizados em amarrados, levando-se em conta nesta separação: o tipo de objeto (tipos: Simples, Registro, com AR, MP, Valor

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,