• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento do projeto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desenvolvimento do projeto"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Título

O projeto foi executado?

Energias Renováveis e Sustentabilidade: Formação Técnica-Científica e Conscientização Sim

Desenvolvimento do projeto

Conclusão do relatório final 01/03/2016

Avaliação do Coordenador Inicialmente foi apresentado aos colaboradores, Prof. Ricardo Alan V. Ramos e Prof. Emanuel R. Woiski, como o projeto havia sido aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da Unesp. Tendo em vista as restrições orçamentárias e a autorização para a seleção de um bolsista, foram definidas que as ações ficariam limitadas, em princípio, no escopo do curso de Engenharia Mecânica. Assim, foram estabelecidos uma agenda interna e os procedimentos para a seleção do aluno bolsista, que culminou na indicação do acadêmico Renato Cândido Reis.

Na sequência, foi apresentado para a Direção da Escola Técnica de Ilha Solteira como seria conduzido o processo. Assim, foram estabelecidas as primeiras reuniões com o Coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente visando a nossa interação com os alunos do curso. Efetivamente, a ênfase do projeto é fortalecer a equipe pedagógica envolvida na ETEC perante os conceitos físicos relacionados com a questão da sustentabilidade ambiental no que diz respeito ao aproveitamento de energias renováveis.

Diante da estratégia estabelecida para o presente trabalho, o bolsista exerce um papel importante, pois a sua ação junto aos alunos do Curso de Meio Ambiente tem que estar em conformidade com a essência do projeto que consiste no aprimoramento da formação do corpo pedagógico da ETEC envolvido. Assim, o bolsista Renato Cândido passou por um processo intenso de aprimoramento de sua formação, pois o tema Energias Renováveis e Sustentabilidade, que contém um apelo popular muito grande, traz consigo um conjunto enorme de asseverações e de interpretações físicas descabidas e equivocadas. Neste contexto, o bolsista Renato juntamente com o acadêmico Guilherme Moro, um aluno do curso de Engenharia Mecânica que também acompanhou o projeto, receberam reforços conceituais relacionados a aplicação da primeira e segunda leis da termodinâmica relacionadas ao aproveitamento e às transformações de energias renováveis, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento da biomassa, bem como começaram a pesquisar o trabalho a ser desenvolvido em conjunto com a equipe pedagógica e alunos da ETEC. A antecipação deste trabalho foi fundamental, pois todos os agentes da Unesp, alunos e docentes envolvidos no projeto, têm que ter uma linguagem única. Com relação a cooperação do grupo PET da Mecânica ficou acordado, através de seu tutor, que a sua participação ocorreria na fase de análise de apresentação dos trabalhos.

Concomitantemente a esta ação envolvendo os alunos da Unesp no projeto, foi dado continuidade ao trabalho junto a Coordenação do Curso de Meio Ambiente para a preparação das atividades a serem realizadas pelos alunos. Como já descrito anteriormente, o cerne do projeto consiste nesta interação com a equipe pedagógica da ETEC. No segundo semestre foram feitos os contatos com os alunos do Curso de Meio Ambiente, através da Coordenação, para apresentação dos objetos que caracterizavam o projeto. A partir de uma avaliação diagnóstica de todo o conjunto durante estes contatos, a equipe do projeto concluiu que seria melhor restringir as ações somente no que diz respeito à produção e ao uso de biocombustíveis como uma fonte de energias renováveis. Não haveria tempo e nem condições humanas e materiais para realizar o trabalho relacionado à formação e análise crítica sobre o aproveitamento direto de energia solar bem como para a construção de kits coletores térmicos.

(2)

através de pesquisa na internet. A sequência estabelecida consistiu em um levantamento de dados da energia solar incidente anualmente na região oeste paulista. Através da produtividade média de cana-de-açúcar na nossa região e do aproveitamento da palha nas usinas sucroalcooleira, os alunos estimaram uma eficiência fotossintética efetiva (para fins industriais) através do cômputo da energia acumulada na biomassa (açúcares e fibras da cana e da palha) e fizeram uma comparação crítica com os dados obtidos na literatura. Neste ponto já apareceu a primeira surpresa tendo em vista o baixíssimo rendimento. As transformações energéticas pertinentes ao processo de fabricação do álcool foram abordadas e levantadas de um ponto de vista bem básico (extração de caldo, fermentação, destilação e geração de vapor e energia elétrica), tendo em vista a complexidade do processo e o tempo disponível. Na sequência o aproveitamento líquido da energia química do biocombustível álcool hidratado através da sua queima no motor de um veículo automotivo foi avaliado, bem como a eficiência global e uma análise crítica de todo o processo. Foi abordada também uma análise crítica contrapondo o ciclo reversível do carbono na produção e uso do biocombustível com a irreversibilidade relacionada à degradação do solo através do cultivo intensivo e continuado da cana-de-açúcar. Não houve tempo disponível para a apresentação de painéis na escola, como fora estabelecido previamente. Foi feito, então, uma apresentação final dos resultados no final do ano com alunos da própria turma e convidados. Vale ressaltar, entretanto, que tendo em vista a relevância do tema a Coordenação do Curso de Meio Ambiente solicitou a retomada do projeto, com uma nova ênfase, para a nova turma já no início deste ano letivo de 2016, o que já está sendo realizado. O enfoque proposto seria desenvolver este trabalho como um projeto do Curso a ser apresentado durante a Semana Técnica da ETEC em agosto próximo.

A participação dos alunos do Grupo PET será realizada nesta próxima etapa.

Dificuldades Encontradas para o Desenvolvimento do Projeto

Entre as dificuldades encontradas para o desenvolvimento do projeto, vale destacar o que segue:

• O período do curso Meio Ambiente oferecido pela ETEC de Ilha Solteira é noturno. Além da turma ser pequena (pouco mais de 20 alunos), a maioria deles trabalha durante o dia e a dedicação esperada ficou comprometida. Por sua vez, os professores do curso também têm um conjunto grande de atividades docente em outras escolas da Região. Ou seja, o fator disponibilidade de tempo se traduziu em uma componente muito mais problemática do que era esperado. • Os alunos que frequentam o curso, de uma forma geral, não têm muita intimidade e nem fascínio para abordar e debater os conceitos que estão envolvidas nos processos de geração e transformação de energia. De fato, esta não é uma questão simples, apesar do apelo popular. Mas esta é uma matéria fundamental tendo em vista que é um dos cernes da grande área desenvolvimento sustentável. Todos são curiosos e consideram o tema relevante, mas, apresentam grande dificuldade para a consolidação do conhecimento.

• Os problemas acima relatados acabam propiciando a falta de motivação justamente para os professores responsáveis pela formação dos futuros técnicos. E o foco do projeto consiste essencialmente no aprimoramento destes docentes.

(3)

Nome Email Participante Função

Participantes

Cassio Roberto Macedo Maia cassio@dem.feis.unesp.br Docente Coordenador Emanuel Rocha Woiski woiski@dem.feis.unesp.br Docente Colaborador Ricardo Alan Verdu Ramos ramos@dem.feis.unesp.br Docente Colaborador

Pessoal

Nome Curso

Bolsistas

Data de Início Data de Término

Guilherme Moro Bigaran Engenharia Mecânica 01/10/2015 31/12/2015 Renato Candido Reis Engenharia Mecânica 01/03/2015 30/09/2015

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

2 alunos UNESP -

-23 alunos rede pública de ensino

(4)

-Doutorado Nome :

Nível acadêmico:

Cassio Roberto Macedo Maia Unidade universitária:

Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 02/01/2015

Organização das atividades de discussão e formação

entre todos os partícipes, bem como, na supervisão para a construção de kits (diversos tipos de coletores solares) para a demonstração de como o uso de conceitos equivocados podem levar a premissas falsas ou desastrosas na área da sustentabilidade.

Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Mecânica

4

Foram realizadas atividades de planejamento das ações desenvolvidas com a equipe da Unesp e junto a ETEC de Ilha Solteira. Foram realizadas reuniões para discussão e detalhamento dos temas a serem apresentados aos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente. Em conjunto a Coordenação do Curso, foram realizados seminários e reuniões com os alunos da ETEC que objetivaram ao cálculo da eficiência energética envolvido no processo de produção de etanol (álcool hidratado).

Atividade(s) realizada(s):

Carga horária total realizada: 220

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Emanuel Rocha Woiski Unidade universitária:

Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

31/12/2015 01/02/2015

Organização e participação da dinâmica de atividades de formação entre os corpos docentes e discente da Unesp com o corpo docente da ETEC. Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Mecânica

2

Foram realizadas atividades de aprimoramento da formação dos acadêmicos Renato Cândido e Guilherme Moro, principalmente no que diz respeito às principais irreversibilidades que afetam a eficiência nos processos de geração e transformação de energia sob a ótica da sustentabilidade. Foram realizadas, também, atividades de conscientização junto sobre a questão da sustentabilidade junto a equipe PET do curso de Engenharia Mecânica. Atividade(s) realizada(s):

(5)

Observação: Pós-Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Ricardo Alan Verdu Ramos Unidade universitária:

Departamento / Seção:

Data de início: Data de término

Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2015 01/02/2015

Organização e participação da dinâmica de atividades de formação entre os corpos docentes e discente da Unesp com o corpo docente da ETEC. Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Mecânica

2

Foram realizadas atividades de seleção de bolsista que culminaram na indicação do acadêmico Renato Cândido e posteriormente do acadêmico Guilherme Moro; participou das reuniões conjuntas com a equipe da Unesp para a definição da agenda e do planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista; participou do planejamento relacionado as atividades de interação com a Coordenação do Curso Técnico em Meio ambiente da ETEC.

Atividade(s) realizada(s):

(6)

Nome : Guilherme Moro Bigaran

Data de início: Data de término

150

Dificuldade(s) encontrada(s):

Relato Experiência(s) / Avaliação do projeto:

O acadêmico Guilherme Moro avaliou como positiva a sua participação no projeto e decidiu dar continuidade nas atividades que havia realizando através da sua matrícula em um Trabalho de Graduação nesta mesma área.

Excelente Conceito da Experiência: Observação: 31/12/2015 01/10/2015 Engenharia Mecânica Curso:

Unidade universitária: Faculdade de Engenharia

I n i c i a l m e n t e , c o m o c o l a b o r a d o r , p a r t i c i p o u t a m b é m d o treinamento/aprimoramento de formação relacionado ao problema de aproveitamento de energias renováveis e sustentabilidade no contexto da primeira e segunda leis da termodinâmica. Ainda como colaborador, fez o levantamento inicial de parâmetros relacionados ao processo de fabricação de álcool em usinas sucroalcooleiras. A partir de outubro/2015 foi indicado para dar continuidade ao trabalho do acadêmico Renato Cândido como bolsista do projeto.

Atividade(s) realizada(s): Carga horária total realizada:

Durante o período que participou do projeto, o acadêmico Guilherme Moro relatou dificuldades relacionadas ao entendimento do processo de fabricação de álcool, bem como dos principais parâmetros de processo envolvido.

Graduando Nome :

Bolsista Tipo do participante:

Nível acadêmico:

Renato Candido Reis

Data de início: Data de término

240

Dificuldade(s) encontrada(s):

Relato Experiência(s) / Avaliação do projeto:

O acadêmico Renato Cândido uma certa decepção relacionada com o nível de formação dos alunos envolvidos no projeto. Manifestou surpresa com os resultados preliminares relacionados à questão da eficiência de conversão de

30/09/2015 01/03/2015

Engenharia Mecânica Curso:

Unidade universitária: Faculdade de Engenharia

Participou de treinamento/aprimoramento de formação relacionado ao problema de aproveitamento de energias renováveis e sustentabilidade no contexto da primeira e segunda leis da termodinâmica. Fez o levantamento de dados solarimétricos para a região oeste paulista e de eficiências fotossintéticas envolvidas no cultivo da cana-de-açúcar. Participou das primeiras atividades desenvolvidas com a equipe da ETEC.

Atividade(s) realizada(s): Carga horária total realizada:

Durante o período que participou do projeto, o bolsista Renato Cândido relatou dificuldades relacionadas com o levantamento de dados de eficiência fotossintética de vegetais de interesse à produção de biocombustíveis, bem como dos parâmetros termo-físicos dos principais constituintes da cana-de-açúcar. Relatou também dificuldade de comunicação com os alunos de ETEC envolvidos.

(7)

energia radiante (energia solar) em energia de ligação química da biomassa. O acadêmico lamentou não poder participar até o fim do projeto em virtude de seu afastamento do Campus para continuar seus estudos na França (Convênio BRAFITEC).

Bom Conceito da Experiência:

(8)

Mangueiras de polietileno, Material de consumo 0 R$ 0,00 0,00 Solicitado Relatório Final R$ 0,00 Liberado R$ 0,00 R$ 1.500,00

Parecer CPEU

03/03/2016

Parecer relatório final do projeto de extensão intitulado “Energias Renováveis e

Sustentabilidade: Formação Técnica-Científica e Conscientização”. O projeto foi coordenado pelo Prof. Dr. Cassio Roberto Macedo Maia e contou com a colaboração de 02 docentes colaboradores e 02 discentes bolsistas. Relata-se que as transformações energéticas pertinentes ao processo de fabricação do álcool foram abordadas e levantadas de um ponto de vista bem básico (extração de caldo, fermentação, destilação e geração de vapor e energia elétrica), o aproveitamento líquido da energia química do biocombustível álcool hidratado através da sua queima no motor de um veículo automotivo foi avaliado, bem como a eficiência global e uma análise crítica de todo o processo. Foi abordada também uma análise crítica contrapondo o ciclo reversível do carbono na produção e uso do

biocombustível com a irreversibilidade relacionada à degradação do solo através do cultivo intensivo e continuado da cana-de-açúcar. Não foi relatada nenhuma produção científica. Pelo exposto, acreditando que os objetivos tenham sido alcançados, recomendo a aprovação do relatório, parabenizando todos os envolvidos pelo excelente trabalho realizado.

Concluído em:

(9)

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Por outro lado, em que pese o controle sobre a expansão, identificou-se também a pressão por diferentes agentes que buscam maximizar a renda sobre o solo urbano através da

Poderá haver deslocamento das áreas aptas ao cultivo de café arábica, a inaptidão do cultivo de soja no noroeste do Paraná, inaptidão do cultivo de trigo nas regiões oeste,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

É pretensão ao término dessa pesquisa, apresentar dados sobre as ações desenvolvidas à Universidade Estadual de Goiás, referente às contribuições sociais à comunidade

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

De acordo com Tariq Ramadan, os ingleses (que tinham múltiplos interesses em jogo no Egito e na Palestina), os norte-americanos (que haviam votado pela partilha

Assim, em continuidade ao estudo dos mecanismos envolvidos na morte celular induzida pelos flavonóides, foi avaliada a exposição da fosfatidil serina na membrana das células HepG2