• Nenhum resultado encontrado

DESCRITIVO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICA E DE TELECOMUNICAÇÕES E ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESCRITIVO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICA E DE TELECOMUNICAÇÕES E ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DESCRITIVO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICA E DE TELECOMUNICAÇÕES E ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAIS

1 Aterramento

Haverá sistema de aterramento junto à caixa de inspeção imediatante anterior à chegada dos cabos ao CD-01.

O condutor de proteção que vem do CD-Geral deverá ser ligado ao barramento de terra do CD-01. Ao mesmo barramento, será ligado um cabo proveniente da haste de aterramento localizada na caixa de inspeção imediatamente anterior ao CD-01.

A haste deverá ser em aço, revestido com baixa camada de cobre, com 3m de comprimento e diâmetro nominal 5/8”.

2 Quadros de Distribuição

Deverá ser fornecido o CD-01 de embutir, trifásico, em chapa metálica, incluindo barramentos de fase, terra e neutro independentes.

Externamente, o quadro deverá apresentar dizeres com as seguintes informações: • Plaqueta com as informações: “Perigo! Eletricidade!”;

Plaquetas com as informações da tensão de trabalho: “380 V (3F+N)” Deverá estar em acordo com as seguintes especificações:

•Corpo fabricado em aço galvanizado, chapa 22 USG.

•Porta externa com pré tratamento de fosfatização e pintura em pó, com dobradiças e fecho tipo pressão.

•Barramento para três fases tipo espinha de peixe, neutro e terra, para 100A para o CD, no mínimo, em cobre eletrolítico 99%, dimensionado com esforço nominal e curto-circuito.

•Conter porta etiquetas acrílicas auto-adesivas para identificação dos CDs e circuitos com fitas adesivas de PVC identificando o numero e descrição das salas.

•Os quadros deverão possuir isolamento entre as cargas e as partes metálicas através de conectores isolantes, e seus barramentos deverão ter isolamento termorretrátil.

•Para proteção de pessoas contra choques nos ambientes exigidos pela NBR 5410/04 serão instalados nos quadros um dispositivo DR bipolar, com fixação para trilho DIN EN 50022, tensão nominal 220 V, corrente nominal indicado no quadro de cargas, corrente nominal diferencial-residual de atuação 30 mA, tipo A, de acordo com a norma IEC 61008.

(2)

3 Sistema de Iluminação

3.1 Luminária de Embutir com Aletas com 2x14W e 2x28W

Luminária de embutir em forro de gesso ou modulado com perfil "T" de aba 25mm. Corpo em chapa de aço tratada com acabamento em pintura eletrostática na cor branca. Refletor e aletas parabólicas em alumínio anodizado de alto brilho (reflexão total de 86%). Equipada com porta-lâmpada antivibratório em policarbonato, com trava de segurança e proteção contra aquecimento nos contatos.

Como referência de padrão: ITAIM, modelo 2005, ou equivalente.

3.2 Luminária tipo pétala para lâmpada vapor metálico 1x70W

Luminária retangular para poste tipo pétala. Corpo em chapa de aço tratada zincada com pintura eletrostática na cor preta. Refletor simétrico em alumínio anodizado. Difusor em vidro plano transparente temperado. Alojamento para equipamento auxiliar na própria luminária. Suporte para lâmpada rosca E-27, HIE.

Como referência de padrão: ITAIM, modelo 8187.1E6.610 , ou equivalente.

3.3 Poste flangeado para luminária tipo pétala vapor metálico 1x70W altura h=3m Poste reto flangeado, para uso externo, em tubo de aço galvanizado a fogo (70micras) e acabamento em pintura eletrostática na cor preta – altura h=3,00m – Inclui chumbadores e elementos de fixação.

3.4 Reator eletrônico bivolt para duas lampadas fluorescentes tubulares de 14W

Reator eletrônico multivoltagem automática (100 a 240V), sem alterar o fluxo luminoso, 50/60Hz, com alto fator de potencia (maior ou igual a 0,98), distorcao harmonica menor do que 10% (THD<10%), fluxo do reator igual ou superior a 1,00.

3.5 Reator eletronico para duas lampadas fluorescentes T5 de 28W

Reator eletrônico multivoltagem automatica (100 a 240V), sem alterar o fluxo luminoso, 50/60Hz, com alto fator de potencia (maior ou igual a 0,99), baixa distorção harmônica (THD menor que 10%); fator de fluxo luminoso igual a 1,0. Deve possuir

certificação de conformidade com as NBR 14417/99 e NBR 14418/99; com garantia expressa do fabricante de, no minimo, 2 (dois) anos.

3.6 Reator inversor de emergência

(3)

Reator para ser utilizado com lâmpadas fluorescentes tubulares, nas potências de 9W até 65W, e 110W para inversor com bateria de no mínimo 5000mAh. Deve possuir interruptor para teste e abraçadeira de fixação da bateria. Deve possuir baterias do tipo níquel cádmio (Ni-cd), tempo de recarga máximo de 24 horas.

3.7 Reator para lâmpada vapor metálico HIE 1X70W

Reator para ser utilizado com lâmpada vapor metálico, de potência igual a 70W. Deve possuir vida útil de no mínimo 30.000 horas. Tensão de alimentação 220/240V e frequência 50/60Hz. Fator de fluxo luminnoso igual a 1.0 e fator de potência maior ou igual a 0.95 Deve possuir certificação de conformidade com as normas ABNT/NBR/IEC 61347-2-12 e

ABNT/NBR/IEC 61000-4-3. Deve incluir ignitor e starter.

3.8 Lâmpada fluorescente T5 de 28W

Lampada fluorescente tubular de 28W, com temperatura de cor de 4000K a 5000K, índice de reprodução de cores (IRC) superior a 80, fluxo luminoso maior que 2500 lúmens e vida media de, no minimo, 16.000 horas.

3.9 Lâmpadas fluorescente T5 de 14W

Lâmpada tubular de 14W, temperatura de cor de 4.000K, TL5, fluxo luminoso médio de 1200 lúmens, com IRC 85. Vida mediana de no minimo 24.000 horas.

3.10 Lâmpada vapor metálico ovoide rosca E-27

Lâmpada ovoide HIE 70W, rosca E-27, temperatura de cor de 4.000K, fluxo luminoso maior que 5.000 lúmens, e vida mediana de no mínimo 9.000 horas.

4 Rede de Energia Elétrica 4.1 Tubulações e Caixas

Existirão os seguintes sistemas e instalações, a saber: eletrodutos aparentes sobre o forro, embutidos em alvenaria e enterrados no solo.

Serão usados eletrodutos, curvas e luvas de aço galvanizado tipo leve. Quando instalados aparente deverão ser pintados na mesma cor da parede em que se encontrarem. As curvas e luvas deverão ser do mesmo material do eletroduto em uso.

A conexão dos eletrodutos com as caixas deverá ser feita com buchas e arruelas, com acabamento esmerado, sendo estas em liga Zamac.

Deverá ser observada a continuidade elétrica do sistema de tubulação e caixas.

(4)

Os eletrodutos embutidos em alvenaria deverão ser corrugados, do tipo leve (cor amarela). Quando embutidos na laje, estes deverão ser do tipo pesado (cor laranja). Quando enterrados no solo, deverão ser em polietileno de alta densidade (PEAD).

A Contratada deverá fazer a identificação em todas as caixas terminais de todos os circuitos.

As caixas de passagem serão instaladas de modo aparente, embutidas em alvenaria e diretamente no solo.

As caixas tamanho 20x50mm, 3x3” serão em PVC e instaladas embutidas em alvenaria ou na laje, conforme o caso. Haverá 2 caixas 152x152x82mm, em chapa metálica, que serão embutidas em parede de alvenaria, conforme projeto

As demais caixas 152x152x82mm serão em chapa de aço para uso aparente, sobre a laje.

As caixas de passagem 20x20s25 cm serão confeccionadas em alvenaria de tijolos maciços e argamassa, rebocada em seu interior e tampa em concreto e brita, com uso de vergalhão de aço CA-60 de 5.0mm.

4.2 Eletrodutos

4.2.1 Eletrodutos Rígidos de Ferro Galvanizado

Eletroduto rígido de aço galvanizado tipo médio, em barras de 3 metros, com curvas e luvas de raio longo (raio igual ou superior a dez vezes o seu diâmetro interno)

Aplicação; instalação aparente junto à laje, no entreforro e embutida na parede. 4.3 Acessórios para Eletrodutos

4.3.1 Buchas e Arruelas

Fabricadas em ferro galvanizado ou liga "Zamak", com bitolas correspondentes aos dos conectores ou eletrodutos, isentas de rebarbas e com bordas arredondadas.

Fabricante de referência: Elecon ou equivalente.

4.3.2 Braçadeiras

Para fixação das tubulações aparentes diretamente às lajes, parede ou pendentes. Serão em ferro galvanizado, do tipo ‘’D’’ com parafuso e porca.

Fabricante de referência: Elecon ou equivalente.

(5)

4.4 Condutores Elétricos dos Circuitos

Nas instalações internas ao prédio os condutores serão de cobre eletrolítico, pureza mínima 99,9%, série métrica, isolamento em poliolefina, tensão de isolamento de 450/750V, temperaturas máximas do condutor: 70ºC em serviço contínuo, 100ºC em sobrecarga e 160ºC em curto-circuito, com bitola mínima 2,5 mm².

Os condutores dos alimentadores deverão ser cabos com isolação EPR, tensão de isolamento 0,6/1,0kV, temperaturas máximas dos condutores 90°C em serviço contínuo, 130ºC em sobrecarga e 250ºC em curto-circuito.

Para o sistema de energia para iluminação/tomadas usar condutores com isolação em camada dupla, com o seguinte encordoamento:

classe 2: condutores encordoados, de # 2,5 mm² em diante. Sempre obedecendo, rigorosamente, o código de cores a seguir:

• fase...cor preta • neutro...cor azul claro • retorno...cor cinza • proteção(terra)....cor verde.

Para o sistema de energia para informática usar condutores com isolação em camada dupla, com o seguinte encordoamento:

classe 5: condutores encordoados, de # 2,5 mm² em diante. Sempre obedecendo, rigorosamente, o código de cores a seguir:

• fase...cor vermelha • neutro...cor azul claro • proteção(terra)....cor verde.

Para todos os sistemas de energia, os condutores deverão apresentar, após a enfiação, perfeita integridade da isolação. Para facilitar a enfiação, poderá ser utilizado parafina ou talco industrial apropriado.

Não serão admitidas emendas desnecessárias, bem como emendas fora das caixas de passagem; e as emendas necessárias deverão ser soldadas e isoladas com fita auto fusão e plástica, e as pontas deverão ser estanhadas.

Todas as conexões dos condutores com barramentos, tomadas, interruptores e disjuntores deverão ser feitas com terminais pré-isolados, tipo olhal.

(6)

4.4.1 Cabo com Isolação Poliolefina 450/750V, NBR-13570

Cabo indicado para instalações em locais que seja necessário maior segurança para as pessoas, patrimônio e equipamentos. Estes possuem baixa emissão de fumaça de gases tóxicos, e zero gás corrosivo em caso de incêndio. Com isolado LSOH, Tensão de isolamento: 450/750V, Temperaturas máximas do condutor: 70°C em serviço contínuo, 100°C em sobrecarga e 160°C em curto-circuito.

Como referência de padrão: Prysmian, ou equivalente.

4.4.2 Cabo com Isolação EPR 0,6/1,0kV, NBR 7286

Cabo de cobre flexível, com isolação sólida extrudada de etileno-propileno (EPR), classe de isolação 0,6/1kV, antichama. Temperaturas máximas do condutor: 90ºC em serviço contínuo, 130ºC em sobrecarga e 250ºC em curto-circuito. Deverão ser utilizadas anilhas em todos os cabos em ambas as extremidades.

Como referência de padrão: Prysmian, Ficap ou equivalente. Aplicação: Alimentadores a partir do QGBT.

5 Proteções

5.1.1 Disjuntores dos CDs

Os disjuntores gerais e parciais serão do tipo termomagnético, tipo mini-disjuntor, fabricado em poliamida reforçada, com sistema de fixação através trilho DIN 35mm, com terminais protegidos com aperto elástico para cabos até 50mm², identificação indelével da posição liga-desliga, corrente nominal e classificação de faixa de atuação do disparo magnético tipo B ou C, conforme indicado nos quadros de cargas, segundo a NBR NM 60898, com capacidade de curto 4,5kA/240V/60Hz.

6 Tomadas Elétricas

Caracterização: Tomada com dois pinos redondos mais terra, atendendo NBR 14136, com espelho na cor branca, em ABS alto brilho. As tomadas deverão ser instaladas com seguinte padrão:

Tomadas de Uso Geral, 10 A: espelho e módulo de tomada na cor branca.

Tomadas de Uso Geral, 20 A para Copas e Condicionadores de Ar: espelho e módulo de tomada na cor branca.

Aplicação: Tomadas de energia para constituição de circuitos elétricos de baixa tensão.

(7)

7 Cabeamento de telecomunicações

7.1 Cabo de Comunicações F/UTP, 4 pares, Categoria 6 CM

• Deve possuir certificado de performance elétrica (VERIFIED) pela UL ou ETL, conforme especificações da norma ANSI/TIA-568-C.2 CATEGORIA 6 e ISO/IEC 11801 bem como certificado para flamabilidade (UL LISTED ou ETL LISTED) CM conforme UL;

• O cabo utilizado deverá possuir certificação Anatel, conforme definido no Ato Anatel número 45.472 de 20 de julho de 2004, impressa na capa externa;

• O cabo deverá atender às diretivas ROHS.

• Ser composto por condutores de cobre sólido 24AWG; isolados em polietileno especial, com blindagem helicoidal em fita metalizada. Capa externa em PVC não propagante à chama, com possibilidade de fornecimento nas cores cinza e vermelho. • Possuir impresso na capa externa nome do fabricante, marca do produto, e sistema de

rastreabilidade que permita identificar a data de fabricação dos cabos. • Impedância característica de 100 Ohms;

• Deverá ser apresentado através de catálogos, testes das principais características elétricas em transmissões de altas velocidades (valores típicos) de atenuação (dB/100m), NEXT (dB), PSNEXT(dB), RL(dB), ACR(dB), para freqüências de 100 MHz.

O fabricante preferencialmente deverá possuir Certificado ISO 9001 e ISO 14001. • Ser destinado a uso externo ou enterrado no solo;

• Fabricantes que informam atender à especificação: FURUKAWA ou equivalente. 7.2 Painel de conexão (patch panel) com tomadas RJ-45, Categoria 6

• Possuir Certificação UL LISTED ETL VERIFIED;O produto deve cumprir com os requisitos quanto a taxa máxima de compostos que não agridam ao meio ambiente conforme a norma RoHS.

• Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3a. Parte ETL;

• Painel frontal em termoplástico de alto impacto, não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade), com porta etiquetas de identificação em acrílico para proteção;

• Apresentar largura de 19”, e altura de 1 U ou 44,5mm para os Patch Panels de 24 portas.

(8)

• Ser disponibilizado em 24 portas com conectores RJ-45 fêmea na parte frontal, estes devem ser fixados a circuitos impressos (para proporcionar melhor desempenho elétrico);

• Os conectores fêmea RJ-45 devem possuir as seguintes características: Atender a ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6, possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 m de níquel e 1,27 m de ouro, possuir terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação, permitindo inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG;

• Identificação do fabricante no corpo do produto;

• Possuir local para aplicação de ícones de identificação (para codificação); • Fornecido de fábrica com ícones de identificação (nas cores azul e vermelha);

• Ser fornecido com guia traseiro perfurado, em material termoplástico de alto impacto, não propagante a chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade) com possibilidade fixação individual dos cabos, proporcionando segurança, flexibilidade e rapidez na montagem;

• Ser fornecido com acessórios para fixação dos cabos (velcros e cintas de amarração); • Possuir em sua estrutura, elementos laterais em material metálico, que eliminem o risco

de torção do corpo do Patch Panel;

• Suportar ciclos de inserção, igual ou superior a 200 (duzentas) vezes com terminações 110 IDC;

• Suportar ciclos de inserção, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas e cinquenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inserções com RJ11;

• Ser fornecido em módulos de 8 posições;

• Fornecido com instrução de montagem na língua Portuguesa;

• Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 Categoria 6;

• Compatível com as terminações T568A e T568B, segundo a norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2, sem a necessidade de trocas de etiqueta;

• O fabricante preferencialmente deverá apresentar certificação ISO 9001 e ISO 14001. • Fabricantes que informam atender à especificação: FURUKAWA ou equivalente.

(9)

7.3 Conector RJ-45 Fêmea - Categoria 6Possuir Certificação UL ou ETL LISTED Possuir Certificação ETL VERIFIED;

• Possuir certificação de canal para 6 conexões por laboratório de 3ª Parte ETL;

• Ter corpo em material termoplástico de alto impacto não propagante à chama que atenda a norma UL 94 V-0 (flamabilidade);

• Possuir protetores 110IDC traseiros para as conexões e tampa de proteção frontal (dust cover) removível e articulada com local para inserção, (na própria tampa), do ícone de identificação;

• Possuir vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 µm de níquel e 1,27 µm de ouro;

• Apresentar disponibilidade de fornecimento nas cores (branca, bege, cinza, vermelha, azul, amarela, marrom, laranja, verde e preta);

O keystone deve ser compatível para as terminações T-568A e T-568B, segundo a ANSI/TIA/EIA-568-B.2;

• Possuir terminação do tipo 110 IDC (conexão traseira) estanhados para a proteção contra oxidação e permitir inserção de condutores de 22 AWG a 26 AWG, permitindo ângulos de conexão do cabo, em até 180 graus;

• O conector fêmea deverá possibilitar a crimpagem dos 8 condutores ao mesmo tempo proporcionando deste modo uma conectorização homogênea.

• Suportar ciclos de inserção, na parte frontal, igual ou superior a 750 (setecentas e cinqüenta) vezes com conectores RJ-45 e 200 inserções com RJ11;

• Suportar ciclos de inserção, igual ou superior a 200 (duzentas) vezes com terminações 110 IDC;

Identificação do conector como Categoria 6, gravado na parte frontal do conector;Exceder as características elétricas contidas na norma ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1

Categoria 6;

• O produto deve cumprir com os requisitos quanto a taxa máxima de compostos que não agridam ao meio ambiente conforme a diretiva RoHS.

O fabricante preferencialmente deverá apresentar certificação ISO 9001 e ISO 14001. • Fabricantes que informam atender à especificação: FURUKAWA ou equivalente.

Referências

Documentos relacionados

( ) A presença de tecidos desvitalizados, corpos estranhos, isquemia e infecção contribuem para diminuir o potencial de oxirredução e, assim, estabelecer as condições favoráveis

Primeiramente, gostaria aqui de agradecer o honroso convite da Editoria da EPAA para analisar e comentar a entrevista do reitor Roberto Leher, professor da UFRJ, uma das

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Reiteramos que esta capacidade plena é admissível quando o pneu estiver com a máxima pressão recomendada (este limite está apresentado na lateral do pneu, e varia de caso para

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),