• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DE MOABILIDADE DOS QUARTZITOS DA REGIÃO DO SERIDÓ PARAIBANO PARA POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES NA INDÚSTRIA CERÂMICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DE MOABILIDADE DOS QUARTZITOS DA REGIÃO DO SERIDÓ PARAIBANO PARA POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES NA INDÚSTRIA CERÂMICA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DE MOABILIDADE DOS QUARTZITOS DA REGIÃO DO

SERIDÓ PARAIBANO PARA POSSÍVEIS UTILIZAÇÕES NA

INDÚSTRIA CERÂMICA

ARRUDA, P.H.F.B.1, PORTO, A.L.2, LEANDRO, A.P.3, FERREIRA, D.D.A.4 1,2,3,4Instituto Federal da Paraíba - Câmpus Campina Grande.

e-mails: pedro-balbys@hotmail.com, adrianalemosporto@hotmail.com, adrianopeixoto@ifpb.edu.br, defsson@hotmail.com

RESUMO

Atualmente existem vários estudos que visam ao processamento e aplicação de resíduos de quartzitos, provenientes de serrarias do Seridó Paraibano, como material não plástico em argamassas, como complemento, ou até mesmo substituição da proporção de sílica na fabricação desses materiais. O processo de moagem faz parte da adequação granulométrica dos quartzitos para sua aplicação na indústria cerâmica que, de acordo com a Norma Técnica NBR – 7211, de maio de 1983, a granulometria exigida tem que se apresentar abaixo de 0,3 mm. O funcionamento dos moinhos é extremamente influenciado pela moabilidade dos diferentes tipos de materiais. O comportamento dos minerais no processo de moagem está diretamente ligado à sua composição química e mineralógica. Foram feitos estudos de moagem e peneiramento de amostras de quartzitos do Junco do Seridó diferenciadas pelas colorações dourada e rosa. Os resultados dos ensaios de moagem, juntamente com o peneiramento, mostraram que os quartzitos de cores dourada e rosa apresentaram baixa moabilidade. Espera-se aumentar a moabilidade desses quartzitos para serem utilizados na indústria cerâmica através da otimização de parâmetros de moagem: velocidade do moinho, tipo e proporção de corpos moedores.

PALAVRAS-CHAVE: moabilidade; quartzitos; indústria cerâmica. ABSTRACT

Currently there are several studies that aim at processing and application of waste quartzites from sawmills of the Seridó region, Paraíba state, Brazil, as no plastic material in mortars, as a supplement, or even to replace the proportion of silica in these materials. The milling process is part of the particle size adequacy of quartzite for application in the ceramics industry, which, in accordance with the Technical Standard NBR - 7211, of May 1983, the required particle size has to be below 0.3 mm. The operation of the mill grindability is greatly influenced by the different types of materials. The behavior of minerals in the grinding process is directly linked to its chemical and mineralogical composition. Grinding and screening studies of two types of quartzite were made, which are distinguished by golden and pink colors. The results of the grinding tests with the screening showed that the gold and pink colors quartzite presented low grindability. The grindability of these quartzites is expected to increase for use in the ceramic industry by the modification of milling parameters as speed of milling, types and amounts of grinding media.

(2)

1. INTRODUÇÃO

O tratamento de minérios é uma atividade importante na mineração, pois é nessa fase que serão agregados valores aos materiais encontrados na natureza. O beneficiamento visa aproveitar e até mesmo reaproveitar materiais, antes considerados descartáveis, de modo a transformá-los em matéria-prima para outras indústrias.

Atualmente existem vários estudos que visam o processamento e aplicação de resíduos de quartzitos provenientes de serrarias do Seridó Paraibano, atuando como material não plástico em formulações de argamassas ou até mesmo como substituinte de parte da sílica na fabricação desses materiais (Viera et al, 2011; 2013).

O processo de moagem faz parte da adequação granulométrica dos quartzitos para sua aplicação na indústria cerâmica a granulometria exigida tem que se apresentar abaixo de 0,3 mm (Adolfato, 2002). O funcionamento dos moinhos é extremamente influenciado pela moabilidade dos diferentes tipos de materiais (Chagas, 2008). O comportamento dos minerais no processo de moagem está diretamente ligado à sua composição química e mineralógica. A obtenção da granulometria requerida para o produto e o consumo de energia na moagem depende essencialmente da moabilidade dos materiais. Está é definida por Chagas (2008) como sendo a razão entre a superfície gerada e a energia consumida para a obtenção da mesma expressa pela unidade (cm²/g)/(kWh/tonelada de minério). Além disso, sendo a fragmentação o processo que mais consome energia na indústria mineral, a previsão do gasto energético demandado pela moagem de materiais pode resultar em melhorias no processamento refletindo em economia importante na indústria mineral.

Nesse ínterim, foi realizado um estudo sobre a moabilidade de 2 diferentes tipos de quartzitos encontrados em uma cooperativa de garimpeiros no município do Junco do Seridó, estado da Paraíba, e diferenciados pelas cores dourada e rosa, com o objetivo de prever um melhor tempo de moagem até atingir a granulometria exigida para indústria cerâmica.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Foram coletadas amostras de rejeitos de quartzitos dourado e rosa aleatoriamente do garimpo localizado no interior do Estado da Paraíba.

Os ensaios de britagem, moagem e peneiramento foram realizados no Laboratório de Cominuição Mineral do Instituto Federal da Paraíba, Câmpus de Campina Grande.

O estudo de moabilidade do rejeito de quartzito dourado e rosa foram feitos seguindo os seguintes passos:

1. Britagem de 6Kg (6.000g) (Britador de Mandíbulas Astecma) de cada variedade de quartzito;

(3)

2. Homogeneização, quarteamento e pesagem (Balança Semi-analítica) de quatro amostras de 1,5 kg (1.500g) do quartzito de cada coloração;

3. Peneiramento (Peneiras de #14, #28, #48, Fundo cego e Vibrador de Peneiras) de cada amostra com um tempo de 10 minutos e vibração de 5 Hz; 4. Pesagem do material retido em cada peneira e fundo cego;

5. União dos retidos nas três peneiras para realização do ensaio de moagem; 6. Ensaio de moagem (moinho de porcelana chiarotti) para cada amostra com

velocidade de 50rpm e com tempo de 5, 10, 15 e 20 minutos;

7. Peneiramento (Peneiras de #14, #28, #48, Fundo cego e Vibrador de Peneiras) de cada amostra com um tempo de 10 minutos e vibração de 5 Hz; 8. Pesagem do material retido em cada peneira e fundo cego;

9. Análise dos passantes de #48 das duas variações de quartzitos, a fim de determinar qual tonalidade apresenta maior quantidade de material na granulometria desejada.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a britagem dos quartzitos dourado e rosa, observou-se uma diminuição granulométrica aproximada de 31%. Com as amostras prontas de 1,5 kg de cada variação de quartzito foram realizados os ensaios de peneiramento, moagem e peneiramento novamente obtendo os resultados que estão representados nos gráficos a seguir (Figuras 1 e 2):

3.1. Quartzito Dourado

A Figura 1 apresenta os gráficos referentes às quatro amostras analisadas com seus respectivos comportamentos granulométricos. Os gráficos mostram que as quatro amostras apresentam basicamente o mesmo comportamento. A britagem, representada pela curva “antes da moagem” foi satisfatória, pois apresentou em média aproximadamente 34% do material com granulometria de 0,3 mm (- #48), enquanto a moagem apresentou aproximadamente 20,6%. Em relação à variação do tempo de moagem, os gráficos mostraram um gasto energético desnecessário, pois, a redução granulométrica das partículas com o aumento do tempo não foi significativa para atender o objetivo.

0 200 400 600 800 1000 1 10 100 M as sa r et id a (g ) Abertura (#)

Quartzito Dourado - Amostra 1

Antes da Moagem Após a Moagem (5 min)

0 200 400 600 800 1000 1 10 100 M assa r e tida (g) Abertura (#)

Quartzito Dourado- Amostra 3

(4)

Figura 1. Gráficos representando o comportamento granulométrico das quatro amostras de quartzito dourado.

3.2. Quartzito Rosa

A Figura 2 apresenta os gráficos referentes às quatro amostras analisadas com seus respectivos comportamentos granulométricos. Os gráficos mostram que as quatro amostras apresentam basicamente o mesmo comportamento. A britagem que é representada pela curva “antes da moagem” foi satisfatória, pois apresentou em média aproximadamente 28,7% do material com granulometria de 0,3 mm (- #48), enquanto a moagem apresentou aproximadamente 13,7%. Em relação à variação do tempo de moagem, os gráficos mostraram um gasto energético desnecessário, pois, a redução granulométrica das partículas com o aumento do tempo não foi significativa para atender o objetivo.

Figura 2. Gráficos representando o comportamento granulométrico das quatro amostras de quartzito rosa. 0 200 400 600 800 1000 1 10 100 M assa r e tida (g) Abertura (#)

Quartzito Rosa - Amostra 1

Antes da Moagem Após a Moagem (5 min)

0 200 400 600 800 1000 1 10 100 M assa r e tida (g) Abertura (#)

Quartzito Rosa - Amostra 3

Antes da Moagem Após a Moagem (15 min)

0 200 400 600 800 1000 1 10 100 M assa r e tida (g) Abertura (#)

Quartzito Rosa - Amostra 2

Antes da Moagem Após a Moagem (10 min)

0 200 400 600 800 1000 1 10 100 M as sa r et id a (g ) Abertura (#)

Quartzito Rosa - Amostra 4

(5)

No estudo realizado, percebe-se que a composição química e as características dos minerais constituintes dos quartzitos dourado e rosa influenciam diretamente na sua moabilidade. Uma análise comparativa entre os resultados dos ensaios de moagem realizados com as rochas quartzíticas da Região do Seridó e Viera et al (2013) mostram que o alto teor de sílica e os baixos teores de alumina e ferro caracterizam uma maior resistência à moagem. A presença de 91,35% de SiO2, 4,32% de Al2O3 e

0,99% de Fe2O3 apresentam o quartzito rosa como o material com maior dificuldade

de moer, ou seja, essa variação apresentou a moabilidade mais baixa entre ambos materiais analisados.

4. CONCLUSÕES

A moabilidade é uma medida inversamente proporcional à resistência à moagem dos materiais, ou seja, quando um material apresenta baixa moabilidade esse mesmo material caracteriza alta resistência à moagem.

O quartzito dourado apresentou maior moabilidade (20,6%), enquanto que o quartzito rosa 13,7%. Essa análise apresenta importância no âmbito do conhecimento de melhores tempos de moagem dos quartzitos da Região do Junco do Seridó para futuros estudos de previsão de gastos energéticos na moagem de rochas quartzíticas. Outro estudo que poderá ser realizado são testes com diferentes tipos e números de corpos moedores e tempos ideais para os quartzitos dourado e rosa, a fim de reduzir o gasto energético do processo de moagem.

5. AGRADECIMENTOS

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Câmpus Campina Grande e a Cooperativa de garimpeiros do município de Junco do Seridó do Estado da Paraíba.

6. REFERÊNCIAS

Adolfato, R.P. Controle tecnológico básico do concreto. Núcleo de pesquisa em alvenaria estrutural. UNESP [Internet] 2002. Disponível em: http://www.nepae.feis.unesp.br/Apostilas/Controle%20tecnologico%20basico%20do %20concreto.pdf

Chagas, T.T.R.A moabilidade na moagem secundária de pellet-feeds de minérios de ferro em função da mineralogia, química e microestrutura. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Estadual de Minas Gerais, Ouro Preto; 2008.

Viera, E.V.; Souza, M.M.; Gonzaga, L.M. Caracterização dos resíduos da lavra de quartzitos da região do seridó visando à produção de cerâmica para porcelanato. Viera, E.V.; Souza, M.M.; Gonzaga, L.M. Caracterização química e mineralógica de resíduos de quartzitos para uso em cerâmica de revestimento. Ambiente Mineral – Revista Brasileira de Mineração e Meio Ambiente 2011; 2(2); 23-34.

(6)

Ambiente Mineral – Revista Brasileira de Mineração e Meio Ambiente 2013; 3(1),17-24.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Na cidade de Évora, localizam-se dois conventos: o Convento de Nossa Senhora dos Remédios (1606), e o Convento de São José da Esperança (1681), também conhecido por Convento Novo,

Data allowed to retrieve information on humor definition; its applicability as a nursing intervention; humor as a tool to improve nurse-patient communication and relationship;

No cenário apresentado, o objetivo deste estudo foi analisar a relação da qualidade de vida com problemas de saúde mental (estresse, Síndrome de Burnout e depressão) em

Com o uso do biodigestor os gases promotores do efeito estufa, como o metano e o carbônico, não são mais liberados naturalmente para a atmosfera, ao contrário, ele é conduzido

[r]

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +