• Nenhum resultado encontrado

Rua Pinto Bandeira, Centro Histórico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rua Pinto Bandeira, Centro Histórico"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Grade 1° semestre ... Grade 2° semestre ... Grade 3° semestre ... Grade 4° semestre ...

(3)

Quem é o Gestor de Negócios?

O Gestor de Negócios é o profissional preparado para elaborar e implementar o Plano de Negócios, bem como utilizar métodos e técnicas de gestão empresarial, nos diversos segmentos (logística, su-primentos, recursos humanos e recursos financeiros). Também está apto a dar respostas satisfatórias aos desafios estratégicos das organizações.

(4)

Qual a duração do Curso?

O curso terá duração de 4 semestres (2 anos) com a carga horária de 1820 horas. Ao final o aluno terá titulação de Tecnólogo em Processos Gerenciais. O ingresso será realizado através de prova de reda-ção agendada previamente e conforme edital vigen-te. Os candidatos deverão ser concluintes do Ensino Médio comprovadamente ou equivalente (provas ENCEJA, EJA, ENEM) e obter nota mínima para apro-vação (5,0 pontos).

(5)

Quais os objetivos do curso?

O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais visa formar profissionais capazes de planejar, coordenar, dirigir e controlar as atividades realizadas em insti-tuições públicas e privadas nos diferentes setores da economia, além de proporcionar condições para a compreensão do fenômeno que envolve a área de gestão, ressaltando sua multidisciplinaridade e sua sustentabilidade.

(6)

E os campos de atuação?

Ao final do curso o egresso será capaz de realizar a implementação de planos de negócios, utilizan-do métoutilizan-dos e técnicas de administração, tais como organização, análise, métodos e programas de tra-balho, orçamento, administração de material, admi-nistração financeira, admiadmi-nistração de marketing e administração da produção, bem como de processos de comercialização, suprimento e armazenamento.

(7)

Que atividades realizarei?

Os objetivos do curso serão alcançados através da execução de projetos interdisciplinares em empresas públicas e privadas, tais como a realização de pes-quisas qualitativas em ambientes empresariais sobre processos gerenciais.

Também serão aplicadas ações específicas organi-zadas em regime de parceria com os Conselhos de fiscalização do exercício profissional.

(8)

Qual o objetivo dos projetos?

Os projetos buscam a permanente aplicação dos co-nhecimentos teóricos, científicos e tecnológicos atra-vés das atividades complementares, construindo o conhecimento embasado na realidade do ambiente de trabalho, contribuindo para formar um profissio-nal observador e crítico, com visão apurada do seu campo de atuação.

(9)

E quanto à matriz curricular?

A matriz curricular englobará conhecimentos sobre contabilidade aplicada, análises de balanço, gestão de projetos, administração da produção, financeira e orçamentária, direito comercial e tributário, teorias da administração, legislação, marketing, psicologia aplicada, cultura organizacional, pesquisa operacio-nal, empreendedorismo, planejamento estratégico, etc.

(10)

80h 60h 80h 60h 40h Português Instrumental Economia

Teoria das Adm. e das Organizações

Filosofia e Ética Profissional Marketing

tionamento de idéias dos textos. Reconhecimento, análise e crítica de textos e de literatura em geral. Elementos estruturais da redação dissertativa: cons-trução temática, argumentação e coesão lingüística. Comunicação oral e escrita.

Organização para o Marketing. Sistemas de Informações Mercadológicas. Segmentação do Mercado. Comportamen-to do Consumidor. ProduComportamen-tos e Preços. Distribuição: canais, transporte e armazenagem. Promoção de Vendas. Planeja-mento e Controle de Marketing. Endomarketing.

Conceitos e relações econômicas; Definição de Economia. Objeto da Economia Problemas econômicos básicos. Evolu-ção do pensamento. A Economia antes e depois dos clás-sicos. Correntes atuais do pensamento econômico. Teoria e análise econômica. A nova Microeconômica. Noções de macroeconomia. Conceito. Medidas da atividade econômica. Instrumentos de política econômica. Economia Internacional. Balanço Análise econômica atual.

Conceitos essenciais ao aprendizado da Admi-nistração, seus fundamentos, processo evoluti-vo histórico, bem como as funções do gestor nas áreas funcionais das organizações.

Fundamentos do conhecimento mitológico; Senso comum; Conhecimento filosófico e cien-tífico. Formas e teorias do conhecimento; A éti-ca pessoal e profissional; A étiéti-ca autoritária; A ética humanista.

(11)

60h 80h 60h 60h 40h Economia e Mercado Direito e Legislação Psicologia Aplicada II Empreendedorismo Sociologia das Organizações

concorrência perfeita e monopólio. Modelos de concorrência oligopolista e ao monopólio. Formação de preços. Mercado financeiro, sistema financeiro nacional, análise de investi-mento, mercado de capitais, mercado secundário, mercado de derivativos.

A sociologia como ciência; Cultura e Socieda-de; Personalidade e Socialização; Status, papel, controle e desvio social; Grupos, associações e instituições sociais; Processos sociais e Mudan-ça social e cultural; Responsabilidade Social e Terceiro Setor.

Princípios do Direito. Constituições. Contratos. Códi-go de Defesa do Consumidor . Empregador e Empre-gado. Espécies de Trabalhador. Contrato de Trabalho. Sindicatos: organização; acordos e convenções; gre-ve. Mediação e arbitragem. Justiça do Trabalho.

Elaboração de planos de negócios. Característi-cas do empreendedor, bem como as atividades inerentes ao empreendedorismo. Negociação, marketing e estudos de viabilidade.

Conceitos fundamentais. Motivação. Lide-rança e relacionamento interpessoal. Psi-cologia de Marketing. Processo de Sele-ção. Doenças Ocupacionais.

(12)

80h 60h 60h 60h 60h Gestão de Projetos Pesquisa Operacional

Estratégia Metodológica I (iniciação TCC) Planejamento Estratégico Administração da Produção

Administração de projetos: iniciação, plane-jamento, execução, controle e encerramento. Controle de riscos.

Evolução, estratégia e objetivos da Administração de Pro-dução, conceitos de produtividade e competitividade, tipos de operações, arranjos físicos, balanceamento de linha, PCP, gestão de projetos, métodos PERT – CPM, planejamento e controle da capacidade, fatores da produção, planejamento agregado, técnicas de programação, qualidade total, siste-mas de gestão da qualidade.

Teoria da Decisão, Processo de Tomada de De-cisão, Modelagem de Problemas, Modelos de Simulação e Otimização, Programação Linear, Arvore de Decisão, Teoria das Filas.

Planejamento estratégico, planejamento finan-ceiro, planejamento de curto, médio e longo prazo. Elaboração de metas quantificadas; Aná-lise horizontal e vertical, orçamento e controle financeiro.

Orientação sobre áreas de pesquisa; Definição de tema; Metodologias para trabalhos científi-cos.

(13)

60h 60h 60h 80h 80h Contabilidade Aplicada e Análise de Balanço II Cultura Organizacional Administração e Controle Direito Comercial e Tributário

Administração Financeira e Orçamentária

Operações Financeiras. Operações com mer-cadorias. Métodos de Avaliação de Estoques. Contabilização de compra e venda. Demonstra-ções Contábeis.

Análise financeira baseada em índices, fusões, aquisições ala-vancadas (LBO´s) e falência de empresas. Avaliação de inves-timentos de capital, índice benefício-custo, taxas de retorno. Problemas da taxa interna de retorno, seleção de projetos de investimentos. O problema da inflação em fluxos de caixa. Otimização aplicada à análise de investimentos. O modelo de precificação de ativos financeiros no orçamento de capital.

Abordagem das principais tendências de gestão em-presarial, subsidiada com instrumentos de análise e de diagnóstico, projetos e programas estratégicos de desenvolvimento organizacional contemplando etapas, métodos, recursos e investimento focados no homem como agente de mudanças.

Nome Empresarial, Da Escrituração, Tipos de Socie-dade: Constituição, dissolução, transformação, liqui-dação, incorporação, fusão e cisão. Recuperação de empresas e falências. Títulos de Créditos, contratos e obrigações comerciais, tributo e imposto. Fato gera-dor e lançamento tributário.

Controle gerencial. Empresa. Do Empresário. Estabelecimento. Registro Valor de empresas e projetos de investimento.

(14)

Referências

Documentos relacionados

Direito Empresarial Contabilidade de Gestão Avaliação e Reestruturação de Empresas Calculo Financeiro Gestão Financeira do Setor Público. Estatística Aplicada

O cuidado de enfermagem, bem como dos demais profissionais da saúde, poderia se beneficiar ao conhecer os vários tipos de apoio social e quem propicia cada tipo de

Pereira da Costa ou Pinharanda Gomes concebem e afirmam a filosofia portuguesa, qual a da chamada “Filosofia portuguesa”, e isto, a nosso ver, fundamentalmente,

§ 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos;

Os  funcionários  da  cozinha  também  foram  instruídos  a  trabalhar  com  agilidade,  sem  prejudicar  a   qualidade  dos  pratos,  lembrando-­os  do  problema

35 da Lei nº 10.180, de 6 de fevereiro de 2001, a execução de despesas mediante descentralização a outro Ente da Federação processar-se-á de acordo com os mesmos

Aprendemos a diferença entre custos fixos e custos variáveis. É oportuno relembrar que os custos fixos estão relacionados à estrutura da empresa que e os custos variáveis

regras específicas, aplicadas de acordo com a situação identificada, com a prioridade estabelecida.. recursos esteja assegurada dentro dos padrões de qualidade estabelecidos