• Nenhum resultado encontrado

A ESCOLHA CERTA. Índice OPEL INSIGNIA 04 OPEL INSIGNIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ESCOLHA CERTA. Índice OPEL INSIGNIA 04 OPEL INSIGNIA"

Copied!
64
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Índice

OPEL INSIGNIA

04 OPEL INSIGNIA

22 Versões do modelo 30 Conforto 32 AFL+ 34 Opel Eye 36 Segurança 38 Tração integral 40 Ligação em rede

42 Sistema de informação e lazer 44 Equipamento opcional e acessórios

46 Packs OPC Line

48 Motores e caixas de velocidades

50 Jantes e pneus 54 Revestimentos e superfícies 58 Pinturas e cores 60 Serviço Opel 62 Inovações diárias

A ESCOLHA CERTA.

Conduzir o novo Opel Insignia é descobrir o que define um automóvel excecional.

Um revolucionário novo sistema de informação e lazer transforma a forma como o condutor interage com o automóvel. As opções de informação e lazer controladas por um ecrã tátil e personalizáveis criam uma extensão natural do seu mundo digital, garantindo que os momentos de qualidade começam assim que fecha a porta do auto-móvel. Porém, isso é apenas o início. O novo Opel Insignia possibilita o acesso a novos mundos através de um reduzido coeficiente aerodinâmico, sistemas de assistência sofisticados, revestimentos de elevada qualidade e o comportamento em estrada e rapidez nas respostas do motor que são a imagem de marca da engenharia alemã.

O conteúdo deste catálogo é atual no momento da impressão (09/2013). A General Motors reserva-se o direito de proceder à alteração das especificações e do equipamento em qualquer altura. Para obter as informações mais recentes, contacte o seu Distribuidor ou Reparador Autorizado Opel.

(4)

A INSPIRAÇÃO ENCONTRA FORMA,

A EXCELÊNCIA ACONTECE.

(5)

A aparência do novo Opel Insignia confere a esta gama de automóveis uma estética inconfundível. É possível optar entre três versões distintas: a elegante e aerodinâmica versão

Sedan, a robusta e espaçosa versão Sports Tourer ou a versão topo de gama Country Tourer, com proteção todo-o-terreno e tração integral (AWD) 4x4 (página 14).

(6)
(7)

A CADA MOVIMENTO,

UM DETALHE.

Todas as versões do novo Opel Insignia são únicas por direito próprio. A versão Country Tourer assume-se como a versão topo

de gama e constitui uma combinação de design e tecnologias sofisticadas que resulta num automóvel de equilíbrio perfeito. Os sistemas de proteção avançados permitem salvaguardar o seu investimento, e incluem um revestimento integral em antra-cite. Pneus todo-o-terreno, ligas resistentes e a designação da tração integral (AWD) 4x4 são uma antevisão da potência desta versão.

(8)

A EXCELÊNCIA NÃO

É UMA AFIRMAÇÃO,

É UM ESTADO DE

ESPÍRITO.

Os condutores do Opel Insignia privilegiam a atenção aos pormenores. O modelo principal da gama de automóveis

Opel apresenta um interior personalizado e uma gama completa de materiais de excelência. Se adicionar os bancos dianteiros ergonómicos AGR1 de ajustes múltiplos, poderá desfrutar de

viagens com o máximo conforto da classe executiva.

1 A certificação AGR é um selo de qualidade atribuído por uma comissão de avaliação

(9)
(10)

OS NOVOS INSTRUMENTOS

DE UMA REVOLUÇÃO.

O novo Opel Insignia disponibiliza o seu mundo digital no interior do automóvel.

As opções de informação e lazer mais sofisticadas que alguma vez construímos ligam o condutor ao mundo exterior – pressionando um botão ou através do toque no primeiro comando multifunções tátil com feedback tátil, controlo por gestos e reconhe-cimento de texto manuscrito. O reconhereconhe-cimento de voz facilita a realização de cha-madas telefónicas, a reprodução de ficheiros áudio e a navegação. É igualmente fácil personalizar 60 favoritos no ecrã tátil a cores de grandes dimensões. Não se trata de um ligeiro aperfeiçoamento do sistema de informação e lazer, mas de uma transposição do seu Smartphone para o painel de instrumentos.

(11)
(12)
(13)

CONCEBIDO

PARA PERCORRER

QUILÓMETROS.

A qualidade dos motores do novo Opel Insignia é equiparável ao nível de entusiasmo que despertam. Graças à tecnologia

ecoFLEX da Opel, a nova gama de motores apresenta excelentes valores de economia de combustível que associado a um redu-zido coeficiente aerodinâmico permite emissões de CO2 de apenas

99 g/km1 na versão de 2.0 CDTI, que debita 103 kW (140 cv).

Obviamente, não existe falta de potência. O motor diesel mais potente com dois tubocompressores, debita 143 kW (195 cv) e 400 Nm de binário, e com o FlexRide permite uma condução mais desportiva. Independentemente do seu estilo de condução, os quilómetros desaparecem num instante.

199 g/km na versão Sedan e 104 g/km na versão Sports Tourer.

O cálculo do consumo de combustível foi determinado ao abrigo do Regulamento CE 715/2007, e incluindo os Regulamentos CE 692/2008 e/ou ECE R83 série 05, considerando o peso do veículo, conforme estipulado pelo Regulamento. O equipa-mento adicional pode também aumentar o consumo de combustível e os valores de CO2.

(14)

O FINAL DA ESTRADA.

Quando o alcatrão acaba, o Opel Insignia tem a resposta à altura. A tecnologia

de tração integral torna a versão Country Tourer no paradigma do automóvel aventureiro e incluem o FlexRide e o diferencial autoblocante eletrónico. Em ambientes mais sofisticados, a proteção inferior do chassis prateada, a elevada distância ao solo e os realces dos faróis em cromado garantem que a aparência robusta do Opel Insignia nunca fica aquém das expectativas. O revestimento integral que protege o automóvel contra pequenos danos permite-lhe estar à altura inclusivamente das circunstâncias mais formais.

(15)
(16)
(17)

CONTROLADORES

DE EXCELÊNCIA.

Quanto mais inteligentes forem os sensores, mais tranquila é a viagem. O Opel Insignia disponibiliza a próxima geração

de sistemas de assistência ao condutor. Os sistemas opcionais com radar: alerta do risco de colisão traseira, aviso de veículo no ângulo morto e aviso de alteração de faixa de rodagem, garantem que pode inverter a marcha ou mudar de faixa de rodagem em segurança. Com os nossos sistemas pró-ativos a efetuarem as suas verificações, pode ficar descansado em todas as situações de condução.

(18)

AS DECISÕES SÃO

FÁCEIS DE TOMAR

QUANDO SABEMOS

O QUE QUEREMOS.

(19)
(20)

20 |

O SEU AUTOMÓVEL COMUNICA

ATRAVÉS DO SISTEMA MÃOS-LIVRES.

Os avançados sistemas multimédia do novo Opel Insignia eliminam todas as barreiras entre o automóvel, o condutor e o conteúdo digital. Efetivamente, transformam por completo a interação entre o condutor

e o Opel Insignia. Um conjunto de sistemas de informação personalizaveis permite-lhe aceder à informação mais adequada às suas necessidades através do toque num botão. Ecrãs a cores de grandes dimensões e um cómodo comando multifunções tátil substituem os botões da consola central, os mostradores e os ecrãs de baixa resolução. Acima de tudo, o acesso aos seus dispositivos digitais é efetuado sem fios e de forma impercetível. Com vista à mínima distração e à máxima velocidade, o sistema de navegação Navi 900 IntelliLink está equipado com comandos por voz individuais para opções de navegação, chamadas telefónicas e ficheiros áudio.

Os novos instrumentos de uma revolução – disponibilizam acesso intuitivo no interior do automóvel à sua casa e local de trabalho. E porque intuitivo tem diferentes significados para diferentes pessoas, o sistema pode ser totalmente customizado. Pode dispor os ícones de acordo com as suas preferências no ecrã da consola central tal como num computador, com possibilidade de armazenar até 60 favoritos sejam emails, estações de rádio ou musicas. Descubra mais informações na página 44.

(21)
(22)

1.

2.

22 |

1. Ar condicionado de comando eletrónico (ECC). O sistema permite-lhe

configurar a temperatura ideal e garante que o Opel Insignia mantém auto-maticamente o ambiente à medida das suas necessidades.

2. Jantes de liga leve de 16˝. A versão Selection está equipada com jantes

de liga leve com design de 5 raios em V e pneus 215/60 R 16.

SELECTION.

A versão Selection do Opel Insignia vem equipada com diversos componentes especiais, tais como o volante em couro com telecomandos para o programador de velocidade.

Obviamente, está ainda equipado com o mostrador a cores de 4,2˝ (10,7 cm) que permite navegar em segurança nos disposi-tivos digitais ligados em rede a partir da consola central. A versão Selection eleva o nível de equipamento com o ar condi-cionado de comando eletrónico e um banco do condutor com apoio lombar regulável em quatro posições. O sistema R400 com Bluetooth® (na imagem) permite a reprodução sem fios de

ficheiros áudio e dispõe de telecomandos no volante, lista de contactos à distância e chamadas telefónicas com o sistema mãos-livres.

Selection

(23)
(24)

1.

2. 3.

24 |

1. Faróis de nevoeiro.Os faróis de nevoeiro tornam o automóvel mais visível em condições atmosféricas

adversas e adicionam uma aparência automobilística ao perfil dianteiro.

2. Travão de mão elétrico e arrumação. O travão de mão acionado através do toque num botão é elegante,

eficaz e de fácil utilização, seja no arranque em subidas ou simplesmente no estacionamento em garagem. Adicionalmente, liberta espaço para um prático compartimento de arrumação com tampa localizado atrás da alavanca seletora.

3. Jantes de liga leve de 17˝. A versão Executive está equipada com jantes de liga leve com design de 7 raios

e pneus 225/55 R 17.

EXECUTIVE.

A versão de equipamento Executive revela um estilo muito característico. Disponível com jantes

de liga leve de 17˝, luzes de condução diurna com design em asa exclusivo da Opel em LED e travão de mão elétrico com assistência ao arranque em subidas, revela todo o seu caráter exclusivo, com elevado conforto e estilo. Outro componente essen-cial é o mostrador a cores de 4,2˝ (10,7 cm) de fácil leitura, localizado na consola central.

Versão de equipamento Executive

(25)
(26)

26 |

COSMO.

O Opel Insignia é o nosso modelo principal e a versão Cosmo é a versão topo de gama do Opel Insignia. Não existe outro

automóvel Opel com este nível de equipamento. Desde o ar con-dicionado de comando eletrónico de duas zonas até aos deta-lhes de design de elevada qualidade, tais como os frisos dos vidros laterais.

No que diz respeito à visibilidade durante as suas viagens diá-rias, a versão Cosmo é imbatível. Esta versão está equipada de série com o Pack Visibilidade, o que significa que os limpa para--brisas são acionados automaticamente assim que começa a chover, o espelho retrovisor previne o encandeamento e os faróis são ativados quando o automóvel entra num túnel. O ar condicionado e os revestimentos são igualmente de elevada qualidade. Para obter mais informações, consulte a página 58.

Versão de equipamento Cosmo

(27)

1. 2.

3.

| 27

Versão de equipamento Cosmo

1. Sistema IntelliLink Touch R 700. Este sistema permite a integração dos componentes dos Smartphones ou tablets para que

possam ser controlados através do ecrã tátil a cores de 8˝.

2. Ar condicionado de comando eletrónico (ECC). Este sistema permite definir uma temperatura diferente para cada zona

do automóvel e ajuda a reduzir as emissões. O ECC dispõe de um compressor avançado que reduz o consumo de combustível aplicando a refrigeração unicamente quando é necessária.

3. Jantes de liga leve desportivas de 18˝. A versão Cosmo está equipada com jantes de liga leve com design de 5 raios duplos

(28)

1.

2. 3.

28 |

1. Proteção do chassis. Todas as versões Country Tourer estão equipadas com o resistente pack de proteção

do chassis Opel, incluindo revestimento integral em preto contra pequenos danos e proteções inferiores do chassis prateadas à frente e atrás, além de rolamentos vedados que ajudam a proteger o seu automóvel em situações todo-o-terreno.

2. Presença imponente. A elevada distância ao solo de 20 mm complementa a estética aerodinâmica e sofisticada

do novo Opel Insignia.

3. Jantes de liga leve de 18˝. A versão Country Tourer está equipada com jantes de liga leve de design exclusivo

de 10 raios duplos de duas tonalidades e pneus 235/50 R 18.

COUNTRY

TOURER.

A nova versão Country Tourer é a versão carrinha contemporânea por excelência, com uma impressio-nante tração integral (AWD) 4x4 e um diferencial autoblocante eletrónico. Combina a robustez da

aparência todo-o-terreno com a sofisticada versão de equipamento Cosmo e com uma personalidade dinâmica mais desportiva.

Versão de equipamento Country Tourer

(29)
(30)

1.

2.

30 |

VIAJAR COM FREQUÊNCIA

TEM AS SUAS VANTAGENS.

Ao volante do Opel Insignia, a condução em classe executiva ultrapassa a exclusividade dos materiais personalizados. Desde o conceito de arrumação

até aos componentes de conforto como a iluminação, ajustes personalizados dos bancos e acesso a funções de escritório, pode contar com um serviço ao nível de um hotel de luxo.

Conforto

1 A certificação AGR é um selo de qualidade atribuído por uma comissão de avaliação independente

composta por peritos de diversas especialidades médicas.

2 Todos os sistemas de informação e lazer opcionais estão equipados com telecomandos multimédia.

O programador de velocidade adaptativo com limitador de velocidade é opcional nas versões Selection, Executive, Cosmo e Country Tourer. O programador de velocidade está disponível de série em todas as versões.

(31)

3. 4.

5.

| 31

4. Telecomandos no volante2 Se equipar o seu Opel Insignia com um sistema de informação e lazer opcional, o volante fica disponível com telecomandos idealmente posicionados que permitem controlar desde a reprodução de ficheiros de música até às chamadas telefónicas e o programador de velocidade.

5. Ignição através do botão Start/Stop. Acesso e ignição sem chave

de forma elegante, rápida e eficaz.

Conforto

1. Tejadilho panorâmico. Uma opção elegante para os condutores da versão Sports Tourer que torna as viagens longas

mais aprazíveis. O tejadilho escurecido de grandes dimensões permite a entrada da luz solar em dias nebulosos ou de uma brisa agradável em dias com temperaturas elevadas.

2. Bancos dianteiros desportivos ergonómicos com certificação AGR1. Os bancos opcionais de elevada qualidade são uma das imagens de marca do Opel Insignia. Os bancos dispõem de apoio lombar regulável em quatro posições e de uma opção de extensão do assento que proporciona apoio adicional para as pernas.

3. Bagageira ampla. Independentemente da carroçaria, a bagageira do novo Opel Insignia é um excelente cartão-de-visita.

As versões Sedan e Sport Tourer permitem transportar, respetivamente, 500 ou 540 litros de carga, podendo a Sports Tourer atingir uns impressionantes 1530 litros de capacidade de carga com os bancos rebatidos.

(32)

MÁXIMA VISIBILIDADE.

Os proprietários do Opel Insignia têm acesso a uma gama completa de sistemas de assistência ao condutor sofisticados, tais como o sistema de faróis bi-xénon com sistema avançado de iluminação dianteira adaptativa (AFL+). O sistema AFL+ torna a condução noturna mais tranquila.

(33)

| 33

de viragem do volante, otimiza a visibilidade e segurança ajustando automaticamente a intensi-dade dos faróis consoante a velociintensi-dade, manobras, condições atmosféricas e situações de trânsito. Sendo uma tecnologia baseada nos faróis, o sistema AFL+ inclui luzes de condução diurna LED e o Pack Visibilidade, que potenciam a segurança e o conforto em situações de visibilidade redu-

Sistema avançado de iluminação dianteira adaptativa 1. Luzes estáticas de viragem. Os faróis fazem

incidir um foco de luz 90° para a esquerda ou para a direita de modo a aumentar a visibilidade em presença de curvas.

5. Luzes de autoestrada. Eleva, ilumina

e estende a luz até 140 metros, sem encandear outros condutores.

3. Luz de máximos assistida (HBA). O HBA

muda automaticamente para as luzes de médios quando deteta veículos à frente. Quando a estrada fica desimpedida, volta a mudar para as luzes de máximos.

7. Luzes de cidade. Adapta a luz para ser mais

ampla e baixa. Acionadas pela velocidade do veículo e iluminação da estrada.

2.Luzes dinâmicas de curva. Os faróis

acom-panham o perfil da curva até um máximo de 15°. As luzes são ativadas pelo ângulo de vira-gem do volante e pela velocidade.

6. Luzes de estrada secundária. Mais amplas

e luminosas, para um foco de 70 metros que não causa encandeamento.

4. Luzes de más condições atmosféricas.

Acionadas pelas escovas do limpa para-brisas ou pelo sensor de chuva, esta configuração melhora a visibilidade em condições de chuva.

8. Luzes da área envolvente. Ilumina

poten-ciais perigos com uma luz mais ampla (mais 8° para ambos os lados).

zida. É composto por um espelho retrovisor com função antiencandeamento e deteção de túneis, que ativa automaticamente os faróis assim que o automóvel entra num túnel. O pack inclui ainda um sensor de chuva para os limpa para-brisas e sistema de lavagem dos faróis, que garante que os faróis estão em perfeitas condições em situações climatéricas adversas.

(34)

34 |

Programador de velocidade adaptativo (ACC) com aviso de perigo de colisão frontal (FCA). O ACC é uma versão avançada

e pró-ativa do programador de velocidade convencional que permite evitar colisões em situações de trânsito congestionado, a velocidades entre 25 e 180 km/h. Utiliza um sensor de radar potente para manter automaticamente uma distância predefi-nida para o veículo da frente. O ACC integra ainda o aviso de perigo de colisão frontal (FCA). Caso o automóvel se aproxime de veículos em marcha lenta a uma velocidade elevada, o FCA ativa automaticamente os avisos visuais e sonoros. O FCA inclui o sistema de travagem atenuante de colisões (CIB) que aplica os travões automaticamente de forma suave – tornando-os mais sensíveis caso o condutor tenha de travar autonomamente.

INTELIGÊNCIA EM

MOVIMENTO.

A antecipação implica não olhar para trás. As tecnologias de assistência opcionais do Opel Insignia permitem ao condutor assumir

o controlo com a máxima tranquilidade. O programador de velocidade adaptativo (ACC) com limitador de velocidade ajuda a manter uma distância predefinida para o veículo da frente – permite parar e retomar a marcha automaticamente em situações de trânsito congestionado1. Além dos premiados Opel Eye e AFL+, o Opel Insignia posiciona-se na vanguarda com três sistemas com radar

avançados: aviso de alteração de faixa de rodagem, aviso de veículo no ângulo morto e alerta do risco de colisão traseira.

Sistemas de assistência

Aviso de alteração de faixa de rodagem (LCA). O LCA utiliza

um radar potente para monitorizar faixas de rodagem paralelas a uma distância de aproximadamente 70 metros atrás do auto-móvel. Se o condutor indicar a intenção de mudar de faixa de rodagem, um símbolo intermitente nos espelhos retrovisores traseiros avisa o condutor da aproximação de veículos a veloci-dades elevadas que possam ter passado despercebidos.

Alerta do risco de colisão traseira (RCTA). Enquanto efetua

manobras de marcha-atrás, o RCTA utiliza radares para detetar a aproximação traseira e lateral de veículos a uma distância máxima de 20 metros e a um ângulo de 90°. Os altifalantes emi-tem um aviso sonoro no lado relevante e é apresentado um sím-bolo no lado respetivo do ecrã da câmara traseira.

(35)

1.

2.

| 35

Sistemas de assistência Aviso de veículo no ângulo morto (SBZA). O SBZA utiliza

igual-mente o radar posicionado no para-choques traseiro. Monitori-za os dois ângulos mortos e ativa um aviso visual nos espelhos retrovisores exteriores caso detete um veículo a uma distância inferior a cerca de 5 metros na traseira do automóvel ou a cerca de 3,5 metros na zona lateral. Se o condutor indicar a intenção de mudar de faixa de rodagem, a luz torna-se intermitente e passa a constituir um aviso adicional.

1. Sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito II (TSA, através do Opel Eye). O TSA monitoriza os sinais de trânsito

de forma a garantir que o condutor tem conhecimento dos limites de velocidade e de outras restrições de trânsito em permanência, inclusivamente em presença de sinais temporários. A nova versão otimizada do TSA reconhece mais sinais de trânsito em mais países do que a anterior versão, incluindo sinais eletrónicos em autoestradas.

2. Câmara traseira (RVC). A RVC opcional facilita as manobras de marcha-atrás. Um ecrã de alta resolução apresenta

(36)

36 |

Assistência ao estacionamento avançada (APA). Este sistema de assistência

deteta um lugar de estacionamento adequado para o seu novo Opel Insignia e, com a ajuda de gráficos e de avisos sonoros, informa o condutor até onde deve avançar ou recuar e como manobrar o volante. O condutor só precisa de controlar o acelerador, engrenar a primeira velocidade ou a marcha-atrás e manobrar o volante.

SEGURANÇA DISPONÍVEL

DE SÉRIE.

Uma classificação de 5 estrelas NCAP é o reflexo da capacidade do Opel Insignia em proteger o condutor e a sua família em caso de emergência. Com sistemas de assistência opcionais como a assistência

ao estacionamento avançada (APA) e os telecomandos no volante que proporcionam um controlo à distância dos sistemas do automóvel, o Opel Insignia ajuda de forma pró-ativa a prevenir acidentes e a tornar a condução o mais confortável, cómoda e segura possível.

Proteção dos passageiros

5 estrelas são sinónimo de segurança.

O novo Opel Insignia alcançou a pon-tuação máxima de 5 estrelas NCAP (European New Car Assessment Pro-gramme). Esta classificação tem em consideração quatro aspetos cruciais relativos à segurança global do auto-móvel: componentes de proteção para adultos e crianças, tais como os air-bags ou o sistema ISOFIX, segurança dos peões e tecnologias de assistên-cia à segurança.

Encostos de cabeça dianteiros ativos com quatro posições de ajuste.

Em caso de colisão traseira, esta tecnologia pró-ativa reduz substancial-mente o risco de lesões causadas pelo efeito de chicote para os passageiros dos bancos dianteiros. O encosto do banco deteta o impacto e desloca rapidamente o encosto de cabeça para a frente, de modo a minimizar o movimento da cabeça e a proteger o pescoço.

(37)

| 37

(38)

38 |

Tração integral adaptativa. Equipe o seu Opel Insignia com tração integral

(AWD) 4x4 “Active on Demand” e desfrute de uma estabilidade de condução otimizada nas condições mais adversas. A AWD utiliza sensores para controlar a velocidade relativa das rodas e de seguida um dispositivo de transferência de binário distribui automaticamente o binário entre as rodas dianteiras e tra-seiras.

A estabilidade e tração otimizadas da AWD são potenciadas pelo diferencial autoblocante eletrónico que distribui individualmente o binário entre as rodas traseiras. Em combinação, estas tecnologias proporcionam uma aceleração mais rápida e a emoção automobilística da verdadeira tração às rodas traseiras.

TRANSFERÊNCIA DE

BINÁRIO OTIMIZADA.

MÁXIMA ADERÊNCIA.

O novo Opel Insignia é um automóvel centrado no condutor equipado com engenharia que desperta a verdadeira paixão pela condução.

Os motores potentes têm a atenção que merecem, sobretudo em combi-nação com a tração integral (AWD) 4x4 e o respetivo chassis rebaixado. Os condutores da versão Cosmo1 podem ir ainda mais longe – com o

opcio-nal pack de chassis SuperSport, que permite o mesmo comportamento em estrada proporcionado pelo chassis desportivo que equipa a versão OPC, assim como o mesmo eixo dianteiro com suspensão de alto desempenho e travões Brembo com características automobilísticas.

Tração integral adaptativa

1. Controlo adaptável de amortecimento FlexRide. Todas as versões do

Opel Insignia com AWD estão também equipadas com tecnologia FlexRide Opel. Basta um toque no botão Sport para alterar a dinâmica de condução do automóvel – de “Normal” ou “Tour” para “Sport” e vice-versa. Recorrendo à tecnologia de controlo contínuo de amortecimento (CDC), o FlexRide ajusta automaticamente as configurações de amortecimento em tempo real de modo a proporcionar uma aderência ideal ao piso. No modo “Tour”, o con-dutor opta pela configuração ideal para uma condução mais tranquila. Se alterar para o modo “Sport”, o sistema torna os amortecedores imedia-tamente mais rígidos e otimiza as respostas da direção, do acelerador e da caixa de velocidades automática (se equipada).

(39)

1.

| 39

(40)

40 |

LIGAÇÃO

EM REDE AO

QUE É MAIS

IMPORTANTE.

O novo Opel Insignia disponibiliza as opções de informação e lazer mais avançadas de sempre. Com a ajuda da tecnologia

IntelliLink, opções como o sistema de navegação Navi 900 IntelliLink (à direita) possibilitam um acesso rápido e imediato a entretenimento digital num ecrã tátil a cores de 8˝ (20 cm), que permite a reprodução de ficheiros vídeo1 e áudio a partir

de dispositivos portáteis com Bluetooth®. Uma inovação no

segmento é o mostrador configurável de 8˝ do painel de instru-mentos. Estão disponíveis quatro opções que permitem con- trolar o sistema de forma fácil e intuitiva, incluindo reconheci-mento por voz e e um inovador comando multifunções tátil posicionado na secção inferior da consola central.

Quatro opções para uma navegação natural. O que têm em

comum um comando multifunções tátil, o reconhecimento por voz, os telecomandos no volante e os controlos do ecrã tátil? Resposta: são todos componentes do sistema Navi 900 IntelliLink.

Ligação em rede

1 A reprodução de vídeos através de Bluetooth® só se encontra disponível

se o automóvel estiver imobilizado e equipado com sistemas operativos Android.

2 É necessário um dispositivo portátil compatível com ligação à Internet para

(41)

1.

3.

2.

| 41

Ligação em rede

1. Navegação intuitiva. O painel tátil do sistema de navegação Navi 900

IntelliLink responde aos mesmos gestos efetuados com um, dois ou três dedos que são utilizado nos computadores portáteis atuais. Introduza ou navegue por destinos através de letras utilizando o botão de reconhecimento de texto manuscrito, ou pressione o botão de retrocesso à esquerda para aceder ao ecrã anterior.

2. Reconhecimento por voz. Para uma maior comodidade e segurança da

condução intuitiva, o sistema Navi 900 IntelliLink processa comandos por voz individuais relativos a informações de destino, seleção musical, chamadas telefónicas a partir da lista de contactos e muito mais. O download de aplica-ções2 possibilita acesso a muitos dos componentes reconhecidos do seu dispo-sitivo portátil. Por exemplo, o TuneIn permite-lhe navegar e reproduzir músicas, enquanto o The Weather Channel mantém-no atualizado relativamente às con-dições atmosféricas.

3. Comando multifunções tátil. É possível controlar o ecrã inicial configurável

do novo Opel Insignia através comando multifunções tátil posicionado na secção inferior da consola central.

(42)

42 |

Painel de instrumentos personalizado. Consoante o sistema de informação e lazer por que optar, é possível

personalizar o inovador painel de instrumentos. Foi concebido especificamente para interagir com os componentes avançados do automóvel, tais como os sistemas de navegação Navi 900 IntelliLink e Touch R700 IntelliLink, de modo a tornar a personalização do sistema tão fácil como escolher de um novo padrão de fundo para o ambiente de traba-lho do seu computador. Obviamente, o sistema é compatível com cartões SD e CD externos, além dos dispositivos digitais portáteis mais comuns, com ligação através de USB, da entrada AUX ou do Bluetooth®. iOS, Windows Mobile ou Android, Smartphone ou tablet. Se for possível efetuar a ligação em sua casa, pode ter a certeza que é possível efetuá-la no seu automóvel.1

O SEU CENTRO DE

CONTROLO. A NOSSA

OBRA-PRIMA.

No novo Opel Insignia, o sonho de um acesso rápido e imediato ao sistema multimédia tornou-se realidade.

Ainda mais impressionantes são os componentes que nunca pensou que pudessem existir. Como o facto de ser possível personalizar o painel de instrumentos posicionado direta- mente atrás do volante de modo a estabelecer prioridades relativamente às informações apresentadas, tais como estações de rádio, que seriam normalmente apresentadas no ecrã da consola central. O controlo é intuitivo. Basta um vislumbre do painel de instrumentos e o toque nos telecomandos no volante.

Sistemas de informação e lazer

1 O número e o nível de funções compatíveis entre o sistema de informação e lazer

e o dispositivo móvel variam consoante o dispositivo utilizado. Aceda a www.opel.pt para obter uma lista de dispositivos e funções compatíveis.

2 Disponível de série com o sistema de informação e lazer R400.

(43)

1. 3.

2. 4.

| 43

Sistemas de informação e lazer

1. Mostrador a cores digital de 4,2˝ (10,7 cm). Este ecrã de grandes

dimensões permite-lhe aceder e controlar o áudio, a lista de contactos e as informações preferenciais diretamente no mostrador.2

2. Mostrador de 8˝ (20 cm) no modo Sport analógico. Pode optar por

apresentar no mostrador de 8˝ (20 cm) informação no formato analógico. Se o seu Insignia estiver equipado com FlexRide, pode parametrizar o sistema para alterar para o formato analógico mais desportivo sempre que estiver no modo “Sport”.3

3. Mostrador de 8˝ (20 cm) no modo Tour digital. Com o FlexRide

opcional no modo “Tour”, o mostrador alterna para um mostrador digital que apresenta informações do automóvel, multimédia,

telemóvel, configurações e desempenho.3

4. Sistema de som BOSE®. Entre numa sala de concertos móvel. Este sistema com 8 ou 9 altifalantes revela um desempenho excecional, proporcionando aos ocupantes do automóvel a qualidade acústica do som surround. A experiência ambiente é impressionante, tanto nos bancos dianteiros como traseiros.

(44)

1. 2. 44 |

EQUIPAMENTO

OPCIONAL

E ACESSÓRIOS.

Como seria expectável do modelo principal da marca, o novo Opel Insignia foi concebido para satisfazer os condutores mais exigentes.

Em termos de conforto, qualidade e especificações técnicas, o nível de equipamento é excecional. Porém, caso necessite de adaptar o automóvel aos seus requisitos específicos, a Opel disponibiliza uma gama completa de equipamento opcional e acessó-rios que visam satisfazer as suas necessidades.

Equipamento opcional e acessórios

Gama completa disponível online. Para conhecer toda a gama de acessórios do novo Opel Insignia, aceda a www.opel.pt

(45)

3. 4.

| 45

Equipamento opcional e acessórios

1. Suporte base de tejadilho Thule. Esquis, pranchas de bodyboard, bicicletas, tendas e corta-ventos – quando

nem tudo cabe na bagageira, é possível aproveitar o espaço no tejadilho. A Thule disponibiliza uma gama completa de produtos adaptáveis ao suporte base de tejadilho, incluindo esta bagageira de tejadilho aerodinâmica. É sofisticada, espaçosa, impermeável e resistente.

2. Plataforma de carga rígida. Mantenha a bagageira limpa com esta robusta plataforma. A extremidade

dispõe de um rebordo que impede que os líquidos se infiltrem no tapete. Adicione redes ou divisórias para organizar os seus objetos.

3. Cortinas. Mantenha o interior do Opel Insignia à temperatura ideal em viagens longas efetuadas em dias de

calor e proteja os passageiros e objetos de olhares indiscretos. É possível colocar e retirar as cortinas numa questão de segundos.

4. Piso da bagageira deslizante FlexFloor. Este acessório inteligente estende o piso da bagageira nas versões

Sports Tourer ou Country Tourer sobre o para-choques de modo a facilitar o carregamento de objetos volumosos, sem que seja necessário inclinar-se para a frente e incorrer no risco de lesões lombares. É possível colocar até 120 kg de carga na extensão e arrumá-la novamente no interior da bagageira.

(46)

1.

2.

46 |

1. Pack Interior OPC Line. Aceda

a um interior com bancos em preto, teto em preto, uma alavanca sele-tora OPC Line e pedais de liga leve prateados desportivos. Conduzir com caixa de velocidades automá-tica é mais emocionante quando é possível engrenar as velocidades através de patilhas1 ao estilo da Fórmula 1 e com as duas mãos no volante em couro OPC Line. Os packs OPC Line podem ser equipados de fábrica ou adicionados posterior-mente como acessórios. Desfrute de um prazer de condução otimizado.

2. Pack Exterior OPC Line. Potencie

a adrenalina com um spoiler traseiro2, frisos laterais e saias rebaixadas dianteiras e traseiras. O complemento ideal? A ponteira de escape dupla em cromado3.

PACKS DE

EXCELÊNCIA.

Independentemente do ângulo de visão, as linhas desportivas e presença imponente do Opel Insignia indiciam um comportamento em estrada ágil e uma condução dinâmica. No entanto, se pretender conferir

um caráter ainda mais desportivo ao seu automóvel, opte pelo design automobilístico de um Pack OPC Line.

Packs OPC Line

1 As patilhas de mudança de velocidade estão disponíveis unicamente

em combinação com a caixa de velocidades automática.

2 Não disponível para as versões Sports Tourer ou Country Tourer. 3 Visível unicamente com motores selecionados.

(47)
(48)

48 |

MOTORES E CAIXAS

DE VELOCIDADES.

A potência e a fiabilidade requerem eficiência. A nova gama Opel Insignia disponibiliza estas três características. A gama apresenta os melhores valores do segmentorelativamente às emis-sões de CO21. O motor de 1.6 litros, que debita 125 kW (170 cv), estabelece o novo paradigma em

termos dos níveis reduzidos de ruído e vibração. As opções de caixas de velocidades incluem tração às rodas dianteiras e tecnologias avançadas de tração integral (AWD) 4x4.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2

Motores 2.0 CDTI ECOTEC®

versão ecoFlex com sistema Start/Stop (103 kW/140 cv)

2.0 CDTI ECOTEC®

com sistema Start/Stop (120 kW/163 cv)

2.0 BiTurbo CDTI ECOTEC®

com sistema Start/Stop (143 kW/195 cv) 2.0 CDTI ECOTEC® (96 kW/130 cv) 2.0 CDTI ECOTEC ® (120 kW/163 cv) Disponibilidade NB/ST NB/ST NB/ST/CT NB/ST NB/ST NB/ST NB/ST/CT

Norma de emissões Euro 5 Euro 5 Euro 5 Euro 5 Euro 5 Euro 5 Euro 5

Combustível Diesel Diesel Diesel Diesel Diesel Diesel Diesel

Tração FWD FWD AWD FWD FWD FWD AWD

Caixa de velocidades CM-6 CM-6 CM-6 CM-6 CA-6 CA-6 CA-6

Consumo de combustível em l/100 km2

Urbano 4,6/4,7 5,4/5,6 6,6/6,8/6,9 5,8/6,1 7,0/7,2 7,8/8,1 8,5/8,7/8,7

Extra-urbano 3,3/3,5 3,7/3,9 4,4/4,7/4,8 4,1/4,2 4,3/4,4 4,3/4,6 4,9/5,0/5,1

Combinado 3,7/3,9 4,3/4,5 5,2/5,4/5,6 4,7/4,9 5,3/5,4 5,6/5,9 6,2/6,4/6,4

Emissões de CO2 combinadas em g/km2 99/104 114/119 138/144/147 125/129 139/144 148/155 164/169/169

NB = Sedan, ST = Sports Tourer, CT = Country Tourer

CM-6 = caixa manual de 6 velocidades, CA-6 = caixa automática de 6 velocidades

Toda a informação é a precisa e atual no momento da impressão. A General Motors reserva-se o direito de proceder à alteração das especificações dos motores em qualquer altura, o que pode influenciar os dados apresentados. Para obter as informações mais recentes, contacte o seu Distribuidor ou Reparador Autorizado Opel. Todos os valores se referem aos modelos base da UE com equipamento de série. Os dados do consumo de combustível e das emissões de CO2 foram determinados ao abrigo do Regulamento

CE 715/2007 (na versão aplicável), considerando o peso do veículo em marcha, conforme estipulado pelo Regulamento. O equipamento adicional pode também aumentar o consumo de combustível e os valores de CO2. Os valores do consumo de combustível

e emissões de CO2 não se referem a um veículo específico e não integram uma informação válida para formação de vontade contratual. Estes são apresentados apenas para fins de comparação entre as diferentes versões do veículo. O equipamento adicional

pode também aumentar a tara e, em alguns casos, as cargas autorizadas sobre o eixo e o peso total autorizado do veículo, reduzindo assim a carga autorizada para reboque. Como consequência, este equipamento pode diminuir a velocidade máxima e aumentar o tempo de aceleração. Os valores do desempenho baseiam-se em 75 kg para o condutor acrescidos de uma carga de 125 kg.

1 99 g apenas para as versões Sedan. 104 g para a versão Sports Tourer. O cálculo do consumo de combustível foi determinado ao abrigo do Regulamento CE 715/2007, e incluindo os Regulamentos CE 692/2008 e/ou ECE R83 série 05, considerando o peso do veículo,

conforme estipulado pelo Regulamento. O equipamento adicional pode também aumentar o consumo de combustível e os valores de CO2. Grupos de pneus: consoante a largura dos pneus. 2 De acordo com o regulamento CE 715/2007 (na versão aplicável).

(49)

| 49

Engenharia com consumos de combustível reduzidos

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES DE CO2

Motores 2.0 BiTurbo CDTI ECOTEC®

(143 kW/195 cv) 1.4 Turbo ECOTEC

®

com sistema Start/Stop (103 kW/140 cv)

1.6 SIDI Turbo ECOTEC®

com sistema Start/Stop (125 kW/170 cv)

1.6 SIDI Turbo ECOTEC®

(125 kW/170 cv)

Disponibilidade NB/ST NB/ST/CT NB/ST NB/ST NB/ST

Norma de emissões Euro 5 Euro 5 Euro 6 Euro 5 Euro 5

Combustível Diesel Diesel Gasolina Gasolina Gasolina

Tração FWD AWD FWD FWD FWD

Caixa de velocidades CA-6 CA-6 CM-6 CM-6 CA-6

Consumo de combustível em l/100 km2

Urbano 7,9/8,2 8,2/8,6/8,9 6,8/7,1 7,5/7,8 9,1/9,1

Extra-urbano 4,5/4,9 4,9/5,1/5,3 4,3/4,7 5,0/5,3 5,2/5,4

Combinado 5,8/6,0 6,1/6,4/6,6 5,2/5,6 5,9/6,2 6,6/6,8

Emissões de CO2 combinadas em g/km2 154/159 162/169/174 123/131 139/146 155/159

Ecologia. Saiba mais sobre as tecnologias ecoFLEX da Opel e sobre a forma como ajudam a reduzir o consumo de combustível e as emissões do novo Opel Insignia. Aceda a www.opel.pt

A Opel continua a ser pioneira em inovações que reduzem o consumo de combustível, incluindo tecnologias ecoFLEX, tais como os pneus de baixa resistência ao rolamento e gestão inteligente do motor, que ajudam a reduzir os custos de utilização do novo Opel Insignia – a gasolina ou diesel. O resultado? Com um valor de 0,26 cd, a versão Sedan apresenta um impressionante

(50)

JANTES E PNEUS.

O Opel Insignia é amplamente reconhecido como um dos automóveis mais impressionantes que possui uma qualidade estética inequívoca. Este sucesso deve-se, em grande medida,

à aparência sofisticada da gama completa de jantes de liga leve que se encontra disponível.

Jantes de liga level, 8,5 J x 20˝, design de raios duplos com várias tonalidades, pneus 245/35 R 20 – disponível como acessório.

(51)

| 51

Jantes e pneus

Jantes de liga leve, 7 J x 17˝, design de 7 raios, pneus 225/55 R 17 (RSB).2

Jantes de liga leve, 8 J x 18˝, design de 5 raios duplos desportivos, pneus 245/45 R 18 (PXR).3

Jantes de liga leve, 6,5 J x 16˝, design de 5 raios em V, pneus 215/60 R 16 (RRZ).1

Determinadas jantes não estão disponíveis com todas as opções de carroçarias, kits, packs, motores e tração.

Para obter mais informações, contacte o seu Distribuidor ou Reparador Autorizado Opel ou consulte o configurador disponível online.

1 De série na versão Selection

2 De série na versão Executive, opcional na versão Selection 3 De série na versão Cosmo

(52)

52 |

Jantes de liga leve, 8,5 J x 19˝, design de 5 raios com tampa central, pneus 245/40 R 19 (WR8).2

Jantes de liga leve, 8 J x 18˝, design de 10 raios duplos de duas tonalidades, pneus 235/50 R 18 (REP).1

Jantes de liga leve, 8,5 J x 19˝, design de 6 raios em Y entrelaçados de duas tonalidades, pneus 245/40 R 19 (Q7P).2

1 De série na versão Country Tourer.

2 Disponível como opcional unicamente na versão Cosmo.

(53)

| 53

Jantes e pneus

Jantes de liga leve, 8,5 J x 20˝, design de 7 raios em forma de asa de duas tonalidades design de 6 raios em Y entrelaçados de duas tonalidades, pneus 245/35 R 20 (Q7R).2

ROTULAGEM DOS PNEUS

Dimensões 245/45 R 18 245/40 R 19 245/35 R 20

Eficiência de consumo de combustível E–C E F

Aderência em piso molhado B B B

Ruído exterior (dB) 76–68 68 71

Nível de ruído

ROTULAGEM DOS PNEUS

Dimensões 215/60 R 16 225/55 R 17 235/50 R 18

Eficiência de consumo de combustível E E–B C

Aderência em piso molhado B B A

Ruído exterior (dB) 71 71 71

(54)

REVESTIMENTOS E SUPERFÍCIES.

O novo Opel Insignia disponibiliza o ambiente exclusivo e os acabamentos de eleição que são expectáveis no principal modelo da gama de automóveis da marca. Independentemente

(55)

| 55

Revestimentos e superfícies 1 Disponível de série na versão Selection. Não disponível em determinadas versões de equipamento.

2 Disponível como opcional na versão Selection. Não disponível em determinadas versões de equipamento.

Salão de exposição. Explore as combinações de revestimentos e cores da carroçaria no configurador disponível online. Aceda a www.opel.pt.

Inserção nos bancos Lyra em tecido, preto jet. Apoios laterais Atlantis em preto jet.

SELECTION: LYRA/ATLANTIS I 1

Frisos decorativos em Trigo Cool.

Inserção nos bancos Lyra em tecido, bege Neutral claro. Apoios laterais Atlantis em bege Neutral claro.

SELECTION: LYRA/ATLANTIS II 2

Frisos decorativos em Echelon Cool ou Rhythm Wood opcional

(56)

56 |

REVESTIMENTOS E SUPERFÍCIES.

Inserção nos bancos Ribbon em tecido, preto Jet. Apoios laterais Atlantis em preto Jet.

EXECUTIVE:RIBBON/ATLANTIS1

Frisos decorativos consoante a versão de equipamento.2

Inserção nos bancos Quantum em tecido, preto Jet. Apoios laterais Atlantis Morrocana em preto Jet.

COSMO:QUANTUM/ATLANTIS MORROCANA3

Frisos decorativos em Echelon Cool ou Rhythm Wood opcional.

Inserção nos bancos em couro Siena, preto Jet. Apoios laterais em couro Siena, preto Jet.

COURO SIENA NÃO PERFURADO I 4, 5

Frisos decorativos consoante a versão de equipamento.6

Inserção nos bancos em couro Siena, bege Neutral claro. Apoios laterais em couro Siena, bege Neutral claro.

COURO SIENA NÃO PERFURADO II 4

Frisos decorativos consoante a versão de equipamento.6

(57)

| 57

Revestimentos e superfícies

Inserção nos bancos em couro Siena, preto. Apoios laterais em couro Siena, preto.

1 Disponível de série na versão Executive e opcional na versão Cosmo. 2 Frisos decorativos Trigo Cool disponíveis na versão Executive.

3 Disponível de série nas versões Cosmo e Country Tourer. Não disponível em determinadas versões de equipamento. 4 Zonas de contacto dos bancos em couro. 5 Todos os revestimentos em couro Siena contêm tecido PVC na zona central dos bancos dos passageiros da segunda fila

6 Frisos decorativos Echelon Cool ou Rhythm Wood opcionais disponíveis nas versões Selection, Cosmo e Country Tourer.

7 Frisos decorativos Trigo Cool disponíveis na versão Executive. Echelon Cool ou Rhythm Wood opcionais nas versões Cosmo e Country Tourer. 8 Disponível unicamente nas versões Cosmo e Country Tourer. Também disponível em couro perfurado.

Salão de exposição. Explore as combinações de revestimentos e cores da carroçaria no configurador disponível online. Aceda a www.opel.pt.

COURO SIENA PERFURADO COM BANCO AGR I 4, 5

Frisos decorativos consoante a versão de equipamento.7

Inserção nos bancos em couro Siena, bege Neutral claro. Apoios laterais em couro Siena, bege Neutral claro.

COURO SIENA PERFURADO COM BANCO AGR II 4, 5

Frisos decorativos em Echelon Cool ou Rhythm Wood opcional.

Inserção nos bancos em couro Nappa Indian Night, preto Jet. Apoios laterais em couro Nappa Indian Night, preto Jet com realces em Cashmere.

COURO PREMIUM INDIAN NIGHT NÃO PERFURADO COM BANCOS AGR 8

Frisos decorativos em preto Diamo.

Inserção nos bancos em couro Nappa Brandy, Brandy. Apoios laterais em couro Nappa Brandy, Brandy com realces em preto Jet.

COURO PREMIUM BRANDY NÃO PERFURADO COM BANCOS AGR 8

Frisos decorativos em preto Diamo.

(58)

58 |

PINTURAS E CORES.

Vermelho Power Azul Royal Branco Summit

Preto Carbon Flash

CORES DE CARROÇARIA BRILHANTES

Pinturas e cores

O novo Opel Insignia está sempre à altura de todas as ocasiões. As cores da carroçaria

e respetivos acabamentos proporcionam o complemento perfeito para o design da carroçaria e para as versões de equipamento.

CORES DE CARROÇARIA METALIZADAS DE DUAS CAMADAS

(59)

| 59

Pinturas e cores

Prata Sovereign Prata Lake Cinzento Asteroide

Castanho Dark Mahogany Verde Esmeralda Azul Waterworld

CORES DE CARROÇARIA DE DUAS CAMADAS COM EFEITO PÉROLA CORES DE CARROÇARIA METALIZADAS DE DUAS CAMADAS

(60)

60 |

GARANTIA OPEL.

Todos os veículos Opel são concebidos e construídos para o melhor desempenho no dia-a-dia. Assim como

qualquer peça de alta precisão, têm o seu melhor desempenho quando recebem a assistência de técnicos especializados.

Estão disponíveis mais de 6000 Reparadores Autorizados Opel por toda a Europa para lhe oferecer um serviço pontual, profissional e personalizado. Como seria de esperar, irão reparar o seu veículo de acordo com os mais elevados padrões. E talvez menos usual ainda, vão também explicar-lhe exatamente o que foi feito e porquê, e irão mostrar-lhe todos os custos envolvidos de forma clara e concisa. Para encontrar o Reparador Autorizado mais próximo, aceda a www.opel.pt ou contacte a Linha Opel: 808 200 700 (custo de chamada local).

Serviço Opel

Serviço de assistência em viagem Opel. Este serviço de mobilidade gratuita é válido para todos os veículos

Opel novos durante 24 meses após a data em que foram entregues ao cliente pelo Distribuidor Autorizado. Independentemente do local onde se encontra, o serviço de assistência em viagem Opel estará lá para o ajudar; em mais de 40 países europeus – 24 horas por dia. Oferece serviços tais como assistência em caso de avaria ou acidente, serviços de reboque, veículo alternativo, alojamento em hotel ou a organização de transporte até ao destino, por exemplo, ferroviário ou aéreo (dependendo das condições do programa). O seu Distribuidor ou Reparador Autorizado Opel terá todo o gosto em oferecer-lhe uma extensão do seu serviço anual.

(61)
(62)

62 | Inovações Opel

O SEU AUTOMÓVEL À ALTURA

DE TODAS AS SITUAÇÕES.

A Opel é especialista em componentes que tornam os automóveis atuais mais seguros, mais versáteis e mais acessíveis – proporcionando ainda mais prazer de condução. As nossas inovações causaram

um impacto significativo na procura de soluções que permitam reduzir o consumo de combustível, uma preocupação comum a todos os fabricantes automóveis. Em seguida, apresentamos apenas algumas das grandes ideias que potenciam o prazer de condução proporcionado pelo seu automóvel Opel.

Mostrador de 8˝ (20 cm) configurável. O sistema de informação e lazer inclui

duas inovações no segmento: o mostrador de 8˝ (20 cm) configurável e até quatro opções de controlo: telecomandos no volante para o painel de instru-mentos, um comando multifunções tátil, reconhecimento por voz ou o ecrã tátil do mostrador da consola central.1 Página 40.

¹As quatro opções de controlo estão disponíveis com o sistema de navegação Navi 900 IntelliLink. Reconhecimento por voz disponível unicamente para a introdução de destinos, chamadas telefónicas e seleção musical.

2O diferencial autoblocante eletrónico e o FlexRide estão disponíveis de série com o sistema AWD. 3 O chassis SuperSport opcional está disponível com o motor 2.0 CDTI Biturbo ECOTEC® AWD de 143 kW (195 cv). 499 g unicamente nas versões Sedan. 104 g na versão Sports Tourer.

Câmara traseira (RVC). A RVC opcional facilita as manobras de marcha-atrás.

Um ecrã de alta resolução apresenta a zona atrás do automóvel enquanto uma grelha à escala permite determinar distâncias e ângulos. De modo a usu-fruir da máxima segurança e conforto, combine este componente com os sis-temas de assistência ao condutor com radar. Página 35.

Chassis SuperSport com travões Brembo. O chassis SuperSport opcional

está calibrado especificamente para a condução desportiva, em combinação com a suspensão dianteira de alto desempenho e o avançado sistema AWD3.

As pinças dos travões Brembo com quatro pistões e travões de disco dianteiros de 355 mm proporcionam respostas imediatas.

Sistema de tração integral (AWD) 4x4. O sistema AWD opcional aumenta

a estabilidade de condução redistribuindo o binário em condições adversas. O FlexRide calibra o sistema AWD e as configurações do chassis consoante o estilo de condução, enquanto o diferencial autoblocante eletrónico redire-ciona o binário para uma ou para as duas rodas traseiras2. Página 38.

Motores ecoFLEX de emissões reduzidas. A tecnologia ecoFLEX permite

ao Opel Insignia estabelecer-se como a mais aerodinâmica a nível mundial e proporciona emissões de CO2 de apenas 99 g4 nas versões equipadas

com o motor 2.0 litros de 103 kW (140 cv). Significa que este motor é o mais ecológico do segmento. Página 48.

Sistema de acesso sem chave Open&Start. O componente ideal para quando

não tem tempo a perder. A tecnologia de interface de identificação do utili-zador reconhece quando a chave se encontra nas proximidades do automóvel e abre automaticamente a porta assim que toca no puxador. A ignição através do toque num botão é fácil e não necessita de chave.

Programador de velocidade adaptativo (ACC). Uma versão opcional e avançada

do programador de velocidade com radar que previne colisões em situações de trânsito congestionado até 180 km/h. O ACC mantém automaticamente uma distância segura do veículo da frente. Com caixas de velocidades automáticas, o componente Stop/Go facilita o trânsito em congestionamentos. Página 34.

Sistemas de assistência ao condutor com radar. Os opcionais aviso de veículo

no ângulo morto, alerta do risco de colisão traseira e aviso de alteração de faixa de rodagem, simplificam e tornam a condução mais segura em diversas situações de condução e estacionamento, monitorizando áreas laterais e tra-seiras de visibilidade reduzida. Página 34.

(63)
(64)

www.opel.pt

Algumas das ilustrações deste catálogo contêm equipamento especial que não se encontra incluído na entrega normal. Os elementos constantes da presente informação são os previstos na data da respetiva elaboração. A General Motors Portugal reserva-se o direito de proceder à alteração de equipamentos figurados ou descritos na presente informação, sem aviso prévio. Para informações mais precisas, contacte o seu Distribuidor ou Reparador Autorizado Opel. Os veículos Opel estão equipados com peças de qualidade fabricadas nas várias fábricas G.M. e por fornecedores externos. As informações sobre reciclagem de produtos Opel e localização de terminais de reciclagem de veículos para abate podem ser encontradas na Internet: www.opel.pt. Este catálogo não pode ser reproduzido total ou parcialmente sem autorização por escrito da General Motors Portugal.

PEFC/04-31-1370

Certificação PEFC

Este catálogo é impresso em papel proveniente de florestas com gestão sustentável e de fontes controladas. www.pefc-portugal.cffp.pt P/M

Y14

Referências

Documentos relacionados

Figura 7 - Boxplot da variação do total médio anual da Evapotranspiração de referência (ETo) (mm.mês −1 ) observada nas estações meteorológicas dos municípios de Brejo

Figura 75: Projeto para o “Mall”, Plano McMillan, 1901 Fonte: “The Anacostia Waterfront Framework Plan - District of. Columbia, Offi ce of Planning”

15. Na situação de o formando fazer o seu processo psicoterapêutico pessoal com um psicoterapeuta que não seja Membro Efectivo, Titular ou Honorários para

(Enem 2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de

tratamento no ultrassom reduz a dureza da pasta de azeitona (efeito negativo), enquanto a combinação da potência do ultrassom com o tempo também causa uma redução da dureza,

Nestes espaços podemos encontrar diferentes estilos, desde o muito clássico e com acabamentos pesados (Da Vinci), ao estilo mais contemporâneo da Expocasa, passando ainda por

As contribuições desta pesquisa incluem: (i) um modelo de apresentação e navegação para Linked Data, focado no usuário comum, que pode ser implementado por

Para o desenvolvimento desse estudo, traçou-se como objetivo principal apresentar a Educação Física como parte integrante e importante no desenvolvimento geral da