• Nenhum resultado encontrado

Produção de material didático para implantação nas turmas de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) do curso de Química da UECE do campus Itaperi / Production of teaching material for implementation in the STS (Science, Technology and Society) classes of t

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Produção de material didático para implantação nas turmas de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) do curso de Química da UECE do campus Itaperi / Production of teaching material for implementation in the STS (Science, Technology and Society) classes of t"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 57370-57374 aug. 2020. ISSN 2525-8761

Produção de material didático para implantação nas turmas de CTS (Ciência,

Tecnologia e Sociedade) do curso de Química da UECE do campus Itaperi

Production of teaching material for implementation in the STS (Science,

Technology and Society) classes of the Chemistry course at UECE on the

Itaperi campus

DOI:10.34117/bjdv6n8-227

Recebimento dos originais: 08/07/2020 Aceitação para publicação: 14/08/2020

Micheline Soares Costa Oliveira

Pós-Doutora em Ciência, Tecnologia e Educação

Professora do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará – UECE Endereço: av. Silas Munguba 1700, Itaperi, Fortaleza – CE, 60714-903, Brasil

Email: micheline.oliveira@uece.br

Pablo Rennan Lima Diogenes

Graduando em Química

Instituição: Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, Ceará Endereço: av. Silas Munguba 1700, Itaperi, Fortaleza – CE, 60714-903, Brasil

Email Pablo.rennan@aluno.uece.br

Victoria Reggna Paulino Albuquerque

Graduanda em Química

Instituição: Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, Ceará Endereço: av. Silas Munguba 1700, Itaperi, Fortaleza – CE, 60714-903, Brasil

Email: victoria.reggna@aluno.uece.br

Antônio Ramon Freitas Moura

Graduado em Química

Instituição: Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, Ceará Endereço: av. Silas Munguba 1700, Itaperi, Fortaleza – CE, 60714-903, Brasil

Email: antonio.freitas@aluno.uece.br

RESUMO

Muitos professores destacam que os materiais didáticos em Ciência não possuem qualidade e que seguem uma sequência muito linear, sem abrir muito espaço para o novo e que em muitas das situações em que esses materiais deveriam ser uma fonte de apoio acabam se tornando um verdadeiro obstáculo. Existe uma falta de material didático para o aluno matriculado na disciplina de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), por esse motivo o presente trabalho tem como objetivo elaborar e produzir um material didático de apoio para o aluno na disciplina de CTS. Espera-se pela produção e aplicação do material didático de CTS que o aluno tenha fácil acesso ao material junto ao professor e que ambos consigam tirar vantagens de um conteúdo recorrente no dia a dia, um conteúdo claro, objetivo e sucinto de CTS.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 57370-57374 aug. 2020. ISSN 2525-8761

ABSTRACT

Many teachers point out that the teaching materials in science do not have quality and that they follow a very linear sequence, without opening much space for the new and that in many of the situations in which these materials should be a source of support end up becoming a real obstacle. There is a lack of didactic material for the student enrolled in the STS discipline (Science, Technology and Society), for this reason the present work aims to elaborate and produce a didactic support material for the student in the STS discipline. It is expected by the production and application of the STS didactic material that the student will have easy access to the material with the teacher and that both will be able to take advantage of a recurring content on a daily basis, a clear, objective and succinct STS content.

Keywords: Chemistry. STS. Didactics.

1 INTRODUÇÃO

Um dos riscos da construção educacional é a chamada “redução da complexibilidade dos assuntos” É comum em materiais didáticos desenvolvidos. Desenvolvimento como professores é o que mais se alinha com a concepção atual do professor moderno como um bom profissional de ensino. A noção de desenvolvimento tem um sentido característico de evolução e Trata-se de um processo que idealmente deve ser seguido, e que parece estar entre formação inicial e aperfeiçoamento dos professores. Se um professor vive essa constante construção profissional, então claramente em ação poderíamos observar tais aspectos quando ministrasse a aula, por exemplo, na sua aula pratica, na sua forma de pensar, sobre a sua atuação, sobre os métodos de ensino. Professores questionam a falta ou a qualidade dos materiais didáticos de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) que seguem uma sequência muito linear e centralizada. E em muitas das situações, estes mesmos materiais didáticos que deveriam ser a melhor forma de aprendizagem da prática pedagógica, tanto para os professores quanto para os alunos, se tornam verdadeiros obstáculos (ARAGÃO, 2016).

De fato, em geral, os materiais didáticos são muito descontextualizados e editados para atender a uma visão desconsertada de educação que vê o processo de ensino aprendizagem de modo único uniformemente correto, onde todos devem aprender da mesma maneira, independente dos contextos sociais, culturais, políticos ou econômico em que cada aluno está inserido. Um material didático muito centralizado e com ênfase repetitiva no conteúdo geral gera muita insatisfação, desinteresse e frustração tanto para o aluno quanto para o educador. A abordagem CTS que relaciona ciência, tecnologia e sociedade tem sido material de estudo para elaboração de material didático de química no Brasil, porém pouco se tem material didático para estudar as vertentes em CTS e se tem são abordado de forma muito engessada e antiga (BASTOS, 1998a).

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 57370-57374 aug. 2020. ISSN 2525-8761 Segundo Bazzo et al. (2003), os estudos e programas CTS vêm se desenvolvendo desde o seu início em três grandes direções: no campo da pesquisa, como uma alternativa à reflexão acadêmica sobre ciência e tecnologia; no campo da política pública, promovendo à criação de diversos mecanismos democráticos que facilitem à abertura e processos de tomada de decisão em questões concernentes a política científico-tecnológica; e no campo da educação.

Na visão de Vaccarezza (2004) a origem do movimento de CTS na América Latina se encontra na reflexão da ciência e da tecnologia como uma competência das políticas públicas. [...] esta se configurou como um pensamento latino-americano em política científica e tecnológica. Os estudos CTS são recentes, heterogêneos, mesmo que consolidados são críticos sobre a imagem essencialista e de caráter interdisciplinar.

O presente trabalho teve como objetivo geral produzir um material didático de CTS que seja de fácil entendimento entre os alunos e que seja utilizado pelos os mesmos como material de pesquisa e analise, trazendo em seu corpo de conteúdos temas e abordagens do cotidiano e avanços significativos para estudo, e tem como objetivos específicos fazer com que a aplicação do material didático seja mais uma ferramenta de apoio para o professor/aluno tornar a aula mais dinâmica e interativa com discussão de temas críticos a serem abordados. Espera-se como resultado após a elaboração e implantação do material didático sobre CTS, que o aluno possa de forma acessível ter um material claro, sucinto e objetivo sobre os temas de CTS citados na metodologia do trabalho e que o professor consiga ministrar com mais vigor suas aulas com o apoio do material.

2 METODOLOGIA

O processo de elaboração do material didático de CTS em questão a qual o presente trabalho trata se dividiu em três fazes: a etapa de planejamento, a de estruturação de conteúdo e a de produção da obra. A etapa de planejamento do material didático de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) é dada basicamente de: Como relacionar as três vertentes do estudo de CTS, como abordar de forma clara e objetiva e como trazer os conteúdos para um contexto mais similar aos dos alunos da disciplina. A estruturação de conteúdo se deu basicamente pelos temas a seguir: Relação CTS, com definições de ciência, tecnologia e sociedade e a relação entre elas, avanços tecnológicos na ciência, cronologia e histórico desde as primeiras invenções do telefone ao microchip, internet, mídias sociais e computadores celulares, Sociedade tecnológica, a tecnologia a benefício da sociedade nas áreas de educação, saúde, agricultura, Ciências e Tecnologia e meio ambiente, os malefícios e descarte das indústrias contra o ambiente, Temas transversais, mais questionados na tecnologia e CTS e o futuro que nos aguarda.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 57370-57374 aug. 2020. ISSN 2525-8761

3 RESULTADO E DISCUSSÃO

O trabalho contou com os seguintes temas relacionados à CTS (Tabela 01), 06 temas principais foi pesquisado e assim elaborado o material didático a serem utilizados pelos alunos na disciplina, após a elaboração e implantação do material didático sobre CTS, espera-se que o aluno possa de forma acessível ter um material claro, sucinto e objetivo sobre os temas de CTS citados na metodologia de trabalho e que o professor consiga ministrar com mais dinamismo suas aulas com o apoio do material proposto pelo objetivo do presente trabalho.

Tabela 01 – Temas relacionados à CTS

TEMA ÁREA

PRINCIPAL

ÁREA RELACIONADA

LIXO CIÊNCIAS AMBIENTAL

IMPACTOS AMBIENTAIS

CIÊNCIAS AMBIENTAL

MÍDIAS DIGITAIS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA

CLONAGEM SAÚDE BIOTECNOLOGIA

FERTILIZAÇÃO IN VITRO

SAÚDE BIOTECNOLOGIA

TECNOLOGIAS ATIVAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA

De acordo com Sousa et. al. (2019) em uma análise dos artigos selecionados como tem, foram identificados 25 trabalhos que expressam as relações estabelecidas entre o movimento CTS/CTSA e o ensino Químico. Nestes os autores evidenciam o enfoque CTS/CTSA no âmbito educacional, como possibilidade de contextualização dos conceitos científicos e o cotidiano. Mesmo com este achado de artigos, ainda a produção didática sobre temas de CTS é tímida e precisa ser mais divulgada e consequentemente ampliada.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que mediante as ideias postas no material didático de forma simples, mas sem perder o foco do ensino do conteúdo de CTS, traga enriquecimento teórico para os alunos e os incentive a interagir mais na aula, contribuindo para seu aprendizado científico.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 8, p. 57370-57374 aug. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

ARAGÃO, S. B. C. Abordagem CTS na elaboração de material didático de química por

professores: Relato de uma experiência com uma equipe multidisciplinar. 2016. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/305166553_Abordagem_CTS_na_elaboracao_de_ material_didatico_de_quimica_por_professores_Relato_de_uma_experiencia_com_uma_equi pe_multidisciplinar>. Acesso em: 25 ago. 2018.

BASTOS, J. A. S. L. A. A Educação Tecnológica: conceitos, características e perspectivas. In:. (org). Tecnologia & Interação. Curitiba. PPGTE/ CEFET-PR, 1998a.

BAZZO, W. A.; VON LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. (Eds). Introdução aos estudos CTS

(Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003. Capítulo 4: O que é Ciência, Tecnologia e

Sociedade? 2003.

GRINSPUN, M. P. S. Educação Tecnológica. In: (org.) Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez. pp. 25 – 73, 1999.

SOUSA, B. L. S.; BEZERRA, W. B. B.; SILVA, J. R. S.; CANTANHEDE, S. C. V.; CANTANHEDE, L. B. Cenário das publicações CTS/CTSA no ensino de química: revisão

bibliográfica de publicações no portal de periódicos da CAPES/CAFÉ. Brazilian Journal of

Development, v. 5, n. 11, 2019.

VACCAREZZA, L. S. Ciência, Tecnologia e Sociedade: O estado da arte na América

Latina. In: Santos L. W. et al. (org.) Ciência, tecnologia e sociedade: O desafio da interação.

Imagem

Tabela 01 – Temas relacionados à CTS

Referências

Documentos relacionados

Prismas de blocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural - Preparo e ensaio à compressão.. Tijolo maciço cerâmico para alvenaria - Verificação da resistência à

A proposta desta pesquisa objetivou desenvolver o estudante para realizar a percepção sobre o estudo da complexidade do corpo humano, onde o educando teve oportunidade

O trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar para as crianças, do contato delas com a natureza, de sua ação de ocupar espaços públicos na cidade, como praças e

Através das observações realizadas em campo, buscamos enfatizar de forma simples a perspectiva dos conselhos escolares como peça essencial para o desenvolvimento do trabalho

Embora o momento ideal para obtenção de sementes de alta qualidade, seja logo após a maturidade fisiológica, a alta umidade da semente e da própria planta, associada ao

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem