• Nenhum resultado encontrado

AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: UM IMPORTANTE RECURSO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: UM IMPORTANTE RECURSO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

International Scientific Journal – ISSN: 1679-9844 Nº 4, volume 13, article nº 7, October/December 2018 D.O.I: http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/v13n4a7

Accepted: 21/09/2017 Published: 20/12/2018

AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: UM IMPORTANTE

RECURSO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE

LÍNGUA ESTRANGEIRA.

THE MEDIA IN EDUCATION: AN IMPORTANT RESOURCE FOR

TEACHING AND LEARNING A FOREIGN LANGUAGE.

Juliana da Silveira Machado1, Patricia Mussi Escobar2

1SMEC - São Sepé/RS, Especialista em Mídias na Educação,

julianasm9@gmail.com

2Instituto Federal Farroupilha, Doutoranda em Letras (UCPel),

patriciaxescobar@gmail.com

Resumo: A utilização das mídias na educação tem se mostrado um

produtivo recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no ensino de línguas estrangeiras. A não inclusão da Língua Estrangeira no currículo de uma escola, no município de São Sepé, no Estado do Rio Grande do Sul, fomentou este projeto que tem por objetivo o ensino da língua espanhola através da tecnologia. Optou-se, portanto, que esse ensino fosse mediado pelas tecnologias, a fim de oportunizar não apenas a aprendizagem da língua, mas também o uso das mídias para a busca e a construção do conhecimento com autonomia, assim, esse processo poderá estender-se a outras disciplinas também. Os resultados apontam para a importância do uso das mídias para a aprendizagem da língua estrangeira, pois promove a maior participação dos alunos e o melhor desempenho na realização das atividades propostas. Os estudantes aprendem os conteúdos estudados através de aulas mediadas pelas tecnologias. Considera-se, portanto, que o uso das mídias tem melhorado a cada dia o aprendizado dos alunos, pois aproxima estudantes e

(2)

professores, cria o interesse e a expectativa pelo novo, já que o mundo virtual oferece novidades, fomenta, portanto, o conhecimento através da interação, a partir da qual alunos e professores exploram e constroem novos conhecimentos. A metodologia do projeto foi desenvolvida com base no aporte teórico dos estilos de aprendizagem (ALONSO, GALLEGO & HONEY, 1999), na abordagem comunicativa (MARTINEZ, 2009) e nos objetos de aprendizagem (LEFFA, 2006) que contribuíram para o planejamento e a execução das aulas de Língua Espanhola como Língua Estrangeira.

Palavras-chave: Mídias, Ensino-aprendizagem, Língua espanhola.

Abstract: The media utilization in education has been shown as a

productive resource to help in the learning process, especially in the teaching of foreign languages. The non-inclusion of the Spanish Language in the coursework of a school, at São Sepé, fomented this project, which has as an objective the teaching of the Spanish Language through technology. Therefore, it was decided that this teaching would be mediated by the technologies, in order to offer not only the language leaning, but also the use of media to the search and the construction of an automated knowledge, thus, this process can be extended to other languages as well. The results point to the importance on the use of media in the foreign language learning because it promotes a higher student participation and a better performance in the fulfillment of the proposed activities. The students learn the course topics through technology mediated classes. Therefore, it is considered that the use of media has improved the student learning because it brings students and professors together, creates the interest and the expectation for what comes next, as the virtual world offers something new. It also foments the knowledge through interaction, from which students and professors explore and build knowledge. The project methodology was developed based on the theoretical input of learning styles (ALONSO, GALLEGO & HONEY, 1999), on the communicative approach (MARTINEZ, 2009) and on the learning objects (LEFFA, 2006) that contributed on the planning and accomplishment of the Spanish Language as a Foreign Language Lessons.

(3)

Introdução

O presente trabalho pretende contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras mediante a utilização das mídias no ambiente escolar. Há pesquisas de escritores como Freire (2007), Preti (2000) e Paiva (2005) que comprovam que o uso das tecnologias facilita a aprendizagem, pois promove o desenvolvimento da autonomia do educando. Conforme Paiva:

O uso da tecnologia aumenta as oportunidades de aprendizagem, contribuindo, portanto, para a autonomia. A tecnologia cada vez mais deve contribuir para a formação de sujeitos autônomos, preparados para a aprendizagem ao longo da vida. (2005, p. 145, apud FRANCO, 2008, p. 145.)

As mídias têm contribuído para a busca mais instantânea do conhecimento, já que ocupam um papel de mediação entre o aluno, o professor e o conhecimento.

Neste artigo, apresentar-se-á uma proposta de ensino da Língua Espanhola como Língua Estrangeira (E/LE), em turno inverso, em uma escola de Ensino Fundamental do município de São Sepé, com o auxílio das mídias. Dessa forma, através de um projeto de extensão, o trabalho foi pensado para os alunos do Ensino Fundamental dessa instituição, cujo currículo não contempla a Língua Espanhola, somente a Língua Inglesa. A escolha se deu pela busca de alternativas que pudessem melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental.

A pergunta de pesquisa que orienta este estudo é: Quais as estratégias de ensino que tiveram o auxílio das mídias e que foram positivas para a aprendizagem da Língua Espanhola?

O que motivou a pergunta da pesquisa foi o entendimento de que as tecnologias são importantes para o ensino de LE, e também para as outras disciplinas, pois melhoram o aprendizado dos alunos. O projeto que será apresentado neste artigo teve como objetivo não apenas o ensino de E/LE, mas também a aprendizagem de mídias que auxiliam no aprendizado, buscando ampliar o uso desse recurso para buscar conhecimento também em outras disciplinas. Como consequência dessas ações, o projeto almeja propagar o uso das mídias a professores que, ao conhecerem os trabalhos dos alunos, poderão passar a valorizar os recursos tecnológicos. Conforme diz o autor Moran (1994):

(4)

Temos que desenvolver processos de comunicação ricos, interativos e cada vez mais profundos. Abrir as escolas ao mundo, à vida. Criar ambientes de ensino e aprendizagem mais atraentes, envolventes e multisensoriais. Apoiar a introdução das novas tecnologias de comunicação possíveis a cada etapa, dentro de um projeto pedagógico inovador, que facilitam o processo ensino-aprendizagem. Sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, aumentam a interação, permitem a personalização (adaptação do trabalho ao ritmo de cada aluno) porque trazem para sala de aula as linguagens e os meios de comunicação do dia-a-dia (MORAN, 1994, p.48).

O planejamento deste trabalho teve como foco principal utilizar os recursos midiáticos e também os recursos didáticos no desenvolvimento do Projeto de Extensão, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo, localizada no Bairro Teobaldino Tatsch, nº 531, na cidade de São Sepé. Participaram da ação 15 alunos, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental de nove anos, no turno inverso ao ensino regular.

A ação de extensão incluiu dois projetos: o primeiro projeto “A Utilização dos Recursos Didáticos no Ensino da Língua Estrangeira” foi realizado em forma de um Clubinho de Espanhol1, com atividades que utilizaram os recursos didáticos disponíveis na escola. Já o segundo projeto “O Uso das Mídias no Clubinho de Espanhol” foi feito com o uso das mídias para facilitar o ensino da Língua Estrangeira. Por coincidência, a metade dos alunos era do primeiro projeto e isso contribuiu para o acompanhamento dos resultados a longo prazo.

A experiência que será compartilhada neste artigo apresenta os resultados de um trabalho que só foi possível realizar porque o ambiente escolar possuía um laboratório de informática com conexão de internet disponível a todos os alunos e professores para aplicação didática.

Os resultados que serão apresentados nas próximas seções apontam para a importância sobre o trabalho com as mídias e uma reflexão sobre os recursos escolares.

Revisão de Literatura

1

CLUBINHO DE ESPANHOL - O primeiro projeto trabalhou apenas com os recursos didáticos, no segundo, foram inseridas atividades que utilizavam as tecnologias, permitindo a observação das tuas etapas no processo de ensino-aprendizagem da LE.

(5)

Este trabalho traz uma proposta de inclusão de mídias para mediar a aprendizagem de línguas estrangeiras. Foram utilizados os mais variados tipos de recursos midiáticos que pudessem resgatar dos alunos não apenas o desejo de querer estudar, mas também sua autonomia e, por consequência, sua autoestima, gerada pela capacitação e pela possibilidade de conhecer o novo através das tecnologias que podem aprimorar cada vez mais o conhecimento e oferecer, portanto, um novo panorama de futuro aos discentes. Conforme Arroyo (2000):

[....] vamos aprendendo, que o que fica para a vida, para o desenvolvimento humano são os conhecimentos que ensinamos, mas também, e sobretudo, as posturas, processos e significados que são postos em ação, as formas de aprender, de se interessar, de ter curiosidade e de sentir, de raciocinar e de interrogar (ARROYO, 2000, p.110)

A educação é um processo que, muitas vezes, depende do interesse do professor em transformá-la e adaptá-la para ser acolhida por seus alunos. É importante que o docente saiba adaptar a sua didática e utilize metodologias diversificadas, como fazer atividades com o uso do livro didático, outras com o computador ou material impresso, usar materiais audiovisuais (vídeos, músicas, slides), aplicar uma abordagem comunicativa em que se trabalha o uso das quatro habilidades como falar, escrever, ouvir e ler; considerando que o processo de aprendizagem deve estar focado no aluno, no seu desenvolvimento cognitivo, na construção do seu conhecimento, não apenas linguístico, mas social, cultural, histórico, político, etc. O trabalho, com a utilização de meios que explorem os diferentes sentidos humanos, tende a atender o que a literatura define por estilos de aprendizagem (ALONSO, GALLEGO & HONEY, 1999), e, por conseguinte, será mais produtivo em sala de aula, uma vez que explora recursos variados que dão conta das formas em que os sujeitos melhor aprendem.

De acordo com o autor Gardner (1994, apud ALMEIDA, 2014, p. 1) “a teoria das inteligências múltiplas sugere abordagens de ensino que se adaptam às potencialidades individuais de cada aluno, assim como à modalidade pela qual cada um pode aprender melhor.”

Com base em Alonso, Gallego e Honey (1999), Amaral (2008) e Barros (2008) há diversos estilos de aprendizagem. Cada indivíduo pode ter mais um estilo ou outro e, certamente, compreender os diferentes estilos de aprendizagem ajudam

(6)

o professor a planejar sua aula de forma mais assertiva no que se refere ao desenvolvimento dos aspectos cognitivos de cada indivíduo, uma vez que os estilos de aprendizagem se relacionam com o modo de aprender de cada um. Todavia, devemos, em primeiro lugar, conhecê-los para então escolher a melhor metodologia e técnica que se adaptem aos diferentes estilos em sala de aula. Dessa forma, o docente poderá planejar uma aula mais produtiva e atraente para o ensino. Com base nessas leituras, podemos citar algumas características sobre os estilos de aprendizagem, segundo Alonso, Gallego e Honey (1999):

O estilo ativo valoriza dados da experiência, os alunos ficam entusiasmados com atividades novas, são participativos em aula.

O estilo reflexivo contribui para fomentar análise dos conteúdos, buscando sempre atualizar dados importantes que podem ser trabalhados. Desenvolve o estudo e a reflexão do que foi aprendido.

O estilo teórico é mais lógico, trabalha muito com os modelos, princípios e estabelece algumas teorias. Promove a busca por uma estrutura e a sintetiza.

O estilo pragmático desenvolve a aplicação de certas ideias, ou seja, atividades diferentes, com a finalidade de poder fazer experimentos que ajudam na construção do conhecimento.

O conhecimento desses conceitos e também sobre a aplicação midiática em sala de aula pode melhorar a prática educacional. Entretanto, é preciso ter sapiência para não deixar a educação ao serviço da mídia, mas sim a mídia a serviço da educação. Portanto, é necessário estar “convencidos de que a educação tem poder e a mídia pode se colocar a serviço dela”. (FREIRE, 1996; BARZOTTO, 1999, p. 112 apud D’ABREU et al, 2010, p. 79)

A abordagem comunicativa, em conjunto com as mídias permite que esses conceitos sejam aplicados, pois é possível envolver, em uma mesma aula, diversas atividades que trazem estímulos diferentes, seja para aquele aluno que tem um estilo ativo, pragmático, reflexivo ou teórico.

Segundo Almeida Filho (2009, p. 82 apud PEDREIRO, 2013, p. 9-10), “a abordagem comunicativa não é, pois, uma bateria de técnicas ou um modelo de

(7)

planejamento, mas sim a adoção de princípios mais amplos como o foco no processo, nas maneiras específicas de como se aprende e de como se ensina outra língua.”

Além do conhecimento teórico ou metodológico, para que o uso das mídias seja eficaz na educação, é preciso que os docentes assumam também o papel de mediador em conjunto com os recursos tecnológicos que utilizam, ou seja, o docente passa a ser um elemento que o aluno dispõe em paralelo com os demais recursos disponíveis para a interação e a aprendizagem. A utilização desses recursos pode ser desafiadora, e assim, o aluno desenvolve sua autonomia e criatividade. No papel de mediador (recurso), caberá ao professor, portanto, segundo Amorim (2002), apud Franco (2008):

- elaborar ou selecionar as tarefas a serem realizadas no laboratório que estejam intimamente identificadas com o conteúdo e metodologia do curso; - auxiliar os alunos na seleção das informações a serem coletadas; - refletir com os alunos sobre os meios percorridos para se obter informações desejadas; - fazer uma análise crítica para saber se a pesquisa na Internet realmente representou um complemento útil ao assunto tratado; - ajudar os alunos a fazer a análise lingüística e temática das informações coletadas; e - exercer um controle sobre as aquisições lexicais, gramaticais e temáticas (AMORIM, 2002, apud FRANCO, 2008. p. 152):

Conhecer e usar as tecnologias auxilia o professor a diminuir as barreiras que existem entre as relações que diferentes gerações podem criar. As mídias estão em todos os lugares e os discentes deste século fazem o uso permanente delas e têm grande habilidade para manuseá-las, como estão sempre conectados ao mundo virtual, se desejam qualquer conhecimento, a busca por ele é instantânea. E a rapidez para obter informações faz com que eles não tenham paciência para ficar muito tempo parado ouvindo um assunto cujo conteúdo é apresentado de maneira linear e fragmentado. Diante desse contexto, o conhecimento e o uso das tecnologias criam hiperlinks, desalinhados com aquele professor que mantém uma exposição de conteúdos linear e cartesiana. De acordo com Perrenoud, o conhecimento tecnológico,

[....] é instrumento valioso de ensino e de aproximação com o aluno. Um conhecimento tecnológico de base é necessário para pensar as relações entre a evolução da informática, as competências intelectuais e a relação com o saber que a escola deseja formar. Pelo menos sob esse ângulo, as

(8)

novas tecnologias não poderiam ser indiferentes `a nenhum professor, por modificarem as maneiras de viver, de se divertir, de se informar, de estudar, de trabalhar e de pensar. Tal evolução afeta o futuro de nossos alunos e o que aprenderem na escola fará muita diferença na sua vida. (PERRENOUD, 2000, p.138apud D’ABREU et al, 2010, p. 84-85)

Recentemente, propostas pedagógicas têm buscado aliar a tecnologia ao ensino-aprendizagem de diferentes disciplinas. Os Objetos de Aprendizagem (OA) são “recursos digitais com fins educacionais” (LEFFA, 2006, p.18). Pensados tanto para o ensino de línguas quanto para de outras disciplinas, os OA são meios que facilitam a aprendizagem, desenvolvem a reflexão, promovem ato de querer estudar gradativamente por tornar as aulas mais dinâmicas e criativas.

Além disso, há mídias utilizadas nos OA que aproximam o aluno do mundo virtual/digital do mundo vivido presencialmente, e essa característica é potencialmente favorável para o ensino de línguas, pois leva o estudante a contextos de vivências e experiências nem sempre ao seu alcance em sua vida cotidiana.

Conforme os autores Pereira (2010) e Martinez (2009), a abordagem audiovisual é uma metodologia que busca associar o uso da imagem e do áudio de modo em que os dois juntamente com os conteúdos possam contribuir no planejamento e no desenvolvimento das atividades. Martinez relata que “Será qualificado de método audiovisual aquele que, não se limitando apenas a associar a imagem e o som para fins didáticos, una-os estreitamente, de modo que é em torno dessa associação que se constroem as atividades” (2009, p. 57).

Dessa forma, é preciso fazer um planejamento que visa atender os requisitos dos conteúdos estudados, ou seja, analisar de forma crítica cada item que pode ser explorado e ver se será produtivo para os alunos. Por isso, o uso dos recursos audiovisuais não deve ser utilizado sem esse planejamento, pois são mídias que oferecem conteúdos que podem contribuir com o processo de aprendizagem, mas também trazem com elas aspectos sócio-culturais e ideológicos importantes para serem dialogados com os educandos, mas que precisam ser de conhecimento prévio do professor.

Segundo Trevisan (1998, p. 85, apud GOMES, 2014, p. 23), “(...) A arte cinematográfica, além de representar a vida, dá forma às inquietações e desejos

(9)

mais íntimos da alma humana.” Saber utilizar as mídias de forma a despertar inquietações e desejos para a aprendizagem é o desafio do professor do século XXI.

O uso das tecnologias no ensino do Espanhol sugestiona e aproxima o aluno a um cotidiano em língua estrangeira, através do PowerPoint, com imagens e explicações da cultura espanhola, vídeos e filmes, as notícias nos sites da web, através da ferramenta GOOGLE, e também do You Tube, o estudante de E/LE vivencia e conhece os costumes, a cultura, as datas comemorativas, as comidas, as danças típicas de cada país que fala a Língua Espanhola. Isso irá ajudar os alunos a aprenderem a se socializar de acordo com esse meio que é pseudorreal, mas que faz com que se sintam mais próximos daquela realidade, em um contexto de culturas diferentes, que são essenciais para o aprendizado de línguas.

Conforme Escobar et al. (2013), o uso da tecnologia sugestiona e facilita a aprendizagem, pois é através da prática em universos pseudorreais que o aluno se constitui linguística e culturalmente:

La sustitución del real por representaciones simbólicas que se transforman pseudo-reales con la ayuda de la tecnología y a través de la mediación que es hecha por el profesor en el salón de clase. Esta práctica garantiza la creación de un universo en que uno se trasforma por el otro y se trasforma constituyéndose lingüísticamente y culturalmente2. (ESCOBAR et al., 2013, p.78).

Ao encontro dos autores mencionados, conforme Roberto “la realidad virtual (virtual reality, VR) se define como uma simulación de realidad física a través de medios electrónicos, lo que nos ofrece la sensación de estar experimentando de forma real uma situación (inmersión sensorial o presencia cognitiva)3.” (2004, p.64 apud ESCOBAR et al, 2010, p.5).

2

“A substituição do real por representações simbólicas que se transformam pseudo-reais com a ajuda da tecnologia e através da mediação que é feita pelo professor em uma sala de aula. Essa prática garante a criação de um universo em que um se transforma pelo outro e se transforma tornando-se linguísticamente e culturalmente.” (tradução nossa)

3

“a realidade virtual se define como uma simulação da realidade física através dos meios eletrônicos, que nos oferecem a sensação de estar experimentando de forma real uma situação (imersão sensorial ou a presença cognitiva)”. (tradução nossa)

(10)

O ato de ensinar depende muito de professor para professor, pois cada um tem seus métodos de ensino. Entretanto, cabe ao docente adaptar sua prática ao grupo de alunos e ao propósito que guia suas aulas. Nesse sentido, a abordagem comunicativa vai ao encontro de propostas adaptáveis para o ensino de línguas, pois permite a inserção das tecnologias e o desenvolvimento de atividades que sejam renováveis e adaptativas a diferentes grupos, como os objetos de aprendizagem.

[...] a abordagem comunicativa pode ser considerada como um sistema voltado para a integração de disposições diversificadas e para aqueles que têm como finalidade envolver o aprendiz em uma comunicação orientada. (MARTINEZ, 2009, p.72, apud PEREIRA, 2010, p.18)

Dessa forma, o docente de línguas estrangeiras tem uma importante aliada para criar contextos de aprendizagem de língua estrangeira mais próximos ao cotidiano de uso linguístico. Mas é necessário que o professor também seja um mediador dessa aprendizagem, selecionando e adaptando as tecnologias para cada grupo e a proposta que trabalha de forma a mediar a caminhada acadêmica de seus alunos rumo ao mundo do trabalho – e como um recurso, o docente auxilie os estudantes na compreensão da língua estrangeira e dos aspectos culturais, sociais, políticos e geográficos que a aprendizagem de idiomas envolve. No próximo capítulo, será apresentada a metodologia aplicada para a aprendizagem da Língua Espanhola com o uso das mídias, um recurso que media à construção do saber e enriquece o processo de ensino-aprendizagem.

Metodologia

O estudo caracteriza-se por sua orientação qualitativa, tendo como base de interpretação, a descrição das aulas realizadas nos projetos e os resultados obtidos mediante participação e interação dos alunos. Conforme Bogdan e Biklen (1994), a pesquisa qualitativa tem como definição cinco características que são:

- fonte direta de dados é o ambiente natural construindo o investigador o instrumento principal; - descritiva; - se interessam mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos; - tendem a analisar os seus dados de forma indutiva; - o significado é de importância vital na abordagem qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994, p. 47)

(11)

Os projetos foram realizados em uma escola do município de São Sepé, e tiveram a participação de 15 alunos. Primeiramente, aplicou-se um questionário em cada turma para ver quantos alunos se interessavam em participar das aulas em turno inverso ao ensino regular.

A realização desse projeto foi pensada para os alunos que estudam o Ensino Fundamental nessa escola porque eles não têm mais a Língua Espanhola em seus currículos, somente a Língua Inglesa. Entretanto, é sabido que quando chegarem ao Ensino Médio terão a Língua Espanhola, além disso, certamente, necessitarão desse conhecimento para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), da mesma forma, em futuro não tão distante, precisarão do conhecimento de idiomas na universidade e na pós-graduação.

O Projeto TIME (Tecnologias e Mídias Interativas na Escola), que é coordenado pelo João Vilhete Viegas d’Abreu, juntamente com os professores da rede pública e pesquisadores da UNICAMPI, da cidade de Hortolândia, São Paulo, motivou esse trabalho. Antes de iniciar os projetos (o primeiro “A Utilização dos Recursos Didáticos no Ensino da Língua Estrangeira” e o segundo “O Uso das Mídias no Clubinho de Espanhol”) na escola, foi realizada a leitura do livro e de materiais e a assistência de vídeos do Projeto TIME4. Outra fonte de inspiração foi o vídeo5 sobre da Escola da Ponte, idealizada pelo senhor José Pacheco que iniciou essa caminhada com a finalidade de inovar o ensino-aprendizagem na escola. Então, através desses materiais nasceu o projeto que repensa a educação e busca mediar a aprendizagem da E/LE com o uso das mídias. Conforme Citelli (2000, p.23 apud D’ABREU et al, 2010, p.70): “(...) é preciso, antes de mais nada, repensar a educação. Repensar a educação é repensá-la a partir dos próprios educandos e, a

4

PROJETO TIME: site do vídeo que fala sobre o desenvolvimento deste trabalho. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xhZz_mgb05E. Esse projeto também está em formato livro em PDF que pode ser acessado pelo site: Disponível em:< http://perseus.nied.unicamp.br/livro/time.pdf > Acesso em 29/03/2016.

5

VÍDEO RUBEM ALVES FALA SOBRE A ESCOLA DA PONTE: Nesse vídeo, o autor fala um pouco sobre o planejamento das atividades que é feito nas escolas que aderiram esse trabalho. (BARP, 2012). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MtGyHzIafLc >Acesso em: 29/03/2016.

(12)

partir daí, pensar um novo desenho do processo educativo e verificar para que pode servir a tecnologia.”

Em um segundo momento, no planejamento das aulas, buscou-se uma metodologia que integrasse a tecnologia e a Língua Espanhola de forma a criar um contexto próximo a um cotidiano em língua estrangeira. Além da abordagem comunicativa, uma outra metodologia adotada para o planejamento das aulas foi a abordagem audiovisual (PEREIRA, 2010; MARTINEZ, 2009) que introduz, junto com os conteúdos, a utilização dos recursos didáticos (slides, rádio, televisão, DVD, retroprojetor e computador). Assim, essas mídias audiovisuais garantem, através dessa união, a construção de um aprendizado mais significativo e amplo para os estudos, o que acaba gerando novos temas e com isso surgem os debates sobre o assunto.

De acordo com os autores Gaia (2001, p. 19), “(...) o ato de ensinar deve ser sobretudo uma comunicação, um diálogo, considerando que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados.”

Com base nessa leitura de diálogo e significação dos significados, foram escolhidas duas aulas para explicar passo a passo o seu desenvolvimento e as metodologias de ensino adotadas.

Aula 2 – Objetivo Geral da Aula: Desenvolver a criatividade e a autonomia mediante a resolução de atividades com o uso das tecnologias com o auxílio de um programa.

Essa aula foi planejada para despertar a curiosidade e a vontade por realizar as tarefas com o auxílio das mídias, bem como a promoção da interação e o interesse pelos estudos.

A aula realizou-se primeiramente no laboratório de informática para os alunos fazerem as atividades do hot potatoes. Foi colocada, em cada computador, uma pasta, contendo os exercícios desse aplicativo como jclose (texto com lacunas),

jcross (palavras cruzadas), jmatch (associação de pares), jmix (frases

(13)

texto e o programa mistura todas as palavras, depois os alunos devem unir e juntar todas as palavras para então formar o texto corretamente).

Foram utilizados conteúdos da disciplina de Espanhol que já haviam sido estudados anteriormente. Mas se pode aplicar a outros tipos de conteúdos, de outras disciplinas, pois a ferramenta hot potatoes é de fácil uso, tanto para os professores que produzem as atividades, quanto para os alunos que as realizam. Nessa tarefa, a intenção era que o aluno revisasse o léxico aprendido anteriormente. Era um exercício de fixação para os alunos praticarem os conteúdos de numerais, as horas, os dias da semana, os meses, as estações do ano, o nome dos animais e outros. Todos os conteúdos foram trabalhados de forma integrada e contextualizada, aproximando-os, o máximo possível, às vivências e/ou conhecimentos dos alunos. Nessa aula, os alunos praticaram os conteúdos estudados com o uso das tecnologias com fins educacionais, memorizaram o que foi estudado de forma envolvente, usando um jogo.

Aula 4 - Objetivo Geral da aula: Ensinar, através do meio audiovisual, o vocabulário em Espanhol, a escrita, a pronúncia e as noções de ética. Também se demostrou a importância de alertar a todos sobre a aceitação do outro, o acolhimento, e a convivência com os colegas que têm necessidade especial.

Para a elaboração da aula 4, primeiramente foi realizado o planejamento da aula e escolhido o vídeo com nome “Cuerdas”6

, que a tradução no português é Cordas.

O Curta Metragem permite realizar várias atividades que englobem como exemplo: o ensino do Espanhol através dos diálogos que existem entre dois personagens (vocabulário, produção textual, pronúncia, conteúdos), noções de ética, responsabilidade, igualdade, respeito, e uma lição de um amor grandioso. O vídeo retrata uma amizade verdadeira, situação que mostra que não existem barreiras para ensino-aprendizagem e para a interação quando há amor e respeito. O vídeo trata de valores.

6 VÍDEO “CUERDAS”: Está disponível em: <

http://portugalglorioso.blogspot.com/2014/01/cordas-o-melhor-filme-de-animacao.html. > Acesso em 11 de abr. 2016

(14)

Em um segundo momento, pensou-se em veicular o vídeo no Data show, entretanto, essa opção foi modificada porque o aparelho multimídia não estava disponível no dia da aula. Então, foi decidido que cada aluno assistiria ao vídeo no seu próprio computador, com os fones de ouvido. Para isso, foi realizado o download do vídeo, disponibilizado em cada computador e em um pen drive, onde o arquivo também foi disponibilizado.

Após os alunos assistirem ao Curta Metragem, foram realizadas algumas perguntas sobre o que eles haviam entendido com relação a essas cordas, porque a protagonista Maria as utilizava e a professora desejava saber qual a que finalidade delas no filme.

No momento inicial desse questionamento, os estudantes demonstraram que não compreenderam muito bem o contexto, mas depois, com o auxílio da professora e a retomada da sequência dos fatos que aconteciam no Curta Metragem, conseguiram interpretar e responderam que elas serviam como um meio de comunicação entre os dois personagens, pois um deles não falava e não se movimentava, precisava do auxílio de outra pessoa para fazer as atividades e também brincar. Depois disso, souberam responder a outras perguntas. Todos que estavam presentes participaram.

Nessa tarefa, foi favorecido o trabalho com noções de ética, valores e conteúdos específicos de Língua Espanhola, como saudações, vocabulário e produção textual. Nessa atividade, eles receberam uma folha com exercícios para realizar a interpretação do vídeo, continha perguntas que motivavam o debate com os colegas e com a professora.

Como a aula do vídeo foi a última aula que tiveram, então foi pedido a alguns alunos suas opiniões sobre os dois projetos.

Com base nos resultados e nas opiniões dos alunos que foram apresentados na próxima seção, o projeto aplicado na escola conseguiu trazer uma metodologia que contribuiu para o aprendizado dos estudantes e também estimulou a todos que se fizeram presentes e que apoiaram para que esse trabalho acontecesse. Foram alguns dias de entrevistas com alunos e com a direção, debates, procura pelo material para ser usado nas aulas.

(15)

Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática. (FREIRE, 1991, p.58)

Portanto, embora cada aula dos projetos tenha sido planejada com base no Projeto TIME, e também nas ações da Escola da Ponte, cada grupo respondeu ao processo de construção e reconstrução de conhecimento de sua maneira, e nesse compartilhamento de saberes e desenvolvimento de competências, muitas vezes, cada docente tem a necessidade de transformar-se para atrair a cada dia os alunos para essa caminhada escolar/acadêmica e não os distanciar do convívio escolar. Notou-se que, com essa atividade, os discentes aprenderam uma língua estrangeira, noções de ética, responsabilidade, afeto, caridade, criatividade, divisão nas tarefas com os colegas e respeito mútuo com o próximo.

Resultados e Discussão

Durante a aplicação dos dois projetos constatou-se que houve uma participação maior e efetiva dos estudantes. Os alunos que se interessaram em participar do projeto não faltaram nunca às aulas. Quando foi comunicado que seriam poucos dias de aulas, pediram que o projeto continuasse até o final do ano. Essa atitude, por parte dos discentes, foi um indicativo de que a aula com o uso das tecnologias despertava o interesse de todos.

Observou-se que as dificuldades na aprendizagem da Língua Espanhola foram minimizadas mediante o uso dos recursos midiáticos. O planejamento das aulas criou unidades que funcionaram como objetos de aprendizagem, ou seja, também poderão ser aplicadas a outros grupos, desde que adaptadas, o que facilita bastante o planejamento do professor.

As tecnologias também contribuíram para diminuir a distância entre professor-aluno. Logo no início do primeiro projeto, os alunos estavam mais introspectivos e evitavam o uso da língua estrangeira. Entretanto, as mídias facilitaram esse processo, promovendo diálogo, interação e desinibição. Através das propostas dos projetos, foi possível trabalhar com os seguintes elementos: o ensino através de aulas dialogadas; o uso de algumas mídias existentes na escola, demonstrando a sua utilização para a produção do conhecimento; o trabalho em grupo e o auxílio solidário mediante a interação na hora da execução de uma tarefa;

(16)

o conhecimento de noções de ética e de responsabilidade; o uso do laboratório de informática.

Esses elementos estiveram presentes em diferentes aulas, e, em cada aula, foi efetuado o registro de frequência dos alunos durante os dois projetos aplicados. O gráfico 1 demonstra a participação dos alunos. Conforme Martinez (2009, p. 59, apud PEREIRA, 2010, p.17): “o aprendiz é posto na situação de ser o agente autônomo de sua aprendizagem”.

0 2 4 6 8 10 12

1ª aula 2ª aula 3ª aula 4ª aula

meninos meninas

Gráfico 1 – Participação dos alunos nas aulas.

A maioria dos participantes, conforme mostra o gráfico 1, era de meninos, e a cada aula que se passava, continuava indo mais meninos do que meninas. O interesse de um dos meninos foi justificado da seguinte forma: “Se todos os nossos

professores de todas as disciplinas usassem as tecnologias, seriam muito mais interessantes as aulas e todos nós iríamos participar para realizar as atividades” (aluno 2).

Durante as atividades, foi identificado o interesse dos alunos, pois todos os estudantes estavam motivados em aprender para saber como utilizar as tecnologias: “Adorei fazer os exercícios do programa (hot potatoes), pois ajuda a nós, a

(17)

pensarmos bastante e também trocar ideias com os nossos colegas” (aluno 4).

Nota-se que isso ajudou muito os alunos a aprenderem a memorizar o que foi estudado, só que de uma forma mais prazerosa e criativa. Isso gerou uma grande atração e interação, através do uso das imagens que apareciam no computador pelo programa

hot potatoes e também pelo PowerPoint.

(...) as tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes. (MORAN, 2007, p. 162 apud D’ABREU et al, 2010, p. 278)

É notável como o uso das tecnologias pode mudar o ambiente escolar, pois é uma ação que transforma as condições de ensino, pois o acesso a esse recurso não apenas diversifica, mas facilita, cria oportunidades e gera autonomia ao estudante. Isso acaba estreitando as relações professor-aluno, minimizando a distância do universo cultural e linguístico de países que falam a língua estrangeira aprendida pelo aluno. No universo educativo atual, ou o professor transforma sua aula para atrair a atenção dos alunos ou continua com sua aula tradicional sem atrativos para despertar o interesse dos educandos. No relato do aluno: “(...) os

professores só dizem que os equipamentos estão estragados e falta manutenção, e também que a internet não está pegando, só cai o sinal”(aluno 6).

É possível que não seja apenas a infraestrutura que dificulta o uso das tecnologias nas aulas de alguns professores, mas também a resistência a mudar a rotina, o planejamento. Outro fator que pode ser considerado é o desconhecimento ou a dificuldade do professor para inserir a tecnologia em seu planejamento, pois não a domina, tem medo que os equipamentos possam parar de funcionar ou estragar e não ter alguém por perto para auxiliá-lo. Conforme a exposição do aluno, há professores que: “dizem que para usar o laboratório de informática exige um bom

tempo para ligar, fazer a internet pegar nos computadores, passar as atividades, que só em um ou dois períodos é pouco tempo e já termina a aula” (aluno 11).

Em relação à utilização das mídias na educação e o questionamento sobre a aplicação desse recurso por parte dos professores, o aluno responde: “(...) temos

(18)

vezes, não vimos a aula passar, por estar muito atento ao que está sendo passado dos conteúdos e, por causa disso, acabamos aprendendo com mais facilidade” (aluno 10). Para Freire (1996):

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma “cantiga de ninar”. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas FREIRE (1996, p. 86).

Sobre as atividades realizadas no projeto e quando questionados quanto à aprendizagem da Língua Espanhola, o aluno comenta: “Para mim foi muito bom ter

participado deste projeto, consegui aprender bastante coisas diferentes. Gostaria que todos os professores utilizassem as tecnologias nas aulas, pois se usarem não vai perceber o tempo passar e assim teremos mais vontade de realizar as atividades” (aluno 12).

Dessa forma, com base nas exposições, na participação dos alunos e no resultado das produções, os projetos tiveram, como resultado, o resgate da autoestima, a promoção da interação entre todos os envolvidos, a mediação como recurso facilitador do aprendizado, o desenvolvimento da fluência e o da oralidade em língua estrangeira como também na língua materna, a melhoria da escrita do Português e do Espanhol e a promoção da criatividade e da busca pela autonomia através de debates e atividades em grupos.

Aula 1 - 50% Aula 4 - 80%

Gráfico 2 - Avaliação das Atividades Realizadas com as Mídias.

Como demonstra o Gráfico 2, conforme a avaliação das atividades, é possível identificar um progresso quanto ao aprendizado da língua estrangeira com

(19)

uso das tecnologias, pois a maioria dos alunos conseguiu atingir uma média de 80%, quanto ao resultado de sua aprendizagem, avaliada em sala de aula através de atividades orais ou escritas que foram realizadas. No seguinte relato, um aluno fala sobre o incentivo desse projeto, que o ajudou a ter mais vontade de estudar: “com o

uso das tecnologias nós aprendemos a gostar mais de estudar, pois a cada dia que passa nos sentimos mais motivados de ir para a escola” (aluno 4).

As perguntas aplicadas aos alunos com o objetivo de receber um feedback sobre o projeto são: O que acharam das aulas? Vocês notaram alguma diferença entre as aulas do primeiro e do segundo projeto? Que recursos foram utilizados de diferentes? O uso das mídias nas aulas facilitou a aprendizagem? Houve mais interação e cooperação no grupo com a utilização desses recursos? Quantos professores da escola utilizam as mídias? Por que alguns docentes não as utilizam nas aulas? O projeto trouxe benefícios para as suas vidas?

Essas perguntas fomentaram o diálogo e, com base nelas, pode-se fazer uma análise das expectativas do aluno e sua perspectiva com relação ao contexto escolar que vivencia em seu cotidiano, bem como seus desejos, opiniões e valorizações. Observa-se, portanto, que a escola é um espaço onde cada aluno desenvolve-se como sujeito, constrói seus valores, sua identidade e a própria aprendizagem. Entretanto, para que isso aconteça, precisa estar motivado. Professor e aluno devem falar a mesma língua, ou seja, estabelecer conexão. O uso das mídias, de forma planejada, proporciona essa relação.

Para mim foi muito bom ter participado deste projeto, consegui aprender várias coisas diferentes com o uso do computador. Gostaria que todos os professores utilizassem as tecnologias nas aulas, pois ficaria mais atrativo e todos teriam mais vontade de estudar e realizar as atividades em sala de aula. (aluno 12)

De acordo com os autores Moran (1994), Franco (2008), Pereira (2010), Martinez (2009), D’Abreu (2010), pode-se notar alguns benefícios com a utilização das tecnologias, como exemplo: resgatar a autoestima; promover a interação entre todos os envolvidos; facilitar o aprendizado com atividades com vídeos ou slides, contendo os conteúdos e sua exemplificação; desenvolver com mais fluência a oralidade e melhorar a escrita; promover a criatividade, a busca da autonomia através de debates e atividades em grupos a fim de acrescentar novas ideias.

(20)

A experiência e os relatos dos alunos foram compartilhados com os professores da escola, com a intenção de que, em futuro próximo, as tecnologias integrem o planejamento docente. Artigos sobre objetos de aprendizagem, uso das tecnologias em sala de aula e estilos de aprendizagem foram também compartilhados. Entretanto, somente o tempo poderá dizer se a experiência se estenderá a outras disciplinas.

Portanto, o objetivo principal deste trabalho, o ensino da Língua Espanhola com o uso das tecnologias foi alcançado, e com isso houve a construção e evolução dos conhecimentos não apenas linguísticos, mas também sociais, pilares para o convívio em sociedade.

Considerações finais

O presente trabalho mostrou como o uso das tecnologias ajudou na aprendizagem dos alunos nas aulas de Língua Espanhola como língua estrangeira. O objetivo principal dos projetos apresentados neste artigo era a aprendizagem da Língua Espanhola mediada pelo uso das tecnologias, e a aprendizagem da mídia para a busca do conhecimento em outras disciplinas. Isto é, o objetivo secundário era a extensão dessa experiência a outras disciplinas.

Esta pesquisa procurou aprofundar o estudo através da aplicação de dois projetos em uma escola municipal que não tinha em seu currículo a Língua Espanhola. Com isso, pode-se ver alguns resultados através da metodologia adotada com a utilização das mídias no ensino de idiomas. Dessa forma, foi possível responder à pergunta da pesquisa: Quais as estratégias de ensino que tiveram o auxílio das mídias e que foram positivas para a aprendizagem da Língua Espanhola?

Embora a aplicação do projeto tenha sido realizada em pouco tempo, conseguiu-se responder à pergunta da pesquisa e atingir os objetivos propostos, pois buscou-se fazer um planejamento, utilizando algumas metodologias como: a abordagem comunicativa, a abordagem audiovisual e os estilos de aprendizagem. As atividades foram realizadas em aulas dialogadas, com trabalho em equipe,

(21)

mediadas pelas tecnologias. Foi veiculado um vídeo com o nome de “Cuerdas” que teve o objetivo de ensinar noções de ética, responsabilidade, igualdade, respeito e valores e também o conteúdo de Espanhol (vocabulário, produção textual, pronúncia). Já, para a outra atividade, utilizou-se o programa hot potatoes, que contribuiu para o aluno revisar o léxico aprendido anteriormente, pois se aplicou um exercício de fixação.

Assim sendo, as estratégias de ensino, mediadas por vídeos para introduzir um conteúdo, e as atividades para revisar o conteúdo com o uso do hot potatoes, e os aplicativos: jclose (texto com lacunas), jcross (palavras cruzadas), jmatch (associação de pares), jmix (frases desordenadas), jquiz (escolha múltipla ou resposta curta) e mistura (coloca-se um texto e depois o programa mistura todas as palavras e depois os alunos devem unir e juntar todas as palavras para então formar o texto corretamente) proporcionaram atividades mais produtivas para a aprendizagem da língua estrangeira.

Portanto, os resultados demonstram que os objetivos principais foram conquistados. Isso também foi constatado através das respostas dos alunos às perguntas, pois os estudantes relataram que as mídias contribuíram para o aprendizado da Língua Espanhola e deram autonomia para que cada um deles as utilizasse para buscar informação e conhecimento.

As aulas aproximaram professor e alunos, estreitando laços e facilitando o acesso ao conhecimento via interação. O objetivo secundário, que era a extensão do uso tecnológico a outras disciplinas ainda não foi mensurado, pois é necessário mais tempo para verificar se a experiência gerou mudanças. Entretanto, ações como a exposição dos resultados e comentários dos alunos com os colegas foram realizadas, bem como o compartilhamento de artigos que tratam sobre objetos de aprendizagem, o uso das tecnologias em sala de aula e sobre os estilos de aprendizagem.

Espera-se, em um futuro próximo, que uma nova pesquisa seja realizada e preencha essa lacuna, verificando se as ações dos projetos aplicados na escola conquistaram o planejamento de outros docentes também.

(22)

Referências

ALMEIDA, R. Estilos de Aprendizagens. Salvador. 2014. Disponível em:

<

http://smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-

educar/educacao-especial-sala-maria-tereza-mantoan/ARTIGOS/Estilos-de-aprendizagem-e-inteligencias-multiplas.pdf> Acesso em: 10/05/2016.

ALMEIDA FILHO, J. C. (Org.). Parâmetros atuais para o ensino de Português

Língua Estrangeira. 2ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.

ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 1999.

AMARAL, S. F; BARROS, D. M. Estilos de Aprendizagem no Contexto Educativo

de Uso das Tecnologias. DigitaisInt erativas. 2008. Disponível em:

˂http://www.lantec.fe.unicamp.br/lantec/pt/tvdi_portugues/daniela.pdf˃ Acesso em: 21/05/2016.

AMORIM, M. A internet em aulas de língua inglesa para alunos principiantes:

relato de uma experiência. In: KESTLER, I; NOGUEIRA, R. (orgs). Estudos

Anglo-Germânicos em Perspectiva. Rio de Janeiro, Faculdade de Letras da UFRJ, 2002.

ARROYO, G. Ofício de Mestre: Imagens e auto imagens. Petrópolis, RJ: Vozes 2000.

BARP, P. Vídeo - Rubem Alves Fala sobre a Escola da Ponte. 2012. Disponível em:< http://www.youtube.com/watch?v=MtGyHzIafLc>Acesso em: 29/03/2016. BARZOTTO, V; GHILARDI, M. (org). Mídia, educação e leitura. São Paulo:

Anhembi Morumbi, ALB, 1999.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora LDA, 1994.

Disponível em: <

http://www.academia.edu/6674293/Bogdan_Biklen_investigacao_qualitativa_e m_educacao/>Acesso em: 22/04/2016.

CITELLI, A. Educação e mudanças: Novos modos de conhecer. In: CITELLI, Adilson. Outras Linguagens na Escola. São Paulo: Cortez, 2000.

D’ABREU, J.V. et al. Tecnologias e Mídias Interativas na Escola: Projeto TIME.

Campinas: UNICAMP/NIED, 2010. Disponível em:

(23)

ESCOBAR, P. et al. El uso de la tecnologia en la clase de ELE: motivación e

interación en contextos de aprendizaje. SEXTO FORO DE LENGUAS DE

ANEP. Montevideo, Uruguay. 2013. Disponível em:

<http://www.politicaslinguisticas.edu.uy/phocadownload/p_forolenguas/Sexto% 20Foro%20de%20Lenguas.pdf> Acesso em: 12/05/2016.

_____. Los instrumentos audiovisuales como herramientas indispensables

para el método de Pedagogía Identitaria y de Imérsión Intercultural: una

experiencia en la clase de E/LE. 2010. Disponível em:

http://www.bocc.uff.br/pag/escobar-semino-los-instrumentos-audiovisuales.pdf. Acesso em 12/05/2016.

FRANCO, P. Novas Tecnologias, Novas Perspectivas para o

Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2008. Disponível em: <

http://www.claudiofranco.com.br/textos/franco_cadernos_08.pdf> Acesso em: 12/04/2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, SP: Paz e Terra, 1996.

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

_____. Virtudes do Educador. São Paulo: Vereda, s/d. 1991. GAIA, R.V. Educomunicação e Mídias. Maceió, Edufal. 2001.

GARDNER, H. Estruturas da mente: A teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 340 p, 1994.

GOMES, I. C. A utilização de recursos midiáticos no ensino do espanhol: uma leitura sobre aquisição da língua estrangeira nas séries iniciais. Monteiro-PB,

2014. Disponível em: <

http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6999/1/PDF%20-%20Irene%20 Celina% 20Gomes.pdf> Acesso em: 29/03/2016 HERNÁNDEZ, F. BLOG Elaboração de Projetos. Disponível em: < http://curso-

projetos.blogspot.com.br/2010/04/fernando-hernandez.html > Acesso em: 18/04/2016.

LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de

línguas. Polifonia. Cuiabá, vol.12, n.2, p.15 -45, 2006.

MARTINEZ, P. Didática de línguas estrangeiras. Parábola editorial. São Paulo. 2009.

(24)

MORAN, J. Interferências dos Meios de Comunicação no Nosso Conhecimento. In: Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo: Vol. XVII, n.2. 1994.

Disponível em:

˂http://200.144.189.84/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/844/752 ˃Acesso em 23/04/2016.

_______. MASETTO, M. e BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação

Pedagógica. 14 ª Ed. Campinas: Papirus, 2007.

NIED (Núcleo de Informática Aplicada a Educação). Vídeo-reportagem do Projeto

TIME <http://www.youtube.com/watch?v=xhZz_mgb05E> Acesso em:

15/04/2016.

PAIVA, V. L. A autonomia e complexidade: uma análise de narrativas de aprendizagem. In. FREIRE et al. Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2005.

PEDREIRO, S. Ensino de Línguas Estrangeiras- Métodos e seus Princípios. 2013. Disponível em: ˂

www.ipog.edu.br/download-arquivo-site.sp?...ensino-de-linguas-estrangeiras--metodo˃ Acesso em 22/04/2016.

PEREIRA, E. M. O Uso da Mídias no Ensino de Língua Espanhola: uma visão dos alunos do curso de Letras Espanhol. João Pessoa. 2010. Disponível em: ˂ http://www.cchla.ufpb.br/ccl/images/Documentos/TCCs/2010%20elani%20mar

inho%20pereira%20-%20o%20uso%20das%20mdias%20no%20ensino%20de%20lngua%20espan hola%20uma%20viso%20dos%20alunos%20do%20curso%20de%20letras%2

0espanhol.pdf> Acesso em 15/04/2016

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PRETI, O. Autonomia do aprendiz na EAD: significados e dimensões. In: ____.(Org). Educação a distância: construindo significados. Brasília: NEAD/IE – UFMT; Brasília: Plano, 2000.

ROBERTO, A. Nuevas perspectivas para la enseñanza de segundas lenguas a

través de las nuevas tecnologías. 2004. Madrid. Cuaderno Cervantes.

SOUZA, C. M. BLOG EDUCAÇÃO E MÍDIA. Interação: mídias e sala de aula. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/educacao-e-midia/educomunicacao/page/4/> Acesso em: 14/04/2016.

TREVISAN, Z. O texto fílmico na sala de aula. In: As malhas do texto: escola, literatura, cinema. São Paulo: Clíper, p. 85-100, 1998.

Imagem

Gráfico 1 – Participação dos alunos nas aulas.
Gráfico 2 - Avaliação das Atividades Realizadas com as Mídias.

Referências

Documentos relacionados

As etapas concluídas são: (1) revisão bibliográfica, realização do trabalho de pesquisa, com intuito de adquirir embasamento teórico dos tópicos de metrologia e da

O Curso de linguística geral (1916), de Ferdinand de Saussure, protagonizou uma ruptura com essa tradição. Para Saussure, por mais que sirva para a ‘expressão do pensamento’ e

Com a proposta de oferecer ao mercado soluções inovadoras e cada vez mais completas, a Bortolini amplia o seu mix de produtos por meio de uma parceria, firmada em 2013,

Vê-se que inúmeros são os idosos que tem sofrido com o abandono afetivo, através do Estatuto do Idoso, Direitos Fundamentais, Medidas de Proteção Judicial e

Os resultados positivos para substâncias apolares confirmam a presença de lipídios totais nos tricomas glandulares sésseis (Figura 5B), lipídios ácidos em tricomas

Considere todos os triângulos de perímetro 15m.. Calcule o ângulo  do trian- gulo ABC, sabendo que o ângulo AP^D mede 120º. No triângulo ABC da figura, AB = AC. posições de

Diante do exposto, chegou-se também à conclusão de que o referencial teórico adotado mostrou-se adequado para analisar a competição na indústria de energia elétrica

Certamente, tais estudos contribuirão sobremaneira para o ensino de línguas estrangeiras a falantes brasileiros, para o ensino de português como língua estrangeira