• Nenhum resultado encontrado

Uma análise das categorias da história e filosofia das ciências nos periódicos de ensino de ciências

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Uma análise das categorias da história e filosofia das ciências nos periódicos de ensino de ciências"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

741 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 10.26843/rencima.v11i6.1567 eISSN 2179-426X

Recebido em 31/05/2018 / Aceito em 28/08/2020 / Publicado em 01/10/2020

Uma análise das categorias da história e filosofia das ciências nos

periódicos de ensino de ciências

An analysis of the categories of the history and philosophy of science in the science education periodics

Alline de Alencar Macêdo

IFCE-Campus Fortaleza. PGECM e-mail: allinemiague@gmail.com

http://orcid.org/0000-0002-9502-419X

Francisco Régis Vieira Alves

IFCE-Campus Fortaleza. PGECM e-mail: fregis@ifce.edu.br

http://orcid.org/0000-0003-3710-1561

Maria Cleide da Silva Barroso

IFCE-Campus Fortaleza. PGECM e-mail: ccleide1971@yahoo.com.br http://orcid.org/0000-0001-5577-9523

Resumo

A História e Filosofia da Ciência (HFC) tornou-se um assunto de grande interesse nos últimos anos, pois a interação entre HFC e o ensino ocorre de várias formas, podendo ser como propostas baseadas em diferentes tendências pedagógicas. Porém, o número de trabalhos publicados a respeito da temática HFC no Ensino de Ciências, que relatam resultados de investigações empíricas sobre trabalhos com esse tema apresentando a característica de revisão bibliográfica dividindo a HFC em categorias é inexistente na literatura. Devido à relevância do tema surgiu a necessidade de reunir e organizar os conhecimentos produzidos pelas pesquisas anteriores, percebeu-se a necessidade de

(2)

742 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 fazer um levantamento bibliográfico dos trabalhos que envolvem a referida temática e dividi-las em categorias pela heterogeneidade encontrada diante das leituras, tendo como objetivo trazer um panorama de como a HFC vem sendo estudada. Analisamos um total de 107 artigos publicados entre 2012 e 2017 nas cinco revistas nacionais e uma internacional melhores avaliadas pela CAPES. Os resultados revelaram que das seis categorias que a HFC fora dividida existe um número muito expressivo (metade das categorias) de trabalhos publicados na área da física, como também ficou evidenciado uma escassez e até inexistência de trabalhos na área da Química e Biologia.

Palavras-chave: História e Filosofia das Ciências. Ensino. Categorias. Área da Ciência. Abstract

The History and Philosophy of Science (HFC) has been a subject of great interest in recent years, as the interaction between HFC and teaching occurs in several ways, and can be as proposals based on different pedagogical trends. However, taking into account the number of works published on the subject HFC in Science Education, the number of publications that report results of empirical investigations on works with this theme having this feature of bibliographic review dividing HFC into categories is nonexistent in the literature. Due to the relevance of the theme, the need arose to gather and organize the knowledge produced by previous researches, the need to make a bibliographic survey of the works that involve the mentioned theme was perceived and to divide them into categories due to the heterogeneity found when reading the abstracts. , methodologies and when necessary the full text, aiming to bring a general overview of how HFC is being worked in the academic environment, which aspects are presented with more or less evidence. We analyzed a total of 107 articles published between 2012 and 2017 in the five national journals and one international best evaluated by CAPES. The results revealed that of the six categories that the HFC had been divided, there is a very expressive number (half of the categories) of works published in the field of physics, as well as a scarcity and even lack of works in the area of Chemistry and Biology.

Keywords: History and Philosophy of Sciences. Teaching. Science. Categories. Area of Science.

Introdução

A História e Filosofia das Ciências (HFC) é um assunto que vem sendo estudado e trabalhado a mais de dois séculos. “No final do século XIX professores ingleses já inseriam a história da ciência em suas aulas como uma maneira de motivar os discentes nas aulas de ciências” (SHERRATT, 1982, apud SEQUEIRA; LEITE, 1988). E o debate para a inserção da HFC nos currículos da educação foi amplamente discutido durante todo o século XX. Existem inúmeros documentos internacionais que comprovam a importância entre a HFC e o ensino de ciências. No artigo intitulado “Introdução: a importância da história da ciência na educação científica”, Prestes e Caldeira (2009) relacionam os principais documentos oficiais de diversos países que balizam a inclusão

(3)

743 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 da história da ciência nos seus currículos de ciências com o objetivo de promover a alfabetização científica.

A História e Filosofia das Ciências (HFC) no ensino de ciências tem sido um assunto bastante comentado, pesquisado e publicado nas principais Revistas eletrônicas sobre essa temática (C&E, IENCE, CBF, RBEF), Simpósios e Congressos (SBF, CONAPESC) nacionais. Revistas internacionais como (Enseñanza de las Ciencias) possuem várias publicações com essa temática que será abordada posteriormente. Diante destas pesquisas notou-se uma heterogeneidade sobre as características da utilização da HFC no ensino de ciências, onde são relatados como recurso didático para a educação básica e superior, quanto para formação inicial e continuada dos professores.

Outras revistas internacionais como International Journal of Science Education e a Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias , que possuem Qualis A1, não apresentaram artigos com a temática de HFC, onde a busca se deu utilizando os mesmos critérios das revistas acima citadas.

Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), justifica a inserção da História da Ciência (HC) no Ensino de Ciências nas Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e também nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, que entendem como sendo de grande importância a contextualização histórico-social do conhecimento científico, tendo como finalidade que os estudantes tenham uma visão de uma ciência mais humana, passível de erros e que consigam fazer uma relação com o desenvolvimento da sociedade.

O estudo da HC “[...] daria aos estudantes uma oportunidade de questionar e compreender melhor processos sociais, econômicos e culturais passados e contemporâneos [...].” O estudo da HC “[...] auxiliaria a construir uma visão das Ciências da Natureza associada a outras dimensões da vida humana [...].” A HC possibilita “[...] construir com os alunos uma concepção interativa de Ciência e Tecnologia não-neutras, contextualizadas nas relações entre as sociedades humanas e a natureza” (BRASIL. MEC, 2002, p. 18 a 39).

No Brasil, as orientações para o ensino de História da Ciência são apresentadas de maneira implícita nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+) e nos Programas Nacionais do Livro Didático (PNLD) e que inclui também Ensino Fundamental para que seja abordado os assuntos da História da Ciência no ensino de ciências.

A abordagem da história da ciência no ensino também encontra respaldo nos PCN para o Ensino Fundamental porque busca compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural (BRASIL, 1998, p.71).

Entende-se que por meio dos parâmetros curriculares nacionais a importância que é conferida à história da ciência como um eixo norteador para que se possa relacionar os conhecimentos científicos aos conhecimentos sociais, econômicos e culturais. Esses debates interdisciplinares também são preocupações de Hessen e Merton (apud Borges, 1996) (influência sócio-política e econômica) e Feyerabend e Morin, (apud Borges, 1996) (sociológica e cultural).

(4)

744 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 Segundo o MEC (Ministério da Educação) é de extrema importância para os estudantes do Ensino Médio (EM) trabalharem em sala de aula os conteúdos da História da Ciência, até os “Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) sinalizam a necessidade de contextualização sociocultural no Ensino de Ciências” (BRASIL, 2002). Da mesma forma, a Matriz Curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) define como competência para Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade (BRASIL, 2008, p.8).

Já no campo do Ensino Superior (ES) as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação plena, sinalizam de uma forma mais sucinta a necessidade de os discentes que formam os futuros professores dessas áreas possuírem a compreensão de que a Ciência precisa ser trabalhada através de um processo histórico de construção de conhecimento. Teoricamente, os cursos de graduação nas áreas de Ciências têm contemplado em suas matrizes curriculares disciplinas a respeito dessa temática (MARTINS, 2006; PEREIRA; MARTINS, 2011), embora estas ainda busquem um espaço mais significativo nos cursos de graduação.

Segundo a literatura específica Matthews (1994); Vannucchi (1996); Martins (2001); Martins (2006); Martins (2007); Nardi (2005); Nardi e Almeida (2007) reconhece a relevância da História e da Filosofia da Ciência (HFC) tanto no ensino de Ciências:

1. A história promove melhor compreensão dos conceitos científicos e métodos.

2.Abordagens históricas conectam o desenvolvimento do pensamento individual com o desenvolvimento das ideias científicas.

3. A História e Filosofia da Ciência é intrinsecamente valiosa. Episódios importantes da História da Ciência e da Cultura – a revolução científica, o darwinismo, a descoberta da penicilina etc. – deveriam ser familiares a todo estudante.

4. A história é necessária para entender a natureza da ciência.

5. A História, pelo exame da vida e da época de pesquisadores individuais, humaniza a matéria científica, tornando-a menos abstrata e mais interessante aos alunos. (MATTHEWS, 1994, p. 23).

Assim, também, quando a História e Filosofia da Ciência apresenta a construção do conhecimento, possibilitando uma visão de totalidade, enriquecendo a percepção dos formandos e licenciados da física na formação inicial de professores:

O estudo adequado de alguns episódios históricos podem permitir que se perceba o processo social (coletivo) e gradativo de construção do conhecimento, permitindo formar uma visão mais concreta e correta da real natureza da ciência e que seus procedimentos e suas limitações contribuem para a formação inicial de professores de física formando um

(5)

745 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020

espírito crítico que contribui para a desmitificação do conhecimento científico, sem no entanto negar seu valor. (MARTINS, 2006, p. 02).

Embora, a formação continuada ou em processo dos professores da área de física, já que proporciona e oportuniza vários estudos, aos quais chegam as pesquisas da pós-graduação, último estágio de desenvolvimento formal dos educadores:

O estudo da História e da Filosofia da Ciência e, em especial, a sua aplicação no ensino vêm se tornando um tema de inúmeras pesquisas por parte de historiadores, filósofos e educadores em ciência, as quais, quase sempre, culminam em dissertações de mestrado e teses de doutorado. (MARTINS, 2001, p. 05).

A interação entre a HFC e o ensino ocorre de várias formas, podendo ser, propostas baseadas em diferentes tendências pedagógicas e também como já mencionado na legislação educacional brasileira, alguns autores consideram as possibilidades de interfaces entre HFC e ensino em relação a aproximação e o distanciamento entre formas de construção e/ou reconstrução de conhecimentos,

Matthews (1994) “ levam em conta as contribuições da História da Ciência, tendo em vista o desenvolvimento da visão sobre a natureza da ciência na formação dos estudantes .

A História da Ciência desde sua institucionalização no início do Século XX constitui um campo de interface com as ciências humanas, naturais e exatas. Essas mudanças na vertente historiográfica da História da Ciência que foi verificada na década de 1930, contribuíram para a definição do caráter interdisciplinar dessa área.

As pesquisas mais recentes em História da Ciência norteiam-se por abordagens e metodologias de análises de documentos que focalizam interações de aspectos epistemológicos, historiográficos, sócio-histórico e culturais nos processos de elaboração, transmissão e transformação de conceitos científicos (BELTRAN, SAITO E TRINDADE, 2014, p. 103).

De acordo com Beltran (2009) “desse modo, tanto a área de Educação em Ciências como a História das Ciências, pela natureza de seu objeto, exige a interface com outras áreas do conhecimento, ou seja, uma abordagem interdisciplinar”.

Diante desse leque de características que a HFC se apresenta na sua utilização na educação, este trabalho tendo como norte trabalhos referentes a essa temática, pretende-se discutir algumas características dos artigos relacionados à HFC, realizando um levantamento bibliográfico nas principais revistas eletrônicas nacionais da área de Ensino de Ciências e Ensino de Física (C&E, IENCE, CBF, RBF, RBPEC) e em uma revista internacional (Enseñanza de las Ciencias) no período de 2012 a 2017 , nesse sentido buscou-se analisar as principais características que a HFC são trabalhadas e estudadas pelos pesquisadores da área da educação.

Seleção dos Artigos nos Periódicos

Teixeira, Greca e Freire Jr. (2012), publicaram um trabalho intitulado “Uma Revisão Sistemática das Pesquisas Publicadas no Brasil Sobre o uso Didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física” bastante relevante, realizando uma revisão sistemática das pesquisas já publicadas no Brasil acerca do uso didático de História e

(6)

746 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 Filosofia da Ciência no ensino de Física, esta pesquisa utilizou as principais revistas brasileiras que publicam trabalhos com a temática de Ensino de Ciências e Ensino de Física. Dentre elas, incluiu-se uma revista espanhola considerando à proximidade dos idiomas espanhol e português como também por essa revista ter um bom conceito no Brasil, possuindo estrato A1 no Qualis da Capes.

Esta revisão resultou em um total de 160 artigos que se relacionam o uso de História e Filosofia da Ciência no ensino de Ciências. Em seguida, foram utilizados três critérios de exclusão: i) Artigos que não tratam do ensino de Física, mas sim do ensino de Ciências em geral ou de alguma disciplina específica que não seja a Física, ii) artigos de natureza teórica, sem aplicação didática, iii) artigos que tratam de aplicação em geral, produção, uso ou análise de materiais didáticos, mas sem análise de resultados da intervenção didática.

Depois de utilizado esses critérios sobraram um total de 14 trabalhos que foram estudados na pesquisa. Esse número representa 9% do número total dos mesmos, expondo a escassez de publicações que investiguem a intervenção dessas abordagens em sala de aula. A pesquisa contém artigos desde 1984 até meados de 2011.

Este trabalho utilizou os mesmos critérios e as mesmas revistas do trabalho do Teixeira, Greca e Freire Jr. (2012), porém, englobamos os trabalhos sobre química e biologia, dando continuidade a partir do ano de 2012 até 2017, fazendo assim uma comparação com a quantidade de trabalhos publicados entre 1984 e 2011 referentes ao trabalho do Teixeira, Greca e Freire Jr. (2012) com os trabalhos publicados nas mesmas revistas em um período de 2012 a 2017. Fazendo assim uma separação em categorias sobre os temas encontrados nos trabalhos pesquisados.

A pesquisa se deu por buscas nos sites dos periódicos da área de ciências que são: Ciência & Educação (C&E) possui estrato A1 no Qualis e sua periodicidade de publicações é quadrimestral, Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) possui estrato A2 no Qualis, periodicidade de publicações é quadrimestral, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) periodicidade de publicações é quadrimestral e possui estrato A2 no Qualis e Enseñanza de Las Ciencias (foi escolhido esse periódico internacional pelo seu Qualis e pela proximidade com a língua portuguesa) também com periodicidade quadrimestral, estrato A1 no Qualis. E os periódicos da área da Física foram: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF), periodicidade de publicações é quadrimestral e possui estrato B1 no Qualis, Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), periodicidade de publicações é quadrimestral e possui estrato A1 no Qualis, a justificativa da escolha se deu pela relação do tema com o conteúdo indexado, pela periodicidade das revistas selecionadas e pelo Qualis de cada revista. Para melhor definição dos termos de busca nas bases selecionadas, foram utilizadas palavras-chave indexadas pelas próprias bases através de procedimentos de controle de vocabulário, a ordem da pesquisa se dá de modo respectivo a apresentação dos periódicos acima. Procedimentos Metodológicos

O critério de seleção adotado foi a condição de que o artigo abordasse o tema História e/ou Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, assim, se poderia construir um quadro geral das publicações de cada área. A busca dos trabalhos para a análise foi feita de forma minuciosa, número a número, selecionando-se os trabalhos inicialmente por meio da leitura dos títulos e resumos dos artigos de cada número das revistas. Em alguns casos, quando isso não era suficiente para uma compreensão sobre a temática dos trabalhos, foi feita a leitura integral do artigo. Ao todo foram encontrados 107 artigos, nos

(7)

747 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 quais, foram classificados de acordo com os critérios criados pela autora, pois diante da análise das características ficou comprovado uma heterogeneidade desses predicados, diante do esforço em quantificar as publicações, a autora agrupou esses aspectos em seis Unidades Temáticas:

(I) Sugerem propostas didáticas para serem trabalhadas em sala de aula no Ensino Fundamental (EF) e/ou Ensino Médio (EM);

(II) Formação inicial dos professores por área de conhecimento;

(III) Análise de livros didáticos voltados para o ensino básico e/ou para o ensino superior Natureza da ciência (Ndc) como parte da HFC;

(IV) Formação Continuada dos professores por área de conhecimento (V) Epistemologia utilizando a História e Filosofia das Ciências.

O único critério exclusão utilizado foi de que o artigo não contemplasse a temática desta pesquisa, pois, a ideia deste trabalho é quantificar as categorias da HFC dentro de cada área específica (Física, Química e Biologia).

A análise dos artigos foi composta por duas etapas: a primeira foi quantitativa, que permitiu identificar o número de artigos por periódico e por período. A segunda etapa foi qualitativa, que consistiu na seleção das características de como a HFC se apresenta e é trabalhada em cada artigo, quais segmentos de ensino e as estratégias de ensino para a HFC, para isso foi feito a leitura do resumo e da metodologia, quando se fez necessário, foi realizada a leitura de todo o artigo.

A abrangência e minúcia com as quais o levantamento e a seleção foram feitos, juntamente com os critérios utilizados em todo o processo desta análise, permitem afirmar que se trata de um indicador confiável do estado da arte dessa área de pesquisa no Brasil em termos de trabalhos publicados nas revistas especializadas. Para realizar a análise, inicialmente, foi feita uma caracterização geral dos trabalhos com uma análise mais a fundo acerca dos aspectos metodológicos dos mesmos e, em seguida, uma síntese dos resultados relatados nos trabalhos. O processo de análise dos artigos foi feito via triangulação, inicialmente, por dois dos autores deste trabalho de forma independente e depois submetido à avaliação crítica do terceiro autor; eventuais divergências foram dirimidas por consenso. Antes de expor e discutir os resultados sobre os 107 trabalhos que foram analisados a fundo, será apresentado um panorama geral sobre as publicações selecionadas que tratam de Ensino de Ciências orientado por HFC.

Resultados e Discussão

Foram analisados 1.738 artigos no total, sendo que 766 artigos correspondentes a área específica de Física e 972 artigos correspondentes a área do Ensino de Ciências, porém, nem todos apresentaram relação com a temática da HFC, apenas 107 artigos exibiram uma afinidade com a temática desta pesquisa. A relação dos trabalhos analisados e dos classificados que apresentaram esta relação com à HFC encontram-se na tabela abaixo.

Tabela 1 – Quadro geral com o número dos periódicos investigados, período analisado e artigos que são relacionados à HFC e a classificação por Qualis/CAPES.

(8)

748 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020

Fonte: Dados da pesquisa

Diante desses resultados fica evidente que no período de 2012 à 2017 a temática de HFC se encontra com um número relativamente baixo de publicações, o que nos dá um total de 6% do universo de trabalhos publicados. Os pesquisadores Teixeira, Greca e Freire Jr. (2012) publicaram uma revisão sistemática que foi realizada nas pesquisas publicadas no Brasil abordando a temática do uso didático da História e Filosofia da Ciência, compreendendo um período de 1984 até 2011, foram encontrados 160 artigos relacionados com o uso da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, onde se encontra quantificado no gráfico 1, o que nos remete a entendermos que essa temática foi se tornando cada vez mais atrativa e estudada, sendo que, em um período de 27 anos foram publicados 160 artigos, e atualmente dentre um período de 5 anos entre 2012 e 2017 como foi retratado no gráfico 2 foram publicados 107 artigos abordando a HFC.

De acordo com os dados contidos na Tabela 1, podem-se perceber quais as revistas que mais se dedicam a publicar artigos sobre a temática do uso de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, bem como aquelas que menos se dedicam à mesma temática, contudo vale ressaltar que esses dados quantitativos não podem ser considerados um indicativo de qualidade dos trabalhos publicados. Também não se pode estabelecer uma relação de proporção direta entre o número de trabalhos publicados em

Qualis CAPES Periódicos Período Total de Números Investigados Total de Artigos Relacionados à HFC A1 Enseñanza de Las Ciencias 2012-2017 223 14 (6.2%) Ciência & Educação 2012-2017 336 8 (2.3%) Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) 2012-2017 545 37 (6.7%) A2 Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) 2012-2017 200 10 (5%) Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) 2012-2017 212 6 (2.8%) B1 Caderno Brasileiro de Ensino de Física 2012-2017 222 33 (14.8%) Total 1.738 107 (6%)

(9)

749 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 uma revista sobre a temática do uso didático de HFC no Ensino de Ciências e o número

desses trabalhos que tratam de investigar intervenções didáticas em sala de aula de Ciências orientadas por HFC.

Podemos destacar a revista RBPEC com 37 trabalhos e em seguida a CBEF com 33 publicações com essa temática. Por serem revistas específicas de física e destinarem uma área de publicações referente a HFC, isso explica esse maior volume de publicações, a CBEF e RBEF apresentarem um tópico em suas edições reservado para a temática, na RBEF se chama História da Física e Ciências afins e no CBEF se chama História e Filosofia da Ciência. Assim, temos um número relativamente grande de publicações que abordam conceitos físicos com viés histórico e/ou filosófico.

Gráfico 1 – Síntese dos trabalhos publicados por ano com a temática de HFC Eixo x – Ano / Eixo y- Quantidade de publicações

Fonte: Dados da pesquisa

Mas se fizermos um comparativo entre os períodos da publicação de Teixeira, Greca e Freire Jr. (2012) que analisa um período de 27 anos, foram publicados 160 artigos com a temática de HFC, já o período que autora deste trabalho analisa, compreende um período de 6 anos, sendo publicados 107 artigos com a temática de HFC.

(10)

750 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 Gráfico 2. Quantidade de trabalhos publicados em um período de 6 anos.

Eixo x - Ano / Eixo y- Quantidade de publicações Fonte: Dados da pesquisa

Analisando a leitura do gráfico acima, indica claramente uma alternância na publicação dos trabalhos, e de forma visual/numérica, fica claro também que não ocorre um aumento gradativo na produção de trabalhos nos anos considerados neste estudo, entre 2012-2017.

Nossa revisão bibliográfica contabilizou 1.738 artigos analisados compreendido entre os períodos de 2012 a 2017 nos principais periódicos da área de ciências, sendo que, desse total temos 107 artigos (6%) que trata da temática HFC no ensino de ciências. Neste tópico iremos quantificar os trabalhados de acordo com as categorias criadas pela autora do trabalho e já apresentadas no tópico anterior, serão apresentadas tabelas com os resultados de cada categoria e em seguida uma breve análise e discussão de cada uma delas.

1ª Categoria - Sugerem propostas didáticas para serem trabalhadas em sala de aula no Ensino Fundamental (EF) e/ou Ensino Médio (EM)

Destes 107 artigos relacionados à HFC, foram selecionados, a partir da leitura do resumo e da metodologia, quando necessário o texto na íntegra, aqueles que apresentavam propostas didáticas referentes ao Ensino Fundamental (EF) e o Ensino Médio (EM) para serem aplicadas à sala de aula. Os resultados obtidos encontram-se na tabela abaixo.

Tabela 2. Distribuição dos artigos quanto as propostas didáticas ao EF e EM. PROPOSTAS DIDÁTICAS

Revistas C&E CBEF Enseñanza IENCI RBEF RBPEC Total

(11)

751 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 Fundamental

Ensino Médio

1 6 3 2 1 5 18

Fonte: Dados da pesquisa

Diante da tabela acima fica evidente a discrepância de trabalhos que sugeriram as propostas didáticas da HFC que são direcionados ao Ensino Fundamental que corresponde apenas a 2 (1,8%) dos trabalhos, enquanto, para o Ensino Médio são 18 (16,8%) dos 107 artigos no total.

Os 2 (1,8%) trabalhos que sugerem propostas para EF foram publicados em revistas de Ensino em Ciências, enquanto o CBEF – Caderno Brasileiro de Ensino de Física contempla 6 (33%) do total de trabalhos. A disciplina de física por se apresentar apenas no ensino médio separada da biologia e da química, talvez seja um indicativo para um número maior de publicações com a temática do ensino médio.

Diante da análise das propostas didáticas utilizadas nos 20 artigos classificados para serem executadas em sala de aula no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, foram destacadas tais propostas didáticas, que são: textos elaborados pelos autores, textos paradidáticos, textos originais de cientistas, artigo de periódicos científicos, textos de divulgação científica e textos extraídos de livros didáticos. Além dos textos, foram usados outros recursos nas propostas didáticas expostas nos artigos analisados, onde são citados poesias, imagens, contos, peças de teatro e discussão de filmes, outros recursos utilizados nos trabalhos foram filmes e documentários A seguir os títulos e autores dos trabalhos analisados por revista.

Revista Ciência e Educação (C&E) - Lei da Gravitação Universal e os Satélites: Uma Abordagem Histórico-Temática usando Multimídia - Rodrigues; Zimmermann; Hartmann (2012); “Como trabalham os cientistas?” Potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência nas aulas de ciências – Faria et al. (2015).

Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) - Pressão atmosférica e natureza da ciência: uma sequência didática englobando fontes primárias - Fonseca et al. (2014) / Elementos histórico-culturais para o ensino dos instrumentos ópticos. Alcantara; Braga (2015) / Narrativas históricas: gravidade, sistemas de mundo e natureza da ciência. Drummond et.al (2016) / A origem do universo como tema para discutir a Natureza da Ciência no Ensino Médio - Montenegro; Guttmann; Braga (2016) / Estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de Química e Física - Silva; Moraes (2017) / Fontes primárias no ensino de física: considerações e exemplos de Propostas Batista et al.(2017).

Revista Enseñanza de Las Ciencias - La historia de las ciencias enel desarrollo de competencias científicas – Lires et.al (2013) / La enseñanza de la gravitación universal de Newton orientada por la historia y la filosofía de la ciencia: una propuesta didác¬tica con un enfoque en la argumentación - Teixeira; Junior; Greca (2015) / La analogía provocativa como estrategia pedagógica: el caso histórico de la mecánica de fluidos – Manterola (2015) / Ciencia y arte se encuentran:el caso del telescopio de Galileo - Manassero; Alonso (2017).

(12)

752 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas - Ferraz; Sasseron (2017) / Pensamento científico empregado em tarefas de física básica - Faria; Vaz (2017).

Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) - Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula – Junior; Cunha; Laranjeira (2012).

Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências (RBPEC) - Análise de concepções de tempo e espaço entre estudantes do ensino médio, segundo a epistemologia de Gaston Bachelard – Ramos (2013) / Recursos Didáticos e História e Filosofia da Ciência em sala de aula: uma análise em periódicos de ensino nacionais Schirmer (2014) / História da ciência e a divulgação científica na TV: subsídios teóricos para uma abordagem crítica dessa aproximação no ensino de ciências – Schmiedecke (2015) / Cultural History of Science: A Possible Path for Discussing Scientific Practices in Science Teaching? Moura;Guerra, (2016) / As Imagens Científicas como Estratégia para a Integração da História da Ciência no Ensino de Ciências – Callegario et.al (2017).

2ª Categoria - Formação inicial dos professores

Destes 107 artigos relacionados à HFC, foram selecionados, a partir da leitura do resumo e da metodologia, quando necessário o texto na íntegra, aqueles que direcionam a HFC como disciplina para compor a matriz curricular dos cursos de licenciatura na área das ciências. Os resultados obtidos encontram-se na tabela abaixo.

Tabela 3. Distribuição da utilização da HFC como aporte para formação inicial de professores

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR ÁREA DE CONHECIMENTO

C&E CBEF Enseñanza IENCI RBEF RBPEC Total

Física 1 1 1 1 0 0 4

Química 0 0 0 0 0 0 0

Biologia 1 0 0 1 0 0 2

Ciências 0 0 1 0 0 0 1

Fonte: Dados da pesquisa

Diante dos dados da tabela 3, fica evidente que estudos utilizando a HFC como aporte para a formação inicial dos professores da área ainda é bastante tímida o que representa um total de 7 (6,5%) do total de 107 trabalhos analisados, sendo que, das 4 áreas a que se apresenta com maior número de trabalhos é a Física totalizando 4 (3,7%) dos trabalhos analisados, em segundo vem a Biologia com 2 (1,8%), em terceiro a Ciência com 1 (0,9%) do total e o que mais chamou atenção que durante o período de 5 anos não ter sido publicado nenhum trabalho na área da Química, apresenta-se em evidência a necessidade de mais trabalhos e pesquisa com essa temática.

No cenário Brasileiro, a área de Ensino de Física é mais antiga quando comparada ao Ensino de Biologia, fato que poderia estar ligado com uma maior tradição em pesquisas na área de ensino de Física. Tal esforço pode, ainda, estar relacionado à tentativa dos pesquisadores do ensino de Física para lidar com o corriqueiro afastamento

(13)

753 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 dos estudantes em disciplinas de exatas. A seguir os títulos e autores dos trabalhos analisados por revista.

Revista Ciência e Educação (C&E) - Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física: a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas - Massoni; Moreira (2013) / Relato autobiográfico para la enseñanza de la Naturaleza de la Ciencia: aproximación a la ciencia auténtica a partir de una investigación sobre el dengue – Garelli; Cordero; Dumrauf (2016).

Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) - República das Letras, Academias e Sociedades Científicas no século XVIII: a garrafa de Leiden e a ciência no ensino - Jardim; Guerra (2016).

Revista Enseñanza de Las Ciencias - Contribución de la Historia de las Ciencias al desarrollo profesional de docentes universitários – Martínez; Aymerich (2014) / Una controversia de la Historia de la Tecnología para aprender sobre Naturaleza de la Tecnología: Tesla vs. Edison-La guerra de las corrientes - Díaz; Carmona (2016).

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - Potencialidades e limitações de um módulo de ensino: uma discussão histórico-filosófica dos estudos de Gray e Du Fay – Raicik; Peduzzi (2015) / O uso de abordagens da história da ciência no ensino de biologia: uma proposta para trabalhar a participação da cientista Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice do dna– Ortiz; Silva (2016).

3ª Categoria - Análise de livros didáticos voltados para o ensino básico e/ou para o ensino superior

Destes 107 artigos relacionados à HFC, foram selecionados, a partir da leitura do resumo e da metodologia, quando necessário o texto na íntegra, aqueles trabalhos que fizeram uma análise nos livros didáticos observando se há de forma substancial e contextualizada a HFC nos textos que são disponibilizados nesses livros da educação básica e superior. Os resultados obtidos encontram-se na tabela abaixo.

Tabela 4. Distribuição da análise de livros didáticos voltados para o ensino básico e/ou para o ensino superior

ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Revistas C&E CBEF Enseñaza IENCI RBEF RBPEC Total Ensino Básico 1 2 1 0 1 0 5 Ensino Superior 0 3 1 1 3 0 8

Fonte: Dados da pesquisa

Diante dos dados da tabela 4 fica evidenciado que do total de 107 trabalhos analisados temos 13 (12,1%) das publicações demonstrando que os estudiosos da área estão preocupados se os livros que são adotados e trabalhados, tanto na educação básica, com 5 (4,6%) publicações, onde se inicia o contato com a ciência; e no ensino superior com 8 (7,4%) publicações, onde os futuros professores serão formados, assim a HFC é apresentada de forma linear e descontínua, apresentando uma ciência contextualizada, abordando conceitos e episódios de uma forma plural, fazendo uma conexão com os contextos político, religioso e cultural de cada época. Desta maneira, torna possível que nossos estudantes evoluam durante a educação básica com uma visão mais humana e correta do que é ciência. Já na educação superior, que nossos futuros

(14)

754 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 professores tenham uma visão mais crítica e saiba fomentar em sala aula uma construção do espirito científico. A seguir os títulos e autores dos trabalhos analisados por revista.

Revista Ciência e Educação (C&E) - A história da ciência nos livros didáticos de química do PNLEM 2007 - Vidal; Porto (2012).

Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) - Análise de biografias de Einstein em dois livros de divulgação científica – Urias; Assis (2012) / Parâmetros para avaliar a produção literária em história e filosofia da ciência voltada para o ensino e divulgação das ideias da física Pena; Filho; Teixeira (2013). Uma análise histórica da construção de significados físicos para o conceito de potencial vetor no eletromagnetismo clássico (Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Cibelle Celestino Silva (2017). Visões de cientistas e atividade científica na obra Ponto de Impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de História e Filosofia das Ciências Junior et al. (2017).

Revista Enseñanza de Las Ciencias - Contenidos de estructura atómica y molecular en libros de texto españoles de Química general (1928-1978) - Canle; Gómez (2014) / Enseñanza de las unidades métricas en España en la segunda mitad del siglo XIX - Rico; Romero; Alfonso (2015).

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - El fenómeno de la difracción en la historia de la óptica y en los libros de texto reflexiones sobre sus dificultades de aprendizaje Bravo; Pesa (2015).

Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) - Max Planck e os enunciados da segunda lei da termodinâmica - Nobrega; Freire; Pinho (2013) / Consequências das descontextualizacões em um livro didático: uma análise do tema radioatividade - Cordeiro; Peduzzi (2013) / Uma proposta inovadora de ensino de física experimental no início do Século XX - Afonso; Chaves (2015) / Física com Martins e Eu: Recordações da história e da obra de Pierre Lucie (1917-2017) Lima; Bezerra (2017)

4ª Categoria - Natureza da ciência (Ndc) como parte da HFC

Destes 107 artigos relacionados à HFC, foram selecionados, a partir da leitura do resumo e da metodologia, quando necessário o texto na íntegra, aqueles trabalhos que enfatizam a Natureza da Ciência (Ndc) como uma composição da HFC. Os resultados obtidos encontram-se na Tabela 5 abaixo.

Tabela 5. Distribuição dos trabalhos que relacionam a Natureza da Ciência (Ndc) como composição da HFC

NATUREZA DA CIÊNCIA (Ndc) COMO COMPOSIÇÃO DA HFC POR ÁREA C&E CBEF Enseñanza IENCI RBEF RBPEC Total

Física 0 1 0 0 0 0 1

Química 0 0 0 0 0 0 0

Biologia 0 0 0 0 0 0 0

Ciências 0 1 1 0 0 0 2

(15)

755 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 Diante da tabela 5, podemos perceber que trabalhos relacionados a Ndc está representado por uma quantidade inexpressiva de trabalhos publicados, dos 107 artigos analisados temos um total de 3 (2,8%) dos trabalhos, sendo que, apenas 1 (0,9%) na área da Física e 2 na área da Ciência (1,8%), esses dois trabalhos ilustram aspectos da natureza da ciência como parte da HFC, alguns desses aspectos sendo a pluralidade metodológica, a subdeterminação de teorias pela evidência e a importância de “experimentos cruciais”.

O trabalho da Carmona et al. (2012) estuda a linha da história, filosofia e sociologia da ciência no ensino, apesar de estar mais voltado para a questão da interdisciplinaridade epistemológica, como modo de apresentar e abordar certos aspectos da natureza da ciência, pretende, em última instância, servir de base para uma compreensão interdisciplinar dos conteúdos de história, filosofia, física e química. A seguir os títulos e autores dos trabalhos analisados por revista.

Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) - Entre os transurânicos e a fissão nuclear: um exemplo do papel da interdisciplinaridade em uma descoberta científica - Cordeiro; Peduzzi (2014) / Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões” – Martins (2017).

Revista Enseñanza de Las Ciencias - Comprensión de los estudiantes sobre naturaleza de la ciencia: análisis del estado actual de la cuestión y perspectivas Carmona et al. (2012).

5ª Categoria - Formação Continuada dos professores por área de conhecimento

Destes 107 artigos relacionados à HFC, foram selecionados, a partir da leitura do resumo e da metodologia, quando necessário o texto na íntegra, aqueles que direcionam a HFC como mais uma componente para aprimorar a formação continuada dos professores da área nos cursos de pós-graduação como nas formações oferecidas pelas secretarias de educação. Os resultados obtidos encontram-se na tabela abaixo.

Tabela 6. Distribuição dos trabalhos sobre formação continuada por área

Fonte: Dados da pesquisa

Diante da tabela 6 fica visível a escassez de trabalho quando se trata da formação continuada dos professores da área com um total de 107 trabalhos, apenas 1 (0,9%) contempla essa temática, sendo que, o único trabalho encontrado foi na área de Física. Esse único trabalho investiga os princípios historiográficos priorizados e o diálogo que professores de Física constituíram com os resultados da pesquisa em ensino de Ciências, através de dissertações e produtos educacionais preparados por concluintes de um Programa de Mestrado Profissional. A seguir os títulos e autores dos trabalhos analisados por revista.

FORMAÇÃO CONTINUADA POR ÁREA

C&E CBEF Enseñanza IENCI RBEF RBPEC Total

Física 1 0 0 0 0 0 1

Química 0 0 0 0 0 0 0

Biologia 0 0 0 0 0 0 0

(16)

756 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 Revista Ciência e Educação (C&E) - Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino - Vital; Guerra (2016)

6ª Categoria - Epistemologia utilizando a História e Filosofia das Ciências Destes 107 artigos relacionados à HFC, foram selecionados, a partir da leitura do resumo e da metodologia, quando necessário o texto na íntegra, aqueles que utilizaram a epistemologia fazendo uma conexão com a HFC, mostrando a evolução da ciência de forma não linear, falando sobre obstáculos e quebra de paradigmas. Os resultados obtidos encontram-se na Tabela 7 abaixo.

Tabela 7. Distribuição dos trabalhos utilizando a epistemologia

Fonte: Dados da pesquisa

Diante dos números da tabela 7, fica comprovado que dos 107 trabalhos com a temática de HFC, um total de 60 (55,6%), ou seja, mais da metade aborda a epistemologia como assunto, isso se deve pelo fato da epistemologia ter se transformado em uma área relevante para a Ciência e Filosofia, segundo BUNGE (1980) “pois trata-se da ciência propriamente dita, distingue a ciência autêntica da pseudociência entre outros”. É bastante visível a diferença da quantidade de trabalhos publicados entre as áreas, sendo a Física com um número bastante elevado, 50 (4,6%) publicações, sendo que, 18 (16,8%) foram do Caderno Brasileiro de Física e 29 (27,1%) na Revista Brasileiro de Ensino de Física, talvez, esse fato seja explicado pela maioria dos grandes nomes que estudaram a epistemologia e influenciaram a educação serem Físicos ou terem experiência em docência na área de Física, como o caso do Thomas Kuhn (Doutor em Física) com a obra “ A Estrutura das Revoluções Científicas”, dentre outras e o Gaston Bachelard (Lecionou Física) com a obra “ A Formação do Espírito Científico” entre outras. A seguir os títulos e autores dos trabalhos analisados por revista.

Revista Ciência e Educação (C&E) Afirmaciones epistemológicas con “alta carga teórica” que pueden tener incidencia en la didáctica de las ciencias: un estudio comparativo - Rodríguez; Bravo (2013).

Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) - O éter e a óptica dos corpos em movimento: a teoria de fresnel e as tentativas de detecção do movimento da terra, antes dos experimentos de Michelson e Morley (1818-1880) – martins (2012) / a ascenção e queda da teoria do calórico – Gomes (2012) / A filosofia da natureza dos pré- socráticos – Polito; Filho (2013) / História da ciência e natureza da ciência: debates e consensos – Boas et.al (2013) / Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos - Bispo; Forato; Gomes (2013) / Newton versus Huygens: como (não) ocorreu a disputa entre suas teorias para a luz - Moura (2014) / Força de inércia: aprofundando o debate – Castro ;Chaib; Aguiar (2015) / Eficácia sem razão [da matemática] - Tonidandel (2015)/ Termomagnetismo ou

Epistemologia utilizando a História e Filosofia das Ciências C&E CBEF Enseñanza IENCI RBEF RBPEC Total

Física 0 18 1 2 29 0 50

Química 0 0 1 0 1 0 2

Biologia 0 0 0 2 0 0 2

(17)

757 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 termoeletricidade? Um estudo do trabalho de Thomas Johan Seebeck - Ferreira; Silva (2015) / Afinal: O que é massa? – Bassalo (2016) / Análise da Lei de Biot -Savart em comparação com a força entre elementos de corrente de Ampère - Santos;Gardelli (2017) / Benjamin Franklin e a formação de temporais com raios e trovões: tradução comentada de uma carta a John Mitchel Moura; Bonfim (2017) / A complementaridade dos pensamentos narrativo e matemático na gestação da teoria da Relatividade Geral - Cardoso;Gurgel (2017) / Sobre a radiação cósmica de fundo de micro-onda – Bassalo; Cattani (2017) / História da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem – parte I – Gomes (2017) / História da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem – parte II – Gomes (2017) / Implicações didáticas de história da ciência no ensino de Física: uma revisão de literatura através da análise textual discursiva – Junior et.al (2017) / Das margens para o centro: Mudanças na pesquisa em fundamentos da mecânica quântica, 1950-1990 – Junior (2017).

Revista Enseñanza de Las Ciencias - Los instrumentos antiguos de los gabinetes de física. Propuesta de clasificación y estudio comparativo González; Tallón (2013) / La ciencia en los discursos escritos por estudiantes de Bachillerato Díaz; Burgos (2014) / Redefinir y resignificar la historia de la alquimia: Marie Meurdrac - Pairó (2015) / François Bienvenu y la popularización científica en la Ilustración:demostraciones experimentales, entretenimiento y públicos de la ciência - Matallana; Sánchez (2016) / El imaginario social de la energia atómica en los manuales escolares españoles de Física y Química: análisis de un lenguaje específico - Clouté; Rodríguez (2016).

Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI) - A epistemologia de bachelard e a construção do conceito de adaptação das espécies- Cezare Andrade (2016) / Análise fatorial e análise de agrupamento no mapeamento de concepções epistemológicas de professores sobre a ciência e a ecologia – Freire; Motokane (2017) / Un fundamento teórico sobre los datos: aporte para la reflexión epistemológica en el laboratorio didáctico de ciencias - Espejo (2017) / Análise histórica do conceito de calor nos trabalhos de joule e implicações para o ensino de física Carvalho; Gomes (2017) / Experimentos históricos e o ensino de física: agregando reflexões a partir da revisão bibliográfica da área e da história cultural da ciência - Jardim; Guerra (2017).

Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) - A complexidade do movimento local na Física aristotélica – Campo (2012) / Assim na Terra como no céu: a teoria do dínamo como uma ponte entre o geomagnetismo e o magnetismo estelar - Nelson; Medeiros (2012) / Transformada de Laplace: uma obra de engenharia (Danny Augusto Vieira Tonidandel1 e Antônio Emílio Angueth de Araujo) (2012) / Supercondutividade: um século de desafios e superação (Marconi B.S. Costa e Antonio C. Pavão) (2012) / Herch Moyses Nussenzveig e a ótica quântica: consolidando disciplinas através de escolas de verão e livros-texto - Neto; Junior (2013) / Luiz Freire: Semeador de vocações científicas Videira1;Vieira (2013) / A descoberta dos raios cósmicos ou o problema da ionização do ar atmosférico -Bustamante (2013) / O atomismo grego e a formação do pensamento físico moderno Porto (2013) / As contribuições de John Clauser para o primeiro teste experimental do teorema de Bell: uma análise das técnicas e da cultura material - Bispo; Gilbert; Freire (2013) / Função de Wigner-80 anos e as origens da geometria não-comutativa - Amorim; Queiroz; Viana (2013) / A

(18)

758 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 densidade e a evolução do densímetro - Oliveira; Filho; Afonso (2013) / Revendo o debate sobre a idade da Terra - Tort; Nogarol (2013) / Argemiro e a lâmpada das Alagoas: uma experiência na Belle Époque – Souza et.al (2013) / Princípios da óptica geométrica e suas exceções – Martins; Silva (2013) / Como Augusto Severo eliminou a tangagem – Visoni (2013) / Os fundamentos mecânicos do eletromagnetismo - Dias; Morais (2014) / A descoberta do efeito Compton: de uma abordagem semiclássica a uma abordagem quântica – Silva; Freire (2014) /A natureza da região celeste em Aristóteles - Campos; Ricardo (2014) / Isaac Newton e a dupla refração da luz – Moura (2014) / William Herschel, os raios invisíveis e as primeiras ideias sobre radiação infravermelha - Oliveira; Silva (2014) / Breve histórico da dinâmica newtoniana do movimento curvilíneo – Porto (2015) / Teoria analítica do calor de Joseph Fourier: uma análise das bases conceituais e epistemológicas - Pifer; Aurani (2015) / Panorama geral da obra astronômica de Kepler – Porto (2015) / Escrevendo o \Livro da Natureza" na linguagem da matemática: A lei de Ampere - Dias; Dias (2015) / O estudo experimental sobre o magnetismo na Idade Média, com uma tradução da carta sobre o magneto de Petrus Peregrinus – Martins (2017) / Quem descobriu a expansão do universo? Disputas de prioridade como forma de ensinar cosmologia com uso da história e filosofia da ciência - Bagdonas; Zanetic; Gurgel (2017) / Sobre a representação mecânica das forças elétrica, magnética e galvânica, de William Thomson: uma leitura comentada - Lima; Costa (2017) / Uma tradução adaptada do texto sobre algumas refutações da existência de elétrons no núcleo, propostas por Bethe e Bacher – Orengo (2017) / 200 anos de caleidoscópio – Soga; Muramatsu (2017) / Determinação do ´índice de refração dos materiais pelo método de Ptolomeu – Martinho; Soares (2017) / “Sobre as cores” de Isaac Newton – uma tradução comentada - Ribeiro (2017).

Considerações Finais

Esta revisão bibliográfica representou um esforço inicial para expor um panorama da área e permitiu identificar algumas tendências e lacunas nas pesquisas, as revisões anteriores foram fundamentais por sintetizar o conhecimento produzido neste trabalho, evidenciando uma alternância da quantidade de publicações nos últimos 5 anos, abordando a temática de HFC, se comparado com o levantamento feito por Teixeira, Greca e Freire Jr. (2012), que fez uma revisão sistemática do ano de 1984 até 2011 foram encontrado 160 trabalhos, e no período analisado pela a autora deste trabalho compreende um período de 6 anos, de 2012 a 2017, com um total de 107 trabalhos.

Foi analisado também com esse levantamento as características de como a HFC vem sendo estudada e trabalhada no meio científico e aplicada na educação, foram percebidas de forma heterogênea 6 categorias, a primeira que se refere a propostas didáticas utilizando a HFC; dos 107 artigos foram encontrados 20 (18,6%) dos trabalhos que relatam proposta didáticas para serem utilizadas em sala de aula; a segunda categoria nos traz a HFC na formação inicial dos professores da área com um total de 7 (6,5%) do total dos 107 trabalhos, onde é estudado a HFC como um aporte sendo inserida na grade curricular dos cursos de licenciatura da área das ciências.

A terceira categoria analisa os livros didáticos que são utilizados tanto na educação básica, quanto na educação superior, verificando se as informações que tratam da História da Ciência não sofreram alterações durante a sua transposição para o saber ensinado, totalizando 13 (12,1%) dos 107 trabalhos.

A quarta categoria trata da Natureza da Ciência (Ndc) como uma composição da HFC, totalizando 3 (2,8%) dos 107 trabalhos; a quinta categoria abrange trabalhos que

(19)

759 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 tratam da HFC como aporte para a formação continuada dos professores da área, utilizando a HFC nos programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), nessa vertente foi encontrado apenas 1 (0,9%) do total de trabalhos.

A sexta e última categoria trata-se da epistemologia dentro da HFC mostrando que a epistemologia se conectou com a HFC e se transformou em uma área relevante para a Ciência e Filosofia, tanto a epistemologia quanto a HFC estudam a ciência autêntica, debatem a evolução de conceitos científicos de forma humana e verdadeira, essas duas ciências se somam e se completam, talvez esse seja o motivo pra termos o maior número de trabalhos com essa temática, totalizando 60 (55,6%), dos 107 trabalhos analisados.

A pesquisa contribui para um panorama de como a HFC está sendo trabalhada no meio acadêmico, considerando as categorias selecionadas neste artigo, registramos um grande número de publicações na área da física, enquanto a química e a biologia ainda existe um vasto campo a ser pesquisado; dentre as categorias selecionadas pela autora, ainda existe um déficit de trabalhos nas áreas de formação inicial e continuada de professores, onde necessita de uma visão mais cuidadosa. Este trabalho então colabora na literatura específica, para uma análise diferenciada das demais. De acordo com a revisão bibliográfica, existem trabalhos Sauerwein; Schirmer (2014), que analisa apenas a categoria das propostas didáticas, Azevedo; Scarpa (2017) que analisa apenas a Natureza da Ciência (Ndc) como um anexo da HFC, entre outros.

Compreendemos que trabalhos dessa natureza, embora ainda pouco corriqueiros na área de Ensino, podem contribuir significativamente para a organização do conhecimento que tem sido produzido na área e podem potencializar as chances de encontrarmos respostas que permeiam muitos estudos.

Referências

BELTRAN; SAITO; TRINDADE. História da Ciência para Formação Inicial de Professores. Ed. Livraria da Física, São Paulo, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o ensino médio, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

LAKATOS, I. História da ciência e suas reconstruções racionais. In: LAKATOS, I. História da ciência e suas reconstruções racionais. Lisboa: Edições 70, 1998.

LEITE, Laurinda; SERQUEIRA, Manuel. A História da Ciência no Ensino

Aprendizagem das Ciências, 1988. Disponível em:

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/436/1/1988,1(2),2940(ManuelSequeir a%26LaurindaLeite).pdf. Acesso em: jan. 2018.

MARTINS, R. A. História e História da Ciência: encontros e desencontros. In: Actas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. Évora: Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora, 2001.

(20)

760 REnCiMa, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 741-760, out./dez. 2020 MARTINS, R. D. A. A história das ciências e seus usos na educação. In: Silva. C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsidios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. p. xxi-xxxiv.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

PRESTES, Maria Elenice B.; CALDEIRA, Ana Maria de A. Introdução. A importância da história da ciência na educação científica, 2009. Disponível em:

http://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-0-Maria-Elice-Prestes-Ana-Maria-Caldeira.pdf. Acesso em dez. 2017.

PUMFREY, Stephen. History of science in the National Science Curriculum: a critical review of resources and their aims. British Journal of History of Science 24: 61-78, 1991.

Imagem

Gráfico 1 – Síntese dos trabalhos publicados por ano com a temática de HFC  Eixo x – Ano / Eixo y- Quantidade de publicações
Gráfico 2. Quantidade de trabalhos publicados em um período de 6 anos.
Tabela  3.  Distribuição  da  utilização  da  HFC  como  aporte  para formação  inicial  de  professores
Tabela 4. Distribuição da análise de livros didáticos voltados para o ensino básico  e/ou para o ensino superior
+3

Referências

Documentos relacionados

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

Este trabalho busca avaliar um minicurso sobre as ideias de natureza, necessárias ao ensino de ciências, utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC) para licenciandos

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Based on the analysis of demographic data collected through the use of parish registers (baptism and marriage) from Vila da Lousã and Nova Lousã, crossed with different sources,

De facto, dar uma dimensão europeia à Escola, aplicar práticas inovadoras e novas metodologias com vista à melhoria das práticas letivas e de trabalho com os alunos

O fato de a porcentagem de mulheres no sistema prisional ser baixa (6,3% no Brasil e entre 0% e 29,7% no mundo) faz com que suas necessidades não sejam consideradas