• Nenhum resultado encontrado

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 2 Contribuições da Psicologia para Educação UNIDADE 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 2 Contribuições da Psicologia para Educação UNIDADE 1"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 2

Contribuições da Psicologia para Educação

UNIDADE 1

Psicologia:

 psique: alma, mente

(2)

Educação Formal:

 processo ensino aprendizagem com intenção pedagógica, normatizado pelas Políticas Públicas em Educação, ocorre na Escola Pública, ou na Escola Privada.

Educação Informal:

(3)

AULA 1 : INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

Aprendizagens/Condicionamentos

(4)

Os afetos e suas implicações

O ser humano se distingue das outras espécies animais que habitam o planeta por sua capacidade de produzir conhecimento, repassá-lo e armazená-lo para futuras gerações. A produção do capital cultural humano é diversificada e complexa. É possível identificar e categorizar diferentes formas de conhecimento:

 senso comum  religioso  artístico  filosófico  científico

(5)

seu tempo. O conhecimento filosófico tem por objetivo a compreensão da existência, da verdade, do saber, da moral, da ética, da estética, do ser em sua complexidade e essência, seus métodos de pesquisa dependem dos pensadores que podem utilizar a argumentação lógica, a análise conceitual, a experiência do pensar, dentre outros. O conhecimento científico é objetivo, sistemático, verificável, universal e obedece ao rigor da metodologia científica. Tem por finalidade a descrição, a explicação, a previsão e o controle do seu objeto de estudo, com fim último de conhecer a verdade sobre o fenômeno pesquisado. Apesar de ter como objetivo principal a investigação da verdade, o conhecimento científico pode ser refutável, isto é, pode ser questionado e substituído por outra verdade resultante de novos experimentos e comprovações, portanto, para ciência, a princípio, não existem verdades absolutas.

Leitura

http://www.fag.edu.br/professores/tdavaucher/Ana+%20Merc%5B1%5D...pdf

 PARTE 1 - A Caracterização da Psicologia / CAPÍTULO 1 A Psicologia ou as Psicologias– ( Livro: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva)

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=AAJPwZ0Csr0 - senso comum/psicologia

#Leia o material introdutório em nossa página, a bibliografia disponibilizada para consulta, assista aos vídeos recomendados, faça sua própria pesquisa individual e responda as questões a seguir para sistematizar sua aprendizagem e estudar para avaliação da disciplina.

1- Defina os diferentes tipos de conhecimento: senso comum, artístico, religioso, filosófico e científico. 2- Defina a Disciplina Psicologia

3- Faça a distinção entre educação formal e educação informal.

(6)

AULA 2: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

A Psicologia é um saber que se origina nas questões filosóficas da Grécia antiga com Sócrates, Platão e Aristóteles. A concepção antiga da Psicologia é dependente da Filosofia, entretanto, na medida em que a Psicologia se afasta da Filosofia, e é substituída por uma psicologia experimental baseada numa lógica matemática e quantitativa, vai adquirindo um estatuto de disciplina científica. É a partir do século XIX que a Psicologia se torna um ramo da ciência. Wundt, Weber, Fechner, Edward B.

(7)

A Psicologia é um saber que se origina nas questões filosóficas da Grécia antiga com Sócrates, Platão e Aristóteles. A concepção antiga da Psicologa é dependente da Filosofia, entretanto, na medida em que a Psicologia se afasta da Filosofia, e é substituída por uma psicologia experimental baseada numa lógica matemática e quantitativa, vai adiquirindo um estatuto de disciplina científica. É a partir do século XIX que a Psicologia se torna um ramo da ciência. Wundt, Weber, Fechner, Edward B. Titchner e William James são considerados os pioneiros da psicologia científica.

Leitura

http://www.fag.edu.br/professores/tdavaucher/Ana+%20Merc%5B1%5D...pdf

 PARTE 1 - A Caracterização da Psicologia / CAPÍTULO 2 A Evolução da Ciência Psicológica– ( Livro: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva)

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=KYSmbhw5Mxk Grecia Antiga e Idade Média http://www.youtube.com/watch?v=a9YMUYpnba0 – Renascimento

http://www.youtube.com/watch?v=K0UPnnmV50Y – Psicologia Científica

#Leia o material introdutório em nossa página, a bibliografia disponibilizada para consulta, assita aos vídeos recomendados, faça sua própria pesquisa individual e responda as questões a seguir para sistematizar sua aprendizagem e estudar para avaliação da disciplina.

1- Defina Conhecimento Científico e Conhecimento Filosófico. 2- Qual a importância da Filosofia para Psicologia?

3- Contextualize historicamente a Psicologia Científica.

(8)

AULA 3: OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

(9)

O objeto de estudo da psicologia é a natureza humana e sua condição social, histórica e cultural, ou seja o sujeito inserido em seu contexto, suas relações intra e interpessoais, sua subjetividade, singularidade, personalidade, pensamento, emoção e seu comportamento. Tal objeto de estudo é de difícil recorte e delimitação, pois, o ser humano é, ao mesmo tempo, agente e paciente do processo, ou seja, objeto e pesquisador de sua pesquisa, o que gera dificuldades metodológicas já que o método científico exige o máximo de isenção do pesquisador, em relação ao objeto pesquisado, para que sejam minimizadas quaisquer interferências nos resultados. A natureza subjetiva, singular e de alta complexidade do ser humano também dificulta a aplicação do método, pois o sujeito é difícil de ser quantificado, controlado, objetificado, sistematizado e universalizado. Porém, a dificuldade não impossibilitou a Psicologia de avançar e se desenvolver a partir de diferentes recortes de estudo, e de produzir saberes sofisticados apesar das críticas constantes ao seu almejado estatuto de disciplina ciêntífica.

Leitura

http://www.fag.edu.br/professores/tdavaucher/Ana+%20Merc%5B1%5D...pdf

 PARTE 1 - A Caracterização da Psicologia / CAPÍTULO 1 A Psicologia ou as Psicologias – ( Livro: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva)

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=J3QYhFNZlQE – Objeto de estudo da Psicologa

http://www.youtube.com/watch?v=jjTRvmmNld4 – Objeto de estudo da Psicologia/Subjetividade

#Leia o material introdutório em nossa página, a bibliografia disponibilizada para consulta, assita aos vídeos recomendados, faça sua própria pesquisa individual e responda as questões a seguir para sistematizar sua aprendizagem e estudar para avaliação da disciplina.

1- Defina o objeto de estudo da Psicologia. 2- O que é subjetividade?

(10)

AULA 4: ÁREAS DE APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA

Educação Saúde Esporte Justiça/segurança

(11)

ANUNCIE

Mídia

O psicólogo pode atuar em diferentes áreas: educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades, pesquisa, mídia.

O Conselho Federal de Psicologia estabeleceu, através de definições e consensos das áreas, algumas especialidades no campo do exercício profissional: Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia de Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia Clínica, Psicologia do Esporte, Psicologia Hospitalar, Psicopedagogia e Psicomotricidade.

Leitura

http://www.fag.edu.br/professores/tdavaucher/Ana+%20Merc%5B1%5D...pdf

(12)

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=aFqEjgqxp6Q – profissão e áreas de atuação http://www.youtube.com/watch?v=q8RW_ECJjA– áreas da psicologia

#Leia o material introdutório em nossa página, a bibliografia disponibilizada para consulta, assita aos vídeos recomendados, faça sua própria pesquisa individual e responda as questões a seguir para sistematizar sua aprendizagem e estudar para avaliação da disciplina.

(13)

Principais Correntes teóricas da Psicologia no Século XX

Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise

AULA 5 BEHAVIORISMO

- Behavior: comportamento, conduta.

- Principais representantes do Behaviorismo: E.L. Thorndike (18741949); Ivan Pavlov (18491936); J.B. Watson (18781958); B. F. Skinner (19041990)

O Behaviorismo nasceu como uma reação ao mentalismo e ao introspeccionismo que tinham como objeto de pesquisa o funcionamento interior e subjetivo do sujeito, portanto impossível de ser observado e mensurado de forma objetiva. E. L. Thorndike e Ivan Pavlov são os precursores do Behaviorismo, mas foi John B. Watson quem divulgou o movimento, sendo considerado o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico. Skinner desenvolveu um Behaviorismo Radical e formulou o conceito de Comportamento Operante.

5.1. John B. Watson

(14)

J. Watson o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico afirmava ser possível prever e controlar toda a conduta humana a partir do estudo científico do comportamento aparente que pode ser observado e mensurado pelo pesquisador. Watson propos o termo Behaviorismo de behavior, comportamento – em 1913, no artigo “Psicologia:como os behavioristas a vêem”. Uma psicologia científica que tinha como objeto de estudo os comportamentos observáveis que pudessem ser mensuráveis e descritos de forma objetiva. Watson rejeitava o conceito mentalista, mente e consciência não tinham qualquer significado para psicologia científica, pois não podiam ser investigados pelo método científico. A introspecção não tinha valor para o sistema da psicologia behaviorista, cujo objetivo principal foi alcansar o estatuto de uma psicologia científica fundada no método experimental: neutralidade, objetividade, mensuração, controle, comprovação, universalização dos resultados. Para o Behaviorismo o sujeito nasce como uma tábula raza, ou seja, uma folha de papel em branco onde se imprime o que se deseja. O sujeito se constitui a partir das forças do meio ambiente em que vive, portanto, não é livre, pois pode ser controlado a partir de técnicas de condicionamento que moldam o comportamento desejado.

Leitura

http://www.fag.edu.br/professores/tdavaucher/Ana+%20Merc%5B1%5D...pdf

 PARTE 1 - A Caracterização da Psicologia / CAPÍTULO 3 O Behaviorismo– (Livro: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L.

Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva)

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=fjOLtP5Kyow Introdução à Psicologia Lição 3/01 Behaviorismo Watson

(15)

5.2. B. F. Skinner

"Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada." Skinner

(16)

Skinner criou, na década de 40, o Behaviorismo Radical, depois de Watson, é considerado o mais importante representante do Behaviorismo. Ele negou qualquer causa mental para explicar a conduta humana e negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos. Para Skinner o indivíduo é um ser único, homogêneo, não um todo constituído de corpo e mente. Skinner em 1945 tem como linha de estudo a formulação do conceito sobre o Comportamento Operante. O condicionamento operante explicaria os comportamentos aprendidos durante toda a vida do indíviduo. A diferença fundamental entre o condicionamento clássico e condicionamento operante é que a aprendizagem dos comportamentos, no condicionamento operante, resulta da ação do indivíduo sobre o meio e o efeito resultante da ação que pode ser um reforço positivo, ou reforço negativo, ou ausência de qualquer reforço (extinção). Alguns eventos atuam como reforço positivo, ou negativo de forma universal, são os reforços primários, como por exemplo: água, alimento e afeto. O Comportamento Operante refere-se, então, à interação sujeito ambiente e a resposta do organismo frente as consequências provocadas pela ação do sujeito.

Leitura

http://www.fag.edu.br/professores/tdavaucher/Ana+%20Merc%5B1%5D...pdf

 PARTE 1 - A Caracterização da Psicologia / CAPÍTULO 3 O Behaviorismo (Livro: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L.

Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva)

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=1TFeZ8Q5NIU - Introdução à Psicologia Lição 3/02 Behaviorismo Comportamento Operante http://www.youtube.com/watch?v=Z4FsjsFv7c0 - Introdução à Psicologia Lição 3/03 Behaviorismo Extinção

http://www.youtube.com/watch?v=0NDK0OmDJ7Q - A Psicologia de B_ F_ Skinner (1_9)

(17)

#Leia o material introdutório em nossa página, a bibliografia disponibilizada para consulta, assista aos vídeos recomendados, faça sua própria pesquisa individual e responda as questões a seguir para sistematizar sua aprendizagem e estudar para avaliação da disciplina.

1- Qual o objeto de estudo da Psicologia para os Behavioristas? 2- Qual a contribuição de Skinner para educação?

3- O que é Comportamento Operante?

4- Como se condiciona o Comportamento Operante?

5- O que é reforço positivo e reforço negativo? Exemplifique. 6- Explique extinção e punição, exemplifique.

7- Quais as principais críticas feitas ao Behaviorismo?

8- Como a mídia utiliza técnicas de condicionamento, exemplifique?

(18)

AULA 6 GESTALT

- Gestalt: forma, configuração.

- Principais representantes da Gestalt: Max Wertheimer (1880-1943); Kurt Koffka (1886-1941); Kurt Lewin (1890-1947); Wolfgang Köhler (1887-1967).

Dois perfis ou um castiçal?

(19)

A Gestalt surgiu no início do século XX e estuda o que o individuo percebe e como percebe o mundo a sua volta. De acordo com a sua teoria o conceito de Supersoma determina que o todo é maior que a soma de suas partes, ou seja não se pode ter

conhecimento do "todo" conhecendo isoladamente suas partes, pois "A+B" não é simplesmente "A+B", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias; o conceito da Transponibilidade esclarece sobre a superioridade da forma dos

objetos em relação a sua especificidade e composição: uma mesa será percebida, num primeiro momento, como uma mesa, seja ela de qualquer estilo ou confeccionada por diferentes materiais. Segundo a Gestalt, existem quatro princípios que regem a percepção dos objetos e das formas: a tendência à estruturação; a segregação figura fundo; a pregnância ou boa forma; a constância perceptiva. Os fundamentos da Gestalt que afetam nossas percepções são: continuidade; segregação; semelhança; unidade; proximidade; pregnância; fechamento.

Leitura

http://www.fag.edu.br/professores/tdavaucher/Ana+%20Merc%5B1%5D...pdf

 PARTE 1 - A Caracterização da Psicologia / CAPÍTULO 4 A Gestalt

– ( Livro: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva)

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=41GAKogcioI – Indrodução à Psicologia – A GESTALT – liçào 4/parte1

http://www.youtube.com/watch?v=i86cjBxthMQ – Introduçào a Psicologia – Campo Psicológico /Gestalt – lição 4/parte 2

(20)

#Leia o material introdutório em nossa página, a bibliografia disponibilizada para consulta, assista aos vídeos recomendados, faça sua própria pesquisa individual e responda as questões a seguir para sistematizar sua aprendizagem e estudar para avaliação da disciplina.

1- Qual a importância da relação percepção/estímulo para Gestalt? 2- Descreva o conceito de Supersoma e Transponibilidade.

3- O que é meio geográfico e meio comportamental? 4- O que é campo psicológico?

5- Explique a relação figura/fundo na percepção dos objetos. 6- O que é insight?

7- Quais os pricípios da Gestalt que afetam nossa percepção, explique e de exemplos.

8- Qual o impacto dos conceitos da Gestalt para o entendimento do processo ensino/aprendizagem?

9- Quais as implicações para avaliação da aprendizagem na Educação Formal a partir dos estudos da Gestalt sobre a percepçào e as distorções perceptivas dos objetos?

(21)

AULA 7 PSICANÁLISE

- Psique: alma/mente

- Análise: estudo analítico/interpretativo

- Principais representantes da Psicanálise: Sigmund. Freud (1856 -1939); Karl Abrahan (1877-1925); Ernest Jones (1879 -1958); Carl. G. Yung (1875-1961); Wilhen Reiche (1897-1957); Melaine Klein (1882-1960); Donald Winnicott (1896 - 1971); Wilfred Bion (1897-1979); Jacques Lacan (1901-1981); Anna Freud (1895-1982); Francoise Dolto (1908 -1988); Jean Laplanche (1924 -2012); e outros.

“A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos

instintos.” S.Freud

“Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância

(22)

Freud foi o criador da Psicanálise. Formou-se em medicina, especializou-se em neurologia; foi cientista e pesquisador e dedicou todo o tempo de sua carreira e vida a encontrar as causas dos distúrbios mentais e do sofrimento humano e tentar explica-los. É a partir da clínica com seus pacientes, e se colocando dentro do próprio processo analítico, que Freud vai sistematizar sua teoria sobre o inconsciente, o desenvolvimento da sexualidade infantil, o complexo de Édipo, as instâncias psíquicas, a formação da personalidade, a concepção da cultura, a noção de pulsão, sublimação, repressão, etc. Freud cria uma nova metodologia de abordagem psíquica ao abandonar os modelos clássicos da medicina e da psicologia do seu tempo, passando a utilizar o que chama de associação livre de idéias e a interpretação dos fenômenos psíquicos ocorridos dentro da terapia como estratégia para acessar o inconsciente. Lugar misterioso que oculta as idéias que sucumbiram à repressão pela instância psicológica do próprio sujeito, o Super Ego. O SuperEgo seria o representante dos valores morais da cultura que foram

internalizados a partir das identificações com as figuras parentais (os cuidadores da criança: pai e mãe), durante o processo do Complexo de Édipo. O Super Ego faria parte da estrutura da personalidade do sujeito que se constituiria, ao longo da primeira infância, a partir de três instâncias psíquicas: ID, EGO e SUPEREGO. O ID seria o reservatório da libido, energia sexual, portanto representaria o desejo; o Ego seria a instância mais consciente responsável pela mediação entre o mundo externo e o interno, entre a necessidade de satisfazer os desejos e a censura moral do Superego que é responsável pelos limites e pela repressão. Freud, em sua pesquisa sobre a neurose, descobriu que a maioria das ideias e desejos reprimidos no inconsciente são conflitos de origem sexual ligados ao desenvolvimento infantil, portanto havia uma sexualidade inata que se desenvolvia até a idade adulta. O processo do desenvolvimento psicossexual do sujeito ocorre, no entendimento da psicanálise freudiana, por fases: fase oral, fase anal, fase fálica, onde ocorre o Complexo de Édipo; latência; fase genital.

Leitura

http://www.fag.edu.br/professores/tdavaucher/Ana+%20Merc%5B1%5D...pdf

 PARTE 1 - A Caracterização da Psicologia / CAPÍTULO 5 A Psicanálise

(23)

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=esy-88qciOI – Psicanálise LIÇÃO1

http://www.youtube.com/watch?v=as833PaioEI - Psicanálise LIÇÃO 2

http://www.youtube.com/watch?v=AI-77D1MPgo - Psicanálise LIÇÃO 3

http://www.youtube.com/watch?v=t-ZbMLup1lA - Psicanálise LIÇÃO 5 - Sexualidade Infantil

http://www.youtube.com/watch?v=gHD035QQq4w-Psicanálise LIÇÃO 6 - ID - EGO - SUPEREGO

http://www.youtube.com/watch?v=V5cbT3htRcQ - Psicanálise LIÇÃO 8 - Aplicações e Contribuições Sociais.

http://www.youtube.com/watch?v=Yz96qUO4QRQ - DOCUMENTÁRIO A Invenção da Psicanálise (1997)

http://www.youtube.com/watch?v=QhXsMHfrkNA - Freud Além da Alma - Filme completo / legendado

#Leia o material introdutório em nossa página, a bibliografia disponibilizada para consulta, assita aos vídeos recomendados, faça sua própria pesquisa individual e responda as questões a seguir para sistematizar sua aprendizagem e estudar para avaliação da disciplina.

1- Faça um breve histórico do surgimento da Psicanálise. 2- Qual o objeto de estudo da Psicanálise?

3- Qual a importância da sexualidade na teoria freudiana?

4- Quais as fases do desenvolvimento psicossexual infantil, caracterize cada fase. 5- Faça uma pesquisa na literatura sobre o mito de Édipo.

6- Em que fase ocorre o Complexo de Édipo, explique este complexo.

7- Descreva as três instâncias psicológicas que constituem a personalidade do sujeito. 8- Qual a instância psicológica que é responsável pela censura?

(24)

Bibliografia Recomendada

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 14 edição, 2009.

Links que disponibilizão a Bibliografia recomendada:

Referências

Documentos relacionados

Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

Darcy Ribeiro  Prédio 5  CEP 39401-089 Montes Claros/MG  Fone: (38)3229.8246e-mail: concurso.docente@unimontes.br.

Embora, as inter e intra-relações entre esses conteúdos sejam foco de dilemas constantes na vida dos graduandos e educadores, uma das questões relevantes sobre a composição

Vanessa.' DEPENDÊNCIA' E' DOLARIZAÇÃO:' ANÁLISE' PRELIMINAR' A' PARTIR' DO' CASO'

Fundamentos filosóficos da educação, Fundamentos históricos da educação, Psicologia da educação I; Fundamentos sociológicos da educação, Fundamentos antropológicos,

Psicologia da Educação II; Fundamentos Filosóficos da Educação; Fundamentos Históricos da Educação; Fundamentos Sociológicos da Educação; Didática;

Psicologia da Educação II; Fundamentos Filosóficos da Educação; Fundamentos Históricos da Educação; Fundamentos Sociológicos da Educação; Didática;