• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO SOBRE A EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS NAS OBRAS DA UNICAMP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO SOBRE A EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS NAS OBRAS DA UNICAMP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

16 ESTUDO SOBRE A EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE

MATÉRIAS-PRIMAS NAS OBRAS DA UNICAMP FELIPE DE CAMARGO¹*, PEDRO GOLÇALVES MOREIRA²,

RICARDO JÚNIOR¹ & TIAGO TAROSSI¹

¹Curso de Graduação – Faculdade de Engenharias Elétrica e Computação/UNICAMP ²Curso de Graduação – Faculdade de Engenharia Mecânica/UNICAMP

* E-mail dos autores correspondentes: kamargo.felipe@gmail.com E eng.pedrogm@hotmail.com

RESUMO: A presente pesquisa discute acerca dos impactos ambientais decorrentes da construção civil, em especial, pela geração de resíduos sólidos. Tendo como campo de pesquisa a Unicamp, em Barão Geraldo distrito do município de Campinas-SP, a pesquisa apresenta os principais aspectos a se observar quando da gestão do entulho gerado pelas obras de construção civil. Essa avaliação permite ao projetista revisar sua demanda e trabalhar a reutilização dos materiais, quando possível, evitando desperdício. Dessa forma, a redução dos resíduos sólidos gerados pelas construções civis pode impactar o meio ambiente beneficamente, uma vez que estes compõem grande parte da poluição sólida gerada por uma cidade. Através da avaliação do desperdício gerado em comparação ao total de material utilizado na obra, Podemos concluir a partir de nossa análise que as obras da Unicamp em sua maioria obtiveram índices satisfatórios de uso das matérias-primas, o que mostra a preocupação das empresas responsáveis com o desperdício. Assim, focando a questão da não-geração de resíduos, a pesquisa apresenta em sua discussão medidas de minimização que podem ser utilizadas.

PALAVRAS-CHAVE: construção civil, entulho, obras, resíduos, RCC

STUDY ON THE EFFICIENT USE OF RAW MATERIALS IN THE WORKS OF UNICAMP ABSTRACT: This study discusses the environmental impacts of construction, in particular, the generation of solid waste. With the search field Unicamp, in Barão Geraldo district of Campinas-SP, the study presents the main aspects to be observed when the management of debris generated by construction works. This evaluation allows the designer to review your work demand and the reuse of materials, when possible, avoiding waste. Thus, reducing the solid waste generated by the civil constructions can beneficially impact the environment, since they make up a large part of the pollution generated by a solid city. Through the evaluation of waste generated compared to the total material used in the work, we can conclude from our analysis that the works of Unicamp mostly achieved satisfactory levels of use of raw materials, which shows the concern of the responsible companies with waste. Thus, focusing on the issue of non-waste generation, the research shows in his discussion of mitigation measures that can be used.

KEYWORDS: building, waste, civil construction, rubbish INTRODUÇÃO

Na indústria da construção civil, até pouco tempo, não havia nenhuma preocupação quanto ao esgotamento dos recursos não renováveis utilizados ao longo de toda sua cadeia

de produção e, muito menos, com os custos e prejuízos causados pelo desperdício de materiais e destino dados aos rejeitos produzidos nesta atividade. No Brasil, em particular, a falta de uma consciência ecológica na indústria da

(2)

17 construção civil resultou em estragos ambientais

irreparáveis (DIAS, 2005).

A chamada “Construção Sustentável” fundamenta-se na redução da poluição, na economia de energia e água, na minimização da liberação de materiais perigosos no ambiente, na diminuição da pressão de consumos sobre matérias-primas naturais, no aprimoramento das condições de segurança e saúde dos trabalhadores, e na qualidade e custo das construções para os usuários finais (DIAS, 2005).

A problemática dos Resíduos da Construção Civil (RCC) é relativamente recente no Brasil. Ao contrário de países como os EUA e o Japão, aonde já existiam políticas para a questão dos resíduos desde a segunda metade do século XX, no Brasil ainda discute-se uma legislação mais abrangente sobre os resíduos. Especificamente em relação aos RCC, somente em 2002 foram definidas diretrizes acerca do gerenciamento destes, quando da publicação pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, da Resolução nº 307, de 05 de junho de 2002.

A construção civil é considerada uma das atividades que mais geram resíduos e alteram o meio ambiente, em todas as suas fases, desde a extração de matérias-primas, até o final da vida útil da edificação. Como destacado por JOHN (2000), os valores internacionais para o volume do entulho da construção e demolição oscilam entre 0,7 e 1,0ton por habitante/ano. No Brasil,

os resíduos de construção correspondem a mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos em cidades de médio e grande porte e estima-se que é gerado anualmente algo em torno de 68,5 x 106ton de entulho no país, os quais são depositados em aterros, caracterizando um modelo linear de produção que tende a ser finito (CARNEIRO et al, 2001).

O desenvolvimento das cidades brasileiras aumenta a demanda por novas moradias ao mesmo tempo em que surge a construção de novas indústrias, estradas e obras de infra-estrutura, o que mostra a importância do ramo da construção civil no crescimento do país e a influência das construções no meio ambiente. O macro-complexo da construção civil hoje representa cerca de 14% do PIB nacional (IBGE, 2002). A construção civil é o setor da economia que mais consome recursos naturais, estima-se que algo entre 20 a 50% dos recursos naturais consumidos pela sociedade (SJÖSTRÖM, 1992).

Dentre os impactos originados pelos RCC, pode-se citar o aumento da poluição dos solos, ar e água o favorecimento do aquecimento global, esgotamento de recursos naturais, proliferação de vetores de doenças e diminuição da vida útil dos lixões, o que gera aumento dos gastos públicos.

Segundo SCHENINI (2004), o macro-complexo da construção civil, na maior parte das vezes, “projeta e constrói” sem levar em consideração os impactos ambientais causados principalmente pela grande geração de entulho.

(3)

18 Parte dos materiais descartados pelas obras é

abandonada em locais inadequados, na maioria das vezes clandestinos, o que provoca danos às áreas sadias como o seu esgotamento e poluição de aqüíferos.

A origem dos resíduos está ligada a diversos fatores, os quais podem ser corrigidos em diversas etapas da construção. O planejamento inicial e acompanhamento do projeto são fundamentais para evitar gastos de material, bem como trabalhar de forma assertiva com técnicas e metodologias adequadas. A falta de consciência com a sustentabilidade, entretanto, ainda é um dos fatores que mais influência no descaso com a produção e destino dos resíduos na construção civil (DIAS, 2005).

As ações necessárias para mudar esse quadro envolvem a conscientização dos trabalhadores e empresas, assumindo compromisso em cumprimento das leis, resoluções e restrições urbanísticas, e investindo em pesquisas e planejamento. O conceito de reutilização deve ser implementado, bem como a segregação na destinação dos materiais, tendo em vista a reciclagem quando possível (CARNEIRO et al, 2001).

Desta forma, a redução do volume de RCC e também a sua reciclagem são formas de aproximar o setor da sustentabilidade através da redução dos impactos negativos dos seus resíduos nas cidades e da geração de matéria-prima que pode ser substituída pela natural.

Vale citar aqui também um trabalho já realizado para a revista ciências do ambiente, que analisou a situação das caçambas utilizadas nas obras, chegando à conclusão que algumas não estavam de acordo com que a lei exige (SANTOS et al, 2009).

O objetivo desta pesquisa é avaliar a gestão dos RCC na Unicamp, a partir do volume de resíduo gerado em obras.

MATERIAL E MÉTODOS

A metodologia utilizada consistiu em calcular um índice, pela porcentagem de resíduo gerado em cada obra analisada, para verificar se há excesso, o que indicaria possibilidade de redução do RCC. O cálculo foi feito a partir do índice:

O montante de material planejado para a obra corresponde ao material comprado, o material devolvido consiste no material comprado que não foi utilizado para a construção e o material descartado consiste no resíduo sólido total gerado após o final da obra. Os dados foram fornecidos pelas construtoras, em volume. O valor percentual de resíduos que superou 10% foi considerado inadequado.

Foi também feita uma visita em algumas construções, obtendo fotografias, que pudessem mostrar se havia algum mau uso ou desperdício de material.

(4)

19 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tão preocupantes quanto os impactos associados ao consumo de matéria e energia são aqueles resultantes dos resíduos gerados, assim como a qualidade do ambiente que se proporciona às gerações atuais e futuras. Tais aspectos ambientais sintetizam as relações entre construção e meio ambiente.

Dentre as 6 obras analisadas na UNICAMP, a maioria se encontra dentro dos padrões de resíduos sólidos, ou seja, abaixo dos 10% estipulados como um bom valor, visto que na melhora dos métodos de construção pode-se obter um melhor aproveitamento do material.

Figura 1. Obras no Centro de Convivências

Figura 2. Laboratório do IA

Figura 3. Incubadora de Empresas da Unicamp

Figura 4. Lab Tube – Engenharia Civil

(5)

20 Figura 6. Prédio Core de Pro-Facility (Reitoria)

A Tabela 7 mostra o resultado dos cálculos dos índices de porcentagem de excesso, sendo que valores percentuais de resíduos que superaram 10% são considerados inadequados.

Tabela 7. Comparação dos índices entre as obras da UNICAMP OBRA ÍNDICE (%) Centro de vivência 9,21 Incubadora de empresas da Unicamp (etapa 1) 5,21 Laboratório do instituto de artes 1,76

Lab Tube – Eng. Civil 8,11

Praça do CB 5,27

Obra do prédio Core de Pro-Facility da Reitoria

14,18

Os materiais descartados pelas obras de construção civil que são gerados nas cidades constituem-se em verdadeiras jazidas de matérias-primas que não são aproveitadas e causam grandes prejuízos à qualidade de vida de seus habitantes além de criar uma imagem negativa para as administrações públicas. Outro fator a se destacar é a extração desnecessária de recursos naturais que poderiam ser evitados com a reutilização e/ou reciclagem do entulho gerado. O desperdício é uma característica marcante na construção civil brasileira, sendo caracterizado, principalmente, por desperdícios de materiais, de tempo, os relativos à mão-de-obra e o de recursos financeiros (FREITAS, 1995). O desperdício de materiais, principal aspecto para a geração de entulho, ocorre desde a

seleção de fornecedores; passando pela etapa de projeto, aonde se tem soluções inadequadas e não otimizadas; na fase de aquisição dos materiais quando do transporte, recebimento e armazenamento no canteiro de obras; na fase de execução da obra com aumento do consumo de materiais para correção das imperfeições; até a fase de pós-ocupação onde ocorre desperdício de materiais em função de reparos.

Reduzir e otimizar o consumo de materiais e energia pode ser traduzido em inúmeras ações, entre as quais: o planejamento ambiental de construções; a redução na utilização de recursos materiais e energéticos escassos; o incentivo à utilização de materiais com menor conteúdo energético; o incentivo ao uso de fontes energéticas sustentáveis na produção de materiais e na produção e uso de edificações; e o desenvolvimento de materiais e componentes de maior durabilidade.

Reduzir os resíduos gerados implica o desenvolvimento de projetos que contemplem o desmonte e reuso de materiais e componentes, a reciclagem de resíduos de materiais e componentes não reutilizáveis e o incentivo ao uso de materiais e componentes que gerem menos resíduos.

Evidentemente, a superação de tais desafios requer uma educação para a sustentabilidade, que gradualmente seja estendida a toda a sociedade e que priorize os princípios éticos. Para a implementação de tais ações, todos os participantes das cadeias

(6)

21 produtivas associadas à produção do ambiente

construído (que envolvem projetistas, produtores de materiais, componentes e sistemas construtivos, construtores, etc.) necessitam se conscientizar da dimensão dos impactos que podem causar, para então atuar em estreita cooperação no desenvolvimento de uma construção em harmonia com o meio ambiente.

Podemos concluir a partir de nossa análise que as obras da Unicamp em sua maioria obtiveram índices satisfatórios de uso das matérias-primas, o que mostra a preocupação das empresas responsáveis com o desperdício.

Não podemos deixar de lembrar que como os dados foram passados pelas próprias construtoras, as estimativas gerais foram bastante conservadoras, e os índices reais podem ser um pouco diferentes.

Achamos muito interessante a iniciativa utilizada na obra do Lab Tube, na qual os resíduos serão aproveitados na própria obra.

AGRADECIMENTOS - Agradecemos à Profa Dra. Egle, que nos orientou quanto à metodologia utilizada e a todos os profissionais que despenderam seu tempo em prol do nosso projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DIAS, J. F., 2004. A construção civil e o meio

ambiente. In: Congresso Estadual de Profissionais CREA – MG. Anais. Uberlândia: CREA, 2004.

FRAGA, M. F., 2006. Panorama da geração de resíduos da construção civil em Belo Horizonte: medidas de minimização com base em projeto e planejamento de obras.

Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2006. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. SJÖSTRÖM, C., 1992. Durability and

Sustainable use of building materials. London, 1992. J.W.Llewellyn & H.Davies Ed. – London.

JOHN, V. M., 2000. Reciclagem de resíduos na construção civil – contribuição à metodologia de pesquisa e desenvolvimento. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000. 113p. Tese (Livre docência) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil, São Paulo,2000.

CARNEIRO, A. P. et al., 2001. Reciclagem de entulho para a produção de materiais de construção – Projeto Entulho Bom. EDUFBA. Salvador, 2001

FREITAS, E.N.G.O., 1995. O desperdício na construção civil: Caminhos para sua redução. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1995

SCHENINI, P. C. et al., 2004. Gestão de Resíduos da Construção Civil. Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário, 2004. Anais do IX Congresso Internacional de Custos, XII Congresso Brasileiro de Custos - ABCe II Congresso Mercosul, Florianópolis.

IBGE, 2002 – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico – PNSB

SANTOS, L. B. ;CURTI, D. L. L. ; SANTOS, R. A. S. ; CAMPOS, P. M. , 2009. Cumprimento da lei ambiental para caçambas de entulho em construções civis na Unicamp. Revista Ciências do Ambiente On-Line, Dezembro, 2009 Volume 5(2). Disponível em:

http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/index.php /be310/issue/view/9

Imagem

Figura 2. Laboratório do IA

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Realizar esse trabalho possibilita desencadear um processo de reflexão na ação (formação continuada), durante a qual o professor vivencia um novo jeito de

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o