• Nenhum resultado encontrado

O Vetor de Informação no além mar... Por: Profa. Luciane Mulazani dos Santos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Vetor de Informação no além mar... Por: Profa. Luciane Mulazani dos Santos"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Ano

TRÊS

Número

TRÊS

O Vetor de Informação

no além mar...

... ultrapassando fronteiras, mostrando que fazemos parte das múltiplas formas de fazer e comuni-car a cultura matemática em Língua Portuguesa. É assim que nosso Jor-nal foi reconhecido como um im-portante espaço de comunicação li-gada a um curso de Licenciatura em Matemática. As propostas e o jeito de ser do Vetor de Informação se-rão apresentados em uma seção da CiEMeLP 2015

(Conferên-cia Internacional do Espa-ço Matemático em Língua Portuguesa) que acontece-rá na cidade de Coimbra, em Portugal, de 28 a 31 de outubro deste ano. Estamos muito felizes pela possibi-lidade de representarmos o nosso curso de Licenciatura em Ma-temática, levando o nome do Depar-tamento de Matemática, da UDESC e de nosso país como atuantes nas ações de comunicação da cultura Matemática.

Na conferência, além da apre-sentação do Vetor, outras comuni-cações orais serão feitas referentes a trabalhos de pesquisa e relatos de ex-periências das professoras Elisa, Iva-nete e Luciane, também aceitos nesse evento internacional; mais detalhes

sobre esses trabalhos - alguns deles envolvendo egressos do nosso curso - você poderá ver na seção “Saindo do Forno”.

Nesta edição, você verá tam-bém como foi a formatura da Séti-ma TurSéti-ma do curso de Licenciatu-ra em Matemática e a aula inauguLicenciatu-ral do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnolo-gias, grandes conquistas do início do semestre, tempo em que se inicia-ram também as aulas dos novos ca-louros do Curso. Além disso,

trazemos notícias de outros eventos acontecidos e daque-les que vêm pela frente, como a VII Semana da Matemáti-ca e a III GINCANAMAT, das

quais, aliás, você não pode deixar de participar! As en-trevistas do mês são com a Profa. Ivanete e com a acadêmica Lorena, a crônica do Prof. Valdir nos fala so-bre o acaso e os aniversariantes deste mês e dos anteriores recebem os nos-sos parabéns!! Divirta-se com o Es-paço Vetorial, aproveite esta edição e acompanhe a gente no Facebook en-quanto espera pela próxima edição que, entre outras aventuras, contará a vocês como foi a viagem do Vetor de Informação, além mar, até Portu-gal. Boa leitura!

Nesta Edição

>>>

Como Dito

>>>

> Por

Por Edgar Morin:

“A educação do futuro

deverá ser o ensino primeiro

e universal, centrado na

condição humana. Estamos

na era planetária; uma

aventura comum conduz

os seres humanos, onde

quer que se encontrem.

Estes devem

reconhecer-se em sua humanidade

comum e ao mesmo tempo

reconhecer a diversidade

cultural inerente a tudo

que é humano.”.

> Formatura

> PPGECMT

> TECMID

> Semana das Licenciaturas

> GINCANAMAT

(Os Sete saberes necessários à educação do futuro. 2000, p. 47) nos envie suas ideias, notícias e sugestões FAÇA PARTE DO JORNAL !

(2)

Aconteceu

>>>

Formatura do Curso de

Licenciatura em Matemática

A cerimônia de colação de grau de Licenciatura em Matemática foi marcada

por emoções e homenagens!

No dia 07 de agosto de 2015, ocorreu a formatura da Sétima Turma do curso de Licenciatura em Matemática da UDESC, realizada no Joinville Square Garden.

Numa cerimônia marcada pela emoção e que contou com um grande público (pais, familiares, amigos e professores), as acadêmi-cas Bruna Corso, Emanuella Senff de Aguiar, Isabel Cristina Thiel Bor-gonovo, Jéssica Neckel Cavalheiro, Náthaly Beatriz Reys, Nathiele Costa, Raiane Lemke e o acadêmico Marcelo Sávio Ramos colaram o grau de licenciados em matemática.

Durante seu discurso como ora-dora da turma, a acadêmica Nathaly destacou o empenho e a dedicação de todos os alunos ao longo da

tra-jetória até a formatura. A acadê-mica Emanuella foi a responsável por proferir o juramento dos novos profissionais, repetido em coro por todos os formandos. Um momento especial da solenidade foi a quebra de protocolo do cerimonial, quando o professor Jones Corso, do DMAT, foi chamado ao palco para entregar o diploma à sua filha Bruna. Ainda

durante a cerimônia, por ter se des-tacado ao longo do curso, a Raiane Lemke foi agraciada com o certifi-cado de mérito estudantil, que foi entregue a ela pela professora Elisa Henning, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática e chefe do DMAT. Os formandos homena-gearam como Paraninfo o professor Marnei Mandler e o como Amigo de Turma o professor José Rafael San-tos Furlanetto. A acadêmica Bruna Fernandes Guimarães também faz parte da sétima turma da Licencia-tura em Matemática, tendo colado o grau em uma cerimônia de gabi-nete, realizado no mês de julho.

A equipe do Vetor de Informa-ção parabeniza os novos professores de matemática e lhes deseja muito sucesso e realização profissional!!!

Fo to: P ro f. M ar nei L ui s M an dl er Fo to: P ro f. M ar nei L ui s M an dl er

Por: Prof. Marnei Luis Mandler

>Acadêmicos e prof. Marnei, homenageado como paraninfo

(3)

Página 3

Aconteceu

>>>

Aula inaugural do PPGECMT

Por: Profa. Regina Helena Munhoz

No dia 10 de agosto de 2015 aconteceu a aula inaugural do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemá-tica e Tecnologias, iniciando as atividades do PPGECMT (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ma-temática e Tecnologias) no Centro de Ciências Tecnológi-cas da UDESC, em Joinville. O evento contou com a presença de diretores do CCT, alunos regulares da primeira turma e docentes do programa,

além de outros participantes da comunidade. A abertura do evento foi realizada pela coordenado-ra do PPGECMT, Profa. Dcoordenado-ra. Ivani Teresinha

Lawall, que apresentou o corpo docente e o palestrante convidado, Prof. Marco Antonio Moreira (UFRGS), que proferiu duas palestras: sobre Mestrados Profissionais no Brasil e sobre o tema “Aprendizagem Significa-tiva”.

O Mestrado do PPGECMT é uma parceria entre os Depar-tamentos de Física, Química, Matemática e Ciência da Com-putação do CCT da UDESC. Assim, agora temos professo-res do DMAT que atuam na Pós-Graduação, no curso de Mestrado, na área de concentração Ensino de Matemática. São eles, com seus respectivos orientandos:

Orientador(a) Mestrando (a)

Elisa Henning Ulises Jacinto Aguayo Garrido

Ivanete Zuchi Siple Renata Feuser Silveira

Ivanete Zuchi Siple Raiane Lemke *

Luciane Mulazani dos Santos Thiago Alex Dreveck

Luciane Mulazani dos Santos Thiago Melo Alexandrino

Regina Helena Munhoz Josiane Borgmann Viana

Regina Helena Munhoz Raíra Elberhardt Nogueira *

Rogério de Aguiar Luí Fellippe Da Silva B. Mollossi *

* (ex-alunos do curso de Licenciatura em Matemática)

Mais informações sobre o PPGECMT podem ser obtidas com a Coordenadoria de Ensino de Pós-Gradu-ação da UDESC em Joinville pelos telefones (47) 4009-7913 e 4009-7914 ou pelo e-mail ppgecmt.cct@udesc.

Nós, do Vetor de Informação, damos as boas-vindas aos primeir

os

mestrandos do PPGECMT e desejamos sucesso aos professores

do DMAT que agora se inserem na Pós-Graduação, fomentando a

pesquisa na área de Ensino de Matemática e contribuindo com o

desenvolvimento de práticas inovadoras na Educação.

>Alunos da primeira turma do PPGECMT

>Professores do programa e palestrante

Fo to s: A cer vo P es so al

(4)

Página 4

Aconteceu

>>>

Evento PIBID e Prodocência

Interdisciplinaridade em Foco

No dia 06 de agosto de 2015, aconteceu na UDESC, em Florianópolis o evento “Interdisci-plinaridade em Foco” promovido conjuntamente como uma ação do PIBID (Programa Institucio-nal de Bolsa de Iniciação à Docência) e do PRODO-CÊNCIA (Programa de Consolidação das Licencia-turas).

O curso de Licenciatura em Matemática tem participação nesses dois programas, que são insti-tucionalizados pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com a UDESC: a Profa. Regina Helena Munhoz coordena o PIBID e a Profa. Luciane Mu-lazani dos Santos coordena o PRODOCÊNCIA.

Do evento, participaram alunos e professores de todos os cursos de Licenciatura da UDESC (Matemática, Física, Química, História, Geografia, Pedagogia, Música, Teatro, Educação Física e Peda-gogia a Distância) e membros de todos os subpro-jetos PIBID da UDESC. No período da manhã, a Profa. Adriana Regina Sanceverino Losso (UFSC)

ministrou a palestra que deu título ao evento. No período da tarde, os participantes se dividiram em grupos te-máticos para realização de atividades de proposta de trabalhos interdisciplinares.

Os temas discutidos foram: energia, Educação Ambiental, ritmo, letramento, luz e cor. Encerrando o even-to, os grupos se reuniram para apresentarem suas propostas, discutindo de forma conjunta o tema do evento.

Por: Prof. Regina Helena Munhoz

Saib

a M

ais.

..

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) visa ampliar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, com prioridade para a formação ini-cial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições federais e estaduais de educação superior. Criado em 2006, o Prodocência financia projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica. Os objetivos do programa são: contribuir para a elevação da qualidade da educação superior, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino no país, dinamizar os cursos de licenciatura das instituições federais de educação superior, propiciar formação acadêmica, científica e técnica dos docentes e apoiar a implementação das novas diretrizes curriculares da formação de professores da educação básica. Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12244&Itemid=86 Fo to: P ro fa. R eg in a H. M un ho z/A rq ui vo P es so al >Palestra de Abertura

>Grupo da Licenciatura em Matemática

Fo to: P ro fa. R eg in a H. M un ho z/A rq ui vo P es so al

(5)

Página 5

Aconteceu

>>>

TECMID

Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação e Mídias

Educacionais

Fo to: P ro fa. L uci an e M ul az an i d os S an to s

>Uma visão geral do TECMID

Fo to: P ro fa. L uci an e M ul az an i d os S an to s

>O TECMID está cada vez melhor!

Fo to: P ro fa. L uci an e M ul az an i d os S an to s

>Laboratório TECMID - Sala D15 Por: Profa. Luciane Mulazani dos Santos

O curso de Licenciatura em Ma-temática agora tem um novo labora-tório. É o TECMID - Laboratório de Tecnologias da Informação e Comu-nicação e Mídias Educacionais, ins-talado na sala D15. A função deste espaço é fomentar e apoiar atividades de pesquisa e de desenvolvimento de práticas na área de tecnologia educa-cional e Educação Matemática.

O TECMID é coordenado pela Professora Luciane Mulazani dos

Santos, que tem apoio dos bolsistas Daniel Queiroz, Ludimilla Freitas e Stephanie Basso.

O acervo do TECMID está sen-do montasen-do com recursos de proje-tos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos por professores do DMAT que fazem parte dos gru-pos de pesquisa PEMSA (Pesquisa em Educação Matemática e Siste-mas Aplicados ao Ensino), THEM (Temperos de História em Edu-cação Matemática) e NEPesTEEM

(Núcleo de Estudo e Pes-quisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática), com financiamento da UDESC, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), da FITEJ (Fundação Instituto Tecnológico de Joinville) e também do PRODO-CÊNCIA (Programa de Consolida-ção das Licenciaturas).

(6)

Página 6

Vem aí

>>>

III GINCANAMAT

Além da VII Semana da Licenciatura em Matemática e da Tenda de

Ciências , neste mês de Setembro ocorrerá a III GINCANAMAT, com o tema

Matemática e Arte.

Por: Prof. Adriano Luiz dos Santos Né

Este mês de setembro será um período de muitos eventos em nosso curso, pois teremos a reali-zação da VII Semana da Licencia-tura em Matemática, da Tenda de Ciências e, começando um pouco antes destes dois eventos e se asso-ciando aos mesmos, a III GINCA-NAMAT, com o tema Matemática e Arte.

Serão formadas até cinco equipes, com o máximo de 10 integrantes cada, que podem ser estudantes e professores em qual-quer proporção. As identificações das equipes serão feitas a partir da cor de suas camisetas e do nome de artistas famosos como Mau-rits Escher, Paul Cézanne, Pieter Mondrian, Vincent van Gogh e Wassily Kandinsky.

Neste ano, diferentemente de como procedemos nos dois anteriores, iniciaremos a gincana com o encontro no ginásio de esportes do CCT no sábado do dia 12/09/2015, onde começare-mos tomando um café as 08:30 e

sobre esta prova divulgaremos mais informações através do grupo do Facebook do evento e no momento de sua realização.

A premiação será um kit composto por uma camiseta exclusiva da gincana e do curso, um chaveiro exclusivo feito por impressora 3D, um pendrive, além de mais algumas surpresas. Então não deixe de participar do evento!

A comissão organiza-dora é composta pelas(os) professo-ras(es): Adriano Luiz dos Santos Né, Luciane Mulazani dos Santos, Marnei Luís Mandler, Regina Helena Munhoz e pelas(os) estudantes Daniel Queiroz del Lama, Débora Araújo, Lorena Andrade Dias, Ludimilla Frei-tas, Stephanie Johansen Longo Basso e Túlio Andreas Mar-tins Tieppo. Mais informa-ções em www.facebook.com/ gincanamatudesc ou pelo e-mail gincanamat@gmail.com.

então passaremos para as provas:

Abertura (grito de guerra), Basquete matemático, Competição de bume-rangues, Família e amigos, Rodada cultural e boa memória, Solicitação, Solidária e Telefone sem fio.

Desta vez, por ser num sábado, esperamos pela participação de familiares e amigos dos competido-res, ou mesmo de outros que vierem apenas tomar um café conosco na manhã de sábado.

E como já é de se esperar, a gin-cana não acaba por aí, juntamente com a VII Semana da Licencia-tura em Matemática ainda haverá provas da gincana, entre elas estão:

Bate-ponto Semana da Matemá-tica, Caça-fotos – Matemática e Arte (desta vez, somente com fotos do

CCT!) e Caça-fotos – Consegui! Para terminar a III GINCA-NAMAT, organizamos uma prova inteiramente nova de Caça ao tesouro, que pretendemos realizar juntamente com a Tenda de Ciên-cias na Praça Nereu Ramos, na sexta-feira do dia 18/09/2015. Mas

(7)

Página 7

Vem aí

>>>

Vem aí

>>>

Curso sobre Tecnologias e

Alfabetização Matemática

Por: Prof. Marnei Luis Mandler e Profa. Ivanete Zuchi Siple

A equipe do Programa de Extensão “Playground da Matemática”, voltado para o ensino de matemática na Educa-ção Infantil vai oferecer o curso “Tecnologias e AlfabetizaEduca-ção Matemática” voltado aeducadores do ciclo de alfabetização e a acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Mate-mática.

O objetivo do curso é discutir as práticas de utilização de objetos de aprendizagem (aplicativos e jogos digitais) nos processos de alfabetização matemática de nativos digitais. Por isso, a proposta é propiciar aos participantes uma oportuni-dade de formação semipresencial para exercitarem práticas de utilização de recursos das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na Educação Infantil e nos anos inicias da Edu-cação Básica e também para discutirem como essas práticas podem ser realizadas em sala de aula de maneira significativa e articulada com as propostas de alfabetização, considerando os alunos como nativos digitais e evidenciando a importância do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem de crianças dessa faixa etária.

Ministrado pela professora Dra. Ivanete Zuchi Siple, o curso será realizado no período de 06 a 28 de novembro de 2015, sendo dividido em duas etapas: encontros presenciais (nos dias 06/11, 07/11 e 28/11) e atividades a distância, pela plataforma Moodle, (no período de 08/11 a 27/11). Com

uma carga horária total de 40 horas, receberão certificados os concluintes que atingirem um mínimo de 75% de participação e cumprirem com aproveitamento as atividades.

São oferecidas 20 vagas e as inscrições estão abertas! Mais informações podem ser obtidas em playgrounddamatematica@gmail.com.

O que é o Playground da Matemática?

O “Playground da Matemá-tica” é um programa de extensão da UDESC voltado à Educação Matemática na Educação Infantil. Ao longo dos últimos anos, vem desenvolvendo suas ações por meio do trabalho cola-borativo de professores e alunos que atuam no curso de Licenciatura em

Matemá-tica do Centro de Ciências Tecnoló-gicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

A equipe atual do Playground da Matemática é composta pelos professores Ivanete Zuchi Siple (DMAT), Lu-ciane Mulazani dos Santos (DMAT), Marnei Luis Man-dler (DMAT) e Tatiana Comiotto

Menestrina (DQMC), pelos aca-dêmicos de Licenciatura em Mate-mática Vilson Hermes Shröreder, Jhulie Furlani Ávila, Marciane Kniess, Azenate Regina Pereira e Karoline Lehrer, além da profes-sora Tamara da Silveira, da rede municipal de ensino de Joinville. bit.ly/playgrounddamatematica

Saib

a M

(8)

Página 8

Vem aí

>>>

VII Semana da Licenciatura em

Matemática – 2015

Participe!!!

A Semana da Matemática do CCT da UDESC, realizada pelo DMAT -

Departamento de Matemática, com o apoio da Direção de Extensão, reúne

alunos, professores e a comunidade escolar para a realização de atividades

voltadas à formação do professor de Matemática.

No período de 14 a 18 de setembro de 2015, aqui em nosso Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), acontecerá a VII Semana da Licenciatura em Matemática. Para essa Semana, foram orga-nizadas palestras e minicursos para que os participantes possam se aprofundar em discussões nos campos da Educação Matemática e da Matemática, além da possibili-dade de conhecerem um pouco dos trabalhos que alguns estudantes de nosso curso vêm desenvolvendo nos projetos em que participam como bolsistas, nas exposições da Sala do Conhecimento.

Nessa sala, os estudantes poderão divulgar suas produções no formato de comunicação oral, banner ou em uma mostra

didá-tica (em caso de produtos como jogos, artefatos etc.). A palestra de abertura da VII Semana será proferida pelo professor Dr. João Luiz Martins (UFSC/Blumenau), com o título Panorama sobre a Educação Superior. Além do pro-fessor João Martins, a Semana contará com a presença das(os) profes-soras(es) Mônica Soltau da Silva (POSITIVO/Telêmaco Borba - PR), Ettiéne Cordeiro Guerios (UFPR/Curitiba), João Azevedo (UDESC/Joinville), Nilson José Machado (USP/São Paulo), Roger Miarka (UNESP/ Rio Claro) e Alexandre Kirilov (UFPR/Curitiba).

Verifique a programação e os títulos destas palestras no site de nosso departamento em

<bit.ly/semana-da-matematica>. Neste ano, a VII Semana da Licenciatura em Matemática ter-minará na sexta-feira, dia 18/09 na Praça Nereu Ramos, na região central de Joinville, com a já tra-dicional Tenda da Ciência, onde o Curso de Licenciatura em Mate-mática se fará presente no espaço “Matemática na Praça” com um circuito de atividades lúdicas de ensino e aprendizagem, como os desafios matemáticos que devem ser resolvidos pelos visitantes.

Não deixe de participar destas atividades, pois este é um evento que acontece uma vez ao ano aqui no CCT e possibilita, além da troca de experiências, a efetivação dos três pilares universitários: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Por: Profa. Luciane Mulazani dos Santos e Túlio Andreas Martins Tieppo

(9)

Setembro

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Outubro

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Aniversários!

niver! Fellipe L. de Miranda Thalison E. R. dos Santos niver! Thiago A. L.

Giordano Murilo Loffiniver!

niver! Patrícia G. Bueno niver! Ramiro Velho Zámban feriado! Dia de Nossa Senhora Aparecida niver! Sérgio Tiago Lourenço niver! Chéirum M. Ribeiro Daniele D. de Jesus Dia do Professor! Parabéns, professores!!! niver! André N. Packer niver! Gabriela Francisco niver! Simone C. dos Santos Cunha niver! Hugo M. Squizatto niver! Pierre A. Gomes niver! André B. Pizzolatti niver! Vinícius R. Teixeira Aline C. de Oliveira niver! Rafaela M. de Freitas niver! Ivanor de Souza Tatiane A. Markwarth niver! Guilherme P. Miers Rhuan P. Geraldi niver! Guilherme M. Perobelli Vitor S. de Santiago niver!

Paula Fortkamp Emanuelle M. Battistiniver!

niver!

Léo Felipe Gohl Independência do Brasilferiado! GINCANA!

niver! Andressa Koch niver! Lucas S. Paul Marcelo Schena niver! Aldine L. Garcia niver! Cassiano Herzer Matheus de Laria niver! Fernanda O. de Souza Prof. Alexandre Orthey niver! Angela M. Gaulke Débora Rocha niver! Mariana E. de Souza niver! Marina M. Machado Prof. Valdir Damázio Jr. niver! Dienifer T. Cardoso

(10)

Página 10

Conheça sua Professora

>>>

Ivanete Zuchi Siple

Atuante na Educação Básica antes mesmo de formalizar seus estudos na Licenciatura em Matemá-tica, a professora Ivanete conta ao Vetor de Informação como o desafio encontrado na sala de aula a levou a escolher a docência e, mais tarde, a integrar a equipe responsável pela criação do nosso curso aqui na UDESC

Por: Acadêmica Lorena Dias

Natural de Campo Erê / SC, a professora Ivanete iniciou a jornada pelo caminho da Educação a partir do convite que recebeu de uma diretora de escola para assumir uma turma de Ensino Básico cuja professora entraria em licença. Foi essa experiência que a motivou a sair do oeste para a capital catarinense, onde iniciou seus estudos em Licenciatura em Matemática na UFSC - até então, a única universidade pública do Estado a oferecer esse curso.

A professora nos conta que, durante a graduação e depois do término de seu mestrado, deu aulas por alguns anos em escolas da rede municipal, estadual e federal, até fazer parte do corpo docente da UDESC a partir de 2002. Quando entrou nesta instituição, a UDESC não possuía um curso de Licenciatura em Matemática e os professores contratados dessa área eram responsáveis pelas aulas de matemática para os cursos de engenharia. Foi assim que a professora Ivanete passou a integrar o grupo de professores do DMAT que, a partir de 2004, começou a trabalhar no Projeto Pedagógico do nosso curso (que foi implantado na Universidade em 2008).

Hoje, a professora diz que sua expectativa em relação ao curso foi extre-mamente satisfatória, dados os fatos de ele ser muito bem conceituado e de poder contribuir na formação de profissionais que ensinam matemática. A professora acrescenta que o reconhecimento do curso é devido ao trabalho coletivo e de excelência de professores e alunos que se dedicam à formação profissional do professor de matemática. Com relação aos seus projetos de Pesquisa na UDESC, a professora Ivanete nos diz que estão inseridos nas linhas de Tecnologias Educacionais e Educação Matemática no Ensino Superior, traços de sua trajetória acadêmica.

Com uma tese de doutorado voltada para a área de tecnologia e ensino de Cálculo, e um pós-doutorado direcionado para a área da Educação Matemática, seus projetos agregam com frequência o apoio da tecnolo-gia como uma forma diferenciada de ensinar, de maneira que tenha seu contexto permeado por esse mundo que é da era da conexão. Ela também coordena o Playground da Matemática, um programa de extensão que aborda a temática da matemática na Educação Infantil e vem sendo desenvolvido ao longo dos últi-mos anos pelo trabalho colaborativo de professores e alunos que atuam no curso de Licenciatura e Matemática. Esse programa contempla três ações desenvolvidas de forma integrada e colaborativa com os professores Marnei, Tatiana e Luciane: a matemática na educação infantil; tecnologia e Alfabetização matemática e recursos didático-pedagógicos para o ensino de matemática.

Como atividades de Ensino, no segundo semestre de 2015, a Professora Ivanete ministra as disciplinas Cálculo Diferencial e Integral II e Labora-tório de Mate-mática II para a turma de Licenciatura em Matemática e atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da UDESC.

Formação Acadêmica:

} 1994 - 1997: Graduação em Licenciatura Em Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. } 1998 - 2000:

Mestrado em Engenharia de Produção.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. } 2002- 2005:

Doutorado em Engenharia de Produção.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. } 2007- 2008:

Pós-doutorado em Educação Matemática.

Institut National de Recher-che Pedagogique, França.

Fo to: L or en a D ias >Profa. Ivanete

(11)

Página 11

Eventos:

Publicações e Eventos

>>>

Saindo do Forno

Participação de professores do DMAT, alunos e ex-alunos do curso de Licenciatura em Matemática em publicações e eventos de áreas da Matemática e da Educação Matemática.

• CiEMeLP 2015 - Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa

28 a 31 de outubro de 2015, Coimbra, Portugal.

É neste evento que o Vetor de Informação será apresentado por meio do trabalho “Uma prática de educomunicação para a formação inicial de professo-res: o Jornal Vetor de Informação”, na forma de comu-nicação oral, pelas professoras Luciane, Elisa e Ivanete.

Além da apresentação e divulgação do Vetor de In-formação, as professoras tiveram outros artigos cientí-ficos aceitos para apresentação no evento, discutindo suas ações de ensino e pesquisa. A professora Ivanete terá sua viagem financiada pelo PROEVEN da UDESC (Programa de Auxílio à Participação em Eventos) e as professoras Elisa e Luciane contarão com auxílio fi-nanceiro da FITEJ (Fundação Instituto Tecnológico de Joinville), decorrente da premiação que receberam via PRÊMIO FITEJ 2014 a dois projetos de pesquisa: “Es-tudo das Técnicas de Estatística Multivariada Aplica-das ao Controle Estatístico de Processo” e “ObLabI – Observatório e laboratório de práticas inovadoras em educação”.

Estes são alguns dos outros trabalhos que serão apresentados na CiEMeLP 2015 pelas professores do DMAT em conjunto com egressos do curso de Licen-ciatura em Matemática e com pesquisadores de outras instituições:

- A importância dos diferentes registros de re-presentação semiótica e das atividades experimen-tais no ensino de matemática

Elenita E.L.Ramos², Ivanete Zuchi Siple¹, Carlos Antô-nio Queiroz²

- O Ambiente R no ensino de métodos numéri-cos: aplicações para zeros de funções.

Marcelo Savio Ramos³, Elisa Henning¹, Rogério de Aguiar¹, Luciane Mulazani dos Santos¹, Ivanete Zuchi Siple¹

- Pesquisas e práticas sobre tecnologias móveis: Educação Matemática, formação de professores e acesso à informação

Luciane Mulazani dos Santos¹, Ivanete Zuchi Siple¹, Elisa Henning¹

- Um estudo do desempenho de alunos em Cál- culo Diferencial e Integral I aplicando regressão lo-gística múltipla

Yvana Oliveira³ e Elisa Henning¹

- Utilizando redes sociais no Ensino Superior: uma análise da dinâmica de produção de significa-dos para conteúdos de disciplinas de matemática

Luciane Mulazani dos Santos¹

- Playground da Matemática: uma prática de Ex- tensão para a formação inicial de professores que en-sinam matemática

Ivanete Zuchi Siple¹, Marnei Luis Mandler¹, Tatiana Comiotto Menestrina¹, Luciane Mulazani dos Santos¹

• XXII SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção 09 a 11 de novembro de 2015, Bauru/SP - A aplicação do gráfico de controle misto Ewma- Cusum (MEC) para o monitoramento de um proces-so industrial

Custodio C. Alves², Elisa Henning¹, Emerson Corazza², Claiton Emílio do Amaral², Altair Carlos da Cruz²

• Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa

22 a 27 de novembro de 2015, Brasília/DF

- Aplicação de gráficos de média móvel expo-nencialmente ponderada em redes de abastecimento predial de água

Elisa Henning¹, Andrea Cristina Konrath² e Andreza Kalbusch²

¹Professora/pesquisadora do DMAT/UDESC,

²Professores/pesquisadores de outras instituições,

³Egressos do Curso de Licenciatura em Matemática

Por: Prof. Marnei Luis Mandler e Luciane Mulazani dos Santos

Participou de algum evento ou publicação? Compartilhe com a gente!

Envie um e-mail para vetordeinformacao@gmail.com

(12)

Página 12

Crônica

>>>

Qualquer caminho leva a toda a

parte.

temática, ou mais precisamente, um professor de Ma-temática aqui na UDESC. Pensando sobre isso, percebo que os motivos competem com outros elementos, que foram os acasos que me levaram por este caminho.

Talvez hoje eu não seria um professor de Matemá-tica se uma hora antes da prova do vestibular um ami-go não tivesse me ligado me informando que me daria carona para ir fazer a prova, sendo que eu já tinha me conformado em não ter como ir. Certamente eu não trabalharia hoje na UDESC se eu não tivesse reprovado em outro concurso por uma questão marcada errada no gabarito da prova e que, naquele momento, parecia uma grande tragédia, um desastre completo, um golpe do destino.

Esses dois exemplos servem para ilustrar que o acaso tem uma certa parcela de culpa por eu ter me tornado um professor de Matemática, talvez maior do que os motivos que me fizeram trilhar este caminho, ou pelo menos em equilíbrio.

Se por acaso você leu este texto, talvez seja váli-do também pensar um pouquinho sobre a sua relação hoje com a Matemática, sobre como os acasos fizeram o professor que você é, ou vem guiando você pelos ca-minhos que farão de você um professor num futuro próximo.

Qualquer caminho leva a toda a parte.Quando pa-rei para escrever esse texto para o Vetor, por acaso me deu vontade de escrever sobre outra coisa ao invés do que eu havia me proposto inicialmente, justamente so-bre o acaso.

Geralmente colocamos muita ênfase nos nossos acertos ou nos nossos erros. Nos envaidecemos de nos-sas qualidades tão arduamente conquistadas e tenta-mos esconder ou esquecer nossos defeitos e os erros que cometemos ao longo da vida. Em qualquer um dos casos, sempre somos os culpados ou os detentores de todos os méritos. Dificilmente paramos para pensar, ou admitir, que algumas coisas acontecem sem nosso con-trole ou interferência, simplesmente nos passam.

Muito do que eu sou hoje não é fruto apenas dos meus planos, desejos, caráter e controle consciente so-bre mim. O que eu sou hoje tem um pouquinho dos livros e autores que descobri por acaso ao caminhar por bibliotecas apenas para sentir o cheiro dos livros, das pessoas que conheci por acaso em situações as mais improváveis, das músicas que prenderam minha aten-ção sem que eu sequer tomasse consciência disso e de uma série de acontecimentos que não se desenharam exclusivamente para mim, simplesmente aconteceram. Repentinamente me vi pensando nos motivos que fizeram com que eu me tornasse um professor de

(13)

Página 13

Crônica

>>>

Eu sou

Eu sou

>>>

Licenciatura em

Matemática

A cada edição, esta seção do Vetor de Informação apresenta o perfil dos alunos

do nosso curso, contando um pouco de sua história e de sua vida acadêmica

como licenciando em Matemática.

Desta vez, é a acadêmica Lorena Andrade Dias que nos conta um pouco de si:

Por: Lorena Dias

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática, pela Udesc Joinville, me chamo Lorena Dias e tenho 24 anos. Não nasci respirando Matemática. De fato, só comecei a desenvolver o gosto por ela no Ensino Médio, motivada (e aqui vem a história clássica de muitos que fazem licenciatura) por minha professora. Entre-tanto, minha escolha pela docência não foi imediata.

Logo após concluir o Ensino Médio, entrei para o Ensino Superior cursando Administração, concluindo o curso em 2011. Tive a oportunidade de trabalhar na área por alguns anos, mas percebi com o tempo que não era isso que gostaria de fazer pelo resto da vida. Qual a solução para uma mal sucedida escolha de carreira? Volte para a primeira casa e comece tudo de novo. Foi o que fiz. Entrei na Udesc em 2014/2 ainda um pouco insegura sobre a escolha (errar uma vez tudo bem, a segunda é um pro-blema), mas não precisou chegar à metade do primeiro semestre para que eu tivesse certeza da escolha. Agora faço o que gosto.

Na Udesc, trabalhei durante um tempo no SOE (Serviço de Orientação ao Estudante) e hoje atuo no Vetor de Informação, o jornal do curso de Licenciatura em Matemática do CCT.

Fo to: L or en a D ias/A rq ui vo P es so al

>Lorena Andrade, estudante de

Licenciatu-ra da UDESC

Mande seu perfil para o Vetor!

Conte pra gente um pouco sobre você!

Envie um texto com foto para

vetordeinformacao@gmail.com

Mostre que você é UDESC,

que você é Licenciatura em Matemática!

Vale também perfil

de grupo!

Reúna-se com seus

amigos e mande a

(14)

Página 14

Quantos franceses cabem numa circunferência?

Resposta: DOIS, de nome Pierre.

AS IDADES SÃO 20 E 15 ANOS

Poema Matemático Dê-me um apoio (centro)

Num piscar de olhos me transformo em um com-passo

Giro 90º, 180º, 270º, 360º graus

Volta completa na circunferência chamada vida. Dê-me uma régua ou uma trena

Com ela conseguirei medir ou não nossa distân-cia

Que parece infinita.

Dê-me um transferidor para medirmos os graus do nosso amor.

Um esquadro

Quem sabe ele possa nos enquadrar. Dê-me um ponto

Por ele passarei infinitos segmentos de sentimen-tos

Paixão, amor, raiva, ressentimento, gratidão... Só não me limite com dois pontos

Pois, não saberia que segmento de sentimento Passaria por eles.

Edi Santana Barbosa

Hora do Recreio

>>>

Espaço Vetorial

(15)

Página 15

Expediente

>>>

Equipe:

Adriano Luiz dos Santos Né

Daniel Queiroz

Débora S. R. Araujo

Elisa Henning

Lorena Andrade Dias

Luciane Mulazani dos Santos

Marnei Luís Mandler

Regina Helena Munhoz

Stephanie J. L. Basso

Túlio A. Martins Tieppo

Valdir Damazio Junior

UDESC | CCT | DMAT

Projeto de Ensino Junta Matematica - JunMa

Programa de Extensao Educaçao Matematica em Movimento

Edição e Diagramação:

Luciane Mulazani dos Santos

Ludimilla K. M. Freitas

Contato

>>>

E-mail:

vetordeinformacao@gmail.com

Facebook:

jornalvetordeinformacao

Site:

http://www.matematica.joinville.udesc.br/index.php/vetor-de-informacao

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista esse contato estabelecido pelo docente perante seu alunado, os professores em formação inicia, durante o processo de aplicação da SD, perceberam que alguns alunos

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall