• Nenhum resultado encontrado

Eficiência agronômica de fertilizantes organominerais em batateira, cultivar Asterix

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eficiência agronômica de fertilizantes organominerais em batateira, cultivar Asterix"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 2895

Eficiência agronômica de fertilizantes organominerais em batateira,

cultivar Asterix

Iago B. Tavares1; Bruno U. de Souza1; José Magno Q. Luz1; João R. Rodrigues1; Roberta C.de Oliveira1; Gustavo O. Alves 1

1 UFU - ICIAG Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Ciências Agrárias, Campus Umuarama,

38400-902 Uberlândia,MG; iago.bt@hotmail.com, bueharas@hotmail.com, jmagno@umuarama.com, joaoragr@hotmail.com, robertacamargos@gmail.com, gustavoagro47@gmail.com.

Resumo- A demanda relativa de fertilizantes para a cultura da batata é a maior entre as culturas produzidas no Brasil. O destaque da nutrição da cultura frente a alta resposta em produtividade exige que o manejo na utilização de fertilizantes seja realizado de forma eficiente, com base na necessidade, variável entre as cultivares e períodos de maior exigência, de acordo com o estádio de desenvolvimento das plantas. Neste contexto, analisar fontes e produtos que possam potencializar o balanço entre os nutrientes, promover melhorias em atributos físicos do solo, reduzir impactos ambientais e/ou, fornecer os nutrientes em consonância com as necessidades das plantas, precisam ser mais estudados. Neste sentido, objetivou-se avaliar a eficiência agronômica de fertilizantes organominerais em batateira, cultivar Asterix. O experimento foi conduzido no município de Perdizes-MG, entre maio e outubro de 2013, utilizando a cultivar Asterix. Os tratamentos consistiram na aplicação dos organominerais Acorda + Aminosan + Fitofert; Fitofert; Acorda e uma testemunha onde não houve aplicação deste tipo de fertilizante, ou seja, apenas a adubação convencional com NPK mineral. Apenas para produtividade de tubérculos da classe Especial, houve diferença entre os tratamentos, em que a aplicação de Acorda demonstrou ser mais favorável, com produtividade de 39,83 t ha-1.

Palavras-chave: Solanum tuberosum, adubação, produtividade, sólidos solúveis

Abstract: The relative demand for fertilizer for potato crop is the largest among the crops grown in Brazil. The highlight of nutrition response in front of the high productivity that management requires the use of fertilizers is carried out efficiently, based on need, varies among cultivars and periods of higher demand culture, according to the stage of plant development. In this context, analyzing sources and products that can enhance the balance between nutrients, promote improvements in soil physical

(2)

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 2896 properties, reduce environmental and impacts, provide the nutrients in line with the needs of plant, need to be further studied. In this sense, the aim was to assess the efficacy of biofertilizers fertilizers im potato cultivar Asterix. The experiment was conducted in Perdizes-MG, between May and October 2013, using the cultivar Asterix. Treatments consisted of application of biofertilizers Acorda+Aminosan+Fitofert; Acorda; Fitofert; and a control where no application of this type of fertilizers, only conventional mineral fertilizer NPK. Just for tuber yield of special class, there was no difference between treatments in the application Acorda proved more favorable with productivity of 39.83t ha-1.

Keywords: Solanum tuberosum, fertilizer, productivity.

A batata (Solanum tuberosum L.) é considerada a principal hortaliça, tanto em área cultivada como em preferência alimentar (Filgueira, 2008), fornecendo proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e nutrientes (Braun et al., 2011). Ocupa o terceiro lugar entre os alimentos mais consumidos no mundo, ficando atrás somente do arroz e do trigo (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2011).

A demanda relativa de fertilizantes para a cultura da batata é a maior entre as culturas produzidas no Brasil, variando de 2,3 a 2,8 t ha-1 (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1999). Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (2000) a cultura consome 5,7 vezes mais fertilizante que a cultura da soja.

O destaque da nutrição da cultura frente a alta resposta em produtividade exige que o manejo na utilização de fertilizantes seja realizado de forma eficiente, com base na necessidade, variável entre as cultivares e períodos de maior exigência, de acordo com o estádio de desenvolvimento das plantas. Neste contexto, analisar fontes e produtos que possam potencializar o balanço entre os nutrientes, promover melhorias em atributos físicos do solo, reduzir impactos ambientais e/ou, fornecer os nutrientes em consonância com as necessidades das plantas, precisam ser mais estudados.

Os organominerais é um exemplo de fertilizantes com efeitos benéficos que podem potencializar o cultivo de batata, nestes a proteção do íon fosfato, evita sua fixação pelo solo, a disponibilidade do N é mais lenta e gradual e o K são adsorvidos em parte pelo húmus evitando sua lavagem pelas águas da chuva. Dessa forma, a associação de fração

(3)

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 2897 orgânica aos minerais melhora o fornecimento de macro e micronutrientes às plantas (Albuquerque et al., 2010).

Os compostos orgânicos ou organominerais enquadram-se nas categorias de ativantes biológicos, estimulantes e reguladores de crescimento, fontes de nutrientes minerais de baixa concentração, condicionadores e agentes umectantes (NCR 103 Committee, 1984).

A melhoria promovida pelas frações da matéria orgânica, como por exemplo, a fração húmica, melhora e estimula a flora microbiana em volta do sistema radicular, o que facilita a liberação e retenção dos nutrientes, a retenção de água, a aeração, o estado do agregação do solo e, principalmente, a formação de quelatos naturais influenciando diretamente na nutrição da planta (Souza & Resende, 2003).

Apesar dos avanços tecnológicos empregados no seu cultivo, mais estudos são necessários para ampliar o conhecimento a cerca da dinâmica dos nutrientes nas plantas da batateira e seu reflexo na produtividade e qualidade dos tubérculos, especialmente nas regiões que apresentam microclimas favoráveis ao cultivo desta hortaliça.

Neste sentido, objetivou-se avaliar a eficiência agronômica de fertilizantes organominerais em batateira, cultivar Asterix.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido no município de Perdizes (19°21'10”S e 47º17'34" O), no estado de Minas Gerais, em maio de 2013, utilizando a cultivar Asterix, recomendada para indústria. Os tubérculos foram colhidos cerca de 150 dias após o plantio, quando a área atingiu o ponto de colheita comercial.

O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro tratamentos e seis repetições, totalizando 24 parcelas. Cada parcela foi constituída por oito linhas, espaçadas em 0,8 m entre linhas, cada uma com 5 m de comprimento, totalizando uma àrea de 32 m² por parcela. As quatro linhas centrais, desprezando-se um metro de cada extremidade, foi considerada a área útil da parcela, com área de 9,6 m². Os tratamentos consistiram na aplicação dos organominerais Acorda + Aminosan + Fitofert; Fitofert; Acorda e uma testemunha onde não houve aplicação deste tipo de fertilizante.

Segundo dados de JUMA AGRO (2013), os três fertilizantes utilizados são comercializados como fertilizante Organomineral Classe - A, líquido, à base de Carbono Orgânico, Fósforo, Mobilidênio e Cobalto, aditivado com aminoácidos, que

(4)

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 2898 participam diretamente nos processos de germinação, enraizamento, respiração, fotossíntese e síntese de proteínas da planta, melhorando seu metabolismo e suprindo suas necessidades nutricionais.

Tais produtos foram desenvolvido para pulverizações foliares, fertirrigações, bem como para tratamentos de sementes e pulverizações nos sulcos de plantio (antes da cobertura com terra), visando um melhor vigor germinativo e um melhor enraizamento e pegamento das plantas, obtendo-se maior vigor vegetativo (JUMA AGRO, 2013). A composição dos mesmos encontram-se na Tabela 1.

No plantio foi aplicado o fertilizante Acorda, sendo aplicado sobre a semente da batata, no dia 22/05. Na amontoa realizada, 34 dias após o plantio (DAP), foi aplicado o Aminosan. Já o Fitofert foi aplicado aos 44; 55; 70 e 86 DAP. Em todos os produtos, foi utilizado o respectivo a dose de 1L por hectare.

O preparo do solo foi realizado de acordo com o recomendado para a cultura da batata, por meio de uma aração seguida de gradagem destorroadora/niveladora e, posteriormente, abertura dos sulcos. A adubação foi realizada com as máquinas disponibilizadas pelo produtor, seguindo a análise do solo e orientações do mesmo, portanto a aplicação dos organominerais foi complementar a adubação química convencional, visando observar benefícios ao manejo já empregado.

O tratamento fitossanitário utilizado foi o mesmo da lavoura comercial, sendo aplicados apenas produtos registrados para a cultura da batata e nas doses recomendadas.

Aos 77 DAP, foi realizada coleta aleatória da 4° folha à partir do ápice da planta, em cada parcela. Após a coleta, as folhas foram destinadas ao laboratório para análise foliar, na qual foi quantificado o teor de macronutrientes e micronutrientes (Tabela 2). Devido à falta de água durante aproximadamente uma semana, a colheita só pôde ser efetuada no dia 21/09, 153 dias após o plantio. Foi realizada a colheita semi-mecanizada, com utilização de uma arrancadeira que expôs as batatas das duas linhas centrais à superfície, as quais foram recolhidas manualmente e colocadas em sacos. Os tubérculos colhidos e a classificação aconteceu mediante segregação, utilizando duas peneiras (45 e 36 mm). Foram estabelecidas cinco classes: tubérculos com diâmetro superior a 45 mm (Especial), superior a 36 mm (Primeira), inferior a 36 mm (Pirulito), tubérculos com deformações (Boneca) e tubérculos danificados por impactos ou doenças (Descarte).

(5)

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 2899 O teor de sólidos solúveis foi determinado através da técnica do densímetro. Nesta técnica, uma amostra de tubérculos tipo Especial (3,63 kg) de cada parcela foi imersa em um tanque com capacidade de 100 litros de água obtendo-se o peso úmido, a partir de cálculos obteve-se o peso específico da amostra, o qual está relacionado com o teor de sólidos solúveis em porcentagem.

Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, pelo teste F, a 5%. A partir das médias foram feitas comparações pelo teste de Tukey, com auxílio do programa SISVAR (Ferreira, 2008).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os teores de nutrientes presentes nas folhas encontram-se na tabela 4. Observou-se que os valores de N, K e Mg estão entre os níveis adequados, entre 3-5%, 4-8% e 0,5-0,8%, respectivamente.

Quanto ao P, os valores adequados variam de 0,2-0,4%. Observou-se que todos os tratamentos e a testemunha estão na faixa adequada. Todos os valores de Ca encontraram-se maiores do que os valores recomendados, (entre 0,7-1,6%). Por outro lado, todos os valores de S se encontram mais baixos do que os valores de referência, entre 0,3-0,4%.

Em relação aos micronutrientes, a faixa adequada para o teor de Fe é de 70-150, e que pela análise feita, os resultados se encontram muito acima do adequado, assim como o Mn, sendo adequada a faixa de 30-250 mg kg-1. O Zn também estava com valor muito elevado, sendo adequados os valores de 30-200 mg kg-1. Os valores adequados de B variam de 30-40 ppm, o que no caso somente o tratamento Acorda + Aminosan + Fitofert apresenta um valor de 25 mg kg-1, sendo adequado e o maior valor. Em relação ao Cu, seus valores adequados variam de 7-20, e que de acordo com a análise somente o tratamento Fitofert apresentou valor adequado de 7 mg kg-1, sendo também o maior valor.

Quanto à produtividade da cultivar Asterix, observa-se na Tabela 5 que somente na classe de batata Especial, houve uma diferença significativa entre os tratamentos, sendo o melhor tratamento o que recebeu apenas o produto Acorda no sulco de plantio. O tratamento Fitofert e a testemunha tiveram valores intermediários para a tipo Especial, sem diferir significativamente dos demais. As demais classes de batata não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos.

(6)

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 2900 Os resultados acima descritos mostram efeito isolado do produto Acorda que conforme JUMA AGRO (2013) é um fertilizante Organomineral Classe - A, líquido, à base de Carbono Orgânico, Fósforo, Mobilidênio e Cobalto, aditivado com aminoácidos, que participam diretamente nos processos de germinação, enraizamento, respiração, fotossíntese e síntese de proteínas da planta, melhorando seu metabolismo e suprindo suas necessidades nutricionais e quando aplicado no sulco, como no presente trabalho, promove um melhor vigor germinativo e um melhor enraizamento e pegamento das plantas, obtendo-se maior vigor vegetativo. Este melhor estabelecimento da planta tende naturalmente a interferir positivamente na produtividade.

No entanto, o efeito do Acorda não se expressou na mesma proporção no tratamento quando além deste produto foram aplicados via foliar os produtos Aminosan e Fitofert. A adubação foliar tem o objetivo de complementar da maneira equilibrada a adubação feita no solo, com estes nutrientes ou mesmo para situações de estresses e em momentos críticos de demanda de nutrientes e energia por parte da planta (Filgueira, 2008). Estas aplicações podem ser feitas individualmente, ou em conjunto com outros fertilizantes, ou até com defensivos químicos compatíveis (Dimenstein, 2004), como no presente trabalho.

A presença dos fertilizantes foliares pode ter alterado o equilíbrio nutricional da planta caracterizando excesso. Esta afirmação está respaldada pelos dados da tabela 4 onde quase todos nutrientes estavam em quantidade acima da faixa recomendada, já que no momento da coleta das folhas (77 dias após o plantio) já tinham ocorridas as aplicações do Aminosan e três de Fitofert. Vale ressaltar ainda que estes produtos tem em sua composição N, P e K que são os nutrientes usados nas adubações de plantio e cobertura. De acordo com Furlani e Purqueiro (2010) para a produção de todas as diferentes espécies de hortaliças, que normalmente são feitas sob condições de cultivo intensivo, existe a necessidade de adequado suprimento de nutrientes desde o estádio de plântula até a colheita, haja vista que o desequilíbrio nutricional, seja por carência ou excesso de nutrientes, é fator estressante para a planta.

Segundo Guimarães (2003) a adubação foliar vale-se o fenômeno da absorção de solutos pelas superfícies das folhas, sendo utilizada para aplicar nutrientes minerais, aminoácidos, hormônios e açúcares. Apresenta enorme potencial agronômico e econômico para a cultura da batata, sendo porém, tecnologia ainda pouco explorada,

(7)

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 2901 tanto por produtores quanto por empresas de fertilizantes e órgãos de pesquisa. Portanto, mesmo passados 10 anos desta afirmação, a mesma continua atual, pois são ainda necessários muitos estudos de como culturas como a batata respondem a diferentes fontes, doses e épocas de aplicação de fertilizantes foliares.

Com relação a análise de percentagem de sólidos (Tabela 5), os resultados não diferiram entre os tratamentos avaliados.

O produto Acorda aplicado exclusivamente no sulco de plantio proporcionou maior produtividade. Os produtos foliares Aminosan e Fitofert não tiveram efeito significativo na produtividade.

AGRADECIMENTOS

À Juma-Agro, grupo Rocheto, FAPEMIG e CAPES. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGRIANUAL – Anuário da Agricultura Brasileira. 2011. Batata. São Paulo: FNP. 482p.

ALBUQUERQUE AW; ROCHA ES; COSTA JV; FARIAS AP; BASTOS AL. 2010. Produção de helicônia Golden Torch influenciada pela adubação mineral e orgânica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14: 1052-1058. ANDA - Associação Nacional para Difusão de Adubos. 2000.Anuário Estatístico. São

Paulo. 252 p.

BRAUN H; FONTES PCR; BUSATO C; CECON PR. 2011. Teor e exportação de macro e micronutrientes nos tubérculos de cultivares de batata em função do nitrogênio. Bragantia 70(1):50-57.

DIMENSTEIN, L. Manejo nutricional em batata via fertirrigação e aplicação foliar. Batata Show, v.4, 2004. Disponível

em:<http://www.abbabatatabrasileira.com.br/revista09_016.htm>

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA-EMBRAPA. 1999. A

cultura da batata. Brasilia: EMBRPA: SNH. 184p.

FERREIRA DF. 2008. SISVAR: um programa para análises e ensino de estatística.

Revista Symposium 6: 36-41.

FILGUEIRA FAR. 2008. Novo manual de olericultura. 3. ed. Viçosa: UFV. 421 p. FURLANI PR; PURQUERIO LFV. 2010. Avanços e desafios na nutrição de hortaliças.

In: Nutrição de Plantas: diagnose foliar em hortaliças. MELLO PRADO, R. et al. Jaboticabal:FCAV/CAPES/FUNDUNESP, 2010. p.45-62. Atualizado em 23/4/2010.

GUIMARÃES TG. 2003. Adubação foliar em batata. Batata Show, 8. :Disponível em: <http://www.abbabatatabrasileira.com.br/2008/revista.asp?id_REVCAT=8&id_RE VCON=242>. Acessado em: 20 out. de 2013.

JUMA AGRO. Juma Agro – uma empresa de soluções. 2013, 10 de dezembro. Produtos. Disponível em:<http://www.juma-agro.com.br/>. Acessado em 24 de nov. de 2013.

(8)

Hortic. bras., v. 31, n. 2, (Suplemento-CD Rom), julho 2014 2902 NCR-103 COMMITTEE-Non-traditional soil amendments and growth stimulants. 1984. Compendium of research reports on use of non-traditional material for crop production.Ames: Iowa State University. Cooperative ExpeNion Service. 473p. SOUZA, JL; RESENDE P. 2003. Manual de horticultura orgânica. Viçosa: Aprenda

fácil. 564 p.

Tabela 1. Composição dos fertilizantes organominerais utilizados. (Composition of fertilizers used biofertilizers), Perdizes-MG, 2013.

Acorda Aminosan Fitofert

Formulação (Acorda) % g L-1 % g L-1 % g L-1

N sol. em água -- -- 9,00 112,5 4,50 49,5

P2O5 sol. em água 3,00 37,80 2,00 25,0 3,00 33,0

K2O sol. em água -- -- 1,00 12,5 -- --

Carbono Orgânico

Total 6,00 75,60

10,50

131,2

6,00 66,0

Cobalto sol. em água 0,30 3,78 -- -- -- --

Molibdênio sol. em água 2,00 25,20 -- -- -- -- Fonte: http://www.juma-agro.com.br/

Tabela 2. Laudo de análise foliar dos tratamentos (Report of foliar treatments), Perdizes-MG, 2013. MACRONUTRIENTES MICRONUTRIENTES Descrição da Amostra N P K Ca Mg S B Cu Fe Mn Zn % mg/kg Acorda + Aminosan + Fitofert 3,92 0,48 6,25 3,10 0,64 0,13 25 6 326 532 128 Fitofert 3,68 0,31 6,20 3,50 0,63 0,09 22 7 388 567 124 Acorda 3,78 0,22 6,35 3,30 0,62 0,09 23 6 453 469 118 Testemunha 3,61 0,28 5,95 2,80 0,65 0,05 13 5 290 402 94

Tabela 3. Produtividade (t ha-1) de cada tratamento (Productivity (t ha-1) from each treatment), Perdizes-MG, 2013.

Tratamentos

Tipo Batata (t ha-1) Sólidos Especial Primeira Pirulito Boneca Descarte

Acorda + Aminosan +

Fitofert 31,06b 2,36a 2,55a 0,43a 0,37a

18,77a Fitofert 32,64ab 2,42a 2,43a 0,20a 0,33a 18,53a Acorda 39,83a 2,03a 2,05a 0,23a 0,61a 18,53a Testemunha 36,94ab 1,76a 2,06a 0,66a 0,63a 18,17a

1

Médias seguidas por letras distintas diferem entre si pelo teste de Tukey a 0,05 de significância

Referências

Documentos relacionados

 o custo de fabricação de uma memória é bastante variado em função de diversos fatores, entre os quais se pode mencionar: tecnologia de fabricação, que redunda em maior ou

4) O valor de potência instalada da usina deverá atender a expressão: Potência Instalada = (nº de unidades) x (potência unitária nominal dos geradores em kVA) x (fator de potência);

O fato de haver uma grande concentração de insti- tuições federais de ensino superior no Sudeste e no Sul certamen- te influenciou os resultados sobre as aprovações de projetos

Croatto explicita o processo hermenêutico a partir da Linguística, enfatizando a leitura como produção de sentido, o que, sem dúvida, tem grandes implicações também para a

Mensuramos a sobreposição de nicho no sítio de vocalização e analisamos sete parâmetros acústicos para testar a existência de estrutura na taxocenose, baseado nas

Ao analisarem-se os resultados obtidos do custo operacional (Tabela 3), levando em consideração a doação das fontes de carbono (glicerol, melaço e soro de leite)

Dessa maneira na Tabela 3 com- parou-se essa extrapolação artificial, semelhante ao que ocorre na prática em Rorainópolis, com o volume total observado para as 54 árvores- -amostra

Em relação às ideias expostas por Edward Casey, retenho as ideias de recetáculo, contentor e matriz da conceção clássica que implicam um princípio criador e