• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS VIGÊNCIA DO EDITAL 02/2021 de 01 março a 17 de dezembro de 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS VIGÊNCIA DO EDITAL 02/2021 de 01 março a 17 de dezembro de 2021"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS

VIGÊNCIA DO EDITAL 02/2021 de 01 março a 17 de dezembro de 2021

EDITAL 003/2021

O Programa De Pós-Graduação Em Medicina: Ciências Médicas comunica a abertura do Processo Seletivo para ingresso em nível de Doutorado por fluxo contínuo

com ingresso direto, para não portadores do título de Mestre, no período de 01 de

março a 17 de dezembro de 2021. I – Das Vagas

Art. 1º - As vagas serão ofertadas conforme disponibilidade de orientadores do

Programa.

Parágrafo único - Havendo candidatos em número superior as vagas de orientadores do Programa, o preenchimento das mesmas obedecerá a ordem de classificação dos candidatos, conforme pontuação da análise do Currículo Lattes, sendo que 15% (quinze por cento) dessas vagas estão reservadas para candidatas/os autodeclaradas/os negras/os, indígenas e quilombolas.

II – Da inscrição

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período

de 01 de março a 17 de dezembro de 2021, via e-mail do PPGCM (ppgcm@outlook.com ou ppgcm@ufrgs.br). Em nenhuma hipótese serão aceitos documentos enviados após o último dia de inscrição, mesmo em caráter de substituição ou complementação.

Parágrafo único - A inscrição poderá ser realizada utilizando os formulários disponíveis em anexo neste Edital, sendo somente efetivada quando do recebimento completo e correto da documentação exigida.

(2)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS

VIGÊNCIA DO EDITAL 02/2021 de 01 março a 17 de dezembro de 2021

Art. 3º - Serão aceitas inscrições de candidatos graduados em Medicina ou em áreas

das ciências médicas (não-médicos), na modalidade fluxo contínuo com ingresso direto, para não portadores do título de Mestre.

§ 1º - Serão aceitas as inscrições para a categoria dos candidatos que preencherem todas as seguintes condições:

I. Ter publicado pelo menos dois artigos entre os estratos Qualis/CAPES A1 à B1 (com base nos estratos de referência em octis - https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/relatorio-qualis-med1-pdf) ou um artigo A1 ou A2 como primeiro autor nos últimos cinco anos.

II. Ter Currículo Lattes cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

III. Apresentar projeto de pesquisa compatível com o programa de doutorado, a ser avaliado por comissão interna do PPGCM

IV. Ter aceite de orientador pertencente ao corpo docente do PPGCM V. Ser aprovado na defesa do projeto de pesquisa de doutorado e do perfil

acadêmico frente à Banca Examinadora, designada pela Comissão Coordenadora do Programa para tal fim, constituída por quatro Professores com título de Doutor ou equivalente, sendo pelo menos 2 (dois) membros do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas e dois externos à UFRGS. O candidato terá 40 min para a apresentação do projeto de doutorado, que será seguida da defesa do perfil acadêmico, que será realizada em, no máximo, 20 min e após pela arguição de ambos pela Banca Examinadora.

§ 2º - Documentação exigida para os candidatos:

I – Apresentação da cópia do diploma da graduação para candidatos médicos e não médicos, nacional ou estrangeiro.

II - Apresentação de currículo no modelo Lattes documentado com cópia dos artigos publicados, comprovantes de iniciação cientifica, estágio no exterior e atividades de pesquisa (deverá estar cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq);

III - Apresentação do projeto de pesquisa a ser desenvolvido conforme modelo disponível na página do PPGCM (http://www.ufrgs.br/ppgcm);

IV – Cópia dos seguintes documentos: 1) Carteira de Identidade; 2) CPF (se não constar na carteira de identidade); 3) Passaporte (para o candidato que for estrangeiro);

V – Candidato estrangeiro ou candidato que tenha Curso de Graduação em outro país cujo projeto envolva prática de ato profissional deverá apresentar documento de licença de exercício profissional legalmente reconhecida no Brasil.

(3)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS

VIGÊNCIA DO EDITAL 02/2021 de 01 março a 17 de dezembro de 2021

VI – Planilha de pontuação para análise do currículo – Anexo 1, devidamente preenchida com a pontuação, de acordo com os itens constantes na mesma. Esta pontuação depois será conferida pela Comissão de Avaliação.

VII - Formulário de inscrição devidamente preenchido e legível (Anexo 4)

VIII – Comprovante de pagamento da taxa de inscrição para a seleção no valor de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais) através de Guia de Recolhimento da União (GRU). As orientações para a emissão da GRU encontram-se no Anexo 5.

§ 3º - Isenção da taxa de inscrição:

Os candidatos interessados em solicitar isenção do valor da inscrição, devem preencher o formulário socioeconômico (anexo 3 deste edital). As respostas das solicitações serão disponibilizadas em até 30 (trinta) dias após o envio da documentação por e-mail (ppgcm@outlook.com ou ppgcm@ufrgs.br).

Art. 4º - As inscrições serão homologadas pela Comissão Coordenadora do Programa

em até 20 dias após o encaminhamento da inscrição. A divulgação será feita no site do PPGCM/FAMED e/ou por e-mail.

III – Do Processo Seletivo

Art. 5º - Somente os candidatos que tiverem sua inscrição homologada poderão participar

do Processo Seletivo.

§ 1º - O processo seletivo dos candidatos para a categoria se dará, após comprovação do pré-requisito mínimo descrito no Artigo 3º, Parágrafo 2º, inciso I, pela avaliação do projeto de pesquisa e do perfil acadêmico por Banca Examinadora designada pela Comissão Coordenadora do Programa para tal fim, constituída por quatro Professores com título de Doutor ou equivalente, sendo pelo menos 2 (dois) membros do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas e dois externos à UFRGS; bem como pelo preenchimento dos pré-requisitos descritos no Artigo 3º, Parágrafo 2º, inciso I.

§2º - Se o número de candidatos aprovados exceder o número de vagas disponibilizadas para um orientador será(ão) selecionado(s) o(s) candidato(s) segundo a ordem de classificação da avaliação do CV Lattes, conforme o parágrafo único, do artigo 1º, sendo que 15% (quinze por cento) dessas vagas estão reservadas para candidatas/os autodeclaradas/os negras/os, indígenas e quilombolas.

(4)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS

VIGÊNCIA DO EDITAL 02/2021 de 01 março a 17 de dezembro de 2021

§3º - A classificação dos candidatos dará prioridade para o recebimento das bolsas de Doutorado CAPES à disposição do Programa para aqueles que as solicitarem e não tiverem impedimentos legais para tal. Neste critério, serão considerados também o número de desistentes e de alunos em atraso na indicação do orientador pelo solicitante.

IV – Dos resultados

Art. 6º - A relação dos aprovados será divulgada na página do Programa

(www.ufrgs.br/ppgcm) em até 60 dias após o término da seleção.

Art. 7º - Os eventuais recursos serão recebidos pela Secretaria do Programa até 48h

após a divulgação dos resultados, via e-mail do PPGCM (ppgcm@outlook.com ou ppgcm@ufrgs.br).

Art. 8º - Os resultados finais da seleção serão divulgados na página do Programa em até

72h após a análise do recurso.

V - Das Reservas de Vagas

Art. 9º - Do número total de vagas definido neste edital, 15% (quinze porcento) estão

reservadas para candidatas/os autodeclaradas/os negras/os, indígenas e quilombolas.

§ 1º - O Sistema de Reserva de Vagas é destinado apenas a brasileiros natos ou naturalizados.

§ 2º - Em caso de inexistência, insuficiência ou não aprovação, no processo seletivo, de número de candidatas/os autodeclaradas/os previstos no caput deste Artigo, as vagas serão redistribuídas para a ampla concorrência.

§ 3º - As etapas do processo seletivo serão as mesmas para todas/os as/os candidatas/os, guardadas as especificidades descritas a seguir: (1) Candidatas/os indígenas e quilombolas deverão anexar à inscrição, obrigatoriamente em PDF, - Declaração da liderança ou declaração da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) ou de agência equivalente com reconhecimento oficial ou - Declaração da liderança ou registro do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) ou de agência equivalente com reconhecimento oficial, respectivamente. (2) Candidatas/os autodeclaradas/dos negras/os deverão anexar à inscrição, obrigatoriamente em PDF, Formulário de autodeclaração negra para candidatos ação afirmativa (Anexo 6).

§ 4º - Ao término do certame será aprovada/o somente a/o candidata/o do Sistema de Reserva de Vagas que obtiver nota final igual ou superior a 6.0 pontos no Currículo e 6.0 pontos no projeto de pesquisa.

(5)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS

VIGÊNCIA DO EDITAL 02/2021 de 01 março a 17 de dezembro de 2021

§ 5º - As/os candidatas/os do Sistema de Reserva de Vagas que atingirem nota final superior às/aos das/os candidatas/os da ampla concorrência poderão ocupar as vagas de ampla concorrência, a vaga será preenchida por outra/o candidata/o a que se aplica à reserva de vagas, seguindo a ordem de classificação no certame.

§ 6º - Aplicam-se às/aos candidatas/os do Sistema de Reserva de Vagas todas as demais normas previstas no edital de seleção para as/os candidatas/os de ampla concorrência. § 7º - Em caso de desistência da/o candidata/o autodeclarada/o, a vaga será preenchida por outra/o candidata/o a que se aplica à reserva de vagas, seguindo a ordem de classificação no certame.

VI – Do ingresso

Art. 10º - Os candidatos selecionados, após serem cadastrados, deverão efetuar sua

matrícula via portal do aluno, logo da sua aprovação no Curso de Doutorado. Caso a matrícula via portal do aluno não esteja mais disponível, os candidatos selecionados deverão fazer a sua matrícula nas disciplinas que ainda não iniciaram e que tiverem vagas disponíveis, através de solicitação via e-mail (ppgcm@outlook.com ou ppgcm@ufrgs.br).

VI – Da Comissão de Seleção

Art. 11 - A Banca Examinadora, designada pela Comissão Coordenadora do Programa,

será constituída por quatro Professores com título de Doutor ou equivalente, sendo pelo menos 2 (dois) membros do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas e dois externos à UFRGS, sendo um destes titular e o outro membro suplente.

Parágrafo único - Ao suplente caberá substituir o titular durante o processo seletivo.

VII – Disposições gerais

Art. 12 - Os resultados deste Processo Seletivo serão válidos somente até a publicação

do Edital referente ao próximo Processo Seletivo, cessando a partir daquela data, quaisquer direitos e deveres.

Art. 13 - Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela

(6)

FACULDADE DE MEDICINA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA: CIÊNCIAS MÉDICAS

VIGÊNCIA DO EDITAL 02/2021 de 01 março a 17 de dezembro de 2021

Cronograma do Edital

Etapa Período

Período de inscrição 1 de março a 10 de dezembro de 2021

Homologação das inscrições 1 semana após recebimento da inscrição

Realização das Entrevistas até 15 dias após a homologação da

inscrição

Data de divulgação do resultado até 7 dias úteis após a entrevista

Prazo para recursos 5 dias úteis após a divulgação do resultado

Divulgação do resultado final até 30 dias após o resultado final

Endereço:

Rua Ramiro Barcelos, 2400, 2º andar CEP: 90035-003 – Porto Alegre, RS Fone: (051) 3308-5605

(7)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

ANEXO 1: PLANILHA DE PONTUAÇÃO - ANÁLISE DO CURRÍCULO CANDIDATO: ITEM Nº DE PONTOS Nº DE PONTOS ATRIBUIDOS a) Experiência Profissional Na área do projeto 1,0

Fora da área do projeto 0,5

Nº máximo de pontos: 1,0

b) Produção cientifica (Publicação em revistas)

QUALIS A1 1,5

QUALIS A2 1,0

QUALIS B1 0,8

QUALIS B2 0,6

QUALIS ≤ B3 0,4

Nº máximo de pontos: Não há escore máximo. c) Atividades em projetos de pesquisa

Por Projeto 0,5

Nº máximo de pontos: 2,0

d) Domínio de duas línguas Estrangeiras

Por proficiência 1,0

Nº máximo de pontos: 2,0

e) Participação em eventos científicos internacionais

Apresentação de temas livres (cada trabalho) 0,4 Somente participação em eventos (a cada evento) 0,1

Nº máximo de pontos: 1,0

f) Participação em eventos científicos nacionais

Apresentação de temas livres (cada trabalho) 0,2 Somente participação em eventos (a cada evento) 0,1

Nº máximo de pontos: 1,0

g) Histórico escolar do mestrado

Maioria de Conceitos A 1,0 Maioria de Conceitos B 0,4 Maioria de Conceitos C 0 Nº máximo de pontos: 1,0 Total Nome do Avaliador: Assinatura do Avaliador: Data: Obs:

(8)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

ANEXO 2: LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA E GENÉTICA

1. LINHA – Aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, diagnósticos e

terapêuticos dos sistemas: endocrinológico e metabólico; dermatológico,

cardiorrespiratório, hematopoiético; urogenital; reumatológico e imunológico.

2. LINHA - Oncologia; Genética clínica e molecular: estudos de rastreamento,

bioquímica, imuno-histoquímica, moleculares, doenças adquiridas e hereditárias.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: GINECOLGIA E REPRODUÇÃO HUMANA

3. LINHA - Sistema reprodutivo, genito-urinário e medicina fetal estudo de

marcadores fisiopatológicos, diagnósticos e prognósticos.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: NEUROCIÊNCIA

4. LINHA - Neurociência clínica e experimental: fisiologia, fisiopatogenia,

processamento cognitivo comportamental, diagnóstico, prognóstico, terapêutica, ritmos biológicos e medicina do sono

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FARMACOLOGIA

5. LINHA - Farmacologia clínica e experimental: estudos experimentais, eficácia e

(9)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

ANEXO 3: FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

Solicitação nº __________________ (preenchimento pelo PPGCM)

PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO Nome do candidato:

Identidade nº CPF: Endereço atual do candidato (rua, Av.):

Bairro: Cidade

Telefone para recados: CEP:

Identifique-se numa das situações abaixo:

1- Situação do candidato

( ) Candidato solteiro, com ou sem renda própria, residindo com os pais; ( ) Candidato solteiro, com renda própria, residindo sozinho;

( ) Candidato casado(a) ou com companheiro(a) com ou sem filhos; ( ) Candidato separado(a) residindo com os filhos;

( ) Candidato separado(a) com novo companheiro(a); ( ) Candidato separado(a) residindo sozinho(a);

( ) Outra. Especifique: ... ...

2 – Condições de moradia da família e/ou do candidato

( ) Casa ou apartamento próprio ( ) Casa ou apartamento em aquisição ( ) Casa ou apartamento alugado

( ) Casa ou apartamento cedido. Por quem? ... ( ) Divide aluguel com colegas. Qual o valor que você paga? R$ ... ( ) Pensão. Mensalidade de R$ ... ( ) Outra. Especifique: ... ... ... PARECER ( ) Deferido ( ) Indeferido Motivo ... ... ____/_____/_______ Ass.: ___________________________________________________ REESTUDO ( ) Deferido ( ) Indeferido Motivo ... ... ____/_____/_______ Ass.: ____________________________________________ UFRGS/PPGCM Nome: ...

(10)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

DOCUMENTAÇÃO

ATENÇÃO: Esta folha deve ser entregue juntamente com a respectiva

documentação abaixo para avaliação pela PPGCM

1. Se dependente dos pais ou responsáveis:

a) Declaração do imposto de renda dos pais ou responsáveis;

b) Informe de rendimento e retenção na fonte – IRPF, dos pais ou responsáveis; c) Contracheque ou Declaração do Empregador dos pais ou responsáveis.

2. Se assalariado:

a) Declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega no Banco; b) Informe de rendimento e retenção na fonte – IRPF;

c) Contracheque ou Declaração do Empregador.

2 – Se comerciante:

a) Declaração do Pró-Labore;

b) Declaração de Imposto de Renda – Pessoa Jurídica e Registro da Firma.

3 – Se aposentado:

a) Comprovante mensal de Aposentadoria, Pensão ou outro benefício.

4 – Se proprietário ou trabalhador rural:

a) Cadastro de imóvel rural atualizado (cadastro do INCRA – Ministério da Agricultura);

b) Declaração fornecida pelo trabalhador ou proprietário rural onde conste: - utilização da terra; produção (o que produz); quantidade (o quanto produz); renda dos últimos 12 meses e referentes a quê; descrição dos bens.

5 – Se trabalhador autônomo:

a) Declaração de próprio punho onde conste o rendimento mensal médios, a descrição das atividades e dos bens;

b) Registro de autônomo no INSS (cartão de identificação e último recolhimento de contribuição).

6 – Para solicitação de ISENÇÃO DO VALOR DA INSCRIÇÃO, adicionalmente aos

documentos descritos nos itens 1 a 5, devem ser apresentados os documentos mínimos recomendados para comprovação da renda familiar bruta mensal, conforme o caso (cópia simples):

(11)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

TRABALHADORES ASSALARIADOS: Contracheques; Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; CTPS registrada e atualizada; CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica; Extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no FGTS; Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

ATIVIDADE RURAL: Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ; Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso; Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas; Notas fiscais de vendas.

APOSENTADOS E PENSIONISTAS: Extrato mais recente do pagamento de benefício; Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

AUTÔNOMOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS: Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver; Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso; Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada; Extratos bancários dos últimos três meses. RENDIMENTOS DE ALUGUEL OU ARRENDAMENTO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS: Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

OBSERVAÇÕES: o candidato deverá apresentar cópia simples dos documentos solicitados, pois os mesmos ficarão arquivados no processo. Os requerentes terão a garantia de sigilo quanto às informações fornecidas.
 Não haverá devolução de documentos. Situações não previstas serão analisadas pela Comissão de Pós-Graduação.

(12)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

ANEXO 4: FICHA DE INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO DE DOUTORADO

Nº Inscrição Mês Ano Nível

Doutorado

Nome:...Cor/Raça: ... Research ID: ... ORCID: ...

Data de Nascimento: _____/_____/_____ Estado Civil: ... Naturalidade: ... Nacionalidade: ... Filiação: ... CPF: ... Identidade: ... Expedição: __/__/__ Necessita de recursos de acessibilidade para realizar a entrevista: [ ] sim [ ] não Endereço Residencial: ... ... Cep: ... Cidade: ... Endereço Profissional: ... ... Cep: ... Cidade: ... Fones (DDD): ... Celular (DDD): ... E-mail: ... Especialidade: ... Orientador(a): ... Título do Projeto: ... ... FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

NÍVEL INSTITUIÇÃO (Cidade) - CURSO INÍCIO FINAL

Graduação ____/____ ____/____

Mestrado ____/____ ____/____

DEDICAÇÃO AO PROGRAMA

( ) Dedicação Exclusiva ( ) 20 a 40 horas semanais ( ) 40 horas semanais ( ) até 20 horas semanais

LINHA DE PESQUISA

1. ...

OBSERVAÇÕES:

... Porto Alegre, ... de... de 201_.

____________________________________ Assinatura do aluno

(13)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

Anexo 5 – INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA

UNIÃO

Acessar a página da UFRGS, no endereço eletrônico http://www.ufrgs.br, clicar na aba Serviços. Após, clicar em Guia de Recolhimento da União. Ou através

do acesso direto no endereço eletrônico

http://www1.ufrgs.br/guiarecolhimento/pagamentoexterno.php. A seguir:

1. Preencher com os dados pessoais solicitados; 2. Número do contrato: não preencher

3. Parcela: não preencher

4. Vencimento: colocar a data em que pretende recolher a taxa 5. Valor Documento: R$ 380, 00 (trezentos e oitenta reais) 6. Multa: não preencher

7. Descrição do recolhimento: na seta à direita selecionar “Taxa de inscrição concurso e processos seletivos”;

8. Unidade Gestora: na seta à direita selecionar “153314 – Faculdade de Medicina”;

9. Órgão de arrecadação: na seta à direita selecionar “Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas”;

10. Descrição: Taxa de inscrição processo seletivo Doutorado 2019;

Após o preenchimento, clicar em “Emitir GRU”. O boleto será gerado, conferir dados, atentar para as regras de impressão, imprimir e realizar o pagamento até a data do vencimento. Após, anexar o comprovante ao processo.

(14)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

Anexo 6 - FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO NEGRA

Eu, ___________________________________________________________, Portador do R.G. nº_____________________, CPF de nº _____________________, declaro que sou negro ou negra , conforme o quesito de cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para o fim específico de atender o parágrafo 3º do artigo 11º do Edital 06/2020 do Processo Seletivo de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Estou ciente que, se for detectada falsidade desta declaração, estarei sujeito às penalidades legais, inclusive de eliminação deste concurso, em qualquer fase, e de anulação de minha aprovação após procedimento administrativo regular, em que sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa.

____________________________________ Assinatura da/o candidata/o

(15)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas Doutorado

ANEXO 7 – CRITÉRIOS ANÁLISE DO PROJETO

1 - Questão de Pesquisa do Projeto (FINER) - (0-5 pontos) ______pontos

Apresenta a questão de pesquisa com clareza [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não A questão é....

Factível ? [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Interessante? [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Nova? [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Ética? [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Relevante? [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

2 - Forma – considerar apenas a adequação da forma dos itens (0-1 pontos) ____pontos

Capa [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Sumario [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Resumo [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Abstract [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Introdução [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Palavra-Chave [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Revisão sistematizada de literatura [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Justificativa [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Marco conceitual e Desenho [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Objetivo [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Método [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Apresenta diretriz metodológica [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Formatação geral [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Bibliografia [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

3 - Introdução/revisão da literatura e objetivos (0-2 pontos) _____pontos

Delimita o conhecimento atual [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Justifica o projeto de pesquisa [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Referências pertinentes ao tema e atualizadas [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Define objetivos específicos [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

4 - Materiais e métodos (0-2 pontos) _____pontos

População em estudo [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Delineamento do estudo [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Critérios de elegibilidade dos participantes [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Definição das variáveis em estudo [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Processo de amostragem [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Cálculo do tamanho da amostra [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Técnicas empregadas (quando pertinente) [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Implementação do estudo [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Planejamento da análise dos dados [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Aspectos éticos [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Termo de consentimento informado [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Cronograma [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não Financiamento do projeto [ ] Sim [ ] Parcial [ ] Não

Nota Final (0-10): __________ Aprovado (nota > 6) ( ) sim ( ) não.

Justificativa para não aprovação: _____________________________________________________ Necessita de correções que possam comprometer a execução do projeto? ( ) sim ( ) não

Referências

Documentos relacionados

Os achados foram analisados de acordo com quatro grupos, sendo eles; Completude e consistência: 59,6% das notificações estavam com o item “bairro” em branco, em 21% a

No entanto, tanto o compromisso assumido no artigo 16.º como o facto de a legislação subsequente (conhecida como «two-pack») já ter muitos dos seus elementos

Para melhor interpretação das características genéticas dos touros líderes de sumário, serão apresentados resultados de outro grupo de DEPs analisadas pela ANCP (Tabela

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

❑ Se aparecer um aviso relacionado com o código de região quando estiver a utilizar o leitor de DVD, o DVD que está a tentar reproduzir pode ser incompatível com a unidade de

Câmara dos Santos.. A pesquisa deste casal é divulgada no mundo a partir da publicação do primeiro artigo que tratava da teoria pelo Van Hiele na França, pois até então a teoria

Essa nova realidade apresenta as fronteiras de agricultura capita- lista, como é o caso do Oeste da Bahia, privilegiado por alguns eventos responsáveis por tal mudança, tais como