• Nenhum resultado encontrado

Como Pensar e Agir Como Um Trader Ativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como Pensar e Agir Como Um Trader Ativo"

Copied!
146
0
0

Texto

(1)
(2)

2 Scalper Trader Cursos e Treinamentos

www.scalpertrader.com.br contato@scalpertrader.com.br andre.hanna@scalpertrader.com.br andre.antunes@scalpertrader.com.br

Material integrante do Programa Tape Reading Automatizado

Data desta edição: Junho de 2015 Edição: 3º

Autor: André Hanna Farath

COPYRIGHT © 2015 Scalper Trader Cursos e Treinamentos TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, transcrita, arquivada eletronicamente ou transmitida por qualquer maneira ou por quaisquer meios, sejam eletrônicos, mecânicos, fotográficos, magnéticos ou similar, sem autorização prévia e por escrito do detentor dos direitos autorais, conforme a Lei 5.988, de 14 de dezembro de 1973, artigos 120 - 130.

As ideias aqui apresentadas refletem a opinião do autor, não devendo, portanto, ser confundidas com recomendações de investimento. Cada leitor é responsável por sua suas próprias decisões de investimento.

(3)

3 SUMÁRIO

Apresentação ... 4

Como Pensar e Agir como um Trader Ativo Capítulo 1 – Introdução ... 8

Capítulo 2 - Natureza dos Mercados ... 23

Capítulo 3 - Percepção e Processo de Pensamento ... 34

Capítulo 4- Acompanhar o Mercado com Objetividade ... 52

Capítulo 5- Interação com os Mercados e Perspectivas ... 59

Capítulo 6- Sincronizando a Mente com o Fluxo dos Mercados ... 72

Capítulo 7- Sincronizando o Operacional com o Fluxo dos Mercados .... 97

Manual de Visualização ... 118

Primeiro Exercício ... 136

Segundo Exercício ... 138

(4)

4 APRESENTAÇÃO

Dentre todas as curiosidades que tínhamos durante nossa fase de aprendizado no trading, a que mais nos chamava a atenção era como e por que alguns traders tinham resultados consistentes e expressivos, enquanto outros pareciam não sair de uma espiral negativa e conviviam com resultados inconstantes ou ainda perdas excessivas.

Com histórias diferentes, acabamos por frequentar as salas de negociação de uma corretora de valores que certamente foi o maior celeiro de traders autônomos do Brasil. Durante anos, pudemos acompanhar traders que já possuíam consistência de resultados e também os que tentavam se desenvolver. Alguns conseguiam atingir o tão sonhado nível de consistência de resultados enquanto outros não.

Começamos perceber que a maior parte dos que se destacavam tinha, de alguma forma, convivido com traders veteranos. Percebemos também que a grande maioria dos que não conseguiam se desenvolver, ou não possuía tal harmonia com traders experientes ou já possuía uma forma de pensar muito definida quanto aos aspectos comportamentais e analíticos.

Muitos dos que tinham dificuldade em se desenvolver já haviam feito cursos e tentado operar em outra corretora (sem esse viés de trade) ou de suas casas/escritórios. Entretanto, a percepção acima, isoladamente, estava longe de ser conclusiva e ainda faltava saber mais. Queríamos saber, se existia algo, concreto e mais específico que separava traders consistentes de não consistentes.

Quando perguntávamos a todos sobre o que eles nos aconselhariam a fazer para se ter sucesso a resposta era quase que unânime: “corte suas perdas o mais rápido possível e tente deixar fluir enquanto estiver dando certo”. Esse axioma era dito por todos, tanto pelos experientes quanto pelos aspirantes, o que ainda não respondia nossa pergunta. Outra pergunta típica, que fazíamos era: “o que você olha para operar e o que motiva sua decisão”.

Com essa pergunta percebemos algo interessante. Os traders consistentes tinham respostas consideradas por nós, naquela época, como vagas ou abstratas, como por exemplo; “vendi porque parou de subir”, “comprei porque parou de cair”, “vendi porque o mercado começou a vender”, comprei porque o mercado começou a comprar”. Por sua vez, as respostas de traders que não estavam conseguindo se desenvolver eram mais claras e objetivas, como por exemplo:

(5)

5

“comprei porque rompeu uma resistência”, “comprei porque o IFR estava baixo”, “vendi porque o setup que utilizo mostrou venda” e etc...

Apesar de interessante, confessamos não conseguíamos entender essa diferença de pensamento, na verdade o difícil era aplicar os conceitos, até então “vagos”, aprendidos com os veteranos.

O tempo foi passando e aos poucos conseguíamos constatar alguns pontos interessantes:

- Os melhores traders conheciam pouco ou quase nada de análise técnica.

- Os melhores traders não possuíam um método rígido de entrada e saída, ou seja, são discricionários.

- Os melhores traders também perdiam, mas encaravam esta perda de uma forma totalmente diferente dos demais.

- Os melhores traders tinham pouca opinião sobre a direção dos preços e conseguiam olhar o mercado de uma forma totalmente objetiva adaptando-se a cada instante.

- Os melhores eram extremamente ágeis na execução dos trades (entrada, saída e stop).

- Os melhores não tinham medo de operar e não tinham dúvida da sua capacidade de ganhar dinheiro. Eram extremamente confiantes bastando apenas ter oportunidade.

Bom, mesmo sabendo de tudo isso, a grande questão era: como fazer para operar sem depender de análise técnica, de forma discricionária (sem seguir trading system), sem ter opinião sobre alta ou baixa, encarar de forma saudável as perdas e ainda assim ser confiante? Como replicar tais habilidades e o comportamento de outro trader?

Encontramos esta resposta através do conhecimento de programação neuro-linguistica (PNL). PNL é o estudo de como a linguagem,tanto a verbal como a não verbal, afeta nosso sistema nervoso. Nossa capacidade de fazer qualquer coisa na vida está baseada em nossa capacidade de dirigir nosso próprio sistema nervoso. Em resumo é a ciência de como dirigir seu cérebro de uma forma favorável para conseguir os resultados que deseja.

O principal pressuposto da PNL é que se alguém consegue criar um resultado (ser consistente no trading, por exemplo) é possível replicá-lo.

(6)

6

Sob a ótica da PNL, de uma forma bem simplista, para se copiar a forma de pensar de outra pessoa, você teria que copiar sua estrutura de crença (como filtramos e interpretamos a realidade), copiar sua sintaxe mental (ordenação da forma de pensar) e sua fisiologia. Apesar de os adeptos da PNL julgarem necessários os 3 passos citados acima, acreditamos que entender a estrutura de crenças de traders consistentes já garante um enorme avanço.

Nosso propósito neste material não é ensinar sobre PNL ou ainda associar conhecimento de PNL ao sucesso como trader. Nosso objetivo é explicar que “modelamos” a forma de pensar dos traders de sucesso e com isso conseguimos os mesmos resultados. Assim sendo é possível que você faça o mesmo.

OBJETIVOS

Esse material foi originalmente desenvolvido como suporte para o Curso de Formação de Traders Ativos, cuja estratégia central girava em torno de análise de fluxo de ordens puramente aplicada à scalping.

Apesar de o Programa Tape Reading Automatizado permitir uma gama maior de operações incluindo Trade Location, Front Running e Trades para Segurar, o material ainda é perfeitamente aplicável uma vez que trata de assuntos inerentes à forma como nós humanos percebemos o mundo, pensamos e agimos.

O mercado vem se transformando ao longo do tempo e exigindo adaptação operacional para conseguirmos tirar proveito de todas as oportunidades que ele faz disponível. O Programa Tape Reading Automatizado surge em resposta ao nosso operacional frente a um ambiente desafiador exigindo maior eficiência de todos os traders. Frente ao dinamismo nós precisamos nos adaptar mais depressa, explorar oportunidades em mais de um ativo e eventualmente incorporar mais essências operacionais para conseguir diluir o risco e manter um número adequado de boas oportunidades.

Apesar de toda essa mudança de dinâmica nos mercados, o principal objetivo deste material e do anexo chamado manual de visualização é fazer você pensar e agir como um trader pessoa física consistente. E a melhor forma de conseguir isso é através do entendimento e da mudança de algumas crenças.

Neste processo, falaremos muito sobre a importância do controle ativo e consciente do Estado Mental e da Atitude como fatores determinantes para criar resultados consistentes. Falaremos também

(7)

7

sobre a importância de “perceber” a informação proveniente do mercado de forma totalmente objetiva, ou seja, sem viés, conflito ou opiniões/expectativas.

Esperamos que ao final deste material você tenha um entendimento claro sobre o mindset ideal para se relacionar com o mercado.

Muito sucesso, atitude vencedora e ótima leitura! André Hanna e André Antunes

(8)

8 COMO PENSAR E AGIR COMO UM TRADER ATIVO

1-INTRODUÇÃO

Antes de iniciarmos o texto, gostaríamos de fazer alguns esclarecimentos. O Programa Tape Reading foi elaborado para abordar os aspectos teóricos e práticos de operações de day trade, sob a ótica do trader autônomo. Por isso, sempre que mencionarmos à palavra trader, estaremos nos referindo especificamente às pessoas físicas que se engajam nesta atividade. É importante fazer esta separação, pois, algumas afirmações podem não se aplicar às demais categorias de traders (Traders Institucionais, Sales Trader, Brokers, etc.). Outra observação é sobre mencionarmos as palavras operação ou trade. Sempre que não houver segmentação estaremos nos referindo às operações de day trade, ou seja, operações realizadas dentro de um mesmo dia.

1.1 ATRAÇÃO

Você já parou para pensar o que, efetivamente te atraiu nos mercados? Provavelmente você se enquadre em algum ou em vários dos itens abaixo:

- Enriquecimento rápido - Euforia

- Atração pelo desafio

- Autopunição gerada pelas perdas (pode parecer incoerente, mas muitos buscam isso)

Por mais que estes itens acima atraiam pessoas ao trading, há algo muito mais profundo e que alimenta a vontade dessas pessoas:

Liberdade de expressão!

Os mercados trabalham de uma maneira muito diferente do que quase tudo na vida. Há mais liberdade neste “mundo do trading” do que provavelmente qualquer outro negócio no mundo. Desde que você tenha recursos e acesso à negociação (plataformas ou home broker) você pode fazer o que quiser e quando quiser.

Enquanto o mercado estiver aberto não existe começo, meio e fim formal.

(9)

9

Você decide se entra no mercado e com quantos lotes, se permanece na posição e decide quando sair do mercado quer seja, no lucro ou no prejuízo. Esse grau máximo de liberdade não é encontrado em nenhum outro negócio.

Nem mesmo os jogadores (de cassinos e coisas do gênero) possuem tal liberdade, pois nos jogos há começo, meio e fim. Há regras e essas regras limitam parte das decisões de atuação dos jogadores restando a estes escolher, quanto apostar e com que estratégia. Os jogadores ficam isentos da necessidade de “saírem do jogo”, ou seja, como existe um final formal para cada rodada, não há nada que ele possa fazer a não ser aceitar o ganho ou a perda. Já nos mercados, uma vez posicionado (comprado ou vendido) o trader tem, necessariamente, que tomar uma decisão para sair do jogo, pois, nada e nem ninguém irá tirá-lo. Repare que há uma enorme diferença.

O jogador é necessariamente um perdedor ativo, pois ele perde, no máximo, exatamente o que sabia que poderia perder quando decidiu apostar. Para perder mais, o jogador tem que tomar uma nova decisão de apostar mais e consequentemente errar novamente. O trader por sua vez só será um perdedor ativo se conseguir ter discernimento, habilidade e atitude de sair da posição quando atingir o nível pré-determinado de perda ou quando ela não se mostrar mais promissora1.

Concorda que há uma decisão a mais? Se por algum motivo, o trader não agir para cortar a perda esta poderá crescer de uma forma incontrolável gerando um prejuízo 2, 3 ou 10 vezes maior do que se planejava. Neste caso o trader está “passivo”, ou seja, não precisa fazer nada para perder mais e mais dinheiro se o mercado continuar andando contra sua posição. Ser passivo significa estar à espera de um evento externo para salvar sua pele.

Além deste importante conceito de ativo e passivo (que inclusive será tratado mais adiante) queremos reforçar a ideia de que diferentemente de tudo, até de jogo, o trading querer atitude nas escolhas e aceitação dos resultados gerados pelas escolhas.

O trader (que não pensa da forma correta) costuma sofrer interferências emocionais e ser mais frustrado que o jogador. De

1

Nós stopamos cada operação baseado sempre na descaracterização dos fatores que nos motivaram entrar no mercado. Dessa forma, cada uma das cinco essências por trás do Trade requer um stop diferente.

(10)

10

forma resumida, o fato de o trader ter que decidir e agir para sair do mercado, por si só explica essa interferência emocional.

Arrependimento, raiva, medo e indecisão são mais doloridos quando causados por decisões próprias do que por regras ou fatores externos.

A liberdade sempre tem seu preço!

1.2 Fases dos Traders

A grande maioria dos interessados por bolsa de valores acaba passando, de alguma forma, pelas fases que iremos descrever. O que varia de pessoa para pessoa é a duração e esforço emocional e financeiro dispendido em cada fase. Repare que aqui usamos a expressão “interessados em bolsa de valores” e não a palavra “trader”.

Traders são considerados mais ativos, ou seja, que atuam com relativa frequência. Investidores, por sua vez possuem este rótulo por atuarem no mercado vislumbrando horizontes de tempo mais longos. Apesar de traders e investidores usualmente percorrerem este caminho nós iremos nos referir, especificamente nesta sessão, aos que se dedicam como traders.

Primeira fase: Julgar que o caminho do sucesso se dá através de

dicas.

Essa foi exatamente minha primeira crença quando decidi, ainda bem novo, me dedicar ao mercado financeiro. Acreditava que relacionamento, contatos e acesso a relatórios relevantes proporcionavam vantagem na hora de atuar como trader.

Assim como eu, todos que se encontram nesta fase, ainda que de forma “inconsciente” transferem a responsabilidade das decisões para terceiros. Essa transferência acaba blindando nossa mente dos danos de errar e perder dinheiro, uma vez que quem errou foi quem deu a dica e não nós mesmos.

Esta fase não durou muito para mim e frequentemente também não dura para os outros. A decepção sobre a crença das dicas vem rapidamente, uma vez que é fácil perceber que além da dificuldade de se construir relacionamentos com as pessoas certas, as “dicas” que chegam geram mais prejuízos do que lucros.

(11)

11

Com resultados inconstantes e, na maioria das vezes prejuízos, muitos já desistem nessa fase.

Abaixo listei alguns outros motivos que explicam o porquê da ineficiência de depender de dicas/recomendações quando seu objetivo é ser trader.

- Os analistas de mercado são os grandes fornecedores de informação. Os agentes autônomos de investimentos fazem a ponte entre a informação gerada pelos analistas e os clientes. Ambos costumam ser remunerados com comissões sobre a corretagem gerada nas operações. Ou seja, quanto mais ordens de compra/venda, mais corretagem e mais comissões. Você por outro lado, tem que ganhar dinheiro com estas recomendações e quantidade não significa qualidade. Este é um dos maiores conflitos de interesse na atividade.

- Outro motivador é a falta de disciplina dos traders em cumprir as recomendações assim como são fornecidas. Com execuções aleatórias, fica praticamente impossível de atingir as estatísticas positivas de acerto que alguns analistas possuem. Isso ocorre, basicamente por dois motivos:

Primeiro: não ter o menor domínio sobre as emoções sofrendo influência, principalmente de medo de operar e arrependimento pelos atos;

E segundo: começar a ter opinião própria sobre o mercado e julgar em qual das recomendações entrar e em qual não entrar.

Para finalizar, obviamente, algumas poucas pessoas enriqueceram e ainda enriquecem com dicas e recomendações. Elas conseguem tal façanha através de relacionamento com pessoas influentes, de fato.

Na segunda fase estes mesmos traders mudam um pouco o foco.

Eles param de perguntar o que fazer e começam a questionar como fazer.

Percebem a possibilidade ou necessidade de seguirem as recomendações geradas por trading systems desenvolvidos por terceiros ou de fazerem suas próprias análises.

Esta é a etapa da busca pelo conhecimento através de conversas com colegas, corretoras ou na própria internet. A recomendação não poderia ser diferente: “Se quer se tornar um bom trader faça um curso de análise técnica”.

Quem já fez essa pesquisa deve ter reparado este diagnóstico. Com este intuito na mente, essa pessoa busca o curso mais adequado e

(12)

12

após um final de semana de aulas parece ter tomado uma injeção de ânimo/confiança contando as horas para aplicar as novas técnicas. É muito comum esse trader começar a operar utilizando indicadores da análise técnica ou trading systems prontos, pois os sinais são gerados pelo sistema e não é necessária nenhuma interpretação. Um bom exemplo aqui é cruzamento de médias móveis, Hilo, Bandas de Bollinger etc. Após um tempo operando o resultado muitas vezes não é satisfatório e por quê?

Podemos listar alguns bons motivos:

- Dificuldade em seguir 100% dos sinais gerados, assim como ocorre nas recomendações de analistas citadas na 1º fase. Esse problema pode ocorrer por desconfiança temporária do sistema devido às perdas seguidas. É comum que esse trader tire o pé quando o sistema gera prejuízos nos trades individualmente.

O medo de perder mais dinheiro cria uma necessidade pessoal de interferir no sistema, julgando de forma discricionária qual indicação vale à pena arriscar e qual não vale. Com essa perspectiva seletiva, não tem como escapar de também estar fora de operações ganhadoras, as quais muitas vezes pagariam os prejuízos anteriores ou ainda garantiriam lucro.

- Outro ponto que é crucial é ineficiência do próprio trading system ou da utilização de indicadores de análise técnica.

Para mim, pessoalmente esse é um dos principais pontos. Esses traders realmente acreditam que todos no mercado operam também utilizando indicadores, gráficos ou trading systems. Com essa cabeça de que se profissionais fazem eu também conseguirei fazer, eles procuram de forma quase que interminável a melhor combinação de indicadores que expliquem o que o mercado fez no passado recente. Veremos um exemplo: Um trader aprende que o sistema baseado em médias móveis mostra resultados positivos no backtesting (significa testar a eficiência da estratégia em períodos de tempo passados). Pressupondo que o trader não incorra no problema de julgamento descrito no tópico anterior, o que é de se esperar? Se o sistema der lucro, ok, mas e se der prejuízo? Quantos de vocês continuariam seguindo as recomendações se o sistema, por exemplo, gerasse 6 prejuízos seguidos? Alguns podem argumentar que a disciplina, neste caso, é justamente continuar seguindo as recomendações uma vez que o sistema possui um histórico positivo no backtesting. Mas aqui vai um questionamento para todos os leitores, quando devo reavaliar meu sistema, ou seja, quando sei que o resultado gerado no teste passado não deve mais ocorrer no futuro?

(13)

13

Duvido que haja outra resposta a não ser quando o sistema mostra prejuízos frequentes. A questão é que você quase sempre vai reavaliar quando estiver perdendo dinheiro. Assim vai buscar outra combinação perfeita de indicadores ou ainda uma forma de filtrar algo no atual sistema (combinar mais indicadores técnicos, por exemplo) e que teria funcionado durante a fase que você estava perdendo dinheiro seguindo as recomendações do sistema antigo. Essa tentativa de equacionar o passado é uma das maiores armadilhas que o trader pode cair. É praticamente um círculo vicioso, onde a perda financeira gera um ímpeto de buscar conhecimento sobre mercado (combinando indicadores ou trocando de trading systems) afim conseguir controlar ao máximo todos os movimentos possíveis do mercado evitando dessa forma mais perdas futuras. Além de ser muito difícil de ser resolvida (para isso tem que efetivamente entender a natureza do mercado), essa situação começa a gerar sérios danos psicológicos nos traders, como falta de confiança, medo de executar ordens ou ainda medo de perder dinheiro.

Os poucos que, ou por não terem desistido do mercado ou por terem buscado alternativas aos modelos muito mecânicos (indicadores de análise técnica ou trading systems) começam a atuar só olhando preço. Nos EUA esta modalidade é conhecida como price action. Basicamente, o traders procuram por suportes e resistências de preços, LTAs, LTBs.

Essa forma de atuação também é uma grande mudança de perfil operacional, pois começam a analisar o mercado ou em outras palavras, atuar de forma mais discricionária. Começam a analisar rompimentos de preços, a analisar quais rompimentos possuem melhor potencial, quais propiciam projeções de preço e etc. Também consideram a possibilidade de atuar contra o mercado, o que é considerado uma heresia nos fóruns. Começam a enxergar a possibilidade de vender em resistências de preço e comprar em suportes, etc. Essa é de fato uma evolução em relação à fase anterior, pois, o trader desenvolve timing (preocupação com entrada e saída) e começa a perceber que não são os indicadores de análise técnica que causam os movimentos de preço. Nesta fase os resultados tendem a ser, muitas vezes, melhores e alguns começam a se destacar.

Essa segunda fase é geralmente onde a grande maioria fica por muito tempo. Alguns desistem do mercado por não conseguirem resultados adequados e outros por perdas financeiras geradas, principalmente, por falta de disciplina.

(14)

14

Para que traders garantam sucesso permanente faltam 2 ingredientes essenciais:

- Entender profundamente a natureza do mercado e o que, efetivamente, causa os movimentos de preço;

- Desenvolver uma mentalidade de trader que permita olhar o mercado de uma forma 100% objetiva interpretando a informação sem nenhum viés ou interferência, neutralizar as emoções e ainda aceitar o risco de operar, especialmente em situações adversas.

Essa é justamente a essência da 3º fase. Percebemos que um

trader esta chegando nesta fase quando os questionamentos e dúvidas são similares às descritas abaixo:

- quem e porque opera entre as minhas indicações de entrada e saída;

- Muitas vezes eu “sinto” que é para comprar/vender, mas não tenho indicações objetivas do sistema que utilizo (mesmo que seja price action);

- O que de fato esta causando as oscilações nos preços; - Qual é a dinâmica de funcionamento deste mercado.

São raríssimos os traders que chegam a essa fase e percebem, efetivamente, o que é o trading. Percebem que trading não tem nada a haver com ser bom analista, não tem nada a haver com prever preço e não tem nada a haver com análise técnica. Percebem que atitude e estado mental são os principais fatores que determinam o sucesso, uma vez que já aprenderam a enxergar e a ficar no fluxo do mercado.

Infelizmente a maioria chega nesse estágio depois de meses ou anos e após acumularem muitas perdas financeiras. Raríssimos são os que pulam etapas e já entram no mercado com este pensamento.

1.3 Por que é tão difícil ser Trader Autônomo?

São várias as dificuldades em se tornar um Trader Autônomo Independente e nós vamos discorrer sobre elas, mas a primeira e mais abrangente de todas é não ter alguém para se espelhar.

Em qualquer atividade na qual nos engajamos, nós buscamos um molde. Como alguém aprende a jogar tênis? Provavelmente treinando

(15)

15

a assistindo jogadores experientes jogarem. Como um médico aprende a operar um paciente? Provavelmente após várias cirurgias assistidas. Acreditem, em todas as atividades nós de uma forma ou de outra buscamos um molde. No trading não poderia ser diferente. Parem e reflitam sobre o assunto.

Se você possuir todos os pré-requisitos e conseguir se tornar um trader corporativo2 certamente terá convívio com traders experientes.

Mesmo que de forma inconsciente, esse convívio te molda para o trading, onde aprenderá as crenças dos sêniores, interpretará o mercado como os sêniores interpretam, pensará como eles pensam e agirá como eles agem.

É nessa fase também que aprenderá que perder e errar são características inevitáveis do trading e como deverá se comportar diante de tais circunstâncias.

A fora a questão mais abrangente da dificuldade em conviver com traders experientes, listaremos pontos mais específicos que tornam a atividade de trading muito desafiadora.

- Errar e perder dinheiro figuram entre as maiores fontes de

stress (e geradoras de medo) segundo pesquisa chamada “Fear

Factor” - Fator de Medo - realizada por acadêmicos da Universidade de Cambridge e apresentada no livro Finanças Comportamentais de Aquiles Mosca.

Entretanto, errar e perder dinheiro no trading são situações vivenciadas quase que a todo instante (especialmente se for um day trader). Se errar e perder dinheiro geram dor emocional ou stress, nossa mente, mesmo que de forma inconsciente, fará o possível para evitar tais sentimentos, alterando nossa percepção sobre a informação vinda do mercado ou ainda bloqueando nossa capacidade de atuação. Fomos criados assim, aprendemos que errar é feio e perder nos diminui. Essas são crenças quase que universais. Se operarmos com a perspectiva de evitarmos erro e perda, fatalmente cairemos em uma dessas grandes armadilhas:

1º - Só entrar no mercado quando tivermos certeza.

Essa é uma armadilha muito perigosa, pois não importa o que você olhe, e quão bom analista você seja, uma hora sua operação vai dar errado e isso será explicado quando falarmos da natureza do mercado. Entretanto, como você se cercou de sinais e argumentos que o convenceram de que você esta certo na sua posição, dificilmente você fará alguma coisa para se proteger, pois estar

2

(16)

16

errado não faz parte das possibilidades. Essa armadilha, geralmente é a causadora das grandes perdas, pois, uma vez convencido da certeza de acertar uma operação, o trader não consegue aceitar uma realidade contrária. Assim, acionar o stop e sair da posição perdedora é quase que impossível, pois seria aceitar que errou, aceitar que todos os argumentos que o convenceram a entrar no mercado estavam errados.

2º Distância do sucesso

Se operarmos com foco em evitar perda e erro, cada vez que acontecerem (e irão acontecer), nossa mente vai assimilar que estamos cada vez mais longe do nosso objetivo. Concordam que se o objetivo for estar certo e ganhar dinheiro, a cada erro e perda estaremos mais distantes do objetivo?

Perceba que o foco desse trader não é nas oportunidades que o mercado gera e sim em como evitar errar e perder dinheiro.

3º Tentar amenizar o efeito negativo do erro e perda aprendendo o máximo sobre os mercados

Talvez essa seja a pior das armadilhas e foi parcialmente abordada na segunda fase dos traders. Após a dor da perda é muito comum que traders criem um ímpeto de buscar conhecimento justamente para não sofrerem novamente.

Buscar conhecimento é bom e saudável, mas reparem que o motivador da busca por conhecimento neste caso é evitar perdas e erros e não aumentar o leque de oportunidades.

Com esse intuito nosso trader vai cada vez mais buscar ter certeza sobre o movimento futuro antes de entrar no mercado. Quanto mais certeza e convencimento sobre a direção do mercado, mas difícil de reconhecer que errou. Quanto mais difícil reconhecer o erro, mais difícil de agir e stopar para evitar grandes perdas. Percebe que não tem saída? É de fato um ciclo vicioso onde medo do erro e da perda só geram mais medo e desconfiança.

- Não temos nenhum controle sobre o mercado, apenas sobre

nós mesmos. Em muitas situações cotidianas, nossa capacidade de

influenciar pessoas ou processos muitas vezes nos garante sucesso. Ou seja, na vida, opinião firme e poder de persuasão são fatores determinantes. Por exemplo, se você quiser ouvir alguma música, você pode ligar o rádio que ela tocará. Se não ligar o rádio a música não toca. Outro exemplo, dependendo do seu cargo e nível hierárquico você consegue controlar o rumo das atividades. Basta uma ordem para que projetos sejam alterados, pessoas reordenadas

(17)

17

ou mesmo substituídas, alterações físicas em ambientes provocadas e etc. Em atividades cotidianas, muitas vezes temos condições de influenciar o ambiente ou ainda de alterar o rumo das coisas. Fomos criados e adquirimos crenças de relacionar tudo, com causa e efeito. Diferentemente de muitas coisas que acontecem em nossas vidas, no mercado, nós não temos o menor controle do que irá acontecer (considerando que você seja um Trader Autônomo e que não opere volumes exorbitantes). Não importa quem você é, quanto estudou e nem mesmo o quanto você queira que o mercado ande em certa direção, não há nada que você possa fazer para isso acontecer. Nada mesmo!

No trading quanto mais esforço você colocar em dominar a situação, mais vai dar errado. Umas das maiores virtudes no trading talvez seja a flexibilidade, a capacidade de moldar-se ao ambiente e dançar ao ritmo da música que alguém escolheu e esse alguém não foi e nunca será você. A única alternativa que temos é nos controlar, ou seja, já que não podemos escolher a música devemos saber se vale a pena dançá-la ou não.

- Aleatoriedade de resultados. No trading, independente do que faça, não há garantias de sucesso em cada operação. Mesmo que você tenha recursos financeiros, tempo e alguém para se espelhar, algumas operações, aliás, várias serão perdedoras. Faz parte e ninguém, nem os melhores conseguem evitar. A diferença é que os melhores traders percebem objetivamente que estão errados e agem rapidamente cortando a perda pela raiz enquanto ela é pequena. E mais, não sofrem por isso.

A grande questão é como lidar com resultados incertos e ainda se manter confiante? Fique tranquilo que trataremos sobre isso mais para frente.

- Dificuldade em cumprir regras. Conforme citado na Introdução, a atividade de trading, ainda mais de forma autônoma, é uma das atividades que mais permitem liberdade de expressão. A liberdade é quase que total, não há regras ou limites, além é claro do seu capital. Você pode operar ou não, decidir o que operar, quando entrar, quando sair, quando parar, etc. Em fim, você decide tudo. Assim, é muito fácil cair nas tentações e se auto sabotar, uma vez que ninguém esta te “cobrando”. Ter regras bem definidas e cumpri-las é um dos grandes passos a serem dados. Saber quando descumprir suas regras é uma virtude a ser adquirida com o tempo.

- Assumir responsabilidade total sobre os atos. A fora aprender a re-significar os sentimentos causados pelos erros e perda de dinheiro, assumir responsabilidade sobre os atos talvez seja uma das

(18)

18

tarefas mais difíceis. É muito raro ouvirmos das pessoas “eu errei”, o mais natural é ouvirmos “deu errado porque tal coisa aconteceu...”. No trading, ninguém é culpado por seus resultados a não ser você. Lembre-se nada acontece até que você decida entrar, e após isso ninguém te diz até quando permanecer na posição e nem quando sair dela. Mesmo que você não seja um trader discricionário e utilize um sistema mecânico3, a escolha deste sistema foi sua, portanto, você foi

responsável tanto pelo ganho quanto pela perda gerados pelo sistema.

Toda e qualquer decisão de entrada, manutenção e saída resulta de ações tomadas pela nossa interpretação das informações geradas pelo mercado.

Não assumir a responsabilidade é uma forma indireta de não assumir o risco de estar errado e de perder dinheiro. Este tipo de comportamento é típico de quem deseja ganhar passivamente, ou seja, de quem espera que os outros ou mesmo o mercado faça o trabalho.

- Empenho. Assim como tudo na vida, empenho é condição básica. Sem empenho ou dedicação é quase impossível ser bem sucedido em qualquer área. Agora pense de uma maneira mais objetiva, é possível um advogado também médico nas horas vagas?

O exemplo pode parecer inoportuno, mas não é. A grande questão aqui é que apesar da facilidade de acesso aos instrumentos financeiros (aplicações em ações, futuros, poupança, CDB, fundos etc...) ser Trader é uma profissão. Não estamos dizendo que para aplicar na poupança tem que ser trader, mas se você quiser fazer day trade, por exemplo, o componente dedicação e empenho será fundamental.

- Recursos financeiros suficientes. Não é necessário muito dinheiro para se tornar um trader autônomo, mas também deve se levar em conta que durante a fase de formação, que dura aproximadamente seis meses, você dificilmente conseguirá ganhar dinheiro para se sustentar. De forma bem generalista você deve possuir recursos para dois objetivos: 1º financiar sua conta de trading e 2º arcar com o custo de vida durante, no mínimo, 6 meses. O montante destinado para a segunda finalidade varia de pessoa para pessoa. Já a 1º não deveria variar muito de pessoa para pessoa, independentemente de quanto capital você tenha. Já que esta é a fase de aprender, o foco é operar o mínimo possível e também

3

(19)

19

“gastar” o mínimo possível. Nesta conta devemos levar em consideração os custos com bolsa (emolumentos, registro etc.), corretagem e eventuais prejuízos.

É muito complicado de precisar qual o capital mínimo para se colocar na conta trading. Se você tiver pouco dinheiro, a margem de folga fica comprometida e você provavelmente irá zerar a conta antes de desenvolver as habilidades necessárias. O montante necessário na conta trading também varia muito em função do perfil, sendo que traders mais ativos4 vão demandar mais capital que traders menos

ativos.

Aproveito este item para fazer uma observação interessante. Quando você tem os pré-requisitos e decide ser um trader do mundo corporativo, você garante pontos a favor: Você ganha salário para aprender, você aprende com quem sabe fazer.

Já quando você decide ser um Trader Autônomo, além da dificuldade de conviver com traders consistentes, o tempo é contra você. Quanto mais tempo demorar em aprender, maior o seu custo de oportunidade de fazer outra coisa da vida.

Note que decidir ser trader é similar a decidir empreender. Os riscos e custos são muito similares.

- Acompanhar o mercado com 100% de objetividade. Objetividade significa não interpretar de forma distorcida as informações geradas pelo mercado, nem por fatores pessoais e nem por fatores técnicos. Neste exemplo, fatores pessoais podem ser: precisar do dinheiro, não poder perder, ter errado as operações anteriores, estar recuperando prejuízo ou ainda ser influenciado

pela posição atual.

Concorda que o mercado não tem o menor conhecimento sobre sua situação financeira, sobre o resultado das operações anteriores e muito menos sobre sua posição atual? Então por que essas questões influenciam nossa capacidade de perceber e interpretar a informação do mercado? Esse ponto será discutido mais adiante quando falarmos especificamente do processo de percepção.

Já fatores técnicos podem ser definidos como ferramentas adequadas que permitam ao trader perceber o que, de fato está acontecendo no mercado, perceber o que os traders formadores de preço percebem e sob a mesma perspectiva. Ser objetivo é a base do alinhamento coletivo que tanto falamos. Para ser claro, o que queremos dizer é

4

(20)

20

que análise técnica não é a ferramenta adequada para acompanhar o mercado, pois não garante a objetividade necessária.

Costumo citar esse exemplo nos cursos e palestras que ministro: O que você vê no gráfico abaixo?

É muito provável que cada um de vocês tenha opiniões, observações ou conclusões heterogêneas sobre a mesma informação. E por quê? Única e exclusivamente por que você vê somente o que aprendeu a ver. Nós filtramos a realidade através das nossas crenças e cada um possui uma estrutura particular.

A grande questão aqui é como aprender a filtrar a realidade de forma objetiva, como ela de fato é e consequentemente como os traders consistentes também o fazem.

- Não entender a natureza do mercado. Esse é o ponto que certamente gera mais polêmica entre os alunos de cursos e palestras que ministramos.

A maioria dos que procuram bolsa de valores acredita haver uma forma de descobrir como antecipar as oscilações do mercado. Alguns podem dizer que não, mas a grande maioria sonha em criar um indicador ou mesmo um robô e que seja praticamente perfeito, que acerte tanto e que erre tão pouco a tal ponto que os erros sejam quase que indolores financeiramente e emocionalmente.

Sejam sinceros, quantos já não estiveram nessa situação? É comum encontrarmos afirmações nos livros, na internet ou em cursos, de que o mercado se comporta em padrões e estes padrões se repetem ou

(21)

21

que o segredo é desenvolver um trading system (ou adotar algum) e testá-lo para comprovar sua eficiência.

Quem já tentou sabe: Isso não funciona! E não funciona por um único motivo:

Cada momento no mercado é único, ou seja, o que esta acontecendo agora é diferente de tudo o que já aconteceu um dia. É difícil de acreditar, mas é a mais pura verdade, no mercado tudo é novo, cada oscilação, cada alteração de bid/ask, cada tick e cada operação que fazemos.

A solução para este dilema não é aprender o máximo possível sobre análise técnica, mas sim entender a dinâmica do mercado e aprender a ser levado pelo fluxo. São pontos de vista totalmente diferentes, pois, o primeiro parte da premissa de ter que adivinhar o futuro para operar e o segundo parte da premissa de que não é necessário saber para onde vai para operar, bastando apenas seguir para onde está indo.

Poderia listar outros motivos que explicam a dificuldade em se tornar um Trader Autônomo consistente, porém, acredito que estas sejam as mais profundas e diretamente ligadas à forma de pensar da maioria das pessoas.

Perceba que falta de recursos financeiros e falta de conhecimento sobre a natureza dos mercados são os únicos empecilhos que não são diretamente relacionados à nossa forma de pensar. Todos os demais são reflexo da forma como percebemos o mundo que por sua vez é reflexo da nossa criação ou de nossos relacionamentos.

Se tiver uma forma de resumir tudo que disse até o momento seria: A maior parte de nós aprende a pensar (construiu crenças) de uma forma totalmente diferente da forma de pensar que é exigida pelas particularidades do comportamento do mercado.

Se você quiser se tornar um Trader Consistente o melhor caminho é ter ciência disso, reconhecer e canalizar os esforços para mudar sua forma de pensar (crenças).

Nos próximos capítulos falaremos sobre os seguintes assuntos com o intuito de fazer você pensar como um trader consistente:

- Aprender sobre percepção e crenças para acompanhar o mercado de forma 100% objetiva permitindo estar sempre no fluxo;

- Aprender a aceitar o risco de operar fazendo com que errar e perder dinheiro não seja fonte geradora de dor e stress;

(22)

22

- Aprender sobre as possíveis formas de atuação (perspectivas individual e coletiva) e acreditar que a atuação discricionária5 é mais

adequada à realidade do mercado.

5

Ter discrição não impede utilização de estratégias automatizadas. Discrição inclui saber que tipo de automação usar em cada situação de mercado.

(23)

23

2 – NATUREZA DOS MERCADOS

Uma das primeiras frases que eu ouvi de trader renomado, enquanto estava no processo de aprendizado era: “Você começará a ganhar quando perceber o que o mercado realmente é, e não o que você gostaria que ele fosse”.

Confesso que nas primeiras vezes julguei tal conselho como abstrato e vago assim como os axiomas citados lá no início da apostila. Entretanto, depois de percorrido um longo caminho e olhando a situação de fora, não duvido que este seja um dos grandes conselhos a serem dados.

Enquanto estava no início do processo de aprendizado eu realmente acreditava que os gráficos refletiam de maneira objetiva as informações de mercado e que o conhecimento sobre padrões, setups e técnicas operacionais eram determinantes para ganhos consistentes. Era comum gastar horas, olhando gráficos a fim de reconhecer padrões (candlesticks, formações gráficas como W, M, OCO etc..), buscando combinações de indicadores técnicos que melhor explicavam uma grande oscilação de preço passada ou ainda otimizando setups a fim de que o backtesting gerasse o melhor resultado possível dentro de um período pré-estabelecido.

Eu achava que conhecendo sobre estes assuntos eu ganharia confiança e com confiança poderia operar e gerar ganhos frequentes. De fato, convivi neste círculo vicioso (atualmente eu classifico desta maneira) durante toda a fase em que fui Analista Técnico da Interfloat Corretora de Valores. Naquela época possuía um nível de acerto nas análises extremamente elevado e não duvidava de que este caminho estava correto.

A primeira grande decepção veio quando decidi parar de fazer análises e efetivamente operar. No primeiro dia de operações percebi a dificuldade. Percebi que não conseguia aplicar os conceitos que até o dia anterior eram incontestáveis. Eu reconhecia os padrões, mas hesitava em entrar, ou quando entrava, não cumpria 100% do que havia planejado.

Como já havia lido alguns livros sobre psicologia do trade eu reconheci que estava sendo influenciado por fatores psicológicos específicos, os quais já foram citados no início deste material. Era justamente o que estava escrito nos livros: a diferença entre analisar e operar é justamente o gap psicológico e isso ocorre porque quando você faz análise não há nada em jogo e, portanto, errar e perder dinheiro não geram dor/stress. Uma vez que entra dinheiro em jogo,

(24)

24

o trader tende a ser influenciado por fatores emocionais que ora distorcem a informação gerada pelo mercado, ora atuam bloqueando a capacidade de atuação (entrar, sair e stopar). No português claro a melhor definição para este gap é “a diferença entre o que você percebe que é possível analisando as oscilações de preço e a capacidade de transformar essa percepção em ganho consistente”. Iremos aprofundar mais as diferenças entre analisar e operar quando falarmos de perspectivas.

Existem duas soluções para esse gap psicológico: 1º Entendê-lo e tratá-lo;

2º Automatizar os critérios operacionais (setups, trading systems etc..) baseados em análise técnica.

Escolheremos a primeira opção como solução definitiva e a partir do próximo capítulo aprofundaremos nos aspectos que viabilizarão alteração da sua forma de pensar.

Expliquei tudo isso justamente com um propósito, que é provar que a segunda opção não é solução para atingir ganhos consistentes como trader. Se eu dissesse que tentei a automatizar os critérios operacionais baseados em análise técnica e que não obtive sucesso, ainda assim haveria a possibilidade de alguém julgar que apesar de minha falha, é uma saída possível. E eu concordo plenamente com tal julgamento, pois, o fato de eu não ter conseguido algo não significa que outra pessoa não o faça.

Preferi a estratégia de explicar a natureza do mercado, explicar o nível mais profundo da composição e interação dos players que fazem o preço oscilar. Acredito que dessa forma consiga transmitir de uma forma neutra (sem opinião pessoal) o porquê a desta escolha.

2.1– PRINCÍPIO DA INCERTEZA

A frase que melhor reflete nossa interação com o mercado é: “tudo pode acontecer a qualquer momento”. Não há nada que ninguém possa fazer para alterar isso. Por mais que você se mate de estudar, ou desenvolva um método quase perfeito, com perdas mínimas, ainda assim não há garantias de antecipar todas as possíveis formas que o mercado se comportará. Pode parecer mais um dos axiomas vagos, mas não é e aqui é justamente onde começam as frustrações.

(25)

25

Para provar que tudo pode acontecer a qualquer momento iremos dissecar o mercado em suas partes e como em qualquer mercado, as partes são compostas por traders6.

Traders, individualmente agem como uma força sobre os preços, fazendo-os subir quando aceitam colocar ordens de compra cada vez mais altas ou cair quando aceitam colocar ordens de venda cada vez mais baixas.

E por que traders aceitam pagar cada vez mais caro ou aceitam vender cada vez mais barato que o momento anterior?

Na verdade não temos de saber exatamente todas as razões que motivamos traders agirem, porque em última instância, todas elas se resumem a um único propósito, que é ganhar dinheiro.

Há apenas duas maneiras de ganhar dinheiro que são comprar para revender mais caro ou vender para recomprar mais barato. Se for verdadeiro que todos querem ganhar dinheiro, então só há uma razão para que qualquer trader aceite pagar mais caro que o preço vigente: porque acredita que pode vender tudo o que ele está comprando a um preço maior ainda, instantes após ou em algum momento no futuro. O mesmo ocorre com o trader que está disposto a vender algo a um preço menor que o vigente: porque acredita que ele poderá recomprar o que ele está vendendo em um preço mais baixo, posteriormente.

Repare que todo movimento de preço ocorre em função do que os traders acreditam, naquele exato momento, sobre o futuro e sobre o que é caro ou barato.

Aqui vale uma explicação adicional. Mesmo que um trader esteja vendendo só para zerar uma posição de compra, o que significa sair do mercado, ele só vende em determinado preço por acreditar que não deverá subir mais, naquele momento. Portanto, mesmo não estando mais exposto ele tomou uma decisão baseada na sua expectativa sobre o futuro, corroborando com a descrição acima. O mesmo exemplo serve para o trader recomprando para zerar uma venda.

Voltando ao nosso raciocínio, há apenas três forças primárias que movem qualquer mercado: os traders que acreditam, por qualquer motivo, que o preço atual é barato e por isso compram, os traders que acreditam, também por qualquer motivo, que o preço atual esta elevado e por isso vendem e os traders que, no momento estão

6 Mesmo com a presença massiva de inúmeros robôs, são humanos que desenvolvem

robôs e, portanto, no nível mais profundo podemos dizer que traders são o nível mais profundo dos mercados.

(26)

26

esperando para atuar ou na compra ou na venda, caracterizando-se como força potencial.

A movimentação dos preços ou a falta de movimentação é uma função do equilíbrio relativo ou desequilíbrio entre duas forças principais: traders que compram por acreditarem que o preço vai subir, e os traders que vendem por acreditarem que o preço vai cair. Se há equilíbrio entre os dois grupos, os preços vão estagnar, porque cada lado irá absorver a força do outro lado. Se existe um desequilíbrio, os preços irão mover-se na direção do lado com maior disposição em dispender lotes.

Agora, faça essa pergunta para você mesmo: Qual o limite para a oscilação dos preços? Quanto é de fato o extremo do barato e quanto é o extremo do caro? Repare que se descermos ao menor nível da composição do mercado, o limite dos preços é o máximo ou o mínimo que cada trader, individualmente, esta disposto a comprar ou vender?

O fato é que não há nada para frear a alta ou a queda de preço se pelo menos um trader com lote suficiente para mover o mercado, acreditar que os preços ainda estão baratos ou caros, respectivamente.

Como há inúmeros traders atuantes no mercado, operando por razões diversas, com horizontes diversos e com acesso diferenciado à informação é fácil perceber que a todo instante estão presentes opiniões diferentes sobre o que é barato e caro e sob esta perspectiva, tudo é possível de acontecer. Só precisa um trader no mundo todo querer expressar sua opinião sobre o que é barato ou caro.

Você pode dizer, ok, parece óbvio, mas qual a implicação disso nas minhas operações? Aqui esta a resposta: Nós também tomamos uma posição de compra ou de venda (independentemente do que nos motivou entrar) acreditando, que naquele momento, os preços estejam baratos ou caros respectivamente e uma vez dentro do mercado o resultado de nossa operação depende única e exclusivamente da atuação dos demais traders. Significa que o resultado da nossa operação depende da atuação, individual, de cada trader, cuja atuação é virtualmente ilimitada.

Não há nada que você possa fazer para estar certo 100% do tempo, pois basta um trader, com lote relevante, atuar para negar o potencial de ganho do seu trade.

Certa vez ouvi de um trader, que eu julgo um dos melhores traders autônomos de dólar futuro do Brasil, uma frase que eu lembro e uso

(27)

27

até hoje: “Somos passageiros no mercado”. Essa frase carrega um enorme componente de verdade, pois quer dizer exatamente o que estávamos falando.

Uma vez posicionados, estamos na mão da decisão de outras pessoas, estamos na mão de um clique, de uma ordem. Basta uma ordem de uma só pessoa, para seu trade dar certo ou errado e não temos controle sobre essa ordem. Esse é o princípio da incerteza e essa é uma das duras e frias realidades do mercado. Não há nada que você possa fazer para evitar, 100% das vezes estar errado ou perder, pois sempre estaremos na mão da decisão de alguém.

Se você ainda não estiver convencido pense sobre isso: A atuação de cada trader não deixa de ser uma variável de mercado, pois tem o poder de influenciar o preço. Agora, é possível saber quantos traders estão olhando para tela ao mesmo tempo em que você olha? É possível saber quantos estão prestes a entrar no mercado? Saber quantos lotes eles estão dispostos a comprar ou vender? Saber quanto lotes já estão refletidos no preço atual? Saber o momento que eles mudarão as suas mentes e sairão de suas posições? Se o fizerem, por quanto tempo eles vão ficar fora do mercado? Saber quando e em que direção eles voltarão ao mercado?

É uma dúvida interminável, mas que tem que ser considerada. Pois assim será possível acreditar em incerteza.

Quem efetivamente acredita em incerteza não hesita nem um pouco em agir para cortar o prejuízo quando a operação se mostra perdedora. Quem acredita em incerteza aceita estar errado e não “casa com a posição”, pois reconhece que o resultado da operação é função de variáveis desconhecidas. Quem acredita em incerteza tem flexibilidade e consegue mudar facilmente de opinião, características essenciais para estar no fluxo do mercado.

Para finalizar este princípio farei uma última comparação entre as duas formas de pensar: Quem desconhece ou duvida deste princípio acaba operando com a perspectiva de ter que saber o que vai acontecer no futuro, enquanto quem acredita em incerteza opera com a perspectiva de não criar expectativa sobre o futuro.

Quando você precisa saber o que vai acontecer você busca uma relação de causa e efeito baseada no histórico de preços. Nada mais é do que definir uma série de variáveis que indiquem maior probabilidade de subir ou de cair. Muitos chamam isso de setup. Já que temos uma necessidade de achar o melhor setup cairemos na interminável tentativa de equacionar o passado, buscando a melhor forma de explicar o que aconteceu. Mesmo que encontremos um setup ótimo, ou seja, que tenha gerado um excelente resultado nos

(28)

28

testes para aquele período, concordam que ao aplicarmos este setup no futuro incorreremos do mesmo problema? Estaremos sempre na mão de um clique, de uma ordem? Nunca conseguiremos encontrar o ótimo, o perfeito, pois o futuro não está escrito!

Já quem opera aceitando o princípio da incerteza não tenta equacionar o passado e nem adivinhar o que vai ocorrer. É uma perspectiva que permite atuar de forma livre e adaptada è realidade do mercado. Permite aceitar errar e permite agir sem hesitar. Entender esse princípio é um grande passo apara sua evolução como trader, mas assim como sempre repetimos, ter ciência é muito, mas muito diferente de acreditar. Ter ciência é superficial enquanto acreditar envolve o nível mais profundo de nossas mentes. Para acreditar temos que incorporar essa crença em nossa estrutura de pensamento. Faremos isso mais adiante quando falarmos sobre crenças.

2.2 – PRINCÍPIO DA SINGULARIDADE DO MOMENTO

Tenho certeza de que a maioria não gostou do que leu até o momento. Falo isso porque é exatamente o contrário do que a maioria dos sites, livros, corretoras, chats fomentam.

E por que é difícil de acreditar? Justamente por que é diferente de tudo que aprendemos na vida. Tudo tem uma relação de causa e efeito, tudo tem uma explicação, quase tudo tem um padrão, mas Infelizmente isso não é verdade no mercado.

A segunda grande verdade sobre o comportamento do mercado é que cada momento é único, singular. Isso mesmo... O que acontece agora nunca aconteceu antes e nunca acontecerá no futuro. E esse é um dos grandes problemas da tentativa de encontrar padrões de comportamento ou julgar que o seu setup vai gerar os mesmos resultados no futuro, que apresentou no backtesting.

Vamos às explicações:

O mercado não mais é do que o produto de frequente e constante avaliação e intervenção nos preços por diversos players. Certamente a avaliação e atuação dos players são divergentes em grande parte do tempo o que justamente faz os preços oscilarem. Em um dado instante do tempo há players já comprados e/ou aumentando a posição, players já vendidos e/ou aumentando a posição e os potenciais players que estão esperando algo para entrarem no mercado.

(29)

29

Agora gostaria que você saísse um pouco da sua perspectiva de pessoa física e se imaginasse como um trader corporativo de médio/grande porte. O que faria você, que esta atuando na compra, por exemplo, mudar sua atuação? (nesse exemplo mudar envolve intensificar a compra, parar de comprar, zerar a compra ou ainda inverter para vendido). Você pode dizer: muitas coisas me fariam mudar a atuação. De fato, há inúmeras variáveis a serem levadas em conta para operar, ainda mais quando você é um trader corporativo (price maker – que tem o potencial de influenciar o mercado devido ao tamanho dos lotes) e que carrega posições relevantes. Abaixo listei algumas variáveis frequentemente levadas em conta e que contribuem para qualquer decisão, seja ela de compra, venda, zeração ou mesmo ficar sem posição.

- Avaliação pessoal do cenário/ativo (fundamentos);

- Publicação de notícias/informações capazes de influenciar a avaliação do cenário/ativo;

- Intervenção de governo, órgãos ou empresas; - Informação privilegiada;

- Obrigação/necessidade; - Atuação dos demais players.

A ideia não é discorrer os itens um a um, mas sim deixar claro que todas essas variáveis, constantemente influenciam a tomada de decisão do trader corporativo.

Voltando ao meu questionamento sobre o que te faria mudar de opinião caso fosse um trader corporativo, pense qual das variáveis acima é a mais dinâmica, ou seja, pode mudar com mais frequência? Bom, se você respondeu “atuação dos demais players” você acertou. Não quero dizer que ela é a mais ou menos importante, só estou afirmando que a nossa contraparte e os demais players também podem mudar de opinião a qualquer instante em função de todas as demais variáveis.

Isso nos leva à uma conclusão: De que a atuação de um trader (por qualquer que seja o motivo) pode, por si só, motivar a atuação de outro trader. Um bom exemplo disso é um trader que esta carregando uma posição de compra a um preço médio desfavorável e já muito próximo de stopar, pois atingiu o limite pré-estabelecido de perda da instituição. Se o preço atingir em certo patamar ele stop toda a posição, entretanto se não o atingir ele não stopa. Caso o mercado atinja o nível de stop, o trader irá atuar vendendo uma grande quantidade de contratos de maneira rápida, muito

(30)

30

provavelmente alimentando o processo de queda. Caso não atinja tal stop, o trader não stopará. Agora imagine que nesse mesmo contexto acima, outro trader que esta fora do mercado esteja esperando uma queda dos preços para comprar. Se o 1º trader do exemplo entrar stopando, muito provavelmente os preços irão ceder e podem atingir o patamar que interessa ao trader que estava fora e querendo comprar. Entretanto, se o primeiro trader não acionar o stop, provavelmente é porque o mercado parou de vender, e pelo menos naquele momento não deve cair até o nível de preço que o segundo trader teria interesse em comprar.

Percebeu que basta um evento para ocorrer outro? Basta uma decisão de um trader com um lote relevante para gerar outras decisões relevantes de outros traders e alimentar os negócios.

Outro bom exemplo seria um player com necessidade de comprar 3000 lotes de dólar. Não foi uma escolha dele, ele simplesmente tem que comprar 3000 lotes a fim de travar uma outra operação ou qualquer coisa do tipo. Quem já acompanhou o book de ofertas dólar deve ter reparado que a média de lotes em cada nível de preço é entre 50 e 200 lotes (no cenário atual). Assim faço outra pergunta: ele consegue comprar 3000 lotes de dólar se em cada nível de preço tem essa média de 50/ 200 lotes? Provavelmente sua resposta será: conseguirá comprar se aceitar pagar, os preços cada vez mais altos, que os vendedores estão dispostos a ofertar.

Agora volte e reflita sobre o conceito aprendido no exemplo anterior. Se é verdade que cada trader considera a atuação dos demais traders para tomar decisão, ao perceber que existe alguém comprando 3000 lotes no mercado (obviamente ninguém sabe ao certo a quantidade de lotes, mas estima pela agressividade) outros traders podem aproveitar a oportunidade para vender rapidamente já que tem demanda no mercado, aproveitar para comprar junto com ele, esperar a compra toda terminar para aí sim tomar uma decisão (provavelmente vender) ou ainda cancelar ordens de venda ou alterá-las para cima já que perceberam que há demanda no mercado.

A melhor definição para isso seria “efeito cascata” ou mesmo “choques”, pois cada atuação gera uma nova rodada de avaliações por todos os players que potencialmente podem atuar alimentando o círculo. Quando disse no item 2.1 que a história não estava escrita estava querendo dizer exatamente isso. Tudo é novo, agora e

sempre.

Outra forma de entender o conceito de singularidade é explorar um exemplo sob a perspectiva do trader pessoa física. Digamos que o sinal preferido para operar de um determinado trader seja rompimento de suportes/resistências, mas poderia ser IFR, MACD,

(31)

31

Bollinger, Formações como W, M, OCO ou qualquer outro sinal. No exemplo abaixo seguem duas situações no mesmo ativo, mas em dias distintos. Perceba que em ambos os casos houve a perda do suporte e a queda posterior foi similar em amplitude.

Repare que o ativo é o mesmo, o setup é o mesmo e se olhar no gráfico a queda é geometricamente e matematicamente a mesma. Em fim, podemos considerar que isso é um padrão, ou ainda que os movimentos sejam iguais?

Por mais pareçam idênticos graficamente, na realidade não são. O entendimento desse conceito é essencial para você entender a realidade do mercado. Se de fato fossem idênticos concorda que cada trader que participou do evento um teria que estar presente no evento dois? Todos com as mesmas posições prévias, com os mesmos tamanhos, com as mesmas ordens presentes na tela e atuando da mesma forma e intensidade a cada evento novo. Concorda que beira o impossível?

Independentemente de o resultado dessa operação em específico ter sido o mesmo, a forma de atuação entre os traders certamente foi diferente nas duas situações. Dificilmente quem stopou a compra no evento um é o mesmo trader que stopou no evento dois e mesmo que fosse, dificilmente os vendedores eram os mesmos ou estavam vendendo pelo mesmo motivo e ainda dificilmente as contrapartes eram as mesmas.

É extremamente importante que você compreenda este fenômeno, pois gera implicações psicológicas de extrema relevância. Nossas

(32)

32

mentes funcionam associando coisas e criando constantes relações de causa e efeito. Tudo é assim: Quando o céu nubla, você logo associa que vai chover. Quando uma criança cai, você logo associa que irá chorar e por ai vai. É assim porque aprendemos assim. Essas são nossas crenças básicas.

O grande problema do mercado é que não dá para fazer associações porque sempre tudo é diferente. Se você olhar para o mercado com perspectiva de associação, ou seja, com cabeça de que encontrou um padrão de comportamento, você provavelmente irá ter dificuldades emocionais para operar. Pois quando você associa, automaticamente você cria expectativa sobre o futuro (no exemplo, expectativa de queda se perder suporte). Quando você cria expectativa e a operação da certo, reforça a sua associação, mas quando a operação dá errado gera frustração. É muito raro não ficar frustrado quando se espera algo que não ocorre, ou muitas vezes quando ocorre justamente o contrário do que você esperava. Lembre que estou falando de dinheiro. Errar uma aposta sem valor é uma coisa, errar uma previsão valendo dinheiro é outra.

A solução para esse dilema será dada mais adiante, mas a ideia aqui é fazer você entender e acreditar que o mercado é imprevisível e novo, sempre! Se você realmente acreditar nisso, você aceitará que errar e perder dinheiro são impossíveis de serem evitados e aceitará o risco de operar.

2.3 DINÂMICA DE MERCADO

Neste último item sobre natureza do mercado falarei sobre o conceito de dinâmica de mercado. Confesso que nunca li nada sobre esse assunto em lugar nenhum e que só ouvi este termo do mesmo trader autônomo que dizia que éramos “passageiros” referindo-se à imprevisibilidade.

Dinâmica de mercado nada mais é do que a forma com a qual os agentes operam cada mercado em determinado período de tempo. Entender a dinâmica é um dos passos para acompanhar o mercado alinhado pelas crenças coletivas.

Diferentemente dos conceitos que tratamos até agora, dinâmica de mercado é mais voltada à habilidade técnica do que habilidade comportamental e emocional.

Para facilitar o entendimento de dinâmica do mercado listarei em tópicos, todos os conceitos que devem ser levados em conta:

(33)

33

- Quem opera, por que opera e como opera determinado ativo? - O que, de fato, move e o que tem potencial de mover os preços? - Qual a relação de causa e efeito atual (cenário econômico)?

- Se é mercado de fluxo ou volatilidade (quantidade de lotes na tela); - Participação de day trade no volume total do dia;

- Nível de aposta dos players (se estão apostados na compra/venda e quanto);

- Grau de operabilidade (quantas oportunidades o mercado faz disponível);

- Quantidade de players “parceiros” (grau de divergência de opinião); - Grau de elasticidade (o quanto retorna a cada inflexão de preço). Estes conceitos ajudam definir como o trader autônomo pode e deve interagir com o mercado. É fundamental responder estas questões antes e decidir operar para valer. Claro que algumas delas, só serão compreendidas na prática, ou seja, enquanto você opera como, por exemplo:

- Como os players estão operando (se de maneira mais ou menos agressiva, em quais circunstâncias as ordens são enviadas, que tipo de ordem está sendo enviada e etc.), ou:

- Quantidade de players parceiros (justamente quem gera o fluxo onde nos escoramos), ou ainda:

- Grau de elasticidade (forma e intensidade como um ativo rejeita um preço novo).

Outro ponto crucial que devemos considerar e que corrobora com a premissa de singularidade do momento é que todos os itens que compõem a dinâmica de mercado estão em constante processo de transformação.

Entender a dinâmica é fundamental para que essa interação seja sob a ótica da perspectiva coletiva, sobre a qual falaremos mais adiante.

(34)

34

3 PERCEPÇÃO E PROCESSO DE PENSAMENTO

Na sessão anterior falamos sobre o real comportamento do mercado (natureza) e a partir de agora iremos falar sobre percepção a fim, exclusivamente de fazer com que você consiga olhar o mercado de forma 100% objetiva. Olhar o mercado de forma objetiva significa perceber a informação gerada pelo mercado da forma como ela realmente é e não usando filtros, indicadores técnicos ou qualquer outra coisa que tenha o potencial de distorcê-la. Esse conceito é extremamente importante, pois, é um dos pré-requisitos essenciais para entender a perspectiva coletiva e sempre fluir com o mercado.

3.1 COMO FUNCIONA NOSSA MENTE – PROCESSO DE

PERCEPÇÃO

Neste capítulo serão abordados aparentemente abstratos ou fora de contexto da apostila, como processo de percepção humana, versão e verdade e crenças, mas que são cruciais para que você evolua como trader. Lembre-se, o maior desafio é ter total controle sobre seus atos e emoções, assim sendo, conhecer um pouco sobre a mente humana é um dos importantes dos passos para adquirir este controle. Como o foco desta apostila, não é torná-lo psicólogo ou expert no assunto, o tema será abordado superficialmente e talvez a melhor forma de explicar percepção seja exemplificando.

Anote em um pedaço de papel o que esta desenhado na figura abaixo:

Referências

Documentos relacionados

Botânica  Sistema radicular  Sistema radicular de cana planta mostrando os três tipos característicos de raízes, a distribuição percentual em profundidade e a

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

 Apenas 77% dos que responderam afirmaram que concluíram o ensino básico (9.º ano)..  15% dos alunos apontaram que frequentaram cursos CEF no AEGE.  Depois de terem frequentado

Em relação às diferenças significativas na contaminação fúngica das superfícies nos 10 estabelecimentos entre antes e depois da lavagem e desinfecção, apenas se verificou

(“Empresa”), relativos ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2009, os quais são da responsabilidade do Conselho de Administração. Ao longo do exercício em apreço, o

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Os resultados mostraram que (i) a eficiência dos fosfatos estudados foi maior nos Latosslos Distróficos do que no Neossolo Quartzarênico Distrófico; (ii) os fosfatos de Arad e