• Nenhum resultado encontrado

Edital Nº 021/ CRINT/UFRR. Boa Vista-RR, 31 de agosto de 2020.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital Nº 021/ CRINT/UFRR. Boa Vista-RR, 31 de agosto de 2020."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Edital Nº 021/2020 - CRINT/UFRR

Boa Vista-RR, 31 de agosto de 2020.

O Coordenador de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima, nomeado pela Portaria nº 35/2019 GR, no uso de suas atribuições legais, de acordo com o artigo 2º, inciso X e artigo 4º do Estatuto da UFRR e considerando o convênio firmado entre esta Instituição de Ensino Superior e o Banco Santander (Brasil) S.A., torna público o edital de seleção para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas, do Santander Universidades, destinado a alunos de graduação da UFRR, conforme processo administrativo número 23129.0039990/2020-73.

1. DOS OBJETIVOS

1.1. Possibilitar ao aluno regularmente matriculado em cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima e inscrito no Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades (item 4.2), a oportunidade de cursar um semestre letivo em uma universidade estrangeira que faça parte do referido Programa e que tenha acordo de cooperação com a UFRR.

1.2. Ampliar as habilidades acadêmicas e profissionais dos estudantes da UFRR por meio do acesso a cultura, língua e conteúdos acadêmicos diferenciados em instituição estrangeira.

2. DO NÚMERO DE BOLSAS E BENEFÍCIOS

2.1. Serão disponibilizada 01 (uma) bolsa.

2.2. Cada estudante selecionado terá direito a uma única bolsa de estudo no valor de R$ 13.407,90 (treze mil, quatrocentos e sete reais e noventa centavos), a qual será repassada diretamente ao estudante em uma única parcela pelo SANTANDER.

2.3. O valor da bolsa deverá ser utilizado pelo estudante selecionado para cobrir gastos com aquisição de passagens, obtenção de visto, seguro médico internacional, alimentação, moradia e demais despesas relacionadas ao custeio da mobilidade internacional correspondente ao Programa.

(2)

3. DO DESTINO E PERÍODO

3.1. O aluno selecionado, conforme processo seletivo convocado por este edital, deverá cursar um semestre letivo em uma universidade estrangeira que faça parte do Programa Ibero-Americanas Santander Universidades 2020 e que tenha acordo de cooperação vigente com a UFRR.

3.2. Caso o estudante tenha escolhido, no momento da inscrição no site Santander, uma instituição que a UFRR não possua convênio vigente, deverá optar por outra até a data de indicação do candidato selecionado ao Banco Santander, conforme item 10.

3.3. A mobilidade internacional deverá ser realizada até o segundo semestre de 2021, respeitando o calendário acadêmico da instituição pretendida.

3.3.1. Utilizar a bolsa durante a vigência do contrato com o Santander, nesse caso até 31/12/2021.

4. DOS REQUISITOS DOS ESTUDANTES

4.1. Ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo quinto do Código Civil (Lei 10.406/2002), maior de 18 anos, residente e domiciliado em território nacional, e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido ou gerenciado pelo Grupo Santander ou pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR.

4.2. Ter efetuado a inscrição ao “Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2020”, no site do Banco Santander, conforme exigência estabelecida pelas regras do referido Programa.

4.3. Estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação da UFRR durante todo o processo seletivo e durante todo o período de realização do Programa.

4.4. No ato da inscrição, ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 70% da carga horária total do curso, a ser comprovada por meio do histórico acadêmico emitido no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRR.

4.5. Não ser aluno concluinte no período previsto para a realização da mobilidade.

4.6. Ter excelência curricular e possuir Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou maior que 7,5 (sete e cinco), a ser comprovado por meio do histórico acadêmico.

(3)

5. DA OBRIGAÇÃO DO ESTUDANTE

O estudante selecionado deverá:

5.1. Responsabilizar-se pela candidatura à universidade pretendida, conforme calendário definido pela mesma, obtenção de visto e demais providências relativas à mobilidade internacional, sendo o aluno o único responsável pelo acompanhamento dos prazos.

5.2. Permanecer regularmente matriculados na UFRR durante todo o período da mobilidade internacional.

5.3. Contratar um seguro de acidentes, saúde e vida, de cobertura internacional correspondente à duração total da mobilidade acadêmica, o qual deverá incluir repatriação funerária.

5.4. Cumprir as normas, leis e estatutos vigentes no país e na Universidade de destino. O não cumprimento implicará na anulação da mobilidade e, consequentemente, na devolução do valor da bolsa.

5.5. Elaborar, sob a orientação do Coordenador de Curso na UFRR, e cumprir o programa de atividades acadêmicas (no mínimo quatro disciplinas) a ser desenvolvido na Universidade de destino, conforme exigências ou requisitos necessários para regularização e/ou realização das disciplinas selecionadas.

5.6. Comprometer-se em estudar na universidade de destino com dedicação integral durante todo o período de vigência da bolsa, de acordo com o programa de estudos aprovado pela Coordenação do Curso na UFRR.

5.7. Assumir eventuais gastos adicionais, incluindo os incorridos pelos cônjuges, dependentes ou acompanhantes.

5.8. Cumprir com todas as condições estabelecidas nos Princípios Gerais do Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2019, do Santander Universidades (Anexo III).

5.9. Informar à CRINT e ao responsável pelo intercâmbio na Universidade de destino sobre sua data e horário de chegada e, igualmente, informar a data e a hora de retorno.

5.10. Comunicar à CRINT/UFRR as eventuais modificações no Plano de Estudos previamente acordado.

5.11. Fornecer à CRINT/UFRR qualquer informação que seja relevante, como antecedentes de saúde (cirurgias, alergias, medicação e tratamento atual, vacinas), ou exigida pela instituição de destino, necessária para a efetivação da mobilidade acadêmica.

(4)

5.12. Assumir pessoalmente a responsabilidade pelos danos e prejuízos que causar durante sua participação no programa de intercâmbio, que não estejam cobertos pelo seguro contratado, devendo expressamente dispensar de qualquer ônus as instituições de origem, de destino e as instituições coordenadoras do Programa.

5.13. Entregar à CRINT/UFRR, quando solicitado, cópia do passaporte, válido durante todo o período de realização do intercâmbio, cópia do visto, cópia da apólice do seguro contratado, cópia do bilhete de voo com as datas de chegada e partida e outros documentos que forem necessários para efetivação do intercâmbio.

5.14. Ao final da mobilidade, apresentar-se na CRINT, no prazo máximo de 15 (quinze) dias após a chegada à Boa Vista, para as orientações necessárias ao processo de validação das atividades acadêmicas realizadas e apresentação de relatório contendo a prestação de contas, com comprovantes, relativa ao auxílio financeiro concedido, sob pena de ter que devolver o valor correspondente ao que não for comprovado ou gasto de forma diversa ao que foi estabelecido no presente edital e conforme item 2.3.

5.15. Providenciar conta corrente no Banco Santander para o depósito do valor referente à bolsa, conforme estabelecido nos Princípios Gerais do Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2019, do Santander Universidades (Anexo III).

6. DA INSCRIÇÃO

6.1. Na UFRR:

6.1.1. A inscrição na UFRR é gratuita, devendo ser efetuada na Coordenadoria de Relações Internacionais, CRINT, localizada na sala 14, bloco IV, Campus Paricarana, no período de 08 a 11 de setembro de 2020, das 14h30 às 17h30. Excepcionalmente, de acordo com o contexto da pandemia pelo Corona Vírus e das orientações dos órgãos de saúde em cada Estado, as inscrições poderão ser realizadas pelo e-mail institucional: crint@ufrr.br, com cópia para crint.ufrr@gmail.com (informando no campo “assunto” como “Inscrição Ibero Americanas 2020”).

6.2.2. Para a homologação da inscrição, é necessário que o candidato apresente formulário de inscrição, devidamente preenchido (ANEXO I), juntamente com os seguintes documentos em envelope lacrado ou caso inscrição por e-mail os

(5)

6.2.2.1. Cópia do documento oficial de identificação;

6.2.2.2. Cópia do CPF, caso não conste no documento anterior;

6.2.2.3. Declaração de vínculo com a UFRR, a ser emitida no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);

6.2.2.4. Histórico Escolar da graduação contendo o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), a porcentagem de integralização dos créditos previstos no Projeto Pedagógico de seu curso, a ser emitido no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);

6.2.2.5. Cópia do comprovante de inscrição no site do Santander, conforme item 4.2. 6.2.2.6. Cópia do currículo Lattes comprovado1;

6.2.3. A inscrição da candidatura implicará no conhecimento e na aceitação definitiva das normas e condições estabelecidas neste edital, das quais não poderá alegar desconhecimento. 6.2.4. As informações prestadas pelo candidato serão de sua inteira responsabilidade.

6.2.5. Não será aceita inscrição condicional ou extemporânea.

6.2.6. No caso do aluno desistir da bolsa, após a indicação dos selecionados ao Santander, não será permitida a substituição do bolsista contemplado.

7. DA SELEÇÃO

7.1. As seguintes fases serão realizadas por uma comissão de avaliação nomeada pela CRINT: 7.1.1. Primeira fase (eliminatória): análise documental.

7.1.1.1. Exame de toda a documentação apresentada no ato da inscrição. Não será

homologada a candidatura com documentação incompleta, enviada de forma

indevida, fora dos prazos estabelecidos ou comprovando o não cumprimento dos requisitos previstos no item 4.

7.1.2. Segunda fase (classificatória) - análise do mérito curricular, que consiste em: 7.1.2.1. Avaliar a excelência curricular, por meio do histórico da graduação, considerando o valor da média geral do aluno, cujo coeficiente de rendimento mínimo exigido é 7,5 (sete e cinco);

1 Consiste na apresentação de certificações que comprovem as atividades descritas no currículo Lattes. Somente

(6)

7.1.2.2. Avaliar, por meio do lattes e documentos comprobatórios, o desempenho acadêmico e a progressão curricular do candidato, de acordo com Anexo II;

7.2. Os critérios para classificação dos candidatos levarão em conta o desempenho acadêmico do candidato, a progressão curricular e o índice de rendimento acadêmico.

7.3. A classificação final será obtida por meio do somatório da nota obtida na análise do desempenho acadêmico e progressão curricular (ANEXO II) com o Índice de Rendimento Acadêmico-IRA, o qual será multiplicado por 10, sendo o total dividido por dois, conforme a fórmula:

7.4. O candidato que for selecionado em dois ou mais processos seletivos de mobilidade internacional promovido pela CRINT, que estejam ocorrendo concomitantemente, terá que, obrigatoriamente, optar por somente um. A opção pelo programa de mobilidade é feita no ato de indicação do candidato.

7.5. Após a indicação dos selecionados ao Banco Santander, estes serão automaticamente desligados de eventuais processos seletivos de mobilidade, gerenciados pela CRINT, nos quais estejam inscritos.

8. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

8.1. A comissão que fará a seleção dos candidatos será nomeada pela CRINT.

9. DO RECURSO

9.1. O recurso poderá ser solicitado no que se refere: a) ao edital; b) a homologação das inscrições; e c) ao resultado preliminar.

9.2. O prazo para interposição de recurso obedecerá ao estabelecido no cronograma deste edital, item 10.

(7)

9.3. Para interpor recurso, o candidato deverá encaminhar ao endereço eletrônico

crint@ufrr.br mensagem com o título RECURSO IBERO-AMERICANAS 2020, em que

deve constar arquivo em PDF com as argumentações devidamente fundamentadas.

9.4. O recurso será julgado pela comissão de seleção e a resposta ao candidato interessado estará disponível na Coordenadoria de Relações Internacionais no dia útil seguinte ao especificado para a divulgação da homologação final das inscrições e do resultado final do processo seletivo.

9.5. Não será aceito recurso extemporâneo, inconsistente e que não atenda às exigências e especificações estabelecidas neste edital.

9.6. Não será aceito recurso de matéria diversa da questionada, ou seja, que não seja objeto do recurso para o qual o prazo foi estabelecido.

9.7. Em hipótese alguma será aceito pedido de revisão de recurso.

10. DO CRONOGRAMA

ATIVIDADE PERÍODO

Lançamento do edital 03 de setembro de 2020

Impugnação ao Edital 04 de setembro de 2020

Resultado da impugnação ao Edital 08 de setembro de 2020

Inscrição na CRINT 08 a 11 de setembro de 2020

Homologação das inscrições 14 de setembro de 2020 Recurso à homologação das inscrições 15 de setembro de 2020

Homologação final 16 de setembro de 2020

Resultado preliminar da seleção 17 de setembro de 2020 Recurso ao resultado preliminar 18 de setembro de 2020 Resultado final da seleção 21 de setembro de 2020 Escolha das universidades e entrega do número da conta

corrente * pelos candidatos na CRINT 22 de setembro de 2020 Indicação dos selecionados ao Banco Santander 23 e 24 de setembro de 2020

(8)

11. Da Impugnação do Edital

11.1 Para impugnação do edital, o interessado deverá encaminhar ao endereço eletrônico

crint@ufrr.br mensagem com o título IMPUGNAÇÃO AO EDITAL IBERO-AMERICANAS 2020, em que deve constar arquivo em PDF com as argumentações

devidamente fundamentadas.

11.2 O resultado será divulgado na página da CRINT, na data estipulada no cronograma, item 10 do presente edital.

12. DOS CASOS OMISSOS E DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

11.1. Uma vez selecionado e indicado ao Banco Santander, o estudante contemplado não terá sua inscrição validada em futuros processos de mobilidade internacional, promovidos pela CRINT;

11.2. Eventuais situações não contempladas neste edital serão decididas pela comissão de avaliação.

11.3. Informações complementares podem ser obtidas por intermédio do endereço eletrônico crint@ufrr.br e telefone 3224-1665.

Rafael Assumpção Rocha

Coordenador de Relações Internacionais Portaria 35/2019-GR

(9)

ANEXO I do Edital Nº 021/2020 – CRINT/UFRR

FICHA DE INSCRIÇÃO

SELEÇÃO IBERO-AMERICANAS 2020

SETOR: CRINT/UFRR Inscrição nº

1. Nome:

2. Nº Identidade: 3. Órgão Emissor: 4. UF:

5. CPF: 6. Data De Nascimento:

7. Curso: 8. Matrícula:

9. E-Mail: 10. Telefones:

11. Endereço (Rua, Avenida, Alameda, Travessa, etc. e número):

12. Bairro: 13. Cidade: 14. CEP: 15. UF:

Boa Vista-RR, _______ de ____________________ de 2020.

_________________________________________________ Assinatura do(a) candidato(a)

COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO IBERO-AMERICANAS 2020

SETOR: CRINT/UFRR Inscrição nº

Nome:

Curso: Edital:

Assinatura do Servidor Data

(10)

ANEXO II do Edital Nº 021/2020 – CRINT/UFRR

FICHA DE AVALIAÇÃO

Nome do Candidato:

1. HISTÓRICO ESCOLAR Nota (X 10) Pontuação do Candidato

Índice de Rendimento Acadêmico (IRA)

2. DESEMPENHO ACADÊMICO E PROGRESSÃO CURRICULAR

Pontos por trabalho

Pontuação

máxima Pontuação do Candidato

Participação em programa de iniciação científica 10/ano -

Participação nos Programas PET/PIBID/Novos Talentos 10/ano -

Participação no Programa de Monitoria 3/semestre 12

Tempo de atuação como profissional na área do curso em que está

matriculado 02/ano 10

Curso de duração ≥ 8 ≤ 20 h (como ministrante) 03 15

Curso de duração > 20 h (como ministrante) 04 20

Curso de duração ≥ 8 ≤ 20 h na área em que está matriculado (como ouvinte) 01 10

Curso de duração > 20 h na área em que está matriculado (como ouvinte) 02 20

Participação em evento Internacional como ouvinte ou monitor 03 09

Participação em evento Nacional como ouvinte ou monitor 02 06

Participação em evento Regional como ouvinte ou monitor 1,5 4,5

Participação em evento Local / Estadual como ouvinte ou monitor 01 03

Participação em evento Internacional com apresentação de trabalho 06 30

Participação em evento Nacional com apresentação de trabalho 05 25

Participação em evento Regional com apresentação de trabalho 04 20

Participação em evento Local / Estadual com apresentação de trabalho 02 10

Participação na organização de eventos 02 06

Estágio extracurricular durante a graduação (mínimo de 60 horas) 01/ semestre 04

Artigos publicados ou no prelo em periódicos indexados como AUTOR

PRINCIPAL 06 18

Artigos publicados ou no prelo em periódicos indexados como CO-AUTOR 05 15

Resumo publicado em Congressos Científicos nos últimos cinco anos (2013-2018).

02 -

Participação em Programa de Apadrinhamento de Estudantes Estrangeiros da UFRR

Aplicável 1

vez 2,0

Conta Corrente no Banco Santanter Aplicável 1

vez 1

TOTAL DA PONTUAÇÃO DO CANDIDATO

* As informações não comprovadas serão desconsideradas para pontuação da análise curricular;

* No caso de trabalhos aceitos para publicação, anexar cópia do trabalho acompanhada de carta de aceite do periódico e/ou editor. * Só serão consideradas, para efeitos de pontuação, as atividades ocorridas após a data de ingresso na graduação.

(11)

ANEXO III do Edital Nº 021/2020 – CRINT/UFRR

Princípios Gerais do Programa de Bolsas Ibero-Americanas

Santander Universidades

Referências

Documentos relacionados

A participação do grupo de alunos ligados ao PIBID/Geografia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/CAPES) na difusão deste projeto nas escolas de

O presente trabalho objetivou avaliar os teores de argila dispersa em água por três métodos de dispersão física (AR, AL e US) em amostras de quatro solos argilosos com presença

Este trabalho teve os objetivos de simular as perdas de água por evaporação e arraste em um sistema de aspersão convencional com aspersores NY-7 (bocais de 4,6 mm x 4,0 mm e ângulo de

Confrontando os valores de resistência à tração indireta obtidos através da produção das misturas de controle e modificada, observou-se que, para uma redução de 10°C

Os efeitos de leitura determinariam tanto o juízo ontológico sobre a obra – se determinada narrativa seria ou não uma obra de “horror” – quanto seu juízo crítico –

Sua presença frequente junto às áreas de sítios arqueológicos com estruturas escavadas, como casas subterrâneas e aterros, bem como a presença de evidências de

LIVRE 1º CRISTIANE G.LANGNER COPEL TELECOMUNICAÇÕES CURITIBA 32”43. 2º

As contribuições deste trabalho são o estudo do desempenho do controlador preditivo baseado em modelo QDMC aplicado a processos multivariáveis com características