• Nenhum resultado encontrado

E-BOOK ECONOMIA DOMÉSTICA COMO ECONOMIZAR EM CASA COM PEQUENAS MUDANÇAS DE ATITUDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E-BOOK ECONOMIA DOMÉSTICA COMO ECONOMIZAR EM CASA COM PEQUENAS MUDANÇAS DE ATITUDE"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ECONOMIA

DOMÉSTICA

E-BOOK

COMO ECONOMIZAR

EM CASA COM PEQUENAS

MUDANÇAS DE ATITUDE

(2)

O QUE VOCÊ

VAI ENCONTRAR

NESSE E-BOOK:

ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

PARA A CRISE DO CORONAVÍRUS

5 DICAS DE RENDA EXTRA

NA QUARENTENA

ENERGIA:

COMO ECONOMIZAR EM CASA

UTILIZANDO A ECONOMIA DOMÉSTICA

ÁGUA:

COMO ECONOMIZAR EM CASA

UTILIZANDO A ECONOMIA DOMÉSTICA

ALIMENTAÇÃO:

COMO ECONOMIZAR E SER SUSTENTÁVEL

UTILIZANDO A ECONOMIA DOMÉSTICA

PÁG. 3

PÁG. 5

PÁG. 9

PÁG. 11

PÁG. 7

A pandemia pegou a todos de surpresa, e a necessidade de exercitar a economia doméstica tornou-se ainda mais

evidente. Mas é preciso aprender com as experiências, e quando esse momento passar - ele vai passar - é nosso dever continuar exercitando as boas práticas de sustentabilidade e de organização financeiras adquiridas até aqui.

(3)

Analise

suas

finanças

Durante a quarentena, com diversos comércios e negócios tendo que fechar as portas por tempo indeterminado, a organização financeira mostrou-se importante. Ter um diagnóstico das finanças, com os gastos fixos e variáveis, é a solução para enfrentar períodos economicamente difíceis. Saiba as principais dicas para se organizar:

A primeira fase para fazer um planejamento financeiro é diagnosticar as suas finanças. Analise seu saldo no banco. Identifique as dívidas a serem pagas, como boletos, parcelas e juros.

Analise, também, seus extratos bancários e anote o que gastou nos últimos 3 meses. Esse exercício é importante para entender melhor sua

movimentação financeira por mês.

ORGANIZAÇÃO

FINANCEIRA

PARA A CRISE

(4)

Durante a quarentena, com diversos comércios e negócios tendo que fechar as portas por tempo indeterminado, a organização financeira mostrou-se importante. Ter um diagnóstico das finanças, com os gastos fixos e variáveis, é a solução para enfrentar períodos economicamente difíceis. Saiba as principais dicas para se organizar:

Defina

os seus

gastos

fixos e os

variáveis

Estabeleça despesas

que podem ser cortadas

Após o diagnóstico, você terá uma noção mais aprofundada sobre seus ganhos e dívidas. Agora, você deve organizar melhor a entrada e saída do seu dinheiro. Anote em uma agenda, computador ou celular quais são os seus gastos fixos todo o mês, como aluguel, água e luz.

Além dos gastos fixos, registre também os gastos variáveis, como alimentação, lazer e compras pessoais. Essas não podem ser desconsideradas, mesmo que variem em cada mês.

Busque

inovar

gerando

uma renda

extra

Caso seja necessário, existem diversas alternativas para aumentar o dinheiro na conta. Você pode vender roupas e objetos que não usa mais, anunciar serviços online ou produzir refeições para delivery.

Contrate

atendimento

especializado

para suas

finanças

A Banricoop tem uma equipe pronta para ajudar com suas finanças,

sempre que você precisar. Conte com a ajuda de um consultor especializado para ajudar a reorganizar suas contas, refinanciar dívidas e recuperar a saúde financeira do seu orçamento familiar.

(5)

A orientação de isolamento social dada pela Organização Mundial de Saúde impactou financeiramente a vida de milhões de pessoas. Nesse período, muitas famílias perderam parte da renda que vinha dos profissionais autônomos, como donos de negócios ou artesãos. Confira algumas dicas de como recuperar esse dinheiro e aumentar o lucro da sua família durante a quarentena:

5 DICAS DE

RENDA EXTRA

NA QUARENTENA

Aulas a

Distância

Caso você saiba cozinhar, tocar violão, ou tiver

conhecimento em algum idioma, dar aulas online é uma ótima opção. Muitas pessoas estão sem

trabalhar ou estudar e estão com tempo livre para aprender ou aperfeiçoar habilidades. Compartilhe e venda seus conhecimentos. Você pode disponibilizar as aulas online ou realizar videoconferências em aplicativos como o Zoom e Skype.

Para quem possui habilidade em alguma área de conhecimento, a dica é dar aulas de reforço para as crianças e adolescentes que estão sem ir para a escola.

(6)

Serviços

Online

Use os conhecimentos da sua área para oferecer serviços sem sair de casa, através da internet. Você pode revisar e traduzir textos, editar fotos ou oferecer serviços de consultoria e contabilidade.

Brechó e Bazar

Sabe aquela roupa, calçado ou objeto que já está sem uso na sua casa? Esse é um ótimo momento para vendê-lo e conseguir uma renda extra. Tudo que estiver sem utilidade em seu lar pode ser vendido, desde livros, CD’s ou itens de decoração. Anuncie esses itens em grupos do Facebook, WhatsApp ou em sites como OLX e Enjoei.

Produtos

e Artesanato

Aproveite esse momento para explorar seus hobbies e talentos e lucrar com eles. Produza itens de decoração, faça

marmitas ou invista na confecção de máscaras caseiras. Você pode vender seus itens em sites como Tanlup ou Elo7 e aumentar sua renda.

(7)

A economia doméstica, além de abordar a saúde financeira das famílias, diz respeito à qualidade de vida do ser humano e do Planeta Terra. A prática envolve o uso correto de recursos, alimentos e atitudes para evitar desperdício. Entre essas mudanças, está a economia de energia. As transformações

começam desde atitudes básicas como apagar as luzes ao sair de algum cômodo até o investimento em lâmpadas e eletrodomésticos corretos.

Confira algumas dicas de como poupar e ajudar a natureza:

ENERGIA:

COMO

ECONOMIZAR

EM CASA

UTILIZANDO

A ECONOMIA

DOMÉSTICA

Utilize as

lâmpadas

e

eletro-domésticos

corretos

Escolha eletrodomésticos da classe energética A ++ ou A +++, que consomem até 70% menos energia comparados aos de classe A. Além disso, troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED. Elas economizam mais energia e possuem um bom custo benefício, já que tem maior tempo de vida.

(8)

Os aparelhos em stand by gastam até 12% de energia. A dica é retirar da tomada todos os aparelhos que não são utilizados diariamente, como som, DVD, vídeo game, etc.

Pinte a

casa de

cores

claras

Evite deixar

aparelhos

em stand by

As paredes claras refletem a luz natural que entra pelas janelas. Logo, durante o dia, não será

necessário ligar as lâmpadas e gastar energia

desnecessária. Na hora de construir ou reformar sua casa, invista nas janelas, clarabóias e tons brancos.

Invista em equipamentos

de energia renováveis

Para ajudar na sustentabilidade e na economia em eletricidade, a Banricoop disponibiliza o CrediEnergia Sustentável. Além de um convênio com a PROINST ou outro fornecedor de sua preferência, o Credi Energia oferece um

financiamento especial para adquirir e implantar equipamentos para geração de energia a partir de fontes renováveis e não poluentes em casa.

Os painéis solares reduzem a emissão de carbono e diminuem em até 100% o valor da conta de luz.

(9)

A água é sinônimo de vida. Todos os seres vivos precisam deste recurso para sobreviver, incluindo os humanos. Porém, a água doce é um recurso cada vez mais escasso no Planeta Terra. Apesar de 75% da superfície da Terra ser água, apenas 3% é de água potável.

Por isso, é de extrema importância que os hábitos sejam adaptados para preservar um dos recursos mais importantes para a vida. Saiba as dicas para economizar a água em casa e ajudar o meio ambiente:

ÁGUA:

COMO

ECONOMIZAR

EM CASA

UTILIZANDO

A ECONOMIA

DOMÉSTICA

Tome

banhos

curtos

Apenas um banho pode gastar mais de 250 litros de água. Tomar banhos de apenas 5 minutos economiza até 200 litros. Caso toda a família diminua o tempo no chuveiro, a mudança no final do mês será significativa. É importante, também, desligar o chuveiro enquanto passa shampoo, condicionador ou sabonete.

(10)

Regue

as plantas

no horário

correto

Para regar as suas

plantas e não desperdiçar água, escolha os horários corretos de rega: nas

primeiras horas da manhã e no fim da tarde, depois das 15h. Não é recomendado molhar as plantas em horários muito quentes, já que a água evapora, e nem à noite, pois as mudas não absorvem a água corretamente.

Invista nos

aparelhos

certos

Existem diversos aparelhos baratos que podem ajudar na economia doméstica, como válvulas redutoras, arejador de torneira e válvula para vasos sanitários com dois fluxos. Os dispositivos possuem um ótimo custo benefício e ajudam o Planeta Terra.

Reaproveite

a água

A água que resta após lavar as roupas pode ser utilizada para lavar a casa, o carro, o quintal e a calçada. Além disso, a água que sobra do cozimento de verduras e legumes pode ser usada para regar as plantas, já que possui bastante nutrientes.

Fonte:

https://www.mma.gov.br/agua.html

http://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/como-economizar-agua.html

(11)

Além do prejuízo para a população, o desperdício de alimento causa danos ao meio ambiente e à economia. Quanto mais um certo alimento é jogado fora, mais caro ele fica. Já, no meio ambiente, as comidas desperdiçadas tornam-se lixo orgânico, responsável pelo aumento do Efeito Estufa do Planeta.

Por isso, é importante estar atento e jogar no lixo o mínimo possível de alimentos. Reaproveitar e

reutilizar a comida ajuda na saúde da Terra e do seu bolso.

Confira na próxima página como lidar com os alimentos da melhor forma possível na sua casa.

ALIMENTAÇÃO:

COMO

ECONOMIZAR

E SER

SUSTENTÁVEL

UTILIZANDO

A ECONOMIA

DOMÉSTICA

(12)

Não compre comida de forma descontrolada para não haver

desperdícios. Caso opte por comprar em grande quantidade, congele. Você pode congelar aqueles alimentos que já estão prontos e cozidos ou crus. Confira aqui como fazer a conservação no freezer.

Reutilize

as sobras

Congele

a comida

É possível reutilizar cascas, talos e sementes dos alimentos.

A nutricionista Jessica de Deus, graduada em Nutrição pela

PUCRS, explica: "Casca de banana, pode virar ingrediente de bolo e farofa, por exemplo. Casca de maçã, laranja e bergamota podem ser adicionados nos chás.

Sementes de abóbora são ricas em magnésio e podem ser tostadas e adicionado em granolas, pães e bolos", afirma.

Atenção

ao cozinhar

Para economizar gás e eletricidade, é importante cozinhar mais de um alimento por vez no forno. Já,

quando for utilizar as panelas, use a tampa: ela preserva o vapor e ajuda com que a comida fique pronta mais rápido.

Foco no

mercado

A dica é fazer uma lista de compras antes de sair de casa. E, ainda antes de fazer a lista, é importante ter um esboço do cardápio semanal para saber o que colocar na lista de compras. Assim, você economiza e nenhuma comida será jogada fora.

"Outro conselho é comprar os alimentos da época. São alimentos mais baratos, levam menos agrotóxico. Você sai

ganhando no bolso e na saúde", destaca a nutricionista Jessica.

Sempre que possível, opte pelos alimentos produzidos localmente e, de preferência, orgânicos.

Segundo Jessica de Deus, as vantagens deste tipo de alimentos são inúmeras: "Primeiro, os alimentos orgânicos são cultivados de maneira sustentável, sem agredir o solo. Além disso, incentiva a agricultura familiar, movimenta a economia local, e principalmente, não levam agrotóxico no seu cultivo, sendo mais nutritivo e saudável", afirma.

Compre os alimentos

da época e os locais

(13)

E-BOOK

ECONOMIA

DOMÉSTICA

PRODUZIDO AGOSTO DE 2020 Telefone: (51) 3216.1500 Ouvidoria: 0800 703 06 86 www.banricoop.coop.br

Referências

Documentos relacionados

Data limite para as Coordenações de Cursos Superiores encaminharem à CORAE os processos de Colação de Grau, Atas de Apresentação do TCC, Termo de Aprovação, convalidação de

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos

Para o ferro puro foi utilizado uma camada de entrada com 4 neurônios (um para cada classe de dados de entrada – temperatura, tempo, diâmetro inicial de grão e

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado em Finanças e

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language