• Nenhum resultado encontrado

SAÚDE ANIMAL E COLETIVA Diagnóstico por Imagem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAÚDE ANIMAL E COLETIVA Diagnóstico por Imagem"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - COREMU

PROCESSO SELETIVO 2018

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

SAÚDE ANIMAL E COLETIVA

Diagnóstico por Imagem

INSTRUÇÕES

Verifique se este

Caderno corresponde ao Programa de Residência ao qual você se candidatou e se ele

contém

trinta questões objetivas (questões de 01 a 30). Caso contrário, solicite ao fiscal da sala outro caderno.

Não serão aceitas reclamações posteriores.

Você dispõe de quatro horas (4h) para realizar a prova, incluindo o tempo destinado ao preenchimento da

folha de respostas das questões objetivas.

Para cada

questão objetiva, existe apenas uma alternativa correta.

Ao transcrever suas respostas para a folha de respostas, faça-o com cuidado, evitando rasuras, pois ela é o

documento oficial do Concurso e não será substituída. Preencha completamente as elipses ( ) na folha de

respostas.

Utilize caneta esferográfica de tinta azul ou preta para assinalar as respostas das questões objetivas na folha

de respostas.

Durante a prova, não será permitida ao candidato qualquer espécie de consulta a livros, revistas,

folhetos, impressos de qualquer natureza ou anotações; nem será permitido o uso de telefone celular,

transmissor/receptor de mensagem ou quaisquer equipamentos eletrônicos.

Ao concluir, levante a mão e aguarde o fiscal. Os dois últimos candidatos deverão se retirar da sala de prova

ao mesmo tempo.

O candidato somente poderá se retirar da sala uma hora (1h) após seu início. Se quiser levar o Caderno de

Questões, o candidato somente poderá se retirar da sala de prova uma hora e meia (1h30min) após o início.

O candidato não poderá anotar/copiar o gabarito de suas respostas de prova.

Os candidatos terão direito de permanecer na sala até que o último candidato conclua a prova, desde que

permaneçam em silêncio.

A folha de resposta é a prova legal exclusiva de suas respostas. Devolva-a ao fiscal da sala, sob pena de

exclusão do Concurso.

Nome do(a) candidato(a)

Número de inscrição

Comissão Permanente de Seleção – COPERSE

(2)
(3)

UFRGS – RIS/2018 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 3

01. Considere as afirmações abaixo, sobre Saúde Coletiva no Brasil.

I - A Saúde Coletiva brasileira é considerada um espaço multidisciplinar e interdisciplinar de práticas e de construção de conhecimento.

II - A Saúde Coletiva pode ser definida como um núcleo de produção de conhecimentos, voltado para a compreensão da saúde e a explicação de seus determinantes sociais.

III - A Saúde Coletiva no Brasil instituiu-se a partir de uma conjuntura na qual a questão democrática era debatida pela sociedade civil, e tal circunstância trouxe consequências diretas à identidade plural da área.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

02. Assinale a alternativa correta no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS).

(A) O SUS é considerado, por alguns sanitaristas, um subsistema de saúde, visto que não consegue dar conta de seus princípios de universalidade, integralidade e equidades.

(B) O SUS pode ser entendido como uma política de Estado, construída por movimentos sociais que lutaram pela democracia e se organizaram, no movimento, pela Reforma Sanitária Brasileira. (C) O SUS foi criado através da Constituição Federal de 1988, que reconheceu a saúde como um

“direito de cidadania e um dever do Estado”, porém sua institucionalização ocorreu apenas uma década depois, pela publicação das Leis Orgânicas da Saúde - Leis 8080/98 e 8176/98.

(D) O financiamento do SUS é assegurado pelo Estado, mediante a utilização de fundos públicos compostos pelos tributos arrecadados estritamente pela União e repassados para municípios e estados.

(E) A descentralização da gestão do SUS implica a transferência de orientações e a indução por parte do Ministério da Saúde para a operacionalização de programas, ações e serviços no âmbito municipal.

(4)

4 UFRGS – RIS/2018 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

03. Muitos debates surgiram entre profissionais de saúde, entidades de classe e sociedade civil em relação à publicação da nova Política Nacional de Atenção Básica, publicada por meio da Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017. Em relação a essa política, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) A PNAB 2017 considerou que aferição da pressão arterial, medição da glicemia capilar e realização de técnicas limpas de curativo poderão ser consideradas atividades do Agente Comunitário de Saúde sobre determinadas condições. ( ) Segundo a PNAB 2017, são necessárias,

para a realização de atividades de atenção básica, equipes multiprofissionais compostas, conforme modalidade das equipes, por médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, auxiliar em saúde bucal ou técnico em saúde bucal, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

( ) A PNAB 2017 estabeleceu que o número de usuários por equipe de saúde da família pode ser de, no máximo, 3.500 pessoas. ( ) A PNAB 2017 recomendou que as

Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, e observou que horários alternativos de funcionamento podem ser pactuados através das instâncias de participação social.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – V – F. (B) F – V – V – V. (C) V – F – F – V. (D) F – V – V – F. (E) F – F – F – V.

04. Considere, segundo a Política Nacional de Humanização, os dispositivos abaixo, para fomento da participação ativa de usuários, familiares e redes sociais no cotidiano de serviços de saúde.

I - Atividades Preventivas.

II - Direito a acompanhante em consultas, realização de exames e em internações. III - Visita aberta.

Quais afirmações estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

05. Assinale a alternativa correta, no que se refere à análise de situação de saúde.

(A) Uma situação de saúde, além dos problemas do sistema de saúde, engloba problemas e necessidades relacionados com o estado de saúde da população, mas não se restringem a uma listagem de problemas que compõem o perfil epidemiológico.

(B) A análise da situação de saúde implica a determinação dos problemas de saúde mais incidentes e prevalentes em uma determinada população, e a definição precisa de uma intervenção para o enfrentamento das situações levantadas. (C) As necessidades de saúde podem ser

descritas como uma alteração física e/ou orgânica que impede uma pessoa de seguir vivendo em sua rotina de vida, excluindo-se dessa condição um sofrimento ainda não identificado.

(D) A clínica somada à epidemiologia, como saberes agregados, podem ser suficientes para definir e identificar necessidades de saúde de um determinado indivíduo e de comunidades.

(E) As definições de fator de risco e de vulnerabilidade possuem origem na epidemiologia e podem ser considerados sinônimos na análise de situação de saúde, o que dispensa a análise de ambos.

(5)

UFRGS – RIS/2018 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 5

06. Considere as afirmações abaixo, sobre as Residências Multiprofissionais e Uniprofissionais na área da Saúde.

I - O estabelecimento de financiamento regular para os Programas de Residências Multiprofissionais de Saúde no Brasil tem por objetivo tanto a formação de profissionais quanto eventuais mudanças no Sistema Único de Saúde (SUS).

II - As Residências Multiprofissionais e Uniprofissionais em área da saúde, aptas a receber profissionais oriundos de mais de 10 cursos de graduação, com isonomia de bolsas em relação à Residência Médica, são avanços conquistados após o ano de 2010.

III - Os programas de Residência Multiprofissionais e Uniprofissionais em área da saúde, embora a grande variedade histórica de desenhos metodológicos, defendem habitualmente a utilização de metodologias ativas e participativas e a educação permanente como eixo pedagógico.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

07. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), inicialmente instituído pela Portaria GM n. 154, de 24 de janeiro de 2008, como uma estratégia de matriciamento para as Equipes de Saúde da Família, voltado à ampliação da qualidade e, por conseguinte, à resolutividade da atenção à saúde, teve seu escopo ampliado pelo Ministério da Saúde, a partir da Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017, e foi identificado como Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

Considere as afirmações abaixo, sobre o Nasf-AB.

I - O Nasf-AB, da mesma forma como o NASF original, constitui serviços com unidades físicas independentes, porém não de livre acesso para atendimento individual ou coletivo, e seu espaço físico deve ocupar um espaço geográfico central aos territórios das equipes matriciadas.

II - O Nasf-AB deve contribuir para a integralidade do cuidado dos usuários do SUS e das coletividades, principalmente por intermédio da ampliação da clínica e de ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde e discussão do processo de trabalho das equipes. III - Os profissionais que podem integrar o Nasf-AB são, entre outros, médico acupunturista, assistente

social, profissional de educação física, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, ginecologista/obstetra, nutricionista, psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, médico veterinário, profissional com formação em arte (arte educador) e profissional de saúde sanitarista. Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

(6)

6 UFRGS – RIS/2018 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

08. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os objetos de ação de vigilância sanitária.

( ) Propaganda de interesse da saúde, especialmente a de medicamentos e de produtos infantis.

( ) Estudo epidemiológico de uma enfermidade, considerando a ecologia dos agentes infecciosos e hospedeiro, além dos complexos mecanismos que intervêm na propagação e extensão da infecção. ( ) Órgãos, tecidos humanos e veterinários para

uso em transplantes e reconstituições. ( ) Serviços de saúde, de atenção ambulatorial

e hospitalar, de apoio diagnóstico e terapêutico, incluindo destinação de resíduos, banco de leite humano e de órgãos, serviços hemoterápicos, fisioterapêuticos e odontológicos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – V – V – F. (B) V – F – V – F. (C) F – V – F – V. (D) V – F – F – F. (E) V – F – V – V.

09. Leia o segmento abaixo.

Fazer do Sistema Único de Saúde (SUS) uma realidade vivida, e não só assegurada em lei, requer protagonismo do sujeito dotado da capacidade de compreensão de si mesmo e do mundo e de atuação sobre ele, com autonomia e consciência.

Para ampliar o conjunto de conhecimentos relacionados a metodologias, tecnologias, capazes de constituir novos sentidos e práticas no âmbito do SUS, a ..., em tempos de regionalização, segundo o Decreto 7508, qualifica e confere maior potencialidade aos processos construtivos de enfrentamento dos desafios hoje atribuídos ao SUS.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do segmento.

(A) Política Nacional de Promoção de Saúde (B) Política Nacional de Educação Popular em

Saúde

(C) Política Nacional de Atenção Básica (D) Política Nacional de Meio Ambiente (E) Política Nacional de Práticas Integrativas e

Complementares

10. Considere as afirmações abaixo, sobre Epidemiologia.

I - A epidemiologia pode ser utilizada como instrumento de denúncia de desigualdades em saúde, que, quando injustas e desnecessárias, tornam-se iniquidades, conceito político que diz respeito às desigualdades sociais inaceitáveis.

II - Os problemas de saúde, e o entendimento de seus determinantes, são complexos, o que implica o uso de concepções baseadas em noções estatísticas que estabelecem padrões de normalidade/anormalidade, para a adequada busca pelo conceito ampliado de saúde.

III - O perfil epidemiológico assume características distintas, de acordo com a inserção de cada grupo no processo produtivo, embora, na maioria dos agravos, a etiologia do risco e a distribuição da doença independam dos grupos sociais a que os indivíduos pertencem.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

(7)

UFRGS – RIS/2018 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 7

11. Assinale a alternativa que representa a sequência correta de radiopacidade (maior para menor) das substâncias/estruturas listadas abaixo. 1 - Osso 2 - Metal 3 - Água 4 - Ar 5 - Gordura (A) 3 – 4 – 1 – 5 – 2. (B) 2 – 3 – 5 – 1 – 4. (C) 2 – 1 – 3 – 5 – 4. (D) 4 – 2 – 3 – 1 – 5. (E) 5 – 1 – 4 – 2 – 3.

12. Sobre doenças articulares em cães e gatos, considere as afirmações abaixo.

I - Proliferação óssea pericondral, incongruência e aumento da radiopacidade do osso subcondral são sinais radiológicos de doença articular.

II - Redução do espaço articular é sinal radiográfico de artrite.

III - Subluxação, aumento de radiopacidade do osso subcondral e remodelamento ósseo são sinais radiológicos da displasia coxofemoral somente em cães.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

13. Em relação ao diagnóstico por imagem em aves, assinale a alternativa correta.

(A) A fusão dos ossos proximais do tarso com a tíbia (tibiotarso) e dos ossos distais do tarso com os metatarsos (tarsometatarsos) são duas importantes variações anatômicas na comparação com os mamíferos.

(B) A avaliação radiográfica da epífise de crescimento/zona de ossificação distal de fêmur é importante no diagnóstico de doenças metabólicas ósseas.

(C) A presença de sacos aéreos inviabiliza a realização de exame ultrassonográfico.

(D) As deformações em coluna (cifose ou escoliose), em aves, ocorrem apenas em decorrência de trauma.

(E) A cardiomegalia é diagnóstico comum em exame radiográfico de aves, principalmente em animais desidratados.

14. Em relação a avaliação ultrassonográfica do fígado e baço em pequenos animais, assinale a alternativa correta.

(A) O sedimento em vesícula biliar sempre é considerada alteração patológica.

(B) O fígado, em comparação com o baço, deve ter ecogenicidade acentuadamente maior e textura granular grosseira e difusa.

(C) Exame ultrassonográfico, em comparação ao radiográfico, é mais fácil e preciso para avaliar o tamanho do fígado.

(D) O baço deve ter textura granular delicada e homogênea, e a cápsula esplênica deve ser observada como margem hiperecóica.

(E) A ecogenicidade do fígado não deve ser comparada com a do rim, pois não há como avaliar essas duas estruturas de forma simultânea.

(8)

8 UFRGS – RIS/2018 DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

15. Considere as afirmações abaixo, sobre avaliação ultrassonográfica dos tendões de equino. I - A idade e o grau de atividade são dois

fatores que influenciam o tamanho das estruturas tendíneas associadas à região metacárpica/metatársica.

II - A imagem hipoecóica, no exame ultrassonográfico de tendões em equinos, pode estar relacionada com hemorragia, edema e ruptura de fibras.

III - O alinhamento do transdutor, em relação ao membro/tendão que está sendo examinado, não influencia na qualidade e na precisão do exame.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

16. Com relação aos padrões radiográficos pulmonares em cães e gatos, assinale a alternativa correta.

(A) Bronquite crônica alérgica é diagnóstico diferencial do padrão brônquico.

(B) Tumor pulmonar primário e metastático são diagnósticos diferenciais para padrão intersticial não estruturado (difuso).

(C) Edema e hemorragia pulmonar são diagnósticos diferenciais para padrão intersticial estruturado.

(D) Calcificação brônquica é diagnóstico diferencial para padrão alveolar.

(E) Edema pulmonar cardiogênico é diagnóstico diferencial para padrão pulmonar vascular.

17. Considere as afirmações abaixo, sobre avaliação ultrassonográfica do útero em cães e gatos.

I - Em cadelas, ao redor do 15o dias de gestação, é possível identificar o embrião junto à vesícula

gestacional.

II - Na identificação de acúmulo de líquido intrauterino, o ultrassom é pouco sensível, e o diagnóstico é possível somente quando o cérvix permanece fechado.

III - Em gatas, é possível identificar prenhez 11-14 dias após o acasalamento, porém, o diagnóstico mais preciso pode ser realizado 20-21 dias após o acasalamento.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

18. Assinale a alternativa que apresenta sinal radiográfico de abscesso em raiz dentária de equinos. (A) Margens bem definidas da lâmina dura.

(B) Contorno normal da raiz dentária. (C) Fratura do osso alveolar.

(D) Ausência de membrana periodontal. (E) Trato lítico associado a raiz dentária.

(9)

UFRGS – RIS/2018 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 9

19. Assinale a alternativa que representa a sequência correta de ecogenicidade (maior para menor) dos órgãos/estruturas/substâncias listados abaixo. 1 - Urina 2 - Fígado 3 - Córtex renal 4 - Baço (A) 2 – 4 – 1 – 3. (B) 2 – 1 – 3 – 4. (C) 4 – 1 – 2 – 3. (D) 4 – 2 – 3 – 1. (E) 4 – 2 – 1 – 3.

20. Com relação aos fatores que afetam a qualidade da imagem radiográfica, assinale a alternativa correta.

(A) Distorção é causada pela magnificação do objeto/estrutura que está sendo radiografado.

(B) O contraste radiográfico depende de quão alto ou baixo é o pico de quilovoltagem em relação a miliamperagem.

(C) O contraste radiográfico refere-se à diferença de escurecimento do filme em diferentes partes e é influenciado, negativamente, pelo movimento do paciente durante o exame.

(D) A miliamperagem não interfere na qualidade da imagem, devendo ser mantida sempre constante.

(E) A quilovoltagem não interfere na qualidade da imagem, devendo ser mantida constante.

21. Considere as afirmações abaixo sobre avaliação ultrassonográfica da próstata em cães.

I - Bexiga urinária repleta deve ser utilizada como janela acústica/referência para localização da próstata, durante o exame ultrassonográfico.

II - Ecogenicidade diminuída e a ecotextura irregular são achados frequentes do exame ultrassonográfico da próstata em cães com hiperplasia prostática benigna. III - Conteúdo anecoico e paredes lisas, assim

como conteúdo hipoecoico e parede irregular, podem ser evidenciados no exame ultrassonográfico, quando houver abscesso prostático.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

22. Considere as afirmações abaixo sobre diagnóstico radiográfico de efusão pleural e pneumotórax em cães e gatos.

I - Presença de fissuras interlobares alargadas, radiopacidade de tecido mole (água) sobre o externo e perda da definição da silhueta cardíaca são sinais radiográficos de efusão pleural.

II - Maior radiopacidade pulmonar, retração da superfície pleural e aparência de deslocamento dorsal do coração são sinais radiográficos de pneumotórax.

III - Efusão pleural unilateral ou assimétrica é frequentemente observada em felinos. Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

(10)

10 UFRGS – RIS/2018 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

23. Com relação a avaliação ultrassonográfica dos rins e ureteres em pequenos animais, assinale a alternativa correta.

(A) Sinal medular renal é uma fina linha hiperecogênica separando/dividindo a região medular do rim da pelve renal. (B) Ureter dilatado/aumento de diâmetro pode

ser observado no exame ultrassonográfico de cães e gatos com ureter ectópico. (C) Rins somente podem ser avaliados por

meio desse exame com acesso abdominal ventral.

(D) Abscesso e neoplasia são alterações que promovem anormalidade difusa no parênquima renal ao exame ultrassonográfico.

(E) Cistos renais múltiplos ou únicos são comuns em gatos, principalmente na raça persa, mas raro em cães.

24. Considere as afirmações abaixo, sobre diagnóstico radiográfico de afecções da bexiga em cães e gatos.

I - Cálculos vesicais formados por oxalato de cálcio, fosfato triplo ou cistina são radiopacos e podem ser diagnosticados em exames não contrastados.

II - Deslocamento caudal da bexiga pode estar relacionado com hérnia perineal, anomalias congênitas ou uretra curta. III - Não visibilização da bexiga, em exames

radiográficos não contrastados, pode estar relacionada à ruptura da bexiga, efusão peritoneal ou caquexia. (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

25. Com relação ao diagnóstico e à classificação de não união de fraturas, assinale a alternativa correta.

(A) Margens escleróticas e agudas são observadas em não união atrófica.

(B) Não união distrófica é caracterizada por arredondamento e reabsorção nas extremidades da fratura.

(C) Não união hipertrófica é caracterizada pela grande formação de calo ósseo junto a fratura.

(D) Não união inviável é caracterizada por formação de calo ósseo.

(E) Não união viável está normalmente associada com sequestro ósseo junto a fratura.

26. Com relação à ultrassonografia do sistema musculoesquelético em pequenos animais, assinale a alternativa correta.

(A) A cartilagem articular, por apresentar alta densidade de fibras, é evidenciada na avaliação ultrassonográfica por imagem hiperecóica, formando linha brilhante junto ao osso subcondral.

(B) O tendão do músculo bíceps braquial é difícil de ser avaliado na ultrassonografia, pois está profundamente inserido entre os tubérculos maior e menor do úmero. (C) A ultrassonografia fornece informações

importantes sobre a estrutura interna do osso, principalmente em lesões com intensa reação periosteal.

(D) As rupturas tendíneas são difíceis de avaliar na ultrassonografia, pois não há alteração significativa no padrão ultrassonográfico das fibras.

(E) Os tendões e os ligamentos têm aspecto relativamente hiperecoico, sendo possível visualizar o arranjo linear das fibras.

(11)

UFRGS – RIS/2018 – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 11

27. Com relação a avaliação radiográfica do intestino delgado em cães e gatos, assinale a alternativa correta.

(A) Estômago repleto, bexiga urinária distendida e tecido adiposo podem promover deslocamento do intestino delgado em animais sadios.

(B) Vômito agudo ou recorrente e formação (massa) abdominal não são contraindicações para realização de estudo contrastado do intestino delgado.

(C) Exame radiográfico contrastado do trânsito intestinal fornece informações importantes em pacientes com obstrução mecânica intestinal.

(D) Suspensão de sulfato de bário tem trânsito mais rápido em comparação com soluções de iodo, e a sequência de exames deve ser realizada em intervalos menores.

(E) Suspensão de sulfato de bário é recomendada em pacientes com suspeita de perfuração intestinal, por não ser irritante para superfícies serosas.

28. Com relação à avaliação radiográfica da silhueta cardíaca de cães e gatos, assinale a alternativa correta.

(A) Os cães de raças condrodistróficas têm silhueta cardíaca naturalmente arredondada e com aparência menor que em raças de tórax profundo.

(B) A aparência da silhueta cardíaca, em exame radiográfico do tórax de cães ou gatos, obtido na incidência ventrodorsal, é diferente da obtida na incidência dorsoventral.

(C) O sistema denominado escala vertebral do coração compara os comprimentos do eixo curto e longo do coração com vértebras cervicais para estimar o tamanho da silhueta cardíaca.

(D) A silhueta cardíaca, em pacientes obesos, é menor que o tamanho real do coração, uma vez que a gordura mediastinal adjacente ao coração obscurece as margens cardíacas.

(E) O exame radiográfico tem alta sensibilidade e especificidade na avaliação cardíaca e é importante ferramenta de triagem.

29. Considere as afirmações abaixo, sobre artefatos em ultrassonografia.

I - Sombra acústica é produzida por estruturas como gás, osso ou cálculo vesical, que absorvem aproximadamente 100% do feixe ultrassônico.

II - Reforço acústico ocorre quando o feixe ultrassônico propaga-se através de estrutura com baixa atenuação, como a bexiga urinária repleta, perdendo menos energia (menos absorvido) que nos tecidos circunvizinhos.

III - Repetidas reflexões do feixe ultrassonográfico, quando este está avaliando estruturas altamente reflexivas, ocorrem na reverberação.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

30. Com relação a doenças ortopédicas de cães e gatos jovens e em crescimento, assinale a alternativa correta.

(A) Fragmentação óssea, áreas com menor radiopacidade, achatamento e irregularidade em cabeça do fêmur são alguns achados radiográficos na necrose asséptica da cabeça do fêmur em cães. (B) Linha radioluscente (radiotransparente)

separando o processo Anconeo do olécrano, em cães com mais de 90 dias de vida, é sinal radiológico de não união do processo Anconeo.

(C) Corticais ósseas estreitas/mais finas é o principal sinal radiográfico em panosteíte. (D) Áreas de maior radiopacidade e ausência

da cartilagem fisária (disco de crescimento) são sinais radiológicos precoces da osteodistrofia hipertrófica. (E) Fragmento ósseo separado é frequentemente

observado em exames radiográficos simples do cotovelo, em cães com fragmentação do processo coronoide medial.

Referências

Documentos relacionados

(B) O Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) foi criado para obtenção regular de dados sobre a mortalidade infantil e materna no país, através do qual é possível

Em 1974, seguiu para a TV Globo, onde editou em São Paulo o Jornal Nacional e foi.. diretor do

Acúmulo de líquido peritoneal ao redor do testículo, no interior da túnica vaginal, devido à persistência total ou parcial do processo vaginal, que acompanha o testículo na

A cintilografia tireoideana é usada como um teste diagnóstico naqueles felinos com sinais característicos de hipertireoidismo, mas com concentrações séricas de T4

As talas eram construídas de acordo com o principio básico da coaptação externa, que indica que as articulações acima e abaixo da fratura devem ser imobilizadas, como descrito por

Os cálculos renais geralmente são formados no trato urinário, quando as concentrações urinárias de determinadas substâncias, tais como: oxalato de cálcio, fosfato de cálcio

• Tecidos mais claros ( + brancos) são hiperintensos T1 osso medula e gordura, T2 cartilagem e líquido Tecidos mais escuros são hipointensos – T1: osso cortical, menisco,

a) Conscientizar o estudante sobre o papel da pesquisa na formação acadêmica; b) Apresentar o cenário da pesquisa em Secretariado Executivo, promovendo o debate acerca