• Nenhum resultado encontrado

Empreendedores DNA Cascais presentes no Green Festival. Londres recebeu vencedoras do 4.º CEE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Empreendedores DNA Cascais presentes no Green Festival. Londres recebeu vencedoras do 4.º CEE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

veja em

www.dnacascais.pt:

Ninho

de Empresas

conta já com

35 projectos

DNA Cascais

incentiva

empreende-dorismo no

Green Festival

Projectos DNA

Cascais em

destaque:

Dynamic Sales

Empreendedores DNA

Cascais presentes

no Green Festival

Londres recebeu

vencedoras do 4.º CEE

dna cascais edição bimestral www.dnacascais.pt Outubro 2010 nº 12

Cavaco Silva no Ninho de Empresas DNA

P. 2

P. 4

P. 2

(2)

iniciativas dna

CAVACO SILVA:

“EXEMPLOS COMO ESTE PODEM

LEVAR AS PESSOAS A AGIR”

No passado mês de Julho,

o Ninho de Empresas

DNA recebeu a visita

do Presidente da República,

Aníbal Cavaco Silva, que

destacou o papel da DNA

Cascais enquanto um

projecto local que contribui

para a melhoria das

condições de vida

da sociedade.

“Devemos mostrar estes bons exemplos, que podem ser replicados noutras partes do país e reforçar a confiança, levando as pessoas a agir. É por isso com imenso gosto que visito a DNA Cascais, uma Agência que se apresenta estruturada de forma a acompanhar o empreendedor desde o nascimento da ideia até ao financiamento e ao sucesso no mercado”, afirmou o Presidente da República durante a visita.

Na ocasião, Cavaco Silva teve a oportunidade de conhecer algumas das empresas instaladas

no Ninho de Empresas DNA, e entrar em contacto com os empreendedores que estão a desenvolver os seus negócios no Concelho. A visita foi acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais (CMC), António d´Orey Capucho, e pelo Presidente da DNA Cascais e Vice-presidente da CMC, Carlos Carreiras.

Esta iniciativa esteve inserida no “Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras”, e teve como objectivo incentivar as comunidades a participarem activamente na recuperação económica do país, através do fortalecimento do papel dos Municípios e da capacidade competitiva das Pequenas e Médias Empresas para actuar nos mercados externos.

Entre 1 e 4 de Setembro, a equipa vencedora do 4.º Concurso Escolas Empreendedoras (CEE), promovido pela DNA Cascais, esteve em Cambridge e Londres, onde as alunas Constança Paiva Raposo, Cristina Navin e Beatriz Nieves Ferreira, acompanhadas pela professora Sílvia Santos, tiveram a oportunidade de receber formação específica na área do empreendedorismo e conhecer alguns ninhos de empresas. A equipa esteve na escola de negócios

Centre for Entrepreneurial Learning da Judge Business School (University of Cambridge),

onde entrou em contacto directo com o mundo do empreendedorismo. Esta é uma reconhecida instituição académica que promove soluções inovadoras, com um inovador método de educação, que visa estimular a reflexão crítica e a criatividade nos estudantes. Nesta escola, as alunas tiveram ainda um workshop com o director, Shailendra Vyakarnam.

Também em Cambridge, as vencedoras do CEE visitaram o ninho de empresas IdeaSpace, um projecto destinado a ligar jovens empreendedores a recursos de que necessitam para desenvolverem ideias. Neste ninho, conheceram as empresas Magic Solver, Polysolar e GreenTide, criadas por jovens empreendedores e centradas em negócios de tecnologia de ponta. Já em Londres, as alunas tiveram uma formação com a NACUE – Consórcio Nacional de Empreendedores Universitários

do Reino Unido, uma entidade que tem como objectivo apoiar o desenvolvimento sustentável das parcerias universidade / empresa e das empresas criadas por estudantes.

Para além destes workshops, a equipa pôde ainda visitar alguns pontos turísticos, como o Buckingham Palace, St. Paul´s Cathedral, Westminster Abbey, Big Ben e Houses Of Parliament.

A visita, patrocinada pelo Banco BPI, foi um dos prémios que as alunas receberam por terem vencido o 4.º CEE, no passado mês de Maio. O projecto que apresentaram, “Criação de um Champô

Groovy Style” (incluído na categoria

“Outras áreas de negócio”), consiste na criação e comercialização de um champô para cabelos estragados, cuja fórmula foi desenvolvida pelas próprias alunas na aula de Química.

VENCEDORAS DO 4.º CEE

VISITAM REINO UNIDO

(3)

iniciativas dna

PROGRAMA

GET ENTRA

NA 2.ª FASE

A Dynamic Sales apresenta-se

no mercado como uma solução

inovadora com uma oferta

global na área das vendas

e atendimento ao cliente.

Fernando Grave, promotor do

projecto, pretende dar resposta

às diversas dificuldades que

uma empresa apresenta na sua

área comercial, dando assim

apoio nas suas necessidades

de recrutamento, formação,

desenvolvimento e organização

de forças de vendas e de apoio

ao cliente.

Como e quando surgiu o projecto Dyna-mic Sales?

O projecto nasceu recentemente, em me-ados de 2010, e surgiu de duas áreas que me são muito próximas: Vendas e Psico-logia. Aproveitando o facto de já ter uma grande experiência profissional em vendas, gestão de equipas e formação de equipas comerciais, e juntando à minha formação académica - que é a Psicologia - desenvolvi a Dynamic Sales, que se foca no recruta-mento e selecção, formação, consultoria e trabalho temporário na área das vendas e de apoio ao cliente.

Em que consiste o projecto?

O projecto consiste em fornecer o melhor serviço para criar, desenvolver e potenciar equipas de vendas. Ou seja, o objectivo é ajudar pequenas ou médias empresas que tenham necessidades de organizar um de-partamento comercial. É comum encontrar empresas que têm um bom produto ou ser-viços interessantes, existindo no entanto dificuldades na sua comercialização. Assim, a Dynamic Sales desenvolve um departamento comercial “exterior” à empresa, dando apoio na gestão, formando ou recrutando assis-tentes comerciais, coordenadores de equipa, direcções comerciais, telemarketing e tudo o

que esteja envolvido na vertente comercial, com o intuito de construir equipas compostas por elementos possuidores de características fundamentais para atingir o sucesso.

Qual foi a importância da DNA Cascais na concretização da empresa?

O contacto com a DNA Cascais surgiu da necessidade em elaborar um plano de negó-cios. Posteriormente tomei conhecimento do Ninho de Empresas, tendo-me candidatado para o mesmo. A DNA mostrou-se muito prestável na disponibilização de um espaço no Ninho, tornando-se de facto importante na implementação da empresa. Neste mo-mento, a DNA continua a ser fulcral porque disponibiliza uma série de serviços, como a segurança, permitindo manter-me disponível para me focar na área de negócio.

Quais são as suas perspectivas de futuro?

Espero que daqui a uns dois ou três anos a empresa cresça de forma significativa, de modo a transitar para outras instalações. A Dynamic Sales não necessitará de uma estrutura muito elaborada, dado que o seu princípio se baseia em obter as pessoas certas para os trabalhos certos, permitindo assim consolidar e dar continuidade ao su-cesso da empresa.

Já está em curso a segunda

fase do Programa GET -

Geração de Empreendedores

com Talento. Nesta etapa,

25 participantes (promotores

de 18 projectos de negócio)

irão beneficiar de 150

horas de formação em

técnicas variadas ligadas ao

empreendedorismo, como

gestão financeira, marketing,

gestão dos recursos

humanos, entre outras.

A DNA Cascais irá ministrar alguns módulos da formação, nomeadamente sobre “Gestão para micro-empresas”, “Estudo de viabilidade económico-financeira” e “Elaboração do plano de negócios”.

Será também nesta etapa que irão decorrer os processos de tutorias, onde os técnicos irão acompanhar de perto as actividades

dos formandos, de forma a mitigar os riscos e garantir o sucesso da implementação do negócio, através da monitorização do desenvolvimento operacional e das relações com terceiros. Este acompanhamento vai ainda abranger o aconselhamento sobre a gestão de tesouraria e responsabilidades fiscais dos projectos de cada participante do GET.

Para além da DNA Cascais, também a GesEntrepeneur e o Instituto de Empreendedorismo Social (entidades

parceiras da Câmara Municipal de Cascais - CMC - e da Agência nesta iniciativa) irão ministrar módulos de formação.

O Programa GET arrancou no passado mês de Maio, envolvendo, na primeira fase, um total de 60 formandos. Trata-se de uma iniciativa de formação em empreendedorismo e incentivo à criação do próprio emprego, levada a cabo pela CMC e pela DNA Cascais, e visa quebrar o ciclo de pobreza que afecta sobretudo jovens desempregados e em situação de exclusão social.

(4)

opinião

iniciativas DNA

DNA CASCAIS

MARCA PRESENÇA NO

GREEN FESTIVAL 2010

A Agência esteve

presente no evento

com um stand, onde

empresas apoiadas

e parceiros puderam

também divulgar

os seus projectos.

O Green Festival decorreu no Centro de Congressos do Estoril, entre 10 e 17 de Setembro. Organizado pela Câmara Municipal de Cascais, Gingko e pelo Grupo GCI, a iniciativa apresentou um vasto programa de actividades, para públicos variados.

As temáticas do Empreendedo-rismo e Inclusão Social, Biodiver-sidade, Espaço Público, Cidades

Sustentáveis e Turismo Sustentá-vel foram abordadas em diversas conferências e seminários, que contaram com oradores de re-nome internacional (como Jaime Lerner).

Em exposição estiveram ainda novas áreas temáticas, como Green Building (dedicada à eficiência energética, construção sustentável e energias renováveis), Green Consumer (ligada a produtos de grande consumo), Green People (focada na solidariedade, saúde e bem-estar) e Green Careers (que se dedica a empregos “verdes”).

Foram ainda organizadas várias actividades para o grande público, como pedipapers, aulas de yoga e dança do ventre, experiências de bem-estar, entre outras.

ESTORIL

Na Vanguarda do Turismo

Passado, Presente e Futuro

Tendo em conta a temática do espaço editorial em que nos encontramos, e onde me dão a oportunidade de partilhar algumas ideias, posso assegurar, sem grande receio de engano que, o Estril é um excelente exemplo de “empreendedorismo eficaz”, desenvolvido na área do turismo em Portugal. Na realidade, e apesar do grande impulso “promocional” de que Cascais foi alvo inesperado, ao ser escolhido como local de veraneio da família real em 1873, é com o grande empresário Fausto de Figueiredo, que no primeiro quartel do sec. XX, se soube agregar as premissas necessárias, para que aquela palavra empreendedorismo, até como a conhecemos hoje, tivesse um significado concreto.

Visão, inovação, criatividade e coragem, foram os condimentos essenciais que estiveram no seu espírito, que assim soube utilizar de forma a dar ao Estoril o que ele ainda hoje é. E tudo começou com o grande projecto de uma estância balnear, para a qual chamou e reconhecido arquitecto Martigny que idealizava a existência de um destino turístico integrado. A sua visão inovadora e criativa, mas realista, perdurou e tornou possível colocar o Estoril na posição de ombrear, por direito próprio, com os destinos internacionais de então. E uma prova indiscutível, entre tantas outras, foi a chegada do Sud Express, desde Paris ao terminal do Tamariz .

E o resto é a “história” que todos conhecemos desta Costa lindíssima, de gente afável e hospitaleira, com um enquadramento paisagístico único e clima invejável, onde o - glamour e qualidade - foram sempre os adjectivos que conseguiram prevalecer. Actualmente, conscientes da enorme responsabilidade, a que todo aquele passado obriga e acreditando na excelência do destino, podemos afirmar que o Estoril é hoje o passado, o presente, mas afirmativamente o futuro.

E é, para esse “futuro” tão presente, que abraçamos projectos de turismo empreendedores, nomeadamente com a certificação de hotéis, campos de golf, centro de congressos fundamentais para se atingir a diferenciação que se impõe perante a concorrência global que enfrentamos.

Neste sentido, a meta a que nos propomos, devidamente enquadrada numa estratégia de sustentabilidade global definida pela edilidade local, é exactamente a de conseguir a certificação de “Green Destination” para o Estoril, e que seria a primeira no mundo.

Não podia terminar, sem deixar de referir apenas um indicador relativo à nossa performance no decorrer de 2010, ou seja o aumento em 25%, do número de turistas que nos visitaram. Esta realidade não apenas nos conforta pelo trabalho desenvolvido durante este negro período que atravessamos e que, infelizmente ainda se mantém, mas que nos dá a vontade e o ânimo extra que nos irá conduzir ao sucesso.

Duarte Nobre Guedes Presidente do Turismo do Estoril

(5)

glossário

breves

IEFP APOIA

A CRIAÇÃO DE EMPRESAS

Linha de crédito

Acordo pelo qual um banco se compromete a conceder um determinado empréstimo a uma empresa, até um certo limite e em qualquer momento.

Juros postecipados

Pagamento de juros feito no final do período de contagem dos mesmos.

Amortização antecipada

Pagamento de uma dívida ou de uma prestação de capital com vencimento futuro, antes do prazo previamente estabelecido. Por vezes, as empresas que contraem empréstimos obrigacionistas procedem a amortizações antecipadas de parte do capital em dívida realizando sorteios de algumas obrigações cujo valor é restituído aos respectivos titulares (credores) antes do prazo de vencimento acordado. Uma entidade pode, também, amortizar antecipadamente uma dívida ao banco credor. Porém, nestas situações, o banco pode cobrar taxas penalizadoras ao cliente, como forma de obter alguma compensação pelos juros que deixará de receber.

E-comMarketing Show

Lisboa 2010

A 15 e 16 de Outubro, pode visitar o E-comMarketing Show Lisboa 2010, no Centro de Congressos de Lisboa. Esta é uma mostra sobre ecommerce e negócios online, organizada pelo Fórum Profissional de Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva.

Na Feira, os visitantes poderão conhecer as últimas tendências sobre Tecnologias e serviços ecommerce, Logística e transporte, CRM (Customer Relationship Management), Marketing Digital e Formas de Pagamento. O EcomMarketing Show contará ainda com um completo programa de conferências (onde serão abordados os casos de êxito mais importantes a nível internacional), seminários e workshops,

debates e cursos de formação. O evento contará com a presença de grandes, médias e pequenas empresas estabelecidas e que ainda não se implementaram na Web, representadas em diferentes mercados verticais: sector automóvel, retail, ócio, restauração, serviços e sector financeiro. Para saber mais, consulte o site www.ecommarketing.pt.

Nova Loja Cascais

de portas abertas

Já está aberta a nova Loja Cascais, situada na Rua Manuel Joaquim Avelar. O novo equipamento concentra todos os serviços de atendimento ao Munícipe, como sejam os relativos à habitação, urbanismo, trânsito, ambiente, actividades económicas, gestão patrimonial e acção social. O edifício acolhe ainda a Livraria Municipal de Cascais.

Futuramente, a Loja Cascais irá disponibilizar também a Loja do Cidadão e os serviços do Julgado de Paz.

Horário de funcionamento: de segunda

a sexta-feira, entre as 8h30 e as 19h30; sábado, entre as 9h30 e as 15 horas.

atitude global

O Instituto do Emprego

e Formação Profissional

(IEFP) tem disponíveis

duas linhas de crédito

para pessoas em

situação de desemprego

que queiram abrir

o seu próprio negócio.

Os interessados poderão, assim, beneficiar do programa Microinvest (que disponibiliza um total de 15 mil euros de financiamento por projecto) ou do Invest+ (onde poderão ter acesso a até 100 mil euros de financiamento ou até 95% do investimento total, e até 50 mil euros por posto de trabalho criado a tempo inteiro).

Nas duas linhas de crédito, o montante de financiamento é desembolsado num prazo máximo de seis meses após a assinatura do contrato, com um prazo de reembolso de 84 meses (24 meses de carência mais 60 meses de amortizações - mensais e constantes), sem prejuízo da possibilidade de amortização antecipada, total ou parcial, sem custos.

Nos dois casos, os juros a cargo do beneficiário regem-se por uma taxa Euribor a 30 dias + 0,25%, com uma taxa mínima de 1,5% e máxima de 3,5%, que são liquidados mensal e postecipadamente.

Estes apoios destinam-se aos inscritos nos Centros de Emprego, desde que cumpram os seguintes requisitos:

• Desempregados inscritos há nove meses ou menos, em situação de desemprego involuntário ou inscritos há mais de nove meses, independentemente do motivo da inscrição;

• Jovens à procura do primeiro emprego, com idade entre os 18 e os 35 anos, inclusive, com o mínimo do ensino secundário completo ou nível 3 de qualificação, ou a frequentar um processo de qualificação conducente à obtenção desse nível de ensino ou qualificação, e que não tenham tido contrato de trabalho sem termo;

• Quem nunca tenha exercido actividade profissional por conta de outrem ou por conta própria;

• Trabalhador independente cujo rendimento médio mensal, no último ano de actividade, seja inferior à retribuição mínima mensal garantida.

Para saber mais, consulte o site www.iefp.pt/ apoios, ou contacte a DNA Cascais.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo teve como objetivo investigar a frequência da doença periodontal em gestantes brasileiras com parto a termo e parto pré-termo e avaliar a influência

O Plano de Atividades para 2016 da DNA Cascais na Área do Comércio apresenta as ações a que o orçamento deverá dar expressão executiva, direcionado em particular para a área

Inicialmente, foi utilizada a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência, por restrições orçamentárias, pois como ressalta Malhotra (2006), é que menos tempo

Ele é capaz de avaliar a disponibilidade e o tempo de resposta de um conjunto de aplicações, e de exibir para cada conexão de uma aplicação as informações de estado dos

12 | Visão geral do hardware da Aruba série 650 Aruba série 650 Controlador de mobilidade multiuso | Guia de instalação Portas 1000Base-X (SFP) LNK/ACT Indicador de status

O estudo sinaliza para a necessidade de mu- danças no cenário do parto cirúrgico, o que po- derá contribuir para uma prática profissional que prioriza a qualidade da

Foram definidas como áreas de importância biológica Especial a Vereda São Marcos, a Região do Jaíba, a Serra do Cabral, o Espinhaço Meridional e Setentrional, a Área Peter Lund

Espinha póstero-superior e póstero-inferior: ponto de fixa~o para o ligamento sacrotuberal e o ligamento sacroilíaco posterior; Espinha ântero superior e ântero