• Nenhum resultado encontrado

Apresentação. Histórico - Trajetória do Colégio Dom Alberto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação. Histórico - Trajetória do Colégio Dom Alberto"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

Apresentação

Apresentamos o Manual do Aluno do Colégio Dom Alberto que é um instrumento de comunicação que possibilita aos alunos, familiares, educadores e funcionários o conhecimento das questões pedagógicas do Colégio para o ano letivo.

O foco deste manual está em informar e orientar a comunidade escolar sobre o planejamento e a organização da Escola e suas atividades. Além da proposta pedagógica, incluímos informações sobre a rotina das aulas, os diversos serviços, oficinas, processo avaliativo e outras informações úteis para facilitar o dia a dia dos estudantes e de quem os acompanha.

Reafirmamos, também, a nossa crença de que aprendemos juntos a viver em um mundo melhor, em que o encontro com o saber deve despertar o interesse do estudante, acreditando numa aprendizagem que une afeto, saberes e sonhos. Assim, a aprendizagem nasce a partir de uma relação de responsabilidade com o futuro e com a educação, através de princípios de confiança, participação e comprometimento de toda a Comunidade Escolar.

Histórico - Trajetória do Colégio Dom Alberto

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, fundado em 1874 pelas Irmãs Franciscanas, desenvolveu por 128 anos uma linda história na comunidade de Santa Cruz do Sul. Seguindo o lema de Madre Madalena: “Deus Cuida”, construiu uma sólida trajetória e deixou um importante legado para os santa-cruzenses.

No final de 2002, encerra-se essa trajetória, mas a essência plantada, durante todos esses anos de atuação pelas Irmãs Franciscanas, deu seguimento com o Colégio Dom Alberto, que, em outubro de 2002, inicia suas atividades na comunidade. A nova Instituição recebeu esse nome em homenagem a Dom Alberto Frederico Etges, que foi o primeiro bispo da Igreja Católica em Santa Cruz do Sul. Dom Alberto era uma pessoa muito estimada pela comunidade. Ele gostava muito das crianças e dos jovens. Acreditava que eram a promessa de um bom futuro para toda a sociedade, e seu lema era “Para Plebem Perfectam" - Preparar um povo perfeito para Deus e para a comunidade, pela sua educação e preparo para a vida comunitária. Assim, o Colégio logo consagra-se como uma das mais tradicionais instituições particulares da região. Ao longo de sua história, foi responsável pela formação de alunos que se destacaram por suas carreiras profissionais e influência na sociedade.

Em novembro de 2016, o Colégio e Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul, firmaram novas parcerias, apresentando para a comunidade regional novas propostas com o intuito de oferecer qualidade de ensino através da nova administração do Grupo Educacional Faveni, sob a direção geral do Sr. Leandro Xavier Timóteo e do diretor acadêmico Sr. Ênio de Souza Rocha. A busca pela modernização e inovação tecnológica se amplia.

Dessa forma, o ano de 2018 é marcado pela parceria com a ferramenta educacional inovadora Lego Education, que apresenta à comunidade novos projetos na área tecnológica, envolvendo todos os níveis de ensino. Toda essa preparação torna o Colégio Dom Alberto a única Instituição de Ensino a oferecer esse diferencial na região.

O ano de 2019 teve como grandes destaques a implantação do trabalho com a Lego Education e a consolidação da parceria com o Sistema Educacional Anglo que, desde 2017, já vinha capacitando e oferecendo suporte pedagógico aos profissionais do Colégio Dom Alberto.

(3)

Stars. É mais uma novidade que a comunidade escolar estava recebendo. Importantes parcerias trouxeram maior qualificação ao excelente trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo Colégio Dom Alberto.

Diante da Pandemia que, em 2020, parou toda uma nação, colocando todos os segmentos em Home Office e atividades remotas, o Colégio deu continuidade à sua rotina escolar através do ensino digital em todos os níveis, mantendo a qualidade e a seriedade para com nossa comunidade. Podemos dizer que fomos pioneiros e, em apenas cinco dias, já estávamos proporcionando aos nossos estudantes o ensino digital com aulas remotas síncronas e assíncronas, utilizando plataformas de alta qualidade e trabalhando em consonância com a metodologia de ensino Anglo. Mesmo com adaptações, mantivemos nosso calendário escolar e atividades previstas no ano letivo vigente.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Diretor Geral: Sr. Leandro Xavier Timóteo Diretor Acadêmico: Prof. Ênio de Souza Rocha

Diretora Pedagógica: Profa. Ms. Luciana Andrea Zimmer e-mail: luciana.direcao@domalberto.edu.br

Supervisora de Ensino Educação Infantil e Anos Iniciais: Profa. Dra. Vanessa Vasconcellos

e-mail: vanessa.vasconcellos@domalberto.edu.br

Supervisora de Ensino Anos Finais e Ensino Médio: Profa. Ms. Yur Maria Sperb

e-mail: yur.sperb@domalberto.edu.br

Orientadora Educacional: Profa. Paula Renata Pimentel dos Santos e-mail: paula.pimentel@domalberto.edu.br

Psicopedagoga: Profa. Sheila Gomes e-mail: sheila.gomes@domalberto.edu.br

2.1 Contatos e Atendimentos Secretaria Geral Faculdade

Responsável: Sra. Marcele Leila Lauschner e-mail: seccolegio@domalberto.edu.br Contato geral : 0800 006 6370

Segunda a sexta-feira – 8:00 – 22:00 Sábado – 8:00 – 12:00

(4)

Secretaria do Colégio

Responsável: Sra. Isolde Werner e-mail: seccolegio@domalberto.edu.br whatsapp: 997582151

Colaboradores:

Bárbara Rech, Carla Sehn e Carolina Lucas e-mail: seccolegio@domalberto.edu.br whatsapp: 997928610

Contato geral : 0800 006 6370 Segunda a sexta-feira – 7:00 – 18:30 Financeiro

Responsável: Sra. Nádila de Oliveira Konzen e-mail: tesouraria@domalberto.edu.br

Segunda a sexta-feira – 8:00 – 22:00 Sábados - 8:00 – 12:00

Ouvidoria

Responsável: Sra. Najara Santos e-mail: ouvidoria@domalberto.edu.br

Segunda a sexta-feira – 12:30 – 17:00 / 18:00 – 22:00 Biblioteca

Responsável: Sra. Maria Siqueira

e-mail: maria.biblioteca@domalberto.edu.br Segunda a sexta-feira – 8:00 – 21:00 Sábado – 8:00 – 12:00

Recursos humanos

Responsável: Sra. Fernanda Hoffmann

Segunda a sexta-feira – 8:00 – 12:30 e 13:30 – 18:30 e-mail: fernanda.tesouraria@domalberto.edu.br Tecnologia da Informação

Responsável : Diogo Felix

Colaboradores: Cristian Baumgarten, Diego Texeira, Renan Borba e Victor Xaves Segunda a sexta-feira – 8:00 – 21:00 Sábado – 8:00 – 12:00

Whatsapp: 998820189

(5)

1. Nossos Valores: Missão, Visão e Objetivos 1.1 Missão

“Oferecer educação inovadora e fundamentada no ensino e na aprendizagem de acordo com o que o novo mundo demanda”.

1.2 Visão

Ser um centro educacional de referência, inovador em suas propostas e práticas pedagógicas e na formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes na sociedade.

1.3 Princípios

I - Autonomia Pessoal e Coletiva; II - Discernimento;

III - Respeito às diferenças; IV - Solidariedade; V - Alteridade; VI - Responsabilidade; VII - Cooperação; VIII - Cordialidade; IX - Competência; X - Fé e justiça;

XI - Cuidado com o meio ambiente. 2. Objetivos

O Colégio Dom Alberto tem como objetivo formar cidadãos e cidadãs competentes, conscientes e comprometidos com as transformações que se fazem necessárias na contemporaneidade, a fim de construir competências mediante uma sólida e qualificada preparação intelectual, cultural, científica, ética e estética, priorizando também a disciplina e o respeito às normas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e demais legislações vigentes.

2.1 Objetivo Específicos

Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, de forma a possibilitar-lhe a construção de sua autonomia, cooperação, criatividade e responsabilidade, completando a ação familiar e da comunidade. Contribuir para a formação de cidadãos e cidadãs, responsáveis pelo espaço em que vivem, percebendo-se como pertencentes e participantes da sociedade, construindo sua identidade e entendendo seu papel histórico-cultural, proporcionando oportunidades de (re)construção do conhecimento, fundamentadas no aprender a aprender, no aprender a pensar, no aprender a ser e no aprender a conviver como formas para ampliação da compreensão do mundo.

Oferecer ao aluno oportunidade de desenvolvimento das habilidades e competências, preparando-o para atividade intelectual, independente e autônoma, para o exercício da cidadania e para o ingresso digno ao mundo do trabalho, através de uma visão voltada ao meio ambiente, família e valores.

Complementar a formação e escolarização do aluno com necessidades educacionais especiais (DI – Deficiência Intelectual, DM – Deficiência Mental, DV – Deficiência Visual, DA –

(6)

Deficiência Auditiva, TGD – Transtorno Global de Desenvolvimento, AH/SD – Altas Habilidades/Superdotação), disponibilizando e garantindo serviços, estratégias e recursos de acessibilidade e flexibilidade curricular; para que ocorra a inserção desse aluno no ambiente escolar.

3. Direitos e Deveres 3.1 Direitos do aluno

Constituem-se direitos dos alunos, com observância dos dispositivos constitucionais, da Lei Federal nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e da Lei nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN:

I- Tomar conhecimento das disposições do Regimento Escolar e das Normas de Convivência do Colégio, no ato da matrícula.

II- Ter assegurado que o Colégio cumpra a sua função de efetivar o processo de ensino e aprendizagem.

III- Ter assegurado o princípio constitucional de igualdade de condições para o acesso e permanência no estabelecimento de ensino.

IV- Ser respeitado, sem qualquer forma de discriminação. V- Solicitar orientação dos diversos setores do Colégio.

VI- Utilizar os serviços, as dependências escolares e os recursos materiais do Colégio. VII- Participar das aulas e das demais atividades escolares.

VIII- Ter assegurada a prática facultativa da Educação Física, nos casos previstos em lei. IX- Ter ensino de qualidade ministrado por profissionais habilitados para o exercício de suas funções e atualizados em suas áreas de conhecimento.

X- Ter acesso a todos os conteúdos previstos no Plano de Ensino.

XI- Participar de forma representativa na construção, acompanhamento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico do Colégio.

XII- Ser informado sobre o Sistema de Avaliação do Colégio.

XIII- Tomar conhecimento do seu aproveitamento escolar e de sua frequência, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem.

XIV- Solicitar, pelos pais ou responsáveis, quando criança ou adolescente, revisão dos critérios de avaliação dentro do prazo de 72 (setenta e duas) horas, a partir da sua divulgação.

(7)

XV- Ter assegurado o direito à recuperação de estudos, no decorrer do ano letivo, mediante metodologias diferenciadas que possibilitem sua aprendizagem.

XVI - Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, ao Conselho Escolar e à Coordenadoria Regional de Educação.

XVII - Requerer transferência ou cancelamento de matrícula por si, quando maior, ou através dos pais ou responsável, quando menor.

XVIII - Ter reposição das aulas quando da ausência do professor responsável pela disciplina. XIX - Solicitar os procedimentos didático-pedagógicos, previstos na legislação vigente e normatizados pelo Sistema Estadual de Ensino.

XX - Sugerir aos diversos setores de serviços do Colégio, ações que viabilizem melhor funcionamento das atividades.

XXI - Ter assegurado o direito de votar e/ou ser votado representante no Conselho Escolar e associações afins, respeitando os regulamentos de tais associações.

XXII - Participar de associações e/ou organizar agremiações afins.

XXIII - Representar ou fazer-se representar nas reuniões do Pré -Conselho e associações afins. XXIV - Realizar as atividades avaliativas, em caso de falta às aulas, mediante justificativa e/ou atestado médico.

XXV - Receber regime de exercícios domiciliares, com acompanhamento do Colégio, sempre que compatível com seu estado de saúde e mediante laudo médico, como forma de compensação da ausência às aulas, quando impossibilitado de frequentar o Colégio por motivo de enfermidade ou gestação.

XXVI - Receber atendimento educacional hospitalar, quando impossibilitado de frequentar o Colégio por motivos de enfermidade, em virtude de situação de internamento hospitalar.

XXVII - Realizar avaliações com adaptações, bem como outras medidas didáticas, mediante a apresentação do laudo médico atualizado, comprovando transtorno de aprendizagem e/ou neurodesenvolvimento, ou ainda, deficiência de qualquer natureza. Essas ações serão conduzidas pelo NAP - Núcleo de Atendimento Psicopedagógico - do Colégio.

7.2 Deveres dos alunos

Constituem deveres do aluno:

I - Manter e promover relações de cooperação e ordem no ambiente escolar. II - Realizar as tarefas escolares definidas pelos docentes.

III - Atender às determinações dos diversos setores do Colégio, nos respectivos âmbitos de competência.

IV - Participar de todas as atividades curriculares programadas e desenvolvidas pelo Colégio. V - Cooperar na manutenção da higiene e na conservação das instalações escolares.

VI - Compensar, junto com os pais, os prejuízos que vier a causar ao patrimônio do Colégio, quando comprovada a sua autoria.

VII - Cumprir as ações disciplinares do Colégio.

VIII - Providenciar e dispor, sempre que possível, do material solicitado e necessário ao

(8)

IX - Tratar com respeito e sem discriminação professores, funcionários e colegas.

X - Comunicar aos pais ou responsáveis sobre reuniões, convocações e avisos gerais, sempre que lhe for solicitado.

XI - Comparecer pontualmente às aulas e demais atividades escolares. XII - Manter-se em sala durante o período das aulas.

XIII - Apresentar os trabalhos e tarefas nas datas previstas.

XIV - Comunicar qualquer irregularidade de que tiver conhecimento ao setor competente.

XV - Apresentar justificativa dos pais ou responsáveis, quando criança ou adolescente, para poder entrar após o horário de início das aulas.

XVI - Apresentar atestado médico e/ou justificativa dos pais ou responsáveis, quando criança ou adolescente, em caso de falta às aulas.

XVII - Responsabilizar-se pelo zelo e devolução dos livros didáticos recebidos e os pertencentes à biblioteca escolar.

XVIII - Observar os critérios estabelecidos na organização do horário semanal, deslocando-se para as atividades e locais determinados, dentro do prazo estabelecido para o seu deslocamento.

XIX - Respeitar o professor em sala de aula, observando as Normas de Convivência e critérios estabelecidos pelo professor.

XX - Cumprir as disposições do Regimento Escolar no que lhe couber.

XXI - Manter as normas da etiqueta no ambiente digital, como manter as câmeras abertas para a visualização e comunicação do professor e ter uma boa conduta nas participações no chat e na forma de interação virtual.

XXII - Respeitar as normas de biossegurança, quando estivermos em ameaça. Secretaria

A Secretaria é um órgão técnico-administrativo, responsável pela documentação escolar, competindo-lhe zelar pela sua legalidade, autenticidade, guarda e conservação dos documentos. É o setor responsável pelo registro e controle escolar, sempre com o objetivo de oferecer um trabalho de excelência, buscando oferecer a toda a comunidade escolar respostas e soluções com agilidade e segurança. Solicitações referente à vida escolar devem ser feitas presencialmente na Secretaria. O pagamento da taxa (quando houver) será na Central Financeira. O prazo para emissão do documento é decorrido, após o pagamento da taxa, conforme quadro abaixo:

Descrição Prazo (Dias úteis)

Atestado de Frequência 05 a 10 dias

Atestado de Matrícula 05 a 10 dias

Atestado de Transferência 05 a 10 dias

Boletim – 1ª via Conforme calendário

Boletim – 2ª via 05 a 10 dias

Busca de Documentos – ex-alunos Colégio

(9)
(10)

Certificado de Conclusão – 2ª via 05 a 10 dias Histórico Escolar Parcial – via site Acesso imediato Histórico Escolar Parcial – impresso secretaria 05 a 10 dias Recuperação de Avaliação conforme o

Decreto-lei 1.044, de 21.10.1969

Conforme agendamento

Recuperação de Avaliação c/ Justificativa – ensino fundamental

Conforme agendamento

Recuperação de Avaliação c/ Justificativa – ensino médio

Conforme agendamento

1ª Via de Crachá Entrada e Saída 30 dias

2ª Via de Crachá Entrada e Saída 30 dias

Troca de Clube (cada modalidade) 5 a 10 dias

Cancelamento de Clube e Turno Complementar

5 a 10 dias

Comprovante de pagamento para IR 5 a 10 dias

Cancelamento/transferência de matrícula 5 a 10 dias

Declarações diversas Ano todo

Rendimento Escolar

RENDIMENTO ESCOLAR - EDUCAÇÃO INFANTIL

Parecer descritivo e portfólio que apontem os avanços e limites de aprendizagem apresentados pelo aluno, sem objetivo de promoção ou retenção.

RENDIMENTO ESCOLAR - 1º ANO E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

O resultado da avaliação é expresso por meio do Boletim de Rendimento, no qual é atribuída uma menção para cada componente curricular:

I - (A) atingiu as habilidades desenvolvidas.

II - (AP) atingiu parcialmente as habilidades desenvolvidas. III - (NA) não atingiu as habilidades desenvolvidas.

IV - (-) Habilidade não desenvolvida. (Não ocorreu o desenvolvimento da habilidade dentro do trimestre em questão).

Parágrafo Único: Para lograr aprovação em cada trimestre o aluno deverá atingir no mínimo 70% das habilidades desenvolvidas.

(11)

Os instrumentos de avaliação do 1º ano ao 2º ano do Ensino Fundamental I se subdividem da seguinte forma:

I - Atividades escritas e orais;

II - Trabalhos de Pesquisa e aplicação; III - Experimentação;

IV - Provas.

V - Produção Textual

RENDIMENTO ESCOLAR - 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

O resultado da avaliação é expresso por meio do Boletim de Rendimento, no qual é atribuída uma menção para cada componente curricular, expressa em letras, obedecendo uma escala de “A” a “E”, cabendo ao professor atribuir ao estudante, no final de cada trimestre, o grau que expressa seu rendimento, compreendido na escala a seguir:

I – “A” representa 90% (noventa por cento) a 100% (cem por cento) de aproveitamento;

II – “B” representa 80% (oitenta por cento) a 89% (oitenta e nove por cento) de aproveitamento; III – “C” representa 70% (setenta por cento) a 79% (setenta e nove por cento) de aproveitamento; IV – “D” quando reprovado por aproveitamento inferior a 70%;

V – “E” quando reprovado por frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento).

Os instrumentos de avaliação do 3º ano do E.F. ao 3º ano do Ensino Médio se subdividem da seguinte forma:

I. – Avaliação Trimestral – atividades avaliativas que englobam os objetos de conhecimento, as habilidades e competências trabalhadas ao longo do trimestre em cada componente curricular. Uma das atividades deve ser realizada de forma presencial, e outra atividade será a avaliação das TCs On-line que já existem no Plurall e, do 3° ao 5° ano, os professores selecionarão questões no Plurall para serem enviadas aos alunos.

II. – Prova Anglo – prova externa desenvolvida pelo sistema.

III. – Trabalho Final – contempla o conteúdo do trimestre estabelecido pelo professor. Esse trabalho deve ser elaborado no início do trimestre e desenvolvido ao longo dos dias letivos. Tem como propósito a construção de um trabalho mais prático e direcionado à problematização do dia a dia, valorizando as peculiaridades de cada área.

IV. – Avaliação Atitudinal – avaliação do comprometimento com o papel de estudante, sua assiduidade, temas em dia, entregas dentro dos prazos.

8.1 Fortalecimento trimestral e final

O fortalecimento trimestral é oportunizado durante todo o processo de ensino/aprendizagem, mediante acompanhamento contínuo do estudante, oportunizando atividades de retomada e revisão dentro de cada trimestre, a fim de suprir dificuldades de aprendizagem.

O aluno que mantiver a menção “D” depois do fortalecimento trimestral, deverá participar das atividades de fortalecimento final no final do 3° trimestre.

(12)

Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica do Colégio Dom Alberto é baseada em metodologias ativas, buscando a problematização e contextualização dos conhecimentos.

Com recursos tecnológicos e metodologias ativas, o Colégio trabalha com o aprendizado dinâmico, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário. O incentivo ao esporte, à cultura e à formação de valores também é marcante na Proposta Pedagógica da Instituição.

Com o objetivo de tornar o aprendizado mais prazeroso, as atividades desenvolvidas contam com a Plataforma Plurall/Maestro como ferramenta de apoio.

Todas as atividades pedagógicas buscam a formação de cidadãos responsáveis, conscientes do seu papel na sociedade.

9.1 Metodologia do Sistema Educacional Anglo

O Sistema Educacional Anglo oferece suporte pedagógico para todos os níveis de ensino. Na Educação Infantil, o aluno desenvolve o senso de descoberta baseado em suas próprias experiências, aprendendo diversos assuntos de acordo com vários pontos de vista, dessa forma, estimulando o desenvolvimento crítico e construtivo.

Partindo para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais, os alunos iniciam um processo de integração de conceitos através da expressão criativa de suas ideias.

Os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio são caracterizados pelas diversas formas de avaliação e pela grande variedade de atividades diferenciadas propostas, para que o docente desenvolva um trabalho de qualidade. A dinâmica permeia o desenvolvimento de aulas atrativas, tornando o processo de ensino-aprendizagem algo especial, deixando clara a aplicação da metodologia aula dada, aula estudada, que é fundamentada em diversas pesquisas que comprovam o rendimento positivo desse sistema.

O conteúdo é abordado de forma espiral, o que torna o aprofundamento de informações cada vez mais eficiente, capacitando os discentes para todo o tipo de avaliação de conhecimento, e também configura-se como uma preparação para o mercado de trabalho. 9.2 Metodologia Lego Education

A proposta de trabalho da Lego Education baseia-se em uma estrutura “4C” (conectar, construir, contemplar e continuar), que encoraja os alunos a serem investigativos e a explorarem enquanto constroem o seu conhecimento e entendimento. Os alunos são incentivados a colaborar em tarefas de resolução de problemas com várias soluções possíveis, facilitadas por seus professores, que proporcionam desafios e permitem que haja fluidez nesse processo. Os profissionais do Colégio Dom Alberto passaram por um longo período de treinamento para que a Metodologia Lego Education seja inserida dentro de seu planejamento de ensino com o propósito de trabalhar com a conexão de novas experiências, construção de ideias, análises de diferentes opiniões e desenvolvimento de propostas inovadoras.

9.3 Metodologia English Stars

O English Stars é um sistema de ensino de inglês para escolas que desejam tornar seus alunos bilíngues. Com uma metodologia inovadora e motivadora, atua diretamente na necessidade de nossos alunos, que é desenvolver competências do século XXI, com foco na oralidade. O sistema atende do Ensino Infantil (a partir de 3 anos) ao Fundamental - Anos Finais e está presente em mais de 120 escolas. Nesse sistema, utiliza-se a abordagem CLIL (Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdo) para tornar a aquisição do idioma muito mais natural e STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Math). Assim, pode ser aplicada muito

(13)

mais facilmente, aliando o desenvolvimento da segunda língua junto ao trabalho com outras áreas. No ensino remoto, o Colégio Dom Alberto segue a proposta estabelecida de ampliar ainda mais o contato com a língua estrangeira.

Com o English Stars, os alunos aprendem o inglês de forma dinâmica com professores capacitados semanalmente.

Dos deveres dos pais e/ou responsáveis

Aos pais ou responsáveis, além de outras atribuições legais, compete:

I - Matricular o aluno no estabelecimento de ensino, de acordo com a legislação vigente. II - Exigir que o Colégio cumpra a sua função.

III - Manter relações cooperativas no âmbito escolar.

IV - Assumir, junto ao Colégio, ações de corresponsabilidade que assegurem a formação educativa do aluno.

V - Propiciar condições para o comparecimento e a permanência do aluno no Colégio. VI - Respeitar os horários estabelecidos pelo Colégio para o bom andamento das atividades escolares.

VII - Requerer transferência ou cancelamento de matrícula, quando responsável pelo aluno menor.

VIII - Identificar-se na Secretaria do Colégio, para que seja encaminhado ao Serviço competente, o qual tomará as devidas providências.

IX - Comparecer às reuniões e demais convocações do setor pedagógico e administrativo do Colégio, sempre que se fizer necessário.

X - Acompanhar o desenvolvimento escolar do aluno pelo qual é responsável.

XI - Encaminhar e acompanhar o aluno que esteja sob sua responsabilidade a atendimentos especializados quando solicitados pelo Colégio e ofertados pelas instituições públicas.

XII - Respeitar e fazer cumprir as decisões tomadas nas assembleias de pais ou responsáveis para as quais for convocado.

XIII - Cumprir as disposições do Regimento Escolar, no que lhe couber. 7.1 Aos pais ou responsáveis é vetado:

I - Tomar decisões individuais que venham a prejudicar o desenvolvimento escolar do aluno pelo qual é responsável, no âmbito do estabelecimento de ensino.

II - Interferir no trabalho dos docentes, entrando em sala de aula sem a permissão do setor competente.

III - Retirar e utilizar, sem a devida permissão do setor competente, qualquer documento ou material pertencente ao Colégio.

IV - Desrespeitar qualquer integrante da comunidade escolar, inclusive o aluno pelo qual é responsável, discriminando-o, usando de violência simbólica, agredindo-o fisicamente e/ou verbalmente, no ambiente escolar.

V - Expor o aluno, que esteja sob sua responsabilidade, funcionário, professor ou qualquer pessoa da comunidade a situações constrangedoras.

VI - Divulgar por qualquer meio de publicidade, assunto que envolva direta ou indiretamente o nome do Colégio, sem prévia autorização da direção e/ou do Conselho Escolar.

VII - Promover excursões, jogos, coletas, lista de pedidos, vendas ou campanhas de qualquer natureza, em nome do Colégio sem a prévia autorização da Equipe Pedagógica do Colégio. VIII - Comparecer às reuniões ou eventos do Colégio embriagado ou com sintomas de ingestão ou uso de substâncias químicas tóxicas.

(14)

IX - Fumar nas dependências do estabelecimento de ensino, conforme legislação em vigor. Associação de Pais e Mestres (APM)

A Associação de Pais e Mestres oferece à comunidade educativa Dom Alberto, além de eventos culturais e esportivos, apoio no desenvolvimento de atividades programadas pelo Colégio, pois acredita que, somente assim, família e escola poderão trabalhar juntas em prol de uma educação ética, de qualidade, consciente dos seus deveres para com os estudantes, centrando neles todos os esforços para que recebam uma educação para toda a vida.

Agenda Escolar

É um meio eficaz de comunicação entre a família e o Colégio. Solicitamos aos pais que verifiquem a agenda de seus filhos diariamente e que a utilizem como meio para a comunicação com os professores e com a Equipe Pedagógica. Destacamos a importância dos responsáveis para que preencham a Agenda Escolar com os dados pessoais das crianças e com os contatos da família. No ato da matrícula ou rematrícula, cada criança receberá uma agenda escolar que deverá ser retirada na central financeira. Orientamos que a preencham com os dados de identificação atualizados. Ela deverá permanecer diariamente na mochila, pois toda comunicação para os pais e deles para a professora será realizada através de bilhetes na agenda. Os bilhetes, encaminhados aos pais, deverão ser assinados, para que a professora tenha a confirmação de que os pais estão informados e cientes. Solicitamos, portanto, aos pais o acompanhamento diário da agenda.

Convocações às famílias

Pedimos especial atenção para as convocações dirigidas às famílias, tais como: reuniões com professores regentes ou titulares de turma, entrega de resultados de avaliações (boletins e pareceres descritivos) e reuniões em geral.

Atendimento da Equipe Diretiva

Esse atendimento garante a comunicação com a família ao longo do ano, de acordo com as necessidades, seja por demanda do estudante, da família, dos professores e da equipe pedagógica. Para o melhor atendimento às famílias, esses encontros devem ser previamente agendados pelo fone (51) 2106-6378.

Proibições

I - Tomar atitudes que venham a prejudicar o processo pedagógico e o andamento das atividades escolares.

II - Ocupar-se, durante o período de aula, de atividades contrárias ao processo pedagógico. III - Retirar e utilizar, sem a devida permissão do Setor competente, qualquer documento ou material pertencente ao Colégio.

IV - Trazer para o estabelecimento de ensino material de natureza estranha ao estudo. V - Ausentar-se do estabelecimento de ensino sem prévia autorização do setor competente. VI - Receber, durante o período de aula, sem a prévia autorização do Setor competente, pessoas estranhas ao funcionamento do estabelecimento de ensino.

VII - Discriminar, usar de violência simbólica, agredir fisicamente e/ou verbalmente colegas, professores, coordenadores e demais funcionários do estabelecimento de ensino.

VIII - Expor colegas, funcionários, professores, coordenadores ou qualquer pessoa da comunidade a situações constrangedoras.

(15)

IX - Entrar e sair da sala durante a aula, sem a prévia autorização do respectivo professor. X - Consumir ou manusear qualquer tipo de drogas nas dependências do estabelecimento de ensino.

XI - Fumar nas dependências do estabelecimento de ensino, conforme legislação em vigor. XII - Comparecer às aulas embriagado ou com sintomas de ingestão ou uso de substâncias químicas tóxicas.

XIII - Utilizar-se de aparelhos eletrônicos, na sala de aula, que não estejam vinculados ao processo de ensino-aprendizagem.

XIV - Danificar os bens patrimoniais do estabelecimento de ensino ou pertences a seus colegas, funcionários e professores.

XV - Portar armas brancas ou de fogo e/ou instrumentos que possam colocar em risco a segurança das pessoas.

XVI - Portar material que represente perigo para sua integridade moral, física ou de outrem. XV - Divulgar, por quaisquer meios de publicidade, ações que envolvam direta ou indiretamente o nome do Colégio, sem prévia autorização da direção e/ou do Conselho Escolar.

XVI - Promover excursões, jogos, coletas, rifas, lista de pedidos, vendas ou campanhas de qualquer natureza, no ambiente escolar, sem a prévia autorização da direção ou Conselho Escolar.

Medidas pedagógicas socioeducativas de caráter inclusivo

O aluno que deixar de cumprir ou que venha a transgredir, de alguma forma, as disposições contidas neste Manual ficará sujeito às seguintes ações:

I - Orientação disciplinar com ações pedagógicas dos professores, Equipe Pedagógica e Direção.

II - Registro em livro específico dos fatos ocorridos, envolvendo o aluno, com assinatura.

III - Comunicado por escrito, com ciência e assinatura dos pais ou responsáveis, quando criança ou adolescente.

IV - Encaminhamento a projetos de ações educativas com acompanhamento dos pais ou responsável, quando criança ou adolescentes.

V - Convocação dos pais ou responsável, quando criança ou adolescente, com registro e assinatura ou termo de compromisso.

VI - Esgotadas as possibilidades no âmbito do Colégio, será encaminhado ao Conselho Tutelar, quando criança ou adolescente, para a tomada de providências cabíveis.

VII - Todas as ações disciplinares previstas no Regimento Escolar serão devidamente registradas em Ata e apresentadas aos responsáveis e demais órgãos competentes para ciência das ações tomadas.

VIII - Nos casos de recusa de assinatura do registro, por parte da pessoa envolvida e/ou pais ou responsável, o documento será validado mediante assinatura de duas testemunhas.

Medidas pedagógicas socioeducativas de caráter inclusivo - Ensino digital

I - A etiqueta e a ética no ensino digital serão cobradas pelo professor e o caso será repassado para a Equipe Pedagógica.

II - No ambiente digital, caso o aluno esteja com a câmera fechada e seja chamado num período de 10 minutos sem que o professor obtenha resposta ou contato, o aluno será retirado da sala de aula virtual, e a família comunicada imediatamente pela a Equipe Pedagógica.

III - O chat das aulas síncronas deverá ser uma comunicação respeitosa e local de debates e de tirar dúvidas com o professor.

(16)

Atrasos e faltas

Os alunos atrasados após o 1º período somente ingressarão com no máximo 15 minutos de tolerância no estabelecimento de ensino com a presença dos pais e/ou responsáveis ou apresentando Atestado Médico. Não serão tolerados mais de três atrasos no trimestre. Além disso, o acesso do estudante à sala de aula, quando atrasado, somente ocorrerá com o acompanhamento de um dos membros da Equipe Pedagógica.

As saídas antecipadas somente serão autorizadas mediante apresentação de solicitação assinada pelos pais e/ou responsáveis na agenda do aluno ou na sua presença. Os responsáveis deverão autorizar, via agenda, e o estudante procurar a Equipe Pedagógica (sala 215). Essas saídas devem ser evitadas ao máximo, para não causarem prejuízos na aprendizagem.

Período de adaptação

O período de adaptação escolar é de fundamental importância para que crianças, pais e professores possam criar um vínculo gradativo, através de um elo de confiança e afetividade. Para isso, professores e Equipe Pedagógica realizam as adaptações necessárias para esse tempo de início de ano letivo, orientando as famílias com os manejos adequados para a ocasião, de acordo com a necessidade individual de cada aluno

Acreditamos ser essencial a tranquilidade dos pais, deixando seus filhos nos primeiros dias de aula com a professora, para que ocorra a integração e o vínculo entre eles. Caso seja necessária a permanência dos pais na escola nesse período de adaptação, haverá local e horário apropriado para esse momento, que será orientado pela psicóloga ou coordenação pedagógica.

Uniforme

Os alunos devem estar uniformizados sempre que entrarem no Colégio, inclusive no turno inverso às suas aulas, para realização de atividades como pesquisa na biblioteca, laboratório de saúde, de informática, clubes etc. Solicitamos aos pais a colaboração em observar que seu filho esteja sempre uniformizado. Todo uniforme deverá estar devidamente identificado com o nome completo do aluno. Não nos responsabilizamos por eventuais perdas.

O Colégio orienta a utilização de calçados seguros (tênis, sapato ou bota) para evitar acidentes. Nesse sentido, destaca que não são aceitos calçados inseguros (chinelos, sandálias soltas, sapatos com saltos ou similares) no ambiente escolar

Nas aulas de Educação Física, além do uniforme, é obrigatório o uso de tênis e cabelo preso (caso seja comprido). Solicitamos o cuidado na escolha do tênis, que deverá ser adequado às práticas esportivas escolares. Algumas orientações importantes: tênis com cadarço, sem rodinhas e demais acessórios ou materiais que possam oferecer riscos à criança.

Segurança

Somente será permitida a saída do aluno do Colégio, no horário das aulas, com a autorização dos pais ou responsáveis. Caso seja necessária a retirada do aluno por outra pessoa, isso somente será permitido com prévia autorização dos responsáveis na agenda.

É vedada a presença de pessoas estranhas ao ambiente escolar.

Os pais ou responsáveis que desejam se comunicar com seus filhos durante o período de aula deverão procurar a Secretaria do Colégio, e após serão encaminhados ao setor a que se destinam.

(17)

Objetos Pessoais

O Colégio não se responsabiliza por objetos pessoais, incluindo os aparelhos celulares, fotográficos, sonoros e similares, bem como peças de vestuários e brinquedos.

É vedado o uso de telefones celulares e/ou aparelhos eletrônicos, sem a devida autorização do professor. O uso indevido acarretará no recolhimento do aparelho.

Restrições durante a realização de provas/avaliações

Observar rigorosa probidade na execução de quaisquer provas ou trabalhos escolares. Durante as provas, não será permitido utilizar ou portar: máquina calculadora, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, relógio, BIP, reprodutor de áudio de qualquer natureza, nem o uso de protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.

Aniversários e outras Comemorações

Não será permitida a comemoração de aniversário e outros eventos que causem tumulto e prejudiquem a terceiros em sala de aula ou no pátio do Colégio. Não são fornecidos os contatos das famílias por sigilo. Os contatos, quando houver esse interesse, deverão ser trocados entre os pais.

A turma comemora com o aniversariante o seu dia especial, realizando uma homenagem. Porém, não será permitida a troca de presentes, lembrancinhas, comes e bebes no ambiente escolar.

Lanche

O lanche deve ser uma refeição saudável, equilibrada e simples. O ideal é variar, de acordo com o gosto O da criança, e incluir frutas frescas, pão, bolo, cereais, sucos etc. O aluno deverá trazer as frutas higienizadas de casa. Quando os lanches necessitarem de refrigeração, eles deverão vir em uma bolsa térmica. Os utensílios (colher, garfo), se necessários, deverão vir de casa. Cada criança deverá trazer os seus quando precisar. Todos esses objetos deverão vir devidamente identificados com o nome do aluno.

Presença dos pais/responsáveis no início e final das aulas

Prezando pela qualidade no atendimento e pelo cuidado com os alunos dentro do ambiente escolar, não será permitida a circulação de pais nos corredores durante o momento em que os alunos estão dentro das salas de aula, assim como, os responsáveis não devem acessar as salas de aula sem autorização da equipe de coordenação que se encontra na sala 215.

Em caso de atraso, os alunos devem se dirigir à sala 215 e, após o registro do atraso, o inspetor escolar ou o monitor escolar acompanharão este aluno até sua sala de aula.

No período do encerramento das aulas, os pais precisam se organizar para aguardar seus filhos no portão do Colégio Dom Alberto, pois, o Colégio tem um organograma de horários para a saída, prevendo manter o distanciamento social e evitando aglomerações. E para os pais é fundamental que seja mantido o distanciamento no momento em que estará aguardando o seu filho. Os pais deverão seguir os protocolos de biossegurança.

A entrada e saída dos alunos do Turno Complementar deverá ser feita seguindo as mesmas orientações dos protocolos.

(18)

Horário das Aulas

Os horários de acesso ao Colégio Dom Alberto serão os seguintes:

● 07:10 até 07:25 - A equipe do Colégio Dom Alberto estará acolhendo os alunos dos Anos Iniciais. É importante que os pais levem seu filho até a porta do Colégio, onde será verificada a temperatura do estudante e, em seguida, a monitora ou algum membro da equipe do Colégio Dom Alberto irá encaminhar o aluno até a sala de aula, onde o professor já está aguardando.

● 07:25 até 07:40 - A equipe do Colégio Dom Alberto estará acolhendo os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio. É importante que os pais levem seu filho até a porta do Colégio, onde será verificada a temperatura do estudante e, em seguida, a monitora ou algum membro da equipe do Colégio Dom Alberto irá encaminhar o aluno até a sala de aula, onde o professor já está aguardando.

● No horário de entrada dos alunos, a secretaria e os setores não estarão fazendo atendimento aos pais, portanto, se algum pai ou responsável quiser atendimento, ele deverá ser realizado após às 07h45 e antes das 11h40.

● 11:40 até 11:55 - será o encerramento das atividades dos alunos dos Anos Iniciais. Nesse momento, os monitores e os professores acompanharão os alunos até o portão lateral com distanciamento. Os alunos só serão entregues ao responsável autorizado pela família.

● 11:55 até 12:05 - será o encerramento das atividades dos Anos Finais e Ensino Médio. Nesse momento, os monitores e os professores acompanharão os alunos até o portão lateral com distanciamento. Os alunos só serão entregues ao responsável autorizado pela família.

No turno da tarde, será de acordo com os seguintes horários:

● 13:10 até 13:25 - A equipe do Colégio Dom Alberto estará acolhendo os alunos dos Anos Iniciais. É importante que os pais levem seu filho até a porta do Colégio, onde será verificada a temperatura do estudante e, em seguida, a monitora ou algum membro da equipe do Colégio Dom Alberto irá encaminhar o aluno até a sala de aula, onde o professor já está aguardando.

● 13:25 até 13:40 - A equipe do Colégio Dom Alberto estará acolhendo os alunos dos Anos Finais e Ensino Médio. É importante que os pais levem seu filho até a porta do Colégio, onde será verificada a temperatura do estudante e, em seguida, a monitora ou algum membro da equipe do Colégio Dom Alberto irá encaminhar o aluno até a sala de aula, onde o professor já está aguardando.

(19)

● No horário de entrada dos alunos, a secretaria e os setores não estarão fazendo atendimento aos pais, portanto, se algum pai ou responsável quiser atendimento, ele deverá ser realizado após às 13h40 e antes das 17h30.

● 17:40 até 17:55 - será o encerramento das atividades dos alunos dos Anos Iniciais. Nesse momento, os monitores e os professores acompanharão os alunos até o portão lateral com distanciamento. Os alunos só serão entregues ao responsável autorizado pela família.

● 17:55 até 18:05 - será o encerramento das atividades dos Anos Finais e Ensino Médio. Nesse momento, os monitores e os professores acompanharão os alunos até o portão lateral com distanciamento. Os alunos só serão entregues ao responsável autorizado pela família.

Nas áreas de trânsito e estacionamento, próximas ao Colégio, solicitamos o máximo de cuidado, respeitando a sinalização e evitando acidentes.

Para que os alunos tenham condições adequadas e favoráveis ao rendimento escolar, enfatizamos a necessidade da supervisão e incentivo dos pais no sentido de trazerem sempre os materiais solicitados, da organização dos seus pertences, bem como ressaltamos a importância do acompanhamento, sistemático, dos estudos em casa.

A escola é conveniada ao Sistema Educacional Anglo e a apostila deverá ser trazida todos os dias a partir do primeiro dia presencial.

É importante que as crianças desenvolvam o hábito de participar de todos os momentos propostos no período escolar. Para que isso ocorra, solicitamos que os horários de chegada e saída sejam respeitados, já que o planejamento pedagógico é organizado em momentos que contemplam sequências importantes para que o aluno possa acompanhar com tranquilidade e envolvimento todo o processo educacional, que é diário.

Uso do Uniforme em Educação Física

Nas aulas de Educação Física, além da camiseta do Colégio, é obrigatório o uso de roupa adequada para a prática de atividade física. São elas: calção, bermuda, corsário ou legging do uniforme ou na cor azul marinho.

Sobre a não participação nas aulas práticas

Caso o aluno apresente qualquer enfermidade que o impeça de participar das aulas práticas, deverá apresentar atestado médico na secretaria do Colégio. O aluno somente participará da aula de Educação Física devidamente uniformizado. Caso não esteja com o uniforme adequado, ele não participará da aula e sua família será comunicada.

Endereço para aquisição do uniforme: Têxtil Amoras

Endereço: Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann, nº401, Bairro Centro. Telefone: 3713-3331

Armazém Kids

Endereço: Rua 28 de Setembro, nº 339, Bairro Centro. Telefone: 3053-1833

(20)

Transporte Escolar

O Colégio não se responsabiliza pelo transporte escolar dos alunos, que é contratado livremente pelos pais, por não se tratar de serviço fornecido pelo Colégio.

Redes Sociais

Para preservar a convivência de alunos e professores, solicitamos que a comunicação referente a assuntos escolares não se realize por meio de redes sociais individuais. A comunicação escola/família sempre se dará via agenda escolar. Informativos serão enviados pela Secretaria via whatsapp e e-mail.

Saúde

Quando a criança apresentar sintomas de febre, náusea, diarreia ou outra indisposição durante o período de aula, os pais serão imediatamente comunicados para retirá-los da escola, a fim de tomarem as providências cabíveis. Caso a criança apresente os sintomas acima mencionados ou alguma doença infectocontagiosa, ela deverá permanecer em casa, pois estará necessitando de atenção especial e de lugar adequado para sua recuperação.

Tema de casa

Acreditamos que o estudo seja um hábito diário que o aluno deverá cumprir. Nesse sentido, criar o hábito do estudo tendo em mente “aula dada, aula estudada” é contribuir na formação e postura dos alunos como agentes ativos em seu próprio processo de aprendizagem e vida escolar. Precisamos desenvolver a autonomia da criança e estimular sua memória através da criação do hábito do estudo. A revisão dos conteúdos, no turno inverso ao qual está inserido, faz parte da complementação de aprendizagem.

A orientação, acompanhamento e estímulo dos pais na realização dessas atividades, orientando as crianças para a própria descoberta, para o capricho e dedicação, favorece a organização individual da criança e, consequentemente, a construção de seu conhecimento. Biblioteca

Os alunos frequentam a biblioteca semanalmente e fazem a retirada do(s) livro(s) de sua escolha. O dia de cada turma será informado aos pais, através de horário, na agenda escolar nas primeiras semanas de aula. Solicitamos o acompanhamento dos pais quanto ao aproveitamento do momento da leitura e cuidado do(s) livro(s), bem como a sua devolução nas datas previstas. O aluno que não efetuar a devolução dos livros não poderá fazer a retirada semanal. Caso o aluno extravie o livro, este será cobrado da família.

Saídas culturais e de estudo

Fazem parte do currículo escolar as saídas de campo e viagens de estudos. Os pais ou responsáveis receberão, antecipadamente, uma circular contendo a data, horário, objetivos, custos e ficha de autorização para o evento específico.

Frequência

(21)

integração, desenvolvimento e aprendizagem da criança. Os pais deverão justificar as faltas das crianças diretamente à coordenação pedagógica. Em caso de doença, solicitamos a gentileza de comunicar a escola e apresentar o atestado médico.

Acesso às catracas

A existência de catracas nas dependências da Dom Alberto tem por objetivos o aprimoramento da organização administrativa e a maior segurança para a comunidade acadêmica, impedindo a entrada de pessoas estranhas às instalações da Instituição. A permissão ou liberação da entrada ocorre com o uso de cartão, entregue a todos os estudantes ou cadastro digital. Em caso de perda ou roubo do cartão, o aluno poderá solicitar segunda via (Taxa R$30,00).

Informações do Portal do Aluno

Os responsáveis podem acompanhar o desempenho escolar do aluno(a), através do Portal do aluno, para isso deve-se acessar o site www.domalberto.edu.br.

A senha e login para o acesso devem ser solicitados na Secretaria do Colégio. Fornecimento de Relatórios Trimestrais

Trimestralmente, o Colégio Dom Alberto divulga os dados do desempenho escolar de seus alunos na entrega ou envio de boletim. O boletim pode ser acompanhado também pelo Portal do Aluno.

Ingresso no Colégio Dom Alberto

O ingresso no Colégio Dom Alberto será regulado mediante matrícula oferecida anualmente. Para ingressar na Educação Infantil Grupo 4 (quatro), a criança deverá ter 4 (quatro) anos de idade completos até 31 de março do ano que ocorrer a matrícula, conforme legislação vigente.

Para o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental I, a criança deverá ter 6 (seis) anos de idade completados até 31 de março do ano que ocorrer a matrícula, conforme legislação vigente.

Documentos de Matrícula

Para efetuar a matrícula, o candidato deverá:

I - Preencher um formulário de matrícula disponível no site da Instituição; II - Assinar o contrato de prestação de serviços;

III - Entregar na Secretaria os documentos citados abaixo: - 2 (duas) fotografias 3x4 atualizadas; - Atestado Médico para a prática de Educação Física; - Cópia do cartão Nacional de Saúde(SUS) e cópia do cartão do plano privado de saúde; - Cópia do CPF, RG e comprovante de endereço do responsável financeiro; - Cópia legível da Carteira de Identidade; - Cópia legível da Certidão de Nascimento; - Cópia legível do Cartão de Vacinação, no caso da Educação Infantil e 1º ano do Ens. Fundamental; - Cópia legível do CPF do aluno; (Obrigatório para o 3º ano do Ensino Médio); - Histórico Escolar completo, sem rasuras, em duas vias; - Laudo Médico (especial).

Atendimento aos Pais

Na hora da entrada e/ou saída da aula, é importante que os pais não solicitem o atendimento individual da professora, já que ela está dedicada à turma e à organização da rotina escolar. A solicitação de atendimento deverá ser feita com antecedência através da agenda ou na Secretaria do Colégio, evitando a permanência de pais no saguão, tanto na chegada quanto na saída.

Referências

Documentos relacionados

Neste curso, você vai aprender diferentes técnicas para aproveitar melhor o instrumento, além de conferir como desenvolver ritmos e gravar seus próprios

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

Art.9º. Participam das Conferências Municipais e/ou Intermunicipais, Estaduais e Distrital da Educação, nos termos deste Regimento, o Poder Público, segmentos

MATRÍCULA nº 4.540 do 1º CRI de Piracicaba/SP: 01 (UMA) GLEBA DE TERRAS, situada no imóvel denominado “Algodoal”, contendo a área de 53.982,00m², desta cidade, que assim

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

(B) Proporção entre gatos machos e fêmeas acompanhados durante o período de estágio no hospital veterinário da UnB...28 FIGURA 7 - Proporção das raças de cães atendidos

Num mundo globalizado e cada vez mais conectado, a competição entre em- presas em busca de diferenciação, frente seus concorrentes, destaca uma realidade onde demanda-se